View Full Version : [Questões] Boot Manager / Grub / LILO

Páginas : [1] 2

AndreAPL
17-11-2007, 12:25
O que é o Grub ?

Gnu Grub é 1 gestor de boot, que permite utilizar 2 ou + sistemas, e escolher qual deve arrancar. Normalmente é instalado no master boot record (http://en.wikipedia.org/wiki/Master_boot_record) (MBR), ou seja, primeiros 512bytes do disco.
Existe tb outros, como o LILO.

Questões relacionadas com Grub / Boot manager / Dual boot, podem ser debatidas aqui.

GranjoZ
17-11-2007, 12:33
hey,

Tenho um problema....
Quero desintalar o GRUB do linux.. eu sei que da com o cdboot do windows... mas nao ha outra maneira?

Fiquem.

AndreAPL
17-11-2007, 12:42
Haver há, mas não é tão simples. É arranjar 1 disco de arranque ( uma disquete ou cd de arranque ou qq outro tipo que faça boot para 1 linha de comandos e com o fdisk) e correr o comando
fdisk /mbrou entao
no cd do win
fixboot c:
fixmbr

GranjoZ
17-11-2007, 12:49
mas nao da nem a partir so linux..?

eu tenho o ubuntu num disco usb.
So que o grub nao arranca se nao tiver o disco usb ligado.
Ja tenho um cdboot pra arrancar o linux... so me falta apagar o grub...

AndreAPL
17-11-2007, 13:17
precisas de ambiente MS-DOS. É a forma mais segura.

Podes tentar usar em linux, mas o método não é seguro, podendo perder as partiçoes.
to get the XP install CD to work, need to boot into linux with a linux rescue CD, then DON'T mount the hard drive, then zero out the MBR like this:

dd if=/dev/zero of=/dev/hda bs=512 count=1

Then reboot with the XP install CD and install XP.
mais info (http://www.brunolinux.com/01-First_Things_To_Know/Backing_Up_the_MBR.html)

ttpires
17-11-2007, 23:24
o grub não me inicializa o windows..... aparece-me a mensagem : "Starting up..." e não sai do sitio:

aqui têm as configurações:

Menu.lst

title Ubuntu 7.10, kernel 2.6.22-14
root (hd0,1)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.22-14-generic root=UUID=d4de01f9-4b7a-47e9-8cf3-1c76fdb09d8f ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.22-14-generic
quiet

### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST

# This is a divider, added to separate the menu items below from the Debian
# ones.
title Other operating systems:
root

# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/sda1
title Microsoft Windows XP
root (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader +1

Fdisk -1

Disk /dev/sda: 200.0 GB, 200049647616 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 24321 cylinders
Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0xf747f747

Device Boot Start End Blocks Id System
/dev/sda1 1 18266 146721613+ 7 HPFS/NTFS
/dev/sda2 * 18753 24321 44732992+ 83 Linux
/dev/sda3 18267 18752 3903795 82 Linux swap / Solaris

Partition table entries are not in disk order

por favor ajudem-me digam-m o que está mal.

obrigado

Conde
18-11-2007, 00:06
aparentemente parece estar tudo bem... isso acontece-te desde que instalaste o ubuntu? ou alteraste alguma configuração?

uterrorista
18-11-2007, 00:09
Aproveitando este post...
o Grub é a pior coisa que existe.. Hrrr

Eu instalei agora o Fedora8 no desktop.
O Grub nem aparece. Inicia logo o Windows.
A ordem das partições é:
100MB (po grub)
10GB Windows XP
10GB Fedora8
17GB Home
1GB Swap

ja tentei seguir outros tutoriais na net, mas logo na primeira parte:
As root (or with sudo), type grub
When at the grub prompt, type find /boot/grub/stage
Esquece lá isso... bahhh

Conde
18-11-2007, 00:23
partição de 100mb para o grub? Senão instalaste o grub no MBR... é capaz de o problema ser daí...

PTNetSurfer
18-11-2007, 00:24
same problem here.... grrrrrrrr, ando numa de me virar para Linux Only, mas desta maneira tá dificil.... tenho-lhe detectado muitas falhas, inclusive, no GRUB, que me fez formatar já por duas vezes o PC....

cumpz

uterrorista
18-11-2007, 00:53
o meu caso:
>grub

grub> root (hd0,0)
Filesystem type is fat, partition type 0x6

grub> setup (hd0)
Checking if "boot/grub/stage1" exists... no
Checking if "grub/stage1" exists... no

Error 15: File not foundo mais estranho é quando faço:
> fdisk -lDiz-me que as minhas partições sao todas do tipo
(...)
/dev/sdax (...)onde x é o numero
mas deviam ser
(...)
/dev/hdax (...)o que é que eu faço??

AndreAPL
18-11-2007, 00:56
lê com calma...

Filesystem type is fat, partition type 0x6
Não me parece que seja essa a partição correcta...

uterrorista
18-11-2007, 00:59
as minhas particoes sao:
1 - 100Mb parta meter o grub (sda1)
2 - 10GB Windows (sda5)
3 - 10GB Fedora8 (sda6)
4 - 17GB Home (sda7)
5 - 1GB Swap (sda8)

eu quero meter o grub na primeira. na instalção do fedora escolhi esta partição para o fazer?
esta partição nao pode ser FAT ou quê?

AndreAPL
18-11-2007, 01:01
Meteste 1a partição em fat ? porquê ?
Nessa 1a partição é onde deve estar a pasta boot. Mas segundo o grub lá não está (e /dev/sda = /dev/hda).

uterrorista
18-11-2007, 01:06
eu formatei o disco todo.
e foi pela instalação do XP que fiz as primeiras partições (1 e 2)
e tive que escolher FAT - visto que ext3 não dava...

como é que resolvo isto?

AndreAPL
18-11-2007, 01:14
se ele nao usou a (hd0,0), deve estar na (hd0,5) suponho.

uterrorista
18-11-2007, 01:18
nop. já experimentei os números todos..

nem com o grub disc lá consigo ir. detesto esta porcaria.
vou instalar novamente o SO e formatar a partição 1 para ext3.
que seca.. bahhh

ttpires
18-11-2007, 10:04
aparentemente parece estar tudo bem... isso acontece-te desde que instalaste o ubuntu? ou alteraste alguma configuração?

foi desde que instalei o ubuntu....

que posso fazer ?

Heron
18-11-2007, 13:01
foi desde que instalei o ubuntu....

que posso fazer ?

Aqui no meu Grub a entrada de windows não tem a opção savedefault:
title Windows XP
root (hd0,1)
makeactive
chainloader +1

Experimenta tirar no teu e vê o que dá.

ttpires
18-11-2007, 13:18
ja modifiquei e continua na mesma........

fica stuck em :

"Starting up..."

badboynuno17
18-11-2007, 13:25
boas ppl

recentemente instalei o ubuntu 7.04 so para testar e tmar alguns conhecimentos sobre este.

o que se passa e que quando inicio o pc e xega a tela para escolher se kero windwos ou ubuntu ele por predefiniçao inicia o ubuntu. nesta mxm tela aparece la varias coisa como o ubunu o meetest, etc o que queria fazer era por o windows como predefiniçao para arrancar, ja tentei atravex do arranque do windows so que la nao me da informaçoes sobre o ubuntu e assim nao sei como por o windows predefenido...

alguma sugestao???

cumps
badboy

petersaints
18-11-2007, 13:31
Edita em Ubuntu o ficheiro menu.lst localizado em /boot/grub/ mas tem cuidado se fazes porcaria ficas sem boot. Podes simplesmente copiar a entrada do Windows para cima das do Ubuntu e ele arranca logo dai. Ou escolher como predefinida o numero da entrada do Windows (contas a começar do 0) e metes esse numero num para metro que lá está...

Já agora aconselho a utilizares a versão 7.10 ;) Que já saiu faz hoje um mês e é bastante mais estável e tem algumas cenas bem mais fáceis de operar.

2xtreme
18-11-2007, 13:32
arrancas para o ubuntu vais a consola e escreves sudo nano /boot/grub/menu.lst vai-te abrir um ficheiro procuras a linha que diz default 0 e mudas de maneira a ser o xp. para sabares qual o numero que deves por tens de contar o numero de entradas no menu de arranque. por defeito tens o ubuntu, o safe mode do ubuntu, o mem test, uma a linha a dizer others OS, e o windows, ou seja, tens 5 entradas. a contagem começa em 0 o que quer dizer que o windows ha-de equivaler ao numero 4 entao onde tens default 0 passas a ter default 4

Lord_Snake
19-11-2007, 22:10
Boas..

Bem, já tinha feito um post sobre isto, mas mandam-me para aqui... Não sei se querem repost ou que eu ande aos saltinhos, mas adiante...

Pessoal, eu instalei o Linux Mint num disco de 80Gb IDE ligado por meio de uma caixa externa USB ao meu portatil.

O meu problema é que ao ligar o disco no PC ele diz que não encontra o sistema operativo... Acho que não tem o Boot instalado...

Como posso instalar o Boot agora?

Acho esta distro mesmo espectacular, especialmente para quem deixou o windows recentemente...

Agradeço a ajuda...

Cumprimentos

PS: Não me digam para instalar directamente no disco ligado ao PC pois ele dá erros... Só consigo ligado ao portatil...

hellaxe
19-11-2007, 23:29
Mandei-te para aqui porque pensei que a informação já aqui estivesse.
Este link (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=24113&highlight=restore+grub) tem muita informação com pelo menos 3 métodos ma 1ª página.

Esta hipótese é uma delas:

1. Boot from a Live CD, like Ubuntu Live, Knoppix, Mepis, or similar.

2. Open a Terminal. Go SuperUser (that is, type "su"). Enter root passwords as necessary. Podes fazer o sudo grub

3. Type "grub" which makes a GRUB prompt appear.

4. Type "find /boot/grub/stage1". You'll get a response like "(hd0)" or in my case "(hd0,3)". Use whatever your computer spits out for the following lines.

5. Type "root (hd0,3)".

6. Type "setup (hd0,3)". This is key. Other instructions say to use "(hd0)", and that's fine if you want to write GRUB to the MBR. If you want to write it to your linux root partition, then you want the number after the comma, such as "(hd0,3)".

7. Type "quit".

8. Restart the system. Remove the bootable CD.

Não te esqueças que tens de adequar o teu disco ao nome correcto. Como é portátil presumo que o disco externo seja sda em vez de hda. Se o teu portatil tiver disco sata, o externo será sdb.
Para instalares no MBR do externo deverás ter de fazer hd1 (sdb) em vez do hd0 ou outro (como está acima).

Se não for assim corrijam por favor.

Lord_Snake
19-11-2007, 23:59
Mandei-te para aqui porque pensei que a informação já aqui estivesse.
Este link (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=24113&highlight=restore+grub) tem muita informação com pelo menos 3 métodos ma 1ª página.

Esta hipótese é uma delas:

2. Open a Terminal. Go SuperUser (that is, type "su"). Enter root passwords as necessary. Podes fazer o sudo grub

4. Type "find /boot/grub/stage1". You'll get a response like "(hd0)" or in my case "(hd0,3)". Use whatever your computer spits out for the following lines.

5. Type "root (hd0,3)".

6. Type "setup (hd0,3)". This is key. Other instructions say to use "(hd0)", and that's fine if you want to write GRUB to the MBR. If you want to write it to your linux root partition, then you want the number after the comma, such as "(hd0,3)".

7. Type "quit".

Não te esqueças que tens de adequar o teu disco ao nome correcto. Como é portátil presumo que o disco externo seja sda em vez de hda. Se o teu portatil tiver disco sata, o externo será sdb.
Para instalares no MBR do externo deverás ter de fazer hd1 (sdb) em vez do hd0 ou outro (como está acima).

Se não for assim corrijam por favor.

Quando coloco find /boot/grub/stage1 aparece Error 15: File not found

Como resolvo isto?

hellaxe
20-11-2007, 11:54
Se conseguires ir ao disco externo mete aqui o que está no menu.lst.
/boot/grub/menu.lst
Caso não consigas faz como no primeiro método que aparece no link que te indiquei.
Ou então no modo rescue do cd do mint. Mas talvez seja um pouco complicado para ti.

Lord_Snake
25-11-2007, 20:21
Se conseguires ir ao disco externo mete aqui o que está no menu.lst.
/boot/grub/menu.lstCaso não consigas faz como no primeiro método que aparece no link que te indiquei.
Ou então no modo rescue do cd do mint. Mas talvez seja um pouco complicado para ti.

Desculpa, mas não percebi como é que faço isso...

Outra coisa... Como é que posso saber por exemplo se o disco sbd é hd0 ou hd1, etc??? Agradecia que me respondessem a isto o mais breve possível...

Obrigado

hellaxe
26-11-2007, 11:47
Metes um livecd.
Vais ao disco externo e procuras esse ficheiro.
Os disco são hd* se forem IDE e sd* se forem SCSI ou Sata.
Exemplo:
Sata para o portátil -> sda para o disco interno e sdb para o externo.
IDE para o portátil -> hda para o interno sda para o externo.

ttpires
28-11-2007, 08:53
instalações pelo live CD sempre me deram problemas....

No entanto pelo alternate sempre funcionou na perfeição. Prefiro o método tradicional

RFPA
29-11-2007, 11:59
Olá! Tenho uma dúvida que ainda consegui resolver..

Eu tenho só o Ubuntu no meu desktop mas agora o meu irmãozito resolveu jogar cabal, e este jogo só funciona com o Window$. Já tentámos correr pelo Wine mas dá um erro que, segundo a GameGuard e o pessoal do cabal online, não é resolúvel. Portanto, vou ter que instalar o XP.
Se é pacífico instalar o Ubuntu primeiro e o Xp depois, como faço se quiser fazer o inverso?

Thanks in advance.

RFPA
30-11-2007, 14:23
Ninguém?

uterrorista
30-11-2007, 15:02
É so ter uma partição para o Windows.
Colocar um CD e reiniciar o PC.
Instalar o XP...
Despois talvez terás de recuperar o Grub..

RFPA
30-11-2007, 18:58
É so ter uma partição para o Windows.
Colocar um CD e reiniciar o PC.
Instalar o XP...
Despois talvez terás de recuperar o Grub..

Obrigado. Já tinha pensado na questão de fazer a partição, no entanto, a questão prende-se com o Grub..Ok, thanks.

uterrorista
01-12-2007, 02:03
Obrigado. Já tinha pensado na questão de fazer a partição, no entanto, a questão prende-se com o Grub..Ok, thanks.
e.g. este tut (https://help.ubuntu.com/community/RecoveringUbuntuAfterInstallingWindows)..

te-x
17-12-2007, 20:01
Boas.
Finalmente sou um assíduo utilizador de Ubuntu, e muito poucas vezes recorro ao Windows, no entanto continuo a ter de o usar.
Acontece que desde há 1 mês para cá tenho tido muitos problemas no Windows e agora que tenho mais tempo livre vou formatá-lo, mas tenho um problema.

Quando formatar o Windows, sei que vou perder o acesso ao Ubuntu, por isso precisava de uma maneira de activar o Grub para ter acesso aos dois SOs. Já encontrei uns tutorias na net mas é preciso tar a por o Live-CD do ubuntu e fazer uma série de coisas.
Não existe uma maneira mais simples?
Um programa para o windows que me instale um qualquer bootloader, ou um comando para o Ubuntu Live CD que me reactive o GRUB.

Fico à espera de resposta ;)

neonl
17-12-2007, 20:12
Boas.

Em relação a um programa para Windows: que eu conheça ou tenha ouvido falar não há nenhum, mas também já há tanta coisa.

O processo em Ubuntu (com o LiveCD, teoricamente podes usar *qualquer* LiveCD, não tem que se o de Ubuntu, embora por questões práticas talvez recomende) o processo é só um. Eu descrevi-o cá no fórum da maneira mais simples possível, aqui:
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2262990&postcount=7

Cumprimentos.

casdio
17-12-2007, 22:40
Pessoal, a mim dá-me o erro 22 no grub, depois de tentar entrar no windows... Ja tentei fazer fixmbr mas o meu cd do vista nao me da a opçao de entrar em modo de texto...
Alguém tem ideias?

uterrorista
17-12-2007, 22:51
Pessoal, a mim dá-me o erro 22 no grub, depois de tentar entrar no windows... Ja tentei fazer fixmbr mas o meu cd do vista nao me da a opçao de entrar em modo de texto...
Alguém tem ideias?

22 : No such partitionThis error is returned if a partition is requested in the device part of a device- or full file name which isn't on the selected disk. vê se o grub está a apontar para o lado certo...

Já agora, o que é que fizeste para ficar assim? o que instalas-te?

casdio
17-12-2007, 22:55
Apontar para o lado certo como?
Tinha o vista, fui a painel de controlo, mudei o tamanho do C: e deixei 30gb livres.
Depois instalei ubuntu nesses 30gb
:(

neonl
18-12-2007, 09:37
Alguém tem ideias?

Apontar para o lado certo como?
Tinha o vista, fui a painel de controlo, mudei o tamanho do C: e deixei 30gb livres.
Depois instalei ubuntu nesses 30gb

Reinstala o Grub, faz isto:
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2262990&postcount=7

Cumpz

casdio
18-12-2007, 14:21
Gracias
:wink:

uterrorista
18-12-2007, 15:07
vê se o grub está a apontar para o lado certo...
Sim estou a citar-me a mim próprio.. lol

Queria dizer se o grub estava bem configurado, se estava a apontar para a partição correcta.
Mas isso é esquisito não funcionar depois de tu teres instalado o ubuntu.. alguma vez isso correu sem dar erro?

casdio
18-12-2007, 15:55
Neste pc não. Ou melhor, quando tinha Ubuntu+Vista, o grub corria bem se eu escolhesse o Ubuntu. Se eu tentasse entrar no vista, dava um erro (can not open file C:\Recovery.dat) e bloqueava o pc. Reiniciava e depois já dava erro no grub

uterrorista
18-12-2007, 16:02
Isso é porque o Ubuntu 'come' o Vista.
Aqui na techzone (não sei onde) está a explicação para este problema..
Já encontraste a solução?

casdio
18-12-2007, 17:02
Ainda não. Tenho que me preparar psicologicamente pra formatar o ubuntu... De novo

P.s: sim, porque o meu cd do vista nao me deixa escolher a partiçao que quero formatar

uterrorista
18-12-2007, 17:39
tenta pesquisar no Google pelo erro exacto.
queria-te ajudar mais, mas Grub não é comigo..

casdio
18-12-2007, 18:26
Já pesquisei, tenho que entrar com o cd do windows em modo de texto e fazer fixmbr e fixroot.
O problema é que o meu não tem essa opção.
Já pedi um do xp a um amigo meu para ver se consigo fazer isto...

uterrorista
18-12-2007, 22:08
tu tens é de entrar com o cd do ubuntu, não?
e restaurar o grub..

casdio
18-12-2007, 22:23
Na net não vi isso, só aqui. tenho que testar
:Whatever:

Tyran
20-12-2007, 20:46
Para o user do 'irmãozinho', que tal instalares antes uma vmware? escusas de andar a ter outros trabalhos, se não fores usar o windows para mais nada nem jogos pesados claro, caso contrário:
vê lá https://help.ubuntu.com/community/RecoveringUbuntuAfterInstallingWindows#head-68342fc2e30d51fa0aa6f5bf16c911dd8d3663c6
e tens muita coisa aí...
cumpzz

casdio
20-12-2007, 21:47
Mas não me reconhece os discos onde está o windows...

geotito
21-12-2007, 14:03
Boa tarde pessoal

Aindaontem tive necessidade de usar o windows. Hoje de manhã, usei o ubuntu, mas tive de regressar ao windows e deparei-me com o facto de este não carregar (aparecia "loading stage" - tal como no ubuntu). Regressei ao linux, e conferi a directoria /boot/grub/...list. Parecia tudo direito. Experimentei depois o código #update-grub e nada. A solução que encontrei depois daquele momento de desespero foi desinstalar ubuntu (e fi-lo de modo bruto como costumo fazer - com o GParted apago as partições ext3 e swap). Ligo e depois aparece-me a mansagem: Loading grub... erro....
Não sei o que devo fazer. Também tentei com o super grub desinstalar o Grub mas nada. Mas preciso mesmo de recuperar o windows.
Cumps

casdio
21-12-2007, 14:05
Qual é o erro?

ramalhofnm
21-12-2007, 14:15
se tiveres o cd do widows isso da para fazer, tens de por o cd reiniciar o pc e fazer a reparação. acho que é so isto ja fiz isso a muito tempo e ja não me lembro dos pormenores.

geotito
21-12-2007, 14:17
não apresenta nenhuma opção de boot.
tecnicamente deixou de dar erro. escolhi com o super grub a opção de dar boot no windows a o pc apenas dá uma sequência infinita de beeps

geotito
21-12-2007, 16:33
ok. o super grub dá-me o seguinte erro relativamente ao grub:

"Error 15: File not found"
Booting "not lucky""

Usando o GParted denoto que na partição NFTS do windows vem lá mencionado nas características "Boot". Alguém me pode ajudar?

Paulo Truta
21-12-2007, 16:44
Faz como disseram acima... usa o cd do Windows XP (Ou da versão que usas) e fazer a ''Recuperação do Sistema''...

Em principio deve resultar.
Cumps ;)

PTNetSurfer
22-12-2007, 00:47
mete o cd do XP, corre a consola de reparação do sistema, executa o comando "fixmbr"
depois quando conseguires entrar no XP, saca um programa chamado freeBCD e escolhe um gestor de arranque ao teu gosto! xD

espero ter ajudado

cumpz

tuning
05-01-2008, 15:13
Boas, tambem me está a dar o erro 15.

Nao consigo encontrar o freebcd.. mais alguma dica?

xavi87
09-01-2008, 17:17
Boas ppl. eu a tempos instalei o ubuntu no meu pc que ja tinha XP.. logo, o pc ficou com um dual boot em que o primeiro sistema operativo que aparece é o ubuntu, mas eu queria mudar para que fosse o windows XP. existe amneira de fazer isso?
cumps

esquiso
09-01-2008, 17:28
A primeira coisa que aconselho a fazer nestes casos é um backup para o caso de fazeres algo mal sem querer.

sudo cp /boot/grub/menu.lst /boot/grub/menulstbackup

Agora que já tens a coisa segura, editas o menu.lst

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

Lá em baixo, deves ter as entradas respectivas do Ubuntu e do Windows. Uma solução é troca-las (por o Windows acima do Ubuntu). Outra é editar o parametro default, e muda-lo do que lá está, para o numero da entrada do Windows :)

neonl
09-01-2008, 17:42
Se é para por o windows mesmo como primeiro, o método do esquiso é bom, mas eu recomendo (até porque mais tarde pode ser útil se tiveres varios SOs (além do Ubuntu e do Windows) que mudes mesmo o "default" para isso basta contar na lista do Grub qual é a entrada que queres a partir do zero e depois é só alterar a variável:
## default num
# Set the default entry to the entry number NUM. Numbering starts from 0, and
# the entry number 0 is the default if the command is not used.
#
# You can specify 'saved' instead of a number. In this case, the default entry
# is the entry saved with the command 'savedefault'.
# WARNING: If you are using dmraid do not use 'savedefault' or your
# array will desync and will not let you boot your system.
default 0 # aqui podes alterar o "0" para outro valor inteiro. O Windows no teu deve ser "4" (acho)

Cumps :)

c1t1z3n
12-01-2008, 21:42
boas...

o meu grub volta e meia encrava quando carrega o ecrã de selecção. Tenho o vista numa partiçao (ntfs) e ubuntu noutra (reiserfs) fazendo reboot/shutdown a partir do linux nao causa qualquer porblema, mas o mesmo vindo do vista deixa o grub pendurado...

ideias? :p

doping1989
15-01-2008, 21:45
ola,
esta é a minha primeira intervenção no forum, mas ja o acompanho à muito tempo. e acho que fazem um excelente trabalho.

o problema é o seguinte:
eu tenho um protatil clasus dynamic sr-512. e instalaram me o ubuntu numa partição e o windows xp noutra partiçao. o problema era que eu nao usava muito o ubuntu por enquanto e por isso quis apaga lo e ficar ocm o espaço pro windows xp. o que eu fiz, e que bela asneira foi, ir ao gestor de discos do windows e apaguei a partiçao do ubuntu, mesmo a bruta, lol. e tudo bem, quadno fui reniciar o pc apareceu me o seguinte erro ERROR 17. eu tentei aceder atraves do cd de instalaçao do xp e nada feito. pus o do linux e tento entrar atraves do live cd e aparece me esta msg; /bin/sh: can't access tty; job control turned off.

agora nao faço a minima do que hei de fazer. eu nao tenho problema em formatar todo o disco porque nao tenho nada de importante. por isso se me puderem ajudar agradecia..

cumprimentos

FOKA
16-01-2008, 16:35
http://geocities.com/supergrubdisk/

utiliza isto para reinstalar o grub

leefalcon18
23-01-2008, 14:21
Pessoal o problema e o seguinte instalei num disco o windows xp e o linux
e no incio aparece o menu para escolher o sistema operativo desejado

ATENÇAO ESTA NAO E A IMAGEM DO MENU É PARA EXEMPLIFICAR

http://img353.imageshack.us/img353/2567/grub3boot5al.jpg

Entretanto tinha outro disco e coloqueio como secundario e instalei o windows server

E AGORA SO ME APARECE para escolher o windows xp e o windows server no menu

O pessoal diz que estraguei o boot
COMO FAÇO PARA ESCOLHER O LINUX OU TER NO MENU OS 3 SISTEMAS OPERATIVOS INSTALADOS?

JuSt_Me_AnD_yOu
23-01-2008, 14:24
tens de voltar a instalar o grub. Faz isso com uma distro qualquer que tenha livecd por exemplo

Make.Love
23-01-2008, 14:24
tens que restaurar o Grub(se dizes que o teu menu de arranque era igual a esse).

Googla.... Super Grub Disk.

leefalcon18
23-01-2008, 14:39
O que e o grub ... COMO RESTAURO??? atençao aquela imagem e como exemplo para dizer que estava la para escolher o linux e o windows XP mas o meu menu nao era bem assim

Make.Love
23-01-2008, 16:53
qual é a distribuiçao linux que tens instalada?

hellaxe
23-01-2008, 23:51
O que e o grub ... COMO RESTAURO??? atençao aquela imagem e como exemplo para dizer que estava la para escolher o linux e o windows XP mas o meu menu nao era bem assim

Se fizeres um search aqui no forum encontras a resposta.
Grub (http://www.gnu.org/software/grub/)

spastikman
24-01-2008, 01:27
partindo do principio que tens dois discos no sistema e o windows server está no segundo disco, digita isto na consola do grub :

rootnoverify (hd1,0)
chainloader +1
makeactive
boot

SPF
03-02-2008, 21:18
Boas pessoal..

Ontem lembrei-me e como já tinha ouvido falar muito bem do slackware decidi experimentar esta distro... Como devem saber slackware não tem live cd, mas posso dizer que fiz tudo bem durante a instalação pois já instalei-o num outro pc sem windows e funca na boa.. O problema aqui é que o lilo não arranca e inicia-me logo o windows..

deixo aqui as partições:

/hda1 --> linux
/hda2 --> windows
/hda3 --> linux swap (1gb)
/hda4 --> livre

Cumprimentos

slack_guy
04-02-2008, 21:56
Ontem lembrei-me e como já tinha ouvido falar muito bem do slackware decidi experimentar esta distro
Mas já ouviste alguém falar mal do Slackware? :-)

Como devem saber slackware não tem live cd
Mais ou menos... O 1º CD serve de """"""""LiveCD"""""""" em caso de aflição.

mas posso dizer que fiz tudo bem durante a instalação pois já instalei-o num outro pc sem windows e funca na boa
Na volta, o problema é do Windows :-D

O problema aqui é que o lilo não arranca e inicia-me logo o windows..
O lilo não arranca? hum... ou instalaste o lilo no sítio errado, ou ele arranca o windows por default sem te perguntar nada.
Mostra lá o resultado de:
$ cat /etc/lilo.conf

SPF
05-02-2008, 12:09
Mas já ouviste alguém falar mal do Slackware? :-)

Mais ou menos... O 1º CD serve de """"""""LiveCD"""""""" em caso de aflição.

Na volta, o problema é do Windows :-D

O lilo não arranca? hum... ou instalaste o lilo no sítio errado, ou ele arranca o windows por default sem te perguntar nada.
Mostra lá o resultado de:
$ cat /etc/lilo.conf

Obrigado por teres respondido mas o problema está resolvido.. Como o meu windows estava a precisar de 1 "formatadela" decidi formatar o disco rígido todo e fazer tudo de novo.. Não sei porque mas desta vez funcionou, se calhar não reconhecia o windows como disco d: (lol ou não)

slack_guy
05-02-2008, 15:01
se calhar não reconhecia o windows como disco d:
disco d: ?! O que é isso? É algum disco especial?

SPF
05-02-2008, 21:08
disco d: ?! O que é isso? É algum disco especial?

Bem, parece que não percebeste (não queres é perceber).. :o

little jonny
09-02-2008, 13:16
Boas. Tinha o windows vista instalado no meu pc. Depois instalei o ubuntu noutra partição sem erros. O que acontece é que no boot menu quando escolho a opção "windows vista/longhorn (loader)" o pc reinicia e volta ao boot menu!

O que posso fazer para restaurar o boot?

PS: ja tentei restaurar o boot do windows com o cd de instalação do vista, mas nada. Deve ser alguma configuração no linux, mas como eu nao percebo muito do sistema linux nao sei como me desenrascar!

uma ajuda pliz

esquiso
09-02-2008, 13:51
Mostra-nos o conteudo do /boot/grub/menu.lst sff.

little jonny
09-02-2008, 14:34
## ## End Default Options ##

title Ubuntu 7.10, kernel 2.6.22-14-generic
root (hd0,3)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.22-14-generic root=UUID=fe03e7c4-aabf-4130-88cd-91dd14058f0d ro quiet splash locale=pt_PT
quiet

title Ubuntu 7.10, kernel 2.6.22-14-generic (recovery mode)
root (hd0,3)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.22-14-generic root=UUID=fe03e7c4-aabf-4130-88cd-91dd14058f0d ro single

title Ubuntu 7.10, memtest86+
root (hd0,3)
kernel /boot/memtest86+.bin
quiet

# ones.
root

# on /dev/sda2
title Windows Vista/Longhorn (loader)
root (hd0,1)
savedefault
makeactive
chainloader +1

neonl
10-02-2008, 11:49
Só se me ocorre instalar o Grub de novo.

Para isso faz boot dum LiveCd do Ubuntu e segue os passos descritos aqui (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2262990&postcount=7).

rCrew
10-02-2008, 13:49
Nao reinstalei o MBR porque ( como ja disse 2 vezes nos outros posts ) quando fui pelo boot do cd do XP fazer isso deu me um aviso a dizer que não existia nenhuma partição com boot principal definido ( acho que foi isto que disse ) e que se consigo aceder a todas as partições o melhor é nao instalar um mbr novo.

neutral
10-02-2008, 15:25
ao reinstalares o grub de novo ou outro bootloader não estragas as outras partições. se quiseres reinstalar o grub usa o supergrub ;)

edit: li agora o teu problema. se queres desinstalar o ubuntu apagas a partição deste e depois metes o cd do windows e fazes o fixmbr. ou usas o grub ;)

LFReq
10-02-2008, 16:02
Boas,
Tenho dois HDs um com xp e o outro onde vou por Arch.

As particões são as segintes no 1º disco (sda) tenho só o xp no segundo disco tenho o arch que vai ficar no sdb onde fica o sdb1 para swap e o sdb2 para o resto. Agora tenho uma dúvida quando for pra instalar o grub apareçem duas coisas pra selecionar disco o que eu queria saber era o que selecionava no primeiro e depois no segundo.

Agradecia ajuda ppor favor já tou a dár em doido

cumps,
rkixa

neutral
10-02-2008, 16:07
explica melhor por favor

LFReq
10-02-2008, 16:10
o que queres mesmo que explique melhor e que tentei explicar o melhor possivel

neutral
10-02-2008, 16:31
Agora tenho uma dúvida quando for pra instalar o grub apareçem duas coisas pra selecionar disco o que eu queria saber era o que selecionava no primeiro e depois no segundo.

o que é que pretendes fazer?

LFReq
10-02-2008, 16:43
quero istalar o grub mas para isso tenho que selecionar lá 2 cenas e eu n sei quais selecionar para que o grub fique a funcionar bem

uma opção e pra instalar o grub no MBR mas eu n sei em que disco ou partição instalar se no sda, sda1, sdb, sbd1, sdb2

a segunda opção n sei o que é mas já vejo o que pede.

neutral
10-02-2008, 22:24
ao instalar no mbr não instalas numa partição. o mbr são os primeiros 512 bytes do disco que permitem o boot. portanto se escolhes mbr não precisas de escolher nenhuma partição

_Kenshin_
18-02-2008, 14:20
boas pessoal

o meu problema é o seguinte tenho 2 discos no pc um disco sata de 320 GB que tem o windows XP e um disco IDE de 40 GB com o ubuntu..mas n consigo aceder ao ubuntu..sempre km ligo o pc arranca pelo windows XP...sem m dar a opçao pa escolher qual S.O. é que quero..qualquer ajuda é bem vinda.

cumpz

uterrorista
18-02-2008, 15:16
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Restaurar-Grub

xavi87
18-02-2008, 22:36
Boas ppl. comprei a dias um Teclado Revoltec, a ligaçao é USB, e quando inicio o sistema, aparece o Grub, e nesse momento nao tenho teclado. é como se nao tivesse energia. ou seja, inicia-me logo o Ubuntu. Ha maneira de resolver isto?

cumps..

Gandalf Cobain
22-02-2008, 20:20
Boas,

Eu sei que ha uns quantos topicos acerca deste assunto mas nenhum se aplicou ao meu caso, ou pelo menos dos que vi.
Entao, eu tenho um disco de 120GB dividido em 2, 60+60, e numa unidade meti o xp na outra o suse. Agora nao consigo fazer o suse arrancar pois nao aparece para fazer boot. Sugestoes para a resoluçao deste prob pf.

Cumps

Gaudio
09-03-2008, 23:03
Boas. Tinha o windows vista instalado no meu pc. Depois instalei o ubuntu noutra partição sem erros. O que acontece é que no boot menu quando escolho a opção "windows vista/longhorn (loader)" o pc reinicia e volta ao boot menu!

PS: ja tentei restaurar o boot do windows com o cd de instalação do vista, mas nada. Deve ser alguma configuração no linux, mas como eu nao percebo muito do sistema linux nao sei como me desenrascar!

uma ajuda pliz

Acontece-me o mesmo , de referir que o "windows vista/longhorn (loader)" na minha opinião é a do disco de recuperação, ou seja, não é o Vista instalado, mas sim é a partição de instalação do Vista .

Tinha o Vista meti o Ubuntu e dps ocorreu isto, precisava de o vista a bombar, se não tenho de fazer um backup e mandar tudo de frosques.

Quando faço
find /boot/grub/stage1dá-me
(hd0,5)
(hd1,0)

n devia só dar um , qual é q é

fiz um grub de novo com o (hd1,0) e foi bem sucedido

como no arranque tinha 2 destes:

windows vista/longhorn (loader)

experimentei nos dois , um deles foi para a recuperação do windows outro foi mesmo para o Vista

UFF!!

Agora é meter o Vista arrancar em primeiro lugar ,espero n abrasar com o resto

bsod
21-03-2008, 13:34
Boas,

Bem, este problema tem-me andado a "comer a cabeça" nos últimos dias... Simplesmente, tenho por aqui um PC antigo (PIII 1 Ghz, 512 MB RAM), em que resolvi instalar o Fedora Core 8. Correu tudo certinho, e tinha um sistema razoável, mas comecei a achar o GNOME demasiado pesado para aquilo...

Resolvi então experimentar o Xubuntu. E pareceu-me excelente... resolvi então apagar a minha instalação do Fedora (que estava num velho disco de 10 GB), e instalar lá o Xubuntu (a partir de um Live CD).

Instalou tudo, mas quando vou a arrancar do disco o GRUB (não sei como, acho que o instalador do Xubuntu não configurou um boot loader, e ele foi buscar o do Fedora), diz que não tem nenhum sistema válido, e segue para o prompt do GRUB. No entanto, se eu arrancar do CD do Xubuntu ele detecta o outro disco, que tem lá tudo instalado, inclusive o /boot onde tem as configurações do GRUB.

Como posso pôr o GRUB a detectar o Xubuntu? Isto pode parecer uma pergunta mesmo noob, se calhar resolve-se de forma mesmo simples, mas eu não estou mesmo a ver... :)

dream_word
30-03-2008, 01:11

uma ajuda pliz

Ola, estou com o mesmo problema, ja tentei instalar o grub de novo, do cd do windows vista tentei as ferramentas que la se encontram e nao consegui resolver. alguem me pode ajudar? obrigado

AndreAPL
30-03-2008, 11:59
No vista não sei, mas tentaste o método do XP ?
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2215387&postcount=3

razzor
01-04-2008, 09:03
Boas é o seguinte, eu tenho uma maquina com dois sistemas operativos instalados, o XP e o Ubunto, o que eu queria mesmo era aprender a fazer o seguinte, quando apareçe o menu do dual boot por exemplo:

1-Windows XP....
2-Linux Ubuntu...

O que eu queria era saber como se pode mudar a ordem deste mesmo menu! Por exemplo

1..Linux Ubuntu
2..Windows XP

se alguem puder ajudar, com alguma urgencia cumps e desde já obrigado!:005:

te-x
01-04-2008, 09:08
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=34393

van_Zeller
19-04-2008, 18:25
Boas a todos,

Tenho um portatil novo que como imaginam vem com o Windows Vista instalado. O que eu queria era instalar o XP e o Linux, mas não perder o Vista que veio instalado com o portatil.

O problema é que o pc vem com uma partição de recuperação, que eu também não queria perder.....

Portanto preciso de um total de 6 partições: Swap, Recovery, Documentos (comum), Vista, Xp e Ubuntu.

Alguém me ajuda a fazer isto?

van_Zeller
20-04-2008, 16:10
Help...!

EDIT: Estive a falar com um amigo meu que me disse que o principal problema era redimensionar a partição do windows vista. Alguém me sugere um software para manipular partições?

dalailama
20-04-2008, 16:32
com o propio vista podes redimensionar as partições, dentro do vista, Depois tens o gparted ( que é livre Cd de Boot), o acronis disk director ( este não é livre, mas sim a pagar )
tens aqui mais informação http://www.techzonept.com/showthread.php?p=2659187&highlight=gparted#post2659187

van_Zeller
21-04-2008, 02:07
Obrigado pela dica. Tentei fazer pelo Windows vista, mas não consegui...Ele diz que só posso reduzir até 0 MB (!). Desliguei a memoria virtual (=ficheiro de paginação) mas mesmo assim ele diz que não consegue reduzir...ideias?

dalailama
21-04-2008, 20:10
Obrigado pela dica. Tentei fazer pelo Windows vista, mas não consegui...Ele diz que só posso reduzir até 0 MB (!). Desliguei a memoria virtual (=ficheiro de paginação) mas mesmo assim ele diz que não consegue reduzir...ideias?

http://www.techzonept.com/showthread...ed#post2659187 (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=2659187&highlight=gparted#post2659187)

frog
21-04-2008, 20:32
Boas,
tenho um PC com duas particoes , e nele tenho instalados o Ubuntu Gutsy e o windows xp. dantes , quando ligava o computador aparecia o GRUB, mas depois tive uns problemas (um tal de b0 error) que me obrigaram a entrar no LiveCD do gutsy, e no Gparted marcar a minha particao NTFS o flag como boot. O que acontecia era que o Windows inicia e nem sequer aparecia o seu boot loader. durante uns tempos tive assim ate que, hoje quis recuperar o grub e entrei no liveCD, abrir o gparted e marquei a parti;ao ext3 o flag como boot e desde entao, sempre que ligo o computador aparece o POST e depois reinicia. alguem sabe como resolver?

van_Zeller
22-04-2008, 00:43
http://www.techzonept.com/showthread...ed#post2659187 (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=2659187&highlight=gparted#post2659187)

Voltei a olhar para a thread que disseste, mas mesmo assim não vi lá nada que me ajudasse, ou então não percebi o que estás a tentar dizer...Estas a dizer para eu usar o Gparted?

Using Linux to Resize
You can also use the gparted live cd (http://gparted.sourceforge.net/livecd.php) to resize your partitions. The problem with this is that it will definitely cause your system to not boot anymore unless you follow some very specific steps (http://www.howtogeek.com/howto/windows-vista/using-gparted-to-resize-your-windows-vista-partition/), because Vista can't handle it.

Não quero usar o Gparted porque não quero correr riscos de ter que restaurar o sistema...que outras soluções tenho?

reaper2006
22-04-2008, 10:39
caro amigo
Usas o partition manager, e crias as partiçoes k queres .. quanto á instalaçao do xp e visto que o portatil é recente logo deve ter disco sata, tens k instalar um xp compativel com sata, pk se nao, n te vai detectar os discos...

cumpts

van_Zeller
22-04-2008, 18:17
Obrigado pelas dicas.

saquei a versão trial do partition managar, mas mesmo assim não estou a conseguir... Na caixa de texto onde não aparece o botão "OK"!! Só tenho a opção de dizer "No".

[print screen] (http://img392.imageshack.us/img392/5729/semttulolm9.jpg)

Estranho...Começo a pensar em desistir...

Korben_Dallas
22-04-2008, 18:32
Será que a versão trial do Partition manager não tem limitações?

Saca o knoppix, boot com o CD e faz resize a isso... depois instalas o XP e no final o Ubuntu.

Depois o GRUB deixa-te escolher o Ubuntu ou o(s) Windows.

Romani48
22-04-2008, 18:56
tens sempre o gparted que vem com o livecd do ubuntu

van_Zeller
22-04-2008, 19:30
Saca o knoppix, boot com o CD e faz resize a isso... depois instalas o XP e no final o Ubuntu.

Depois o GRUB deixa-te escolher o Ubuntu ou o(s) Windows.

Se o knoppix vem com o gparted não serve...

dalailama
22-04-2008, 19:42
Voltei a olhar para a thread que disseste, mas mesmo assim não vi lá nada que me ajudasse, ou então não percebi o que estás a tentar dizer...Estas a dizer para eu usar o Gparted?

Não quero usar o Gparted porque não quero correr riscos de ter que restaurar o sistema...que outras soluções tenho?

Se usar o Gparted, não corres riscos , mas adiante, para fazeres essas partições, tem de ser com uma das soluções aqui apresentadas, claro sem mexer na partição recovery do vista, e na partição do vista, como o romani48 disse, tens o CD do Ubuntu que ele propio tras o Gparted, e fazes ai as partições a partir do cd live do ubuntu, mas se fores instalar o XP depois do Vista tens aqui um Post do romani48 http://www.techzonept.com/showthread.php?t=209296, só depois instalas o ubuntu

Espero ter ajudado

Soneca13
22-04-2008, 20:35
Boas, eu tive uns problemas ao instalar o Ubuntu, o Grub ficou com 3 acessos para o Ubuntu e 2 para o Vista. Após instalação consegui aceder ao Ubunto sem problema, o problema foi quando acedi ao Vista como tinha duas entradas não sabia qual escolher, escolhi a primeira e apareceu-me um erro muito estranho uma janela a ocupar o ecrã todo com a mensagem em letras vermelhas grandes a dizer "ERROR" já aconteceu a alguém isto? Entrentanto tentei fazer o recovery com o cd que vinha com o meu portátil e não consegui embora tenha escolhido a opção de apagar tudo do disco e voltar a instalar o Vista em uma só partição ele ficou na mesma com o boot pelo Grub mas como já não tinha o Ubuntu deu erro. Agora tenho o Ubuntu instalado numa partição e a funcionar muito bem e gostava de saber a melhor maneira para instalar o Vista sem estragar mais uma vez o Ubuntu. Obrigado

van_Zeller
22-04-2008, 21:27
Se usar o Gparted, não corres riscos , mas adiante, para fazeres essas partições, tem de ser com uma das soluções aqui apresentadas, claro sem mexer na partição recovery do vista, e na partição do vista, como o romani48 disse, tens o CD do Ubuntu que ele propio tras o Gparted, e fazes ai as partições a partir do cd live do ubuntu, mas se fores instalar o XP depois do Vista tens aqui um Post do romani48 http://www.techzonept.com/showthread.php?t=209296, só depois instalas o ubuntu

Espero ter ajudado

Então alguém me confirma se isto é verdade?

One of the more advanced options for resizing your Windows Vista partition is to use the GParted Live CD, a bootable linux CD that takes you straight into GParted, the great linux utility for managing partitions. The problem is that if you resize your boot/system partition, you will be completely unable to boot without repairing windows.
First make sure that you have a bootable Windows Vista installation DVD, as you will be unable to use your computer if you don't.Tirei isto daqui (http://www.howtogeek.com/howto/windows-vista/using-gparted-to-resize-your-windows-vista-partition/)

E ainda por cima não tenho DVD de instalação do Vista, só um DVD de recuperação, mas que nao queria usar...

dalailama
22-04-2008, 22:12

Tirei isto daqui (http://www.howtogeek.com/howto/windows-vista/using-gparted-to-resize-your-windows-vista-partition/)

E ainda por cima não tenho DVD de instalação do Vista, só um DVD de recuperação, mas que nao queria usar...

Como eu disse se não mexeres na partição do VISTA, não tens esse problema, o problema pode acontecer se tu reduzires a partição do vista,mas como não vai ser preciso fazeres isso

van_Zeller
22-04-2008, 22:27
Como eu disse se não mexeres na partição do VISTA, não tens esse problema, o problema pode acontecer se tu reduzires a partição do vista,mas como não vai ser preciso fazeres isso

Help...!

EDIT: Estive a falar com um amigo meu que me disse que o principal problema era redimensionar a partição do windows vista. Alguém me sugere um software para manipular partições?

Portanto resumindo, preciso de um software para redimensionar a partição do Vista, que neste momento tem mais de 200GB, e eu só queria que tivesse 25. Já experimentei pelo proprio vista e com o partition manager, sempre sem sucesso. Já desfragmentei o disco com software especializado. Já sei que não posso usar o Gparted, portanto estou mesmo a ficar sem ideias!

dalailama
22-04-2008, 23:24
Portanto resumindo, preciso de um software para redimensionar a partição do Vista, que neste momento tem mais de 200GB, e eu só queria que tivesse 25. Já experimentei pelo proprio vista e com o partition manager, sempre sem sucesso. Já desfragmentei o disco com software especializado. Já sei que não posso usar o Gparted, portanto estou mesmo a ficar sem ideias!
Se tens 2oo gigas, na partição do vista, dá para reduzir com o vista, vais a gestão de discos e reduzes ai, pelo menos aqui em casa dá, já agora qual é a versão do vista??

van_Zeller
23-04-2008, 02:50
Se tens 2oo gigas, na partição do vista, dá para reduzir com o vista, vais a gestão de discos e reduzes ai, pelo menos aqui em casa dá, já agora qual é a versão do vista??

Tenho o Vista Home Premium, tal como veio da fabrica.

Já experimentei fazer como disseste e não deu. Deixo aqui um print screen. (http://img237.imageshack.us/img237/3533/semttulo2vx9.jpg)

Cumps

EDIT: tenho estado a seguir as instruções deste site (http://www.howtogeek.com/howto/windows-vista/working-around-windows-vistas-shrink-volume-inadequacy-problems/) (o mesmo onde me disseram para não usar o gparted), mas mais uma vez sem sucesso...

Romani48
23-04-2008, 07:54

Tirei isto daqui (http://www.howtogeek.com/howto/windows-vista/using-gparted-to-resize-your-windows-vista-partition/)

Confirmo, mas não é regra.. mas não precisas de reparar o Vista..

só precisas de fazer boot pelo DVD do vista ou XP entras na consola de reparação e só precisas de fazer um

chkdsk /f

está ready and set!

likos
23-04-2008, 12:07
Mas tambem ha outro Problema, os discos Sata dos portateis nao custumam reconhecer os discos rigidos, isto com o cd do Win XP.

Romani48
23-04-2008, 14:27
[tutorial]O teu cd do xp não detecta o disco? (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=195879)

van_Zeller
23-04-2008, 16:35
Confirmo, mas não é regra.. mas não precisas de reparar o Vista..

só precisas de fazer boot pelo DVD do vista ou XP entras na consola de reparação e só precisas de fazer um

chkdsk /f

está ready and set!

Podes explicar isso melhor sff? É que eu só tenho comigo o DVD de recuperação que veio com o portatil, que não é bem um DVD do vista, e por isso não sei se serve.

Romani48
23-04-2008, 21:26
não não serve :(

tem de ser mesmo um Disco do Vista ou do XP.. podes também sacar o Windows AIK do site da MS.. mas é mais de 1gb

van_Zeller
23-04-2008, 21:30
Ok, tenho comigo o CD do XP. Faço a instalação como sei, usando o gparted e tal. E depois? Uso o CD do XP para quê?

cumps

Romani48
25-04-2008, 00:02
ja editas te as partições?

van_Zeller
25-04-2008, 04:32
Boas pessoal,

Estou com um problema no portatil novo que é, como o titulo do topico indica um "error 17" no grub que nao me deixa entrar em nenhum dos sistemas operativos. Depois de ler threads um pouco por toda a www, penso que tenho que mudar um numero no menu.lst, mas n percebo qual...

fdisk -lu

Disk /dev/sda: 250.0 GB, 250059350016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 30401 cylinders, total 488397168 sectors
Units = sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Disk identifier: 0x67bcabbb

/dev/sda1 * 63 32772599 16386268+ 7 HPFS/NTFS
/dev/sda2 32772600 48966119 8096760 83 Linux
/dev/sda3 48966120 486383939 218708910 7 HPFS/NTFS
/dev/sda4 486383940 488392064 1004062+ 82 Linux swap / Solaris

Parte de baixo do menu.lst:

title Ubuntu 8.04, kernel 2.6.24-16-generic
root (hd0,2)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-16-generic root=UUID=d8c9ca11-3bc1-47e4-99d7-97df64b7f4e2 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.24-16-generic
quiet

title Ubuntu 8.04, kernel 2.6.24-16-generic (recovery mode)
root (hd0,2)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-16-generic root=UUID=d8c9ca11-3bc1-47e4-99d7-97df64b7f4e2 ro single

title Ubuntu 8.04, memtest86+
root (hd0,2)
quiet

# ones.
root

# on /dev/sda1
title Microsoft Windows XP Professional
root (hd0,1)
savedefault
makeactive
chainloader +1
É um unico disco sata. A partição ntfs mais pequena contem o XP, e a maior contem os documentos.

Espero que me possam ajudar

cumps e desde já obrigado

van_Zeller

Mektub
25-04-2008, 07:34
Em vez de:

root (hd0,2)Meter:

root (hd0,1)As partições começam em '1' para o Linux, mas em '0' para o Grub

Mektub

frog
25-04-2008, 10:58
Boas,
tenho um PC com duas particoes , e nele tenho instalados o Ubuntu Gutsy e o windows xp. dantes , quando ligava o computador aparecia o GRUB, mas depois tive uns problemas (um tal de b0 error) que me obrigaram a entrar no LiveCD do gutsy, e no Gparted marcar a minha particao NTFS o flag como boot. O que acontecia era que o Windows inicia e nem sequer aparecia o seu boot loader. durante uns tempos tive assim ate que, hoje quis recuperar o grub e entrei no liveCD, abrir o gparted e marquei a parti;ao ext3 o flag como boot e desde entao, sempre que ligo o computador aparece o POST e depois reinicia. alguem sabe como resolver?

ninguem mesmo?

van_Zeller
25-04-2008, 11:13
Boas, obrigado pela ajuda

Tenhei o que me disseste, mas mesmo assim continuo com o error 17.

ubuntu@ubuntu:~$ sudo fdisk -lu

Disk /dev/sda: 250.0 GB, 250059350016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 30401 cylinders, total 488397168 sectors
Units = sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Disk identifier: 0x67bcabbb

/dev/sda1 * 63 32772599 16386268+ 7 HPFS/NTFS
/dev/sda2 32772600 48966119 8096760 83 Linux
/dev/sda3 48966120 486383939 218708910 7 HPFS/NTFS
/dev/sda4 486383940 488392064 1004062+ 82 Linux swap / Solaris
Desta vez deixo aqui a totalidade do menu.lst

# menu.lst - See: grub(8), info grub, update-grub(8)
# grub-install(8), grub-floppy(8),
# grub-md5-crypt, /usr/share/doc/grub
# and /usr/share/doc/grub-doc/.

## default num
#
default 0

## timeout sec
# Set a timeout, in SEC seconds, before automatically booting the default entry
# (normally the first entry defined).
timeout 10

## hiddenmenu
# Hides the menu by default (press ESC to see the menu)
#hiddenmenu

# Pretty colours
#color cyan/blue white/blue

## password ['--md5'] passwd
# If used in the first section of a menu file, disable all interactive editing
# control (menu entry editor and command-line) and entries protected by the
# command 'lock'
# e.g. password topsecret
# password --md5 $1$gLhU0/$aW78kHK1QfV3P2b2znUoe/
# password topsecret

#
# examples
#
# title Windows 95/98/NT/2000
# root (hd0,0)
# makeactive
# chainloader +1
#
# title Linux
# root (hd0,1)
# kernel /vmlinuz root=/dev/hda2 ro
#

#
# Put static boot stanzas before and/or after AUTOMAGIC KERNEL LIST

### BEGIN AUTOMAGIC KERNELS LIST
## lines between the AUTOMAGIC KERNELS LIST markers will be modified
## by the debian update-grub script except for the default options below

## DO NOT UNCOMMENT THEM, Just edit them to your needs

## ## Start Default Options ##
## default kernel options
## default kernel options for automagic boot options
## If you want special options for specific kernels use kopt_x_y_z
## where x.y.z is kernel version. Minor versions can be omitted.
## e.g. kopt=root=/dev/hda1 ro
## kopt_2_6_8=root=/dev/hdc1 ro
## kopt_2_6_8_2_686=root=/dev/hdc2 ro
# kopt=root=UUID=d8c9ca11-3bc1-47e4-99d7-97df64b7f4e2 ro

## Setup crashdump menu entries
## e.g. crashdump=1
# crashdump=0

## default grub root device
## e.g. groot=(hd0,0)
# groot=(hd0,1)

## should update-grub create alternative automagic boot options
## e.g. alternative=true
## alternative=false
# alternative=true

## should update-grub lock alternative automagic boot options
## e.g. lockalternative=true
## lockalternative=false
# lockalternative=false

## additional options to use with the default boot option, but not with the
## alternatives
## e.g. defoptions=vga=791 resume=/dev/hda5
# defoptions=quiet splash

## should update-grub lock old automagic boot options
## e.g. lockold=false
## lockold=true
# lockold=false

## Xen hypervisor options to use with the default Xen boot option
# xenhopt=

## Xen Linux kernel options to use with the default Xen boot option
# xenkopt=console=tty0

## altoption boot targets option
## multiple altoptions lines are allowed
## e.g. altoptions=(extra menu suffix) extra boot options
## altoptions=(recovery) single
# altoptions=(recovery mode) single

## controls how many kernels should be put into the menu.lst
## only counts the first occurence of a kernel, not the
## alternative kernel options
## e.g. howmany=all
## howmany=7
# howmany=all

## should update-grub create memtest86 boot option
## e.g. memtest86=true
## memtest86=false
# memtest86=true

## should update-grub adjust the value of the default booted system
## can be true or false
# updatedefaultentry=false

## should update-grub add savedefault to the default options
## can be true or false
# savedefault=false

root (hd0,1)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-16-generic root=UUID=d8c9ca11-3bc1-47e4-99d7-97df64b7f4e2 ro quiet splash
quiet

root (hd0,1)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-16-generic root=UUID=d8c9ca11-3bc1-47e4-99d7-97df64b7f4e2 ro single

root (hd0,1)
quiet

# ones.
root

# on /dev/sda1
title Microsoft Windows XP Professional
root (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader +1
Antes não estava preocupado, agora já estou um bocadinho........

Mektub
25-04-2008, 13:54
Boas, obrigado pela ajuda

Tenhei o que me disseste, mas mesmo assim continuo com o error 17.

Bom o erro 17 diz:

17 : Cannot mount selected partition
This error is returned if the partition requested exists, but the filesystem type cannot be recognized by GRUB.

Para tirar teimas, experimenta substituir o UUID pelo device:

kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-16-generic root=UUID=d8c9ca11-3bc1-47e4-99d7-97df64b7f4e2 ro quiet splashPor:

kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-16-generic root=/dev/sda2 ro quiet splashCaso não dê, arranca com um live CD, entra no grub e executa o comando 'find' para ver onde é que o GRUB acha que os filesystems estão:

grub> find /boot/grub/stage1Mektub

van_Zeller
25-04-2008, 14:30
Boas,

Fiz o que me sugeriste, mas sem sucesso. Continuo a ter erro 17.

Quanto ao comando find, devolveu (hd0,1)

E agora?

EDIT: Está! Não percebo, eu segui estas instruções ontem, mas não consegui...acho que devia der da hora :-)

If you know where they are, type something like:
root (hd0,1)

else if you have no idea, type:
find /boot/grub/stage1
and then the root command with the correct parameters:

setup (hd0)
to install it on hd0, that is MBR of the first HD.

type quit and reboot.

Obrigado pela ajuda

Mektub
25-04-2008, 14:43
Boas,

Fiz o que me sugeriste, mas sem sucesso. Continuo a ter erro 17.

Quanto ao comando find, devolveu (hd0,1)

E agora?

Bom, pelo menos o GRUB confirma que (hd0,1) tem um filesystem.

Poque é que não faz o load, não sei.

Confirma que os valores:

/boot/vmlinuz-2.6.24-16-generic
/boot/vmlinuz-2.6.24-16-generic
estão correctos (confirmar a existência desses ficheiros com o LiveCD montando a partição /dev/sda2 num directório, o /mnt ou /media deve existir).

E refazer o GRUB, via LiveCD:

grub> root (hd0,1) # Linux está na partição 1 (/dev/sda2)
grub> setup (hd0) # reescrever o Grub no Master Boot Record

Mektub 8|8|8|

gusto035
28-04-2008, 16:32
boas
e o seguinte: inicialmente, no meu, portatil tinha unicamente instalado o ubuntu! tinha 50 gb pa ele e tinha outra partição de 50gb formatdos em ntfs, para um dia mais tard instalar o windows... e eis k esse dia surgiu.. tive msm d instalar o windows.
o problema e k apos ter instalado o windows a grub despareceu..
existe alguma forma de a recuperar? ou vou ter de instalar d novo o ubuntu?
cumps

S.T.E.E.L.
28-04-2008, 17:37
Boas.

Estou aqui com um problema que não consigo resolver... Tenho aqui uma máquina com um disco ide, com 6 partições (3 primárias + 1 extendida que contém outras 2 partições, uma ext3 e outra swap).

Tive que reinstalar o windows, e ao tentar restaurar o grub, o comando root(hd<etc> não detecta o disco...

Já experimentei hd1 também, e acontece a mesma coisa. É o único disco da máquina e consigo montar as partições sem problemas com o livecd, o que é ainda mais estranho.

Alguma ideia?

tks

ps: tentei com o live cd do 7.04 e do 8.04 e aconteceu a mesma coisa com ambos

Ofenza
29-04-2008, 10:51
Viva.
Tive algumas dificuldades em redimensionar a partição NTFS para instalar o Ubuntu mas lá consegui com o Acronis Disk Director. Depois disso o Windows XP iniciava normalmente.

Instalei o Ubuntu nessa nova partição mas agora não aparece opção para Ubuntu ou Windows, só tem Ubuntu! Como é que eu digo lá ao grub (salvo erro?) que há uma instalação de Windows XP e que eu gostava de a poder seleccionar?

Obrigado

esquiso
29-04-2008, 14:22
Viva.
Tive algumas dificuldades em redimensionar a partição NTFS para instalar o Ubuntu mas lá consegui com o Acronis Disk Director. Depois disso o Windows XP iniciava normalmente.

Instalei o Ubuntu nessa nova partição mas agora não aparece opção para Ubuntu ou Windows, só tem Ubuntu! Como é que eu digo lá ao grub (salvo erro?) que há uma instalação de Windows XP e que eu gostava de a poder seleccionar?

Obrigado

Dá uma olhadela pelas primeiras páginas desta thread. Tens por lá uma possível solução.

PedroPereiraStr
29-04-2008, 14:30
pessoal ja pesquisei aqui no forum por um problema que tenho ao iniciar o ubuntu . Previamente tinha o windows vista, e agora instalei o ubuntu 8.04. Ja alterei o menu.lst para me aparecer o vista e apontar para a "parte certa do disco" mas quando vai a comecar a fazer load dá um erro : falta BOOT MGR

Solucoes?

MaNuS
29-04-2008, 14:47
gusto035 o que se passa é o seguinte: O ubuntu quando é instalado instala o grub e este permite que mesmo que tenhas mais que um SO, ele fazer multi boot. já o windows não, quando instalas o windows depois de qualquer outro SO que tenhas, ele subtitui o teu boot para iniciar só para o windows.. ( ya não é muito de fairplay este windows) então , a solução é reinstalar o grub.

Fica o conselho. Sempre que se quiser instalar o windows numa maquina e se queira também instalar outro SO convém instalar sempre o windows primeiro e depois o outro SO.

PedroPereiraStr
29-04-2008, 18:10
pessoal ja pesquisei aqui no forum por um problema que tenho ao iniciar o ubuntu . Previamente tinha o windows vista, e agora instalei o ubuntu 8.04. Ja alterei o menu.lst para me aparecer o vista e apontar para a "parte certa do disco" mas quando vai a comecar a fazer load dá um erro : falta BOOT MGR

Solucoes?

fiz o seguinte, agarrei no cd do vista, reparar sistema, e depois fiz fixmbr ( digamos assim), resultado, vista de novo a funcar, mas o ubuntu nem sinal dele. Como voltar a instalar o grub, mas desta vez a funcionar a 100% com vista etc e tal? algem?

Cumprimentos

Baderous
29-04-2008, 18:21
Tenta isto: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2262990&postcount=7

frog
29-04-2008, 23:06
Boas,

nao ha mesmo ninguem?

Ofenza
30-04-2008, 04:23
Dá uma olhadela pelas primeiras páginas desta thread. Tens por lá uma possível solução.

Obrigado, mas antes de tentar alguma coisa gostava que me dissessem se este erro que me dá quando tento montar a partição/volume NTFS onde tenho o windows terá alguma coisa a ver e se será a origem do problema, e já agora, como resolver.

http://img292.imageshack.us/img292/6466/capturaecragnomemountwv3.png

Qual será o problema?

esquiso
30-04-2008, 14:13
Obrigado, mas antes de tentar alguma coisa gostava que me dissessem se este erro que me dá quando tento montar a partição/volume NTFS onde tenho o windows terá alguma coisa a ver e se será a origem do problema, e já agora, como resolver.

Qual será o problema?

Parece-me que o suposto problema é claro: problemas com o file system do Windows. Faz o que ai diz (chkdsk /f e entrar no Windows duas vezes) e depois posta resultados :)
Pode também ser sinal que o HDD está a entrar em falência.

Ofenza
30-04-2008, 15:07
Parece-me que o suposto problema é claro: problemas com o file system do Windows. Faz o que ai diz (chkdsk /f e entrar no Windows duas vezes) e depois posta resultados :)
Pode também ser sinal que o HDD está a entrar em falência.

E como é que eu entro no Windows? :n1qshok:

esquiso
30-04-2008, 15:26
Agora fiquei confuso. Porque precisas tu de montar a partição NTFS para editar o grub?

Ofenza
30-04-2008, 15:59
Agora fiquei confuso. Porque precisas tu de montar a partição NTFS para editar o grub?

relembrando

Post Original de esquiso
Post Original de Ofenza http://www.techzonept.com/images/styles/newtzstyle/buttons/viewpost.gif (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=2881851#post2881851)
Viva.

Obrigado
Post Original de esquiso
Post Original de Ofenza http://www.techzonept.com/images/styles/newtzstyle/buttons/viewpost.gif (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=2886306#post2886306)
Qual será o problema?
Pode também ser sinal que o HDD está a entrar em falência. Ou seja, não é para editar o grub. Quer dizer, talvez seja, mas eu não sei. O objectivo é conseguir entrar no windows também, porque depois de instalar o Ubuntu deixei de conseguir. Ora, por coincidência também não consigo montar a partição onde está o windows, a partir do ubuntu, mas consigo montar o segundo disco interno (também NTFS), por isso é que achei que os problemas podiam estar relacionados.

esquiso
30-04-2008, 16:53
relembrando

Ou seja, não é para editar o grub. Quer dizer, talvez seja, mas eu não sei. O objectivo é conseguir entrar no windows também, porque depois de instalar o Ubuntu deixei de conseguir. Ora, por coincidência também não consigo montar a partição onde está o windows, a partir do ubuntu, mas consigo montar o segundo disco interno (também NTFS), por isso é que achei que os problemas podiam estar relacionados.

Não, em principio, não estão relacionados. O teu problema de o Windows não aparecer no GRUB é tão facil de resolver como ler isto (http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Adiconar-Windows-ao-Grub) (que já foi dito cá na thread, apenas está melhor explicado aqui). Se ele depois não bootar, aí sim, o problema é outro, mas já não pertence aqui :)

Ofenza
30-04-2008, 19:09
Não, em principio, não estão relacionados. O teu problema de o Windows não aparecer no GRUB é tão facil de resolver como ler isto (http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Adiconar-Windows-ao-Grub) (que já foi dito cá na thread, apenas está melhor explicado aqui). Se ele depois não bootar, aí sim, o problema é outro, mas já não pertence aqui :)

Funcionou! :)
Já tinha feito isso mas enganei-me e pus (hd0,1) em vez de (hd0,0). Obrigado!

Já agora se me souberes dizer como ponho a iniciar por defeito no windows (há gente em casa que não percebe muito..), era porreiro.

esquiso
30-04-2008, 19:13
Tens duas maneiras, ambas muito simples. No menu.lst, outra trocas a opção default pelo numero da entrada do Windows (se for a 3ª entrada, vai ter o nº2) ou simplesmente poes a entrada do Windows antes das do GNU/Linux (é apenas cortar e colar :p) e deixas o resto como está :)

PedroPereiraStr
03-05-2008, 12:50
Tenta isto: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2262990&postcount=7

já tentei e nada. Agora estou de volta ao mundo windows. Acho que isto é um problema de muita gente e ainda ningem tem solucao? AHHHHH QUERO DUAL BOOT!!:'(

Agora nem grub tenho, mas se for "restaurar" o grub no terminal ( através do liveCD) passo a ter só o ubuntu...

Que raiva..

neonl
03-05-2008, 15:47
Tu quando restauras o GRUB ficas só com o Ubuntu, sim. Depois tens que editar o menu.lst e adicionar o Windows.

EDIT: O que deves adicionar é
title Windows
root (hd0,?)
makeactive
chainloader +1Isto depois de reinstalar o GRUB. Tens que saber é em que partição instalaste o Windows para substituir aquele ?. Se for /dev/sda1 (ou hda1) então será hd0,0. Se for sda4 então em sintaxe de GRUB (começa a partir de 0) será hd0,3.

Dúvidas apita.

cbs
06-05-2008, 09:48
Caros utilizadores de Linux venho de uma forma desesperada tentar encontrar uma solução para o meu grave problema.

O Problema:

1- Instalei o Ubuntu 7.10 e tudo correu bem apesar de ter de formatar o portátil uma vez e ter ido tudo á vida, mas até aqui tudo bem.
2- Fiz o upgrade para o 8.04 e até aqui também tudo parecia correr bem apesar de já quando fiz isto não ter o grub, ou seja:

Cada vez que quero entrar no meu pc seja em Ubuntu seja em Windows tenho de recuperar o Grub através do Live CD que tenho do Ubunru 7.10, e isto já há cerca de
um mês por isso agradecia muito a vossa ajuda.

Quando quero ter computador fasso:

5. Type "root (hd0,3)".

7. Type "quit".

O problema é que cada vez que desligo o portátil isto "desaparece" e apenas faz: Grub stage 1.5 loading e reinicia e fica a faser reinicíos sucessivos e claro a solução é utilizar o Live CD, o probelma é que daqui a nada já não tenho leitor de DVD's visto que fasso isto no mínimo duas vezes ao dia.

Outro problema é não conseguir editar o munu.lst em Ubuntu já que ele me diz que não tenho permissões para o fazer, como as ter??

Um grande obrigado á alma que me possa ajudar..

Cumps..

Mektub
06-05-2008, 10:04
5. Type "root (hd0,3)".

Se é para por o GRUB no Master Boot Record, tem de ser:

root (hd0,3)
setup (hd0)

Ou seja, o menu.lst está no hd0,3 (partição 4 do prmeiro disco),
e o boot loader é colocado no MBR: hd0.

Mektub

cbs
06-05-2008, 11:18
Sim eu sei aliás no meu caso até é:

root (hd0,0)

setup (hd0)

O problema é que isto não se "aguenta" e cada vez que desligo, quando vou a ligar outra vez tenho de iniciar com o Live CD porque ele não arranca e reinicia automaticamente...

Cumps...

Mektub
06-05-2008, 11:30
Sim eu sei aliás no meu caso até é:

root (hd0,0)

setup (hd0)

O problema é que isto não se "aguenta" e cada vez que desligo, quando vou a ligar outra vez tenho de iniciar com o Live CD porque ele não arranca e reinicia automaticamente...

Cumps...

Mas reinicia o quê ? O Ubuntu ? Se assim for será o menu.lst o responsável.

Convem ter lá uma linha:

timeout=10

para ele dar a hipótese de escolha.

Com o LiveCD é possível montar o disco, provávelmente o /dev/hda1 ou /dev/sda1
e ver o que é que está no /boot/grub/menu.lst.

Verificar também se é um ficheiro ou um link.

Mektub 8|

cbs
06-05-2008, 11:42
A questão é que reinicia o computador antes de ir para o local de escolha do sistema operativo.

Ou seja ele diz "Grub loading stage 1.5" e depois reinicia e não chega ao sitio de escolha do sistema operativo..., só chega se fizer o k disse anteriormente e só dura uma vez.

Mektub
06-05-2008, 12:54
OK, só para confirmar: o Ubuntu está na primeira particão do disco ?
Há algum sistema na segunda partição ?

Podes postar o menu.lst ?

é que o stage 1.5 faz o load do stage 2 que por sua vez lê o menu.lst.

Mektub

Baderous
06-05-2008, 14:22
Outro problema é não conseguir editar o munu.lst em Ubuntu já que ele me diz que não tenho permissões para o fazer, como as ter??

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

tangram
06-05-2008, 16:53
cbs, posta aqui o menu.lst como o pessoal já disse e o conteúdo do comando (como root):

sudo fdisk -l /dev/sdaAssim o pessoal pode ter uma melhor ideia de qual a partição que tem o Ubuntu.

E já agora faz um ls à pasta que tem o kernel e posta aqui.

cbs
06-05-2008, 19:17
Fazendo o fdisk devolve isto:

ubuntu@ubuntu:~$ sudo fdisk -l /dev/sda

Disk /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
138 heads, 12 sectors/track, 188757 cylinders
Units = cylinders of 1656 * 512 = 847872 bytes
Disk identifier: 0x7f90d710

/dev/sda1 2 6184 5119524 83 Linux
/dev/sda2 * 6185 102898 80078125 7 HPFS/NTFS
/dev/sda3 102899 115125 10123264 7 HPFS/NTFS
/dev/sda4 115126 188755 60965640 f W95 Ext'd (LBA)
/dev/sda5 115730 188755 60465152 7 HPFS/NTFS
/dev/sda6 115126 115729 500100 82 Linux swap / Solaris

ubuntu@ubuntu:~$

Ao fazer sudo grub vem:

[ Minimal BASH-like line editing is supported. For
the first word, TAB lists possible command
completions. Anywhere else TAB lists the possible
completions of a device/filename. ]

grub> root (hd0,0)

grub> setup (hd0)
Checking if "/boot/grub/stage1" exists... yes
Checking if "/boot/grub/stage2" exists... yes
Checking if "/boot/grub/e2fs_stage1_5" exists... yes
Running "embed /boot/grub/e2fs_stage1_5 (hd0)"... 17 sectors are embedded.
succeeded
Running "install /boot/grub/stage1 (hd0) (hd0)1+17 p (hd0,0)/boot/grub/stage2
/boot/grub/menu.lst"... succeeded
Done.

grub>

E o meu menu.lst é :

# menu.lst - See: grub(8), info grub, update-grub(8)
# grub-install(8), grub-floppy(8),
# grub-md5-crypt, /usr/share/doc/grub
# and /usr/share/doc/grub-doc/.

## default num
#
default 0

## timeout sec
# Set a timeout, in SEC seconds, before automatically booting the default entry
# (normally the first entry defined).
timeout 10

## hiddenmenu
# Hides the menu by default (press ESC to see the menu)
#hiddenmenu

# Pretty colours
#color cyan/blue white/blue

## password ['--md5'] passwd
# If used in the first section of a menu file, disable all interactive editing
# control (menu entry editor and command-line) and entries protected by the
# command 'lock'
# e.g. password topsecret
# password --md5 $1$gLhU0/$aW78kHK1QfV3P2b2znUoe/
# password topsecret

#
# examples
#
# title Windows 95/98/NT/2000
# root (hd0,0)
# makeactive
# chainloader +1
#
# title Linux
# root (hd0,1)
# kernel /vmlinuz root=/dev/hda2 ro
#

#
# Put static boot stanzas before and/or after AUTOMAGIC KERNEL LIST

### BEGIN AUTOMAGIC KERNELS LIST
## lines between the AUTOMAGIC KERNELS LIST markers will be modified
## by the debian update-grub script except for the default options below

## DO NOT UNCOMMENT THEM, Just edit them to your needs

## ## Start Default Options ##
## default kernel options
## default kernel options for automagic boot options
## If you want special options for specific kernels use kopt_x_y_z
## where x.y.z is kernel version. Minor versions can be omitted.
## e.g. kopt=root=/dev/hda1 ro
## kopt_2_6_8=root=/dev/hdc1 ro
## kopt_2_6_8_2_686=root=/dev/hdc2 ro
# kopt=root=UUID=80d3b3a3-4f2a-42e5-9e62-82642fb89d83 ro

## Setup crashdump menu entries
## e.g. crashdump=1
# crashdump=0

## default grub root device
## e.g. groot=(hd0,0)
# groot=(hd0,0)

## should update-grub create alternative automagic boot options
## e.g. alternative=true
## alternative=false
# alternative=true

## should update-grub lock alternative automagic boot options
## e.g. lockalternative=true
## lockalternative=false
# lockalternative=false

## additional options to use with the default boot option, but not with the
## alternatives
## e.g. defoptions=vga=791 resume=/dev/hda5
# defoptions=quiet splash locale=pt_PT

## should update-grub lock old automagic boot options
## e.g. lockold=false
## lockold=true
# lockold=false

## Xen hypervisor options to use with the default Xen boot option
# xenhopt=

## Xen Linux kernel options to use with the default Xen boot option
# xenkopt=console=tty0

## altoption boot targets option
## multiple altoptions lines are allowed
## e.g. altoptions=(extra menu suffix) extra boot options
## altoptions=(recovery) single
# altoptions=(recovery mode) single

## controls how many kernels should be put into the menu.lst
## only counts the first occurence of a kernel, not the
## alternative kernel options
## e.g. howmany=all
## howmany=7
# howmany=all

## should update-grub create memtest86 boot option
## e.g. memtest86=true
## memtest86=false
# memtest86=true

## should update-grub adjust the value of the default booted system
## can be true or false
# updatedefaultentry=false

## should update-grub add savedefault to the default options
## can be true or false
# savedefault=false

root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-16-generic root=UUID=80d3b3a3-4f2a-42e5-9e62-82642fb89d83 ro quiet splash locale=pt_PT
quiet

root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-16-generic root=UUID=80d3b3a3-4f2a-42e5-9e62-82642fb89d83 ro single

title Ubuntu 8.04, kernel 2.6.22-14-generic
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.22-14-generic root=UUID=80d3b3a3-4f2a-42e5-9e62-82642fb89d83 ro quiet splash locale=pt_PT
quiet

title Ubuntu 8.04, kernel 2.6.22-14-generic (recovery mode)
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.22-14-generic root=UUID=80d3b3a3-4f2a-42e5-9e62-82642fb89d83 ro single

root (hd0,0)
quiet

# ones.
root

# on /dev/sda2
title Windows Vista/Longhorn (loader)
root (hd0,1)
savedefault
makeactive
chainloader +1

Peço desde já desculpa pelo espaço utilizado mas o tamanho é mesmo este.

"E já agora faz um ls à pasta que tem o kernel e posta aqui." Como é que fasso isto??

Cumps...

tangram
07-05-2008, 09:47
Hmm... parece que tens um problema as partições.

/dev/sda1 2 6184 5119524 83 Linux
/dev/sda2 * 6185 102898 80078125 7 HPFS/NTFS
/dev/sda3 102899 115125 10123264 7 HPFS/NTFS
/dev/sda4 115126 188755 60965640 f W95 Ext'd (LBA)
/dev/sda5 115730 188755 60465152 7 HPFS/NTFS
/dev/sda6 115126 115729 500100 82 Linux swap / Solaris

Faz um

sudo fdisk /dev/sda

Escolhe o menu avançado (carrega x penso eu), escolhe a entrada para corrigir a ordem das partições. Btw, se carregares m tens help e uma lista de comandos.

Depois disto ficas com as tuas partições na ordem em que estão no disco, ou seja que alguns ou todos números das partições podem mudar. Isto implica que provavelmente irás ter de editar o menu.lst e também o /etc/fstab.

Este erro da ordem das partições aconteceu provavelmente na última vez que apagaste alguma das partições do meio ou inseriste alguma partição.

Por exemplo:

/dev/sda1
/dev/sda2 <- apagar e criar duas novas partições
/dev/sda3

depois de criar as duas novas partições fica:

/dev/sda1
/dev/sda2
/dev/sda4 <- erro de ordem
/dev/sda3

Outra coisa... o Ubuntu usa o UUID para identificar as partições, por isso tem em conta isto ou usa a velha forma de identificar as partições (i.e. /dev/sda1, /dev/sda2, etc).

Quanto ao ls basta fazeres:

ls -alR /boot/

No limite podes fazer um chroot na instalação de Ubuntu e consertar a partir de lá.

Alguns recursos:

http://www.gentoo.org/doc/en/grub-error-guide.xml
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?full=1#book_part1_chap10
http://wiki.archlinux.org/index.php/Grub

Gunn3r
08-05-2008, 09:54
Precisava de uma ajudinha quanto à instalação do GRUB.

Comprei um portátil e aquilo traz uma partição de recuperação do Vista logo no inicio do disco, mais uma de 112GB pro Vista e o restante para dados pessoais. Ora eu vou diminuir a partição do Vista para os 100GB com o Shrink do próprio Vista e apagar a dos dados e refazê-la com 60GB ficando com o restante para o Ubuntu. Estava a pensar ficar neste esquema:

Partição Recuperação 1.4GB
Partição Vista --> 100GB
Partição dados -->60 GB
Partição /root ---> 25 GB
Partição /home --->46 GB
Linux swap ---> 1GB

Eu quero usar o metodo de instalar o GRUB na partição do Ubuntu e nao no MBR porque depois vou usar o EasyBCD no Windows Vista, mas não sei como é a identificação da partição correcta na parte da instalação manual do GRUB, aquela parte onde se coloca algo como hd(0,0).
Tenho de contar com a partição de recuperação aquando da instalação do GRUB?
Ficaria correcto afirmar que a partição de recuperação é a 1ª partição e então a partição do Ubuntu seria hd(0,3)?

Expliquem-me lá isso sff...

Agradeço a ajuda.

superb
08-05-2008, 12:27
Boas pessoal,
Já procurei aqui no fórum e não encontrei nada semelhante: sou um novato no que toca a linux e tenho andando a tentar instalar o ubuntu para dualboot com o vista, em raid0.
Primeiro instalei o vista e criei duas partições, deixando 70GB ainda livres. Em seguida tentei instalar o ubuntu numa partição formatada em ext3 e criando outra para swap, durante a instalação dá erro ao criar o filesystem. Já tentei formatar com o gparted em ext3 mas também me dá erro dizendo que está a ser usada pelo sistema pelo qual o file system não vai ser criado.

Que posso fazer? Qualquer ajuda e bem vinda XD

Cumprimentos

holografix
14-05-2008, 11:38
Viva

Tenho no meu portátil o Windows XP e o Ubuntu 8.04, em partições distintas.
Pretendo agora instalar o Fedora 9 ao qual estou mais habituado e gostaria de saber as consequências disto. No menu de arranque, na selecção do SO, passa a aparecer o Fedora em vez do Ubuntu?
Outra questão: já que o portátil é um Core2duo, quais as vantagens/desvantagens em instalar a versão 64 bit?

Cumprimentos a todos,
Rui.

tangram
14-05-2008, 13:58
Se formatares a partição do Ubuntu e for essa a partição alvo da instalação do Fedora terás um menu de arranque.

Podes por outro lado instalar o Fedora noutra partição e ai ficas com 2 alternativas:

novo grub instalado pelo Fedora
não instalas o grub do Fedora e editas o menu.lst da instalação do Ubuntu.

holografix
14-05-2008, 14:27
Viva.

Em primeiro lugar peço desculpa por ter colocado a mensagem fora do deste tópico.

Obrigado pela informação. O que realmente pretendo é instalar o Fedora na partição actualmente usada pelo Ubuntu. Só queria saber se o novo menu de arranque terá XP+Fedora ou se manteria também a opção de arranque para o Ubuntu que nessa altura já não existe.

Cumprimentos

tangram
14-05-2008, 15:15
Foge um pouco do tópico mas penso que te pode ajudar holografix.

Dá uma olhada aqui: http://www.howtoforge.com/installation-guide-fedora8-desktop. É um óptimo site com montes de detalhes a nível de instalação de distros.

O guia é para a Fedora 8, mas no geral deve servir-te como orientação.

holografix
14-05-2008, 15:44
Obrigado pelo link tangram.
É sempre útil.

Cumprimentos

beslan
14-05-2008, 19:01
Boas, tou com um problema durante a instalaçao do Ubuntu 8.04.
É assim..eu tenho 3 partiçoes no disco, a C que é a do Vista, a D que é a de armazenagem e a E para meter o Linux. Durante a instalaçao do ubuntu escolho a opçao manual para escolher a partiçao etc. A partiçao q tenho para o linux é a 3a da lista e aparece com qq coisa sda3, eu vou lá as opçoes dessa partiçao e meto-a com qq coisa jornal ext3 e meto pra formatar e "/" na ultima box. Segue a instalaçao e ja perto do final aos 94% dá um erro fatal do GRUB e falha a instalaçao..

A execução de 'grub-instal (hd0)' falhou.
Este é um erro fatal.
Ha que salientar q é a primeira vez q instalo o ubuntu..por isso sou um leigo no assunto:lol:

Alguem me pode ajudar nesta questao?

Cumps

Tonux
14-05-2008, 19:41
Olá

Um amigo pediu-me para que lhe instalasse o ubuntu 8.04 no computador dele. Só que, tem instaladas 3 versões do windows e de uma outra distro linux. O arranque é feito a partir do LILO, que permite escolher entre linux e windows. Quando escolhe windows, aparece o menu de boot do windows (que foi conservado, mesmo depois da instalação da distro) com as versões instaladas (ME, XP e 2000). Pois bem, ele não quer perder este menu original do windows, pois deseja substituir a distro de linux que lá tem pelo ubuntu. Para isso terá antes que apagar antes o LILO sem afectar o programa multiboot do windows e depois apagar a partição e instalar nova distro linux. Certo? Senão, como deverei proceder para o ajudar?

Obrigado.

tangram
15-05-2008, 13:52
É assim..eu tenho 3 partiçoes no disco, a C que é a do Vista, a D que é a de armazenagem e a E para meter o Linux. Durante a instalaçao do ubuntu escolho a opçao manual para escolher a partiçao etc. A partiçao q tenho para o linux é a 3a da lista e aparece com qq coisa sda3, eu vou lá as opçoes dessa partiçao e meto-a com qq coisa jornal ext3 e meto pra formatar e "/" na ultima box. Segue a instalaçao e ja perto do final aos 94% dá um erro fatal do GRUB e falha a instalaçao..

Ha que salientar q é a primeira vez q instalo o ubuntu..por isso sou um leigo no assunto:lol:

Cumps

Pelo sim pelo não verifica se o CD ficou bem gravado. Usa a opção de boot do LiveCD em que podes testar se o CD tem erros.

beslan
15-05-2008, 17:23
Pelo sim pelo não verifica se o CD ficou bem gravado. Usa a opção de boot do LiveCD em que podes testar se o CD tem erros.

O CD ta bom. Eu ja usei o liveCD e inclusive ja tive o usei pra instalar o Ubuntu numa maquina virtual com o VirtualBox.

Tonux
16-05-2008, 02:27
Olá

Um amigo pediu-me para que lhe instalasse o ubuntu 8.04 no computador dele. Só que, tem instaladas 3 versões do windows e de uma outra distro linux. O arranque é feito a partir do LILO, que permite escolher entre linux e windows. Quando escolhe windows, aparece o menu de boot do windows (que foi conservado, mesmo depois da instalação da distro) com as versões instaladas (ME, XP e 2000). Pois bem, ele não quer perder este menu original do windows, pois deseja substituir a distro de linux que lá tem pelo ubuntu. Para isso terá antes que apagar antes o LILO sem afectar o programa multiboot do windows e depois apagar a partição e instalar nova distro linux. Certo? Senão, como deverei proceder para o ajudar?

Obrigado.

Nenhuma dica? Obrigado.

hellaxe
16-05-2008, 15:28
Na minha opinião metes o cd do xp ou uma diskette do W98 ou assim e fazes o fix /MBR (acho que é assim):D.
Depois podes fazer então o que disseste; apagar a partição e instalar o Ubuntu por cima.
Agora se ele quer ficar com o NTLDR a arrancar tens de meter o boot do grub na partição onde instalas o Ubuntu e nunca na MBR.
Há um programita porreiro para arranjar depois o link para a partição do Ubuntu - Bootpart -

Se quiser o Grub a fazer de boot manager é deixar o animal fazer o normal, ou seja, meter-se na MBR.

Respondi ao que queres?

neonl
16-05-2008, 21:46
Na minha opinião metes o cd do xp ou uma diskette do W98 ou assim e fazes o fix /MBR (acho que é assim):D.
Depois podes fazer então o que disseste; apagar a partição e instalar o Ubuntu por cima.
Agora se ele quer ficar com o NTLDR a arrancar tens de meter o boot do grub na partição onde instalas o Ubuntu e nunca na MBR.
Há um programita porreiro para arranjar depois o link para a partição do Ubuntu - Bootpart -

Se quiser o Grub a fazer de boot manager é deixar o animal fazer o normal, ou seja, meter-se na MBR.

Respondi ao que queres?

Na consola de reparação do Windows XP (na do 98 deve ser como dizes) o comando é
fixmbrTenho quase a certeza. Mas confirmo já :)

beslan
16-05-2008, 22:01
E a minha questao ninguem me pode ajudar?

Citação:
A execução de 'grub-instal (hd0)' falhou.
Este é um erro fatal.

Cumps

Cumps

hellaxe
16-05-2008, 22:37
@neonl - Tens razão é isso.

@beslan - acho que tens de ler um pouco para instalares isso à pata. Assi parece que não vai lá ou então o cd está com problemas. consulta o thread do grub.

beslan
17-05-2008, 22:46
É estranho..o Live CD corre sem problemas, e anteriormente ja tive isto instalado no pc..so q entretanto tive q instalar d novo o windows e quando fui pra instalar de novo o Linux deu este erro :S

edit: ja consegui instalar mas meti ext2 em vez de ext3 with journal..

alguem me sabe explicar quais sao as diferenças? :P

jpalbuquerque
21-05-2008, 11:08
Boas amigos, precisava de fazer umas alterações nas partições e usei o Paragon Disk Manager no vista.
O que aconteceu foi que depois de fazer as alterações deixei de ter GRUB, para reparar o GRUB usei o Super Grub Disk e o Vista voltou a funcionar, no entanto o ubuntu continuou sem funcionar.
Entretanto instalei o fedora e começei a ver a antiga partição do ubuntu e o filesystem está lá todo!

A pergunta é, não há nenhuma maneira de arranjar aquela partição de modo a que volte a funcionar devidamente?

Cumps.

esquiso
21-05-2008, 14:02
Tenta reinstalar o GRUB. Tens nesta thread o procedimento.

jpalbuquerque
21-05-2008, 18:19
Mas repara uma coisa, eu posteriormente a ter lixado a partição do ubuntu instalei o fedora, que instalou o GRUB, ele não devia ter detectado que o ubuntu estava numa partição?

ravager
21-05-2008, 20:49
Boas,

No meu antiguinho p3, tenho um disco de 40 GB. Sem outro disco ligado, instalei o Fedora 8 nele...
Posteriormente, arranjei um disco de 30 GB, e, com o disco de 40 desligado, instalei nele o XP. Depois, como o GRUB está no disco do Fedora, instalei esse disco como Master, e o de 30 GB ficou como Slave.

O problema é que o GRUB não encontra as informações de disco do disco slave de 30 GB. Ou seja, o Fedora arranca, mas o XP não... Já estive a ver as configurações dos dispositivos, do GRUB, googlei um pouco, depois, na directoria /boot/grub, editei os ficheiros, mas sem sucesso. Alguém me pode ajudar a pôr os dois OS's a dar?

esquiso
22-05-2008, 12:36
Mas repara uma coisa, eu posteriormente a ter lixado a partição do ubuntu instalei o fedora, que instalou o GRUB, ele não devia ter detectado que o ubuntu estava numa partição?

Não sei se é obrigatório. Vai à /boot/ e altera o grub.conf para apontar também para a parte do Ubuntu.

Boas,

No meu antiguinho p3, tenho um disco de 40 GB. Sem outro disco ligado, instalei o Fedora 8 nele...
Posteriormente, arranjei um disco de 30 GB, e, com o disco de 40 desligado, instalei nele o XP. Depois, como o GRUB está no disco do Fedora, instalei esse disco como Master, e o de 30 GB ficou como Slave.

O problema é que o GRUB não encontra as informações de disco do disco slave de 30 GB. Ou seja, o Fedora arranca, mas o XP não... Já estive a ver as configurações dos dispositivos, do GRUB, googlei um pouco, depois, na directoria /boot/grub, editei os ficheiros, mas sem sucesso. Alguém me pode ajudar a pôr os dois OS's a dar?

Algo deste género não dá?

# Windows XP
title Windows XP
rootnoverify (hd