View Full Version : [Questões] Boot Manager / Grub / LILO

Páginas : 1 [2]

AndreAPL
21-09-2008, 20:22
Claro que não, tens de fazer isso como Administrador ( root ).

jamirooo
21-09-2008, 21:39
peço desculpas pela ignorancia...mas n tou muito ambientado com o ubuntu...como é que faço isso? =/

AndreAPL
21-09-2008, 21:48
Não sei onde estás a editar... se no terminal é
su
password (enter)
(sim, a password nao escreve, é assim)

Antes de começar, já devias ter dado 1 vista de olhos
Introdução ao GNU/Linux & *nix World - Como começar (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=175758)

jamirooo
21-09-2008, 23:29
Não sei onde estás a editar... se no terminal é
su
password (enter)
(sim, a password nao escreve, é assim)

Antes de começar, já devias ter dado 1 vista de olhos
Introdução ao GNU/Linux & *nix World - Como começar (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=175758)
fiz o que disseste e preferi a versao Wubi que referiste no artigo que me indicaste.agora so mais uma coisa, como faço para remover em segurança o ubuntu que instalei anteriormente? desde já um muito obrigado!

raVemjr
21-09-2008, 23:59
fiz o que disseste e preferi a versao Wubi que referiste no artigo que me indicaste.agora so mais uma coisa, como faço para remover em segurança o ubuntu que instalei anteriormente? desde já um muito obrigado!

Desinstalar? Instalaste também pelo Wubi?

Senão vais ter que arranjar um editor de partições e formatar aquelas onde está o Ubuntu velho, e depois esticar a do Windows...

EDIT: ALTO! Pera aí? Tu queres desinstalar o Ubuntu só porque não consegues meter o Win a começar por defeito...irra.

Faz assim:

sudo gedit

E na janela que abre então edita o ficheiro...

Mais uma coisa, se 3 não der, tenta 4 que a linha "Other Operating systems" também conta como opção...

jamirooo
22-09-2008, 11:31
ja está a arrancar com o windows e ja coloquei a net banda larga da tmn a funcar no ubuntu, com a ajuda de um artigo aqui do forum, obrigado pela ajuda!

ugo_asus
22-09-2008, 21:10
Pessoal...

Em tempos instalei o daryna mint para fazer uns trabalhos....mas entretanto formatei o windows...quando voltei a instalar o windows o GRUB do daryna desapareceu (ligo o pc e vai pro vista sem o menu de boot)...como faço para aceder ao daryna?

Mektub
22-09-2008, 22:20
Pessoal...

Em tempos instalei o daryna mint para fazer uns trabalhos....mas entretanto formatei o windows...quando voltei a instalar o windows o GRUB do daryna desapareceu (ligo o pc e vai pro vista sem o menu de boot)...como faço para aceder ao daryna?

Partindo do princípio de que o Daryna ainda está no disco, tens de arrancar com um LiveCD
e a seguir, num terminal ou consola executar: grubPara te certificares em que partição está o Daryna:

grub> find /boot/grub/stage1Supondo que está na partição 2, seria:

grub> root (hd0,1) # o raio do Grub conta a partir do zero (!).
grub> setup (hd0) # Escreve o MBRAntes de fazer isto talvez seja melhor confirmar que o /boot/grub/menu.lst existe e o conteudo
está Ok.

Com o LiveCD montar a partiçao do Daryna, p.e. mount /dev/sda2 /....
Mektub

ugo_asus
26-09-2008, 17:29
Partindo do princípio de que o Daryna ainda está no disco, tens de arrancar com um LiveCD
e a seguir, num terminal ou consola executar: grubPara te certificares em que partição está o Daryna:

grub> find /boot/grub/stage1Supondo que está na partição 2, seria:

grub> root (hd0,1) # o raio do Grub conta a partir do zero (!).
grub> setup (hd0) # Escreve o MBRAntes de fazer isto talvez seja melhor confirmar que o /boot/grub/menu.lst existe e o conteudo
está Ok.

Com o LiveCD montar a partiçao do Daryna, p.e. mount /dev/sda2 /....
Mektub

Olá...

Não consigo por isto a funcar...

Tenho o Daryna instalado....

Quando arranco pelo livecd e vou ao terminal....meto...

--> find /boot/grub/stage1

file not found (ou algo do genero) , mas o ficheiro está lá na particao do daryna

--> grub> root (hd0,1)

Error: 21: Selected disk does not exist - ja tentei todos e diz sempre isto...

agora o /boot/grub/menu.lst existe se está correcto ou não, n sei....

E agora?

Mektub
26-09-2008, 20:45
Olá...

Não consigo por isto a funcar...

Tenho o Daryna instalado....

Quando arranco pelo livecd e vou ao terminal....meto...

--> find /boot/grub/stage1

file not found (ou algo do genero) , mas o ficheiro está lá na particao do daryna

--> grub> root (hd0,1)

Error: 21: Selected disk does not exist - ja tentei todos e diz sempre isto...

agora o /boot/grub/menu.lst existe se está correcto ou não, n sei....
find /boot/grub/stage1
E agora?

O find /boot/grub/stage1 é feito dentro do grub, ou seja, primeiro digitas 'grub', e quando aparece o 'grub> ' é que digitas o find.

Isso devia dizer-te em que disco é que o grub acha que o Daryna está.
Devia ser o 'hd0', mas enfim.

Se no grub digitares 'root (hd' e carregares na tecla de tabulação, o grub deve indicar quais os discos possíveis.

Fora do Grub, podes digitar 'fdisk -l' para listar as partições do disco.

Mektub

| Blasted |
27-09-2008, 23:01
Olá!

A situação é a seguinte: eu tinha instalado em dual boot, Windows Vista e Ubuntu. Resolvi desinstalar o Ubuntu durante uns tempos e para tal fui ao Gestor do Computador no Windows Vista, e fiz a formatação das partições em que estava o ubuntu.
De seguida, juntei-as numa nova para colocar filmes, músicas e formatei. Tudo optimo e ficou a funcionar sem problemas.
O problema surgiu quando depois de desligar o computador, hoje o voltei a ligar. Aparece-me um erro que é algo do género:

GRUB loading, please wait...
Error 17

Segundo o que entendo disto, o problema está no gestor de dual boot que tinha que agora não consegue abrir. E como ao ter os dois sistemas operativos o Windows não arrancava automaticamente, arrancando primeiro o gestor do dual boot, agora não sei o que fazer visto que o gestor do dual boot já não existe. (estava nas partições formatadas, penso eu)
Estou a interpretar isto da forma correcta?
Qual a solução para isto? Como colocar o Windows a arrancar novamente por definição?

cumprimentos,

AndreAPL
27-09-2008, 23:03
Vê o #3 (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2215387&postcount=3) deste tópico ;)

| Blasted |
27-09-2008, 23:08
E onde posso arranjar um cd de arranque com o fdisk?

Estava mesmo a precisar disto urgentemente.

AndreAPL
27-09-2008, 23:10
não leste a parte de baixo :P

no cd do win
Código:
fixboot c:
fixmbrnão me lembro é que cor o nome dado ao modo DOS a partir do cd (não, não é recuperação)

EDIT:
xtr3me[/B]"] Arrancar o dvd do vista, e escolher "repair". Depois de seleccionar a instalação e abrir uma consola:

Código:
Bootrec /fixboot
ou

Código:
Bootrec /fixmbr

| Blasted |
27-09-2008, 23:15
Bem, sem querer abusar da tua paciência mas explica-me isto como se fosse muito burro (porque aparentemente sou :P)

Não tenho o CD do windows. Apenas tenho um DVD de recuperação. Serve?
Depois de colocar o DVD, isto de der obviamente, faço o quê?
E se o DVD não der, e visto que não tenho hipotese de ter acesso a um CD do Vista a curto prazo, a solução passa pelo tal cd de boot, certo?

P.S: Tenho um livecd de linux. Será que dá?

AndreAPL
27-09-2008, 23:16
rele acima ;) isto é, nao sei que tipo de dvd de recuperação tens :/

Livecd ?

| Blasted |
27-09-2008, 23:22
rele acima ;) isto é, nao sei que tipo de dvd de recuperação tens :/

Livecd ?

O DVD é um daqueles de recuperação do produto, que se utiliza e poe o computador conforme veio.

Sim. Livecd. Penso que é assim que se chama. Um daqueles cd's de linux que arrancam o sistema operativo a partir do cd.

capslock21
28-09-2008, 00:31
Boas pessoal.
Instalei recentemente o ubuntu no meu portatil juntamente com o windows.

Ou seja dividi um disco de 80Gb em 2x40Gb.. 40Gb para o windows e 40Gb para linux.

Nu linux eu fiz:
/ -- 10Gb ext3
/home -- restante ext3
/swap -- 2Gb

Quando ligo o pc aparece a tal tela de dual-boot..
Só que aparece 3 opçoes do ubuntu e em another SO: windows xp..
Nan ha maneira de retirar as outras duas opçoes e deixar so a normal? e depois posso voltar a repor-las caso precisse delas?

raVemjr
28-09-2008, 00:57
Sim. Livecd. Penso que é assim que se chama. Um daqueles cd's de linux que arrancam o sistema operativo a partir do cd.

Arranca com o liveCD então, e depois abres a consola e metes lá o tal comando fdisk...

| Blasted |
28-09-2008, 01:29
Problema resolvido.

Com um LiveCD do Windows Vista, arranquei e digitei na linha de comandos aqueles comandos que me foram ditos. Resolveu a situação.

Muito obrigado a todos,
cumprimentos,

LCTN
28-09-2008, 11:35
Boas pessoal.
Instalei recentemente o ubuntu no meu portatil juntamente com o windows.

Ou seja dividi um disco de 80Gb em 2x40Gb.. 40Gb para o windows e 40Gb para linux.

Nu linux eu fiz:
/ -- 10Gb ext3
/home -- restante ext3
/swap -- 2Gb

Quando ligo o pc aparece a tal tela de dual-boot..
Só que aparece 3 opçoes do ubuntu e em another SO: windows xp..
Nan ha maneira de retirar as outras duas opçoes e deixar so a normal? e depois posso voltar a repor-las caso precisse delas?

sudo apt-get install startupmanager
Depois vais a administração->StartUp Manager. No separador avançado tens lá duas opções que retiram a opção do memtest e o modo de recuperação. Penso que seja isso que queiras.

Cumprimentos.

capslock21
28-09-2008, 13:44
LCTN (http://www.techzonept.com/member.php?u=26472) era mesmo isso que eu queria !
Obrigado mais uma vez, ultimamente tens me dado sempre uma maozinha :001:

Cumps

zezito.pT
30-09-2008, 19:31
Boas e o seguite eu tou a instalar o o linux mandriva 2009 e passa-se o seguinte e que eu instalando o mandriva ele nao faz dual-bot so me entra o mandriva tento mudar no “/boot/grub/menu.lst” e o filho da mae diz que nao tenho permissoes....

Agora eu instalei tudo novamente particionei os discos em dois meti o xp e meti o mandriva no resto do disco e nao deu =( continua so a abrir o mandriva e xp ta queto =(

Alguem sabe como me ajudar????

Ja tou um bocado desesperado =|

Brigadao e dsc qlqr coisa ;D

afvnr
30-09-2008, 19:36
Olá a todos estou aqui com um problema que vai ser facilmente resolvido com a vossa ajuda, não é verdade?

Obejectivo: Fazer com que no lilo apareca os 3 sistemas.

Informçoes: disco 1 tem 2 particões uma sistema windows xp e outra dados.
disco 2 tem "2" partiçoes com o mandriva 2008 e o slackware 12.1 (onde estou agora)

Ao arrancar no lilo so aparece o windows xp e o slackware.. queria que aparece o Mandriva, alguem sabe como?

Espero que todos os adeptos do sporting e do benfica e etc me ajudem ainda hoje, pois imagino que os do Porto estarão ocupado :)

obrigado pela vossa ajuda

AndreAPL
30-09-2008, 19:36
Boas e o seguite eu tou a instalar o o linux mandriva 2009 e passa-se o seguinte e que eu instalando o mandriva ele nao faz dual-bot so me entra o mandriva tento mudar no “/boot/grub/menu.lst” e o filho da mae diz que nao tenho permissoes....

Agora eu instalei tudo novamente particionei os discos em dois meti o xp e meti o mandriva no resto do disco e nao deu =( continua so a abrir o mandriva e xp ta queto =(

Alguem sabe como me ajudar????

Ja tou um bocado desesperado =|

Brigadao e dsc qlqr coisa ;D
Disseste os discos ?
Para alterares ficheiros do sistema tem de ser como root (sudo comando ).

Olá a todos estou aqui com um problema que vai ser facilmente resolvido com a vossa ajuda, não é verdade?

Obejectivo: Fazer com que no lilo apareca os 3 sistemas.

Informçoes: disco 1 tem 2 particões uma sistema windows xp e outra dados.
disco 2 tem "2" partiçoes com o mandriva 2008 e o slackware 12.1 (onde estou agora)
Precisamos de mais informação .. Quais são as partiçoes (ordem e tipo) ? /dev/sda1 ? /dev/sda2 ?

zezito.pT
30-09-2008, 19:45
Disseste os discos ?
Para alterares ficheiros do sistema tem de ser como root (sudo comando ).

Precisamos de mais informação .. Quais são as partiçoes (ordem e tipo) ? /dev/sda1 ? /dev/sda2 ?

Nao, nao... Tenho um disco rigido com duas partiçoes uma foi criada para o windows e a outra meti ao instalar o mandriva para o instalar automaticamente no espaço vazio que estava particionado...mas nao funcionou

1-Instalei o windows xp
2-Mandriva ( ambos em partiçoes diferentes no mesmo disco)
3- tentei mexer no ficheiro para por a arrancar o SO windows mas nao me deixa diz que nao tenho permissoes.

Queria era saber se ha alguma maneira de dar a volta a isto, ou se sou eu que estou a fazer algo de errado.

Obrigado por teres respondido AndreAPL :D

AndreAPL
30-09-2008, 19:49
Em principio está tudo direito, o procedimento é esse ...
Edita o grub (conf) a ver.

Já agora, como root diz o resultado do comando
fdisk /dev/sda -l

zezito.pT
30-09-2008, 19:55
Edita o grub.conf a ver.

fdisk /dev/sda -l

Cum carago agora passa-se o seguinte, instalei primeiro o mandriva e depois o xp agora so me abre o xp e nao tenho acesso ao mandriva.... ai meu deus.... =|

Sabes como fazer assim???? =|

Desculpa la o incomodo Andre

AndreAPL
30-09-2008, 19:57
reinstalar o grub ...
http://mandrivausers.org/index.php?showtopic=29450

zezito.pT
30-09-2008, 19:59
reinstalar o grub ...

grub??? oi???

E assim e a primeira vez que toco em linux e nao ta a correr muito bem heh nao sei o que tas a dizer mas pronto irei instalar novamente o mandriva e o que devo fazer a seguir???

AndreAPL
30-09-2008, 20:02
ve o link e segue as instruções. Se não sabes o que é grub, podes ler o 1º post deste tópico :p

zezito.pT
30-09-2008, 20:10
ve o link e segue as instruções. Se não sabes o que é grub, podes ler o 1º post deste tópico :p

Man nao peço muito so queria por isto a arrancar os dois...nao necessito de saber tudo aprofundado...so por curiosidade e algum interesse nao quero ser o man of linux :joker:

Va la diz como tenho de fazer ;D nao custa muito

esquiso
30-09-2008, 20:15
Man nao peço muito so queria por isto a arrancar os dois...nao necessito de saber tudo aprofundado...so por curiosidade e algum interesse nao quero ser o man of linux :joker:

Va la diz como tenho de fazer ;D nao custa muito

Man, lê o primeiro post do tópico/o link que o AndreAPL te deu. Não é preciso dominar Linux para saber ler, ou é?

zezito.pT
30-09-2008, 20:22
Man, lê o primeiro post do tópico/o link que o AndreAPL te deu. Não é preciso dominar Linux para saber ler, ou é?

Pronto e ao ler aquilo vai resolver alguma coisa e dificil dizerem onde tenho de ir e o que tenho de alterar???

Mas obrigado na mesma.

esquiso
30-09-2008, 20:23
Pronto e ao ler aquilo vai resolver alguma coisa e dificil dizerem onde tenho de ir e o que tenho de alterar???

Mas obrigado na mesma.

reinstalar o grub ...

Agradece ao AndreAPL ;)
Caso não consigas fazer esse método, tens mais algumas opções ao longo deste tópico.

zezito.pT
30-09-2008, 20:30
Edita o grub.conf a ver.

fdisk /dev/sda -l

Onde se encontra o grub.conf o que queres que edite????

como acedo ao root? tas a falar na pastaa??? =|

esquiso
30-09-2008, 20:34
Onde se encontra o grub.conf o que queres que edite????

como acedo ao root? tas a falar na pastaa??? =|

sudo <comando> ou su -> inserir password de root -> <comando>

zezito.pT
30-09-2008, 20:36

Desculpa tar a ser chato esquiso mas onde meto isso???

esquiso
30-09-2008, 20:38
Num terminal/consola.

zezito.pT
30-09-2008, 20:52
Num terminal/consola.

bem isto assim e um quebra cabeças e a tentativa ate dar lol

e o que acontece ao eu fazer isso?

o que devo meter no comando???

bows
01-10-2008, 10:41
Grandes amigos, o grande problema q eu tb tinha era o boot ate q arranjei um programa gratis e eficaz... Super Grub Disk.
Na minha opiniao é muito simples e para problemas com boot ;P é o ideal !

zezito.pT
01-10-2008, 22:41
Boas novamente.

Pessoal ja instalei o boot no inicio do disco para arrancar o grub ou la o que e nao deu.

Tento meter os comandos no terminal, sud e assim dame pedro is not in the sudoers file. this incidente will be reported, quando meto a password.

Dizem para arrancar pelo live cd, deduzo que isso e por a arrancar pelo cd e depois???

Pa ja formatei esta bosta cerca de 50 vezes e nao consigo existe alguem que me pode dar uma ajudinha????

Meter ai tudo mesmo do basico visto que so parolo em linux....dizem que e mt bom mas fogo so a trabalheira que tou a ter lol....

Obrigado a todos

Abraço.

raVemjr
02-10-2008, 00:04
Em vez de sudo, tenta correr su...

De seguida mete a pass (não te assustes se não aparecer nada enquanto escreves, é mesmo assim), e depois corre então o resto.

Era para reinstalar o grub? No link que o APL deu falam em meter o cd fazer rescue, mas nunca ouvi falar de tal coisa por isso não sei como ajudar.

Tens sempre a hipótese de reinstalares o Mandriva que "deve" meter o grub a arrancar de novo (e assim podes arrancar tanto Windows como Linux)

Outra solução seria instalares o Wubi. Instala Ubuntu do teu Windows, e quando te fartares dele, desintalas como um programa normal...

zezito.pT
03-10-2008, 21:33
consegui, mas por nenhuma maneira que voces me sugeriram porque tentei e nada funcionou...

Mas obrigado a todos na mesma ;D

E ainda bem que nao me deram a resposta fez-me procurar e aprender maus sobre linux....

Dezy
17-10-2008, 02:41
Bem, apos de procurar no google e não encontrar a solução pretendida venho aqui ver se alguem me consegue explicar.

Tenho 2 grubs no sistema de arranque.

O primeiro é para me ligar ao suse e outro ao windows.
Se me ligar ao sus tudo fino.

Agora quando me ligo ao Windows aparece outro grub para seleccionar o windows, windows tuneu utilities e Kubunto. O estranho nisto é que já desinstalei o kubuntu à muito tempo e continua lá a opção dele.

Já fiz atraves do cd de arranque do windows o FIXMBR mas não o tirou de lá.

Sabem como ultrapassar este problema?

Cumps

Inacio77
17-10-2008, 11:33
Para teres dois grubs é porque um esta no MBR do disco e outro deve estar numa partição, digo eu.

Dezy
17-10-2008, 13:59
O kubuntu já não arranca até, ele já n esta instalado. Na altura foi instalado dentro do windows salvo erro

gsamsa
05-11-2008, 15:13
ou tens dois discos e tens o grub no sector zero de cada disco, ou então tens um disco, com um grub no mbr e outro grub no primeiro sector da partição onde tinhas o kubuntu. se apagares a partição onde tinhas o kubuntu o "problema" desaparece.

Ragamuffin
06-11-2008, 21:41
Viva pessoal,

já andei a fazer um search pelo fórum mas não encontrei nenhum problema idêntico ao meu, tenho dualboot no portátil com vista e ubuntu, ambos correm e iniciam perfeitamente. O problema é quando reinicio ou desligo o portátil no vista e quando inicia novamete o grub fica a fazer loading e não anda dali. Quando faço reset já corre normalmente sem falhas, e assim tenho de fazer reset sempre que inicio o pc quando o último so que utilizei foi o windows. Mas quando o faço no ubuntu ja inicia sem falhas, posso reiniciar e desligar sem problemas. Se já existia algum problema destes peço desculpa mas não o encontrei. Gostava de saber o k esta a causar isto.

obrigado, cumps.

Stlkr
07-11-2008, 20:21
boas pessoal...é o seguinte o meu grub passou-se. de há uns dias para cá aparece no grub 2x ubuntu, 2x ubuntu safemode, 2x windows vista,... e agora tinha o windows como predefinido para arranque no grub e agora está o ubuntu sem ninguem ter alterado o que quer que fosse. agora como reponho o grub como antes?

como antes refiro-me a aparecer o windows e o ubuntu e assim 1x no menu do grub e a ser o windows pre definido...isso da pre definição penso que seja ir ao ficheiro do grub e alterar mas as cenas das repetições como faço?

EDIT: agora aparece apenas 1 ubuntu, 1 ubuntu safe mode e 2 windows vista...
de notar que eu nada fiz para isso voltar como estava antes nas cenas do ubuntu aparecer 2x
como resolvo isto?

AndreAPL
07-11-2008, 21:44
boas pessoal...é o seguinte o meu grub passou-se. de há uns dias para cá aparece no grub 2x ubuntu, 2x ubuntu safemode, 2x windows vista,... e agora tinha o windows como predefinido para arranque no grub e agora está o ubuntu sem ninguem ter alterado o que quer que fosse. agora como reponho o grub como antes?

como antes refiro-me a aparecer o windows e o ubuntu e assim 1x no menu do grub e a ser o windows pre definido...isso da pre definição penso que seja ir ao ficheiro do grub e alterar mas as cenas das repetições como faço?

EDIT: agora aparece apenas 1 ubuntu, 1 ubuntu safe mode e 2 windows vista...
de notar que eu nada fiz para isso voltar como estava antes nas cenas do ubuntu aparecer 2x
como resolvo isto?
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2912853&postcount=159

Stlkr
11-11-2008, 13:10
pessoal é o seguinte tenho o ubuntu instalado e o vista no portatil...mas aconteceu-me o grub ficar meio maradito e aparecer 2x o ubuntu, 2x o vista (ainda aparece), mas o ubuntu e assim foi ao normal...andei a ver se conseguia por só no menu do grub 1 windows vista e acontece que agora aparece-me uma partição no disco quando entro no windows chamada "recovery".penso que seja aquela partição para repor tudo do portatil...ora queria que ele desaparece-se para não haver "danos" mais tarde, não vá alguem apagar-me o que tenho lá dentro...o que posso fazer para "esconder" a partição do recovery?

e já agora se alguém souber como por no grub apenas um windows vista?

cumps pessoal;)

droidman
22-11-2008, 11:50
Como se altera a posição dos ittems no grub ?
Tenho esta dúvida já à algum tempo.
Sei que o grub quando faz os backups e pontos de restauro de linux vai pondo por cima os diferentes "logins" o problema é k o windows fica no fim da lista e eu utilizo os 2 sistemas operativos 50/50 nao ha nenhum que utilize mais.
Irrita um bocado pk o grub ja ta enorme e so la tenho 2 sistemas operativos e akilo começa a ficar grande.

Se alguém souber certamente irá ajudar mais pessoas pois quase de certeza ha mais pessoal com o mesmo problema

nasic
22-11-2008, 12:21
Essa lista, que na realidade não são "diferentes logins", mas sim diferentes versões do kernel instalado na tua maquina, podem ser removidos. Para tal faz: edita o ficheiro /boot/grub/menu.lst (escreve na consola sudo gedit /boot/grub/menu.lst) e apaga as entradas do kernel que não te interessam. Podes inclusivé por o windows a arrancar por defeito (tens la uma opção onde escolhes a entrada que preferes).

Mt simples:D

droidman
22-11-2008, 14:27
obrigado. mal reenicie o bixo faço essas alterações.

LFReq
23-12-2008, 13:45
Boas,
No meu pc tenho 2 discos, 1 de 60gb e 1 de 80gb, o de 60gb tem o Windows XP o de 80gb tem o Arch Linux.

O que eu queria era tirar o disco que contém o Windows XP e ficar só com o que contém o Arch Linux o problema é que eu não sei como fazer para tirar o disco sem danificar a partição do Arch Linux se tiver que danificar o do windows XP não tem problema eu só queria o do Arch Linux intacto.

Alguem me pode dizer como posso fazer isto??

cumps,
rkixa

HellSpider
23-12-2008, 23:49
Estás a usar o grub ou lilo como bootmanager?
Quando instalas-te foi onde? no mbr? Em que disco?
Se foi no que tens o arch instalado não há problema nenhum...Podes tirar o outro...
Se foi no que tem o XP, o que podes fazer é entrares no arch e instalar o bootmanager no disco onde está instalado o arch...
É apenas isto que tens que fazer...
Diz como é a tua situação e se precisares de ajuda diz que faço o que conseguir...

Cumps

LFReq
24-12-2008, 12:27
Estás a usar o grub ou lilo como bootmanager?
Quando instalas-te foi onde? no mbr? Em que disco?
Se foi no que tens o arch instalado não há problema nenhum...Podes tirar o outro...
Se foi no que tem o XP, o que podes fazer é entrares no arch e instalar o bootmanager no disco onde está instalado o arch...
É apenas isto que tens que fazer...
Diz como é a tua situação e se precisares de ajuda diz que faço o que conseguir...

Cumps

Tenho o disco do Windows em Master e o do Arch em Slave

Estou a usar o Grub, penso que está na MBR do disco do Arch pois quando ligo só com o disco do arch a tabela de selecção dos SO aparece enquanto que se ligar só com o do Windows a tabela nem aparece.

O problema é que quando meto só com o disco do Arch quando selecciono o Arch na tabela do Grub dá Error 21

Penso ter explicado tudo.

HellSpider
24-12-2008, 23:07
Coloca aqui o teu ficheiro menu.lst do grub porque deve ser do caminho estar errado porque a identificação do disco deve ter mudado com a remoção do outro...

Cumps

LFReq
25-12-2008, 12:20
default 0
timeout 5
color white/black

title Arch Linux
root (hd1,0)
kernel /boot/vmlinuz26 root=/dev/disk/by-uuid/2c3d056d-a6e2-4d29-8aba-935f8f6d4ba5 ro
initrd /boot/kernel26.img

title Arch Linux Fallback
root (hd1,0)
kernel /boot/vmlinuz26 root=/dev/disk/by-uuid/2c3d056d-a6e2-4d29-8aba-935f8f6d4ba5 ro
initrd /boot/kernel26-fallback.img

title Windows
root (hd0,0)
chainloader +1
makeactive

Está aqui o menu.lst.

HellSpider
25-12-2008, 14:49
Adiciona uma nova entrada, igual à 1ª excepto que em vez de "root (hd1,0)" coloca "root (hd0,0)", e muda o titulo para identificares a nova entrada...

LFReq
25-12-2008, 19:17
Já tá a funcionar só com o disco com Arch Linux.

Obrigadão pela ajuda ;)

HellSpider
26-12-2008, 01:31
Já tá a funcionar só com o disco com Arch Linux.

Obrigadão pela ajuda ;)

De nada...Agora só falta editar o caminho do fallback e retirar a entrada do windows que só está aí a ocupar espaço...:x2:

Cumps

LFReq
26-12-2008, 13:43
De nada...Agora só falta editar o caminho do fallback e retirar a entrada do windows que só está aí a ocupar espaço...:x2:

Cumps

Já fiz tudo isso agora tá 5*

Mais uma vez muito obrigado ;)

tiagomachado
27-12-2008, 15:43
Utilizava o Win Vista e agora instalei noutra partição Ubuntu 8.10, sendo que este ultimo ficou como SO "default". Como alterar para o Win Vista?

AndreAPL
27-12-2008, 17:04
No menu.lst, ou alteras o default 0 para a ordem da entrada do Vista (1,2,3..), ou simplesmente moves a entrada desse para primeiro lugar.

tiagomachado
27-12-2008, 17:37
No menu.lst, ou alteras o default 0 para a ordem da entrada do Vista (1,2,3..), ou simplesmente moves a entrada desse para primeiro lugar.

Menu .lst?

esquiso
27-12-2008, 17:42
É um ficheiro localizado na pasta /boot/grub/
O caminho completo é /boot/grub/menu.lst