View Full Version : MacBook ligado a lcd-tv, duvidas na qualidade.

SergioLopes
04-12-2007, 14:33
Boas...
Depois de muito lutar de volta do macbook, venho aqui solicitar alguma ajuda para este problema.
Tenho uma tv Samsung LE40N87BD, (http://www.samsung.com/pt/products/tv/tftlcd/tft_lcd169/le40n87bd.asp?page=Specifications) e um MacBook Core 2 Duo White 2.16ghz, ja comprei o cabo mini mdvi -> dvi e depois o dvi -> hdmi para, por fim, ligar isto à tv.
O objectivo disto era conseguir ver na tv os filmes divx/xvid "normais" e os filmes .mkv (720p ou 1080p) com o máximo de qualidade.... o que acontece é que não acho a qualidade satisfatória, quando comparada com o meu outro portátil ligado simplesmente por VGA.
Penso que o problema estará nos codecs e/ou software que estou a utilizar (vlc) para isto.

Alguém me pode dar umas dicas em relação a este problema? que codecs ? qual a melhor maneira de por isto a funcionar de forma satisfatória ?

Outra duvida, não tão importante, mas que ainda nao consegui encontrar solução que convença... que software usar para Media Center ? Preciso que de para aceder aos filmes que estão em partilhas de rede windows...

Desde já obrigado ...

[ ]

Demiurgo
04-12-2007, 14:42
A resposta pode ser simples: A saida DVI do Macbook e somente simples (DVI-I) e nao dupla (DVI-D) e em 40" pagas o preco na qualidade da imagem. Pode ser tambem que tenhas um dos adaptadores ou cabo HDMI de qualidade duvidosa :D.

Tenho tido um Macbook Pro (com saida DVI-D e cabo HDMI) ligado a uma televisao Sony de 26" e a qualidade e simplesmente fantastica, mesmo com Divx de baixa qualidade, utilizando o VLC.

A qualidade de imagem geral do OS X na televisao e satisfatoria? Ou seja, so notas nos filmes?

SergioLopes
04-12-2007, 14:46
Não sabia isso da saida dvi-i dvi-d ... já estou a ficar lixado com isto entao...
Quanto aos adaptadores e cabos, são todos Apple... daí nao deve ser o problema...
A qualidade na tv tambem se nota nao ser a melhor simplesmente no osx, mas nos filmes é bem pior... incluisive as legendas nao saem mt bem definidas...

Demiurgo
04-12-2007, 14:57
O facto de serem Apple nao significa que sejam os melhores :-D.

Nao tens maneira de arranjar alguem que te empreste um cabo HDMI daqueles bem caros para testares? (Se o problema estiver no cabo, das logo por isso, se for nos adaptadores, tambem terias de encontrar alternativa)

Podes sempre tentar mexer no perfil de cor e afins no system preferences. Nao perdes nada e e gratis.

SergioLopes
04-12-2007, 15:09
Quanto a cabos de mais qualidade... posso ver se consigo arranjar outros para testar... embora ja tenha exprimentado com outros e nao notei diferença (mas podiam ser da mesma qualidade (?) destes) ....

Quanto ás cores, tambem nao me parece que seja por ai que chegue á qualidade que quero...
Acho que o macbook para isto está a ser má ideia... :(

ruimoura
04-12-2007, 15:31
Quanto a cabos de mais qualidade... posso ver se consigo arranjar outros para testar... embora ja tenha exprimentado com outros e nao notei diferença (mas podiam ser da mesma qualidade (?) destes) ....

Quanto ás cores, tambem nao me parece que seja por ai que chegue á qualidade que quero...
Acho que o macbook para isto está a ser má ideia... :(

O macbook serve bem, estás é com alto problema de codecs ... digo eu ... ou de cabos, mesmo ...

SergioLopes
04-12-2007, 15:33
Entao que codecs sao aconselhaveis para o seguinte:

- divx
- xvid
- mkv 720p
- ac3

e qual o player ...
Nao pesco grande coisa de macs ...

blastarr
04-12-2007, 15:38
A resposta pode ser simples: A saida DVI do Macbook e somente simples (DVI-I) e nao dupla (DVI-D) e em 40" pagas o preco na qualidade da imagem. Pode ser tambem que tenhas um dos adaptadores ou cabo HDMI de qualidade duvidosa :D.

Tenho tido um Macbook Pro (com saida DVI-D e cabo HDMI) ligado a uma televisao Sony de 26" e a qualidade e simplesmente fantastica, mesmo com Divx de baixa qualidade, utilizando o VLC.

A qualidade de imagem geral do OS X na televisao e satisfatoria? Ou seja, so notas nos filmes?

Não.
Mesmo uma saída DVI single-link suporta até 1920x1200 a 60Hz, pelo que 1080p (1920x1080) não é problema -a não ser que tenhas uma HDTV de 100Hz ou superior, mas são raras-.
Se a qualidade de imagem é fraca, tens de culpar o hardware scaler contido na Intel GMA950 ou o driver modificado pela Apple, nada mais.

O DVI dual-link só é necessário se precisares de usar resoluções superiores, como as dos monitores LCD de 30 polegadas (2560x1600).

SergioLopes
04-12-2007, 16:01
Obrigado pela explicação....
De qualquer maneira acho que a qualidade nao está tão boa como poderia estar... alguma dica em relação aos codecs para fazer um ultimo teste nisto ?

desde já obrigado

ruimoura
04-12-2007, 16:06
Obrigado pela explicação....
De qualquer maneira acho que a qualidade nao está tão boa como poderia estar... alguma dica em relação aos codecs para fazer um ultimo teste nisto ?

desde já obrigado

Experimenta o Perian (http://perian.org/) e vê pelo quicktime

SergioLopes
04-12-2007, 16:07
Obrigado... quando chegar a casa já vou testar isto...

zoidberg
04-12-2007, 16:42
o meu esta ligado a um monitor de 24'' a 1920x1200 @ 60HZ com uma qualidade de imagem espetacular .. o problema deve estar mesmo nos cabos ou codecs ...

Demiurgo
04-12-2007, 19:13
O macbook serve bem, estás é com alto problema de codecs ... digo eu ... ou de cabos, mesmo ...

Mas se ele diz que também no resto do OS X a qualidade não é a melhor, como é que os codecs resolvem a coisa? :-D

ruimoura
04-12-2007, 20:07
Mas se ele diz que também no resto do OS X a qualidade não é a melhor, como é que os codecs resolvem a coisa? :-D

Li essa parte na diagonal, mas nunca se sabe ... Não sei como funciona esta treta dos codecs em Mac, i'm just guessing ...

Demiurgo
04-12-2007, 22:36
Eu afastei a hipótese dos codecs quando lhe fiz a pergunta sobre a restante qualidade de imagem, sem ser a de filmes.

Por falar nisso, SergioLopes, porque não tentas com um DVD propriamente dito para verificar que qualidade tem?

SergioLopes
04-12-2007, 22:49
Obrigado pelas dicas... hoje ja nao vou poder testar as soluções sugeridas, mas amanha ataco nisso...

Obrigado

( Demiurgo (http://www.techzonept.com/member.php?u=24), és o autor desse blog ? )

Demiurgo
04-12-2007, 22:51
Obrigado pelas dicas... hoje ja nao vou poder testar as soluções sugeridas, mas amanha ataco nisso...

Obrigado

( Demiurgo (http://www.techzonept.com/member.php?u=24), és o autor desse blog ? )

A última vez que verifiquei, sim. :-D.

SergioLopes
04-12-2007, 23:14
Porreiro pah :) Sou um leitor assíduo desse blog ... lol
Coincidências ....

[PT]latrine
05-12-2007, 11:00
Sergio... ninguém respondeu à tua segunda questão...

O melhor software que tens para fazer de media center é mesmo o Front Row, já que vem instalado de raiz...
só precisas de fazer uma coisa para adicionares unidades de rede partilhadas (windows ou linux) é simples:

O front row só lê as pastas do teu utilizador ( e do user shared) em busca de conteúdos. ou seja na tua pasta /users/utilizador tens lá uma serie de pastas que ele usa... uma delas, (a mais importante no teu caso) é a pasta "movies". Todos os conteúdos desta pasta serão apresentados numa lista no frontrow e serão "visionáveis"

então mas o que isto tem a ver com as unidades de rede? perguntas tu...

é simples... navega até uma unidade de rede que tenha os conteúdos, abre o menu e selecciona a opção de "criar um atalho" (ou algo parecido não tenho aqui o mac.)

Depois é só pegar nesse atalho e meter na pasta movies.

Assim esta pasta de rede passará a constar do FrontRow... ;) e o seu conteúdo acessível easy!

JPC

ruimoura
05-12-2007, 11:07
latrine;2278023']Sergio... ninguém respondeu à tua segunda questão...

O melhor software que tens para fazer de media center é mesmo o Front Row, já que vem instalado de raiz...
só precisas de fazer uma coisa para adicionares unidades de rede partilhadas (windows ou linux) é simples:

O front row só lê as pastas do teu utilizador ( e do user shared) em busca de conteúdos. ou seja na tua pasta /users/utilizador tens lá uma serie de pastas que ele usa... uma delas, (a mais importante no teu caso) é a pasta "movies". Todos os conteúdos desta pasta serão apresentados numa lista no frontrow e serão "visionáveis"

então mas o que isto tem a ver com as unidades de rede? perguntas tu...

é simples... navega até uma unidade de rede que tenha os conteúdos, abre o menu e selecciona a opção de "criar um atalho" (ou algo parecido não tenho aqui o mac.)

Depois é só pegar nesse atalho e meter na pasta movies.

Assim esta pasta de rede passará a constar do FrontRow... ;) e o seu conteúdo acessível easy!

JPC

Já que tocas nisso, pelo frontrow é possivel ver, tipo, séries em divx? (quem diz séries diz um ficheiro em divx/xvid)

[PT]latrine
05-12-2007, 11:21
Claro que sim...

O front row usa os componentes do quicktime para ver os filmes, como tal tudo o que o quicktime toca, o front row toca. :)

Desde que tenhas os codecs a funcionar, tudo funciona... (eu uso o meu como flip4mac e perian)

Com um senão/dúvida... como sou extremamente fluente em línguas especialmente o inglês, não uso legendas pois distraem a atenção. Mas posso investigar lá em casa se funciona ou não com legendas....

ruimoura
05-12-2007, 11:25
latrine;2278092']Claro que sim...

O front row usa os componentes do quicktime para ver os filmes, como tal tudo o que o quicktime toca, o front row toca. :)

Desde que tenhas os codecs a funcionar, tudo funciona... (eu uso o meu como flip4mac e perian)

Com um senão/dúvida... como sou extremamente fluente em línguas especialmente o inglês, não uso legendas pois distraem a atenção. Mas posso investigar lá em casa se funciona ou não com legendas....

Muito obrigado. A minha dúvida era mesmo ao nível do quicktime, mas assim já estou mais descansado, já vou poder ver Dexter + Heroes + Lost no meu novo Mac "à patrão", como o comando :)

Não conhecia o flip4mac. Mais um programa a acrescentar ao txt que aqui tenho já com vários programas para instalar no Mac, quando chegar :)

Ps: esquece as legendas, não se usa disso aqui ;)

[PT]latrine
05-12-2007, 11:32
FLIP4Mac (http://www.flip4mac.com/)

é o melhor codec para ver WMV sendo inclusivamente distribuído no pacote do "windows merdia player para mac".

Atenção que para o Leopard precisa de uma versão especial (beta) vê bem a área de donwloads

ruimoura
05-12-2007, 11:37
latrine;2278125']FLIP4Mac (http://www.flip4mac.com/)

é o melhor codec para ver WMV

Pois, já vi, mas aqui na minha máquina wmv é coisa que só põe os pés uma vez por ano, e por engano ;)

Obrigado.

Demiurgo
05-12-2007, 17:00
Nem de propósito encontrei este parágrafo hoje na review do ArsTechnica (http://arstechnica.com/reviews/hardware/santa-rosa-macbook-review.ars/2) sobre o Macbook Santa Rosa:

At work I came across another limitation, this time almost certainly thanks to those integrated graphics. Plugging in my external LCD using the mini DVI-VGA adapter that I purchased separately, I noticed a significant reduction in picture quality compared to what I was used to with the Radeon 9600 in the old PowerBook. Perhaps some of this could be due to the fact that the external monitor was VGA, but the old setup had a DVI-VGA adapter too. Generally, the image on the external display was fuzzier and less acute than I'd like it to be.

Nao é uma situação idêntica, mas é parecida.

ruimoura
05-12-2007, 17:33
Nem de propósito encontrei este parágrafo hoje na review do ArsTechnica (http://arstechnica.com/reviews/hardware/santa-rosa-macbook-review.ars/2) sobre o Macbook Santa Rosa:

At work I came across another limitation, this time almost certainly thanks to those integrated graphics. Plugging in my external LCD using the mini DVI-VGA adapter that I purchased separately, I noticed a significant reduction in picture quality compared to what I was used to with the Radeon 9600 in the old PowerBook. Perhaps some of this could be due to the fact that the external monitor was VGA, but the old setup had a DVI-VGA adapter too. Generally, the image on the external display was fuzzier and less acute than I'd like it to be.

Também acabei de ler isso e reparei logo nessa parte. Será problema da gráfica ou do cabo?

nmat
05-12-2007, 17:37
latrine;2278092']

Para o resto do pessoal que precisa de ler, sim funciona perfeitamente com legendas (QuickTime + Perian).

ruimoura
05-12-2007, 19:04
Para o resto do pessoal que precisa de ler, sim funciona perfeitamente com legendas (QuickTime + Perian).

Para ver um filme ou outro com a namorada tb serve, vá .. ;)

Ps: legendas à parte, tipo srt, dão bem?

zoidberg
05-12-2007, 20:12

Experimentei ligar ao meu HP w2408 por VGA e nota-se bem a diferença para o DVI...
Em DVI-DVI fica perfeito, se for mini-DVI para VGA m a imagem nao fica grande espingarda ( a 1920x1200 )

ruimoura
05-12-2007, 20:48
Bem, fui informar-me, principalmente no fórum do appleinsider, e há várias pessoas a dizer o mesmo. A imagem no monitor externo, se for com VGA, perde alguma qualidade. Se o monitor tiver ligação dvi a coisa muda de figura.

Parece-me bem que o problema é da treta do cabo da apple, porque a qualidade fica perdida quando passa por lá, e não é normal. Tenho o meu "laptop" ligado a um monitor daqueles da segunda guerra mundial, por VGA, e a qualidade é impecável.

SergioLopes
05-12-2007, 22:19
ruimoura, mas a saida de video do macbook é dvi (mini), penso que o adaptador so converte mesmo do formato mini-dvi para o dvi-standard para se poder ligar aos monitores com dvi-i ou hdmi...

(obrigado a todos pelas dicas, hoje, mais uma vez, nao vou ter oportunidade de testar)...

ruimoura
05-12-2007, 23:03
ruimoura, mas a saida de video do macbook é dvi (mini), penso que o adaptador so converte mesmo do formato mini-dvi para o dvi-standard para se poder ligar aos monitores com dvi-i ou hdmi...

(obrigado a todos pelas dicas, hoje, mais uma vez, nao vou ter oportunidade de testar)...

Mas se usares o "minidvi -- vga" vai perder qualidade, pelo que já pude verificar. Se for "mini dvi -- dvi/hdmi" não parece ter problemas. De qq modo há muita gente a usar este adaptador para os vga e nunca tal tinha ouvido ... Será que os cabos da apple vêm com defeito, ou algo do género?

SergioLopes
05-12-2007, 23:05
O que tenho é mini-dvi -> dvi... nunca testei com outros ...
Amanha, espero ja conseguir mexer nisso e deixar aqui o feedback...

Obrigado

ruimoura
05-12-2007, 23:07
O que tenho é mini-dvi -> dvi... nunca testei com outros ...
Amanha, espero ja conseguir mexer nisso e deixar aqui o feedback...

Obrigado

Mas se é mini dvi -- dvi tinha que dar boa imagem, obrigatoriamente. Algo se passa com o cabo ...

Demiurgo
05-12-2007, 23:25
Mas se é mini dvi -- dvi tinha que dar boa imagem, obrigatoriamente. Algo se passa com o cabo ...

Ou com os adaptadores, pois ele está a utilizar um mini-dvi/dvi e um dvi/hdmi

zoidberg
07-12-2007, 12:37
o meu mini-dvi - dvi comprado há 1 semana tem a imagem perfeita, aposto mais que o problema esteja no 2º adaptador ( DVI - hdmi )

SergioLopes
10-12-2007, 09:18
Boas...
A todos, obrigado pelas dicas... so este fim de semana tive oportunidade de voltar a este assunto novamente.

Depois de uma nova instalação do Leopard, sem codecs inventados, instalei os updates, perian e o ac3, e tentei abrir os filmes hd com o quicktime... tudo funcionava bem no ecrã, muito boa qualidade, passei aos testes na tv e tudo Ok, qualidade igualmente boa... Logo, deduzo que tenha sido algum problema causado na instação anterior em que ja tinha inventado imenso com codecs...
Esta solução (perian + quictime) funciona bem, MAS, se quiser andar com o filme para a frente estraga tudo, parece que o quicktime faz um "buffer" do filme como se tivesse a ver através da net...

Voltei a instalar o VLC, e o problema da qualidade de imagem parecia resolvido de vez... e com este programa ja consigo andar para a frente e para tras no video sem os problemas do quicktime.

Nao tive ainda oportunidade de testar o front row, mas ja estou a ver alguns problemas, sendo ele baseado no quicktime para reprodução de videos, vou ter o mesmo problema de andar para a frente e para tras nos filmes... :S

Novamente, obrigado pelas dicas.

[ ]

ruimoura
10-12-2007, 12:24
Boas...
A todos, obrigado pelas dicas... so este fim de semana tive oportunidade de voltar a este assunto novamente.

Depois de uma nova instalação do Leopard, sem codecs inventados, instalei os updates, perian e o ac3, e tentei abrir os filmes hd com o quicktime... tudo funcionava bem no ecrã, muito boa qualidade, passei aos testes na tv e tudo Ok, qualidade igualmente boa... Logo, deduzo que tenha sido algum problema causado na instação anterior em que ja tinha inventado imenso com codecs...
Esta solução (perian + quictime) funciona bem, MAS, se quiser andar com o filme para a frente estraga tudo, parece que o quicktime faz um "buffer" do filme como se tivesse a ver através da net...

Voltei a instalar o VLC, e o problema da qualidade de imagem parecia resolvido de vez... e com este programa ja consigo andar para a frente e para tras no video sem os problemas do quicktime.

Nao tive ainda oportunidade de testar o front row, mas ja estou a ver alguns problemas, sendo ele baseado no quicktime para reprodução de videos, vou ter o mesmo problema de andar para a frente e para tras nos filmes... :S

Novamente, obrigado pelas dicas.

[ ]

Porreiro :)

Eu estou a gostar bem mais da solução quicktime+perian porque o vlc para ler legendas é uma nódoa total (pra ver filmes e séries com a namorada), e por causa também do frontrow :D

SergioLopes
10-12-2007, 12:37
Boas... e com o front row / quicktime nao tens problemas em andar com os filmes para a frente e para trás ? Pelo menos nos .mkv 720p tenho esse problema...

ruimoura
10-12-2007, 12:43
Boas... e com o front row / quicktime nao tens problemas em andar com os filmes para a frente e para trás ? Pelo menos nos .mkv 720p tenho esse problema...

Nope. Mas vou testar isso com algo mais a sério e já te digo ...

Edit: estive a testar com um filme em 720p e dá bem. Provavelmente deve ter alguma dificuldade em lidar com o .mkv ... digo eu ... Não tenho nada nesse formato para comprovar.

nulio
10-12-2007, 17:23
O meu quicktime a ver um .mkv 720p "caga-se todo". Já instalei o perian e sempre que pauso ou play ele demora algum tempo a reagir.

No VLC parece manteiga. Falta-me algo no quicktime ou é mesmo o decoder do quicktime que gastará mais recursos?

Cumps

SergioLopes
10-12-2007, 17:25
Pelo que consegui encontrar pela net, penso que é mesmo problema do quicktime, ele tenta criar um "buffer" (como se fosse streaming) do filme, so que devido ao seu tamanho / complexidade demora bastante e fica tudo baralhado....

ruimoura
10-12-2007, 17:55
Nunca vi nada nesse formato ... vou tentar arranjar qualquer coisa para testar, mas parece que deve ser memso do formato :) ... O VLC e muito, muito bom, mas as legendas ....

nulio
10-12-2007, 18:05
Nunca vi nada nesse formato ... vou tentar arranjar qualquer coisa para testar, mas parece que deve ser memso do formato :) ... O VLC e muito, muito bom, mas as legendas ....

Não tenho probs em mandar-te para testares se quiseres :p

ruimoura
10-12-2007, 18:09
Não tenho probs em mandar-te para testares se quiseres :p

Se não for muito grande ou assim, é na boa. PM se quiseres. Obrigado :)

SergioLopes
10-12-2007, 22:22
Boas... estou um pouco a correr... mas andei a pesquisar pela net o problema do quicktime + .mkv hd e parece que é mesmo um problema bastante conhecido... ainda sem aparente volta a dar...

deixo entrentanto aqui este link: http://mkv4mac.free.fr/ para depois voltar ao assunto

[ ]

parkpre
11-12-2007, 13:14
Amigos,
Desculpem voltar ao tópico, mas nestes assuntos de cabos e hdmi/dvi, etc e tal, sou um nabo total.
Então, para ligar o meu macbook ao meu novo LCD samsung, preciso de uma ligação mini-dvi -> dvi e outro para para dvi -> hdmi?? Não nenhum mini-dvi -> hdmi? Já agora: que marcas são aconselhaveis? Na MediaMarkt ou Fnac arranja-se, certo?

Abraços pela ajuda,

ruimoura
11-12-2007, 13:22
Amigos,
Desculpem voltar ao tópico, mas nestes assuntos de cabos e hdmi/dvi, etc e tal, sou um nabo total.
Então, para ligar o meu macbook ao meu novo LCD samsung, preciso de uma ligação mini-dvi -> dvi e outro para para dvi -> hdmi?? Não nenhum mini-dvi -> hdmi? Já agora: que marcas são aconselhaveis? Na MediaMarkt ou Fnac arranja-se, certo?

Abraços pela ajuda,

Se existir minidvi - hdmi, será esse ... Não estou a dizer que existe ou não, atenção ...

SergioLopes
11-12-2007, 13:38
Boas.
Quando andei á procura dos componentes para ligar o MacBook ao LCD via HDMI, nao encontrei nenhum directo de mini dvi -> hdmi...
O que encontrei e comprei foi isto (http://store.apple.com/Apple/WebObjects/portugalstore.woa/9694048/wa/PSLID?mco=7E50163B&nplm=TL952&wosid=pl52lYKNWIkl2K9rW8D1KCNtJ1K), (encontras tambem na LojaMac de outras marcas).
Outra coisa, a conversao DVI -> HDMI nao faz perdas de qualidade porque ambos os sinais sao digitais, apenas perdes o som, pois o DVI nao suporta som. Terás de usar o som do audio out do macbook para ligar á tv / sistema de som.

SergioLopes
15-12-2007, 14:27
Boas novamente...
Até agora nao encontrei solução para o Quicktime + .mkv... Tenho de continuar com o VLC e os seus erros constantes :)

ruimoura
15-12-2007, 15:23
Boas novamente...
Até agora nao encontrei solução para o Quicktime + .mkv... Tenho de continuar com o VLC e os seus erros constantes :)

Estive a experimentar um .mkv com 1GB no VLC e ao tentar puxar à frente duas vezes crashou o VLC ... acho que é mesmo de serem ficheiros muito pesados ... digo eu ...

SergioLopes
24-01-2008, 21:11
Não sei se serão de ser pesados... eu consigo abrir razoavelmente bem os ficheiros .mkv 720p ou 1080p... ao fim de 40min. ou pouco mais tem umas paragens... mas sem fechar o VLC... agora quando carrego legendas estraga-se tudo... o VLC simplesmente passa-se por completo...

Pena...
Acho que vou despachar o Macbook...