3dhouse
27-11-2007, 13:56
Já tentei usar a reparação de disco, mas aparece uma falha e não consegue terminar a verificação, mas ele continua a não reconhecer. Se o uso em windows o disco é reconhecido na boa. O que faço?
|
View Full Version : Macbook não reconhece disco externo 3dhouse 27-11-2007, 13:56 Já tentei usar a reparação de disco, mas aparece uma falha e não consegue terminar a verificação, mas ele continua a não reconhecer. Se o uso em windows o disco é reconhecido na boa. O que faço? ruimoura 27-11-2007, 14:02 Já tentei usar a reparação de disco, mas aparece uma falha e não consegue terminar a verificação, mas ele continua a não reconhecer. Se o uso em windows o disco é reconhecido na boa. O que faço? Em que formato está o disco? FAT 32 ou ntfs? Madril 27-11-2007, 14:03 Em que formato está o disco ? ruimoura 27-11-2007, 14:07 Em que formato está o disco ? Copião :002: Madril 27-11-2007, 14:13 Offtopic - Isso deve-se à maneira como navego pelo forum ... Abro 30 ou 40 tabs e depois é que trato delas :P 3dhouse 27-11-2007, 16:48 Em NTFS [PT]latrine 28-11-2007, 10:43 NTFS não é suportado em mac (para escrita, para leitura deveria ser mas de forma irregular) Formata em FAT32... fozeiro 28-11-2007, 12:21 Já tentei usar a reparação de disco, mas aparece uma falha e não consegue terminar a verificação, mas ele continua a não reconhecer. Se o uso em windows o disco é reconhecido na boa. O que faço? Eu tive um Problema semelhante... No meu Portátil antigo lia sem problemas e no meu MacBook simplesmente não lia.. nem montava sequer... despois de formata-le em diversos formatos no PC até em RAW deixei akil.. lá me lembrei de trocar o cabo USB "normal" por um USB Hi-Speed e aquilo montou logo... foi so formatar outra vez no MacBook e agora funca qu eé uma maravilha... com o cabo Hi-Speed claro! Cumps 3dhouse 28-11-2007, 12:58 latrine;2253076']NTFS não é suportado em mac (para escrita, para leitura deveria ser mas de forma irregular) Formata em FAT32... e não perco os dados? ruimoura 28-11-2007, 13:31 e não perco os dados? Óbvio que perdes ... tenta arranjar maneira de meter os dados noutro disco, temporariamente ... Sion 28-11-2007, 13:55 Instalar o Paragon NTFS não é solução? Tou a pensar em comprar um disco externo para o MBP um western digital passport de 160 GB's que liga por USB. Se eu ligar ao portátil ele n vai reconhecer? Tenho que instalar o Paragon NTFS? Mais uma duvida. Se eu meter uma HUB da Logitech com 4 portas USB 2.0 para poder ter mais cenas ligadas ao portátil não há nenhuma limitação de energia? Imaginemos que eu tenho 2 discos externos ligados nessa HUB. Não há nenhuma limitação? cumps ruimoura 28-11-2007, 14:18 Instalar o Paragon NTFS não é solução? Tou a pensar em comprar um disco externo para o MBP um western digital passport de 160 GB's que liga por USB. Se eu ligar ao portátil ele n vai reconhecer? Tenho que instalar o Paragon NTFS? Mais uma duvida. Se eu meter uma HUB da Logitech com 4 portas USB 2.0 para poder ter mais cenas ligadas ao portátil não há nenhuma limitação de energia? Imaginemos que eu tenho 2 discos externos ligados nessa HUB. Não há nenhuma limitação? cumps Eu tenho os meus dois discos externos em fat32, por uma questão de compatibiliade (com linux e com Mac). Quanto ao Hub, se for alimentado (por tranformador) como o que eu tenho da Dlink não tem problema, mas se não for alimentado a energia nas portas vai ser mesmo muito fraquinha, porque basicamente estás a dividir a energia de uma porta por 4 (ou por quantas forem utilizadas) Sion 28-11-2007, 14:28 Eu tenho os meus dois discos externos em fat32, por uma questão de compatibilidade (com linux e com Mac). Quanto ao Hub, se for alimentado (por transformador) como o que eu tenho da Dlink não tem problema, mas se não for alimentado a energia nas portas vai ser mesmo muito fraquinha, porque basicamente estás a dividir a energia de uma porta por 4 (ou por quantas forem utilizadas) Se for este não dá bem? Tipo eu posso ligar o disco externo a uma USB e depois usar o HUB para ligar o rato, a impressora, uma pen, etc... coisas mais leves, não? FAT32 não tem uma limitação dos ficheiros de 4 GB's ou lá o que é? É que eu tenho montes deles maiores que 4 GB's por isso FAT32 não é solução para mim. Sendo assim o portátil não vai reconhecer o disco se ele tiver em NTFS enquanto eu não instalar o paragon? cumps esquiso 28-11-2007, 14:35 Até posso parecer estupido, mas o NTFS-3G também existe para MacOSX. Para quem não sabe o que é: http://en.wikipedia.org/wiki/Ntfs-3g. A experiencia que tenho do GNU/Linux é que funciona na perfeição, resta saber até que ponto isso acontece desse lado :) http://www.ntfs-3g.org/ ruimoura 28-11-2007, 15:27 Se for este não dá bem? Tipo eu posso ligar o disco externo a uma USB e depois usar o HUB para ligar o rato, a impressora, uma pen, etc... coisas mais leves, não? FAT32 não tem uma limitação dos ficheiros de 4 GB's ou lá o que é? É que eu tenho montes deles maiores que 4 GB's por isso FAT32 não é solução para mim. Sendo assim o portátil não vai reconhecer o disco se ele tiver em NTFS enquanto eu não instalar o paragon? cumps Podes fazer isso com o hub, sim ... mas esse hub é qual? Não tem alimentação própria? Eu no meu ligo rato, teclado e impressora, e um disco externo, mas lá está, é alimentado e aguenta com o disco, se não o ligar à corrente funciona na mesma mas o disco não liga. Quanto ao disco, não conheço bem as opções para ler ntfs em mac, mas dá uma vista de olhos pelo google que não há-de faltar disso, incluindo o que o esquiso disse do ntfs-3g. 3dhouse 28-11-2007, 18:19 Mas ele reconhecia o disco, com o paragons tanto escrevia, como lia. Mas de um momento para o outro deixou d funcionar. é que são 250gb de dados e não tenho sitio para por tanta informação. Não há outra alternativa? Sion 28-11-2007, 21:50 Podes fazer isso com o hub, sim ... mas esse hub é qual? Não tem alimentação própria? Eu no meu ligo rato, teclado e impressora, e um disco externo, mas lá está, é alimentado e aguenta com o disco, se não o ligar à corrente funciona na mesma mas o disco não liga. Quanto ao disco, não conheço bem as opções para ler ntfs em mac, mas dá uma vista de olhos pelo google que não há-de faltar disso, incluindo o que o esquiso disse do ntfs-3g. O HUB em questão é este: http://www.logitech.com/index.cfm/notebook_products/usb_hubs/devices/3048&cl=roeu,en Mas por exemplo, se eu tiver o disco externo ligado a uma USB e depois o rato, a impressora e uma pen no HUB não há problemas de alimentação pois não? O rato é a pilhas, a impressora tem alimentação própria, será que prejudica a performance da pen? cumps ruimoura 28-11-2007, 23:08 O HUB em questão é este: http://www.logitech.com/index.cfm/notebook_products/usb_hubs/devices/3048&cl=roeu,en Mas por exemplo, se eu tiver o disco externo ligado a uma USB e depois o rato, a impressora e uma pen no HUB não há problemas de alimentação pois não? O rato é a pilhas, a impressora tem alimentação própria, será que prejudica a performance da pen? cumps Nesse caso não tem problemas. Só vais ter problemas se ligares o disco ao hub, mais nada ... A alimentação dos periféricos não interfere, interfere é a quantidade de energia que eles gastam pela ligação usb, mas um rato ou teclado não gastam praticamente nada, e provavelmente poderás ligar uma pen também no hub, mas nada como experimentar. 3dhouse 17-12-2007, 19:27 Já estou farto de dar voltas e não consigo resolver o problema. O utilitário de disco reconhece o disco mas ele não aparece no Finder, ou seja, não tenho acesso aos ficheiros. Não consigo reparar as permissões, nem reparar e não queria formatar. Como windows o disco funciona bem. Ninguem me ajuda? bruno_eg 17-12-2007, 19:30 Não será problemas com o Paragon ? Já o removeste? Já tentaste em outro PC Apple sem o Paragon instalado? 3dhouse 17-12-2007, 19:32 Onde removo o paragon? Não o encontro nas Apps tiagoix 17-12-2007, 22:31 eu comprei um LACIE e foi so ligar ao usb e funcionou logo, arranjei logo 80 GB para meter la :P 3dhouse 17-12-2007, 22:51 Já consegui..instalei o novo paragons e já funka!!:p Sion 18-12-2007, 00:00 Já consegui..instalei o novo paragons e já funka!!:p Chegaste a experimentar o NTFS 3G? Agora tou indeciso: Paragon NTFS ou NTFS 3G? :confused: cumps ruimoura 18-12-2007, 10:47 Chegaste a experimentar o NTFS 3G? Agora tou indeciso: Paragon NTFS ou NTFS 3G? :confused: cumps O ntfs 3g funciona lindamente, e tem a enorme vantagem de ser gratuito. O problema, pelo menos para mim, é que a transferência de ficheiros é muito lenta e além do mais torna o boot/shutdown bem mais lento (principalmente o shutdown, tipo, sem o ntfs3g o macbook desliga em 7 segundos, com o ntfs3g demora quase 30). Sion 18-12-2007, 12:38 O ntfs 3g funciona lindamente, e tem a enorme vantagem de ser gratuito. O problema, pelo menos para mim, é que a transferência de ficheiros é muito lenta e além do mais torna o boot/shutdown bem mais lento (principalmente o shutdown, tipo, sem o ntfs3g o macbook desliga em 7 segundos, com o ntfs3g demora quase 30). Pois, acho que a vantagem do Paragon é mesmo ser mais rápido mas por outro lado não é gratuito :(. Pessoal que usa o Paragon digam de vossa justiça! BTW: Para por o NTFS 3G a funcionar é preciso instalar o MacFuse não é? E é preciso fazer alguma coisa no terminal? Eu uma vez li qualquer coisa sobre isso mas podias dizer como instalaste? cumps bruno_eg 18-12-2007, 13:43 O Paragon é mais rápido e mais "transparente", a sua integração no sistema é mais "robusta" do que o NTFS 3G. Claro que um é pago e outro não. nulio 18-12-2007, 15:22 Expliquem-me como se tivesse 5 anos. Para ver se percebi, para "usar isto" basta ter o disco externo em ntfs e instalar paragons ou ntfs-3g no mac? Cumps abuso 18-12-2007, 15:47 Para quem tem 5 anos o Paragons é o ideal. ruimoura 18-12-2007, 17:55 Pois, acho que a vantagem do Paragon é mesmo ser mais rápido mas por outro lado não é gratuito :(. Pessoal que usa o Paragon digam de vossa justiça! BTW: Para por o NTFS 3G a funcionar é preciso instalar o MacFuse não é? E é preciso fazer alguma coisa no terminal? Eu uma vez li qualquer coisa sobre isso mas podias dizer como instalaste? cumps Instalas o macfuse e o ntfs-3g com .dmg. É simples. Para desinstalar o ntfs-3g tens que ter o .dmg e correr o desinstalador que lá vem. E atenção que para aceder a discos ntfs não é preciso instalar nada. Já vi essa confusão algures. Para poder escrever nas partições ntfs é que é necessário instalar ou um ou o outro. Para quem mexer com ficheiros grandes ou grandes quantidades de informação o paragon é bem melhor (ou dizem que é, ainda não experimentei). Sei sim que o ntfs-3g é bem lento para transferir muita informação, e já o removi. A ver se ainda hoje experimento o paragon. g4j0 18-12-2007, 21:12 Para quem tem 5 anos o Paragons é o ideal. :-D ruimoura 18-12-2007, 21:18 :-D E para quem não quer esperar 20 minutos para transferir 10GB também ... nulio 27-12-2007, 00:37 I'm back com questões sobre o disco :p Tenho agora um passport de 250Gb (232 na realidade) e estava a pensar criar duas partições, uma para o time machine e outra em ntfs para guardar e partilhar ficheiros (tendo assim de usar uma das soluções acima mencionadas no mac). Como só tenho um mac recentemente não sei se posso criar as partições no mac. Como faço? Tentei pesquisar pelo fórum mas não tive sorte. Cumps RaaR 27-12-2007, 01:58 I'm back com questões sobre o disco :p Tenho agora um passport de 250Gb (232 na realidade) e estava a pensar criar duas partições, uma para o time machine e outra em ntfs para guardar e partilhar ficheiros (tendo assim de usar uma das soluções acima mencionadas no mac). Como só tenho um mac recentemente não sei se posso criar as partições no mac. Como faço? Tentei pesquisar pelo fórum mas não tive sorte. Cumps O Mac OS X traz um programa chamado Disk Utility que faz o que precisas. Se tiveres dúvidas sobre como utilizá-lo, encontrarás muita informação na Internet e, claro, no Help do programa. nulio 28-12-2007, 19:45 O Mac OS X traz um programa chamado Disk Utility que faz o que precisas. Se tiveres dúvidas sobre como utilizá-lo, encontrarás muita informação na Internet e, claro, no Help do programa. Thanks, vou já tentar mais logo. :) nulio 03-01-2008, 22:31 Done, é bastante fácil e intuitivo :D David Costa 06-01-2008, 11:59 comprei um disco externo daqueles que também fazem reproduçao multimedia, e nao consigo meter ficheiros maiores que 4gb, penso que se deve ao facto de estar no formato fat32, se mudar para o formato ntfs ainda poderá reproduzir videos, fotos etc. ligado á televisao? como mudo para o formato ntfs? Obrigados ruimoura 06-01-2008, 12:38 comprei um disco externo daqueles que também fazem reproduçao multimedia, e nao consigo meter ficheiros maiores que 4gb, penso que se deve ao facto de estar no formato fat32, se mudar para o formato ntfs ainda poderá reproduzir videos, fotos etc. ligado á televisao? como mudo para o formato ntfs? Obrigados Tens que o formatar :) nulio 20-01-2008, 00:37 Boas de novo, ainda não cheguei a experimentar nem o ntfs 3g nem o paragon, ia agora ver disso, quando reparo que o meu mac consegue ler o disco formatado em ntfs, apenas não consegue escrever. É suposto né? Antes tinha ficado com a ideia de que não dava nem uma coisa nem outra. E não fazia ideia de que ele pedia permissão de admin para copiar 4gigas do disco em ntfs. I'm nooooob Cumps renanjp 21-01-2008, 05:44 Bom, deixa eu ver se eu entendi... O Mac nao escreve em disco externo formatado em NTFS, a nao ser q tenha ou NTFS 3g ou esse tal de paragon... Pelo q eu ví, esse paragon é um software pago? quanto custa? vale a pena comprar pra poder usar NTFS pela sua velocidade? Thanks =) nulio 13-02-2008, 23:03 Sim sem um ou o outro não consegues escrever em ntfs. O paragons e pago, não sei quanto, mas anda aí um tópico sobre ele. Também tenho essa questão, se a velocidade de escrita num volume em ntfs com o paragon compensa em relação à velocidade de escrita em hfs+. É que manter os dados acessíveis a PCs com windows dá jeito por vezes. Cumps |