View Full Version : Aprender javascript

rrcn
04-12-2007, 09:37
Eu precisava de aprender javascript. Eu estou com a ideia de fazer um utilitário de sondagens do tipo que tem o wordpress em que não é necessário o resultado da sondagem aparecer noutra página web. O resultado aparece no próprio local onde se vota.
Agradecia sugestões sobre livros que eu preciso para aprender a fazer esse projecto.
Eu sei o básico de php, xhtml e css.

capricorn
04-12-2007, 10:05
http://www.w3schools.com/js/default.asp

usa o google

aproveita e pesquisa também por ajax

paulojreis
04-12-2007, 10:06
boas,

o que queres fazer - tendo em conta a necessidade de guardar os resultados da sondagem - recai naturalmente sobre uma solução server-side como o php. Agora, tendo em conta q queres q os resultados apareçam na própria página, podes de facto pensar em AJAX - é uma solução boa para o que queres. Se calhar até já é demais para um problema simples como esse q propões, mas é um bom exercício de aprendizagem, acho.

Quanto a livros, não tenho aqui nenhum título q te possa recomendar... aconselho-te a ires a uma boa livraria e procurares um livro de AJAX q recorra a php. Se precisares, é só dizeres q não me custa nada ver umas coisitas pra te recomendar um bom book!

Cumps e boas chamadas assíncronas! =)

spastikman
04-12-2007, 10:11
Não tens necessariamente de usar ajax. Podes simplificar usando iframes, mas a tendência dos iframes é para desaparecer.

rrcn
05-12-2007, 10:24
Estive a ler umas coisas e cheguei à conclusão que talvez precise de xml. Estou correcto?

lsharkf
05-12-2007, 14:48
Para cenas usando AJAX ... neste momento estou em vez de enviar dados com a formataçao em XML mando com a formataçao JSON . O parsing é muito mais acessível.

XML
<livros>
<livro>
<titulo>Pastor de cabras</titulo>
</livro>
</livros>

JSON
{"livros": {"livro":[{"titulo":"Pastor de cabras"}]}}

O parsing para o json ... é assim em javascript:

var json = '{"livros": {"livro":[{"titulo":"Pastor de cabras"}]}}';
var response = eval("(" + json + ")");

for(i=0;i < response.livros.livro.length; i++) {
alert(response.livros.livro[i].titulo);
}

Como vez é simples ...

K0mA
05-12-2007, 16:10
EM AJAX a resposta do servidor pode vir em JSON, XML ou HTML, usas o que te der mais jeito ou o que preferires.

slack_guy
05-12-2007, 16:32
EM AJAX a resposta do servidor pode vir em JSON, XML ou HTML, usas o que te der mais jeito ou o que preferires.
Ou TXT (texto simples), mais leve mas mais complexo (consoante os dados) para extrair resultados.