View Full Version : Investir em discos IDE para um NAS 'homemade'?

thefoot
07-12-2007, 16:14
Preciso de um fileserver, mas não sei se deva aproveitar um pc velho, instalar o freeNAS e comprar discos IDE (a motherboard é mesmo velhinha), ou investir num NAS comercial. A primeira opção é mais barata e fico com o dobro do espaço, mas posso vir a ter problemas no futuro quando um disco falhar porque hoje em dia é tudo SATA :005:.

greatbunzinni
07-12-2007, 17:31
Preciso de um fileserver, mas não sei se deva aproveitar um pc velho, instalar o freeNAS e comprar discos IDE (a motherboard é mesmo velhinha), ou investir num NAS comercial. A primeira opção é mais barata e fico com o dobro do espaço, mas posso vir a ter problemas no futuro quando um disco falhar porque hoje em dia é tudo SATA :005:.

A melhor opção é sem dúvida a baseada no freeNAS. Terás total controlo, sairá bem mais barato e, acima de tudo, será expansível. O único aspecto onde os tais servidores de ficheiros comerciais poderão sair a ganhar é no desenho artistico do produto. De resto não há vantagens.

Já agora, a Western Digital vende um NAS que, pasme-se, censura as transferências de ficheiros se tiverem uma certa extensão. Estamos a falar em extensões tipo MP3 ou DIVX.... Será que é isso que tu queres? Que seja o fabricante a decidir o que é que acedes e como?

Fita-Cola
07-12-2007, 17:54
um servidor ndas n te chega?? penso q seja mais economico mas menos vantajoso

olhorobot
13-06-2008, 00:24
só encontrei um problema com o freenas. por o ter instalado num pc antigo as taxas de transferencia são péssimas, mesmo tendo uma placa gigabit.

alguem sabe como resolver o problema?