View Full Version : Máquina fotográfica digital
Boas pessoal!
Estou a pensar em adquirir uma nova máquina digital!
O meu orçamento é curto, cerca de 100€! A marca nao é uma coisa que me interesse muito, quero é uma coisa com boa qualidade quer de imagem, como de tudo o resto! Confesso que não percebo muito disto, daí tar a pedir algum aconselhamento!
Gostava que me ajudassem a comprar o melhorzinho dentro desse preço!
Chutem aí algumas hipotesses! :001:
Obrigado, Cumprimentos!
adolfo dias 26-11-2007, 23:06 com 100€ compra uma fuji A820 ou uma samsung do folheto da media maket
com 100€ compra uma fuji A820 ou uma samsung do folheto da media maket
Ok, obrigado!
Se alguem tiver mais algumas sugestões, agradecia!
Quero comprar o melhor possivel dentro destes valores!
Cump's
so uma pequena curiosidade entre a Pentax Optio E40 e a fuji a820, qual a melhorzita?
para dentro destes orçamentos o pessoal tem falado muito na fuji, mas vi esta pentax tambem numa thread e fiquei curioso.
so uma pequena curiosidade entre a Pentax Optio E40 e a fuji a820, qual a melhorzita?
para dentro destes orçamentos o pessoal tem falado muito na fuji, mas vi esta pentax tambem numa thread e fiquei curioso.
Podes-me dizer qual é essa tal pentax para por na minha lista de escolhas tambem?
Cump's
Não sabes ler... ?? :lol:
Pah, desculpa lá, mas ta mesmo la escrito o modelo: Pentax Optio E40
Se quiseres saber mais tens aqui:
http://www.pixmania.com/pt/pt/583343/art/pentax/optio-e40.html?srcid=188&mctag=pt_15425
Não sabes ler... ?? :lol:
Pah, desculpa lá, mas ta mesmo la escrito o modelo: Pentax Optio E40
Se quiseres saber mais tens aqui:
http://www.pixmania.com/pt/pt/583343/art/pentax/optio-e40.html?srcid=188&mctag=pt_15425
Soz dwd! Não aprendi a ler. :rolleyes:
Mais nenhuma sugestão sobre máquinas até este montante?
Se não, por qual destas optar?
Cump's
A qualidade de imagem em fotografia digital depende do tamanho do sensor, nº de megapixel e qualidade da objectiva. Ou seja, por menos de 700€, a imagem nunca é tão boa assim, infelizmente...
De qualquer forma, podes sempre ver aqui (http://www.dpreview.com/reviews/) qual das baratinhas é melhor.
Dá para escolher os modelos e comparar e tudo. Espero que ajude. :)
A qualidade de imagem em fotografia digital depende do tamanho do sensor, nº de megapixel e qualidade da objectiva. Ou seja, por menos de 700€, a imagem nunca é tão boa assim, infelizmente...
De qualquer forma, podes sempre ver aqui (http://www.dpreview.com/reviews/) qual das baratinhas é melhor.
Vou dar uma vista de olhos! Se tiver alguma dúvida posto aqui!
Obrigado, Cump's
Epah, com uma maquina de 100 euros tens que compreender que não podes esperar milagres :p
Esses 100 euros que tens para gastar é já a incluir bolsa e cartão ou é so apenas o corpo da maquina?
São 100 euros que queres gastar numa loja fisica ou encomendando pela net?
Epah, com uma maquina de 100 euros tens que compreender que não podes esperar milagres :p
Esses 100 euros que tens para gastar é já a incluir bolsa e cartão ou é so apenas o corpo da maquina?
São 100 euros que queres gastar numa loja fisica ou encomendando pela net?
Romao, sao os 100€ só mesmo para a máquina...
De preferência preferia ir á loja, mas tou aberto a outras sugestões tambem...
Aquele fuji que postaram aí em cima pareceu.me razoável... Que dizem?
Cump's
adolfo dias 29-11-2007, 17:21 A qualidade de imagem em fotografia digital depende do tamanho do sensor, nº de megapixel e qualidade da objectiva. Ou seja, por menos de 700€, a imagem nunca é tão boa assim, infelizmente...
confesso que me ri quando li isto.
graças a deus que a minha custou mais de 700€ :p
mas já foi há mais de 2 anos... será que ainda tem qualidade? :sad:
estranho como uma compacta de 300€ foi comparada com uma reflex de 700€ e n perdeu na qualidade de imagem...
com 100€ n esperes caviar... conta assim com sardinha...
o ideal era esperares agora pelo natal e comprares uma coisita na casa dos 150/200€ em que o salto de qualidade é bem grande.
se n queres mesmo passar desse preço acho que a melhor solução são as Fuji ou as Samsung. mantem-te afastado de benqs e hp's
edit: http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=3&catalog=foto&categoryN=Foto&category=camarasCompactasDigitais08Megapixel&scategory=camarasCompactasDigitais08Megapixel&product=8801089766533&minIndex=4&pageSize=8&orderBy=cy_list_price&template=Template%20CamaraDigital
pelo que vi parece-me ser uma compra bastante acertada
confesso que me ri quando li isto.
graças a deus que a minha custou mais de 700€ :p
mas já foi há mais de 2 anos... será que ainda tem qualidade? :sad:
estranho como uma compacta de 300€ foi comparada com uma reflex de 700€ e n perdeu na qualidade de imagem...
com 100€ n esperes caviar... conta assim com sardinha...
o ideal era esperares agora pelo natal e comprares uma coisita na casa dos 150/200€ em que o salto de qualidade é bem grande.
se n queres mesmo passar desse preço acho que a melhor solução são as Fuji ou as Samsung. mantem-te afastado de benqs e hp's
edit: http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=3&catalog=foto&categoryN=Foto&category=camarasCompactasDigitais08Megapixel&scategory=camarasCompactasDigitais08Megapixel&product=8801089766533&minIndex=4&pageSize=8&orderBy=cy_list_price&template=Template%20CamaraDigital
pelo que vi parece-me ser uma compra bastante acertada
Essa samsung parece-me bem, é a melhorzinha dentro desses valores?
Cump's
adolfo dias 29-11-2007, 23:01 n estou a ver nd melhor nessa gama de preços...
Pronto, é isso que quero saber...
Obrigado
Cump's
Fui ao site da worten mas não vi lá nada para dentro desses valores.. depois decidi ir ao site da fnac e aí sim, já se encontra alguma coisa:
http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Lists.aspx?m=1&cIndex=3&catalog=foto&category=camarasCompactasDigitais&scategory=&categoryN=Foto&scategoryN=&orderBy=cy_list_price
fantasticmelga 03-12-2007, 10:26 Não cometas erros, porque por a esse preço só compras "lixo" a não ser a Fuji A820 que é "boa". Compra ÚNICAMENTE a Fuji A820. Nem sequer hesites, porque é de longe a melhor dentro do preço. Está muito perto de €100 na pixmania.
fantasticmelga 03-12-2007, 10:34 Essa samsung parece-me bem, é a melhorzinha dentro desses valores?
Cump's
Não, a qualidade de imagem está longe de ser boa, apesar de ter tantas features. A melhor é a Fuji A820 como já disse em cima.
Pronto, se me aconselhas TAANNNTO a comprar essa, vou seguir o teu conselho! :p
Mas só há mesmo á venda na pixmania?
Cump's
fantasticmelga 03-12-2007, 13:49 Nem penses 2 vezes :)
Pelo menos é onde estava ao melhor preço...
Desculpem o double post, mas com outra loja estava.me a referir por exemplo a fnac's, worten's, por aí... Queria ir mesmo á loja comprar! Não queria estar a mandar vir pela net!
Cump's
fantasticmelga 03-12-2007, 14:06 Não faço ideia, compro tudo online... mas nessas lojas deve ser muito mais caro do que na pixmania (suponho eu).
para teres uma ideia da diferença de preços, ve isto (http://www.precos.com.pt/camaras-digitais-c40/fuji-finepix-a820-p15405588.html)
Se bem que neste caso, a diferença da pixmania para a worten sao de 20 euros... contando com despesas de envio e tal, se calhar mais vale a pena ires a worten "fisica" (se bem que tens outras opções),,
Pois, de certa tens razão em mandar vir...
Mas tenho sempre muito mais confiança e trazer o produto na minha mão. :rolleyes:
:smlot: Já agora, tive a ver no site da worten, e, tipo... A fuji A700 nao devia ser mais barata que a A820? :eek: Na worten a A700 tá a 159€... Isto é mesmo assim ou foi erro da loja?
Cump's
Rui Marto 03-12-2007, 16:30 As margens de lucro das lojas tipo worten, fnac, etc, são variáveis, logo é possivel haver modelos melhores e mais baratos que modelos abaixo. Ainda ontem tive a falar sobre isso com o dono de uma loja. É comum haver máquinas onde a margem de lucro de uma Worten não vai além de 1 ou 2€ e outras em que a margem de lucro é quase 50€.
E viva o chulanço! :p Fogo, que exagero... Mas eu prefiro sempre ir comprar a um loja, tipo worten, que assim sempre que precisar de manutenção ou alguma coisa assim do género é só mesmo chegar á loja, entregar o material é já está! :cool:
Cump's
podes denotar isso facilmente a pixmania vende a canon SX100 a 260€ a Worten a 299€ a Fnac a 329€ , no entanto como quero a minha maquina pretinha porque nao acho muita piada ao prateado tenho que desenbolsar mais 39€ na worten :P
adolfo dias 03-12-2007, 21:10 Não, a qualidade de imagem está longe de ser boa, apesar de ter tantas features. A melhor é a Fuji A820 como já disse em cima.
já viste por ventura fotos da samsung?
fantasticmelga 03-12-2007, 23:05 já viste por ventura fotos da samsung?
Claro que sim ou não tería postado isto :)
Claro que sim ou não tería postado isto :)
Mas em termos de tamanho do ecrã, qual o maior? O da Samsung ou da Fuji? :D
Cump's
fantasticmelga 04-12-2007, 09:57 Se me permites, é irrelevante, o da Fuji é grande q.b., e a qualidade de imagem é bastante superior, que é o que enteressa, não é? :)
Ouve, estive a ler reviews a sério e a ver fotos da Samsung e o consenso geral é que as fotos são uma ****. Capice? Não vais querer comprar uma **** quando podes comprar melhor, pois não? :P
Claro que a A820 está LONGE de ser uma f40fd (BRUTAL), mas tendo em conta o teu orçamento, a A820 é inquestionávelmente a máquina que deves comprar para não te arrependeres mais tarde. Para o comum mortal as fotos da A820 já deixam a língua de fora. lol. Tenho lido reviews de compradores (amadores) que se atiram pró chão com a qualidade daquilo :002:
Rui Marto 04-12-2007, 12:44 Tenho lido reviews de compradores (amadores) que se atiram pró chão com a qualidade daquilo :002:
Atenção que também há quem se atire para o chão com fotos de telemóveis...
filipe85bcl 04-12-2007, 12:58 podes denotar isso facilmente a pixmania vende a canon SX100 a 260€ a Worten a 299€ a Fnac a 329€ , no entanto como quero a minha maquina pretinha porque nao acho muita piada ao prateado tenho que desenbolsar mais 39€ na worten :P
Têm na Worten a Canon SX100IS a preto??
Se me permites, é irrelevante, o da Fuji é grande q.b., e a qualidade de imagem é bastante superior, que é o que enteressa, não é? :)
Ouve, estive a ler reviews a sério e a ver fotos da Samsung e o consenso geral é que as fotos são uma ****. Capice? Não vais querer comprar uma **** quando podes comprar melhor, pois não? :P
Claro que a A820 está LONGE de ser uma f40fd (BRUTAL), mas tendo em conta o teu orçamento, a A820 é inquestionávelmente a máquina que deves comprar para não te arrependeres mais tarde. Para o comum mortal as fotos da A820 já deixam a língua de fora. lol. Tenho lido reviews de compradores (amadores) que se atiram pró chão com a qualidade daquilo :002:
Perguntei mesmo só por curiosidade! :007:
Acho que de todos os posts e tudo o que vi até agora, a Fuji é a melhor escolha....
Atiram-se para o chão com a qualidade de imagem duma camara de cento e picos euros? hmm, isso é um pouco exagerado nao? :lol:
Cump's
fantasticmelga 04-12-2007, 14:30 Não, é a opinião deles :lol:
:lol::lol: Espero bem quando aquirir a máquina vir a ter a mesmo opinião! :D pq admito que já fui daqueles que " ficou admirado com a imagem dum telemóvel " :001: ( ignorância ) :-D
Cump's
fantasticmelga 04-12-2007, 14:44 Bem, então nesse caso vais-te passar completamente! :lol:
fantasticmelga 04-12-2007, 14:45 Atenção que também há quem se atire para o chão com fotos de telemóveis...
Ah pois há! lol
:lol: Tou a contar com isso! :D:D
Rui Marto 04-12-2007, 15:49 Ficar admirado com imagens de telemóveis também eu já fiquei. Uns fico admirado de tão maus que são, outros fico admirado de serem quase tão bons como uma máquina de 50€. lol Mas daí a dizer que tiram boas fotos...
Nao é dizer que tiram boas fotos....
Tipo, para um telemóvel.... Percebes? :D
Cump's
Rui Marto 04-12-2007, 16:18 Yah mas há pessoas para quem aquilo é tão bom ou melhor que uma máquina fotográfica.
Sim... Mas aí mesmo nao percebendo muito de camaras fotográficas e isso... discordo...
Uma camara fotografica é sempre melhor que qualquer camara incorporada num telemóvel... ( espero nao estar a dizer nenhuma asneira ) :)
Cump's
Rui Marto 04-12-2007, 16:35 Se estivermos a falar daquelas máquinas fotográficas das marcas que ninguém conhece e que custam entre 20 a 50€ talvez haja uns telemóveis melhoriznhos. Tipo aquele samsung novo que saiu de 5mp e até zoom óptico tem... Nada mau para um telemóvel.
adolfo dias 04-12-2007, 16:38 Claro que sim ou não tería postado isto :)
estamos a falar de uma maquina de 130€ (loja fisica, pq online seria bem mais barato)
mm a A820 qd se aumenta um bocado o iso é terrivel e n sei se tem modos manuais
mas como se costuma dizer... pelo preço n querem caviar pois n?
Se estivermos a falar daquelas máquinas fotográficas das marcas que ninguém conhece e que custam entre 20 a 50€ talvez haja uns telemóveis melhoriznhos. Tipo aquele samsung novo que saiu de 5mp e até zoom óptico tem... Nada mau para um telemóvel.
Sim, tambem é verdade! :D
Mas mesmo assim continuo a preferir uma camara fotográfica!
" pelo preço n querem caviar pois n? "
Eu tou a pedir sugestões...
Não que me digam que não vou comprar nada de jeito!
A camara vai ser usado basicamente para convivios... jantares de familia, etc! Ou seja, ALGO QUE NAO PRECISA DE QUALIDADE PROFISSIONAL!
Se quisesse gastar 600€ ou 700€ numa máquina, gastava! Mas para que se nao vou dar uso?
Enfim
adolfo dias 04-12-2007, 17:06 e tão-te a dar sugestões
mas como será obvio nessa gama de preços as máquinas tem praticamente tds a mesma qualidade: mediana
se fores para a f40 ficas obviamente mt melhor servido e se fores para uma 6500fd n ha comparação possivel
Sim, e eu agradeço...
Só pedi para evitarem esses comentários...
É óbvio que toda a gente sabe que nunca comprar nada de muiiitooo bom com apenas 100/150€.
Mas para a utilidade que lhe vou dar, nao preciso de mais, entendes?
Cump's
Rui Marto 04-12-2007, 17:17 Nisso a f40fd deve ser a máquina das fotos da praxe do natal. Mas como eu costumo dizer, uma pessoa normal vai com flash e tá tudo resolvido.
adolfo dias 04-12-2007, 17:31 Sim, e eu agradeço...
É óbvio que toda a gente sabe que nunca comprar nada de muiiitooo bom com apenas 100/150€.
Cump's
comecei como tu...
"ah e tal so uma coisita pa fazer click"
comecei com uma mustek, sem zoom optico e estava relativamente satisfeito. daí passei para uma trust já com zoom optico e foi uma melhoria significativa.
comecei a ver fotos de outras máqunas e vi que aquela qualidade que eu achava boa era na verdade má.
passei finalmente para um bridge e foi como da noite pro dia, um mundo à parte e tenho consciencia que quando der o salto final para reflex vai ser como passar para outro universo
com isto quero apenas dizer que achamos sempre que é suficiente, mas qd finalmente temos e começamos a comparar com as dos amigos e da net ficamos sempre arrependidos de n ter dado mais uns tostoes.
n são máquinas más, são máquinas menos boas
Pronto.. Mas isso és tu que tens interesse em máquinas fotograficas...
Se calhar fazes disso uma profissão...
A máquina para aqui peço aconselhamento é para ser oferecida agora na época do natal! Mas mesmo que fosse para mim, eu nao tinha coragem de gastar 600€ ou seja o que for numa máquina fotográfica...
Na minha opinão só se gasta semelhante numa máquina quando se faz disso vida, ou então porque se é grande amante de fotografia!
Espero que tenha esclarecido todas as tuas dúvidas!
Obrigado pelos replys
Cump's
adolfo dias 04-12-2007, 17:44 parece-me que estás a levar os meus comentários a mal por isso tv seja melhor n dizer mais nd alem de que n, n faço da fotografia a minha vida, mas sim, gosto de fotografia
gone
Não tem a ver com isso...
Só que venho aqui pedir a opinão dos "experts"...
Quero que me digam sugestões a partir dos critérios que eu defini percebes?
Agora comentários despropositados é que não!
Obrigado pelos posts!
Cump's
Rui Marto 04-12-2007, 17:53 Eu estive na mesma situação do adolfo. Comecei com 100€ que me deram nos anos e por estar habituado a ver muitas fotos, não fiquei minimamente satisfeito com a qualidade das máquinas. Acabei assim por gastar 260€ na que tenho agora e posso dizer que é uma máquina boa e rápida. Agora estou a ver se junto 1500+- para comprar a minha reflex.
Também não precisas mandar-te para os 600€ para teres uma máquina boa, aliás, são poucas as máquinas compactas desse valor e que valem a pena. Por 600€ já se compra uma SLR muito boa. Mas aí até aos 300€ tens máquinas muito boas.
Para o que tu queres até tens a F40fd que não passa os 200€ e já está num nivel completamente distinto das máquinas que andas a ver.
Quanto a opinião de experts é mais ou menos igual e há algo que as pessoas se deviam aperceber: Material fotográfico é caro, e por pouco dinheiro não se faz milagres. Muitos chegam mesmo a dizer que para baixo dos 150€ é quase tudo "lixo"...
Rui Marto (http://www.techzonept.com/member.php?u=74618) agradecia que mais uma vez dissesses quais as melhores maquinas até 300€..é que estou bastante confuso..
Coloquei isto no outro topico mas ainda não tive resposta :
"Continuo indeciso..
Será que a Panasonic FZ8 é uma boa opção?Custa 255€ na rebelio..Pelas reviews que vi no dpreview não é muito má..só não gosto do ecrã pequeno..
A maquina como é para o meu irmão convinha que fosse intuitiva e boa no modo automático e em ambientes escuros e em movimento..Se não fosse o desaparecimento da fuji 6500 já estava escolhido..
Podiam só dar uma ultima ajudinha?Eu sei que as perguntas são sempre as mesma..mas como já faltam poucos dias para o Natal..já começa a apertar..
Na base dos 300€ qual é a Bridge do momento?"
Cumprimentos
Rui Marto 04-12-2007, 18:01 Antes de mais digo-te que ainda encontras a S6500 em Wortens por uns 330-350€. Depois depende do que queres fazer com a máquina. Já existe aí um tópico onde se fala dos prós e contras das várias bridges. Seria redundante estar a dizer tudo de novo.
Já agora uma simples pergunta: Porquê uma bridge intuitiva no modo auto? Normalmente quem compra bridges quer tirar partido dos imensos modos manuais e features avançadas que elas oferecem. E isso é tudo menos intuitivo.
Se o único motivo da compra de uma bridge for o zoom, mais vale comprar uma superzoom como a TZ3 ou SX100.
destr0yer 04-12-2007, 18:08 Comprar uma bridge e só usar auto é claramente um desperdício ;)
Alias uma bridge geralmente tem interesse precisamente pelas funções avançadas ;)
A maquina ofereço-a a ele..mas fica para uso geral da casa..
Queria uma Bridge porque já tenho uma Sony P200..queria algo que se notasse diferença e tivesse um modo automático bom..Claro que não é para usar sempre o automático..mas convém que seja bom..pois nem sempre á possibilidade de programar manualmente a maquina para determinado contexto..
destr0yer 04-12-2007, 18:25 Exacto, o modo automático as vezes dá jeito, o que quero dizer é que comprar uma bridge ou uma compacta ou mesmo reflex com todos os modos manuais e mais outras features e nunca dar-lhe uso é desperdício ;)
Rui Marto 04-12-2007, 23:08 O modo automático só por si já é um modo que muita gente dispensa nas máquinas. O P já é automático o suficiente, e por norma o pessoal recorre ao Av ou Tv.
fantasticmelga 05-12-2007, 00:43 O modo automático só por si já é um modo que muita gente dispensa nas máquinas. O P já é automático o suficiente, e por norma o pessoal recorre ao Av ou Tv.
Isso é verdade, quase sempre o fiz na minha CANON EOS 300 (não é digital) com excelentes resultados :)
fantasticmelga 05-12-2007, 00:49 Sim, e eu agradeço...
Cump's
Claro que se compreende spN. Mas olha, se estás numa de dar €150, dá mais €16 (baixou de preço) e compra a f40fd na pix e faz a pessoa a que vais oferecer feliz :)
Para o preço, é um "maquinão". Estou a adorar, apesar de já estar a querer uma bridge. lol :D
Claro que se compreende spN. Mas olha, se estás numa de dar €150, dá mais €16 (baixou de preço) e compra a f40fd na pix e faz a pessoa a que vais oferecer feliz :)
Para o preço, é um "maquinão". Estou a adorar, apesar de já estar a querer uma bridge. lol :D
fantasticmelga, eu compreendo o teu ponto de vista...
Eu aqui esqueci-me de frizar que o orçamento nao é meu.. Foi uma pessoa que me pediu para por aqui isto para me darem algumas ideias sobre o que comprar...
Por isso 166€ já fica um pouco fora do orçamento.... :016:
Mas obrigado na mesma pelos replys..
Cump's
fantasticmelga 05-12-2007, 10:40 De nada spN, em tudo o que eu puder ajudar, conta comigo :)
Um abraço,
Luis (aka FM)
fantasticmelga 05-12-2007, 11:06 Exacto, o modo automático as vezes dá jeito, o que quero dizer é que comprar uma bridge ou uma compacta ou mesmo reflex com todos os modos manuais e mais outras features e nunca dar-lhe uso é desperdício ;)
Absolutamente...
De nada spN, em tudo o que eu puder ajudar, conta comigo :)
Um abraço,
Luis (aka FM)
fantasticmelga eu agradeço toda a tua ajuda... :D
Mas acho que já me decidi.. e vou optar pela A820...
Parece-me bem, e tem um preço acessível! :)
Obrigado,
Abraço
fantasticmelga 05-12-2007, 11:47 E acho que optas MUITO BEM, dentro do orçamento disponível :)
Ainda bem! :D
Mas já agora.... Alguém que possua a máquina pode postar algumas fotos? Para ver +/- a qualidade da respectiva? :)
Cump's
Ainda bem! :D
Mas já agora.... Alguém que possua a máquina pode postar algumas fotos? Para ver +/- a qualidade da respectiva? :)
Cump's
Aki tens um bom espaço para o que pretendes : http://www.pbase.com/cameras/fujifilm/finepix_a820
Hm, parece-me bem! :joker:
Tambem axo.Para ser sincero tava a contar com pior...
Tambem eu.. pelos comentários que por aqui passaram, cheguei por momentos a pensar que ia comprar uma camara com qualidade fotográfica dum telemóvel com 1 MP. :D:D:D
Na brincadeira... :)
Cump's
fantasticmelga 06-12-2007, 09:42 Eu já tinha visto todas as fotos possíveis e imaginárias dela, por isso tanto a recomendei para uma máquina de pouco mais de €100.
Acho que vou ficar mais que satisfeito com a recomendação! ;)
Cump's
fantasticmelga 06-12-2007, 17:58 Sim, sim, por esse preço sem dúvida. Não tenho conhecimento de nada igual ou melhor no mercado :)
Diverte-te e boa sorte!
Obrigado por tudo! ;)
Abraço
Bem, peço desculpa desde já ao autor (spN) pelo thread-jacking, mas encontro-me exactamente na mesma situação, sendo que posso esticar
mais um pouco o orçamento até aos 160€. Sendo assim e depois de ler todas as recomendações, parece que a f40fd leva grande
vantagem, certo? Continua a ser a melhor para esta nova gama de preços ou há outras opções viáveis? Já agora, sabem onde é que posso comprar
"fisicamente" a f40fd?
Bem, peço desculpa desde já ao autor (spN) pelo thread-jacking, mas encontro-me exactamente na mesma situação, sendo que posso esticar
mais um pouco o orçamento até aos 160€. Sendo assim e depois de ler todas as recomendações, parece que a f40fd leva grande
vantagem, certo? Continua a ser a melhor para esta nova gama de preços ou há outras opções viáveis? Já agora, sabem onde é que posso comprar
"fisicamente" a f40fd?
Blasar, a thread foi aberta para todos postarem as suas dúvidas! ;)
Quando a comprar essa máquina numa loja fisica.. Acho que diz aí na thread em qualquer lado que existem na worten, penso eu! (sem certezas)
Cump's
so uma questao, a fuji a820 tem opçao para tirar fotos em serpia e bw?
foi uma pequena curiosidade que me surgiu e se alguem souber diga alguma coisa.
ja vi no manual e no site da fuji, mas n encontrei la nada em relaçao a isso, secalhar nao tem mesmo, mas num site k postaram em que tem algumas fotos da a820, parece ter la uma em serpia dai ter surgido a curiosidade...lol
Cumps
Rui Marto 09-12-2007, 18:06 Sépia e não "serpia". :)
B&W e sépia são funções triviais que até telemóveis costumam ter, mas em ultimo caso podes sempre converter as imagens para sépia no computador.
Sépia e não "serpia". :)
B&W e sépia são funções triviais que até telemóveis costumam ter, mas em ultimo caso podes sempre converter as imagens para sépia no computador.
lol sorry erro meu..
sim sim, eu sei disso, mas perguntei mesmo por curiosidade, porque como dizes ate nos telemoveis ja vem e como n encontrei a opçao nessa makina fiquei curioso, mas tb n é nada de grave..lol
cumps
Rui Marto 09-12-2007, 18:18 Tenta fazer download do manual de instruções. Se tiver a função lá diz de certeza.
eu ja dei uma olhadela no manual e n encontrei, mas podia ter visto mal e alguem por aqui podia saber.
mas pronto é na boa se tiver tem, se nao tiver n tem...lol n é por ai.
cumps
fantasticmelga 09-12-2007, 22:41 Não, quase posso garantir que não tem sépia e B&W (só se estiver mesmo muito enganado, mas não me parece).
hoje em dia a maioria dos post processing é feito em PC não ah necessidade da maquina fazer isso !
fantasticmelga 10-12-2007, 02:48 Sim, claro. Também não vejo onde está o interesse...
Rui Marto 10-12-2007, 04:21 Até o software de preview do windows vista faz isso. lol
nem é preciso o windows vista o próprio XP já tem isso acho eu
Sim, claro. Também não vejo onde está o interesse...
foi so uma pequena curiosidade, nada de mais.
n tem muito interesse.
nao tem, pronto, nao tem. lol ;)
só fiz a pergunta porque pensei que quase todas as compactas tivessem essa caracteristica.
Boa tarde,
A Fujifilm Finepix A820 está na worten a 119€. Alguem sabe se está mais barata noutra loja?MediaMarket?
fantasticmelga 11-12-2007, 21:57 Não, migjac,não me parece MESMO nada que esteja, logo aproveita a promoção da Worten porque está a um excelente preço. Se fosse a ti despachava-me :)
MAFranco 17-12-2007, 00:46 Boa tarde,
A Fujifilm Finepix A820 está na worten a 119€. Alguem sabe se está mais barata noutra loja?MediaMarket?
Neste momento a Worten é a + barata p/ a Fuji A820.
Já agora, que estou a pensar oferecer uma neste Natal, entre a Fuji e a Canon 550/560 qual aconselham ? Há alguma outra nessa gama de preços ? A Panasonic DMC-FX10EGMS, por ex. ?
Neste momento a Worten é a + barata p/ a Fuji A820.
Já agora, que estou a pensar oferecer uma neste Natal, entre a Fuji e a Canon 550/560 qual aconselham ? Há alguma outra nessa gama de preços ? A Panasonic DMC-FX10EGMS, por ex. ?
A Panasonic FX10 deve ser um bocado mais cara... Mas tem outros argumentos, como a lente leica com estabilização óptica da imagem.
Ainda assim o sensor da Fuji é bastante bom, pelo que para o preço não desilude.
Boas pessoal...
Passei por aqui so' para dizer que ja' comprei a Fuji A820 na chip7....
Experimentei-a um pouco, e pareceu-me ter uma qualidade mt boa para o preço q custa.....
Logo posto aqui algo sobre a reacção de quem a recebeu! :)
Cump's e obrigado a todos
Boas pessoal...
Passei por aqui so' para dizer que ja' comprei a Fuji A820 na chip7....
Experimentei-a um pouco, e pareceu-me ter uma qualidade mt boa para o preço q custa.....
Logo posto aqui algo sobre a reacção de quem a recebeu! :)
Cump's e obrigado a todos
Depois mete ai umas fotos tiradas com a máquina..
nuno1488 25-12-2007, 12:30 Tambem comprei uma Fujifilm A820 e posso dizer que pelo preço tou satisfeito, aqui fica uma foto tirada com a mesma:
http://img340.imageshack.us/img340/1462/dscf0003bq3.jpg (http://imageshack.us)
Depois mete ai umas fotos tiradas com a máquina..
Quando tiver disponibilidade eu posto aí umas fotos...
A pessoa a quem foi dada a camera fiquei bem satisfeito... e mesmo eu quando a fui comprar fiquei muito satisfeito com tudo aquilo que experimentei...
Aconselho a máquina a quem esta' a pensar comprar uma dentro destes valores....
Comprei na chip7, no cidade do porto... eles estão a fazer uma promoção jeitosa....
Se quisermos damos mais 20€ +/- e temos tipo um " seguro " para a camera.. Contra roubos, quedas, vá " acidentes " . Este seguro cobre 90% do valor da máquina durante 2 anos, se nao estou em engano...
Vá, cump's
MAFranco 26-12-2007, 09:36 Quando tiver disponibilidade eu posto aí umas fotos...
A pessoa a quem foi dada a camera fiquei bem satisfeito... e mesmo eu quando a fui comprar fiquei muito satisfeito com tudo aquilo que experimentei...
Aconselho a máquina a quem esta' a pensar comprar uma dentro destes valores....
Comprei na chip7, no cidade do porto... eles estão a fazer uma promoção jeitosa....
Se quisermos damos mais 20€ +/- e temos tipo um " seguro " para a camera.. Contra roubos, quedas, vá " acidentes " . Este seguro cobre 90% do valor da máquina durante 2 anos, se nao estou em engano...
Vá, cump's
Comprei uma na Worten mas não fiquei totalmente satisfeito com a qualidade das fotos...será por ainda não saber 'explorá-la'' ao máximo ? Valerá a pena dar mais uns euritos e trocar pela Canon 550? (tenho 15 dias pa trocar)Que pensam? Valerá a pena? Obrigado desde já pelas dicas;)
nuno1488 26-12-2007, 13:59 eu tou satisfeito com a minha, a qualidade das fotos sao boas e a maquina é mt porreira, dentro do preço foi uma boa compra.
fantasticmelga 27-12-2007, 03:43 Comprei uma na Worten mas não fiquei totalmente satisfeito com a qualidade das fotos...será por ainda não saber 'explorá-la'' ao máximo ? Valerá a pena dar mais uns euritos e trocar pela Canon 550? (tenho 15 dias pa trocar)Que pensam? Valerá a pena? Obrigado desde já pelas dicas;)
Não, CANON NÃAAAAAAAAAAAO!!! A sério, comprei uma Canon A720 IS e a imagem/definição é um nojo comparada com a Fuji Finepix f40fd (muito mais barata). Epá, mas que diferença! Nem dá para acreditar. Estou insatisfeitíssimo e vou devolver a Canon para comprar outra Fuji. Vale a pena é gastares mais uns Euritos e comprares a Fuji Finepix f40fd, onde te vais passar com a definição e qualidade das fotos. Isso sim. Não me adianta nada ter todos os modos manuais na Canon A720 IS, quando nem assim chega aos calcanhares da f40fd em semi-automático. Enfim, lentes... (fuji rules).
hum as lentes da canon tem 1/100 dos artefactos causados por as da fuji é até o ponto fraco da fuji a qualidade das lentes a diferença é o sensor a canon ai falha um pouco mais é pena a f40 ser super limitada em termos de função !
no entanto quase que aposto que a propria A720IS sendo sucessora da grande A710 seja uma boa maquina pelo menos a minha SX100 é uma boa maquina a diferença em termos fotograficos e que pelo menos notei na minha SX100 e que em automatico a bixa quer logo meter ISO 200 logo modo automatico é para a minha mãe ir visitar isto aquilo e ali e fazer o que a maquina diz quando fala em levantar o flash levantasse o flash e acabou !
de resto em modo full manual penso fazer grandes fotos em termos de qualidade sendo que o sensor se não me engano é o mesmo da SX100 para a A720IS penso que alguma coisa correu ai mal !
fantasticmelga 27-12-2007, 12:11 Kisai, É UM "NOJO". Até a minha namorada que entende alguma coisa de fotografia achou a pior coisa que já viu.
Vou-te dar um exemplo: da minha janela de um 7º andar, vê-se o Wall Street Institute, em que eu consigo (com alguma dificuldade) ler as letras minúsculas do placard. Com a fuji f40fd e ajustando a exposição lia-se com uma NITIDEZ BRUTAL. Com a Canon A710 IS nem com velocidades de obturação e aberturas de diafragma da maior precisão e seja lá o que quiseres se consegue ler as letras. Fiz literalmente dezenas de testes e tirei da janela para que conseguisse ver BEM o LCD de forma a fazer os ajustes necessários. A nitidez é simplesmente MUITO inferior à Fuji f40fd. Não se lêem as letrinhas do Wall Street Institute e as matrículas dos carros, onde com a fuji se via tudo com uma nitidez de uma máquina de 10MP e manual.
Isto é só um exemplo, porque são infindáveis. Dentro de casa com pouca luz quando se usa o flash é uma vergonha, com um excesso de luz inacreditável. O flash da f40fd é incomparávelmente superior, mantendo uma luminosidade muito agradável igual ao real. E isto daría um testamento, porque a f40fd é tão melhor, que tería de te dar 1000 exemplos práticos.
Rui Marto 27-12-2007, 14:12 Não sei onde foste buscar a ideia de que a F40fd tem uma imagem mais nitida que a A720IS... A lente da A720IS é mais nitida ao centro, e se olhares para os cantos é como a noite e o dia. Mesmo em termos de definição a lente da A720IS permite captar imagens com mais resolução real do que a da Fuji.
A isto ainda temos que juntar o facto de serem lentes com 6x de zoom e não de 3x como a da Fuji e isto também influência a nitidez.
Se há coisa que não vai alterar em nada a nitidez são as velocidades de obturação. Os modos manuais à partida não servem para isso.
Continuo a achar estranho uma lente da fuji ser melhor que a canon, pelo menos a minha canon acho a bem superior a tudo o que tive nas mãos de pessoas que compraram maquinas desde Sony, Fuji etc em termos de qualidade a unica coisa que notei é que o Full Auto das outras é mais eficaz por assim dizer o da Canon achei que leva as coisas para alguns extremos desnecessários ! por exemplo o base ISO para tudo no auto é 200 ! a prestação em ISO 200 é muito boa até o ISO 800 conseguese aceitar perfeitamente a qualidade em fotos no escuro... no entanto pelo que vi para full auto chegar e apontar para alguem que não ligue aos detalhes acredito que a f40 é mt positiva
fantasticmelga 27-12-2007, 18:33 Não sei onde foste buscar a ideia de que a F40fd tem uma imagem mais nitida que a A720IS... A lente da A720IS é mais nitida ao centro, e se olhares para os cantos é como a noite e o dia. Mesmo em termos de definição a lente da A720IS permite captar imagens com mais resolução real do que a da Fuji.
A isto ainda temos que juntar o facto de serem lentes com 6x de zoom e não de 3x como a da Fuji e isto também influência a nitidez.
Se há coisa que não vai alterar em nada a nitidez são as velocidades de obturação. Os modos manuais à partida não servem para isso.
Antes de mais, um EDIT importante ao post de cima:
"Vou-te dar um exemplo: da minha janela de um 7º andar, vê-se o Wall Street Institute, em que eu consigo (com alguma dificuldade) ler as letras minúsculas do placard. Com a fuji f40fd e ajustando a exposição lia-se com uma NITIDEZ BRUTAL. Com a Canon A710 IS nem com velocidades de obturação e aberturas de diafragma da maior precisão e seja lá o que quiseres se consegue ler as letras. Fiz literalmente dezenas de testes e tirei da janela para que conseguisse ver BEM o LCD de forma a fazer os ajustes necessários. A nitidez é simplesmente MUITO inferior à Fuji f40fd. Não se lêem as letrinhas do Wall Street Institute e as matrículas dos carros, onde com a fuji se via tudo com uma nitidez de uma máquina de 10MP e manual."
Eu não fui buscar a ideia a lado nenhum, senão ter tido as duas e falar pela prática. É a realidade conforme descrito com 1 milésimo de exemplos acima. A máquina é péssima. Nunca vi nada pior. Talvez por ser muito exigente, dado que estava habituado a máquinas (não digitais) semi-profissionais e profissionais. Mas essa questão aqui é irrelevante e off-topic. O que é relevante é que a Fuji f40fd bateu a Canon A720 IS a LÉGUAS em definição/detalhe, exposição, etc, etc, etc, etc. E estamos a falar de uma máquina limitadíssima em modos manuais, ou seja, a máquina é tão superior que consegue resultados mil vezes melhores sem recurso à obturação e abertura manual, o que é realmente inacreditável. Posso imaginar a Fuji S9600 que acabei de encomendar e CANONs digitais (pelo menos esta) é para nunca mais me recordar. E não, a máquina não estava com problemas, funcionava perfeitamente. As únicas fotos que ela conseguía tirar com nitidez semelhante à f40fd eram no monitor (jogos em alta definição). Em qualquer outra situação é tão inferior, que não merece o tempo e a energia gastas de continuarmos a comentar. Não soube trabalhar com ela? Não me parece mesmo nada. Quando testo uma coisa testo 24 horas non-stop, até já sabía de cor onde estavam todos os botões e funções, sem quase ter de olhar. Tirei centenas, muitas centenas de fotografias, assim como tirei com a fuji f40fd e em cenários semelhantes. Se não tivesse apagado as fotos punha um lado e lado e vocês ficavam escandalizados. E pronto, dou o assunto como encerrado, porque é inútil bater no ceguinho. Devem ser os meus olhos, os da minha namorada (que percebe de fotografia e vê muitíssimo bem) e de toda a gente - muita gente - a quem mostrei as fotos de ambas em cenários iguais e nas mesmas condições. Pronto, estamos todos enganados, as reviews é que estão certas :)
Rui Marto 27-12-2007, 21:07 Os testes de resolução real são feitos com alvos próprios (não com matriculas e letras do wall street) e medidos por software em computadores (melhores que os meus ou os teus olhos, ou de qualquer outra pessoa). Isto para não falar das aberrações cromáticas e corner softness que as lentes da Fuji costumam ter bem mais que as lentes da Canon.
O facto de saberes onde estão todos os butões e funções não implica que saibas tirar partido de todas essas coisas. E a Fuji, assim como todas as máquinas fotográficas inventadas até hoje, recorre à obturação e abertura, não deixa é seres tu a controlar isso.
Outra coisa muito importante nestas máquinas digitais é que o processamento é feito na máquina. Coisas como NR, WB, saturação, sharpness, etc, são controladas pela máquina. Aqui a Canon tem uma aproximação minimalista, o que é muito positivo para quem procura fazer pós-processamento, logo aplica muito pouco sharpness (ou não aplica de todo), mas podes sempre mudar isto nos menus da máquina.
fantasticmelga 27-12-2007, 23:12 Ainda estamos a discutir o sexo dos anjos? hehe :D :P
EDIT: "sem recurso à obturação e abertura MANUAL"
E pronto, a Fuji f40fd ganhou a milhas, quer gostes quer não gostes, Rui. hehe.
Feliz 2008 :)
hum continuo a não acredita muito nisso até que o DIGIC III é bem superior ao processador da fuji tal como o Rui disse devido a abordagem minimalista outra coisa que eu acho que devias notar é se não estarias a usar zoom digital nessa aproximação as letras !
Rui Marto 28-12-2007, 00:10 Eu continuo sem perceber onde é que a Fuji ganhou... Muito menos a milhas...
O próximo passo é dizerem-me que a F50fd é melhor que a G9?
fantasticmelga 28-12-2007, 01:13 Pois é, a teoria é que está certa, DIGIC III rules! :D
EDIT: não, usei 0 (zero) zoom, até porque consigo lê-las apesar de estarem bastante longe. Logo, a minha ideia foi tirar de longe à mesma distância que os meus olhos vêm (sem zoom). Quanto a zooms digitais a 1ª coisa que faço é desactivar.
Feliz Ano Novo :)
outra hipotese possivel foi um focus mal calibrado sendo que isso é automatico e as canon usam aquela frame como ponto de focagem ! dunno :X
fantasticmelga 28-12-2007, 09:35 Ok, Ruizinho, acabo de descobrir o problema da CANON :009:
Era exactamente aquilo que tu disseste: falta de sharpness (mas e de que maneira). Por sofware (roscof da fuji) conseguí autênticos milagres e agora sim, lembra-me a f40fd. lol.
Agora diz-me uma coisa fundamental: qual o melhor software para isto que há por aí? ;)
o melhor software para tratamento de imagem é o Adobe Photoshop CS3 :P o problema é o ser pago e tal :P se quiseres um gratuito tens o GIMP !
Rui Marto 28-12-2007, 15:22 Tá dito, Photoshop e GIMP. :) Podes sempre regular isso na máquina: Set > My Colors > Custom > Sharpness.
fantasticmelga 28-12-2007, 22:00 Epá, não me digas que posso regular o sharpness na máquina que eu suicido-me! De tudo o que devorei do manual, experimentei 24horas /7dias, etc, não vi isso e isso resolve TODOS os problemas! É que por software da fuji (uma coisita rasca), fica super nítido sim senhor, mas tudo o que é linhas, tipo quadros, portas, televisões, etc, as linhas ficam aos ziguezagues, o que acabava por ser inútil na maior parte dos casos. Em fotos de jogos em alta definição conseguí alguns resultados brutais, mas lá está, dependendo dos cenários.
Vou arranjar o GIMP (excelente notícia). Isso sendo gratuito é só fazer um google e sacar, correcto? :D
Rui Marto 28-12-2007, 23:17 Eles no site da Canon dizem "My Colors (Limited)" por isso só depende das limitações que eles puseram. A máquina para baixar de preço tinha que perder algumas coisas, mas não sei se o ajuste do sharpness é ou não uma delas.
É isso mesmo. :) www.gimp.com/windows (http://www.gimp.com/windows) (acho que é isto)
Boas, eu adquiri uma maquina fotografica (praktica luxmedia 6503), mas esta avariou :(, e como a aquisição foi feita fora do pais, Andorra, nao me dá muito jeito arranjar pela garantia, entao queria repara-la noutra lojo qualquer, ja tentei em varias, mas nao ma reparam pk n foi la comprada... entao agradecia k m dessem alguma informação sobre lojas k reparem maquinas que não foram lá compradas... e se for possivel que seja perto de Viana do Castelo...
Obrigado:cool:
Ainda gostava de saber onde é que voces foram buscar essa ideia da superioridade das lentes Canon no mundo das compactas...
Se há alguma marca que é superior às outras em lentes, essa marca é a Panasonic e não a Canon.
Depois, no que toca a zooms de 3X tipico das ultra compactas, as Fuji são muito boas, e facilmente encostam ao canto quase todas as Canon Ixus com zooms da mesma gama.. Vão ver uma Canon Ixus e depois uma foto tirada com uma Fuji Fxx e vejam lá bem qual é a máquina que tem corner softness e falta de nitidez..
Se formos para as bridge/super zoom, ai a Fuji tem duas máquinas também com lentes excelentes, a S6500 e a S9600, pelo que se diz pela net as lentes destas máquinas foram desenvolvidas e são fabricadas pela Tamron.
Agora, é claro que a Fuji tem uma gama muito mais curta que a Canon e nem existe nenhuma Fuji com a qual possamos comparar a Canon A720IS..
fantasticmelga 29-12-2007, 19:37 E vem uma Fuji S9600 para mim :D
Rui Marto 29-12-2007, 19:55 Acho que ninguém aqui disse que a Canon era a melhor marca de lentes nas compactas. Aí acho que não há dúvidas de que no geral é a Panasonic. E que a Canon nas Ixus costuma lentes fracas também é um facto. Mas na gama das PowerShot as lentes da Canon costumam ser muito boas, e neste caso, mesmo sendo uma comparação injusta (e não há dúvidas de que é) a Canon é superior.
|ferrari| 31-12-2007, 20:48 Permitam-me um pequeno parêntesis: As Panasonic dispõe de firmware/ software rápido como as canon? Ou pelo contrário lentas a processar?
Haverá alguma melhor que f40d ou A560 dentro do preço?
;) Obrigado e carry on
ManoelMartins 01-01-2008, 22:32 Permitam-me um pequeno parêntesis: As Panasonic dispõe de firmware/ software rápido como as canon? Ou pelo contrário lentas a processar?
Haverá alguma melhor que f40d ou A560 dentro do preço?
;) Obrigado e carry on
Vê aqui http://www.digitalversus.com/duels.php?ty=1&ma1=1&mo1=290&p1=1779&ma2=60&mo2=320&p2=2083&ph=2
desembrulha o menu até à comparação da velocidade
|ferrari| 01-01-2008, 22:52 Vê aqui http://www.digitalversus.com/duels.php?ty=1&ma1=1&mo1=290&p1=1779&ma2=60&mo2=320&p2=2083&ph=2
desembrulha o menu até à comparação da velocidade
Excelente comparativo. Muito obrigado ;)
MAFranco 04-01-2008, 09:46 Não, CANON NÃAAAAAAAAAAAO!!! A sério, comprei uma Canon A720 IS e a imagem/definição é um nojo comparada com a Fuji Finepix f40fd (muito mais barata). Epá, mas que diferença! Nem dá para acreditar. Estou insatisfeitíssimo e vou devolver a Canon para comprar outra Fuji. Vale a pena é gastares mais uns Euritos e comprares a Fuji Finepix f40fd, onde te vais passar com a definição e qualidade das fotos. Isso sim. Não me adianta nada ter todos os modos manuais na Canon A720 IS, quando nem assim chega aos calcanhares da f40fd em semi-automático. Enfim, lentes... (fuji rules).
Obrigado pela dica (desculpa só hj responder mas estive fora).
Vou ver se a Worten tem a f40 para ver se posso trocar embora não esteja afim de gastar muito mais pois tb tenho máq. de filmar e a de fotos é só para usar em alguns casos e sem grandes pretensões...só achei que a A820, comparando c/ uma Nikon ''velhinha q tinha, não melhorou mto a performance das fotos, mto embora ainda só tenha tirado uma dúzia e meia de fotos...(nalguns casos, paisagens, ficaram um pouco desfocadas, mas pode ser ''nabice minha, não?):mad:
ManoelMartins 04-01-2008, 19:09 No The New York Times podem ler um excelente artigo: Looking Beyond Megapixels
Importa olhar para além dos pixels e ver o que realmente uma máquina deve ter.
Imperdível. Ler aqui e seguir os links. Ver as imagens e pensar um pouco vai ajudar muito os indecisos ou os baralhados pelos mil e um testes espalhados na net.
O melhor é mesmo ler!
http://www.nytimes.com/2007/12/06/technology/personaltech/06pogue.html
http://www.nytimes.com/slideshow/2007/12/05/technology/personaltech/20071206_POGUE_SLIDESHOW_index.html
fantasticmelga 05-01-2008, 22:58 Obrigado pela dica (desculpa só hj responder mas estive fora).
Vou ver se a Worten tem a f40 para ver se posso trocar embora não esteja afim de gastar muito mais pois tb tenho máq. de filmar e a de fotos é só para usar em alguns casos e sem grandes pretensões...só achei que a A820, comparando c/ uma Nikon ''velhinha q tinha, não melhorou mto a performance das fotos, mto embora ainda só tenha tirado uma dúzia e meia de fotos...(nalguns casos, paisagens, ficaram um pouco desfocadas, mas pode ser ''nabice minha, não?):mad:
Essa minha questão da Canon A720 IS já foi aqui esclarecida e afinal ela bate largamente a f40fd. Eu desconhecía que a máquina permitía regular o sharpness (daí as imagens terem pouca definição) onde juntando o modo manual, os resultados são arrasadores. Esta situação foi-me explicada pelo Rui Marto e assim que utilizei um sharpness superior, as imagens ficaram soberbamente nítidas. Portanto, o erro foi meu e aqui assumido em post posterior a esse. Um dos exemplos em que ela bateu largamente a f40fd foi uma foto ao meu LCD 24" FULL HD a um wallpaper a 1920x1200 que consiste numa paisagem com centenas de plantas até ao horizonte. Com a f40fd e após muitas horas de testes, as fotos estão LONGE de ser iguais ao wallpaper do monitor (as plantas não têm definição suficiente com a f40fd), onde as plantas no wallpaper são de uma definição real. Depois de utilizar a função sharpness na A720 IS e naturalmente o modo manual que a f40fd não tem, conseguí (com as luzes todas apagadas) fotos COMPLETAMENTE iguais ao wallpaper, ou seja, rendi-me à A720 IS porque essa foto é chocante. Foi para mim o teste de fogo. A partir daí, todas as fotos que tirei aumentando o sharpness para os níveis a meu gosto (e utilizando o modo manual), obtiveram sempre resultados bastante superiores aos da fuji f40fd (por não ter um modo 100% manual como tem a Canon A720 IS).
Já agora aqui está uma miniatura do wallpaper (a 800x500) para que se saiba do que estou a falar:
http://i19.tinypic.com/6ybajxc.jpg
E uma das fotos ao monitor com a A720 IS - infelizmente apaguei a melhor (sem qualquer tratamento de pós-produção):
http://i6.tinypic.com/6owq3jk.jpg
Se não tivesse apagado a foto e te mostrasse o resultado com a fuji f40fd ninguém a comprava. lol. Os seus modos automáticos jamais conseguem uma MÍNIMA aproximação ao que se vê acima e não é a melhor foto, nem levou qualquer tratamento (que necessitaría).
Espero ter esclarecido esta questão a todos definitivamente e as minhas desculpas pela confusão gerada, que já causou polémica noutro tópico :)
Oh fantasticmelga esse teu teste é no minimo duvidoso... Qual o interesse de ftografar um monitor?
Queres fazer um bom teste, pega nas duas máquinas, e mete-as no mesmo sitio exactamente, uma e depois a outra. E fotografa um urso de peluche. Depois compara os resultados aumentando a 100%..
Quanto ao sharpness, podes aplicar isso em pós produção facilmente.. E muito sinceramente, as imagens com excesso de sharpening a mim parecem-me sempre horrivelmente digitais.
Mas de qualquer forma ainda bem que começas a perceber uma das regras básicas da fotografia.. Todas as máquinas têm fraquezas, mas se soubermos aproveitar o que temos, todas permitem tirar grandes fotos. Tu pelos vistos, começas a saber aproveitar a máquina que tens.
Rui Marto 06-01-2008, 00:35 A questão aqui nem é o que cada um tem interesse em fotografar, mas sinceramente também não vou à baila com o excesso de sharpning, coisa que aquela foto claramente tem.
fantasticmelga 06-01-2008, 00:45 Epá, ó mundano, o interesse é que eu fotografo jogos de consolas em alta definição (FULL HD - 1080p) e este é um dos grandes usos que dou à máquina. Pretendo com isso que as pessoas tenham uma ideia o mais aproximada possível daquilo que se vê na realidade (experimenta fotografar um jogo em HD, compara com o que vês no monitor e depois diz-me da dificuldade que é conseguir-se bons resultados). A f40fd infelizmente para isto não servía, porque em modos automáticos o overexposure, highlights, etc, são de chorar bem como a falta de definição/detalhe. Sim, tenho passado umas dezenas de horas non-stop a mecher nisto e penso estar a aproveitar a A720 IS ao máximo. Não fosse a minha necessidade de um viewfinder electrónico para outdoor (não vejo o LCD na rua) que me fez encomendar uma bridge (fiquei teso), não quería outra coisa. Esta máquina que cabe num bolso servía perfeitamente para todas as situações.
http://i16.tinypic.com/8158doh.jpg
http://i11.tinypic.com/8azh2bm.jpg
http://i11.tinypic.com/8e08en4.jpg
http://i14.tinypic.com/89jru52.jpg
Sim, sim, Rui, tem excesso de sharpness, conseguí uma foto muitíssimo melhor (sem tanto sharpness e sem se notar aqueles "risquinhos" do monitor) mas que foi pró beleleu há algum tempo e nem sei como tenho ainda esta aqui. Esta foi uma das 1ªs. Nesse aspecto está mesmo muito mal :)
as consolas desta ultima geração não seria mais facil se tivessem um modo de screenshot´s ?
fantasticmelga 06-01-2008, 01:47 Podes crer! :cwm3:
fantasticmelga 07-01-2008, 04:07 Um amigo de uma loja de fotografia emprestou-me uma PANASONIC Lumix FZ18 para que eu pudesse testar durante o fim de semana e dar-lhe a minha opinião.
Aqui vai um comparativo entre a mesma foto com a PANASONIC Lumix FZ18 e a CANON A720 IS. A foto foi tirada em dia de chuva:
PANASONIC Lumix FZ18 - f2.8 1/80 ISO 100
http://i5.tinypic.com/85nilhs.jpg
http://i16.tinypic.com/6nvklzm.jpg http://i18.tinypic.com/6q28ac7.jpg
CANON A720 IS - f2.8 1/160 ISO 80
http://i2.tinypic.com/80yt1yq.jpg
http://i14.tinypic.com/7yezayu.jpg http://i4.tinypic.com/8eavw90.jpg
Acho que a CANON A720 IS fez aqui um trabalho formidável se compararmos os preços entre as 2 máquinas (o dobro).
De notar que a foto da PANASONIC Lumix FZ18 foi tirada em RAW e a da CANON em .jpeg, claro...
grandenaboverde 09-01-2008, 16:04 sendo em RAW, em seguida foram trabalhadas de forma a ter um sharpening idêntico?
é que pelas imagens a A720is parece ter o sharp no máximo (e exagerado).
fantasticmelga 09-01-2008, 18:43 Sim, idêntico em pós produção, mas a CANON tinha o sharpness (por hardware) 1 valor acima do normal (há mais 1), quando a PANASONIC não tem essa opção. No entanto o sharpness não é exagerado, a Fuji f40fd, por exemplo, tem este nível de sharpness por default que não é sequer alterável. Mas sem dúvida que tería sido justa a comparação com o sharpness da CANON em normal. Infelizmente nunca mais me lembrei desse pormenor, dado que só a utilizo dessa forma. Ainda assim e pela minha experiência com a máquina, a definição sería superior, porque ela tem um detalhe superior a outros modelos de 10MP (assim considerado pelo site TrustedReviews e com o qual eu não podería concordar mais).
grandenaboverde 09-01-2008, 19:02 No entanto o sharpness não é exagerado, a Fuji f40fd, por exemplo, tem este nível de sharpness por default que não é sequer alterável.
humm, dúvido que a F40fd em default cause halos devido ao sharpening..
http://img148.imageshack.us/img148/6119/halos1fx1.jpg
se é exagerado ou não, já depende de cada um. :)
#edit#
já agora, a foto da FZ8 (com USM) vs 720is:
http://img148.imageshack.us/img148/3522/fz8jd3.jpg
http://i2.tinypic.com/80yt1yq.jpg
e agora que as pus lado a lado, o exposição da foto da FZ8 está mais interessante (embora tenha rebentado o céu).
PANASONIC Lumix FZ18 - f2.8 1/80 ISO 100
CANON A720 IS - f2.8 1/160 ISO 80
se foram tiradas na mesma hora, o metering de ambas é bem diferente.
Rui Marto 09-01-2008, 19:35 A Canon continua é com a mania daquele color cast magenta. A parede da casa não está branca.
|ferrari| 09-01-2008, 20:45 Eu que pouco percebo de qualidade fotográfica consigo perceber que as diferenças são bastante consideráveis. Agora que se justifica a diferença de preço, cabe a decisão ao bolso de cada um/ necessidades.
Mas ninguém pode negar a qualidade invejável da Panasonic ;)
offtopic: encomendei uma Lumix FX10, depois posto resultados.
E sim consegui ao preço da Canon A560 :D
Rui Marto 09-01-2008, 21:38 Eu acho que a Panasonic faz lentes muito boas e a FZ8 não é excepção.
adolfo dias 09-01-2008, 22:36 Eu que pouco percebo de qualidade fotográfica consigo perceber que as diferenças são bastante consideráveis. Agora que se justifica a diferença de preço, cabe a decisão ao bolso de cada um/ necessidades.
Mas ninguém pode negar a qualidade invejável da Panasonic ;)
offtopic: encomendei uma Lumix FX10, depois posto resultados.
E sim consegui ao preço da Canon A560 :D
tenho uma fx10
desde que n vá ver as fotos em tamanho real n te preocupes :D
fantasticmelga 10-01-2008, 03:28 Sim isso que o Adolfo diz é verdade. lol.
Epá, ó grandenaboverde, eu gostava de ter tido esse olho clínico para ter detectado aquele horrível HALO. :D A máquina nesse setting nunca mais, passará a ser feito por software.
A exposição da FZ18 está realmente muito melhor, já me explicavas o que é isso de USM e quanto lhe deste de shaprness :)
A da CANON foi tirada às 8:30 da manhã, e a da PANASONIC às 3 da tarde. Penso que a da Canon àquela hora da manhã e sem tanto sharpness tería resultado melhor e iríamos ver aquele efeito molhado da água nas madeiras no chão como se vê na PANASONIC, se tivesse sido tirada na mesma hora. Uma pena de facto.
Mas o consenso olhando para as duas é que a foto da FZ18 está melhor? Na minha opinião, depois de ter visto o halo e tendo em conta a exposição, está melhor sim, mas depois desse teu "tratamento" que lhe deu a nitidez que lhe faltava. A diferença é de facto notável. Heats off para a FZ18, o que nâo sabemos é se na mesma hora a CANON tería feito aquele exposure tão fraco.
Concordo plenamente com o Rui Marto quanto ao color cast magenta da CANON. A parede da casa não está de facto branca.
Rui Marto 10-01-2008, 05:53 O USM é o unsharp mask, suponho eu, e não está na máquina, está no software com que processas as fotografias.
O grandenaboverde estava a falar dos sistemas de metering das máquinas serem muito diferentes, mas isto só se via caso as fotos tivessem sido à mesma hora, ou pelo menos em condições de luz semelhantes. Obviamente tal não aconteceu, caso contrário alguma das máquinas teria um grave problema nos valores de exposição.
fantasticmelga 10-01-2008, 09:45 Quanto às condições de luminosidade, Rui, e apenas como um parentesis de quem percebe relativamente pouco de fotografia digital (e menos ainda da FZ18, pois li o manual numa noite), parece-me que num dia de chuva e sendo aquela hora da tarde e com mais agua nas madeiras do chão, não terá afectado o exposure. Estarei errado? Eu sei que as cores mudam de manhã, mas com sol, com chuva deverá ser a mesma coisa não? Até prque a velocidade que lhe atribuí foi a que dá o melhor resultado possível (mas acredito que quem saiba mais de aberturas e velocidades do que eu - ainda sou uma "esponja" a absorver o mais que posso a este nível - consiga melhor. Até mesmo porque eu usei sempre uma abertura de f2.8, quando se calhar outra abertura podería dar melhores resultados, não sei, para isso ainda preciso de mais experiência).
EDIT: Houve uma coisa péssima na FZ18 e muito complicada para mim que é o LCD. Se não o tiveres totalmente á altura dos teus olhos, ele fica tão claro (quase branco) que não vês nada. Situação que jamais acontece por exemplo na minha acabada de chegar Fuji S9600, onde posso colocar a máquina meio metro acima da cabeça (ou abaixo) que vejo sempre o LCD por ser rotativo (o que é excelente). Quant a pesos e tamanho, epá, a FZ18 é claramente mais pequena e consequentemente leve. A S9600 é um "monstrozinho" do tamanho de uma dSLR. Já agora o LCD da CANON A720 nestas situações e apesar de ser inamovível, deve ser o único que anda por aí que podes usar aquilo a qualquer posição que queiras que vês sempre igual, ou seja, é magnífico e aqui coitadinho do LCD da FZ18. Mas pronto, para compensar isso ela tem um viewfinder electrónico "fraquinho" de baixa resolução mas que funciona perfeitamente. O da Fuji S9600 com 230k pixels, valha-me Deus! Nunca vi viewfinder melhor. Só estou frustrado com uma coisa: ela não mostrar a alteração da luminosidade no LCD quando meches na abertura e velocidade como acontece na CANON A720 IS. É que aprendi com isso a fazer exposições perfeitas por incrível que vos possa parecer. Há um determinado ponto de luminosidade no LCD ao mecher na abertura e velocidade que eu sei que a foto vai sair com uma nitidez que é impossível conseguir melhor. Vê-se o pó. Um exemplo muito simples usando essa técnica inacreditável que eu apurei (lol) é a foto abaixo destes auscultadores (nota: lâmpada fluorescente de 100 watts por cima):
CANON A720 IS - f2.8 1/10 ISO 80
http://i15.tinypic.com/6ns6d8o.jpg
Qualquer velocidade diferente de 1/10 não produz este resultado e tudo isto calculado pela luminosidade do LCD :lol:
Epá, eu acho que não vou ser capaz de me separar desta CANON :P
PERGUNTA: Rui, sabes se a CANON G9 ou a S5 (bridge) fazem isto? (Live-Preview). É que a FZ18 e a S9600 não fazem...
adolfo dias 10-01-2008, 12:49 serei eu que estou a interpretar mal o exif ou as fotos foram tiradas apenas com meia hr de diferença?
fantasticmelga 10-01-2008, 13:38 Estás a interpretar mal. Como disse, a da Canon foi de manhã muito cedo e a da Panasonic foi de tarde. Eu não acerto as horas das máquinas (não preciso disso para nada), se é que isso influencia no exif. Não faço ideia.
Aliás, corrijo: A da CANON foi no dia anterior de manhã e a outra foi no dia seguinte de tarde (tempo de chuva em ambos os casos). Assim é que é. Desculpem lá a confusão! Ou foi no mesmo dia?! Epá... que se lixe! :x2:
Rui Marto 10-01-2008, 14:39 fantasticmelga, estás a fazer confusões com inúmeros conceitos na fotografia. 720is não é um valor, é a máquina da Canon, Canon PowerShot A720IS.
Depois assim por alto a foto com a Panasonic foi tirada com menos um stop de luz. Essa questão da luminosidade no LCD acho que todas as máquinas fazem, chama-se Live Preview, mas como já te foi dito, não te podes guiar por aí para nada.
Em termos de nitidez, outra coisa que é +- sabido é que as lentes normalmente dão o seu melhor um stop abaixo da abertura máxima, ou seja F/4 neste caso.
Essa foto que tiraste aos teus Phones podia ter sido tirada com os seguintes valores:
ISO 80 - 1/10 - F/2.8
ISO 80 - 1/5 - F/4
ISO 80 - 1/1 - F/5.6
ISO 80 - 2/1 - F/8
ISO 100 - 1/13 - F/2.8
ISO 100 - 1/6 - F/4
ISO 100 - 1/3 - F/5.6
ISO 100 - 2/3 - F/8
ISO 200 - 1/25 - F/2.8
ISO 200 - 1/12 - F/4
ISO 200 - 1/6 - F/5.6
ISO 200 - 1/3 - F/8
ISO 400 - 1/50 - F/2.8
ISO 400 - 1/25 - F/4
ISO 400 - 1/13 - F/5.6
ISO 400 - 1/6 - F/8
(Alguns valores podem variar ligeiramente porque baseei-me nos valores disponíveis na máquina.)
E todos estes valores a cima, te vão dar um resultado praticamente igual no LCD. Agora, como é que sabes qual é o correcto?
fantasticmelga 10-01-2008, 15:14 LOL, então ele estava a falar da FZ18 vs 720IS e eu a pensar que o 720is era um valor. Epá, 3 horas de sono por noite há 1 semana dá nisto :lol:
Sim, sim, percebi perfeitamente. Claro que nesse caso não dá para guiar pelo LCD, dado os resultados no LCD serem praticamente iguais. No entanto que foi a melhor exposição "a olho", foi, lol. Com que então f4, ah? Ok, já vou trabalhar nisso.
Rui Marto 10-01-2008, 15:22 Fazendo as contas de cabeça. Um stop a mais ou a menos, é o dobro ou metade da luz. A partir daí, tiras e acrescentas um stop em cada valor por forma a manter sempre a mesma quantidade de luz. Por isso, em qualquer situação, fazendo estas contas, encontras umas dezenas de combinações para as quais a quantidade de luz é a mesma, e por isso o preview no LCD também o é.
É F/4 nesta lente porque a abertura máxima é 2.8. Há lentes em que é 2.8, há lentes em que é 5.6, etc... Depende da abertura máxima, e não sei se a regra se aplica religiosamente a todas as lentes.
fantasticmelga 10-01-2008, 15:26 Mas foi excelente saber isso, grande post.
É F/4 nesta lente porque a abertura máxima é 2.8. Há lentes em que é 2.8, há lentes em que é 5.6, etc... Depende da abertura máxima, e não sei se a regra se aplica religiosamente a todas as lentes.
Depende muito de lente para lente...
Mas grosso modo, a maioria das lentes têm o seu "sweet spot", ou seja, o ponto onde tantoa nitidez como o contraste da lente estão no seu melhor nivel, uns 2 stops fechadas em relação à abertura máxima..
Embora haja lentes que têm excelentes prestações logo a partir da abertura máxima. Embora, mesmo essas ganhem sempre qualquer coisa quando fechadas um ou dois stops..
E normalmente mantêm essa prestação até ao ponto em que a difracção começa a entrar em cena.. Numa SLR APC-C de 6 Megapixels terás difracção com força ai a partir de F/16, numa com 10 ou mais megapixels deverá ser a partir de F/11.. Numa compacta, como os pixels são tão pequenos em algumas a partir de F/5.6 já se nota difracção, outras é a partir de F/8..
Já agr aqui 1Pouco Off Topic...
Por acaso não sabem onde se pode comprar as protecções pos visores das maquinas? É que comprei agr uma ixus 960 e o ecrã já está cheio de dedadas :(
Rui Marto 10-01-2008, 17:03 Worten. Fnac. Vobis. Colorfoto. Staples.
|ferrari| 11-01-2008, 21:06 Conforme prometido aqui ficam algumas experiências.
Só aqui as ponho aqui agora, porque só agora acabou a bateria, senão ainda estava nisto :D
http://img86.imageshack.us/img86/8399/p1000100ie9.th.jpg (http://img86.imageshack.us/my.php?image=p1000100ie9.jpg)
* F/2,8 (máximo)
* Tempo exposição 1/30
* ISO 100 (minímo)
* Equilibrio brancos (Auto)
* Distância focal 35mm (normal)
* Nitidez máximo (modo vivid)
Versão com flash
http://img84.imageshack.us/img84/7198/p1000101xm6.th.jpg (http://img84.imageshack.us/my.php?image=p1000101xm6.jpg)
* F/4
* Tempo exp 1/30
* ISO 100
http://img175.imageshack.us/img175/6528/p1000112pp4.th.jpg (http://img175.imageshack.us/my.php?image=p1000112pp4.jpg)
* F/2,8
* Tempo exp 1/80
* ISO 100
Ajustado de forma a conseguir o mais escuro possível
http://img175.imageshack.us/img175/706/p1000065bz8.th.jpg (http://img175.imageshack.us/my.php?image=p1000065bz8.jpg)
* F/2,8
* Tempo exp 1/13
* ISO 200
Nesta, não gostei da cor do chão da mobilia
http://img520.imageshack.us/img520/6699/p1000067sa9.th.jpg (http://img520.imageshack.us/my.php?image=p1000067sa9.jpg)
* F/2,8
* Tempo exp 1/8
* ISO 250
Piores condições possíveis :D
http://img516.imageshack.us/img516/4073/p1000087nu9.th.jpg (http://img516.imageshack.us/my.php?image=p1000087nu9.jpg)
* F/4,3
* Tempo exp 1/30
* ISO 640
Nota: Regra geral uso sempre as cores em vivacidade, ao invés do standard ou normal, não sei se isso mexe com o sharpness ou não...
Estarei atento a todos os conselhos e críticas. Claramente haverá bastantes coisas a ajustar.
Sobre a máquina, estou a gostar da experiência, o ponto que mais me surpreendeu foi a opção de "Ângulo superior" que muda a coloração do LCD e torna completamente nitido e perceptível para quem tira fotos com a máquina acima do nível da cabeça.
Claro que tudo o resto me cativou, preço, tamanho, lente, tempo de exposição máximo de 60s, possibilitando efeitos nocturnos etc etc. E numa comparação directa com o anterior modelo é uma diferença abismal conforme espectável!
adolfo dias 11-01-2008, 21:31 dps mete ai uma experiencia com os 60seg. só fiz uma com 15s e saiu que foi uma miseria
ManoelMartins 11-01-2008, 23:40 Tal como o Ferrari também comprei uma Pan Fx12. Ganham-se imagens mais limpas, perde-se em recorte e definição. Não se pode ter tudo.
Bom, vamos ao que interessa. Vi aqui os ensaios. Deixo o meu contributo.
Três imagens feitas agora mesmo com a máquina apoiada na varanda e usando o retardador.
1. Modo inteligente. (Segundo o manual... :wow: "O burro sou eu!" )
f/5
1 ''
iso 200
http://i31.servimg.com/u/f31/11/72/22/76/01modo11.jpg
2. Modo "Paisagem Nocturna"
f 5
5''
iso 100
http://i31.servimg.com/u/f31/11/72/22/76/02modo10.jpg
3. Modo cena "Céu estrelado". Permite 15, 30 ou 60'' à escolha do freguês.
f/5
15''
iso 100
http://i31.servimg.com/u/f31/11/72/22/76/03modo10.jpg
Deixo aqui (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=2423710#post2423710) a ligação à página da Fx12
|ferrari| 12-01-2008, 22:08 Ainda não tive oportunidade para fazer um shoot de 60s. Queria fazer num local com transito para dar aquele efeito das luzes em movimento.
De qualquer forma hoje consegui chegar à foto 279. Já deu para perceber algumas coisas, deixo mais uns ensaios:
http://img231.imageshack.us/img231/1595/p1000222pk4.th.jpg (http://img231.imageshack.us/my.php?image=p1000222pk4.jpg) http://img526.imageshack.us/img526/9240/p1000227cm7.th.jpg (http://img526.imageshack.us/my.php?image=p1000227cm7.jpg) http://img156.imageshack.us/img156/9779/p1000267pn1.th.jpg (http://img156.imageshack.us/my.php?image=p1000267pn1.jpg) http://img85.imageshack.us/img85/5895/p1000135oi9.th.jpg (http://img85.imageshack.us/my.php?image=p1000135oi9.jpg)
ManoelMartins a minha preferida é a paisagem nocturna. O primeiro modo raramente uso, porque de inteligente falta-lhe um bocadinho ;)
Quanto à ceu estrelado, acho que mesmo os 15s torna-se demasiado tempo de exposição que o faz absorver exageradamente todas as luzes. Teria de ser num local menos iluminado penso eu.
ManoelMartins 12-01-2008, 22:34 Concordo contigo.
As tuas imagens estão limpas e agradáveis. A do boneco e das pedras são as que mais gosto. Na imagem do globo nota-se alguma falta de recorte na parte mais superior. É a queixa que tenho da minha. ( Queixa acrecida quando comparo as imagens (http://img.olhares.com/data/big/5/54783.jpg) que tenho feito com as de uma "velhinha" Kodak 4Mp ...).
|
|