View Full Version : Chegou a altura - comprar dSLR (já cá canta: Nikon D80)
Bom, chegou a altura de comprar a máquina, finalmente!!
E estou aqui com um grande dilema. Se valerá a pena comprar a Canon 40d, ou se compro a Nikon D80. Modelos mais abaixo (d40 ou 400d) julgo já estarem fora das minhas escolhas. Conheço bem a 400d, e é uma máquina que, apesar de dar para os gastos, não gosto muito.
A 40D é a máquina que compraria sem pensar duas vezes, se o dinheiro não fosse um problema. Já a tive na mão, e adorei-a. A nível ergonómico gostei muito mais que a d80 (aqueles dials não me dão muito conforto).
A lente que gostava de ter era a Tamron 17-50 2.8, mas talvez tivesse que esperar dois ou três meses até a adquirir. Para me safar, comprava por exemplo a 50mm f1.8 (que é uma das lentes que quero). A minha questão é se me vai limitar assim tanto. É prime, tudo bem, mas é rápida e com uma excelente IQ.
Se fosse para a Nikon D80, talvez comprasse com a do kit com a 17-70mm (ou 18-135mm).
Ajudem-me, opinem, critiquem! Quero comprá-la o mais rapidamente possível, mas estou completamente baralhado! Ao fim de 7 meses a sonhar com dSLR, um gajo às tantas já nem se consegue decidir, com tanta informação na cabeça...!:D
senão tens €€ para a tamron compra a d80 com a 17-70 3.5-4.5 e depois quando fores para comprar a tamron vendes a 17-70 por uns 200€ ;)
O que vais fazer com essa SLR?
Qual o trabalho que vais desenvolver?
Porque não te serve a 400D?
A 40D é uma máquina muito boa, no entanto, pelas diferenças "minimas" podes adquirir por um preço substancialmente inferior a 30D, ou até a 350D. Tudo depende do trabalho que farás com ela.
Como fotografo freelancer, usei durante mais de 2 anos uma 350D tanto com a 50mm f1.8 , como a 24-70 f2.8 da Sigma, em vários tipos de fotografia, e só devido a necessidade é que optei pelo upgrade para a 30D.
Acho que devias pensar bem no que vais fazer com a máquina e se realmente precisas de uma semi-profissional.
Em termos de lentes recomendo-te:
Canon 60 mm Macro
Canon 10-22 EF-S
Canon 50mm f1.8 II
Canon 24-70 f2.8 ou Sigma
Canon 70-200 f2.8 ou Sigma
Não comento em relação a Nikon, já que não gosto muito da disposição dos menus / ergonomia.
Eu vou ser muito sincero. Estava a tentar fugir da Nikon por causa da ergonomia e menus. Estou mais habituado ás canon, e de facto, a 40d, por exemplo, encaixo muito bem a mão, e pelo que vi dos menus, pareceu-me tudo muito familiar. No entanto, não vou descartar essa hipótese por enquanto.
Quanto ao uso, vai ser como hobby mesmo. Quero desenvolver as minhas capacidades e experimentar timelapse.
O facto de ir para a 40d é também um pouco de 'fetiche'. Adoro as specs da máquina, que permitem um sem número de configurações e possibilidades. A 40d permite fotografia timelapse (com um controlo remoto bem porreiro), que é uma vertente que gostava muito de desenvolver. E é uma máquina recente, e dúvido que sentisse necessidade de comprar outra daqui a 3 ou 4 anos. Hoje em dia vê-se muita gente com 20D ou 30D, e não sentem necessidade de mudar de máquina, por exemplo.
As de gama de entrada, são boas, não digo o contrário, mas gostava de comprar algo melhor, agora que posso.
Mas não me responderam a uma coisa. Ficar com uma prime (50mm f1.8) durante 3 ou 4 meses, vai tornar as coisas muito limitadas durante esse tempo?
destr0yer 19-11-2007, 14:39 utilizar apenas uma 50 mm vai ser bastante limitativo.
Tens que ter a noção que ficas com uma 80 mm, devido ao crop, ou seja uma pseudo-tele.
perdes todo o wide angle, que é mal para paisagens e macros...
E uma telezoom ou afins também faz falta algumas vezes...
Mais vale a 50 mm + 18-55 (canon) ou 18-70 (nikon)...
Epah, pessoalmente acho que a Nikon faz máquinas de entrada de gama com uma relação qualidade/preço invejavel. No entanto, não consigo adaptar-me àquilo por alguma razão.
Conforme te disse, tenho uma 30D e espero continuar a te-la durante uns bons anos. É um investimento, mas um investimento que fiz com vista a amortiza-lo. Se vais usar isso para hobbie, sinceramente aconselho-te a comprares uma 400D , com remote, e a investires mais à larga nas lentes.
As diferenças entre ambas, para o que vais fazer são "cosméticas".
Usei durante 9 meses a 50 mm f1.8, especialmente para retrato. É sem dúvida uma boa lente, mas com foco no retrato. Se queres algo mais abrangente, usa uma short zoom, qualquer coisa tipo 17-40 ou 18-50 ou parecido, não necessáriamente Canon.
Podes consultar review de lentes no site www.fredmiranda.com ou em www.photo.net
utilizar apenas uma 50 mm vai ser bastante limitativo.
Tens que ter a noção que ficas com uma 80 mm, devido ao crop, ou seja uma pseudo-tele.
perdes todo o wide angle, que é mal para paisagens e macros...
E uma telezoom ou afins também faz falta algumas vezes...
Mais vale a 50 mm + 18-55 (canon) ou 18-70 (nikon)...
Destr0yer,
A 18-55 Canon é o pisa papéis mais caro da história das lentes Canon.
Qualquer lente é melhor que isso. É soft, lenta, a qualidade de construção é miseravel..
grandenaboverde 19-11-2007, 17:28 Ficar com uma prime (50mm f1.8) durante 3 ou 4 meses, vai tornar as coisas muito limitadas durante esse tempo?
estive durante algum tempo limitado a uma 350D + 50mm f/1.8 e considero que foi das alturas em que mais desenvolvi a composição. por estar limitado a uma distância focal fixa, todo o processo é mais estudado. acabei de adquirir uma Nikkor 50mm f/1.8 e acredito que quando chegar vai ficar muito tempo encaixada na câmara. :D
estive durante algum tempo limitado a uma 350D + 50mm f/1.8 e considero que foi das alturas em que mais desenvolvi a composição. por estar limitado a uma distância focal fixa, todo o processo é mais estudado. acabei de adquirir uma Nikkor 50mm f/1.8 e acredito que quando chegar vai ficar muito tempo encaixada na câmara. :D
Epá, foi exactamente isso que pensei quando me surgiu essa opção de 40d+50mm. Iria ser limitador, mas obriga uma pessoa a puxar mais pela imaginação. É uma lente com os seus defeitos, mas pelo preço, não há melhor!
Bom, a ver vamos... vou dar um salto à loja da pixmania... amanhã logo se vê se comprei ou não...:D
Não posso deixar de pensar que estás a colocar as coisas um pouco invertidas...
Eu também andei no teu dilema, e cheguei a pensar seriamente em comprar um corpo todo pró e obviamente esgotar ai o dinheiro que poderia dispor para a fotografia..
Depois de falar com muito pessoal bem mais experiente do que eu, resolvi entrar no mundo das SLR's com calma e numa lógica de longo prazo. Comprei um corpo usado, que para mim chega e sobra.. E que com a minha experiência permite fotos tão boas como uma DSLR de gama pró... E resolvi investir o resto do dinheiro em lentes melhorzinhas...
Daqui a 2 ou 3 anos, as lentes que hoje são boas, continuam a ser boas... E a minha máquina será ultrapassada e provavelmente andarei a pensar em comprar outra, tal e qual como provavelmente andaria a pensar se tivesse gastado o triplo numa máquina de gama média.
Agora é óbvio que o dinheiro é teu e a decisão é tua.. Mas pensa bem se valerá a pena gastar tanto num corpo e depois ficar tão limitado nas lentes..
E só para acabar, não te prendas em pormenores para fazer a decisão.. Isso do timelapse por exemplo é engraçado e tal, mas a questão é que não vale tanto dinheiro, até porque se tiveres um portátil qualquer DSLR faz isso.
adolfo dias 19-11-2007, 21:21 as lente ficam e os corpos vão
com a previsão de uma 450d para os proximos meses o mercado das 350d usadas vai disparar e as 400d novas vão cair
destr0yer 19-11-2007, 21:24 Destr0yer,
A 18-55 Canon é o pisa papéis mais caro da história das lentes Canon.
Qualquer lente é melhor que isso. É soft, lenta, a qualidade de construção é miseravel..
Para começar no mundo das reflex é suficiente ;)
E concordo com o que foi dito, prefiro um corpo mais fraco, mas sobrar €€€ para lentes melhores, do que estoirar tudo num corpo pró e depois andas com 18-55 ou uma 50 mm 1.8 apenas...
adolfo dias 19-11-2007, 21:29 discordo disso
já vi fotos com a 18-55 absolutamente fantasticas. apenas há que saber usar o que temos
destr0yer 19-11-2007, 21:36 discordo disso
já vi fotos com a 18-55 absolutamente fantasticas. apenas há que saber usar o que temos
foi o que quiz dizer...
adolfo dias 19-11-2007, 21:42 tava a discordar do flipado lol
Pois, são capazes de ter razão. Eu é que fiquei maluco pela 40D! Se conseguir alguém que ma compre através da pixmania pro, ainda vou buscá-la.
Eu inicialmente estava a pensar na Canon 40D+Tamron 17-50 f2.8. Talvez compre a Tamron, e um corpo mais barato.
Quanto à 18-55mm, eu pessoalmente não gosto. Tiro bastantes fotos em interiores e à noite, e essa lente limita muito esse tipo de fotografia. Nem vou tanto pela IQ, mas mais pela falta de rapidez da lente.
Bem, vou dar mais uma voltita para me decidir no que comprar. Mais opiniões são benvindas, é claro! ;)
eu percebo que a 40d tenha umas features muito lindas, que a 40d esteja a um preço muito bom para a câmara que é agora o que não entendo é porque existindo uma gama mais barata inferior não optam por ela.
Eu tenho uma d70s e se não fosse pelo trabalho nem a trocaria, até porque nem me vou desfazer dela. Existe tanta escolha 'barata' actualmente que as pessoas olham para uma 350d/400d ou d70s/d80 como máquinas 'rascas' e que não conseguem fazer nada. Eu aposto que se comprarem qualquer uma destas após 1 mês ainda não fazem metade das coisas que elas conseguem fazer e em quase 2 anos nunca vão usar tudo.. comprem é lentes em condições que uma 400d ou d80 é máquina para vos fazer serviços mais q bons. Vejam só o caso do Edgar_ cá do fórum (www.edgarliborio.com) não tem nenhuma máquina de topo apenas uma d80 antes teve a d70s e para mim tem do melhor que há por ai actualmente.. vejo pessoal com corpos bem superiores que nem sabem metade das funções e as usam literalmente nos modos automáticos!
Cantara qualquer das tuas decisões será boa isso te garanto, agora apenas te digo, não vejas a 40d como um supra-sumo das máquinas pois comprares uma carro que dá 300 km/h mas nem teres o espaço para meteres a 5ª mudança não te vale de muito ;)
Quanto a lentes no caso da 18-55 é uma lente q safa e apenas poderá limitar em casos extremos de pouca luz mas isso acontecerá com outras lentes mas se tiveres hipótese a tamy é sem dúvida a melhor opção a levares em frente acompanhar com a 'irmã' da sigma.
a 50mm como disse o naboverde é bom para aprenderes mas ficarás preso em outras coisas. Se poderes vai mesmo pela tamron primeiro.
Sim, estava agora mesmo à procura do sítio mais barato para encomendar a D80+Tamron. Já vi que de ontem para hoje, na pixmania, o preço da Tamron disparou estupidamente!!
Tirando a Digitalwonderwold.de, conseguem-me arranjar um site com este corpo e lente a um preço porreiro? Queria comprar na mesma loja, para não andar a duplicar portes.
compra a d80 na digitalcentreandorra e a tamy na digi ou então www.samuelbonito.com ;)
Será que a digitalcenterandorra é de confiança? A digiwowo sei que é, mas essa nunca tinha ouvido falar até há bem pouco tempo.
Quanto ao samuelbonito, sei só o preço da canon, e está carota.
quanto à de andorra também vou ter q descobrir. do que já li em pesquisa do google nunca li a falarem mal mas sempre bem. Também quero lá fazer 1 compra e tou adiar sendo essa uma das razões!
"As lentes ficam e os corpos mudam". É uma frase muito batida e até certo ponto é verdade. Mas penso que é uma grande falácia para o utilizador comum que não seja um upgradomaníaco compulsivo.
Bem a parte das lentes é sempre verdade. Uma boa lente fica sempre e as lentes más também ficam (porque ninguém as compra usadas).
Quanto à parte do corpo acho que realmente rende comprar um corpo um pouco acima do mínimo. As pessoas comuns usam a câmara até ela se desfazer ou até ser muito barato comprar algo claramente melhor (nas reflex isso demora bastante). Portanto digamos que poupas uns 200 ou 300 € entre uma 400D e uma 40D ou o mesmo entre a D80 e a D40. Depois andas uns três anos a empenar as mãos numa câmara que foca pior, tem um visor funil, é menos ergonómica, só tem um dial,.... E assim se poupa unns 100€ por ano (sendo que o valor total não dá para lente nenhuma) em nome de "As lentes ficam e os corpos mudam". Convém é não ter a ilusão que se vai fazer melhores fotos. Mas vais ter uma uso mais agradável por uma diferença bastante pequena. Acima do nível da D80 e da 40D de facto acho que não compensa a massa para um utilizador comum.
BEKASpro 20-11-2007, 17:08 discordo disso
A 18-55mm do kit é uma optica muito fraca mesmo!! Seja a nivel de vidro seja de aberrações!! é uma lente q nem vale 50€.
Quando comprei a minha 350D há uns anos tive q me desenrascar c\ "ela", mas dps quando comprei uma 18-50mm f/2.8 as diferenças foram mais q grandes!!!
Quanto ao topico em si e como já foi dito por vários users, se for para hobbie acho q uma Canon EOS 400D ou Nikon D40x são mais q o suficiente, mais tarde seria investir num bom vidro. A 40D é um maquinão, mas se vais gastar uma "pipa" de massa era bom teres retorno se ñ, ñ vale apena o investimento.
Cumps.
adolfo dias 20-11-2007, 17:16 n é nenhuma tamron nem nenhuma L mas faz mt bem o serviço para o preço que custa
ou então sou eu que n sou esquisito
destr0yer 20-11-2007, 20:52 A 18-55mm do kit é uma optica muito fraca mesmo!! Seja a nivel de vidro seja de aberrações!! é uma lente q nem vale 50€.
Quando comprei a minha 350D há uns anos tive q me desenrascar c\ "ela", mas dps quando comprei uma 18-50mm f/2.8 as diferenças foram mais q grandes!!!
Quanto ao topico em si e como já foi dito por vários users, se for para hobbie acho q uma Canon EOS 400D ou Nikon D40x são mais q o suficiente, mais tarde seria investir num bom vidro. A 40D é um maquinão, mas se vais gastar uma "pipa" de massa era bom teres retorno se ñ, ñ vale apena o investimento.
Cumps.
olha quem ele é! Bem vindo a TZ.
Óbvio que a 18-55 é fraca, mas acho que para um utilizador que vai meter as mãos pela 1ª vez numa dSLR é suficiente, e depois até tem aquela piada de depois comprar uma óptica de melhor qualidade e ver as diferenças ;)
Mas estas tamron 17-50 F2.8 parecem excelentes ópticas por apenas 300 €... Uma Canon L ou Nikkor é tudo ja na casa dos 1000 :(
O facto de ser uma lente de kit não quer dizer à partida que sejam más... Mas pelo que se lê pela net, a lente de Kit da Canon é excepcionalmente má.. A da Sony não é tão má, mas não anda longe..
Já a da Nikon até é reconhecida por ser relativamente boa... E depois há o caso da Pentax em que as lentes de kit até têm boa reputação e por fim a lente 14-45 da Olympus que é de excelente qualidade óptica..
As aberturas, é que em todas elas não são grande espingarda... E sabendo que todas abertas as lentes não têm grande performance, se às fracas aberturas ainda juntarmos mais um ou dois STOPS que é o que é preciso para ter boa definição e contraste, ficamos com lentes bastante limitativas..
a nikon tem a sua 17-70 q consegue 3.5-4.5 o que é muito bom e a qual eu não troco por uma sigma 24-70 f2.8 por exemplo :)
grandenaboverde 20-11-2007, 22:17 a nikkor 18-70mm f/3.5-4.5 é uma excelente objectiva, mas não é o kit das máquinas de entrada de gama. :)
as 18-55mm tanto da Nikon como da Canon, dão para o gasto, mas já se sabe que não são nada do outro mundo. até a 14-45mm f/3.5-5.6 da Olympus está longe de perfeita, embora tenha algumas características superiores às objectivas de kit da concorrência, tem uma distorção muito acentuada nos 14mm.
um pequeno exemplo tirado por mim: http://www.flickr.com/photos/nabo/166057615/in/set-72157602139046858/
por outro lado a objectiva de kit da E-1 / E-3, a 14-54mm f/2.8-3.5 é perfeita e até faz macros.. mas só a objectiva custa 500€.
discordo disso
Adolfo,
Eu usei a 18-55 durante bastante tempo, para vários tipos de trabalhos, e embora algumas fotos fiquem boas, sempre acima de f5.6, a qualidade da lente não é nada por ai além.
Procura exemplos disso em reviews e comparações sobre esta lente. Posso arranjar-te algum material para comparação e podemos faze-la por PM, não vale a pena roubar o tópico.
Quando digo que a 18-55 é má, digo-o por experiência,é uma lente soft e que sofre de aberração cromática bastante grande.
Apesar de ser uma boa lente para começar, é na minha opinião, mais compensatório, comprar apenas um corpo e uma outra short-zoom, com um melhor vidro e qualidade de construção.
A lente não faz a foto, mas certamente que ajuda.
Rui Marto 20-11-2007, 23:16 "As lentes ficam e os corpos mudam". É uma frase muito batida e até certo ponto é verdade. Mas penso que é uma grande falácia para o utilizador comum que não seja um upgradomaníaco compulsivo.
Bem a parte das lentes é sempre verdade. Uma boa lente fica sempre e as lentes más também ficam (porque ninguém as compra usadas).
Quanto à parte do corpo acho que realmente rende comprar um corpo um pouco acima do mínimo. As pessoas comuns usam a câmara até ela se desfazer ou até ser muito barato comprar algo claramente melhor (nas reflex isso demora bastante). Portanto digamos que poupas uns 200 ou 300 € entre uma 400D e uma 40D ou o mesmo entre a D80 e a D40. Depois andas uns três anos a empenar as mãos numa câmara que foca pior, tem um visor funil, é menos ergonómica, só tem um dial,.... E assim se poupa unns 100€ por ano (sendo que o valor total não dá para lente nenhuma) em nome de "As lentes ficam e os corpos mudam". Convém é não ter a ilusão que se vai fazer melhores fotos. Mas vais ter uma uso mais agradável por uma diferença bastante pequena. Acima do nível da D80 e da 40D de facto acho que não compensa a massa para um utilizador comum.
Concordo plenamente com o teu post.
Eu por exemplo vim aqui pedir ajuda e ainda estive para ir para uma K100D, A100 ou uma 400D, mas depois pensei mesmo nisso.
Para mim um bom corpo fica e ao fim de um ou dois anos ainda está rigorosamente novo. Daqui por 3 ou 4 anos serei como são actualmente os donos de Canons 10D ou 20D. Máquinas ultrapassadas mas que continuam a tirar excelentes fotos. E por essa altura até é possivel que já tire todo o partido da máquina.
Por fim, até se revela melhor para investir em lentes. Gasto agora mais uns 400€ na máquina mas daqui por 3 anos, não sendo "upgradomaniaco", em vez de dar mais 1000€ e tal por um corpo, se calhar compro uma L series.. Ou a Bigma.. Ou algo do género que me seja útil.
Que é que acham do pack canon40d+17-85IS por 1275€ (ficando a 1175€ com o cashback)?
A lente tem falhas. Não é rápida (mas tem IS), tem uma distorção enorme a 17mm, e bastantes aberrações cromáticas (resolvidas fotografando em RAW, e depois tratar em computador). Mas de resto parece-me porreira, tendo em conta o preço deste pack. Mais tarde vendia-a a um preço razoável, e apostava noutra melhor (ou se gostar, fico com ela!).
Rui Marto 21-11-2007, 11:39 Eu talvez vá apostar nessa máquina, não na lente. Penso que a lente facilmente vendes em segunda mão por uns 350-400€, especialmente estando nova. Essa lente tem algumas falhas mas segundo tenho lido, esses problemas só se notam dos 17 aos 24mm, a partir daí é uma lente boa.
No entanto uma excelente alternativa que me mostraram foi a Tamron 17-50 F/2.8 (350€ +-). Tem mais qualidade e é mais rápida, apesar de não ter o IS. Se bem que como já me disseram "a 50mm quem é que precisa de IS?" a menos que andes a fotografar paisagens com pouca luz e sem tripé, não é muito util.
Depois é arranjar uma 70-200 F/4L USM (esta sim, talvez procure com IS) e já sou um gajo feliz da vida...
A Tamron seria sempre a minha primeira escolha. Mas ia ficar muito caro. Com este pack, estou a pensar no retorno que terei se vender a lente, e obviamente no preço do pack.
Rui Marto 21-11-2007, 12:05 E se comprares só o corpo na mesma loja? A diferença é menor que o valor pelo qual vendes a lente em segunda mão?
É bastante diferente. Uma diferença de 100-150€, sem contar com o cashback.
Rui Marto 21-11-2007, 12:26 Sendo assim também acho que é preferivel comprar com a lente e depois despacha-la... :)
Lembrei-me agora de uma coisa. Andorra não é UE. Haverá a possibilidade de me cobrarem o IVA, se parar na alfandega... alguém sabe mais informações acerca deste problema?:(
Rui Marto 21-11-2007, 12:45 Eu fui mesmo agora ver esse site. Não fica mais em conta o kit com a 28-135? Qual é a lente que vale mais para venda em 2ª mão?
Quanto à tua pergunta não sei se não se aplicam as mesmas regras que para Espanha...
a andorrafreemarket por exemplo mete 16% de iva (espanha) e envia como se fosse enviada de espanha e não andorra sem criando problemas depois na alfandega! quanto ao outro site é a duvida q salta, se ao não fazerem como o free market depois se sofre as consequencias tardiamente!!
Rui Marto 21-11-2007, 14:25 Qual outra?
Já agora, o Andorra Free Market é de confiança?
Bem, recebi o mail deles:
No no tiene ningún tipo de impuesto adicional, El precio que usted ve en
nuestra web, si se da de alta como usuario y realiza una simulación de la
compra, la web le dice el precio ya puesto en su domicilio.
No site têm lá:
Impuestos indirectos incluidos (I.S.I)
Los precios mostrados en www.digitalcentreandorra.com incluyen los impuestos indirectos decretado en el año 2006 por el ministerio de finances del M.I govern d´andorra.
Rui Marto 21-11-2007, 19:45 Alguém traduza e explique? É que eu não papo mesmo nada de Espanhol... lol
Só percebo "Não, não tem nenhum tipo de imposto adicional, o preço que você vê na nossa página web........."
Qual outra?
Já agora, o Andorra Free Market é de confiança?
esse conheço malta q compra de lá sem problemas! ;)
Alguém traduza e explique? É que eu não papo mesmo nada de Espanhol... lol
Só percebo "Não, não tem nenhum tipo de imposto adicional, o preço que você vê na nossa página web........."
eles dizem q tá tudo lá incluído... mas claro q deu para perceber dentro de andorra.. a duvida é a entrar num pais de UE se acresce algo na alfandega!!
Rui Marto 21-11-2007, 20:07 Ah ok... Eu bem achei estranho eles dizerem que não tem nenhum tipo de imposto adicional.
Jamiro, e como é com as garantias? Eles mandam tudo certinho e carimbado? Sabes se há stress com a Canon/Nikon em Portugal?
Obrigado.
PS: Fui ver a Fotobloom e têm lá a máquina mais o grip mais uma bateria extra por 1299€. Será aquele o famoso Grip com wireless?!
Ah ok... Eu bem achei estranho eles dizerem que não tem nenhum tipo de imposto adicional.
Jamiro, e como é com as garantias? Eles mandam tudo certinho e carimbado? Sabes se há stress com a Canon/Nikon em Portugal?
Obrigado.
PS: Fui ver a Fotobloom e têm lá a máquina mais o grip mais uma bateria extra por 1299€. Será aquele o famoso Grip com wireless?!
não sei quanto a esses mas posso informar. é sempre aquela coisa q nunca me lembro de saber.
Quanto ao grip por esse preço não sei não :)
Rui Marto 22-11-2007, 01:17 Pois, para mim as garantias são o mais importante. É material demasiado caro para querer andar com ele às voltas no correio para não sei onde, etc...
Estive a ver e deve ser o grip normal. A diferença de preços é minima. De qualquer forma o Andorra Free Market é o mais barato, mesmo com o IVA. :) O Digital Center Andorra ainda não vi. :)
Bom, não consigo comprar com o mbnet no digitalcentreandorra... enfim, vou procurar noutras bandas! :P
Bom, já a tenho! Acabei por optar pela Nikon D80+18-70mm! E estou a adorar a máquina! É estupidamente rápida, a lente é excelente, o AF é praticamente instantaneo, mesmo em situações de pouca luz, e os botões e os dials estão todos muito bem distribuidos pelo corpo. A canon 40d assentava-me melhor na mão, mas esta não lhe fica nada atrás. Estou mesmo satisfeito com a escolha. Agora é uma questão de ler o manual com cuidadinho, e andar por aí a disparar que nem um louco, como aliás, já comecei a fazer este fds! :D
BlackRiver 26-11-2007, 10:17 Bom, já a tenho! Acabei por optar pela Nikon D80+18-70mm! E estou a adorar a máquina! É estupidamente rápida, a lente é excelente, o AF é praticamente instantaneo, mesmo em situações de pouca luz, e os botões e os dials estão todos muito bem distribuidos pelo corpo. A canon 40d assentava-me melhor na mão, mas esta não lhe fica nada atrás. Estou mesmo satisfeito com a escolha. Agora é uma questão de ler o manual com cuidadinho, e andar por aí a disparar que nem um louco, como aliás, já comecei a fazer este fds! :D
Que fixe! Muitos parabéns :D
Eu também estou a pensar investir numa igual à tua, lente e tudo!
Só o que ainda não me convenceu foi o preço. Gostava que baixasse um pouco.
Eu já não acompanho este tópico há algum tempo.
Relembra-me, onde compraste?
Já agora, se não for pedir muito, quando puderes faz uma review e podias dizer mais ou menos quantas fotos dá para tirar com uma carga da bateria.
Cumprimentos :)
O melhor preço que encontrei para este kit (com IVA), foi no digitalwonderworld. Está lá por 970€.
Quando tiver mais tempo, coloco aqui as impressões. As primeiras foram excelentes! Quanto à bateria, já vou com cerca de 250 disparos e ainda nem precisei de carregá-la (está com a carga com que vinha, que devia ser sensivelmente metade).
BlackRiver 26-11-2007, 11:18 O melhor preço que encontrei para este kit (com IVA), foi no digitalwonderworld. Está lá por 970€.
Quando tiver mais tempo, coloco aqui as impressões. As primeiras foram excelentes! Quanto à bateria, já vou com cerca de 250 disparos e ainda nem precisei de carregá-la (está com a carga com que vinha, que devia ser sensivelmente metade).
Porreiro, é mesmo um bom preço. Fico à espera de novidades.
Se souberes diz-me, no caso de se comprar online onde é que se pode obter assistência técnica cá em Portugal para máquinas da Nikon?
Obrigado e diverte-te :)
Excelente escolha...
Quanto ao manual... Essa máquina não precisa de manual, carregas no botão "?" e tens logo a descrição do que faz determinada opção ;)
destr0yer 27-11-2007, 00:34 Bom, já a tenho! Acabei por optar pela Nikon D80+18-70mm! E estou a adorar a máquina! É estupidamente rápida, a lente é excelente, o AF é praticamente instantaneo, mesmo em situações de pouca luz, e os botões e os dials estão todos muito bem distribuidos pelo corpo. A canon 40d assentava-me melhor na mão, mas esta não lhe fica nada atrás. Estou mesmo satisfeito com a escolha. Agora é uma questão de ler o manual com cuidadinho, e andar por aí a disparar que nem um louco, como aliás, já comecei a fazer este fds! :D
good :D
Onde a encomendaste?
Acabei por comprá-la na Pixmania. Podia tê-la encomendado na Digiwowo, mas que se lixe, já estava a ressacar! :D
@Mundano, sim, de facto aquele botão "?" é porreirito ao início. Os menus da máquina são excelentes. Contudo, e apesar de ser uma grande ajuda, não substitui o manual e já o imprimi em português. Aquilo é um mundo! :D
BlackRiver 27-11-2007, 10:36 Acabei por comprá-la na Pixmania. Podia tê-la encomendado na Digiwowo, mas que se lixe, já estava a ressacar! :D
@Mundano, sim, de facto aquele botão "?" é porreirito ao início. Os menus da máquina são excelentes. Contudo, e apesar de ser uma grande ajuda, não substitui o manual e já o imprimi em português. Aquilo é um mundo! :D
Realmente é um mundo :)
Já viste os tutoriais da Nikon?
http://www.nikondigitutor.com/index_eng.html
Diverte-te ;)
Realmente é um mundo :)
Já viste os tutoriais da Nikon?
http://www.nikondigitutor.com/index_eng.html
Diverte-te ;)
Muito porreiro! Obrigado! Não haverá maneira de sacar aquele site todo? É que de momento não tenho net em casa...
Bom, já a tenho! Acabei por optar pela Nikon D80+18-70mm! E estou a adorar a máquina! É estupidamente rápida, a lente é excelente, o AF é praticamente instantaneo, mesmo em situações de pouca luz, e os botões e os dials estão todos muito bem distribuidos pelo corpo. A canon 40d assentava-me melhor na mão, mas esta não lhe fica nada atrás. Estou mesmo satisfeito com a escolha. Agora é uma questão de ler o manual com cuidadinho, e andar por aí a disparar que nem um louco, como aliás, já comecei a fazer este fds! :D
Por acaso acho o AF da D80 um pouco lentinho, ainda por cima se a 40D assentava melhor acho que te precipitaste um pouco. Mas se estás feliz é o que interessa, boas fotos!
EDIT: ainda por cima odeio o facto da nikon D80 bloquear completamento o seu uso quando a bateria está mais fraca! É simplesmente irritante, pelo penos n detectei isso na D2x, não sei se é comum nas nikons.
Não me precipitei. Tive a fazer as contas, e se fosse para a Canon ia gastar mais 300€. De facto assentava melhor, mas a Nikon também tem uma ergonomia excelente, e agora que tenho andado com ela, não sinto qualquer tipo de desconforto ou dificuldades. Quanto ao AF, tendo em conta que mexi com uma 400d, a diferença - pelo menos para mim - é abismal.
BlackRiver 27-11-2007, 15:23 Muito porreiro! Obrigado! Não haverá maneira de sacar aquele site todo? É que de momento não tenho net em casa...
Não faço ideia. Eu ainda não consegui, mas também gostava de ter os vídeos para ver com calma em casa :)
Não me precipitei. Tive a fazer as contas, e se fosse para a Canon ia gastar mais 300€. De facto assentava melhor, mas a Nikon também tem uma ergonomia excelente, e agora que tenho andado com ela, não sinto qualquer tipo de desconforto ou dificuldades. Quanto ao AF, tendo em conta que mexi com uma 400d, a diferença - pelo menos para mim - é abismal.
É uma boa escolha, a 40D é um "escalão" acima da D80 pelo que a comparação directa não será a mais justa. Tens nas mãos uma excelente máquina e um pedaço de hardware bestial, tenhas tu unhas!
Boa sorte :D
Acabei por comprá-la na Pixmania. Podia tê-la encomendado na Digiwowo, mas que se lixe, já estava a ressacar! :D
O manual a julgar pelo da minha Nikon D70s apenas te diz o que faz cada função... Sendo simples como são as máquinas da Nikon, aprendes isso praticamente tudo em menos de nada.
O que é importante é saber tirar partido da máquina nas situações concretas... E ai o manual não te ajuda em nada.. ;)
Tenho lido neste tópico pessoal a falar da 400D juntamente com a sua capacidade de timelapse, alguém me explica em que medida é que a 400D consegue fazer isso? É ligada a um pc com o EOS Utilities? Outro software? Ou com um comando especial ou assim?
|
|