View Full Version : Por qual optar?

vsd
06-12-2007, 11:16
Boas,

Estou a pensar comprar uma máquina digital, tenho 4 máquinas em mente, mas estou indeciso por qual delas optar, as maquinas são:

- Canon PowerShot A560
- Casio Exilim Zoom EX-Z77
- Fuji FinePix F480
- Fuji FinePix F40 fd

Agradeço qualquer tipo de conselho ou de ajuda…

Cumps.

Rui Marto
06-12-2007, 13:06
O que é que queres fazer com a máquina? Interessam-te modos manuais ou não?

vsd
06-12-2007, 16:56
sim ocasionalmente interessam-me modos manuais, embora o que queira é que as fotos fiquem com boa qualidade independentemente de ser tirado em modo manual ou automático.
obrigado.

cumps.

vsd
07-12-2007, 23:02
já só estou indeciso entra a casio e a fugi 480.

rott
08-12-2007, 13:24
Boas,

Sou novo aqui no fórum e também não percebo muito acerca de máquinas digitais, mas tal como o user vsd, também estou interessado em comprar uma máquina digital dessa gama, e também estou indeciso entre várias opções, são elas:

- Canon PowerShot A560
- Canon PowerShot A570 IS- Casio Exilim Zoom EX-Z75
- Casio Exilim Zoom EX-Z77
- Panasonic Lumix DMC-FX12
- Fuji FinePix F480- Fuji FinePix F40fdJá tive a ler umas coisas sobre elas e já as tive a comparar, mas como já referi não percebo muito do assunto, sei que "umas tem mais isto que outras e outras tem mais aquilo que umas", mas n percebo o que é mais importante e gostava que os users que são entendidos no assunto ajudassem mais e dessem mais opiniões, uma vez que lhe solicitamos a vossa ajuda…

Para evitar uma nova pergunta como a do user Rui Marto, interessam-me tanto modos manuais (uma vez que permitem aprender um pouco mais e configurar como vamos tirar a foto…), como modos automáticos (para aquelas situações em que não temos tempo para configurar, ou até para quando outra pessoa estiver a usar a máquina…).

Já ouvi falar bem da F40fd, e é para lá que estou mais inclinado, mas gostava bastante de receber várias opiniões tal como ajuda de users que percebem do assunto.

Desde já um obrigado a todos os users que participarem neste post…

Cumps.

Magatsy
08-12-2007, 13:52
Boas
Adquiri á pouco tempo uma Fuji FinePix S6500 fd e estou muito satisfeito apesar de não ter explorado completamente a maquina, mas pelo que já vi para os iniciantes na fotografia digital, esta maquina serve perfeitamente para o efeito.

Cumps

Obs:Comprei-a na pixmania, sensivelmente 100€ :009:mais barata:009: do que na box no jumbo.

Magatsy
08-12-2007, 13:58
Além da função automático que, como é logico, todas trazem está carregada de outras inumeras funções extremamente uteis,funcionais e engraçadas por assim dizer.

Cumps

http://www.pixmania.com/pt/pt/382527/art/fuji/finepix-s6500-fd.html

rott
08-12-2007, 14:15
obrigado Magatsy, acredito que seja uma boa máquina com bastantes funções, mas ja passa o dinheiro que tenho para gastar, de qualquer maneira obrigado por participares neste post ;)

Magatsy
08-12-2007, 14:20
Estamos cá para isso...
Cumps

Rui Marto
08-12-2007, 15:43
Pois, a S6500 é uma máquina que não tem nada a ver com as outras.

Das restantes não sei qual será a melhor máquina, são muitas máquinas para andar a comparar as features e lentes de cada uma mas das que foram faladas as que tenho ideia de serem melhores são a Fuji F40fd e a Canon A570IS.

rott
08-12-2007, 19:11
Em relação a essas duas qual a maior diferença??? Sei que a Fuji F40fd não tem modo manual, por isso perde pontos em relação a Canon A570IS certo??? Mas haverá de certo alguns aspectos fortes na Fuji F40fd que também devem fazer a diferença entre a Canon A570IS!!!

Também reparei que a Fuji F40fd é a bateria (NP-70) e que a Canon A570IS é a pilhas (2 AA), gostava de saber se faz muita diferença, se realmente a bateria dura muito mais que as pilhas e se de facto não fica "viciada".

Rui Marto
08-12-2007, 19:33
A Fuji F40fd costuma lidar melhor com o ruido mas pelo que tenho visto as novas Canon melhoraram muito em relação a isso e actualmente já não sei qual a melhor nesse aspecto.

A A570IS tem mais zoom (se não me engano é de 4x) e o ser a pilhas é uma vantagem. Actualmente, por experiência própria, as pilhas duram bastante mais que as baterias e acabam por sair mais baratas. Compras carregador+4 pilhas por menos dinheiro que uma bateria e quando se estragarem compras mais 4 por 10€. E em caso de emergência há sempre uma loja com pilhas por perto.

rott
08-12-2007, 19:46
Uma vez que não percebo muito do assunto, estou um pouco confuso, então a F40fd tira fotos mais nítidas porque lida melhor com o ruído, mas a A570IS tem mais zoom e é a pilhas (o que pelo que percebi dura mais que as baterias...) é isso???

Então, esclarece-me uma coisa, tipo a diferença de qualidade na foto da F40fd para a A579IS é muita??? qual das duas consegue tirar melhores fotos com pouco luminosidade, tipo de noite????

Rui Marto
08-12-2007, 20:09
O ruido são pequenos pontos que aparecem na imagem, como se fosse o grão dos rolos. Mas isto só acontece quando usas ISOs altos. Não tem a ver com a nitidez nem com o ser de noite.

Só precisas de usar ISOs altos quando tiras fotos de noite e com movimento. Mesmo assim as velocidades de disparo que consegues não são tão altas quanto isso, e uma vez que a máquina não te deixa fazer isso manualmente a meu ver acaba por não ser uma vantagem por aí além.
Especialmente porque as novas Canons melhoraram muito nesse aspecto.

Procura imagens em ISO800 de uma e da outra e vê qual gostas mais.

rott
08-12-2007, 21:39
Segui o teu conselho e fui procurar imagens tanto da F40fd cm da A570IS em ISO800, e sem duvida que as imagens da F40fd são bastante melhores do que as da A570IS, como podemos confirmar nestes links:

- http://www.dcresource.com/reviews/fuji/finepix_f40fd-review/ (http://www.dcresource.com/reviews/fuji/finepix_f40fd-review/)

- http://www.dcresource.com/reviews/canon/powershot_a720-review/index.shtml (http://www.dcresource.com/reviews/canon/powershot_a720-review/index.shtml)

Seguindo portanto pelas imagens de cada uma tiradas em ISO800 concluo que a Fuji F40fd é melhor que a Canon A570IS nesse aspecto, mas tem a desvantagem de ser a bateria (uma vez que me disseste que dura menos que as pilhas) e de não ser muito eficaz na filmagem (como já li sobre ela), não esquecendo que não tem modo manual...

Para um principiante como eu qual das duas me aconselhavas???

SideWalker
08-12-2007, 22:04
(uma vez que me disseste que dura menos que as pilhas)

Dura menos? Normalmente duram é mais, para o mesmo espaço ocupado. Têm é a desvantagem de ser mais caras.
Mas, pessoalmente, acho que não devem fazer disso um factor de decisão na hora de comprar uma camara. Há factores muitissimo mais importantes, nomeadamente, todos os que realmente interferem com a qualidade da imagem final.

rott
08-12-2007, 22:19
Então as baterias duram mais??? que confusão!!! Então quais são os factores importantes que interferem com a qualidade da imagem final??? Qual destas máquinas me aconselhas???

mundano
08-12-2007, 22:41
Muito sinceramente se o que tu queres é pegar na maquina e apontar e disparar, a Fuji F40Fd é uma máquina espectacular para isso.. Tem umas lentes boas e nitidas e tem um Super CCD que em termos de qualidade de imagem, especialmente com pouca luz, no campo das compactas só é batido pelo da antiga F31fd..

Se queres ter algum controlo criativo sobre as tuas fotos para além do enquadramento, A Canon A570IS é uma melhor opção porque te dá os modos manuais...

É claro que tudo isto é relativo, porque numa compacta com distancias focais que vão até aos 23mm e aberturas de F/5.5, o depth of field é sempre enorme e nunca vais conseguir fazer um bokeh de jeito, pelo que o controlo da abertura não é importante como é numa SLR.. Mas sempre tens o controlo sobre o tempo de exposição, que permite fazer alguns efeitos que numa 100% automática não consegues com facilidade.

As Cacon tradicionalmente também têm modos contínuos muito porreiros... A A570IS deve conseguir tirar fotos a um ritmo de 1,5 fotos por segundo.. O que no mundo das compactas é muito, muito bom..

Necrom
08-12-2007, 22:52
Então as baterias duram mais??? que confusão!!! Então quais são os factores importantes que interferem com a qualidade da imagem final??? Qual destas máquinas me aconselhas???´

Uma bateria decente, ou umas pilhas decentes vão dar para muitas fotos, e isso não afecta a qualidade da foto (que eu saiba:D)

Vai depender do que valorizas mais, melhor qualidade em fotos nocturnas e/ou com pouca iluminação, ou modos manuais para brincar um pouco mais.:)

Pessoalmente, tenho a minha A570 IS desde sexta e estou mt feliz com ela :D. É verdade que a partir de 800 iso surge um bocado de ruido, mas como tiro mais fotos de dia nao me faz mt diferença :)

Além disso, o firmware update dá mesmo mt jeito, acrescenta montes de funções giras, muitas que provavelmente nunca vou usar...:rolleyes:

Já agora, os niveis de qualidade da F40fd em iso alto é tão bom como a "mitica" F31fd?? É que vi ontem umas imagens dela e é de facto impressionante!!

Rui Marto
09-12-2007, 00:23
Não é tão bom mas é quase...

A duração das baterias ou pilhas também depende muito da gestão que a máquina faz. Mas o que é certo é que hoje em dia, com umas boas pilhas, vês máquinas a tirarem bem mais de 600 fotos enquanto as máquinas a bateria normalmente ficam-se por cerca de metade. Não encontras é máquinas tão compactas como a F40fd a funcionar a pilhas por causa do tamanho, mas mesmo a A570IS não é muito grande.
De qualquer forma como já foi dito, não te baseies nisto para tomar decisões. Num dia normal, com uma utilização casual, não se tiram assim tantas fotos.

Quanto ao ISO, pelo que estive a ver (e atenção que o link que aí tens é da A720 e não da A570) a F40fd continua a ser superior nos ISOs altos.

Factores que interferem com a qualidade final? Muitos... Principalmente a lente e o sensor.

rott
09-12-2007, 11:01
Peço desculpa pelo erro no link a cima indicado... aqui esta o link correcto:

- http://www.dcresource.com/reviews/canon/powershot_a570-review/

Pronto então já percebi que bateria ou pilhas é irrelevante, e já percebi também que a F40fd é superior á A570IS em ISOs altos.

Em relação ao sensor a F40fd tem um sensor super CCD HR 1/1.6’’ de 8.3 megapixeis (sendo 8.14 efectivos) e a A570IS tem um sensor CCD de 1/2.5’’ de 7.1 megapixeis, penso que o sensor da Fuji F40fd seja superior ao da Cânon A570IS ou estou errado???

Em relação a lente não sei nada, se for possível uma ajudinha nesse aspecto….

cumps.

rott
09-12-2007, 11:09
É claro que tudo isto é relativo, porque numa compacta com distancias focais que vão até aos 23mm e aberturas de F/5.5, o depth of field é sempre enorme e nunca vais conseguir fazer um bokeh de jeito, pelo que o controlo da abertura não é importante como é numa SLR.. Mas sempre tens o controlo sobre o tempo de exposição, que permite fazer alguns efeitos que numa 100% automática não consegues com facilidade.

Como já referi não sou um entendido no assunto, estou aqui para aprender um pouco mais e sendo assim não percebi muito bem essa explicação:confused:...lol

Se pudesses explicar um pouco mais ao pormenor agradeço bastante, mas se não der não faz mal, obrigado na mesma pela participação e pela explicação;)

cumps.

Rui Marto
09-12-2007, 17:46
O que ele quer dizer é que mesmo com modos manuais há certos efeitos que não consegues fazer... Só mesmo com uma SLR.
Bokeh é focar apenas aquilo que se quer fotografar e desfocar tudo o resto, e as aberturas de uma compacta não são suficientes para criar este efeito.

O sensor da fuji em principio será melhor no ruido e o processamento faz um bom trabalho com os ISOs altos, no entanto em ISOs baixos a Canon é superior.
As lentes não são muito diferentes. A Canon tem uma 35mm-140mm (4x zoom) que é um pouco mais versátil que a 36-108mm (3x zoom) da Fuji F40fd.
Aberrações cromáticas, nos testes que encontrei, não há muita diferença. A lente da Canon tem mais distorções mas cantos menos suaves.

rott
09-12-2007, 18:22
Muito obrigado pela explicação Rui Marto, foi bastante explicita ;)

Outra duvida que tenho é sobre as macros, sei que a canon A570IS tem 5cm e a Fuji F40fd tem 7cm, é só isso que interessa ou não??? Qual delas duas é melhor em macros???

Rui Marto
09-12-2007, 19:10
Não, não é só isso que interessa. O que interessa é a área captada pela máquina ser o mais pequena possivel.

Fui ver ao site onde costumo ver o tamanho das áreas mas não têm para a Fuji F40fd.

mundano
10-12-2007, 00:43
Como já referi não sou um entendido no assunto, estou aqui para aprender um pouco mais e sendo assim não percebi muito bem essa explicação:confused:...lol

Se pudesses explicar um pouco mais ao pormenor agradeço bastante, mas se não der não faz mal, obrigado na mesma pela participação e pela explicação;)

cumps.

A questão é que quem começa apenas se preocupa em enquadrar o objecto de interesse no centro da fotografia e disparar.. E para guardar recordações é o suficiente..

Com o tempo, se quiseres começar a fazer fotografias interessantes e não apenas aqueles típicos álbuns familiares que são uma seca vais ter que começar a ter em conta muitos mais pormenores... E para isso precisas de ter controlo criativo sobre a forma como fotografas, precisas de controlar as aberturas, os tempos, o Wite Balance, o "sharpening/softning", etc.. etc.. De forma a conseguires que a fotografia final seja exactamente aquilo que imaginaste.

Uma das coisas mais importantes é controlar o que deve ou não ficar focado, por exemplo, quando tens um ponto de interesse que vale por si só, como um retrato a uma pessoa, muitas vezes o background apenas serve de distracção, e por isso não há nada melhor do que deixa-lo desfocado.. Como por exemplo nesta foto, vez que existe natureza por trás, mas está desfocada e assim a atenção vai toda para os dois protagonistas da foto:

http://www.luminous-landscape.com/images18/bokehinpics.jpg

Este efeito em particular chama-se bokeh..

O problema de uma compacta, é que por muito que te esforces, a não ser que estejas a fotografar em modo macro, nunca vais conseguir um bokeh decente porque o sensor é pequeno demais e as lentes por causa disso têm distancias focais MUITO pequenas...

rott
10-12-2007, 08:45
Então isso quer dizer que tanto com a Canon A570IS como com a Fuji F40fd nunca vou obter resultados desses(como era de esperar...lol), brigado pela explicação

O que tive a ler, e pelas vossas opiniões, estou agora mais virado para a A570IS que voces acham???

mundano
12-12-2007, 12:27
Então isso quer dizer que tanto com a Canon A570IS como com a Fuji F40fd nunca vou obter resultados desses(como era de esperar...lol), brigado pela explicação

O que tive a ler, e pelas vossas opiniões, estou agora mais virado para a A570IS que voces acham???

Com qualquer uma ficas bem servido... Só que são máquinas diferentes, tens que tentar perceber aquilo em que vais usar a máquina e comprar o modelo certo..

Nenhum de nós te pode dizer qual é a melhor para ti, isso é uma resposta a que tu proprio tens que chegar..

rott
03-01-2008, 11:35
Boas,

Acabei por compras a Canon A570 IS e estou bastante satisfeito com ela, já estive a experimentar os modos manuais e a fazer uns testes engraçados, digamos que tenho tirado um tempinho para a máquina e que estou bastante satisfeito com ela, desde já um obrigado pela vossa ajuda, foi bastante importante para a minha escolha definitiva…

Agora gostava de vos pedir mais uma ajudinha, o meu irmão esta interessado em mudar de máquina, ele tem uma benq compacta mas esta interessado em adquirir uma Bridge que lhe permita ir muito mais alem…

Ele tem em mente as seguintes máquinas:

- Fugi FinePix S5700

- Fugi FinePix S6500 fd

- Kodak EasyShane Z612

- Kodak EasyShane ZD710

- Sony Cyber-shot DSC-H7

Qual destas máquinas é a que junta mais componentes e características que sejam importantes??? Algum de vocês tem alguma delas? Tem tido algum problema ou é só coisas boas???desde já um obrigado a todos…

Cumps.

Rui Marto
03-01-2008, 21:16
Dessas máquinas acho que a melhor é a S6500fd. As Kodak não conheço e a Sony...por mim fica logo excluida.

mundano
04-01-2008, 21:39
Agora gostava de vos pedir mais uma ajudinha, o meu irmão esta interessado em mudar de máquina, ele tem uma benq compacta mas esta interessado em adquirir uma Bridge que lhe permita ir muito mais alem…

Ele tem em mente as seguintes máquinas:

- Fugi FinePix S5700

- Fugi FinePix S6500 fd

- Kodak EasyShane Z612

- Kodak EasyShane ZD710

- Sony Cyber-shot DSC-H7

Qual destas máquinas é a que junta mais componentes e características que sejam importantes??? Algum de vocês tem alguma delas? Tem tido algum problema ou é só coisas boas???desde já um obrigado a todos…

Cumps.

Sem qualquer tipo de duvida ou hesitação, recomendaria a Fuji S6500.. Não arranjas nenhuma bridge que tire fotos tão boas como esta.. E tens todos os controlos manuais que precisas, incluindo zoom e focagem por anel (apesar de ser focagem electrónica)..

Tudo isto por apenas 255€.. É um negocio MUITO bom.

rott
05-01-2008, 08:10
Ok, obrigado pelos conselhos ;)

cumps.

rott
14-01-2008, 21:23
Boas,

onde o meu irmão ia comprar a máquina já não se vende, por isso peço-vos a vossa opiniao de qual a melhor bridge para subestituir a s6500fd.

- Fuji FinePix S5700
- Olympus SP-510 UltraZoom
- Panasonic Lumix DMC-FZ8
- Kodak EasyShane Z612
- Kodak EasyShane ZD710
- Sony Cyber-shot DSC-H7

essa são as que tinha em mente, qual delas assam a melhor????

cumps.