View Full Version : Há cada texto! Esta é de mais!
Já se sabe que é ilegal instalar o Mac OS X em computadores não Mac. No conceituado site Ars Technica (http://arstechnica.com/index.ars) saiu agora um texto onde se fala precisamente de um método para fazer isso, instalando o Leopard. O curioso é que o autor do texto avisa o leitor de que isso viola os contratos de utilização e previne-o de um hipotético risco em que ele pode incorrer, citando:
"don't blame us if Steve Jobs comes to your house and sleeps with your mother in order to exact retribution"
Fiquei de boca aberta, nem me atrevo a traduzir!
Para ver o texto completo, clicar aqui (http://arstechnica.com/journals/apple.ars/2007/11/16/leopard-successfully-installed-and-run-on-budget-minded-eeepc).
ruimoura 17-11-2007, 11:47 Já se sabe que é ilegal instalar o Mac OS X em computadores não Mac. No conceituado site Ars Technica (http://arstechnica.com/index.ars) saiu agora um texto onde se fala precisamente de um método para fazer isso, instalando o Leopard. O curioso é que o autor do texto avisa o leitor de que isso viola os contratos de utilização e previne-o de um hipotético risco em que ele pode incorrer, citando:
"don't blame us if Steve Jobs comes to your house and sleeps with your mother in order to exact retribution"
Fiquei de boca aberta, nem me atrevo a traduzir!
Para ver o texto completo, clicar aqui (http://arstechnica.com/journals/apple.ars/2007/11/16/leopard-successfully-installed-and-run-on-budget-minded-eeepc).
Qual é exactamente o espanto? Não percebi, desculpa ...
Qual é exactamente o espanto? Não percebi, desculpa ...
A surpresa foi provocada pela leitura do texto que está entre aspas e em inglês como no original. Eu não esperava tal imagem ou argumento.
Tuaregue 17-11-2007, 12:12 ahh o belo humor, nunca fez mal a ninguém.
diogovans 17-11-2007, 12:12 Sinceramente também não acho nada por aí além:dormir2:
[PC]Räzzo 17-11-2007, 12:44 me neither
E uma piadazita
Ainda não foi inventada a piada universal.
A única coisa que acho de chocante no artigo é estarem discutir ilegalidades num site tão conhecido com a Ars Technica.
ilovewww 17-11-2007, 13:12 bleh...
Nada do que eles fizeram é ilegal, ponto -> .
Noticia em questão:
http://arstechnica.com/journals/apple.ars/2007/11/16/leopard-successfully-installed-and-run-on-budget-minded-eeepc
Se isso é discutir ilegalidades...blah^2
MultiSpeed 17-11-2007, 13:13 Para mim o Steve Jobs era esperto se deixasse ou criasse o seu Mac OS X de maneira a que o mesmo pudesse ser utilizado em qualquer plataforma.
Ou pelo menos criar uma versão Free Trial para que se pudesse avaliar o OS X durante, sei lá, 30 dias.
Eu sou um dos que gostaria de experimentar o sistema Mac mas lamento imenso, não vou dar uma pipa de massa por um computador MAC só para experimentar o seu SO. Eu não compro um carro só porque me dizem que é bom, experimento e depois é que vejo se é para mim.
E a verdade é que nenhum dos meus amigos, familiares e conhecidos tem um Mac, é tudo sistema Windows.
Se realmente o Mac OS X é mesmo assim tão inovador e espectacular como dizem, a Apple só teria a ganhar em dar a hipotese aos users de Windows de poderem experimentar o seu sistema operativo numa versão Free Trial completamente funcional.
Acredito que provávelmente roubariam muitos users ao tio Bill, bem mais do que aqueles que têm conseguido roubar.
Just my 2 cents.
Cumps :)
Kamikazy69 17-11-2007, 13:16 Não choca ninguém o artigo. As pessoas preferem um pc com OS X por 1600 euros com uma geforce X do ke um macbook a 1600 sem a tal placa gráfica. Eu percebo-os perfeitamente, mas não quer dizer que o faça, e eles próprios sabem que não vão ser apanhados por niguém. Já agora deixo um link para um artigo interresante, sobre o benchmark dum hackintosh vs mac pro vs macbook pro (http://lifehacker.com/software/benchmarks/hackintosh-vs-mac-pro-vs-macbook-pro-benchmarks-322866.php).
E para os mais preguisoços deixo aqui os resultados: (vejam quem fica a ganhar)
http://www.lifehacker.com/assets/resources/2007/11/Xbench%20Comparison%20Chart.png
Não estão muito bem feitas essas comparações.
Se querem tanto correr o OS X comprem um mac, há macs bastante baratos. E o que quer que digam, correr OS X numa máquina que não seja Apple, é ilegal. Ponto ->.
Sim, eu também se quisesse tinha comprado um portátil aí merdoso e barato e posto o OS X em vez de comprar o meu MBP. Mas nunca seria a mesma coisa, nem nunca teria a mesma qualidade ;)
sir_atmc 17-11-2007, 13:31 Para mim o Steve Jobs era esperto se deixasse ou criasse o seu Mac OS X de maneira a que o mesmo pudesse ser utilizado em qualquer plataforma.
Ou pelo menos criar uma versão Free Trial para que se pudesse avaliar o OS X durante, sei lá, 30 dias.
Eu sou um dos que gostaria de experimentar o sistema Mac mas lamento imenso, não vou dar uma pipa de massa por um computador MAC só para experimentar o seu SO. Eu não compro um carro só porque me dizem que é bom, experimento e depois é que vejo se é para mim.
E a verdade é que nenhum dos meus amigos, familiares e conhecidos tem um Mac, é tudo sistema Windows.
Se realmente o Mac OS X é mesmo assim tão inovador e espectacular como dizem, a Apple só teria a ganhar em dar a hipotese aos users de Windows de poderem experimentar o seu sistema operativo numa versão Free Trial completamente funcional.
Acredito que provávelmente roubariam muitos users ao tio Bill, bem mais do que aqueles que têm conseguido roubar.
Just my 2 cents.
Exactamente. Acho que lançar uma versão tipo Live CD era execelente, assim as pessoas ao menos podiam testar o SO. Mas eles lá sabem.
Nunca irá acontecer. A Apple não faz dinheiro a vender SOs, faz dinheiro a vender computadores.
Se quiserem experimentar OS X vão a uma loja que venda ou peçam a um amigo. Não há desculpas aí :lol:
MultiSpeed 17-11-2007, 13:44 Ninguém está a arranjar desculpas e parece-me que tu não estás a perceber a questão (ou a não querer perceber).
Versões Free Trial não é nada do outro mundo e para quem tem uma quota tão reduzida do mercado de software e hardware, ser mula teimosa como a Apple é apenas demonstra fraca visão empresarial.
Um Free Trial levaria de certeza muitas pessoas a optarem por um sistema Mac de raíz. O Firefox não ganhou a projecção que ganhou nem angariou os milhões de utilizadores que hoje tem sendo um sistema elitista e fechado, antes pelo contrário. Deu-se a conhecer à comunidade dizendo: "experimentem-me e façam a vossa escolha!" E milhões de pessoas fizeram essa escolha e continuam a fazer.
Coisa que a Apple não faz e está, óbviamente, no seu direito de não o fazer. Só que assim ficam-se pelas migalhas que sobram da Microsoft.
Eu sempre fui user de Windows mas não tenho contrato de exclusividade com o tio Bill. Tenho uma grande curiosidade em experimentar o SO da MAC, mas convenhamos.... não vou gastar 1600 euros num MAC só para ver se de facto gosto do SO.
O Steve Jobs é muito virado para o seu umbigo, mas isso já se sabe há muito tempo. É por isso que há-de estar sempre em 2º plano em relação ao tio Bill e à Microsoft no mercado mundial de computadores e software.
Migalhas? Fraca visão empresarial? :lol:
As acções da Apple valorizaram mais que 100% nos últimos anos:
http://finance.google.com/finance?fstype=bi&q=aapl
http://finance.yahoo.com/q/bc?s=AAPL&t=5y&l=on&z=m&q=l&c=
Em 1997 a Apple estava na falência.
Se chamas a isso fraca visão empresaria então pronto, no comments.
ilovewww 17-11-2007, 13:56 Instalar Mac numa máquina não apple vai contra o EULA, mas continua a ser opção de cada um.
E toda essa treta não é para aqui chamada no que diz respeito ao artigo da ars technica, não ha ali nada de ilegal.
Olha, para copiares um cd é preciso:
Um cd virgem
Um cd original
Uma drive que grave cds
Cometi algum ilegalidade ao explicar isto? E a ars technica nem foi tão longe...portanto não compreendo a apreensão deste pessoal.
Quantas versões free trial é que há do Windows Xp ou Vista???
Enfim...
Qualquer apple store tem computadores prontos a experimentar o sistema operativo. Se tiverem interessados em comprar dirijam-se lá e comparem.
Nenhum stand de automóveis, leva o carro a casa das pessoas e diz, "olhe fique lá aí com o automóvel 30 dias e depois devolva sim?"
Instalar Mac numa máquina não apple vai contra o EULA, mas continua a ser opção de cada um.
E toda essa treta não é para aqui chamada no que diz respeito ao artigo da ars technica, não ha ali nada de ilegal.
Olha, para copiares um cd é preciso:
Um cd virgem
Um cd original
Uma drive que grave cds
Cometi algum ilegalidade ao explicar isto? E a ars technica nem foi tão longe...portanto não compreendo a apreensão deste pessoal.
Vai contra o EULA sim ;)
É ilegal instalar um sistema MAC num Pc ? É.
Nenhum de vocês tem nada ilegal nos vossos computadores ? :joker:
Tb não compro um Mac para experimentar o sistema operativo, prefiro comprar um PC/portátil com os componentes que eu quero, porque tenho melhor desempenho e é mais barato.
Já agora...Estive a experimentar o Leopard num POrtatil HP de um amigo e é muito giro :002:
MultiSpeed 17-11-2007, 14:12 Quantas versões free trial é que há do Windows Xp ou Vista???
Digamos que em cada casa de amigos/familiares, escola, biblioteca, cibercafé, etc há forma de experimentar o sistem Windows. É um sistema que faz parte da vida das pessoas tal e qual como o telefone ou televisão. E caso não saibas há versões trial gratuitas do Windows XP Professional (pelo menos a x64 existe, não sei se há de 32 bits)
Qualquer apple store tem computadores prontos a experimentar o sistema operativo. Se tiverem interessados em comprar dirijam-se lá e comparem.
Posso instalar programas, gravar CD's, trabalhar as minhas fotos, fazer downloads da net, utilizar o sistema de backups, instalar e experimentar software third-party? Se for assim então vou a uma apple store. Agora se for para experimentar só o que eles deixam e querem, então lamento mas é pior que um Test drive de um carro com o melga do vendedor ao lado (o que hoje em dia já acontece cada vez menos, e ainda bem).
Nenhum stand de automóveis, leva o carro a casa das pessoas e diz, "olhe fique lá aí com o automóvel 30 dias e depois devolva sim?"
Claro que não e sabes porquê? Porque um carro custa milhares de contos e não é passível de ficar inutilizado sem custo elevado ao fim de 30 dias, enquanto que um mísero CD ou DVD com uma versão Trial de um SO, tem um custo inferior ao de 2 maços de tabaco e ao fim de 30 dias deixa de funcionar sem quaisquer problemas ou custos elevados para quem o forneceu. É um princípio básico de marketing, boa penetração publicitária, de preferência interactiva e com baixíssimo custo.
Isto só para te mostrar como a tua comparação de "deixar o carro 30 dias com alguém" é perfeitamente absurda.
Cumps.
Quanto à ilegalidade, nada a comentar...
Quanto á expressão usada... francamente!!!!! Não considerar isso ofensivo é no mínimo absurdo! Ou tem fraco domínio do vasto vocabulário que poderia ser utilizado para expressar o quanto é errado esse procedimento!
A lógica do tudo serve, tudo na boa... leva, regra geral, ao caos! Que mais tarde ou mais cedo acaba em faltas de respeito!
Ou por acaso alguém não ficava ofendido se fosse em causa própria? Eu ficava...., além de uma falta de respeito, digna de qualquer um que não tenha educação, é ofensivo!
É ilegal instalar um sistema MAC num Pc ? É.
Nenhum de vocês tem nada ilegal nos vossos computadores ? :joker:
Tb não compro um Mac para experimentar o sistema operativo, prefiro comprar um PC/portátil com os componentes que eu quero, porque tenho melhor desempenho e é mais barato.
Já agora...Estive a experimentar o Leopard num POrtatil HP de um amigo e é muito giro :002:
Não tenho nada de ilegal no meu computador. 0 sofware pirata ;)
Satisfeito?
Satisfeito?
Fantástico! Como nunca deves ter copiado um cd/dvd música/filmes, ou sequer tido uma multa de estacionamento vais ter um lugar no céu.
Já agora que sistema operativo usas ? Leopard?
Fantástico! Como nunca deves ter copiado um cd/dvd música/filmes, ou sequer tido uma multa de estacionamento vais ter um lugar no céu.
Já agora que sistema operativo usas ? Leopard?
lá por ter feito não quer dizer que faça. há um ponto em que uma pessoa cresce e pensa nessas coisas.
se fores a tentar, habituas-te e não sentes falta nenhuma do software pirata..
e se ninguém tivesse atitudes correctas, onde é que grandes empresas como a Apple já iam?
atitudes correctas, onde é que grandes empresas como a Apple já iam?
Atitudes correctas, a Apple?????
Atitudes correctas é tudo o que é baseado em open-source, isso sim.Vê o novo sistema operativo da google para smartphones. Os gajos lançaram o Android, deram o código e oferecem milhões de dolares para as pessoas desenvolverem aplicações, em 2 dias superaram todas as melhores previsões da Google em termos de aplicações.
No Iphone não metes lá nada.Bah!!!
Apple e Microsoft não são assim tão diferentes na obtenção do lucro.
P.S.- Tb tenho um Portátil tudo Open-source, nada pirateado :)
oi?
enfim.. o que raio é que esse pseudo-post tem a ver com o que eu disse?
já fazias quote da frase inteira e não duma parte à tua escolha sem contexto nenhum.. eu disse "se não houvesse gente com atitudes correctas (...)", não estava a falar de empresa nenhuma, mas sim do demio.
ilovewww 17-11-2007, 15:20 Vai contra o EULA sim ;)
Eu disse que não ia?
Eu disse que não ia?
Oops, tinha lido mal a tua frase. Sorry :)
MultiSpeed 17-11-2007, 16:33 oi?
enfim.. o que raio é que esse pseudo-post tem a ver com o que eu disse?
já fazias quote da frase inteira e não duma parte à tua escolha sem contexto nenhum.. eu disse "se não houvesse gente com atitudes correctas (...)", não estava a falar de empresa nenhuma, mas sim do demio.
Não vês que se ele usasse a tua frase dentro do contexto, os seus argumentos pró-Open Source ficavam completamente desfazados do que se discute e não serviam para nada?
Ele há cada um... :joker:
pa quem quer experimentar o mac os, arranjem linux pq o osx é baseado numa distro de linux, (é capaz de ser o ubuntu mas n me lembro)
pa quem quer experimentar o mac os, arranjem linux pq o osx é baseado numa distro de linux, (é capaz de ser o ubuntu mas n me lembro)
:lol: :lol:
O Mac OS X não é baseado nada em Linux, mesmo nada.
Tem certas raízes no BSD, mas nada em Linux.
O Kernel vem do BSD, mas já sofreu muitas alterações ao longo do tempo que o põe um pouco longe do BSD.
Mr. Brightside 17-11-2007, 16:52 pa quem quer experimentar o mac os, arranjem linux pq o osx é baseado numa distro de linux, (é capaz de ser o ubuntu mas n me lembro)
This post made my day! :lol:
ok, erro meu, eu admito :lol:
- Mac OS X is Darwin with the Aqua GUI, with more enhanced features etc.
WackyMac 17-11-2007, 22:15 Fanboy na área...
Primeiro... não percebo o que faz aqui um user com um banner a dizer "Apple sucks!". É o mesmo que ir para a Cova da Moura com um cartaz com comentários racistas.
Depois, um Mac OS X em Live CD? E ia correr a que velocidade? É que o OS não é totalmente carregado em RAM (até o Windows não o é). Conforme se vão fazendo coisas, as várias partes vão sendo carregadas e descartadas, conforme a RAM vai sendo gerida. Um OS a correr do CD seria um bocado lento e transmitiria uma ideia completamente errada do desempenho desse mesmo OS.
Mais, será comercialmente viável para a Apple despender recursos para criar um Live CD? Não me parece.
Para além de haver Macs muito baratos, actualmente os Macs correm todos o Windows. Até há quem compre um Mac para lá ter exclusivamente o Windows (que é o equivalente em estupidez, a comprar um Ferrari para andar com ele a empurrá-lo ao longo da estrada). Portanto, se querem uma máquina versátil que pode correr Windows "em todo o seu esplendor" (expressão difícil de conciliar, numa mesma frase ;)) e o Mac OS, tudo isto sem qualquer tipo de ilegalidade, comprem um Mac.
Rui Batista
diogovans 18-11-2007, 09:11 Primeiro... não percebo o que faz aqui um user com um banner a dizer "Apple sucks!". É o mesmo que ir para a Cova da Moura com um cartaz com comentários racistas.
Depois, um Mac OS X em Live CD? E ia correr a que velocidade? É que o OS não é totalmente carregado em RAM (até o Windows não o é). Conforme se vão fazendo coisas, as várias partes vão sendo carregadas e descartadas, conforme a RAM vai sendo gerida. Um OS a correr do CD seria um bocado lento e transmitiria uma ideia completamente errada do desempenho desse mesmo OS.
Mais, será comercialmente viável para a Apple despender recursos para criar um Live CD? Não me parece.
Para além de haver Macs muito baratos, actualmente os Macs correm todos o Windows. Até há quem compre um Mac para lá ter exclusivamente o Windows (que é o equivalente em estupidez, a comprar um Ferrari para andar com ele a empurrá-lo ao longo da estrada). Portanto, se querem uma máquina versátil que pode correr Windows "em todo o seu esplendor" (expressão difícil de conciliar, numa mesma frase ;)) e o Mac OS, tudo isto sem qualquer tipo de ilegalidade, comprem um Mac.
Rui Batista
Eles não querem comprar Macs... Epá eu cá acho que se quiserem experimentar devem pedir emprestado a um amigo se não há ningúem azar.... a Apple agora está a expandir-se que esperem pelo resultado
Ainda se a diferença de preço entre um Mac e um PC (IBM compatível) fosse à mesma escala que a diferença entre um Ferrari e um Opel Corsa, ainda compreendia.
Mas, se um Ferrari custasse apenas mais €1000 que o preço de um Opel Corsa (ou um Mitsubishi Colt, como é o meu caso ;)), eu comprava um Ferrari.
Se querem um computador bom com um excelente OS, comprem um Mac. E mai nada!!
Rui Batista
Isso quer dizer que um Mac custa apenas mais 1000 euros que um PC não Mac?
Então como é que eu comprei o meu por 600 ou 700 euros? Enganaram-se no preço, ou o meu não é um Mac?
P.S. Eu não deixava o meu pequeno utilitário para conduzir um Ferrari. Andar na rua a conduzir um Ferrari, para mim era a mesma coisa que andar vestido à Elvis Presley, de calças brancas, botas amarelas de tacão alto e camisa aberta no peito, com este fresquinho daqui (acho que ainda esta noite estiveram -6 C. ou algo do género).
R.Raposo 18-11-2007, 12:21 Vocês ja viram que raio de post começou e por onde isto esta a ir? Informaticos a falarem de "ilegalidade" e associações de SO's a carros. Mas concordo em que deviam expandir o Mac OS para outros sistemas legalmente mas se não gostam de dinheiro o problema é deles.
:kfold:
Dinheiro? Como? Até hoje ainda nenhum utilizador Windows me mostrou o DVD com o sistema operativo. Será que o compraram mesmo?
http://www.hardvision.ru/news/img/9882xpsp2_cd_scan.jpg
agora já viste :)
e o meu ódio pela apple é pelo preço abusivo, e muitos compradores de macs, tornaram-se fanboys totais, dizendo que a mac é a melhor coisa deste universo
ps: eu sou um hateboy :lol:
Claro, vi e deve estar bem fresquinho, agarradinho à morada de um site da Rússia.
WackyMac 18-11-2007, 12:49 http://www.hardvision.ru/news/img/9882xpsp2_cd_scan.jpg
agora já viste :)
e o meu ódio pela apple é pelo preço abusivo, e muitos compradores de macs, tornaram-se fanboys totais, dizendo que a mac é a melhor coisa deste universo
ao passo que tu és o preciso oposto e tu é q tás bem, né? Deves ter visto muitas vezes o Justiceiro quando eras puto, ou ainda deves ser... Tu e o Peidina, era casamento certo. Faz-te à vida!
Edit: Este tópico já era...
Edit2: @Lidador, eu tenho um Vista Business original. :p
Mr. Brightside 18-11-2007, 12:50 Tu e o Peidina, era casamento certo. Faz-te à vida!
Havia de ser bonito, havia... :lol:
ao passo que tu és o preciso oposto e tu é q tás bem, né? Deves ter visto muitas vezes o Justiceiro quando eras puto, ou ainda deves ser... Tu e o Peidina, era casamento certo. Faz-te à vida!
nem por isso, e eu n disse que era o meu cd :016:
...e o meu ódio pela apple é pelo preço abusivo, e muitos compradores de macs, tornaram-se fanboys totais, dizendo que a mac é a melhor coisa deste universo
Mas então o que é que fazes aqui neste fórum?!?!?
Ah, e a qualidade paga-se. Por isso os Mac são ligeiramente mais caros.
Rui Batista
SoundSurfer 18-11-2007, 16:46 Ainda não foi inventada a piada universal.
Já foi sim, mas mata de riso quem a ler.
decididamente o topico vai descarrilado :001:
Foi-se criando uma "mania" e há dois lados da guerra:
- quem tem €, comprou um MAC, e está totalmente satisfeito com o computador tal como vem
- quem nao tem tanta disponibilidade financeira, prefere montar um computador à sua medida e gosta de experimentar novos SOs
De facto a apple pode estar a perder muitos clientes ao nao oferecer versoes trial... mas todos nos sabemos no que isto ia dar... quando há equipas de 1.000 a desenvolver para bem, no mesmo momento há 100.000 a tentar destruir o que está feito. O que acontece é que com uma versao trial, rapidamente ia haver versoes crakadas, etc, e a VISAO dos senhores da apple está muito afinada nesse sentido. é preferivel vender menos e nao cair no banalismo, vender os SO agarrados ao PC, do que vender milhoes, e serem processados milhares de vezes ao ano, e verem todos os dias milhoes de copias dos seus sistemas operativos, resultando em milhoes de prejuizo.
sir_atmc 18-11-2007, 17:26 Primeiro... não percebo o que faz aqui um user com um banner a dizer "Apple sucks!". É o mesmo que ir para a Cova da Moura com um cartaz com comentários racistas.
Rui Batista
Às vezes custa-me a acreditar nas coisas que leio. Podes-me explicar a razão dessa frase? É que é bastante curioso, no meu PC o Windows corre em todo o seu esplendor. Alias, até corre com uma performance muito boa. E quem diz o Windows diz a minha distro de Linux. Só o OS X é que tem esplendor?
Ainda se a diferença de preço entre um Mac e um PC (IBM compatível) fosse à mesma escala que a diferença entre um Ferrari e um Opel Corsa, ainda compreendia.
Mas, se um Ferrari custasse apenas mais €1000 que o preço de um Opel Corsa (ou um Mitsubishi Colt, como é o meu caso ;)), eu comprava um Ferrari.
Se querem um computador bom com um excelente OS, comprem um Mac. E mai nada!!
Rui Batista
Excelente OS ponto e virgula. Até o Windows é um excelente OS. Ambos o são, dependendo do uso que se dá ao computador.
Eu às vezes fico impressionado com estas coisas. Eu até pensava que tu eras um user que tinha a capacidade de argumentar quando achavas que um era melhor que o outro. Mas agora vens dizer estas coisas? Ah, é melhor, porque é.
Dinheiro? Como? Até hoje ainda nenhum utilizador Windows me mostrou o DVD com o sistema operativo. Será que o compraram mesmo?
Queres vir aqui fazer uma visita a minha casa? (para mostrar o DVD obviamente :lol: )
Rui Batista
A qualidade? Mas qual é a diferença da qualidade de um Mac para um Sony ou para um Toshiba ou para um Asus?
Ah, estava-me a esquecer que os Apple também fazem de aquecedores para as pernas :)
Da última vez que peguei num Mac, coloquei-o nas pernas e fiquei realmente impressionado com a função de aquecedor daquilo. Parece o Toshiba da minha mãe com 3 anos, quase 4.
Paulo Truta 18-11-2007, 17:44 Ah, estava-me a esquecer que os Apple também fazem de aquecedores para as pernas :)
HA, HA!!! OWNED! :lol: Adorei...
Qualquer sistema operativo é excelente comparado com o que nós podemos fazer... Também é excelente dependendo do uso que cada pessoa lhe dá... Cada sistema operativo tem os seus fortes e fracos... mas defacto (E sem ser anti-mac), não vejo o MAC a enquadrar-se aqui, a não ser na parte da ''indústria de aquecedores''... :lol:
Cumps...
Rui Batista
É precisamente por causa disto que o pessoal acha que os mac users são fanáticos. Quem ler isso, pensa que um mac tem qualidade superior aos outros do mercado. Não tem. Há certos riscos que tens quando compras um equipamento, um mac não está isento de vir a sofrer disso.
Que estejas satisfeito com o teu equipamento é uma coisa, eu também estou. Mas tenho muitos colegas com Acer, por exemplo, (e peguei já aqui numa marca com uma conotação má de propósito) que estão igualmente satisfeitos e nunca tiveram um problema.
Se vierem para aqui com slogans "para quê pagar mais?", o pessoal ri-se devido à conotação que a marca tem. Mas é o mesmo que o Fork vir para aqui dizer que o pessoal da apple não passam de sucateiros :)
Cada um com os seus pontos de vista (lol), não é preciso impôr a nossa perspectiva a ninguém..
Quem quer que seja que compare um portátil Apple com um de outra marca qualquer (sem ser IBM/Lenovo e talvez! Sony Vaio) e diga que o Apple não tem melhor qualidade de construção então acho que essa pessoa precisa de óculos urgentemente ;)
Para: sir_atmc
"Queres vir aqui fazer uma visita a minha casa? (para mostrar o DVD obviamente)"
Agradeço o convite, que recuso gentilmente.
Dentro da cultura Mac ninguém nega que alguns PC's tenham boa construção a nível de engenharia, o argumento é que eles estão a ser "desperdiçados" com tal sistema operativo instalado. E não é só na cultura Mac que se pensa assim, veja aqui este texto, com gráficos e tal, o título é "O que a Intel dá, a Microsoft tira (http://exo-blog.blogspot.com/2007/09/what-intel-giveth-microsoft-taketh-away.html)". Parece um texto escrito por utilizadores do Microsoft Windows e não por fan boys Mac.
Quem quer que seja que compare um portátil Apple com um de outra marca qualquer (sem ser IBM/Lenovo e talvez! Sony Vaio) e diga que o Apple não tem melhor qualidade de construção então acho que essa pessoa precisa de óculos urgentemente ;)
Com melhor qualidade de construção queres dizer o quê ao certo?
Que visualmente tem melhor aspecto ou se ambos cairem ao chão, um parte-se todo e o mac fica inteiro? :003:
Ser visualmente mais bonito não implica ter mais funcionalidade (ver heat issues).
Qualidade de construção:
-Robustez
-Eficácia em dissipação de calor (os macs são tão quentes porque fazem muita dissipação passiva do calor, sendo assim muito silenciosos. Mas se quiserem podem instalar o SMC Fan control e torná-lo mais fresquito e mais barulhento).
-Qualidade dos materias usados.
-Qualidade dos painéis LCD
-Qualidade e layout do computador em si.
-O look (não podia deixar de figurar aqui)
-A qualidade de som (a qualidade das colunas do meu MBP 2.4 continua imbatível em relação aos portáteis com que já o comparei até hoje).
-A qualidade das teclas (nunca utilizei teclados tão agradáveis como os da Apple).
-A qualidade do trackpad (sempre que tenho de utilizar portáteis Wintel, os trackpads são uma miséria, o scrolling, a ergonomia dos botões...).
-O MagSafe ^_^
-A câmera incorporada (esta não sei como se compara com a de outros portáteis, mas sei que é muito melhor que uma creative que tinha cá em casa, e esta não tinha sido barata).
-Etc (se me lembrar de mais, posto ;)).
Oh boy.. Se eu refutar mais de metade disso, fico a ser windows fanboy ou passo só por mac hater?
E eu tenho um MBP lol não devo ter apanhado o bichinho...
Ainda bem que estás satisfeito com a tua máquina, mas não concordo com mais de metade das linhas que aí meteste em relação a outros portáteis existentes no mercado :)
zoidberg 18-11-2007, 18:11 Alguém que ponha um ponto final nesta discussão Apple vs Microsoft vs marcas de HW!
Quem quer compra, quem n quer não compra! Eu já andei também a tentar "mudar o mundo", mas não vale a pena!
Sempre a discutir o sexo dos anjos...
diogovans 18-11-2007, 18:16 Oh boy.. Se eu refutar mais de metade disso, fico a ser windows fanboy ou passo só por mac hater?
E eu tenho um MBP lol não devo ter apanhado o bichinho...
Ainda bem que estás satisfeito com a tua máquina, mas não concordo com mais de metade das linhas que aí meteste em relação a outros portáteis existentes no mercado :)
Então desmente-as com argumentos... simples
Mais lenha pra a fogueira? Se ainda não tiver chegado ao ponto em que os posts vão ser apagados, é locked..
Esses pontos são facilmente refutáveis abrindo o google, só não vê quem não quer :) Desde que ele esteja satisfeito ok mas agora virem dizer que é melhor que outros.. Se quiseres mesmo aponto só um, sem argumentos, quem quiser que pesquise, já foi debatido aqui inclusive:
;)
WackyMac 18-11-2007, 18:41 HA, HA!!! OWNED! :lol: Adorei...
Qualquer sistema operativo é excelente comparado com o que nós podemos fazer... Também é excelente dependendo do uso que cada pessoa lhe dá... Cada sistema operativo tem os seus fortes e fracos... mas defacto (E sem ser anti-mac), não vejo o MAC a enquadrar-se aqui, a não ser na parte da ''indústria de aquecedores''... :lol:
Cumps...
explica lá outra vez...?falas de SOs...depois de MACs...
greatbunzinni 18-11-2007, 18:43 Eu acho piada ao pessoal que acredita que instalar software pode ser ilegal. Mas que falta de contacto com a realidade.
Watermelon 18-11-2007, 18:44 Esta thread merece o prémio de "Tópico mais deprimente de 2007" :D
A sério, parem lá de discutir coisas sem importância! Experimentem o sistema e tirem as vossas conclusões ;)
WackyMac 18-11-2007, 18:48 Ah, estava-me a esquecer que os Apple também fazem de aquecedores para as pernas :)
Da última vez que peguei num Mac, coloquei-o nas pernas e fiquei realmente impressionado com a função de aquecedor daquilo. Parece o Toshiba da minha mãe com 3 anos, quase 4.
Fizeste-me lembrar uma cena... No outro dia na UM, na biblioteca, pediram a uma rapariga para sair com o Asus M6 dela porque as ventoínhas incomodavam o pessoal... Não quero dizer com isto nada a favor da Apple, mas há sempre qq coisa q falha num portátil. Mas concordo contigo num ponto. A qualidade única da Apple já lá vai. Felizmente muitos PC makers aperceberam-se do assunto e começaram a dispensar bastante atenção na qualidade e design dos produtos: Asus, Sony, etc, são exemplos. Aliás...é a própria Asus a fabricar os portáteis da Apple.
Esta thread merece o prémio de "Tópico mais deprimente de 2007" :D
A sério, parem lá de discutir coisas sem importância! Experimentem o sistema e tirem as vossas conclusões ;)
já experimentei, gostei, e foi a unica coisa que gostei (n abri o pc pa ver a qualidade de construção), depois olhei para o preço..., se os macs fossem + baratos, eu tinha um sem problemas com xp em dual boot (autocad e afims)
WackyMac 18-11-2007, 18:53 Eu acho piada ao pessoal que acredita que instalar software pode ser ilegal. Mas que falta de contacto com a realidade.
Isso é uma piada?
Só tenho pena que não sejas um developer e sintas na pele o que custa ver as tuas apps pirateadas. Não queres pagar, vira-te para o open-source...Tão simples como isso.
Eu disse simplesmente "a qualidade paga-se" e assumiram logo que eu disse "os Macs são construidos com melhores materiais, pelos melhores técnicos".
Por "qualidade" refiro-me ao binómio hardware/software. Um Mac É REALMENTE SUPERIOR porque o OS foi feito a pensar para a máquina em questão e ambos trabalham em uníssono. Não é uma máquina genérica, feita com peças compradas em 10 lojas diferentes, com um OS que, para garantir que pode funcionar em qualquer combinação de hardware possível, tem de incluir triliões de pentalhões de drivers e snippets de código.
É um conjunto máquina/OS bem pensado e que liberta o average-user de preocupações como, anti-vírus, anti-malware, dll's, possibilita reorganizar o disco como se queira e quando se queira, não interrompe o user com avisos, e balões e "tem a certeza, sim/não?" dezenas de vezes ao dia.
Ou seja, quem quer trabalhar e fazer do trabalho um prazer, o Mac com o seu OS são a panaceia. Sim, porque quando disse "qualidade" também me referia a "qualidade" de vida. E um Mac (com o OS X) permite uma maior qualidade de vida a quem o usa, seja para lazer, seja para trabalho.
E quem desmentir o que eu disse é porque só usou Windows até agora. E quem desmentir e disser que também já usou OS X, é porque o fez apenas para "dar uma voltinha a ver como é".
Porque sei que quem for tentar desmentir o que disse, é porque ainda não experimentou MESMO. Eu já experimentei ambos os mundos. E, infelizmente, ainda tenho de, por vezes, usar Windows. E realmente... não tem nada a ver.
Rui Batista
rasputine 18-11-2007, 19:24 Já foi sim, mas mata de riso quem a ler.
É uma pena que ninguém mais tenha dado conta desta referência aos Monty Python... ;)
Já agora fica aqui a piada completa:
Wenn ist das Nunstück git und Slotermeyer? Ja! ... Beiherhund das Oder die Flipperwaldt gersput.
Mas a do PT7 quase que ultrapassa esta... quase, vá lá.
Quanto à fiabilidade, e o porquê dos Mac serem melhores que Windows, na minha opinião é somente devido ao Mac OS X, e à forma como está integrado ao Hardware... mais nada, tudo o resto é mais um PC. Como é óbvio para alguns utilizadores de PC, que necessitem alterar frequentemente os seus computadores um Mac é a pior máquina que pode existir, para todos os outros o Mac é uma excelente opção.
Eu disse simplesmente "a qualidade paga-se" e assumiram logo que eu disse "os Macs são construidos com melhores materiais, pelos melhores técnicos".
Por "qualidade" refiro-me ao binómio hardware/software. Um Mac É REALMENTE SUPERIOR porque o OS foi feito a pensar para a máquina em questão e ambos trabalham em uníssono. Não é uma máquina genérica, feita com peças compradas em 10 lojas diferentes, com um OS que, para garantir que pode funcionar em qualquer combinação de hardware possível, tem de incluir triliões de pentalhões de drivers e snippets de código.
É um conjunto máquina/OS bem pensado e que liberta o average-user de preocupações como, anti-vírus, anti-malware, dll's, possibilita reorganizar o disco como se queira e quando se queira, não interrompe o user com avisos, e balões e "tem a certeza, sim/não?" dezenas de vezes ao dia.
Ou seja, quem quer trabalhar e fazer do trabalho um prazer, o Mac com o seu OS são a panaceia. Sim, porque quando disse "qualidade" também me referia a "qualidade" de vida. E um Mac (com o OS X) permite uma maior qualidade de vida a quem o usa, seja para lazer, seja para trabalho.
E quem desmentir o que eu disse é porque só usou Windows até agora. E quem desmentir e disser que também já usou OS X, é porque o fez apenas para "dar uma voltinha a ver como é".
Porque sei que quem for tentar desmentir o que disse, é porque ainda não experimentou MESMO. Eu já experimentei ambos os mundos. E, infelizmente, ainda tenho de, por vezes, usar Windows. E realmente... não tem nada a ver.
Rui Batista
R.Raposo 18-11-2007, 19:36 É uma pena que ninguém mais tenha dado conta desta referência aos Monty Python... ;)
Wenn ist das Nunstück git und Slotermeyer? Ja! ... Beiherhund das Oder die Flipperwaldt gersput.
Quanto à fiabilidade, e o porquê dos Mac serem melhores que Windows, na minha opinião é somente devido ao Mac OS X, e à forma como está integrado ao Hardware... mais nada, tudo o resto é mais um PC. Como é óbvio para alguns utilizadores de PC, que necessitem alterar frequentemente os seus computadores um Mac é a pior máquina que pode existir, para todos os outros o Mac é uma excelente opção.
Concordo com tudo o que se diz aqui, e tenho apple
É uma pena que ninguém mais tenha dado conta desta referência aos Monty Python... ;)
Assino em baixo.
Concordo a 100% com tudo o que o rasputine disse.
Ah, e também eu adorei o sketch Monty Pythoniano da melhor piada do mundo :)
Rui Batista
sir_atmc 18-11-2007, 20:25 Qualidade de construção:
-Robustez
-Eficácia em dissipação de calor (os macs são tão quentes porque fazem muita dissipação passiva do calor, sendo assim muito silenciosos. Mas se quiserem podem instalar o SMC Fan control e torná-lo mais fresquito e mais barulhento).
-Qualidade dos materias usados.
-Qualidade e layout do computador em si.
-O look (não podia deixar de figurar aqui)
-A qualidade de som (a qualidade das colunas do meu MBP 2.4 continua imbatível em relação aos portáteis com que já o comparei até hoje).
-A qualidade das teclas (nunca utilizei teclados tão agradáveis como os da Apple).
-A qualidade do trackpad (sempre que tenho de utilizar portáteis Wintel, os trackpads são uma miséria, o scrolling, a ergonomia dos botões...).
-O MagSafe ^_^
-A câmera incorporada (esta não sei como se compara com a de outros portáteis, mas sei que é muito melhor que uma creative que tinha cá em casa, e esta não tinha sido barata).
-Etc (se me lembrar de mais, posto ;)).
- Melhor dissipação do calor...acho que estás a ver mal a coisa, se o sistema em si está mais quente, qual é a vantagem de ter maior dissipação do calor? :lol: a ideia é retirar o calor do sistema, o que não acontece. (e sim, eu sei muito bem o que é dissipação de calor. Mas se consideras aquilo dissipação de calor, "vou ali e já venho")
- A qualidade de som é de facto muito boa, mas não é melhor que a qualidade, por exemplo, dos Toshiba.
- A qualidade dos paineis LCD's é realmente muito boa, nada contra. Mas também não acho que sejam melhores que a dos Vaio (para mim são imbativeis).
- A qualidade é a qualidade normal. Por acaso o meu portátil tem uma qualidade de camera muito fraca (cheira-me a drivers), mas também uso a minha Creative que, sinceramente, tem uma qualidade excelente.
Mas enfim, acho isto muito discutivel.
Alguém que ponha um ponto final nesta discussão Apple vs Microsoft vs marcas de HW!
Quem quer compra, quem n quer não compra! Eu já andei também a tentar "mudar o mundo", mas não vale a pena!
Sempre a discutir o sexo dos anjos...
Pelo menos eu, não andei com discussão Apple vs. Windows. Apenas falei nos SO's, sem nunca entrar em guerra (até referi Linux para tentar mostrar mesmo isso). A minha discussão foi mais entre Mac vs. PC's portáteis de outras marcas.
Então desmente-as com argumentos... simples
Exactamente, assim é que tem que ser.
Eu acho piada ao pessoal que acredita que instalar software pode ser ilegal. Mas que falta de contacto com a realidade.
Sinceramente não percebi.
Esta thread merece o prémio de "Tópico mais deprimente de 2007" :D
Embora eu não tenha nenhum Mac, já usei o SO (legalmente, ou seja, num Mac). E embora a minha experiencia em OS X não seja grande, alias, é muito pequena mesmo, deu para apanhar o jeito à coisa.
Fizeste-me lembrar uma cena... No outro dia na UM, na biblioteca, pediram a uma rapariga para sair com o Asus M6 dela porque as ventoínhas incomodavam o pessoal... Não quero dizer com isto nada a favor da Apple, mas há sempre qq coisa q falha num portátil. Mas concordo contigo num ponto. A qualidade única da Apple já lá vai. Felizmente muitos PC makers aperceberam-se do assunto e começaram a dispensar bastante atenção na qualidade e design dos produtos: Asus, Sony, etc, são exemplos. Aliás...é a própria Asus a fabricar os portáteis da Apple.
Claro, há sempre qualquer coisa que falha, nem eu até agora vi um portátil que seja perfeito. E isso das ventoinhas é verdade. Até o meu Asus, no inicio, tinha esse problema (mas nada de incomodativo, só se ouvia quando estava sozinho na sala e em silencio). Com o NHC ficou perfeito, quase não se ouve a ventoinha e não fica muito quente (consigo quase desligar as ventoinhas e a temperatura sobe 10 ºC). Mas eu até gosto de o manter mais fresco, porque as ventoinhas não incomodam.
E tal como tu disseste, a Apple até usa componentes de outras marcas (LOL).
já experimentei, gostei, e foi a unica coisa que gostei (n abri o pc pa ver a qualidade de construção), depois olhei para o preço..., se os macs fossem + baratos, eu tinha um sem problemas com xp em dual boot (autocad e afims)
Quanto aos preços, concordo.
Rui Batista
Agora gostei :)
mas:
o facto de o hardware ser comprado em lojas diferentes, na minha opinião, nada influencia o desempenho do mesmo. Assim podemos ter o hardware que queremos realmente. Se o OS X não permite usar um certo tipo de hardware, a culpa é da Apple. Se eu quiser usar o OS X com a placa grafica que me der na cabeça, provavelmente não posso. São estas pequenas coisas que me deixam de pé atrás...
E por fim, o que está em bold:
Infelizmente isso não é verdade. Eu gostava muito de poder jogar no OS X. Ou então de programar em .NET, coisa que está complicado (sim, eu sei que é uma tecnologia da Microsoft, mas não deixa de ser um ponto contra). (e sim, também sei que poderia usar formas de contornar isso, mas não me convence).
Não deixa de ser verdade, mas como eu disse, não acredito nisso da integração do OS X com o hardware. Não me digam que o Windows ou uma qualquer distro de Linux não tem uma performance igualmente boa se lhe colocarem lá o mesmo hardware (acho que os engenheiros não andam a brincar quando estão a fazer SO's).
Não me digam que o Windows ou uma qualquer distro de Linux não tem uma performance igualmente boa se lhe colocarem lá o mesmo hardware.
digo.
sir_atmc 18-11-2007, 20:37 digo.
Aceito a tua opinião, embora não concorde. :) Não vejo nada que me faça acreditar que isso acontece, antes pelo contrário.
claro que não ves, começando pela simples razão de não poderes ver o código de um windows..
primeiro corre mais lento porque o windows é mais lento. uma bola de neve tão confusa e tão gigante que já ninguém lhe mexe, fazendo antes remendos à volta.
e depois, é óbvio que para correr bem qualquer coisa que lá ponhas precises de mais do que tendo apenas um hardware específico como referência. Olha só o que as distros de linux tiveram que evoluir nesse aspecto, e ainda tendo milhões de incompatibilidades com hardware menos usual..
blastarr 18-11-2007, 20:52 Quantas versões free trial é que há do Windows Xp ou Vista???
Lê e chora (http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=c2c27337-d4d1-4b9b-926d-86493c7da1aa&DisplayLang=en)...
:P
Lê e chora (http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=c2c27337-d4d1-4b9b-926d-86493c7da1aa&DisplayLang=en)...
:P
isso é free trial? :-D
isso é um trial para quem já comprou o windows.. se tiveres mac/linux, tenta lá sacar aquilo? :rolleyes:
/edit: minto, li aquilo à toa e pensei que era necessário activação, e não apenas registo :P
blastarr 18-11-2007, 21:04 isso é free trial? :-D
isso é um trial para quem já comprou o windows.. se tiveres mac/linux, tenta lá sacar aquilo? :rolleyes:
Podes converter (http://www.vmware.com/products/converter/) de graça imagens de discos virtuais do MS Virtual PC/MS Virtual Server para o formato da VMware, que tem versões gratuitas para Windows e Linux do seu software de máquinas virtuais.
O MS Virtual PC e MS Virtual Server são eles próprios também freeware, como diz no link que eu dei no outro post.
A imagem virtual é uma versão 100% funcional do Windows Vista Business.
O registo para fazer download é gratuito.
E agora, que mais tens para dizer mal ?
rasputine 18-11-2007, 21:06 O facto de o Mac OS X não poder ser instalado em qualquer máquina não é culpa da Apple, é uma escolha... E sempre foi assim, excepto em determinadas alturas em que a Apple licenciou o Mac OS para correr noutras máquinas não Apple (o meu saudoso Atari 1040ST podia com alguns tweaks, mas não "legalmente" hehehehe) numa tentativa de aumentar o market share, mas que se revelou desastrosa pois estes clones comeram uma fatia generosa dos lucros da Apple, que vêm do Hardware... e não, as licenças não cobriam essas perdas.
O facto de historicamente a Apple ser uma companhia que produz o seu próprio hardware e sistema operativo é uma escolha, que ia e vai contra a escolha da Microsoft de licenciar o seu SO a tudo o que mexesse. Esta táctica da Apple tem vantagens, pois permite sistemas fechados, mais controláveis,mesmo fiáveis, e tem muitas desvantagens, veja-se o quase desaparecimento da Apple na década de 90, e o desaparecimento de marcas como a Commodore ou Atari...
O que tem muita piada é que a Apple ainda cá ande, isso é que me dá um gozo enorme... E claro que não anda por cá a fazer beneficência, anda para ganhar dinheiro e protege o seu negócio não licenciando o seu sistema para outras máquinas. Está no seu direito.
edit: desculpem mas este meu post está completamente fora do contexto, é uma tentativa de resposta a esta frase: "Se o OS X não permite usar um certo tipo de hardware, a culpa é da Apple." do user sir_atmc... Sorry
já lias o edit.. n teve nada a ver com isso :P
Sirikazy 18-11-2007, 21:10 Não se metam com o blastarr que ele raras vezes se descai. lol
blastarr,
Tens que compriender, começam a utilizar OSX e depois não querem outra coisa e passam a dizer barbaridades do windows. Tu, dia menos dia estas ca deste lado. ;) Ou não.....
Eu acho piada ao pessoal que acredita que instalar software pode ser ilegal. Mas que falta de contacto com a realidade.
Estás a falar disto (http://images.apple.com/legal/sla/docs/macosx104.pdf), certo? Mas nem vou referir a Apple para não gerar mais confusão.
Imagina que compras um portátil. Vem com o Vista e certamente oferecem-te um dvd com o sistema operativo para o poderes reinstalar se for preciso (certo?). Ora, se pegares nesse dvd e instalares o Vista nos computadores todos que tens lá em casa é legal?
blastarr 18-11-2007, 21:39 Estás a falar disto (http://images.apple.com/legal/sla/docs/macosx104.pdf), certo? Mas nem vou referir a Apple para não gerar mais confusão.
Imagina que compras um portátil. Vem com o Vista e certamente oferecem-te um dvd com o sistema operativo para o poderes reinstalar se for preciso (certo?). Ora, se pegares nesse dvd e instalares o Vista nos computadores todos que tens lá em casa é legal?
É.
Sabias que o Windows Vista pode ser instalado (e usado) sem activação (http://www.howtogeek.com/howto/windows-vista/extend-windows-vista-trial-to-120-days/) durante 120 dias (3 meses) ?
E que esse período pode ser extendido (mais uma vez legalmente (http://techrepublic.com.com/5208-6230-0.html?forumID=102&threadID=211858&messageID=2192251)) durante um ano ?
É a própria Microsoft quem reconhece (http://technet2.microsoft.com/WindowsVista/en/library/aefc41f4-a3ec-4f98-a1dc-88a0d045172b1033.mspx?mfr=true) ter criado esta feature para os fabricantes OEM.
Claro que não é moralmente correcto usar essa cópia em todos os PC's lá de casa depois desse "grace period", mas pelo menos tens essa escolha.
Agora pergunto:
Há alguma coisa semelhante do tipo "try before you buy" na Apple ?
sir_atmc 18-11-2007, 21:39 claro que não ves, começando pela simples razão de não poderes ver o código de um windows..
primeiro corre mais lento porque o windows é mais lento. uma bola de neve tão confusa e tão gigante que já ninguém lhe mexe, fazendo antes remendos à volta.
e depois, é óbvio que para correr bem qualquer coisa que lá ponhas precises de mais do que tendo apenas um hardware específico como referência. Olha só o que as distros de linux tiveram que evoluir nesse aspecto, e ainda tendo milhões de incompatibilidades com hardware menos usual..
ahah :lol: desculpa, mas deu vontade de rir. Mas que comparação, mais lento em que?
O facto de o Mac OS X não poder ser instalado em qualquer máquina não é culpa da Apple, é uma escolha... E sempre foi assim, excepto em determinadas alturas em que a Apple licenciou o Mac OS para correr noutras máquinas não Apple (o meu saudoso Atari 1040ST podia com alguns tweaks, mas não "legalmente" hehehehe) numa tentativa de aumentar o market share, mas que se revelou desastrosa pois estes clones comeram uma fatia generosa dos lucros da Apple, que vêem do Hardware... e não, as licenças não cobriam essas perdas.
O facto de historicamente a Apple ser uma companhia que produz o seu próprio hardware e sistema operativo é uma escolha, que ia e vai contra a escolha da Microsoft de licenciar o seu SO a tudo o que mexesse. Esta táctica da Apple tem vantagens, pois permite sistemas fechados, mais controláveis,mesmo fiáveis, e tem muitas desvantagens, veja-se o quase desaparecimento da Apple na década de 90, e o desaparecimento de marcas como a Commodore ou Atari...
O que tem muita piada é que a Apple ainda cá ande, isso é que me dá um gozo enorme... E claro que não anda por cá a fazer beneficência, anda para ganhar dinheiro e protege o seu negócio não licenciando o seu sistema para outras máquinas. Está no seu direito.
edit: desculpem mas este meu post está completamente fora do contexto, é uma tentativa de resposta a esta frase: "Se o OS X não permite usar um certo tipo de hardware, a culpa é da Apple." do user sir_atmc... Sorry
Processador Intel; placas Intel, Nvidia, ATi; wireless Intel; bluetooth (não é da Apple); baterias da Sony; discos rígidos de uma outra marca. É por isso que eu não percebo. Da mesma forma que a Apple faz o Mac para trabalhar bem com um certo hardware, os engenheiros da Microsoft também o fazem. Ou vão-me dizer que os engenheiros da MS não percebem nada do que andam a fazer?
Eu continuo na minha, são SO's diferentes, para utilizações diferentes. Nunca disse que o OS X era mau, antes pelo contrário, mas não o acho melhor que o Windows, nem o contrário.
Mac - 30 ou 40 combinações diferentes de hardware possíveis. Drivers bem controlados.
Windows - Milhares de Milhões de combinações diferentes de hardware possíveis. Drivers.. nem comento :P
E em relação à dissipação do calor: os macs dependem imenso da dissipação passiva para serem tão silenciosos como são. São raras as vezes que oiço as ventoinhas do meu MBP a funcionar, e isso é porque a dissipação passiva é eficaz. Mas essa dissipação passiva implica que o calor seja extraído da máquina não através de ventoinhas, mas através da caixa em si, o que faz com que a caixa aqueça bastante, o que não implica que o computador em si aqueça. Esta dissipação é bastante efectiva, e embora a caixa aqueça o que aquece, os componentes internos estão sempre a temperaturas bem fresquinhas (em termos de hardware de portátil) e sob utilização normal.
Quando se puxa pelo computador, claro que ele vai aquecer mais, mas aí sim entram as ventoinhas em acção (que não são tão barulhentas como em outros portáteis) e ele arrefece rápidamente (e isto acontece muito raramente, pelo menos comigo). As ventoinhas comigo só entraram uma vez em acção, quando eu pus dois processos de "yes > /dev/null" a correr, utilizando ambos 100% dos dois cores.
Espero ter-te elucidado um pouco de como a dissipação do calor funciona nos portáteis Apple.
blastarr 18-11-2007, 21:51 Mac - 30 ou 40 combinações diferentes de hardware possíveis. Drivers bem controlados.
Windows - Milhares de Milhões de combinações diferentes de hardware possíveis. Drivers.. nem comento :P
More than 33 million possible configurations
You’re the expert. With build-to-order options available for processors, graphics cards, memory, hard drives, optical drives, and other features and components, the über-configurable Mac Pro lets you build your personal dream machine. The Mac you’ve been waiting for.
Fonte: http://www.apple.com/macpro/
já cá devias ter aparecido antes blastarr :p
E em relação à dissipação do calor: os macs dependem imenso da dissipação passiva para serem tão silenciosos como são. São raras as vezes que oiço as ventoinhas do meu MBP a funcionar, e isso é porque a dissipação passiva é eficaz. Mas essa dissipação passiva implica que o calor seja extraído da máquina não através de ventoinhas, mas através da caixa em si, o que faz com que a caixa aqueça bastante, o que não implica que o computador em si aqueça. Esta dissipação é bastante efectiva, e embora a caixa aqueça o que aquece, os componentes internos estão sempre a temperaturas bem fresquinhas (em termos de hardware de portátil) e sob utilização normal.
:lol::lol::lol: é por isso que os processadores dos mb pro andam sempre acima dos 60 graus, porque são muito fresquinhos :002: not!
eles aquecem e não é pouco. e os chassis são desconfortáveis por também aquecerem em demasia. quase que queimam, em determinadas circunstancias!
ah, mas é um mac, por isso não pode ser um defeito, é uma "feature"
Neste caso é mesmo uma feature. Gosto quando as pessoas simplesmente ignoram factos quando mais lhe convém, factos tais como o portátil ser ultra silencioso, e quase nunca ligar as ventoinhas. Factos como se poder instalar o SMC Fan control e ter as ventoinhas sempre activas para ter o computador mais frio, mas mais barulhento (como noutros portáteis).
Sim, o chassis aquece. Sim é silencioso. Sim, pode-se alterar para que fique menos silencioso e mais frio.
Já agora, tenho o computador ligado há 2 dias, sob utilização média (correr virtual machines, iTunes, filmes, compilar coisas, etc), sem o SMC Fan Control:
http://www.carloslage.net/etc/temps.png
Claro que já o vi a aquecer até estar a 90º no CPU durante alguns segundos, sendo que as ventoinhas entraram logo em acção e desceu para os 60 e poucos. E isto foi com dois processos "yes > /dev/null" a correrem e a utilizar 100% de ambas as cores.
Enfim, já não digo mais nada. Para orelhas moucas não vale a pena falar ;)
É.
Sabias que o Windows Vista pode ser instalado (e usado) sem activação (http://www.howtogeek.com/howto/windows-vista/extend-windows-vista-trial-to-120-days/) durante 120 dias (3 meses) ?
E que esse período pode ser extendido (mais uma vez legalmente (http://techrepublic.com.com/5208-6230-0.html?forumID=102&threadID=211858&messageID=2192251)) durante um ano ?
É a própria Microsoft quem reconhece (http://technet2.microsoft.com/WindowsVista/en/library/aefc41f4-a3ec-4f98-a1dc-88a0d045172b1033.mspx?mfr=true) ter criado esta feature para os fabricantes OEM.
Claro que não é moralmente correcto usar essa cópia em todos os PC's lá de casa depois desse "grace period", mas pelo menos tens essa escolha.
Agora pergunto:
Há alguma coisa semelhante do tipo "try before you buy" na Apple ?
Epa eu não quero discutir se a Apple é melhor ou pior do que a Microsoft. Ou se Mac OS é melhor ou pior que Windows. Isso já foi tudo mais do que falado.
Estava só a tentar apurar a questão legal do assunto. Então quando eu vou instalar o Mac OS no meu PC e me aparece qualquer coisa do género: '(...) só pode instalar este software num computador fabricado pela Apple (...)' e eu clico em 'Agree' não estou a cometer nenhuma ilegalidade? Simplesmente não é moralmente correcto?
blastarr 18-11-2007, 22:11 Epa eu não quero discutir se a Apple é melhor ou pior do que a Microsoft. Ou se Mac OS é melhor ou pior que Windows. Isso já foi tudo mais do que falado.
Estava só a tentar apurar a questão legal do assunto. Então quando eu vou instalar o Mac OS no meu PC e me aparece qualquer coisa do género: '(...) só pode instalar este software num computador fabricado pela Apple (...)' e eu clico em 'Agree' não estou a cometer nenhuma ilegalidade? Simplesmente não é moralmente correcto?
Mas no caso da Microsoft essa questão se coloca porque eles não impedem ninguém de instalar o Windows em PC's específicos (pela simples razão de que não fabricam PC's de marca própria...).
sir_atmc 18-11-2007, 22:14 Neste caso é mesmo uma feature. Gosto quando as pessoas simplesmente ignoram factos quando mais lhe convém, factos tais como o portátil ser ultra silencioso, e quase nunca ligar as ventoinhas. Factos como se poder instalar o SMC Fan control e ter as ventoinhas sempre activas para ter o computador mais frio, mas mais barulhento (como noutros portáteis).
Sim, o chassis aquece. Sim é silencioso. Sim, pode-se alterar para que fique menos silencioso e mais frio.
Já agora, tenho o computador ligado há 2 dias, sob utilização média (correr virtual machines, iTunes, filmes, compilar coisas, etc), sem o SMC Fan Control:
http://www.carloslage.net/etc/temps.png
Claro que já o vi a aquecer até estar a 90º no CPU durante alguns segundos, sendo que as ventoinhas entraram logo em acção e desceu para os 60 e poucos. E isto foi com dois processos "yes > /dev/null" a correrem e a utilizar 100% de ambas as cores.
Enfim, já não digo mais nada. Para orelhas moucas não vale a pena falar ;)
:lol: :lol: :lol: então isso é que é a dissipação fantastica do Mac? Temos pena, o meu Asus também faz isso. O meu também quase não faz barulho (as ventoinhas) e está 5ºC mais fresco que o teu (CPU). Também posso mexer na velocidade das ventoinhas, e consigo coloca-lo a 37ºC (sem ficar muito barulento. Espantoso não é? Ainda achas que continua a ser uma feature?
O pior cego é aquele que não quer ver...
EDIT: CPU a 90ºC? :lol: é feature, assim aproveitas para fazer arroz ou qualquer coisa assim :lol: o meu em full não passa dos 70ºC.
Fonte: http://www.apple.com/macpro/
Interessante, aprendem-se coisas novas todos os dias :)
Mas mesmo aí acho que continua a haver um controle apertado sobre o que vai para dentro do Mac Pro.
sir_atmc, que bom para ti. Mas eu sei o que é usar outros portáteis, tenho um Asus também e as ventoinhas daquela merda são chatas como a potassa.
E já agora, o teu computador está com 5º mais baixo e tens as ventoinhas a bombar? Queres ver o meu com as ventoinhas a bombar? Daqui a pouco ponho screenshots ;)
Esse meu exemplo da microsoft foi só uma comparação. Em ambos os casos (quando instalas a mesma cópia de Windows em vários PC's e quando instalas Mac OS em PC) estás a violar o contracto, o que é ilegal.
Isto começou porque o greatbunzinn disse que instalar software nunca podia ser ilegal. Eu só estava a dizer o contrário...
sir_atmc 18-11-2007, 22:28 Interessante, aprendem-se coisas novas todos os dias :)
Mas mesmo aí acho que continua a haver um controle apertado sobre o que vai para dentro do Mac Pro.
sir_atmc, que bom para ti. Mas eu sei o que é usar outros portáteis, tenho um Asus também e as ventoinhas daquela merda são chatas como a potassa.
E já agora, o teu computador está com 5º mais baixo e tens as ventoinhas a bombar? Queres ver o meu com as ventoinhas a bombar? Daqui a pouco ponho screenshots ;)
Não está com nada a bombar. Nem em silencio consigo ouvir as ventoinhas (mas consigo sentir uma ligeira saída de ar, que só consigo sentir com a mão colada à saída), a unica coisa que dá para ouvir é o disco rígido. Se o teu Asus faz barulho, tenho muita pena. O meu não faz.
Ah, e outra coisa, estou com 5º a menos, mas estou com 32 tabs abertas no FF :lol: + messenger + webcam no messenger + emule xtreme, com 1,1GB de Ram a ser usada.
http://www.carloslage.net/etc/temps_fans.png
Com as fans ao mesmo nível de barulho que o meu Asus faz quando trabalha normalmente.
diogovans 18-11-2007, 22:30 Interessante, aprendem-se coisas novas todos os dias :)
Também não me pareceu que a comparação dele fosse muito precisa mas pronto.... cada um vê o que quer
sir_atmc 18-11-2007, 22:33 Também não me pareceu que a comparação dele fosse muito precisa mas pronto.... cada um vê o que quer
Não foi precisa? então porquê? É que se for preciso tambem ligo as ventoinhas e consigo menos de 40ºC.
Highlander 18-11-2007, 22:38 EDIT: CPU a 90ºC? :lol: é feature, assim aproveitas para fazer arroz ou qualquer coisa assim :lol: o meu em full não passa dos 70ºC.
Deve ser mesmo uma feature, porque a essa temperatura consegue lá estrelar uns ovos!
E a apple torna-se a primeira a fazer portáteis que além de computadores também são utensílios de cozinha, nada mau!
Realmente gosto dos MAC (mas não os venero nem pouco mais ou menos) mas existem fanboys que são mesmo piores que os cegos, é o velho ditado, " O pior cego é aquele que não quer ver".
Catacang 18-11-2007, 22:40 Processadores a 60º em portáteis não é assim tão mau...
O meu Vaio está com o Notebook Hardware Control a baixar as voltagens do processador (um Dothan 1.7GHz - que nem tem fama de serem muito "quentes") e mesmo assim anda sempre nos 50 e tal graus em idle.
Se o colocar com as tensões de origem no processador, salta bem para os 60º, e se puser o velho Centrino a "bombar" a 100% não sei a que temperatura chegará que nunca reparei, mas fico com as mãos bem quentinhas ao mexer no portátil...
Cumps.
rasputine 18-11-2007, 22:50 Dessas 33 milhões de diferentes configurações possíveis no Mac Pro, quantas terão reflexo em diferentes drivers?
Já agora, com 3 VMs a correr, iTunes, Mail, Skype, Adium, TextMate, Transmit, o Safari com 20 e muitos tabs abertos (há janelas escondidas atrás da que aparece), 2GB de ram ocupados, etc:
http://www.carloslage.net/etc/temp_virtualmachines.png
E as máquinas virtuais:
http://www.carloslage.net/etc/virtualmachines.png
Ah, e sem um unico pio das fans.
E não se esqueçam que isto corre um Centrino Core2Duo a 2.4Ghz. Não é dos processadores mais frescos que há por aí.
P.S: O máximo que ele chegou a bootar as 3 VMs ao mesmo tempo foi de 70º, sem nunca ter ligado as fans.
P.P.S: Se adivinharem as distros que estão a correr, recebem uma bolacha :D
zoidberg 18-11-2007, 23:02 P.P.S: Se adivinharem as distros que estão a correr, recebem uma bolacha :D
Suse, ubuntu e mint :P BOLACHAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
Suse, ubuntu e mint :P BOLACHAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
Acertaste em duas. No cookie for you :002:
zoidberg 18-11-2007, 23:06 opaaa isso ve-se mal !
Mas ontopic, as temps estão bastante boas :) espero que o meu futuro macbook seja fresquinho :D
rasputine 18-11-2007, 23:11 Suse, ubuntu e fedora.... bolachaaaaaaa
Suse, ubuntu e fedora.... bolachaaaaaaa
Pfft, acertaste.
Aqui vai, uma especial do stash do cookie monster :D:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9a/Choco_chip_cookie.jpg
Sirikazy 18-11-2007, 23:21 O demio ja esta como o rio_mac, ele pensa que o Mac andam a ser feitos por virgens loiras de olhos verdes. E tudo a mão.
lol
Não, apenas argumento que o facto do MBP aquecer por fora não é algo necessariamente mau, e que pode ser alterado ;)
Sirikazy 18-11-2007, 23:30 Não, apenas argumento que o facto do MBP aquecer por fora não é algo necessariamente mau, e que pode ser alterado ;)
Pois não. Agora no inverno da um jeito do caraças....:lol:
Pois não. Agora no inverno da um jeito do caraças....:lol:
Agora quem é que é o cego que não quer ver? :Whatever:
Sirikazy 18-11-2007, 23:45 Agora diz comigo.........., Obrigado apple! lol Por pensar em nos!
O demio ja esta como o rio_mac, ele pensa que o Mac andam a ser feitos por virgens loiras de olhos verdes. E tudo a mão.
lol
Rui... RUI... não rio!! ;)
E não sei onde foste buscar essa idea rebuscada. Mas até gostava que fossem feitos por virgens loiras de olhos verdes ;)
Rui Batista
greatbunzinni 20-11-2007, 12:51 Isso é uma piada?
Só tenho pena que não sejas um developer e sintas na pele o que custa ver as tuas apps pirateadas. Não queres pagar, vira-te para o open-source...Tão simples como isso.
Explica-me lá o que é que um "developer" (estamos em Portugal?) sente na pele o que custa ver as "apps" (estamos em Portugal?) pirateadas. Em primeiro lugar tu nem deves ter a noção do que é que é isso de "piratear" pois se soubesses tinhas a noção que isso não passa dum termo cunhado com carga emocional para descrever somente a comercialização desautorizada de obras. Tens a noção que copiar um CD não é comercialização desautorizada de obras? Nã
Mais, por acaso já ouvi falar numas coisas como por exemplo o conceito económico de elasticidade e o efeito que a adesão dum produto faz na comercialização do mesmo. Será que isso já te chegou às orelhas? Pelos vistos também não. Mas preocupa-te com o choradinho do suposto sofrimento dos "developers" (estamos em Portugal?).
Estás a falar disto (http://images.apple.com/legal/sla/docs/macosx104.pdf), certo? Mas nem vou referir a Apple para não gerar mais confusão.
Se lesses o documento que meteste em atalho tu ias aperceber-te que não se trata do diário da república. Consequentemente, não se trata duma lei.
O documento que enviaste em anexo é uma cópia da suposta licença que a Apple faz crer que é contraida (sabe-se lá como) por aqueles que compram uma cópia do OS X. Pondo por outras palavras, é um contrato que a Apple deseja que os seus clientes sigam de bom grado, independente de o terem assinado ou não. Mas mesmo se esse contrato fizesse sentido (que não faz) existe o pequeno detalhe de não estarmos nos EUA mas sim em Portugal. Esse detalhe implica que a legislação que seguimos é a legislação portuguesa e não a americana. Isso significa que, para este efeito, o que seguimos é o código de direitos de autor, código esse que declara que qualquer pessoa tem o direito de usar obras sem qualquer autorização dos detentores dos direitos desde que seja somente para uso pessoal.
Ou seja, não é ilegal, não é violação de contrato. É perfeitamente legal e é um direito de todos.
greatbunzinni 20-11-2007, 12:57 Estava só a tentar apurar a questão legal do assunto. Então quando eu vou instalar o Mac OS no meu PC e me aparece qualquer coisa do género: '(...) só pode instalar este software num computador fabricado pela Apple (...)' e eu clico em 'Agree' não estou a cometer nenhuma ilegalidade? Simplesmente não é moralmente correcto?
Isso nunca é ilegal. O máximo que poderia ser era uma violação dum contrato mas para isso terias de contraí-lo. Ora, não passa pela cabeça de ninguém que meteres uma caixa num cesto de compras é uma assinatura de contrato. Também não passa pela cabeça de ninguém que o acto de tu espetares um CD num leitor de CDs significa que assinaste um contrato.
Se for para uso estritamente pessoal tu podes fazer tudo o que quiseres com ele. Bem, excepto distribui-lo de uma maneira que possa considerar-se que tenha um impacto considerável na comercialização do produto.
greatbunzinni 20-11-2007, 13:01 Esse meu exemplo da microsoft foi só uma comparação. Em ambos os casos (quando instalas a mesma cópia de Windows em vários PC's e quando instalas Mac OS em PC) estás a violar o contracto, o que é ilegal.
Isto começou porque o greatbunzinn disse que instalar software nunca podia ser ilegal. Eu só estava a dizer o contrário...
Para violares um contrato primeiro tens de contraí-lo. Mas mesmo assim isso é perfeitamente irrelevante, visto que na europa o direito de acesso a obras para uso pessoal sem qualquer autorização do detentor dos direitos é não só prevista como também incentivada.
anamnesies 20-11-2007, 13:35 Continua-me a fazer imensa confusão este tipo de tópicos.
Não percebo a necessidade de haver "guerras" entre Mac OS X e Windows, ou de outro tipo qualquer, mas o que é certo é que para aí 50% dos tópicos no Apple World descambam nisto.
WackyMac 20-11-2007, 13:46 Explica-me lá o que é que um "developer" (estamos em Portugal?) sente na pele o que custa ver as "apps" (estamos em Portugal?) pirateadas. Em primeiro lugar tu nem deves ter a noção do que é que é isso de "piratear" pois se soubesses tinhas a noção que isso não passa dum termo cunhado com carga emocional para descrever somente a comercialização desautorizada de obras. Tens a noção que copiar um CD não é comercialização desautorizada de obras? Nã
Mais, por acaso já ouvi falar numas coisas como por exemplo o conceito económico de elasticidade e o efeito que a adesão dum produto faz na comercialização do mesmo. Será que isso já te chegou às orelhas? Pelos vistos também não. Mas preocupa-te com o choradinho do suposto sofrimento dos "developers" (estamos em Portugal?).
A toda essa diarreia mental tenho a dizer o seguinte:
Tu é que te explicaste mal. Generalizas-te na tua afirmação e por isso não critiques os outros pela ambiguidade das tuas palavras. E peço imensa desculpa pela terminologia inglesa que te afectou. Tenho de lidar com ela diariamente e sai-me nas respostas que implicam rapidez. Até me admira não pegares com o "open source", afinal estamos em Portugal... Peace, aliás, Paz. (A propósito...Sim, preocupo-me com o "choradinho" dos programadores porque sou um...).
greatbunzinni 20-11-2007, 15:53 Tu é que te explicaste mal.
Rapaz, aquilo que escrevi foi o seguinte:
Se não és capaz de compreender uma frase tão simples e tão pequena então tens mais problemas com que te preocupares do que o que é que as pessoas andam a instalar nos seus computadores.
Generalizas-te na tua afirmação e por isso não critiques os outros pela ambiguidade das tuas palavras.
Em primeiro lugar, eu não me generalizei. Talvez a palavra que procuras é "generalizaste".
Em segundo lugar, é dificil dizer as coisas de uma forma mais objectiva do que da maneira que disse. Instalar software para uso pessoal NUNCA É ILEGAL. Nunca. Não é quando não o compras e obviamente que muito menos ilegal é o uso que lhe dás. Cá na europa, incluindo Portugal, as pessoas tem alguns direitos e as companhias não possuem absolutamente nenhum direito de forçar as pessoas a usar algo somente da maneira que melhor lhes dá jeito.
Em terceiro lugar, se conseguires ler o que foi escrito então reparas que o que critico é a crença que, de alguma forma inexplicável, dar uso a uma obra é de alguma forma um acto criminoso. Há muita gente que acredita nesse disparate e não faço a mínima ideia porquê.
E peço imensa desculpa pela terminologia inglesa que te afectou. Tenho de lidar com ela diariamente e sai-me nas respostas que implicam rapidez. Até me admira não pegares com o "open source", afinal estamos em Portugal... Peace, aliás, Paz. (A propósito...Sim, preocupo-me com o "choradinho" dos programadores porque sou um...).
Para quem se queixou de generalizações... Não andas a tentar pregar muita coisa para depois pecares até mais não?
Sobre esse disparate da rapidez, se escreves "apps" em vez de "aplicações" ou até mesmo "programas" para poupares tempo... Ou seja, se achas que tu demoras tanto tempo a escrever 5 ou 6 letrinhas ao ponto de se tornar um problema nos teus tempos de escrita... Bem, apenas desejo-te boa sorte a escrever um programinha. Afinal um programinha requer que escrevas alguns múltiplos de 6 letrinhas e pelos vistos sentes muita dificuldade nisso.
rasputine 20-11-2007, 17:34 Rapaz, aquilo que escrevi foi o seguinte:
Se não és capaz de compreender uma frase tão simples e tão pequena então tens mais problemas com que te preocupares do que o que é que as pessoas andam a instalar nos seus computadores.
Em primeiro lugar, eu não me generalizei. Talvez a palavra que procuras é "generalizaste".
Em segundo lugar, é dificil dizer as coisas de uma forma mais objectiva do que da maneira que disse. Instalar software para uso pessoal NUNCA É ILEGAL. Nunca. Não é quando não o compras e obviamente que muito menos ilegal é o uso que lhe dás. Cá na europa, incluindo Portugal, as pessoas tem alguns direitos e as companhias não possuem absolutamente nenhum direito de forçar as pessoas a usar algo somente da maneira que melhor lhes dá jeito.
Em terceiro lugar, se conseguires ler o que foi escrito então reparas que o que critico é a crença que, de alguma forma inexplicável, dar uso a uma obra é de alguma forma um acto criminoso. Há muita gente que acredita nesse disparate e não faço a mínima ideia porquê.
Para quem se queixou de generalizações... Não andas a tentar pregar muita coisa para depois pecares até mais não?
Sobre esse disparate da rapidez, se escreves "apps" em vez de "aplicações" ou até mesmo "programas" para poupares tempo... Ou seja, se achas que tu demoras tanto tempo a escrever 5 ou 6 letrinhas ao ponto de se tornar um problema nos teus tempos de escrita... Bem, apenas desejo-te boa sorte a escrever um programinha. Afinal um programinha requer que escrevas alguns múltiplos de 6 letrinhas e pelos vistos sentes muita dificuldade nisso.
Jovem, até publicares aqui um link (esta é inglesa) para o decreto lei que suporte o que dizes... tudo o que escreveste são na minha opinião alucinações...
Já agora visita esta página e tens leitura para hoje... inclusive as directivas comunitárias:
http://www.gda.pt/
WackyMac 20-11-2007, 18:33 Caro greatbunzinni, a utilização de cópias não legítimas e a duplicação de software está explicitamente proibida na licença de utilização da maioria dos aplicativos comerciais e está prevista e punida no Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, na Lei da C. Informática (Lei n.º 109/91) e no Decreto-Lei n.º 252/94. É punível até 3 anos de prisão e mais uma coima qq. Isto falando pelo menos no contexto empresarial, ou a ASAE estava a actuar ilegalmente... Limita-te à condição de corrector ortográfico porque de resto percebes pouco...ou nada. Cumprimentos
E antes que venhas com o uso pessoal...
http://images.autodesk.com/emea_s_main/files/software_ilegal_condenado_expresso_7_2_2007.pdf
indian-mustang 21-11-2007, 01:48 Tenho 1 powerbook G4 e 2 macbooks em casa. 3 ipods e 90% dos meus investimentos estão na aapl.
Gosto da marca, mas daí a dizerem que a apple é muito correcta? :lol: :lol: :lol:
Se ha marca que meta nojo é a apple, na sua atitude perante os consumidores.
greatbunzinni 22-11-2007, 11:42 Caro greatbunzinni, a utilização de cópias não legítimas e a duplicação de software está explicitamente proibida na licença de utilização da maioria dos aplicativos comerciais e está prevista e punida no Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, na Lei da C. Informática (Lei n.º 109/91) e no Decreto-Lei n.º 252/94. É punível até 3 anos de prisão e mais uma coima qq. Isto falando pelo menos no contexto empresarial, ou a ASAE estava a actuar ilegalmente... Limita-te à condição de corrector ortográfico porque de resto percebes pouco...ou nada. Cumprimentos
E antes que venhas com o uso pessoal...
http://images.autodesk.com/emea_s_main/files/software_ilegal_condenado_expresso_7_2_2007.pdf
Ahh... "contexto empresarial"... Se abrisses os olhos e e lesses aquilo que eu tenho andado a dizer ao longo de toda esta discussão então tinhas notado que eu tenho andado a falar em "uso estritamente pessoal". Para uso pessoal tu não precisas de qualquer autorização de seja quem for. Que tal ler o código do direito de autor, talvez no título da utilização da obra perto do artigo 81º ?
WackyMac 22-11-2007, 17:00 Ahh... "contexto empresarial"... Se abrisses os olhos e e lesses aquilo que eu tenho andado a dizer ao longo de toda esta discussão então tinhas notado que eu tenho andado a falar em "uso estritamente pessoal". Para uso pessoal tu não precisas de qualquer autorização de seja quem for. Que tal ler o código do direito de autor, talvez no título da utilização da obra perto do artigo 81º ?
A questão não é o uso pessoal. É o uso comercial. Quem usar um Word não licenciado para escrever um simples texto a dizer "Vende-se" para colocar no carro, estará a infringir a lei, certo? E atenção que o software tem um diploma próprio relativo a normas específicas de protecção, que não somente o DA.
rasputine 22-11-2007, 23:29 A reprodução não autorizada de um programa de computador é punível por lei, seja para uso privado ou para uso empresarial/comercial... O utente legítimo pode sem autorização do titular do programa , reproduzi-lo apenas nestas condições:
Decreto Lei n.º 252/94, de 20 de Outubro: "Providenciar uma cópia de apoio no âmbito dessa utilização;" (vulgo backup)
Lei n.º 109/91, de 17 de Agosto
Artigo 9.º
Reprodução ilegítima de programa protegido
1 - Quem, não estando para tanto autorizado, reproduzir, divulgar ou comunicar ao público um programa informático protegido por lei será punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa.
2 - Na mesma pena incorre quem ilegitimamente reproduzir topografia de um produto semicondutor ou a explorar comercialmente ou importar, para estes fins, uma topografia ou um produto semicondutor fabricado a partir dessa topografia.
E já agora, o intróito ao Decreto Lei n.º 252/94, de 20 de Outubro:
"De acordo com a melhor técnica decidiu-se criar um diploma próprio onde se condensem todas as normas específicas de protecção dos programas de computador, ao invés de se proceder a alterações no Código do Direito de Autor e dos direitos Conexos.
Na verdade, os conceitos nucleares de protecção dos programas de computador transportam novas realidades que não são facilmente subsumíveis às existências no direito de autor, muito embora a equiparação a obras literárias possa permitir, pontualmente, uma aproximação."
P0RN5T4R 23-11-2007, 13:13 Boas,
Cheguei a meio do therad e desisti de ler mais... lol
Só vou deixar minha opinião.
Comprei recentemente um MB (tive a felicidade de poupar uns 400 euros numa promo da radio popular), algo que eu não equacionava antes de sairem os Intel pela simples razão de que se não me habituasse ao Mac OSX ficava agarrado... Assim que sairam os Intel fikei com a opção de que se não me habituasse ao OSX podia simplesmente correr Win.
Na verdade tenho la o Win instalado com o bootcamp mas só o uso para correr FM (e não era estritamente necessário)...
E a realidade é que foi a melhor compra que fiz de que tenha memória. Para além do design (ninguem fica indiferente), qualidade de construção (efectivamente o teclado, touchpad, lcd, etc... são os melhores que usei até hj) entre outras qualidades reconhecidas num HW Apple, fiquei maravilhado com o MAC OSX e agora quando vou ao meu PC que corre Win dá-me akela sensação de que akilo é feio e está ultrapassado, (sebem que o vista já tenta copiar muita coisa do OSX) é estupidamente pesado.
A fluidez com que o mac osx corre é do outro mundo. Estou efectivamente maravilhado com o meu MB, a Apple, e todos os seus produtos e inovações. Se aqui à uns anos era um hate-boy da Apple agora sou completamente fã.
Penso que em termos de quantidade de software seja de que tipo for a vantagem vai largamente para o Win, no entanto como as coisas estão penso que brevemente deixará de ser assim.
Axo que não me esqueci de nada, basicamente sou um utilizador estupidamente satisfeito!:banana:
|
|