View Full Version : Ati estabelece acordo com a Microsoft para a Xbox
Nemesis11
14-08-2003, 16:31
Será a ponta do iceberg?
http://www.thestreet.com/_yahoo/markets/marketfeatures/10108136.html
http://www.ati.com/companyinfo/press/2003/4678.html
Under the agreement, ATI is developing custom, leading-edge graphics technologies for use in future Xbox® products and services.
This agreement cements ATI’s position as the prime graphics supplier for the future of the games industry
se for mesmo realidade, vai ser um duro golpe pra a nvidia, basta olhar pra o ultimo balanço e vão perceber pk, as vendas (always rising ;) ) da Xbox renderam uns belos trocos a nvidia!
esperar pra ver!
Se bem que não sei se será bom ter ati numa possivel xbox2 :005:
Nemesis11
14-08-2003, 16:42
O que não dá para perceber é se o acordo é para esta xbox ( updates de hardware ), ou se para uma futura xbox.
A 1ª acho um bocado estranha. Alguem se lembra do "grande sucesso" da mega drive 32X e aquela extensão para cd que não me lembro do nome.
MarcoWWE
14-08-2003, 16:51
Mega-CD...
Rudzer porque achas que nao poderá ser bom ter uma X-BOX 2 com chipset grafico by ATI?
Nemesis11
14-08-2003, 16:56
Originally posted by MarcoWWE
Mega-CD...
Rudzer porque achas que nao poderá ser bom ter uma X-BOX 2 com chipset grafico by ATI?
Thanks, é isso, mega cd. Bons jog....*cough*filmes*cough* que isso tinha.
Não posso responder pelo Rudzer, mas sera a compatibiliade com os jogos actuais da Xbox?
Mega-CD...
Provavelmente teme, como eu, que o sector de Graficas para PC perca produtividade... espero que isso n aconteca :)
ToTTenTranz
14-08-2003, 16:58
Mas qual é a porra da diferença? Há alguem que vá comprar ou não uma consola consoante o fabricante do chip gráfico da mesma?!
Já estou mesmo a imaginar:
"Pxee.. é melhor não comprar a xbox 2 porque tem um chip da ATi, e a ATi tinha uns drivers de merd@ há uns anos atrás!"
ou então:
"Pxee.. é melhor não comprar a xbox 2 porque tem um chip da nVidia e a nVidia faz batota no 3dmark!".
Nemesis11
14-08-2003, 17:02
Originally posted by ToTTenTranz
Mas qual é a porra da diferença? Há alguem que vá comprar ou não uma consola consoante o fabricante do chip gráfico da mesma?!
Já estou mesmo a imaginar:
"Pxee.. é melhor não comprar a xbox 2 porque tem um chip da ATi, e a ATi tinha uns drivers de merd@ há uns anos atrás!"
ou então:
"Pxee.. é melhor não comprar a xbox 2 porque tem um chip da nVidia e a nVidia faz batota no 3dmark!".
Acho que ninguem meteu isso em causa.
A questão aqui é as consequencias que isto vai trazer para o futuro das gráficas e consolas. Posicionamentos no mercado, etc, etc.
Ainda ninguem se lembrou, mas o que é que estará a Nintendo a pensar nesta altura? É que a Ati tb já fez um acordo com a Nintendo para a futura consola.
Originally posted by Ashler
Provavelmente teme, como eu, que o sector de Graficas para PC perca produtividade... espero que isso n aconteca :)
consolas são o futuro do home-entertainment...
Originally posted by nothing
consolas são o futuro do home-entertainment...
PC MEDIA...
Tens Internet browsing, tens mail... jogos... Divx, DVD...
Tudo numa caixa super pequena, com um super PC, controlado com um comando e Gamepads... Keyboard wireless....
Isso para mim é o futuro...
Consolas: só se desenvolverem Teclados po Chat's, foruns... mails...
(no fundo virarem mini PC,m (Tipo XBOX Linux) ai...)
mas o futuro é incerto... lets see
é simples...a xbox em termos gfx tá excelente..a nvidia pode tar na ***** no mercado de pcs mas com a consola fez um grande trabalho (não so em termos gráficos....)!
Dps há ainda os seguintes factores:
- retro-compatibilidade
- facilidade de programação face a xbox?
- o facto de muito do conhecimento e algumas tecnicas usadas possam vir a ser invalidadas, logo dificultar a vida dos programadores que ñ é algo de muito bom especialmente no mercado das consolas!
and so on...
blashyrkh
14-08-2003, 17:30
É que a Ati tb já fez um acordo com a Nintendo para a futura consola.
A própria GameCube tem um chip da ATI... acho que a Nintendo não gosta muito dos chips nVidia...
Nemesis11
14-08-2003, 17:33
Originally posted by blashyrkh
A própria GameCube tem um chip da ATI... acho que a Nintendo não gosta muito dos chips nVidia...
E se calhar vai deixar de gostar dos da Ati.......por este andar.
MarcoWWE
14-08-2003, 19:33
Originally posted by Nemesis11
E se calhar vai deixar de gostar dos da Ati.......por este andar.
Desculpa mas nao precebi se puderes espefica...
e nao me venham com a cena da paragem de produçao é ridiculo...
Nemesis11
14-08-2003, 19:44
Desculpa mas nao precebi se puderes espefica...
e nao me venham com a cena da paragem de produçao é ridiculo...
Não, nada disso. [opinião pessoal, don't flame]Apesar de achar que mais tarde ao mais cedo a Nintendo vai deixar de fazer consolas e a passa a ser mais uma software house[/opinião pessoal, don't flame]
Especificando. A Ati vai fazer o Gpu ( e provavelmente + qq coisa ) para a Xbox2 e para a Gamecube2. Isto são dois Galos para o mesmo poleiro.
Não estou a ver a Nintendo a aceitar isto, até porque a Ati está à mais tempo com eles que com a Microsoft.
Para mim, das duas uma. Ou a Nintendo não tem um contrato de exclusividade com a Ati e sendo assim quebram o acordo ( pagando muito $ ). Ou têm um acordo de exclusividade e a Ati arriscou este acordo. A Nintendo quebra o contrato e recebe $.
No fim, não estou a ver a Ati a fabricar para os dois gigantes, até porque antes disto tudo, será que a Ati tem recursos para todo o mercado de pc's ( 3 segmentos + all in wonder + drivers ) + xbox2 + gamecube2? Não me parece......
Nemesis11
14-08-2003, 20:05
Ok, parece que a Ati tem tudo planeado.
Acabou de sair esta mini entrevista:
http://biz.yahoo.com/rc/030814/tech_ati_interview_1.html
We've had a good strong long history with Nintendo and we don't expect any impact...we're comfortable with our relationship with Nintendo and I think we're great partners
Sinceramente não percebo como é que a Nintendo poderá aceitar este acordo Ati/MS, mas é com eles.....
O valor da Ati subiu 13% e a nVidia caiu 4%.
ToTTenTranz
14-08-2003, 20:33
A ATi tambem faz o chip gráfico dum Palm para jogos que vai sair daqui a pouco tempo que vai concorrer com o gameboy e não é por isso que a nintendo cortou relações com a ATi.
Isto funciona sempre por uma espécie de concursos. As produtoras de chips gráficos mostram o projecto dum chip para a produtora da futura consola. Aquela que mostrar um projecto melhor (que envolve yields, rapidez e tecnologias do chip assim como custos de produção) ganha.. Na gamecube quem ganhou foi a ATi e na xbox quem ganhou foi a nVidia. Para a XBox 2 pelos vistos ganhou a ATi.. Ainda não ouvi ninguem da Nintendo ou da ATi a dizer que o chip gráfico da próxima consola da nintendo seria feito pela ATi.
Se calhar o chip gráfico para a Gamecube 2 e Xbox 2 até vai ser o mesmo lol.
Nemesis11
14-08-2003, 20:47
Ainda não ouvi ninguem da Nintendo ou da ATi a dizer que o chip gráfico da próxima consola da nintendo seria feito pela ATi.
Em março a Ati e a Nintendo assinaram um acordo para a futura consola. Um dos "chefes" da Nintento atá disse que a Nintendo seria a 1ª a lançar uma consola da futura geração.
Quanto ao acordo Palm/Ati, que eu saiba não tem nada a haver com jogos.
A Palm tem um "Palm OS Ready Program " em que a Ati entrou.
A ATI Imageon nem sequer tem funções 3D. Se bem me lembro o acordo tinha a haver com o desenvolvimento da parte multimedia ( imagem e video, davam o exemplo da descompressão Mpeg4 no palm ).
Se calhar o chip gráfico para a Gamecube 2 e Xbox 2 até vai ser o mesmo lol.
Já que tamos numa de especular vou deitar mais lenha pra fogueira:
Se calhar a Gamecube2 nem vai ver a luz do dia ;) lol
OBS: Se acham que a Nvidia e ATI so são responsáveis pela parte gráfica da consola tão muito enganados!
De qualquer maneira duvido que a ATI tenha R&D disponiveis para poder trabalhar em 2 projectos deste calibre e manter-se competitiva no mercado de pc's (é mais que sabido que a nvidia desviou workers do NV30 para a xbox)!
Sinceramente IMO, acho uma anedota os fabricantes de placas gráficas para PC tentarem ganhar algo em consolas.
É o que dá actualmente com os ports de Xbox para pc como o Splinter Cell que usa um sistema se sobras exclusivo para chips Nvidia e na ATI não dá para funcionar por que são chips ATI.
Já no novo Tomb Raider andei a ver as opções gráficas e estou a ver a mesma coisa como Cg compiler, Nvidia shadows, etc.
Sei que são coisas de negocio... mas acho ridículo estes ports.
Nemesis11
14-08-2003, 21:31
Originally posted by Rudzer
De qualquer maneira duvido que a ATI tenha R&D disponiveis para poder trabalhar em 2 projectos deste calibre e manter-se competitiva no mercado de pc's (é mais que sabido que a nvidia desviou workers do NV30 para a xbox)!
É esse mesmo um dos grandes problemas.
A Ati ocupa mais segmentos de mercado que a nVidia ( Imageon por exemplo, que a nVidia não tem nada para pda ) e agora ainda toma conta de 2 projectos gigantescos e ainda por cima rivais. E tal como tu dizes a nVidia não fez só o Gpu da xbox.
Por isso esta historia não está completa de certeza. Faltam aqui peças ao puzzle ( ou a ati desiste de outros mercados, ou as consolas são semelhantes, ou outro cenário qq ).
Seja como for a Ati afirma que vai continuar com os projectos que tem com a Nintendo ( isto hoje as noticias saiem de minuto em minuto ):
UPDATE:
We've recieved confirmation from ATI themselves, that the announcement made this past Spring, relating to Nintendo and ATI working on future platforms together still stands. No further details on that deal will be announced right now, as Nintendo won't allow it. Again, for the record ATI and Nintendo are STILL working together on graphics technologies for future platforms. It will be very interesting to see how things develop with ATI partnering with Microsoft and Nintendo. Stay tuned.
http://www.popcultureshock.com/news.php?id=221
this is all very wierd!
nada melhor que epv (esperar para ver) :)
Rudzer,
As receitas originadas da MS, por causa da Xbox, ficaram aquém do esperado na Nvidia.
Aliás, só a 10~12 de Fevereiro é que finalmente a Nvidia recebeu 40 milhões de dólares pela Xbox, porque a Microsoft mantinha um diferendo que se arrastou até à porta dos tribunais.
Por outro lado, a constante descida dos preços da consola esmagou quase por completo as margens dos fabricantes/distribuidores/vendedores.
A Xbox foi para a Nvidia um negócio. Não um bom, nem mau... um que escapou.
Quanto à ATI, continua a somar pontos.
Nemesis11
15-08-2003, 12:35
SUp3rFM, pelo que sei, foi um optimo negocio para a nVidia.
O valor do pagamento era fixo. Quando a Microsoft fez descer os preços, quem ficou a arder foi a Ms ( o que é justo ).
Houve um diferendo entre a nVidia e a Ms porque a Ms queria que a nVidia "baixasse" os preços, mas pelo que sei chegaram a acordo e a nVidia resistiu ao "ataque do gigante" (corrijam-me se estou enganado)
Já agora, na ultima apresentação de resultados da nVidia, a Xbox correspondeu a 20% dos lucros e o Ceo da nVidia disse que queriam fazer mais negócios com a Microsoft.
Nemesis, como escrevi, as expectativas criadas pela Xbox junto da Nvidia e seus accionistas ultrapassavam de longe os tais 20% que falas, por exemplo.
É natural que o Jen-Hsun Huang ressalve a necessidade de continuar com a MS. Afinal, é dinheiro certo (agora que a contenda em tribunal está resolvida!). Repara que os tais 40 milhões USD não correspondia à quantia acertada inicialmente entre duas empresas.
Entre nós, foi uma jogada do caraças receber o dinheiro em Fevereiro 2003 e incorporá-la nas receitas fixas do últrimo trimestre de 2002. ;)
Qual é a empresa que não quer estar ligada à MS (à excepção natural do movimento Opensource ;))?
Nemesis11
15-08-2003, 13:57
Ok, sinceramente não sabia que a nVidia tinha expectativas mais altas para a xbox.
Parece que a nVidia andou a criar expectativas em tudo o que não devia ( Nv30, xbox, etc ).
Agora só tem uma coisa a fazer, meter mãos à obra e criar um bom produto para o mercado de PC's.
Fica aqui a ultima apresentação deles ( onde dizem que suportam o Opteron 128 bit :D ):
http://media.corporate-ir.net/media_files/NSD/nvda/presentations/soundview_08_2003_final.pdf
Apesar de não ter de momento acções da Nvidia, sigo-a ao dia. :)
Recebo os investor relations alerts ;)
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.