View Full Version : Fujitsu Siemens Esprimo Mobile V5515

Herege
05-12-2007, 12:45
Boas!

Ficam aqui algumas dicas, sobre o supre-citado portátil, para quem não está muito à vontade com informática.

Para quem quiser desinstalar o Sistema Operativo Vista que vem com o portátil e instalar o Windows XP

Previamente fazer download para um disco externo ou outro PC das drivers "Audio" e "Graphic" em http://www.fujitsu-siemens.com/support/linkapplication.html?LNG=EN&ID=3815

1- Inserir o CD do Windows XP
2- Reiniciar o PC
3- No arranque carregar na tecla F12 e escolher em primeiro lugar a respectiva drive do leitor DVD, de modo a que o arranque seja feito a partir da drive de DVD
4- Formatar as 3 partições e instalar o Windows XP numa partição
5- Inserir o CD do Service Pack 2 para o Windows XP
6- Instalar o Service Pack 2
7- Instalar o Office (aconselho a instalar somente o Word, Powerpoint e Excell)
8- Instalar o modem ZTE MF620

Caso tenham problemas em reconhecer o modem sigam estes passos:
a- Tirar a bateria do modem
b- Ligar modem sem bateria via USB ao PC
c- Instalar o Software, se o sofware sugerir reiniciar o PC , optem por não reiniciar
d- Após o Software instalado , inserir o número PIN que veio com o cartão (4 dígitos)
e- Fechar software e desligar o modem do PC
f- Colocar a bateria no modem e voltar a ligar o modem ao PC
g- Abrir o sofware
h- Ligar à internet (primeira opção no canto superior esquerdo)

9- Ir ao Start - programas - windows update
10- Escolher a opção "critical Updates"
11- Fazer download dos 85 critical updates para o windows XP

Estas dicas destinam-se a professores e alunos que não estão muito à vontade com a informática , quanto aos outros aconselho pura e simplesmente "queimar" um ficheiro ISO num CD ou DVD criado com o http://www.nliteos.com/

Esta sugestão do Nlite tem muitas vantagens porque é possível colocar num só CD/DVD tudo o que necessitamos para ficar com o PC completamente operacional, ou seja, num só ficheiro ISO podemos ter: o Windows XP, SP2, todos os critical updates, as drivers para o som e gráfica e MS Office e mais coisas que queiram tipo Winrar, etc. Além disso o tempo de instalação é muito mais reduzido e ficamos sempre com o CD ou DVD pronto a reinstalar em caso de necessidade.

Caso conheçam alguém que esteja à vontade com o Nlite, peçam para gravar um ISO para CD ou DVD com o que referi.

No fim disto, ficam com um portátil estável, rápido e limpinho, pronto para trabalhar :)

*** Atenção , parto do princípio que possuem LEGALMENTE todo o software que referi :)

nickie
05-12-2007, 12:57
Não tenho este portátil e por isso por isso posso só estar a criar confusão mas já agora, algumas questões (esclarecimento):

- pq apagar as 3 partições? Em principio bastará apagar a partição associada ao c: e instalar o XP nessa partição. As outras partições (se for igual ao meu PC), uma não terá nada (normalmente usada para colocar os documentos) e outra será a partição de instalação do SO (vista). Ou apagarem a partição do Vista, perdem a possibilidade de voltar a instalar o Vista "on-the-fly", ou seja, bastando carregar num F qq e pedir para fazer a recuperação do sistema. Convém dizer isto às pessoas, principalmente se forem pessoas que, como dizes, não têm prática em informática.

- não são "drives" mas drivers. Drives são os leitores de CDs, DVDs, disquetes e afins. Drivers são os programas que controlam o funcionamento dos componentes do computador.

- A história do Nlite podia estar melhor explicada. O que ele faz é de facto criar um ficheiro que serve de muito pouco para o objectivo em causa, a não ser quando gravado num cd. Devias dizer "num só CD podemos ter...", mas isso são preciosismos da minha parte.

Herege
05-12-2007, 13:15
Não tenho este portátil e por isso por isso posso só estar a criar confusão mas já agora, algumas questões (esclarecimento):

- pq apagar as 3 partições? Em principio bastará apagar a partição associada ao c: e instalar o XP nessa partição. As outras partições (se for igual ao meu PC), uma não terá nada (normalmente usada para colocar os documentos) e outra será a partição de instalação do SO (vista). Ou apagarem a partição do Vista, perdem a possibilidade de voltar a instalar o Vista "on-the-fly", ou seja, bastando carregar num F qq e pedir para fazer a recuperação do sistema. Convém dizer isto às pessoas, principalmente se forem pessoas que, como dizes, não têm prática em informática.

Sem dúvida deveria ter referido essa possibilidade, no entanto, o disco já é "curto" e não acho aconselhável ter uma partição a ocupar tanto espaço dando tão poucos beneficios.

- não são "drives" mas drivers. Drives são os leitores de CDs, DVDs, disquetes e afins. Drivers são os programas que controlam o funcionamento dos componentes do computador.

Tens toda a razão, vou editar o post com a correcção, obrigado :)

- A história do Nlite podia estar melhor explicada. O que ele faz é de facto criar um ficheiro que serve de muito pouco para o objectivo em causa, a não ser quando gravado num cd. Devias dizer "num só CD podemos ter...", mas isso são preciosismos da minha parte.

Realmente também acho um preciosismo, além disso o Nlite é MUITO útil neste caso concreto, basta pensar que ficamos com TUDO instalado de uma só vez e em metade do tempo ( às vezes ainda menos, depende dos casos)

DekkeR
05-12-2007, 13:16
Não esquecendo o facto que, quase de certeza, ao arrancares pelo CD do XP ele não vai detectar o disco SATA do portátil.

Herege
05-12-2007, 13:20
Não esquecendo o facto que, quase de certeza, ao arrancares pelo CD do XP ele não vai detectar o disco SATA do portátil.

Quase de certeza que estás errado :)

Tudo o que referi no meu post, foi testado previamente por mim.

DekkeR
05-12-2007, 13:29
Lá está, eu disse quase :p

Se eles configuraram na BIOS a opção para usar o disco SATA como IDE, não há esse problema.. mas como deves saber mais de 90% dos portáteis com discos SATA não são reconhecidos com o CD do XP ;)

Herege
05-12-2007, 14:06
Seja como for vale a pena verificar essa situação do SATA. Quando tiver novidades ponho aqui a informação.

Caso esteja a funcionar como IDE, vou ter que arranjar drivers para SATA e alterar a Bios.

-M4-
13-12-2007, 22:25
Tenho uma pergunta. Este modelo vem com uma placa SiS Mirage 3 Graphics, pelo menos o do programa E-escola. No entanto, quando tento inicializar o Age of Empires 2, diz-me que o DirectDraw não está correctamente instalado/configurado. Quando tento inicializar o Age of Empires 3, diz que o Direct 3D ou não está correctamente instalado, ou a placa não o suporta ou está corrompido. Já verifiquei usando o dxdiag.exe(ou assim uma coisa) e diz-me que essas duas funcionalidades estão activadas e a funcionar bem. Alguem sabe qual pode ser o problema?

Migael
13-12-2007, 23:00

É IDE... :P ele reconheceu-o logo. Aliás foi a primeira coisa que fiz quando recebi este siemens foi instalar o XP.

Herege
14-12-2007, 10:12
Tenho uma pergunta. Este modelo vem com uma placa SiS Mirage 3 Graphics, pelo menos o do programa E-escola. No entanto, quando tento inicializar o Age of Empires 2, diz-me que o DirectDraw não está correctamente instalado/configurado. Quando tento inicializar o Age of Empires 3, diz que o Direct 3D ou não está correctamente instalado, ou a placa não o suporta ou está corrompido. Já verifiquei usando o dxdiag.exe(ou assim uma coisa) e diz-me que essas duas funcionalidades estão activadas e a funcionar bem. Alguem sabe qual pode ser o problema?

Só com essas informações é difícil ajudar. Tenta colocar aqui mais informações sobre o software que tens instalado, e que sistema operativo tens.

-M4-
14-12-2007, 10:23
O PC está exactamente como veio, com Windows Vista, o Office etc. Re-instalei o DirectX, a pensar que era aí que estava o erro mas continuou sem dar.
Também já fiz o download da driver da placa gráfica e continua sem dar... Embora não tenha a certeza que tenha sido a certa, mas foi a que apareceu quando fui ao site da Fujitsu Siemens e pus o modelo do PC... O ficheiro chama-se FSC_Embedded_in_SiS_M672_7_14_10_5070__1017093.zip

moscavem
14-12-2007, 16:41
Hoje instalei no meu o sistema operativo xp foi simples e noto que é mais rápido...

super ricardo
17-12-2007, 14:42
Hoje formatei o meu e decidi experimentar o Windows XP. Uma das coisas que reparei foi que não tem o software de energia que vinha originalmente. Como posso arranjá-lo? É que agora tenho o PC em modo de longa duração de bateria...

alexvaz
18-12-2007, 17:12
Uma boa questão, também gostaria de saber isso...

prismatix
23-12-2007, 19:36
chegou-me esta semana um v5515 a bateria tem autonomia de uma hora ... =X é mesmo assim ?

fr0st
23-12-2007, 19:57
Por favor é o vista. Ele iniciou o AoE II no Vista, com uma gráfica interna. Há que pensar?

JarimbaG1S
24-12-2007, 00:30
Não sei se isto ajuda, mas podes tentar. Ver aqui (http://www.kerodicas.com/downloads/artigo=1239).

Migael
24-12-2007, 00:54
chegou-me esta semana um v5515 a bateria tem autonomia de uma hora ... =X é mesmo assim ?

Uma Hora e Quarenta minutos se não estou em erro.

76SILVA
29-12-2007, 02:11
Eu recebi um portatil da tmn e instalei o windows xp sp2 , mas agora aparece que nao consegue carregar o instalador da bateria e nao sei o que fazer.
Digam alguma coisa
Obrigado

super ricardo
01-01-2008, 19:07
Não sei se isto ajuda, mas podes tentar. Ver aqui (http://www.kerodicas.com/downloads/artigo=1239).

Funcionou comigo :) ty.

António_Pedro
01-01-2008, 22:07
Boas,
Quando estou a formatar o disco C: diz-me que não é possível formatá-lo. Há outra maneira de o fazer? Queria mesmo colocar o XP que o Vista, na minha opinião é um cancro, não me dou bem com aquilo.

pisco
02-01-2008, 13:23
antes de mais quero agradecer pela criação deste topico, realmente vai dar muito jeito, vou-me aventurar ai com o nlite :)

LinuxWarrior
02-01-2008, 13:26
Boas,
Quando estou a formatar o disco C: diz-me que não é possível formatá-lo. Há outra maneira de o fazer? Queria mesmo colocar o XP que o Vista, na minha opinião é um cancro, não me dou bem com aquilo.
Usa um cd de Linux... e aproveita e instala também um linuxzinho nisso...
Qualquer duvida, mete na secção de Linux aqui do TZ ;)

fr0st
02-01-2008, 13:47
Eu tou com o mesmo portátil e jogo jogos mais antigos tipo Caesar 3 e Jagged Alliance 2

lytos
07-01-2008, 12:47
Boas tardes a todos!!!

Gostava de saber se alguem já tento colocar no fujitsu o OS x....

Estou farto de tentar mas ele não reconhece o disco.... alguma sugestão?

Obrigado

Migael
07-01-2008, 14:36
Boas tardes a todos!!!

Gostava de saber se alguem já tento colocar no fujitsu o OS x....

Estou farto de tentar mas ele não reconhece o disco.... alguma sugestão?

Obrigado

OS X?! ^^ Eu não sei como anda isto, mas acho que ainda é preciso ter um mac para ter o OS X.

JarimbaG1S
07-01-2008, 22:22
Mesmo que a "malta" quisesse responder, não podia. Vai contra as normas do fórum. o Google é grande...

lytos
10-01-2008, 14:49
as minhas desculpas tinha na ideia k a apple tinha aberto os seus sistemas operativos a todas as maquinas intel... o que ja vim a descobrir que não é verdade, mais uma vez as minhas desculpas

Migael
10-01-2008, 18:32
as minhas desculpas tinha na ideia k a apple tinha aberto os seus sistemas operativos a todas as maquinas intel... o que ja vim a descobrir que não é verdade, mais uma vez as minhas desculpas

Penso que só seja possível o contrário. Ter um mac e instalar o Windows.

alexvaz
13-01-2008, 02:35
Bem pessoal, eu estou é espera do meu V5515 e estou a pensar fazer este tutorial mal o receba para mudar do Vista para o XP. Mas antes disso, gostava de fazer um backup do sistema, pois se vem com um Vista legal convém guardar. A ideia era criar um DVD de recuperação que me colocasse o sistema exactamente como vinha se algum dia necessitar, podendo depois apagar todas as partições do portatil. Alguém me sabe dizer uam forma fácil de fazer isto?

vitorpt
14-01-2008, 22:40
Alguém tem problemas com o wireless neste portátil?
Tem placa integrada ou é com a placa gsm?

António_Pedro
15-01-2008, 01:43
Alguém tem problemas com o wireless neste portátil?
Tem placa integrada ou é com a placa gsm?

Nunca tive problemas com o Wireless...
__________________________________________________ _____________________________
Outra coisa,
Neste meu portátil já lhe meti o Windows XP e também já lhe coloquei mais 1Gb de Ram, ficando agora com 1,75Gb (por causa dos 256 roubados pela gráfica). Alguém me sabe dizer se é possível fazer alguma coisa em relação à placa gráfica? Colocar outra, fazer um overclock nesta, permitir dar mais de 256, qualquer coisa, estou já nervoso com esta placa gráfica...Agora com a RAM nova ate ficou rápido, mas para jogar é 0. A jogar GTA: San Andreas mete nojo. Mesmo com os gráficos no mínimo (nível de detalhe: baixo) vai sempre aos saltos, é impossível.

Se alguém puder ajudar...

lytos
15-01-2008, 02:55
Nunca tive problemas com o Wireless...
__________________________________________________ _____________________________
Outra coisa,
Neste meu portátil já lhe meti o Windows XP e também já lhe coloquei mais 1Gb de Ram, ficando agora com 1,75Gb (por causa dos 256 roubados pela gráfica). Alguém me sabe dizer se é possível fazer alguma coisa em relação à placa gráfica? Colocar outra, fazer um overclock nesta, permitir dar mais de 256, qualquer coisa, estou já nervoso com esta placa gráfica...Agora com a RAM nova ate ficou rápido, mas para jogar é 0. A jogar GTA: San Andreas mete nojo. Mesmo com os gráficos no mínimo (nível de detalhe: baixo) vai sempre aos saltos, é impossível.

Se alguém puder ajudar...

O google é amigo :) agora não penses k consegues alguma coisa em especial com a gráfica, dá para fazer oc mas nao se nota grande diferença. no meu portatil a pontuação do vista subiu 2 décimas.

Nem dá para ver filmes de 1080p, por isso jogar só se for uns joguitos online

Ps: As gráficas nos portateis n dão para mudar por isso só há 2 solucoes ou compras um portatil com uma boa gráfica ( o k n há) ou nao compras e aguentas-t com esse :002:

vitorpt
15-01-2008, 16:23
O google é amigo :) agora não penses k consegues alguma coisa em especial com a gráfica, dá para fazer oc mas nao se nota grande diferença. no meu portatil a pontuação do vista subiu 2 décimas.

Ps: As gráficas nos portateis n dão para mudar por isso só há 2 solucoes ou compras um portatil com uma boa gráfica ( o k n há) ou nao compras e aguentas-t com esse :002:

1080p com 2GB de ram ou só com 1?
Com 1GB vai aos saltos mas não com paragem de imagem.

Wireless, não consigo meter a funcionar. Já testei meter no router sem qualquer protecção e nada.

Migael
15-01-2008, 16:43
Wireless, não consigo meter a funcionar. Já testei meter no router sem qualquer protecção e nada.

Fn+f1 ?

vitorpt
15-01-2008, 19:04
Fn+f1 ?

Era isso mesmo....:009::009:

Agora sobre o 1080p e a quantidade de ram, podes responder Lytos?

Sab3rRid3r
15-01-2008, 19:47

Eu não percebo muito disto, mas será que há alguma vantagem em ver videos 1080p num ecrã de 1280x800?

lytos
15-01-2008, 20:04
Era isso mesmo....:009::009:

Agora sobre o 1080p e a quantidade de ram, podes responder Lytos?

Só com um giga... mas isso é independente pk o k processa o filme é o cpu, como só tem 1 mega de cache L2 deixa muito a desejar... ja tenho a memoria encomendada assim k a tiver no laptop digo como se porta...

no meu a ler 1080p fica com delay na voz e aos saltos tipo canguro

lytos
15-01-2008, 20:08
Eu não percebo muito disto, mas será que há alguma vantagem em ver videos 1080p num ecrã de 1280x800?

essa é a resolução nativa de 1080p.... se fores a uma loja e vires um tft de hd, e se este tiver as medidas da tela inferiores a essa resolução, então o monitor não suporta o fomato 1080p, vai apenas suportar 720p ou 1080i

Sab3rRid3r
15-01-2008, 20:52
essa é a resolução nativa de 1080p.... se fores a uma loja e vires um tft de hd, e se este tiver as medidas da tela inferiores a essa resolução, então o monitor não suporta o fomato 1080p, vai apenas suportar 720p ou 1080i

Desculpa continuar o offtopic, mas a resolução de 1080p não é 1920x1080 ?

Tdk
15-01-2008, 21:32

É.

lytos
15-01-2008, 21:36

lol tens razao..... eu é k estava a aqui a ver outras cenas :lol:

Sab3rRid3r
15-01-2008, 21:51
lol tens razao..... eu é k estava a aqui a ver outras cenas :lol:

Ok, bem me parecia.
Mas sendo assim afinal qual é a resolução do vídeo que corre aos soluços neste portátil? É mesmo 1920x1080 ou estavas a confundir com 1280x720?

vitorpt
15-01-2008, 22:01
Ok, bem me parecia.
Mas sendo assim afinal qual é a resolução do vídeo que corre aos soluços neste portátil? É mesmo 1920x1080 ou estavas a confundir com 1280x720?

Bom eu faço desta forma, parametrizo o segundo ecran com 1920x1080 e utilizo um cabo vga para ligar ao lcd e voilá.

Não tenho problemas com o som, a imagem é que vai aos pulos.
Ora se de 1GB retirar 256MB para a placa de video, ficamos com 768 de ram. Se adicionar mais 1GB talvez fique mais suave.
Já agora utilizas o ffdshow ou coreavc e qual o player?

lytos
16-01-2008, 12:07
Ok, bem me parecia.

Sim é nessa resolução de video 1280x800

o player é o gom player ou KMplayer com coreavc, este ultimo dá para ver muito melhor...

Sab3rRid3r
16-01-2008, 14:18
Sim é nessa resolução de video 1280x800

o player é o gom player ou KMplayer com coreavc, este ultimo dá para ver muito melhor...

Isso é estranho. Eu não tenho o portátil, mas acho que esse dual core devia ser mais do que suficiente para correr 720p sem problemas.
Tens a certeza que não tens o processador em modo de poupança de energia ou assim?

lytos
16-01-2008, 15:17
Isso é estranho. Eu não tenho o portátil, mas acho que esse dual core devia ser mais do que suficiente para correr 720p sem problemas.
Tens a certeza que não tens o processador em modo de poupança de energia ou assim?

pois eu tb achei muito estranho... tenho o cpu com um programa k faz com k ele esteja sempre a trabalhar sem intel speedstep (14x133 com a corrente ligada). tb reparei k as temperaturas dele andam sempre na casa dos 40º em idle em full é raro passar dos 60º o k ker dizer k dá para subir um pouco o fsb. agora como isto é um portatil n há opcoes na bios e ainda n consegui arranjar um programa para aumentar o fsb pelo windows... o k me chateia mais é k tenho uma drive de blue ray e n consigo ver filmes em 1080p (a tela fica aos soluços). nos filmes de 720p vê-se na boa.

alguem sugere um programa para aumentar o fsb ao "BICHO"????

vitorpt
19-01-2008, 16:45
Lytos, quando instalares a ram depois diz se melhorou em 1080.

Já agora onde compraste e preço?:p:p

esaramago123
23-01-2008, 16:54
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=236284&highlight=audio+v5515

Alguém me resolve este problema?

ilianesouza
28-01-2008, 18:53
Ola boas noites queria perguntar se lguem sabe se o siemens tem ram de 1gb mas so com um slot ocupado ou tem dois de 512 o das novas oportunidades obrigados

queria enconmendar mas nao sei qual sera melhor deles todos
beijos

lytos
31-01-2008, 15:30
Lytos, quando instalares a ram depois diz se melhorou em 1080.

Já agora onde compraste e preço?:p:p

Bem já tenho a ram comprei a 17.99€, mas agora tenho um grande problema!!!!! :mad: A memoria n duplica de velocidade, apesar de ter dois dims com ddr2 ele continua a ler em single...

Alguem teve este problema?

Ps: Continua a não ler formatos de 1080p :mad:

iMode
15-02-2008, 21:17
Eu recebi um portatil da tmn e instalei o windows xp sp2 , mas agora aparece que nao consegue carregar o instalador da bateria e nao sei o que fazer.
Digam alguma coisa
Obrigado

Alguém sabe a resposta a esta pergunta? :s tou exactamente com o mesmo problema...

Migael
16-02-2008, 13:05
Aqui instalou o Windows XP correctamente e sem problemas. Já agora que driver é que ele pede?

iMode
16-02-2008, 13:14
Aqui instalou o Windows XP correctamente e sem problemas. Já agora que driver é que ele pede?

Já resolvi o problema :s o windows que istalei estava modificado com nlite e não continha as drivers da bateria!

pepo20
23-02-2008, 20:59
Alguém podia meter aqui as drives que é necessário! :p
E eu não sou capaz de entrar no site das drives!

RoGeRaBBiT
14-04-2008, 20:15
tb nao encontro as drives o site da fujitsu não as disponibiliza actualmente, se alguem as tiver ou poder disponibilzar... tb queria passar para XP tou farto do Vista e num portatil destes nao compensa ... help

pmsilva
10-05-2008, 01:45
boa noite pessoal...
so novo nestas andanças.
recebi o meu fujitsu esta semana e quero instalar o xp, mas n consigo por na bios para arrancar atraves do cd.
lá pede para carregar no +/- para mover parabaixo e para cima mas n consigo, gostva k me ajudassem.
fico a espera de resposta...

nazka
23-05-2008, 00:47
Boas pessoal!

quero formatar o meu Fujitsu e ja fiz o download das drives que diz no tutorial (grafica e som).

Agora pergunto, e o resto das drives? bateria, wireless, touchpad.. onde podemos fazer download?

Obrigado :)

#replay
29-05-2008, 14:11
alguem sabe onde posso encontrar as drives para a bateria? ty