View Full Version : Maquina analogica...
Bem pessoal eu sei que isto é a parte do digital life..mas queria mesmo falar disto..e achei que este fosse o sitio mais "certo"..
Então a questão é a seguinte..cá em casa mora esta senhora:
http://img137.imageshack.us/img137/5567/cashcris200lrdax225x229tb9.jpg
Olympus IS-200 (http://www.olympus.pt/consumer/195_IS-200_Specifications.htm)
Já tem bastantes anos,e tem estado parada,mas desde ha um tempo para ca,comecei a ganhar um bocadito a pancadazita das fotos (nada de pro),ja tinha uma canon A430,mas as vezes gostava de tirar fotos do momento,então comprei um sharp 903 (para tlm a camera e brutal)..
Agora o bixito está dizer para voltar a analogica..o que acham desta maquina acima?é fixola?
Outra coisa..tenho um pouco a panca por coisas made in URSS (nota se pelo carro não) :P
e no outro dia um colega do meu pai,disse que tinha la um zenit,que era made in URSS,e era alta maquina...aquilo vale a pena?
Tava numa de vender a olympus e talvez comprar a zenit...ou então se conseguisse a zenit baratinha (nem sei quanto vale,mas no ebay com com portes ficaria ai por uns 45eur julgo eu) ficar com as duas..que me dizem?
Ja agora alguem me pode mostrar fotos tiradas por um zenit?
É que pela IS-200 ja tenho muitas :P
Peço desculpa pelo topico super confuso..mas pronto são varias ideias ao mesmo tempo..abraço
adolfo dias 05-12-2007, 19:50 n dizes qual o modelo da zenit por isso ve se é alguma dessas
http://www.pbase.com/cameras/zenit
se vale a pena? se a máquina estiver em bom estado e lhe souberes dar uso então sim, vale muito a pena.
eu ainda não sei qual é o modelo da zenit...mas devia ser o mais banal da altura ou assim..este fim de semana a ver se pergunto ao senhor qual é...e ir assim ver...se ele vendesse baratinha e que era...
E acerca da olympus?
edit: telefonei ao senhor,e ele não sabe o modelo (esta em espanha,e a maquina em portugal),mas disse que era para ai de 80s..por isso ou é uma 11 ou uma 12..falou numa "agulha" lol...
Sabado ja vou ver a maquina...quanto acham que valeria uma coisa destas?
adolfo dias 05-12-2007, 20:40 n faço ideia.. dá uma bolta pela ebay e faz umas medias.
mas e em termos de specs,o que achas da olympus?
em termos de preços..a olympus entre os 20 e os 130eur no ebay...
as zenith..no ebay dao se quase...
adolfo dias 05-12-2007, 21:47 pelo pouco que se encontra na net parece ser uma boa camera
destr0yer 05-12-2007, 23:49 Se queres brincar com fotografia analógica a sério, eu comprava uma SLR. Encontras aos pontapés usadas e ao preço da uva mijona. E depois podes utilizar as lentes numa futura SLR digital (considerando o factor crop e esquecendo lentes para sensores APS-C)
para agora e so tirar assim umas fotos mais fixolas..segundo esta na page da olympus..a minha IS-200 ja é SLR..mas ao que parece nao da para levar lentes...
Mas pelo que vi..akelas zenit dao ne?
depende do modelo.
as zenit são míticas, máquinas de guerra mesmo.
Hoje fui pegar na olympus,para a ver melhor..afinal é uma IS-1000
as unicas specs que encontrei foram estas (http://www.amazon.co.uk/Olympus-IS-1000-135mm-Camera/dp/B0000YVEH4) , o que dizem do bixo?
mais la para a tarde a ver se vou ver a zenit..
destr0yer 08-12-2007, 15:59 para agora e so tirar assim umas fotos mais fixolas..segundo esta na page da olympus..a minha IS-200 ja é SLR..mas ao que parece nao da para levar lentes...
Mas pelo que vi..akelas zenit dao ne?
É uma SLR no que toca ao funcionamento, mas não mudar lentes perde logo metade da piada :P
O que recomendaria era uma Canon EOS ou nikon SLR de rolo, ja que podes utilizar as lentes numa futura SLR digital.
cumps
Bem,como isto para estes lados tá fraco para investimentos (universidade, uns "restauros" no niva,etc) decidi não comprar nada,e imprimir o manual da máquina que possuo :D
No outro dia fui para tirar umas fotos com ela,e a lente pareceu me suja por dentro (á semelhança da situação de um tópico que por ai anda),isto é facil de desmontar e limpar ou tem de ser numa loja?quanto sai +-?
destr0yer 25-02-2008, 03:53 No ebay encontras reflex a preço de uma mijona :D Eu qualquer dia tenho que dar uma volta por lá e ver se compro uma qualquer ao desbarato para brincar :P Claro que são leilões, logo é preciso sorte.
Daí recomendar Canon e Nikon e de preferencia que traga lá uma ou mais lentes jeitosas, que poderás utilizar numa futura reflex digital (nada das lentes de kit, ou seja 28-90)
E se gostas de material russo, existe umas peleng 8 mm fisheye, que só as encontra no ebay, são bastantes boas e baratas. Claro que são totalmente manuais, visto que é ao velho estilo soviético :D
Sobre a tua, pah, desmontar isso sem conhecimento é fdd, visto que a lente é fixa. Se numa reflex na qual permite mudar lentes, se esta apanha fungos é quase pró lixo...
Tens que ver se a sujeira está na frente da lente ou atráz e não dentro.
Já agora, um tanque de guerra da zenit (http://cgi.ebay.co.uk/Camera-Zenit-3ehnt_W0QQitemZ280201950541QQihZ018QQcategoryZ7344 8QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem) :D
Pois eu também ja andei la pelo ebay e volta e meia encontram se grandes pechinchas,mas há factos que não posso ignorar:
1º ainda não percebo nada de fotografia
2º a máquina que tenho para o meu nível de conhecimento já tem bastantes opções
3º a guita anda bastante curta,e no caso da fotografia,acho que quando for para comprar, juntava bom dinheiro e comprava uma boa digital,como agora há mais prioridades,acho que a opção certa é aprender a trabalhar com a IS-1000,por a Canon A430 que possuo julgo não ter ajustes quase nenhuns.
No caso da Zenit,esta é que era:
http://farm1.static.flickr.com/156/388599574_d683cd5366.jpg
http://www.binocularsmart.com/cameras/fs122.jpg
Quanto a limpeza da máquina,limpei por fora mas a sujidade ou lá que é é mesmo por dentro,são 3 pintinhas pretas.
Ninguém sabe mesmo onde puderei mandar limpar isto?de preferencia na zona de aveiro ou leiria.
Se no sitio onde a limpassem também me conseguissem arranjar uma pecita que falta na maquina (ajuda a prender o rolo) era impec.
Entretanto comecei a ler o manual da maquina e a ver como funcionava a nivel de menus e ajustes e comecei com dúvidas,secalhar o melhor era fechar este tópico (visto que se tornou um misto de nada) e abrir um a falar da máquina e com as dúvidas não?volta e meia até aparece ai alguém com uma igual:P (falar em pessoal com uma igual,vi uma destas a venda no olx,com mais um flash e uma lente de aumento,150eur :S ainda perguntei se o dono vendia so a lente de aumento mas disse que não)
cardosoaac 11-06-2008, 01:06 Esclareçam-me uma dúvida, relativamente aos modelos analógicos:
pelo que percebi os valores ISO, actualmente, correspondiam nas analógicas aos valores ASA...agora nós damos um clique e altera-se a sensibilidade, tipo 100, 200, 400 iSO e na analógica se estivessem a trabalhar com um filme por ex. 200 ASA e tivessem de tirar uma fotografia a 400...tinham de trocar de filme ou a máquina forçava o filme a tirar a 400?
Curiosidade de quem nada sabe...
Obg.
Esclareçam-me uma dúvida, relativamente aos modelos analógicos:
pelo que percebi os valores ISO, actualmente, correspondiam nas analógicas aos valores ASA...agora nós damos um clique e altera-se a sensibilidade, tipo 100, 200, 400 iSO e na analógica se estivessem a trabalhar com um filme por ex. 200 ASA e tivessem de tirar uma fotografia a 400...tinham de trocar de filme ou a máquina forçava o filme a tirar a 400?
Curiosidade de quem nada sabe...
Obg.
Do que li podias "puxar" o filme até + 100,isto caso a máquina permitisse...
Rui Marto 11-06-2008, 01:29 A máquina não faz nada ao filme. :lol: Podes puxar mas é em laboratório com químicos. E se não me engano podes puxar mais que um stop.
Se estiveres a usar filme ISO100 e quiseres passar para outro, tens mesmo que trocar o rolo. Nas compactas e isso não dá, mas nas SLR, por exemplo a Canon 50E, que é a que tenho, dá para rebobinar o rolo, guardar e depois voltar a usar, porque ela deixa sempre uma ponta de fora. Tenho é que saber quantas fotos tem aquele rolo para depois avançar o rolo para o ponto em que estava.
A máquina não faz nada ao filme. :lol: Podes puxar mas é em laboratório com químicos. E se não me engano podes puxar mais que um stop.
Se estiveres a usar filme ISO100 e quiseres passar para outro, tens mesmo que trocar o rolo. Nas compactas e isso não dá, mas nas SLR, por exemplo a Canon 50E, que é a que tenho, dá para rebobinar o rolo, guardar e depois voltar a usar, porque ela deixa sempre uma ponta de fora. Tenho é que saber quantas fotos tem aquele rolo para depois avançar o rolo para o ponto em que estava.
A minha Olympus IS-1000,rebobina mas não deixa a ponta de fora,como tal,comprei um "film picker" no ebay..e pronto problema resolvido :D
cardosoaac 11-06-2008, 02:41 Esclarecido...
Meus Deus, que canseira!!! Mas a qualidade é bem melhor que a digital, não?!
Rui Marto 11-06-2008, 10:05 Esclarecido...
Meus Deus, que canseira!!! Mas a qualidade é bem melhor que a digital, não?!
Depende de muita coisa. Se usares um bom filme de baixa sensibilidade, com um bom scanner e uma boa lente, se for bem revelado, sim a qualidade pode ser um pouco melhor. Embora isso seja discutível de não há um consenso entre os profissionais.
Mas também te digo que é muito difícil encontrar lojas com bons scanners e que façam um bom trabalho na revelação.
Depende de muita coisa. Se usares um bom filme de baixa sensibilidade, com um bom scanner e uma boa lente, se for bem revelado, sim a qualidade pode ser um pouco melhor. Embora isso seja discutível de não há um consenso entre os profissionais.
Mas também te digo que é muito difícil encontrar lojas com bons scanners e que façam um bom trabalho na revelação.
Eu sei bem disso...é a segunda vez que faço scans em lojas..e os ficheiros tem tipo 700kbs e a qualidade é mesmo bah...
A cena da analógica,é que por menos dinheiro consegues comprar uma analógica com melhor qualidade que uma digital desse preço.
cardosoaac 11-06-2008, 12:52 ...pois já dei conta, vi umas SLR´s muito porreiras com a lente do kit a 30, 40€. Por acaso ainda pensei comprar uma Canon para experimentar...que mais não fosse dava para aproveitar a lente mas se calhar não vale a pena!
...pois já dei conta, vi umas SLR´s muito porreiras com a lente do kit a 30, 40€. Por acaso ainda pensei comprar uma Canon para experimentar...que mais não fosse dava para aproveitar a lente mas se calhar não vale a pena!
quais?e onde?tirando zenits, não vejo assim nada tão barato...mas que já tive no ebay hipótese de comprar duas eos 10 com lentes a funcionar por algo como 100eur com portes isso sim...
Epa é diferente...fotografar de analógico e de digital..
Rui Marto 11-06-2008, 13:13 Eu sei bem disso...é a segunda vez que faço scans em lojas..e os ficheiros tem tipo 700kbs e a qualidade é mesmo bah...
A cena da analógica,é que por menos dinheiro consegues comprar uma analógica com melhor qualidade que uma digital desse preço.
Pois, eu na loja onde faço os scans os ficheiros têm alguns 8 ou 9Mb... Por vezes chegam a ter mais. Já por exemplo, na Fnac, têm também 700Kb e vêm com um sharpening completamente abusado, não dá para nada.
cardosoaac 11-06-2008, 14:17 quais?e onde?tirando zenits, não vejo assim nada tão barato...mas que já tive no ebay hipótese de comprar duas eos 10 com lentes a funcionar por algo como 100eur com portes isso sim...
Epa é diferente...fotografar de analógico e de digital..
Nas lojas de usados, aqui no Porto, tem uma série de lentes e máquinas e acho que estão com dificuldades de escoar a produção e de vez em quando fazem umas promoções tipo 40 ou 50% de desconto...só para teres uma ideia um dia destes estava com uma lente Tamron na mão (agora de cabeça não sei as caracteristicas...), praticamente nova, e pediram-me 60€ por ela mas encontra-se a 20, 30, 40€ kits completos...Zenits, Pentax, às vezes é uma questão de oferecer dinheiro! Por acaso já pensei em comprar uma coisa ou outra mas como ainda estou verde nisto não me quero precipitar e comprar coisas que, apesar de baratas, depois vão acabar por não me servir para nada!
cardosoaac 18-06-2008, 12:12 Digam-me uma coisa, em termos de qualidade de imagem, onde se ganha mais:
- se passar de filme directamente para CD e depois tratar no PC ou se revelar em papel, digitalizar e, depois, tratar no PC?
É que evitando a revelação em papel já se ganha algum dinheiro...
Rui Marto 18-06-2008, 12:16 Nunca evitas a revelação. Podes é evitar a impressão. E claro que tens muito mais qualidade a passar directamente do negativo para digital.
cardosoaac 18-06-2008, 13:02 Nunca evitas a revelação. Podes é evitar a impressão.
Certo era isso que queria dizer...fiz confusão!
Por acaso lembrei-me disto porque quando tinha a minha Fuji analógica 35mm p&s puro...tive de fazer muitas fotografias para o mestrado que era em recuperação dunar, portanto quer a imagem "macro" quer a panorâmica era constante e eram rolos a seguir a rolos para fica + barato passava para CD e depois tratava!
Penso é que esta passagem para digital é tipo "standard", em termos de resolução do JPG, não sei se dá para pedir para aumentar a resolução ou alterar o tipo de ficheiro de saída, para TIFF por ex...!?
Este foi o principal problema que tive na gráfica, disseram-me que as imagens não tinham resolução (em dpi´s), suficiente para a impressão...agora o problema também podia ser da máquina que estava a usar...era do mais básico que havia!
Certo era isso que queria dizer...fiz confusão!
Por acaso lembrei-me disto porque quando tinha a minha Fuji analógica 35mm p&s puro...tive de fazer muitas fotografias para o mestrado que era em recuperação dunar, portanto quer a imagem "macro" quer a panorâmica era constante e eram rolos a seguir a rolos para fica + barato passava para CD e depois tratava!
Penso é que esta passagem para digital é tipo "standard", em termos de resolução do JPG, não sei se dá para pedir para aumentar a resolução ou alterar o tipo de ficheiro de saída, para TIFF por ex...!?
Este foi o principal problema que tive na gráfica, disseram-me que as imagens não tinham resolução (em dpi´s), suficiente para a impressão...agora o problema também podia ser da máquina que estava a usar...era do mais básico que havia!
Não sei se estás a falar da digitalização das fotos já em papel para cd...se for isso...o que me disseram a semana passada quando fui revelar e imprimir um rolo (o qual pedi para passarem logo para um cd) foi que eles tem uma qualidade standart,bem mázinha pela experiência que tive, mais do que a standart,pagas mais e acho que não é pouco.
Isto em 2 laboratórios Fujifilm.
cardosoaac 18-06-2008, 13:16 Não. Estou a dizer passar da revelação do negativo, directamente para cd e evitar a impressão em papel, ou seja; negativo-revelação-jpg e não negativo-revelação-impressão-papel-digitalização-jpg.
Pelo que entendi do que o Rui disse a primeira versão fica com mais qualidade, para além de que fica bem mais barata, isso sei por experiência própria!
A minha questão é se dará por escolher o modo de passagem da revelação para o digital em termos de resolução e de tipo de ficheiro de saída.
Não. Estou a dizer passar da revelação do negativo, directamente para cd e evitar a impressão em papel, ou seja; negativo-revelação-jpg e não negativo-revelação-impressão-papel-digitalização-jpg.
Pelo que entendi do que o Rui disse a primeira versão fica com mais qualidade, para além de que fica bem mais barata, isso sei por experiência própria!
A minha questão é se dará por escolher o modo de passagem da revelação para o digital em termos de resolução e de tipo de ficheiro de saída.
Tenho sérias dúvidas que dê...mas também podes sempre comprar tu um scanner de negativos..vi hoje uns no ebay a 60 e dolares, não sei é até que ponto são bons..
A longo prazo se o vício da fotografia se entranhar,ainda compro um scanner de rolos..
Rui Marto 18-06-2008, 13:28 Claro que dá! É preciso é que a loja tenha um bom scanner e saibam usar. No entanto, pelo menos nesta zona, se encontrar uma loja com um bom scanner já é raro, uma que o tenha e saiba usar ainda é mais raro.
Eu por exemplo digitalizo os meus negativos com resoluções de 3936x2624. E se tivesse um scanner de tambor ainda dava para mais.
Também tenho scanner em casa, que dá muito mais resolução, mas a qualidade não é tão boa.
PS: E não existem standards. Aquilo a que essas lojas chamam standards é o que vem predefinido no software. Os empregados é que podem não saber mudar... :004:
Claro que dá! É preciso é que a loja tenha um bom scanner e saibam usar. No entanto, pelo menos nesta zona, se encontrar uma loja com um bom scanner já é raro, uma que o tenha e saiba usar ainda é mais raro.
Eu por exemplo digitalizo os meus negativos com resoluções de 3936x2624. E se tivesse um scanner de tambor ainda dava para mais.
Também tenho scanner em casa, que dá muito mais resolução, mas a qualidade não é tão boa.
PS: E não existem standards. Aquilo a que essas lojas chamam standards é o que vem predefinido no software. Os empregados é que podem não saber mudar... :004:
Ou é "melhor" cobrarem por um "scanning" melhor....lembro me de a senhora me ter falado em valores bem altos para uma digitalização de 36 fotos com uma qualidade superior...
Rui Marto 18-06-2008, 13:40 Isso do cobrarem mais é porque têm que esperar que venha o único empregado que sabe mudar a resolução do scanner... :p Joking.
cardosoaac 18-06-2008, 13:57 Ou é "melhor" cobrarem por um "scanning" melhor....lembro me de a senhora me ter falado em valores bem altos para uma digitalização de 36 fotos com uma qualidade superior...
Por acaso a mim também já me disseram o mesmo...tipo a receita é esta queres melhor pagas mais:mad: e com um certo ar de comprometido...mas a passagem directa negativo-jpg dá para fazer porque já fiz isso dezenas de vezes (por ex. Fnac, CityLab, umas lojas aqui em Matosinhos...nunca tinha era pensado na resolução e no formato como dava para o gasto só me deparei com esse problema quando na gráfica me pediram com mais resolução...aí improvisei e pequei num daqueles programas especiais de corrida para aumentar a resolução da imagem...só que o técnico da gráfica percebeu :lol:!!!
Rui Marto 18-06-2008, 14:05 Passagem directa negativo -> jpeg tinha que dar sempre. Se algum dia vires bem um minilab, vês que aquilo no fundo é um scanner ligado a um computador, que está ligado a uma impressora de químicos. Ou seja, aquilo primeiro passa sempre o negativo para JPEG, depois é que escolhes se queres mandar imprimir ou se queres fazer outra coisa qualquer.
cardosoaac 27-06-2008, 23:29 Dêm-meuma opinião encontrei uma Canon Eos 3000 + lente de kit 38-76mm por cerca de 70€...desde a algum tempo, pelas conversas que aqui se cruzam, tenho curiosidade de experimentar uma máquina destas, tanto mais que posso guardar a lente para o futuro.
Também têm outra lente Canon EFS 18-55mm por cerca de 90€.
Acham que vale a pena o investimento?
Já agora como dá para ver qual as lentes Tamron ou Sigma compatíveis com corpos da Canon.
Rui Marto 28-06-2008, 00:14 Quando procuras uma sigma ou tamron para Canon, normalmente diz em algum lado que é para Canon.
Sinceramente uma EOS 3000 com a 38-76 a 70€ é brutalmente cara. Tenho ideia de que a 38-76 deve ter sido a pior lente na história da Canon. E a 18-55, além de só dar para corpos APS, também não deve andar muito longe de ser uma das piores lentes da Canon.
Em suma, parece-me que é um negócio muito mau em todos os aspectos.
Procura no eBay ou isso por corpos melhores ou mais baratos. Encontras corpos EOS a menos de 10€ e encontras kits com lentes e corpos melhorzinhos a menos de 50/60€.
A Canon EF-S 18-55 até por cá arranjas perto dos 50€.
cardosoaac 28-06-2008, 13:42 Obrigado...moral da história mais vale não arriscar (e não perder dinheiro!) naquilo que não se sabe!
Onde se pode aprender umas coisas sobre lentes?
Rui Marto 29-06-2008, 13:46 Aprender umas coisas sobre lentes? Aprender o quê?
cardosoaac 30-06-2008, 00:34 Por ex. o que existe em termos de oferta, quais são as melhores, marcas...enfim, um pouco de tudo para começar a perceber mais um pouco sobre o que tem e o que não tem qualidade!
Rui Marto 30-06-2008, 04:05 Epah, há sempre aquelas mais comuns que toda a gente conhece.
A 18-55 é a lente de kit da Canon já há alguns anos, no entanto marcou pela negativa. Só quem é mesmo muito vidrado na ideia SLR = Qualidade de Imagem é que tem coragem de dizer que é uma boa lente.
A outra tive que ir pesquisar pois também não conhecia, mas o que encontrei foi que a lente era tão má que não durou nada no mercado, daí ser uma lente muito pouco conhecida.
As restantes normalmente conhecem-se pela sua qualidade/preço ou por serem mesmo muito boas.
Em relação à oferta, tens sempre que procurar. Já sabes que todas as lentes Canon EF funcionam em todas as máquinas Canon EOS. As lentes Canon EF-S só funcionam em máquinas que usem filme/sensores de tamanho APS (todas as digitais de gama amadora e semi-pro usam sensores APS).
A partir daí é veres se as lentes que encontras de outras marcas (Tamron, Sigma, Tokina, etc) são correspondentes a lentes EF ou EF-S, porque estas marcas podem ter designações diferentes para a mesma coisa.
cardosoaac 30-06-2008, 09:23 Obrigado!
adolfo dias 01-07-2008, 20:59 oh rui...
que corpos nikon/canon aconselhas a procurar na candonga (vulgo feiras da ladra e afins) e até que preços?
só mm para umas brincadeiras de fim de semana
Rui Marto 01-07-2008, 21:20 Hm... Não sei muito sobre corpos de filme, nem faço ideia do que se arranja por esses sítios, mas depende um pouco do que se procura.
Acho que o corpo em si, é tudo mais ou menos igual (dentro das máquinas com AF). Há que ver se o corpo tem um bom metering e shutter speed alto (imagina-te com um rolo 400 lá dentro e depois apanhas um dia de sol brutal). Outra característica importante é dar para rebobinar o rolo mas deixando a ponta de fora, para poderes trocar de rolos à vontade sem desperdiçar o resto do filme.
Agora aquilo que eu vejo como séria vantagem nos corpos é o seguinte:
- Corpos com mounts descontinuados (FD, M42, etc) consegues depois arranjar lentes MUITO boas ao preço da chuva, e que com adaptadores até poderás vir a usar algumas em DSLRs.
- Corpos com mounts altamente compatíveis (Nikon F, Pentax K) arranjas lentes manuais a bons preços que poderás usar em DSLRs sem necessidade de adaptadores.
- Corpos com mounts actuais (Nikon F, Canon EF, Minolta A) tens a vantagem de as lentes servirem para DSLRs actuais e ficarem 100% funcionais.
Posto isto, acho que tentaria procurar coisas russas ou de alemanha de leste, pelas suas fabulosas lentes. Ou então uma bela Nikon 100% manual. Tipo uma FA ou isso...
adolfo dias 01-07-2008, 21:35 o que mais lá há são EOS's
com lentes, sem lentes, de espelho virado po sol, armazens de pó
uma F de vez em qd e algumas dynax
tava mais inclinado para uma EOS ou F de entrada com a tipica 28-80 que mal por mal inda servia na eventualidade de me mandar para uma dslr.
quais são os modelos de entrada da eos e F? uma 500/300? uma F70/80
e preços? chegaram a pedir-me 70€ por uma eos500 com a 28-80...
Rui Marto 01-07-2008, 22:00 Os modelos da Nikon conheço mesmo muito mal. Na Canon as de entrada são todas as EOS com 3 e 4 dígitos. No entanto acho que as de 4 já são demasiado fracas para valerem seja o que for (chegam a ter shutters máximos de 1/1000s).
Os preços já variam com o negócio. Para teres uma referência, eu comprei a 50E (semi-pro) com a 28-80 por menos de 50€ (já com os portes).
Máquinas como as EOS 5, 1 ou 3, valem mais, especialmente a 3 que chega a atingir os 100€ só o corpo. Depois há que ver quanto valem as lentes. Algumas delas ainda existem nas DSLR, guia-te por aí.
Um pormenor, é que as Nikon têm um mount muito compatível. Mesmo lentes manuais com 20 ou 30 anos continuam a funcionar nas DSLRs actuais. E existem lentes mesmo muito boas para o f-mount.
Vê esta por exemplo:
http://cgi.ebay.co.uk/nikon-camera_W0QQitemZ110266135082QQcmdZViewItem?hash=it em110266135082&_trkparms=72%3A12|39%3A1|65%3A12&_trksid=p3286.c0.m14
adolfo dias 01-07-2008, 22:08 vou entar ver as EOSxxx
as dynax em principio n tou interessado, pq numa transição para o digital teria que optar por um corpo sony.
queria ver se n gastava mais de 20/30€.. a ver se n sou engrupido
Hm... Não sei muito sobre corpos de filme, nem faço ideia do que se arranja por esses sítios, mas depende um pouco do que se procura.
Acho que o corpo em si, é tudo mais ou menos igual (dentro das máquinas com AF). Há que ver se o corpo tem um bom metering e shutter speed alto (imagina-te com um rolo 400 lá dentro e depois apanhas um dia de sol brutal). Outra característica importante é dar para rebobinar o rolo mas deixando a ponta de fora, para poderes trocar de rolos à vontade sem desperdiçar o resto do filme.
Agora aquilo que eu vejo como séria vantagem nos corpos é o seguinte:
- Corpos com mounts descontinuados (FD, M42, etc) consegues depois arranjar lentes MUITO boas ao preço da chuva, e que com adaptadores até poderás vir a usar algumas em DSLRs.
- Corpos com mounts altamente compatíveis (Nikon F, Pentax K) arranjas lentes manuais a bons preços que poderás usar em DSLRs sem necessidade de adaptadores.
- Corpos com mounts actuais (Nikon F, Canon EF, Minolta A) tens a vantagem de as lentes servirem para DSLRs actuais e ficarem 100% funcionais.
Posto isto, acho que tentaria procurar coisas russas ou de alemanha de leste, pelas suas fabulosas lentes. Ou então uma bela Nikon 100% manual. Tipo uma FA ou isso...
Isso da ponta de fora é facilmente resolvido com um "film picker" que sai para ai a 5eur no ebay.
A minha olympus enrolava completamente,comprei um e tá feito.
vou entar ver as EOSxxx
as dynax em principio n tou interessado, pq numa transição para o digital teria que optar por um corpo sony.
queria ver se n gastava mais de 20/30€.. a ver se n sou engrupido
Acho que por esse preço não vais longe.Se subires até aos 50 já consegues algo bem melhorzinho.
Pelos 20/30eur acho que so compras uma Eos de entrada,ou uma Zenit como a que tenho,mas na minha opinião não te compensa muito,porque por mais 20eur ficas depois com máquinas que já não te vão limitar tanto.
Se estás a pensar em depois vender caso não gostes,secalhar compensa te procurar por uma máquina já com algum estatuto de "antiga" e não apenas "velha".
Boa sorte na procura
adolfo dias 01-07-2008, 22:37 btw que cena é essa do enrolar?
Eu vendo-te uma canon eos 300 (impecável) + lente canon EF 28-80 mm (quase sem uso)
se quiseres posso dar mais pormenores. mfbs78@msn.com
btw que cena é essa do enrolar?
Nas máquinas analógicas não tens butõezinhos para passar a foto a p/b,e puxar os isos é possível,mas só até determinado ponto,e dependendo do rolo,daí que volta e meia tenhas vontade de andar a mudar rolos,como não é saudavel para a carteira nem para a paciencia gastar rolos inteiros só porque queremos mudar,a máquina tem uma função que é enrolar o rolo.há máquinas em que a ponta do rolo é deixada de fora,outras que enrolam todo.
Nas que enrolam todo tens de ir lá com um "film picker" e sacar para fora.
adolfo dias 01-07-2008, 22:50 Eu vendo-te uma canon eos 300 (impecável) + lente canon EF 28-80 mm (quase sem uso)
se quiseres posso dar mais pormenores. mfbs78@msn.com
se me fizeres isso tipo por 30€ manda pm (e se fores de lx)
Nas máquinas analógicas não tens butõezinhos para passar a foto a p/b,e puxar os isos é possível,mas só até determinado ponto,e dependendo do rolo,daí que volta e meia tenhas vontade de andar a mudar rolos,como não é saudavel para a carteira nem para a paciencia gastar rolos inteiros só porque queremos mudar,a máquina tem uma função que é enrolar o rolo.há máquinas em que a ponta do rolo é deixada de fora,outras que enrolam todo.
Nas que enrolam todo tens de ir lá com um "film picker" e sacar para fora.
got it
queria ver se ia ja com a lição bem estudada, para n chegar lá e largar 50 ou 60€ por uma 3000v que n funciona.
btw aquilo é a pilhas AA normais ou é aquelas CR3 ou CR9 que duram meia vida?
Rui Marto 01-07-2008, 22:53 Normalmente usam CR2 que duram meia vida... lol
Mas também não é fácil ser engrupido. Pelo número de dígitos vês logo a gama da máquina. Depois já sabes que quanto mais recentes e mais alta a gama, melhor.
[quote=adolfo dias;3170953]se me fizeres isso tipo por 30€ manda pm (e se fores de lx)
Achas mesmo...A lente é quase nova! Tem pouco uso porque comprei duas máquinas iguais para não ter que andar a trocar sempre as lentes. Agora comrei uma digital e quero vender uma das analógicas. Uma das lentes 28-80 mm está quase nova. Um dos corpos (o que utlizava com a teleobjectiva tb tem pouco uso)
As pilhas são CR3 e se quiseres as que estão na maquina vão junto. Ainda da para algum tempo.
adolfo dias 01-07-2008, 22:58 Normalmente usam CR2 que duram meia vida... lol
Mas também não é fácil ser engrupido. Pelo número de dígitos vês logo a gama da máquina. Depois já sabes que quanto mais recentes e mais alta a gama, melhor.
entao eos500 é melhor que eos300
e eos5 é melhor que eos3?
Rui Marto o que achas da Canon Eos 300 + lente canon EF 28-80mm?
Qt achas que vale? Tem praí 4 anos e pouca utilização.
adolfo dias 01-07-2008, 23:03 tive a ve-las no ebay e aparecem corpos desde 5£
se me fizeres isso tipo por 30€ manda pm (e se fores de lx)
got it
queria ver se ia ja com a lição bem estudada, para n chegar lá e largar 50 ou 60€ por uma 3000v que n funciona.
btw aquilo é a pilhas AA normais ou é aquelas CR3 ou CR9 que duram meia vida?
Epa façam o negócio por pm,isto não é lugar para negócios.
Quanto ás pilhas tens de googlar.Por exemplo a minha zenit só leva 2 pilhas dos xinocas de 50cents,que é só para o fotómetro,já a olympus leva umas "especiais" que acho que custavam tipo 15eur.
Acho que se estás a "iniciar" não te tens de preocupar muito em teres uma grande máquina, mas como dizes,convem levar algo decente pelo guito que dás.
Convém estabeleceres secalhar alguns objectivos primeiro.
1) que tipo de máquina queres?"velha" como uma eos ou uma nikon f (penso que as nikon serão mais caras) ou antiga (zenit, olympus om, nikon fm, praktica,etc etc) ?
2)com modos automáticos ou sem?
e depois é o budjet, como já tens...
Depois desta selecção já tens +- alguns modelos pelos quais podes procurar...
Eu por exemplo tenho a olympus IS-1000,slr mas sem mudança de lente..em termos de funções secalhar é equivalente a uma EOS 3000...é uma máquina mais do que suficiente para o que eu faço,contudo achei mais adequado para mim uma zenit,é mais pequena,mais pesada (tremo um bocado,e nisso ajuda), quase 100% mecânica (o que faz com que a possa levar para qualquer lado sem muito medo), "barata",tipo eu dei 45eur por uma EM em estado exterior impec (mas revelou depois ter umas chaticezitas no a puxar rolo e assim) e depois vendi e comprei uma 12XP por 35eur (menos bem estimada,mas a funcionar impec),as lentes são fantásticas e no ebay andam ao preço da chuva,havendo depois adaptadores para canon eos e nikon.
É só pensares no que pretendes.
tive a ve-las no ebay e aparecem corpos desde 5£
depois faz lhe as contas aos portes e vê o preço de quando o leilão acabar.
O melhor negócio que vi no ebay,foram duas canon eos 10 com 3 lentes das canon mais estojo a 120eur com portes.
Rui Marto 01-07-2008, 23:09 entao eos500 é melhor que eos300
e eos5 é melhor que eos3?
As 300 e as 3 são mais recentes que a 5 e a 500. Tenho ideia que a EOS 3N foi a última SLR de filme profissional lançada pela Canon. A EOS 5 é para aí de 92 ou lá o que é.
Rui Marto o que achas da Canon Eos 300 + lente canon EF 28-80mm?
Qt achas que vale? Tem praí 4 anos e pouca utilização.
Infelizmente não te posso dar boas notícias. Máquinas SLR de filme, ainda por cima da gama amadora (que é o caso da tua) não valem praticamente nada. As únicas que ainda se conseguem vender por alguma coisa são máquinas de gamas mais altas (profissionais ou semi-profissionais) ou então corpos mais recentes (com menos de 2 anos).
Os preços que tenho visto para a tua máquina rondam os 10€ pelo corpo e entre os 30-40€ pelo conjunto todo do corpo + lente + correia, etc...
depois faz lhe as contas aos portes e vê o preço de quando o leilão acabar.
O melhor negócio que vi no ebay,foram duas canon eos 10 com 3 lentes das canon mais estojo a 120eur com portes.
Acabei de ver três EOS 300 a serem vendidas por menos de £20 já com lente. Mesmo no final do leilão, máquinas da gama amadora (EOS 300/500 ou EOS 1000/3000) nunca são vendidas por muito mais que isso, a menos que tenham lentes.
Essa EOS 10 com as 3 lentes é normal que atinja os 100€, é uma gama muito mais alta, logo um corpo bastante melhor. E provavelmente são 3 lentes que fazem alguma justiça ao corpo.
Os preços que tenho visto para a tua máquina rondam os 10€ pelo corpo e entre os 30-40€ pelo conjunto todo do corpo + lente + correia, etc...[/quote]
Pois! Se é assim mais vale continuar a utilizar e qd estragar caixote com ela...lol
adolfo dias 01-07-2008, 23:13 Epa façam o negócio por pm,isto não é lugar para negócios.
Quanto ás pilhas tens de googlar.Por exemplo a minha zenit só leva 2 pilhas dos xinocas de 50cents,que é só para o fotómetro,já a olympus leva umas "especiais" que acho que custavam tipo 15eur.
Acho que se estás a "iniciar" não te tens de preocupar muito em teres uma grande máquina, mas como dizes,convem levar algo decente pelo guito que dás.
Convém estabeleceres secalhar alguns objectivos primeiro.
1) que tipo de máquina queres?"velha" como uma eos ou uma nikon f (penso que as nikon serão mais caras) ou antiga (zenit, olympus om, nikon fm, praktica,etc etc) ?
2)com modos automáticos ou sem?
e depois é o budjet, como já tens...
Depois desta selecção já tens +- alguns modelos pelos quais podes procurar...
Eu por exemplo tenho a olympus IS-1000,slr mas sem mudança de lente..em termos de funções secalhar é equivalente a uma EOS 3000...é uma máquina mais do que suficiente para o que eu faço,contudo achei mais adequado para mim uma zenit,é mais pequena,mais pesada (tremo um bocado,e nisso ajuda), quase 100% mecânica (o que faz com que a possa levar para qualquer lado sem muito medo), "barata",tipo eu dei 45eur por uma EM em estado exterior impec (mas revelou depois ter umas chaticezitas no a puxar rolo e assim) e depois vendi e comprei uma 12XP por 35eur (menos bem estimada,mas a funcionar impec),as lentes são fantásticas e no ebay andam ao preço da chuva,havendo depois adaptadores para canon eos e nikon.
É só pensares no que pretendes.
n estou a fazer negocio nenhum...
1- quero uma máquina para brincar. tendo em conta que n vou poder andar a ver as fotos que tirei a a apagar as que n gosto n será para ter mt uso. possivelmente tera ainda menos uso que a digital (tipo 1 ou 2x por mes)
2- desde que n seja full manual chega
3-algo barato mm. até pq estamos a falar de uma feira onde as coisas aparecem a preços simpáticos. queriam-me vender uma zenit ou que era por 25€ toda manual
n queria dar mais de 30€ pela m+aquina e lente. tenho preferencia por canon ou nikon pelo facto de poder usar as lentes caso salte para o digial, mas em ultimo caso posso trazer uma dynax.
dd que seja barata é o que interessa
Rui Marto 01-07-2008, 23:15 Pois! Se é assim mais vale continuar a utilizar e qd estragar caixote com ela...lol
Depende... Continuas a ter despesa com ela em rolos e revelações. Se já tens uma digital e não tens nenhum gosto particular pelo filme, mais vale desfazeres-te dela. Os 40€ sempre são meio caminho andado para uma 50mm 1.8, que é uma lente muito boa de se ter.
adolfo dias 01-07-2008, 23:17 Pois! Se é assim mais vale continuar a utilizar e qd estragar caixote com ela...lol
bela filosofia de vida...
dinheiro é dinheiro. se n usas pq n ganhar com ela?
Talvez a venda um dia...Tenho que me acostumar à ideia de vender uma máquina que pouco usei por tão pouco!
Rui Marto 01-07-2008, 23:32 Talvez a venda um dia...Tenho que me acustomar à ideia de vender uma máquina que pouco usei por tão pouco!
Pois é complicado. Máquinas de filme compradas há menos de 4 anos, ainda por cima para usar tão pouco, foram mesmo muito mau negócio. Ainda hoje tens máquinas novas de filme à venda por 300€, que as pessoas compram e só depois se apercebem que por 350€ já compravam uma digital melhor. E quando tentam vender as máquinas até ficam azuis com o que lhes oferecem por elas. Passam dos 300 para os 75€, e porque são novas, com garantia e isso...
Para ficares com uma ideia do quanto pouco valem as máquinas de filme, eu comprei a minha também com muito pouco uso, é da gama semi-profissional com funções muito XPTO e com essa mesma lente, por menos de 50€ já com portes. E só lhe dei esse valor sobre a condição de ele fechar logo negócio e enviar no dia seguinte, porque encontrei outras iguais por menos.
Posto isto, acho que é boa ideia despachar o material enquanto ainda oferecem alguma coisa por ele. Esse é um corpo que não tarda e está como a EOS 500 e 1000 que até se compra abaixo dos 5€. Ainda por cima vão começar a aparecer cada vez mais corpos digitais.
Epa eu sou um bocado da opinião contrária...o digital não é nenhuma necessidade,o analógico não morre do nada,nem é nenhuma doença..
Porquê vender uma coisa que nos custou 300eur ou mais, que saca boas fotos (não acredito que uma analógica de 30eur tipo uma zenit,ou uma eos qualquer não saque melhores fotos que por ex uma compacta digital que tem que se dar pra i 100eur), e que mesmo que não usemos muito,um dia poderá servir para peças ou mesmo para quando uma se avariar?
Para mim fotografar no analógico tem outra magia,eu sei a história dos rolos,e da revelação e bla bla bla,para mim não há cá histórias, se revelar mos as fotos que tiramos em digital poupa mos o quê?a revelacao do rolo,que acho que sao 3 eur...
Acho a digital uma boa aposta para quem fotografa imenso, agora para muitos secalhar como eu, que gostam de fotografia,estão a iniciar se,e o tempo não é muito para isto, acho uma slr analógica uma boa compra,são baratas,as lentes em muitos casos poderão servir para digitais futuras,e a revelação de rolos, bem vai se fazendo, não era com 12eur ou 15 de 2 em 2 meses que comprava uma slr digital e ia sacar fotos.
Acho que se desvaloriza muito o material analógico,fazendo dele um bicho,mas pronto,ainda bem que assim é :P para volta e meia eu poder comprar qualquer coisita :D
Rui Marto 02-07-2008, 00:23 Este teu raciocínio está um pouco trocado.
Epa eu sou um bocado da opinião contrária...o digital não é nenhuma necessidade,o analógico não morre do nada,nem é nenhuma doença..
Porquê vender uma coisa que nos custou 300eur ou mais, que saca boas fotos (não acredito que uma analógica de 30eur tipo uma zenit,ou uma eos qualquer não saque melhores fotos que por ex uma compacta digital que tem que se dar pra i 100eur), e que mesmo que não usemos muito,um dia poderá servir para peças ou mesmo para quando uma se avariar?
Uma máquina digital é sempre muito mais prática. E qualidade do filme só é melhor se for bem revelado e tiveres acesso a um scanner bom.
Para mim fotografar no analógico tem outra magia,eu sei a história dos rolos,e da revelação e bla bla bla,para mim não há cá histórias, se revelar mos as fotos que tiramos em digital poupa mos o quê?a revelacao do rolo,que acho que sao 3 eur...
Fotos em digital só pagas o que imprimes. O rolo tens sempre que pagar, tanto a revelação como o rolo em si, por isso são no mínimo 7€ a cada 36 fotos.
A parte da magia, é a tal cena que disse lá em cima. A menos que a pessoa tenha algum gosto particular, não vale a pena o filme, quer em trabalho, quer em despesas quer em dificuldades para encontrar rolos ou pessoas competentes para tratar deles.
Acho a digital uma boa aposta para quem fotografa imenso, agora para muitos secalhar como eu, que gostam de fotografia,estão a iniciar se,e o tempo não é muito para isto, acho uma slr analógica uma boa compra,são baratas,as lentes em muitos casos poderão servir para digitais futuras,e a revelação de rolos, bem vai se fazendo, não era com 12eur ou 15 de 2 em 2 meses que comprava uma slr digital e ia sacar fotos.
Se tirares pelo menos 60 fotos/mês, que não é quase nada, já gastas o suficiente para pagar uma DSLR em menos de ano e meio. Muita gente tira mais que 50 fotos numa só saída de casa, visto que com o digital não há razão para nos privarmos de dar cliques.
Por isso o pessoal aproveita o analógico para se atirar às gamas altas, material de leste ou mesmo médio formato. SLRs amadoras de gamas baixas, perdem completamente o seu valor, por não serem minimamente rentáveis.
Acho que se desvaloriza muito o material analógico,fazendo dele um bicho,mas pronto,ainda bem que assim é :P para volta e meia eu poder comprar qualquer coisita :D
O material analógico, ou é mesmo muito bom, ou então é só para quem tem um gosto especial por ele.
Rui Marto concordo contigo,agora no meu caso, não saco 60fotos mês, tenho uma a430 que até saca fotos porreiras (não é nenhuma slr,mas para saidas chega) e simplesmente ela deve ter sacado tantas fotos como a analógica desde que estou na universidade..
Não sou daqueles gajos que nunca vai sair do analógico,agora só vou sair quando efectivamente lhe puder uso.
Muito do pessoal que aqui posta na galeria da techzone,"merece" as slrs,porque efectivamente sacam imensas fotos,e fazem saidas que lhe permitem tirar essas mesmas fotos,agora para quem secalhar como eu não tem essa hipotese,acho que uma analógica não é de descartar.
Enfim já não sei nada :D
Eu comprei mais analógica por gosto e pelo budget que tenho :D
Rui Marto 02-07-2008, 00:44 Sim, mas no caso do mfbs78 é diferente. Ele tem SLR digital, pelo que não precisa das analógicas para nada. Por isso a menos que ele goste muito da fotografia de filme, é escusado andar a gastar dinheiro em rolos, revelações e a ter todos os outros inconvenientes de uma SLR analógica. Mais vale vender a SLR enquanto ela ainda vale alguma coisa e aproveitar o dinheiro para uma lente ou um acessório.
adolfo dias 10-10-2008, 01:08 oh Rui anda cá :D
http://apphotnum.free.fr/images/kodak200.gif
ainda existem rolos para este tipo de máquina?
que tipo de rolo é? a máquina n é igual, mas é parecida tb kodak
Rui Marto 10-10-2008, 01:19 Isso usa uns rolos em "cassete", que já não vejo há anos. E os últimos que vi, eram da Polaroid, que fechou.
Esta cena:
http://www.frugalphotographer.com/images/126d.jpg
adolfo dias 10-10-2008, 01:23 n sabes o nome deles pra pesquisar?
Rui Marto 10-10-2008, 01:26 Nop... Tenta ver na Wiki.
adolfo dias 10-10-2008, 01:28 pois ja tive a ver
126. ao que parece é parecido com 120, mas tem que levar uns truques de magia para funcionar...
a ver se passo na colorfoto para perguntar.
obrigado
Rui Marto 10-10-2008, 01:36 Não me parece. Aquilo é relativamente pequeno, enquanto que o 120 é médio formato.
adolfo dias 10-10-2008, 11:14 http://silverbased.org/wp-content/uploads/2008/02/compare127-120.jpg
http://kodak.3106.net/cam/cam20702.gif
a diferença é que n vem no cartucho
lolikapuxa 13-10-2008, 22:33 Atenção que nas analógicas ainda há o mercado das rangefinders (nomeadamente Leica, Contax e Cópias russas) , que eu axo altamente rentável.
São màquinas pequenas, mas tiram fotos que as compactas digitais não tiram, e eu pessoalmente gosto do granulado do filme.
Quem faz fotografia de rua vai gostar bastante delas, pq n dão o estrilho das SLR , são fàceis de transportar, e de uma robustez a que não estamos habituados.
Rui Marto 13-10-2008, 22:55 O rangefinder é um tipo de máquina muito específico, sendo a maior diferença a forma de funcionar. As compactas digitais também tiram fotos que os rangefinders não tiram. ;)
cardosoaac 17-11-2008, 10:29 Preciso de uma opinião relativamente a uma Reflex analógica!
Há algum procuro uma Reflex analógica para ver como me adapto, por pouco dinheiro e de preferência Nikon para em, eventuais, futuros investimentos aproveitar a lente. Surgiu esta oportunidade:
Nikon F70 + Nikon 28-80mm f/3.3-5.6G AF = 60€
Que lhes parece o conjunto e o preço?
Nota: Desculpem o off topic de há pouco...
ruimoura 17-11-2008, 12:20 Preciso de uma opinião relativamente a uma Reflex analógica!
Há algum procuro uma Reflex analógica para ver como me adapto, por pouco dinheiro e de preferência Nikon para em, eventuais, futuros investimentos aproveitar a lente. Surgiu esta oportunidade:
Nikon F70 + Nikon 28-80mm f/3.3-5.6G AF = 60€
Que lhes parece o conjunto e o preço?
Nota: Desculpem o off topic de há pouco...
Essa Nikon é uma reflex amadora, ao nível da actual D60, mais coisa menos coisa, no alinhamento da Nikon. Pelo pouco que sei dela é bastante porreira, mas com uma ergonomia um tanto ou quanto estranha.
A lente é porreira, pelo menos o amigo Ken fala bem dela. Diz que é feita do material mais "cheap" do universo (atenção que pode não estar em boas condições, já que é aparentemente um pouco frágil) mas que tem uma qualidade óptica bastante aceitável.
Se queres brincar um pouco e ficar com a lente para uma digital, força nisso, é sempre divertido e aprende-se imenso com a fotografia analógica (bem mais do que com a digital).
Com a máquina analógica pensas 20 vezes antes de disparar, com a digital disparas à besta, e depois logo se vê o que dá (muita gente faz precisamente isto :)).
Por 60 euros eu ia nessa :), mas primeiro verifica no ebay o preço a que está essa lente, se ainda se arranjar, só para comparar. A máquina pouco vale, infelizmente, este material desvaloriza imenso (muito mais que as lentes).
cardosoaac 17-11-2008, 12:42 Obrigado Rui!
Vi no ebay e a única que tinha custa cerca de 112 dólares. Acho que vou arriscar o pack...e ver o que dá!
Um abraço.
adolfo dias 17-11-2008, 13:36 noutro forum arranjas uma f60 com a 28-80 por 50€ para entrega em lx
cardosoaac 17-11-2008, 14:22 Pois os 60€ são com os portes (50 +10€)! O Rui Marto diz que está cara...não sei que faça!?
adolfo dias 17-11-2008, 14:24 és de lx?
cardosoaac 17-11-2008, 14:32 Não...sou de Matosinhos!
adolfo dias 17-11-2008, 14:35 se fosses de lx dizia-te para passares na cashland que costuma ter imensas máquinas analógicas ou dava-te a morada de uma loja de usados onde comprei a minha wide.
no ebay.uk há várias nikon analógicas a partir das 5£
é uma questão de procurares.
cardosoaac 17-11-2008, 14:38 Vou se existe alguma cashland por cá...havia uma em Gaia mas fechou!
shadowEOS 19-11-2008, 01:25 Cashland é a loja de usados do Colombo?
|
|