View Full Version : Uli está de volta !

blastarr
18-11-2007, 04:29
E num formato extremamente inesperado... :D

Depois de a Nvidia ter comprado a empresa, o chipset Uli 1695 deixou de ser fabricado.
Agora, quase dois anos depois, há um novo produto (fabricado já em 2007, não são stocks antigos) com esse chipset, renomeado de "Nvidia M1695", mas desta vez emparelhado com o antigo nForce 3 250 (em funções de southbridge), de modo a poder suportar AGP8x e PCI-Express x16 nativamente na mesma motherboard, entre outras coisas.

E esse produto é a ASRock ALiveDual-eSATA2, que já suporta AM2 e os processadores AMD Phenom X4:

http://my.ocworkbench.com/bbs/attachment.php?attachmentid=662&stc=1&d=1195300534

ASRock ALiveDual-eSATA2

* Socket AM2 for AMD Phenom™ X4 / X2, Athlon 64FX / 64X2 / X2 / 64 and Sempron processors
* NVIDIA® M1695 Chipset
* NVIDIA® nForce3 250 Chipset

* FSB 1000 MHz (2.0 GT/s), Hyper-Transport Technology and AMD Cool 'n' Quiet Technology
* AMD LIVE!™ Ready
* Supports Dual Channel DDRII800/667/533 , 4 x DIMM slots, with max. capacity up to 8GB
* ASRock AM2 Boost: ASRock Patented Technology to boost memory performance up to 12.5%
* 1 x PCI Express x16 slot
* 1 x AGP 8X slot
* Untied Overclocking : During Overclocking, FSB enjoys better margin due to fixed AGP/PCIE/ PCI Buses
* Hybrid Booster - ASRock Safe Overclocking Technology
* Supports PCIE Gigabit LAN 10/100/1000 Mb/s
* 2 x Serial ATA 1.5 Gb/s connectors by NVIDIA® nForce3 250, support RAID (RAID 0, RAID 1 and JBOD) and "Hot Plug" functions
* 2 x Serial ATAII 3.0 Gb/s connectors by JMicron® JMB363 (PCIE x1 interface), support RAID (RAID 0, RAID 1 and JBOD), NCQ, AHCI and "Hot Plug" functions
* 1 x eSATAII 3.0 Gb/s connector (shared with 1 SATAII port), supports NCQ, AHCI and "Hot Plug" functions
* 1 x WiFi header
* HDMI_SPDIF header, providing SPDIF audio output to HDMI VGA card, allows the system to connect HDMI Digital TV/projector/LCD devices.
* 7.1 CH Windows® Vista™ Premium Level Superior Audio (C-Media CM6501 Audio Codec with UAA architecture)
* Supports all features in Windows® Vista™ Premium
* Supports Windows® XP Media Center Edition
* ASRock 8CH_eSATAII I/O Plus : 1 eSATAII port, 4 ready-to-use USB ports

VIA, look out...

Koncaman
18-11-2007, 10:02
Foi bem lembrado por parte da nVidia... foi pena não terem actualizado um pouco mais o 1695, para suportar SLI, crossfire e coisas assim... mas para o mercado a que se destina, pouco isso devia interessar.

Mas mais uma vez, esta solução chega a nós pela mão da asrock... que apesar de apanhar estes nichos todos, é um nome que não tem imagem de marca suficiente, para ser melhor sucedida no mercado. Se a Asus, ou a Abit, por exemplo, pegassem numa solução deste tipo, certamente que tinha mais saida (penso eu de que)

One-Track Mind
18-11-2007, 14:02
Foi bem lembrado por parte da nVidia... foi pena não terem actualizado um pouco mais o 1695, para suportar SLI, crossfire e coisas assim... mas para o mercado a que se destina, pouco isso devia interessar.Um chipset nVidia a suportar crossfire havia de ser bonito.

Seja como for, é uma excelente jogada por parte da nVidia.
Já na altura das 939Dual-SATA2 e mais tarde as 939SLI-eSATA2 e 939SLI32-eSATA2, o M1695 era grande chipset.
Permitia uma ter uma board completamente passiva (chipset super fresco), excelente desempenho, ao nível das melhores nForce 4 do mercado, e uma grande capacidade de OC.
Isto tudo quando aliado a um chipset super barato, permitia-nos ter excelentes boards, a dar luta a boards de topo, mas com um preço 3/4 vezes mais barato.

Mas mais uma vez, esta solução chega a nós pela mão da asrock... que apesar de apanhar estes nichos todos, é um nome que não tem imagem de marca suficiente, para ser melhor sucedida no mercado. Se a Asus, ou a Abit, por exemplo, pegassem numa solução deste tipo, certamente que tinha mais saida (penso eu de que)
Neste caso chega-nos pela mão da ASRock, pois se reparares, é uma marca que se destina apenas a boards de entrada de gama, ou seja, baratas. E esse chipset é algo que lhes interessa bastante, tendo em conta que os custos em cooling e chipset são bastante baratos.

BTW, se estas boards se mostrarem ao nível das antigas 939Dual-SATA2, e tendo em conta que suportam os Phenom, cheira-me a upgrade por forma a poder ainda aproveitar a 6600GT AGP do desktop.

destr0yer
18-11-2007, 14:06
isso de ainda manter o AGP é para deixar meio mundo agarrado a HD 3xxx e NV 8xxx completamente capadas...

Só falta uma 8800 Ultra AGP

One-Track Mind
18-11-2007, 14:14
isso de ainda manter o AGP é para deixar meio mundo agarrado a HD 3xxx e NV 8xxx completamente capadas...

Só falta uma 8800 Ultra AGPA presença do AGP é apenas para facilitar o upgrade.
E ao contrário de, por exemplo, as ASRock DUAL para 775, estas têm um chipset a sério, e que permite um desempenho impecável quando colocas uma gráfica PCI-E, ao contrário do Via que apenas te permite PCI-E 4X (se não estou em erro).

Voystice
18-11-2007, 16:30
A presença do AGP é apenas para facilitar o upgrade.
E ao contrário de, por exemplo, as ASRock DUAL para 775, estas têm um chipset a sério, e que permite um desempenho impecável quando colocas uma gráfica PCI-E, ao contrário do Via que apenas te permite PCI-E 4X (se não estou em erro).

Bem pensado; por acaso tenho aqui em casa uma sucessora dessa 775Dual-VSTA, é a 775QuadCore-VSTA, e apesar do PCI-E estar limitado a 4x, isso não impediu a minha 8600GT de correr o Tomb Raider: Legend com os settings quase todos no máximo, incluindo o temível "next-gen content" em framerates mais do que aceitáveis! (Só deixei o depth of field desligado, que não me faz muita falta e comia uma boa quantidade de frames...)

Isto é certo que não será um chipset para o mercado entusiasta, mas para quem quer fazer um upgrade ás peças uma de cada vez aproveitando sempre o material que já tem estas boards da série "dual" da AsRock são um achado!

De que outra maneira eu podería ter um e6600 a correr com uma 7600GS agp e um par de memórias DDR(1)?

\w/

destr0yer
18-11-2007, 16:35
A presença do AGP é apenas para facilitar o upgrade.
Se for como transição, ai tem utilidade, reciclar a gráfica actual e a curto prazo comprar uma pci-e...

Agora comprar NOVAS agp...

Kursk_crash
18-11-2007, 16:52
A Asrock dualsata2 939 TEM um desempenho no AGP ao Nível do PCI-EX ... algo que na VIA era impossível..

eu tenho uma ASrock dualsat2 939 e esta não é mais do que a mesma board para AM2..
embora a minha tenha a tal...Expansion port para am2...

Portanto a Uli já tinha chipset's a suportar o am2 á bastante tempo..

One-Track Mind
18-11-2007, 17:18
Bem pensado; por acaso tenho aqui em casa uma sucessora dessa 775Dual-VSTA, é a 775QuadCore-VSTA, e apesar do PCI-E estar limitado a 4x, isso não impediu a minha 8600GT de correr o Tomb Raider: Legend com os settings quase todos no máximo, incluindo o temível "next-gen content" em framerates mais do que aceitáveis! (Só deixei o depth of field desligado, que não me faz muita falta e comia uma boa quantidade de frames...)

Isto é certo que não será um chipset para o mercado entusiasta, mas para quem quer fazer um upgrade ás peças uma de cada vez aproveitando sempre o material que já tem estas boards da série "dual" da AsRock são um achado!

De que outra maneira eu podería ter um e6600 a correr com uma 7600GS agp e um par de memórias DDR(1)?

\w/Aí uma gráfica AGP não tem qualquer problema em correr. Agora uma gráfica de de meédia/alta gama, em PCI-E já se vai ressentir.

Se for como transição, ai tem utilidade, reciclar a gráfica actual e a curto prazo comprar uma pci-e...

Agora comprar NOVAS agp...Mas o objectivo desta board não será certamente a compra de uma gráfica nova para AGP.
Primeiro porque em AGP, para além de a oferta actualmente ser bastante pouca, os preços são inequivocamente mais altos que as semelhantes PCI-E.

gryle
19-11-2007, 11:33

\w/

A board do meu media center dá para essa configuração: Asrock 775i65G R2.0 (http://www.asrock.com/mb/overview.asp?Model=775i65G&s=n)

Kursk_crash
20-11-2007, 23:08
...

http://my.ocworkbench.com/bbs/attachment.php?attachmentid=667&stc=1&d=1195575113

De homem era lançarem novos drivers para o U1695..
os unified 2.20 já são pré-históricos...isso sim era de homem !!

One-Track Mind
20-11-2007, 23:58
Quero é uma review dela!
Isso sim, ate porque o potencial de OC deve ser até maior que na 939Dual-SATA2.

Problema é se a BIOS é tão simplista como na 939.
Se assim for, terei de esperar por BIOS não oficiais para pensar duas vezes antes de fazer o update.

Kursk_crash
21-11-2007, 16:04
o problema é que as bios não oficiais, no caso das asrock dualsata2 939 (ocw bios)
não implementa opções de overclock, como por exemplo aumentos de voltagem..

logo, de pouco adianta, quando só posso debitar 1,45v..

One-Track Mind
29-11-2007, 16:03
o problema é que as bios não oficiais, no caso das asrock dualsata2 939 (ocw bios)
não implementa opções de overclock, como por exemplo aumentos de voltagem..

logo, de pouco adianta, quando só posso debitar 1,45v..Sim, mas ficavas com mais opções para dar à unha, o que numa board de 60€ era uma maravilha.

Quanto à voltagem, resolvia-se facilmente com VoltMOD.

SwimmerBoy
29-11-2007, 16:21
Até era capaz de comprar essa board se:

- pudesse colocar um OPTERON 148
- usar memorias DDR1

Assim aos poucos podia ir actualizando o sistema...

One-Track Mind
29-11-2007, 16:25
Até era capaz de comprar essa board se:

- pudesse colocar um OPTERON 148
- usar memorias DDR1

Assim aos poucos podia ir actualizando o sistema...AM2 = DDR2.

Para esse efeito tens as 939Dual-SATA2 e 939Dual-VSTA que com sorte encontras em segunda mão.

SwimmerBoy
29-11-2007, 16:39
Não me fiz entender...

O que queria era uma board que suporta-se OPTERON 148 e posteriores com a possibilidade de usar DDR1 ou DDR2

gryle
29-11-2007, 18:33
Não me fiz entender...

O que queria era uma board que suporta-se OPTERON 148 e posteriores com a possibilidade de usar DDR1 ou DDR2

Opteron 148 só com DDR1, porque tem o controlador de memória no proprio CPU

Kursk_crash
29-11-2007, 20:32
exacto...portanto..opty 148 = asrockdualsata2 = minha board!
mas o que eu queria mesmo era novos drivers..isso sim!

]cool[
29-11-2007, 20:35
Não se metam nisso... por muito tentadora que possa ser a possibilidade de aguentar uma gráfica AGP mais uns tempos não compensa. Mais cedo ou mais tarde vão ter que trocar e vão, mas vale curtar o mal pel raíz.

Além de que uma board Asrock, por muito low budget que seja, nunca compensa, na minha opinião.

Eu tive para comprar uma quando tinha uma 6800GT AGP mas decidi vender a gráfica e mudar de vez para PCI-E.

Fikem bem!

Kursk_crash
29-11-2007, 22:06
Não sei porque dizes isso !!

a board tem agp e pci-express aguentas a AGP e podes sempre investir numa pci-express

e alem disso eu actualmente tenho uma asrock e sempre joguei sem crashes nem instabilidades..

pouquíssimo poder de overclock. SIM
instabilidade = Não!

Voystice
30-11-2007, 20:33
A board do meu media center dá para essa configuração: Asrock 775i65G R2.0 (http://www.asrock.com/mb/overview.asp?Model=775i65G&s=n)

Sim, claro; mas o que eu quis mesmo dizer era que estas boards podem receber uma configuração dessas, ao mesmo tempo que nos possibilitam o futuro upgrade para graficas pci-e e memorias DDR2, sem sermos obrigados a mudar o sistema (quase) todo de uma só vêz...

Eu nesta board (4Core Dual-Vsta) tenho feito bastantes experiências e tenho tentado aprender o máximo que posso com isso, desde expremer a minha 7600GS em agp ao máximo com o meu e6600, (creio que neste caso não haverá qualquer limitação a nível de processador) até à minha 8600GT mais recente, bem como a troca das minhas antigas DDR400 OEM para as novas OCZ DDR2...

A próxima experiência será com a minha 7950GT que está ali num outro PC com um X2 4200 numa board Asus A8n-SLI SE, (capaz de SLI, portanto) que irá receber a 8600GT que tenho agora neste PC, e se calhar até uma outra para fazer SLI!

Tudo vai depender de como descerem o preço das 8600GT e das 7950GT!

Em breve este e6600 irá receber uma board mais "capaz", mas como ainda não quero gastar esse dinheiro,... esta AsRock tem dado para as encomendas!

A ideia é mesmo usar estas boards quando um gajo não quer mesmo gastar todo o dinheiro de uma vêz e prefere esperar por uma baixa de preços das boards high-end, e das suas "correcções" a nível de hardware! (As boards 680SLI parece que mesmo passado este tempo todo ainda andam um bocadinho "verdes" em termos de estabilidade; corrijam-me se eu estiver enganado!)

Cumps!

\w/

Voystice
30-11-2007, 20:35
oops, double post, algum moderador que apague este post, sff!

Thks

\w/

Cko
30-11-2007, 20:38
nao entendo por que a AsRock ainda mantem o Slot AGP
por que em 1º lugar o Pci-Express fica capado né?
e 2º quem que compraria um Phenon X4 pra usa uma grafica Agp?
ta certo que se nao tivesse dinheiro para uma vga muito boa
mais com qualquer troco você compraria uma grafica Pci-Express
nem que seria a mais simples

blastarr
01-12-2007, 02:02
nao entendo por que a AsRock ainda mantem o Slot AGP
por que em 1º lugar o Pci-Express fica capado né?
e 2º quem que compraria um Phenon X4 pra usa uma grafica Agp?
ta certo que se nao tivesse dinheiro para uma vga muito boa
mais com qualquer troco você compraria uma grafica Pci-Express
nem que seria a mais simples

Não, quer o PCI-Express x16, quer o AGP8x presentes nesta motherboard são 100% nativos.
A parte PCI-Express está a cargo da Northbridge da Uli, enquanto o AGP8x é assegurado pela southbridge baseada no chipset nForce3 250.
Um e outro ligam-se por Hypertransport, como é normal nas soluções da Nvidia.

Não é a mesma coisa que acontecia com alguns modelos antigos que "simulavam" um slot AGP através da largura de banda de dois slots PCI tradicionais (que mesmo assim afunilava imenso o sistema por não suportar outras features da norma AGP como as "Fast Writes" ou o "Sideband Addressing"), ou então apenas forneciam 4 lanes PCI-Express ao slot com o mesmo tamanho físico de um de 16 lanes normal -por limitação do chipset da VIA-.

Jorge Paiva
01-12-2007, 10:55

Eu percebo o teu ponto de vista. Mas tens de pensar no pessoal que tem placas Nvidia 6600, 6800, 7600 ou 7800 AGP ou ATI 9600, 9700, 9800, X800, que ainda não estão dispostos a abdicar dessas boas (algumas excelentes) placas. O meu irmão tem uma Gainward 7800GS+ 512 MB DDR3 (G71 com 24 pipelines) AGP e emparelhada com um E4300@E6600 (motherboard não é boa para overclock, apesar de ser muito estável - Asrock 4CoreDual-Vsta) dão conta de qualquer recado, mesmo nos jogos mais modernos, com bons settings.

Cko
01-12-2007, 17:29
éé concordo com você
por que de uma motherboard com slot agp?
ainda tem gente q nao tem pci-express
com vgas muito boas das series agp
e se for o Pci-Express a 16X mesmo e o agp a 8x pode se considerar uma otima placa mae
porque se por acaso tivesse uma grafica pci-express e caso desse algum problema e tivesse uma grafica agp sem usar daria para usar e nao ficar sem pc ;D

fabiodobill
01-12-2007, 20:50
é uma excelente oportunidade para quem quer manter o AGP e não queira gastar muitos € numa board...
eu tenho uma asrock dual sata 2, e desta só tenho a dizer bem dela...
só falta e saber o potencial em overclock...(tou curioso)
ninguém arranja prai uma review sobre essa board?

blastarr
01-12-2007, 21:10
é uma excelente oportunidade para quem quer manter o AGP e não queira gastar muitos € numa board...
eu tenho uma asrock dual sata 2, e desta só tenho a dizer bem dela...
só falta e saber o potencial em overclock...(tou curioso)
ninguém arranja prai uma review sobre essa board?

Não deve ser tão mau como os modelos com chipsets VIA ou mesmo Intel, se eles conseguiram preservar nesta motherboard uma das características típicas das nForce desde há muitos anos:

* Untied Overclocking : During Overclocking, FSB enjoys better margin due to fixed AGP/PCIE/ PCI Buses

nun031
01-12-2007, 21:12
isso de agp e de pci-e juntas é uma bimbalhada xD

quanto custa essa board?

Kursk_crash
01-12-2007, 21:18
podes inclusive ter as duas gráficas instaladas ao mesmo tempo..

e se juntares uma pci (normal) podes ter 3 gráficas !!!

fabiodobill
01-12-2007, 21:23

Ao mesmo tempo ?
humm não me parece...isso já se tornava uma caldeirada de gráficas o que não e nada bom....

Kursk_crash
01-12-2007, 21:27
sim..ao mesmo tempo !!!

as 3 gráficas...garantido !!

fabiodobill
01-12-2007, 21:33
sim..ao mesmo tempo !!!

as 3 gráficas...garantido !!
tens alguma prova de tal coisa?
a sério não estou a ver uma board a funcionar em condições com uma gráfica PCI, PCIE, AGP em simultâneo...

blastarr
01-12-2007, 21:41
tens alguma prova de tal coisa?
a sério não estou a ver uma board a funcionar em condições com uma gráfica PCI, PCIE, AGP em simultâneo...

Porque não ?
Os slots estão lá, desde que o driver seja o mesmo para todas as gráficas (uma imposição do Vista), não há problema nenhum.
E há (http://www.sparkle.com.tw/product_detail.asp?id=69&sub_id=160) até Geforce 8 para slots PCI tradicionais.

Kursk_crash
01-12-2007, 21:42
The ULi M1695/M1567 is really even more as it also supports PCI graphics. With this ULi chipset, you can simultaneously use PCI Express X16, AGP 8X, and PCI graphics. As ULi puts it in their Press Release:

"M1695's innovative HyperTransport tunnel architecture integrates non-blocking symmetrical HyperTransportTM 2.0 links which enables motherboard manufacturers and system integrators to pair up M1695 with other high performance HyperTransport-based chipsets and bridge devices either natively or via the HTXTM connector. When coupled with ULi's M1567 south bridge, the combination offers motherboard manufacturers the unprecedented capability to support PCI Express x16, AGP 8X, PCI graphics cards simultaneously on the same mainboard. Such capability makes it possible to create a fully surrounding virtual reality environment using multiple high resolution displays driven by the three graphics technologies residing in the same computer system."

http://www.anandtech.com/mb/showdoc.aspx?i=2471
http://images.anandtech.com/reviews/motherboards/uli_m1695/tgi.jpg

skandal
01-12-2007, 21:58
Porque não ?
Os slots estão lá, desde que o driver seja o mesmo para todas as gráficas (uma imposição do Vista), não há problema nenhum.
E há (http://www.sparkle.com.tw/product_detail.asp?id=69&sub_id=160) até Geforce 8 para slots PCI tradicionais.

Ou seja se quiseres multi-monitor com gráficas diferentes XP is the way?

blastarr
01-12-2007, 22:00
Ou seja se quiseres multi-monitor com gráficas diferentes XP is the way?

Gráficas que usem drivers diferentes, exactamente.
Porque podem ser modelos completamente díspares (uma Geforce 8500 GT PCI, uma Geforce 7600 GT AGP8x e uma Geforce 8800 GT PCI-Express 2.0, por exemplo), mas usando o mesmo driver (Forceware) não há problema.

skandal
01-12-2007, 22:01
Exactamente.

Mas porquê? É um bocado estupido....

DJ_PAPA
01-12-2007, 22:01

Isso tb podes fazer em PCI-Express ou PCI.

Esta board ha uns anos atrás seria interessante. Hoje em dia não serve para nada.

blastarr
02-12-2007, 01:05
Mas porquê? É um bocado estupido....

Tem a ver com a estabilidade do sistema e evitar conflitos entre as gráficas, numa era em que o driver já não controla directamente a memória dedicada e/ou partilhada que está disponível para cada placa.
É em tudo semelhante ao que aconteceu com o suporte de som.

A estabilidade e segurança do sistema operativo sobrepõe-se ao que os drivers de determinado hardware querem ou não fazer.

zArt
17-02-2008, 23:54
Esta board ja está cá à venda?Onde?
Tenho uma HD2600XT AGP e keria pôr-lhe um X2 talvez o 4400+ 2Mb de cache.

Cumps.

cL!cK
18-02-2008, 00:09
Isso tb podes fazer em PCI-Express ou PCI.

Esta board ha uns anos atrás seria interessante. Hoje em dia não serve para nada.

não é bem assim, pa trabalhar com multi-monitor por exemplo é mt util. arranjas uma porrada de placas PCI baratuxas e bunfs!

mas sim, concordo que deveria de ter sido algo implementado ha ja mais tempo.

CuttyShark
12-04-2008, 15:49
Já alguém conseguiu encontrá-la/comprá-la em Portugal?
Cumps!

metralha761
13-04-2008, 14:15
Eu ja encontrei uma loja q vende, nao sei se tem stock, mas fica na amadora, algo ditante de mim :P

Sandro_16
13-04-2008, 14:18

Admira - te :joker: