View Full Version : As reviews

kratospt
16-11-2007, 09:50
Bem abri este topic porque isto está a ultrapassar o ridículo!

Será que as empresas como a gamespot, ign ou gametrailers não recebem o mesmo jogo?

Por exemplo no Kane&Lynch: Dead men a gametrailers dá-lhe um 8 , enquanto a gamespot dá-lhe um 6 !

Assassin's Creed a ign deu-lhe uma nota um pouco baixa - 7.5 , gamespot e gametrailer dão 9.

O caso mais flagrante foi o do PES 08, que a ign deu um belo de um 9 enquanto as outras empresas deram um 6 ou 7 ...

Digam de vossa justiça? Será que há alguma coisa podre neste indústria? Ou é apenas uma demonstração de puro subjectivismo, no sentido do que é bom para uns é mau para outros...

BelzebuVlad
16-11-2007, 09:52
Epah, sites diferents, opiniões diferentes... Tal como pessoas diferentes têm opiniões diferentes...

GoDNesS
16-11-2007, 09:56
Epah, sites diferents, opiniões diferentes... Tal como pessoas diferentes têm opiniões diferentes...

Tudo dito!
Quem analiza os jogos tem cada um a sua opinião.

kratospt
16-11-2007, 10:13
Tudo dito!
Quem analiza os jogos tem cada um a sua opinião.

ou seja, os gajos podem estar a induzir em erro uma pessoa que só utilize uma das reviews...

Levado ao extremo estamos perante um exercício de roleta-russa

VioletFluid
16-11-2007, 10:20
Por vezes também há o facto de interesses. Por exemplo o 9 atribuido ao PES2008 pela IGN é suspeito quando o PES2008 faz publicidade ao IGN.

xenupy
16-11-2007, 10:22
Joguitos...

Com os grandes nomes deste ano (crysis e cod4) eles foram mais certos nas scores...

Slider
16-11-2007, 10:23
ou seja, os gajos podem estar a induzir em erro uma pessoa que só utilize uma das reviews...

Levado ao extremo estamos perante um exercício de roleta-russa

Induzir em erro? Não, porque eles fundamentam as opiniões que tem, tu mediante os dados apresentados podes muito bem formar a tua própria opinião, não tens que concordar, e quem se limita a escolher algo baseado em uma opinião de outro, e ainda por cima só uma, bem.. tem o que merece diria.

É a opinião do jornalista, e não estou bem a entender onde queres chegar, porque se isto para ti é um "problema", então o que sugerias? Que o jornalista se basea-se na opinião de outros, vários outros? Ou algum outro método? Qual?

Seja como for, as reviews tem a pontuação comunitária, podem ser um bom indicador extra para essas pessoas que se limitam a um site ou wtv, e os comentários nos próprios artigos, onde pessoas que já jogaram discordam com as opiniões do jornalista por vezes.

De qualquer maneira, e resumindo, a tua argumentação das pessoas que se limitam a um site, não é um problema do site e ou jornalistas, eles estão a fazer a parte deles, é pura e simplesmente problema dessas tais pessoas, elas é que se fecham a outras opiniões.

grayfoxpt
16-11-2007, 10:27
e k tal ler a review em vez de se limitarem a ver a pontuação? aí ficam com uma ideia melhor s o jogo é ou nao do vosso agrado

GoDNesS
16-11-2007, 10:27
Um bom seguidor de jogos e se tiver mesmo interessado num jogo especifico, n penso que se irá ficar com apenas uma Review, vai ler umas quantas para ficar o mais esclarecido possivel se vai fazer um bom ou mau investimento.
agora como diz o Povinho.. "cada cabeça sua sentença"

VioletFluid
16-11-2007, 10:28
Joguitos...

Com os grandes nomes deste ano (crysis e cod4) eles foram mais certos nas scores...

O que para ti são "joguitos" não quer dizer que para as outras pessoas sejam. Na minha opinião o Crysis também é um shooter como qualquer outro, não passa de um FarCry com gráficos melhorados a pedir um super computador. O Cod4 para mim que estou habituado a R6 e GRAW também não passa de um joguito meio arcade pois levar com uma duzia de tiros e só porque "descansas" já não morres e ficas completamente pronto para outra.

Mas isso não faz de ambos os jogos "joguitos", cada um tem as suas preferências.

BelzebuVlad
16-11-2007, 10:29
Eu prefiro reviews completamente diferentes do que coisas iguais, assim qual era o interesse das reviews?
Imagina review ao jogo Martelo xxx:

Jogo muito bom porque dá a hipótese de andar a martelar cabeças na rua enquanto foges da policia, há também bónus para marteladas estilosas.

Outro review do mesmo jogo:

Está muito bom, ideia genial andar a martelar cabeças pela rua e ganhar bonus consoante o estilo de martelada enquanto se foge da policia.

Assim, qual era o interesse de ler reviews que dizem o mesmo??
Reviews diferentes dão-nos mais informações sobre o jogo, e algumas abordam mais aspectos negativos outras mais aspectos positivos e as notas poderão vir daí, e estas reviews é que valem a pena ler.
Por exemplo, enquanto muita gente gosta do NFS Carbon e no gamespot deu 8 e 9 eu cheguei lá e ratei 4, é a minha opinião e fundamentei-a.

Sparrowhank
16-11-2007, 10:35
Joguitos...

isso é altamente discutível ... e duvido mesmo muito que quer um ou outro sejam grandes candidatos a goty multi-plataforma ...

gostei muito mais do bioshock que qualquer um desses dois p.e

Tazs
16-11-2007, 10:37

:)

xenupy
16-11-2007, 10:43
O que para ti são "joguitos" não quer dizer que para as outras pessoas sejam. Na minha opinião o Crysis também é um shooter como qualquer outro, não passa de um FarCry com gráficos melhorados a pedir um super computador. O Cod4 para mim que estou habituado a R6 e GRAW também não passa de um joguito meio arcade pois levar com uma duzia de tiros e só porque "descansas" já não morres e ficas completamente pronto para outra.

Mas isso não faz de ambos os jogos "joguitos", cada um tem as suas preferências.

r6 e graw... joguitos reles...

crysis... jogo assim assim
cod4 e UT99 (goty) ... Grandes titulos da industria dos jogos que nunca vou esquecer.

voces têm que confirmar que o crysis arrastou uma pequena multidão as lojas, e o cod4 foi o jogo mais desejado do ano nos EUA (que não são exemplo para ninguém).

não sei se algum deles merece o titulo GOTY mas que estão na lista para isso têm que estar...

:smlot::smlot::smlot::smlot::smlot::smlot:

VioletFluid
16-11-2007, 10:49
r6 e graw... joguitos reles...

crysis... jogo assim assim
cod4 e UT99 (goty) ... Grandes titulos da industria dos jogos que nunca vou esquecer.

voces têm que confirmar que o crysis arrastou uma pequena multidão as lojas, e o cod4 foi o jogo mais desejado do ano nos EUA (que não são exemplo para ninguém).

não sei se algum deles merece o titulo GOTY mas que estão na lista para isso têm que estar...

:smlot::smlot::smlot::smlot::smlot::smlot:

Já te disse, o que para ti são joguitos reles, não faz deles isso.

UT a mim não me diz nada, crysis também não, cod4 também não (ui que fixe levar com tiros e não morrer).

Cada um tem a sua opinião, agora dizeres que R6 e GRAW são "joguitos reles", nem merece consideração, pois tu nem das argumentos. :rolleyes:

Korben_Dallas
16-11-2007, 11:04
Se queres sites que dêm a mesma pontuação para que é que precisas de variedade? :rolleyes:

Para isso mais valia haver só 1 site de reviews e pronto.

xenupy
16-11-2007, 11:07
R6 e GRAW são jogos fracos... Reles... miseraveis... (claro que eu me fartei de jogar passei horas em ambos e gosto principalmente do graw)

Queres um argumento fixe ? e on topic ? para confirmar o quanto mau é que conseguem ser estes 2 jogos comparado com os de hoje ?

GRAW 2 PC - 7.0 (gamespot)
GRAW 2 PC - 7.7 (ign)
R6 (PC) ~= 8.7 (gamespot)
R6 (PC) ~= 8.5 (ign)

(7.0+7.7+8.7+8.5)/4 = 7.975 (média)

Cod4 pc - 9 (gamespot)
Cod4 pc - 9,4 (ign)
Crysis - 9.4 (ign)
Crysis - 9.5 (gamespot)

(9+9.4+9.4+9.5)/4 = 9.325 (média)

Unreal Tournament
Release Date: Sep 16, 1999

SCORE :
9.5 (gamespot)
9.6 (ign) //a score mais alta de todas

VioletFluid
16-11-2007, 11:15
R6 e GRAW são jogos fracos... Reles... miseraveis... (claro que eu me fartei de jogar passei horas em ambos e gosto principalmente do graw)

Queres um argumento fixe ? e on topic ? para confirmar o quanto mau é que conseguem ser estes 2 jogos comparado com os de hoje ?

GRAW 2 PC - 7.0 (gamespot)
GRAW 2 PC - 7.7 (ign)
R6 (PC) ~= 8.7 (gamespot)
R6 (PC) ~= 8.5 (ign)

(7.0+7.7+8.7+8.5)/4 = 7.975 (média)

Cod4 pc - 9 (gamespot)
Cod4 pc - 9,4 (ign)
Crysis - 9.4 (ign)
Crysis - 9.5 (gamespot)

(9+9.4+9.4+9.5)/4 = 9.325 (média)

Unreal Tournament
Release Date: Sep 16, 1999

SCORE :
9.5 (gamespot)
9.6 (ign) //a score mais alta de todas

Hoje em dia, tudo o que for shooters tem boa pontuação. Basta olhar por exemplo para o Halo 3, levou a nota que levou devido ao nome que tem e ao facto de ser um shooter.

Se lançassem um pack estilo Orange Box, mas que em vez de ser com shooters, se não fosse half-life, fosse com outro estilo de jogo, achas que teria a mesma nota? Nem pensar... :rolleyes:

Mas relativamente às notas, no gamespot: R6 Vegas (9.1, editors choice), GRAW (9.2, editors choice), GRAW 2 (8.7)

GoDNesS
16-11-2007, 11:19
Porque? há jogos com bastante qualidade e nome sem ser necessariamente shooters

Lurtz
16-11-2007, 11:27
http://www.metacritic.com/

xenupy
16-11-2007, 11:46
http://www.metacritic.com/

muito bom...

esse site levou-me a outro...

http://www.1up.com/do/reviewPage?cId=3164321

Crysis

Fast forward through scraps of miserable story and melodramatic dialogue, along with a "boss battle" inherited from the coin-op class of '88 (see: Contra), and the ordeal is done -- beautiful throughout, mostly amazing, but vegetative by the end.

Score: 8.5...

Korben_Dallas
16-11-2007, 11:52
Isso do Crysis não é surpresa nenhuma... o Far Cry tinha um argumento muito fraco e fartei-me do jogo assim que começou a bicharada. Acabei o Instincts na XBOX mas foi por teimosia e porque sempre tinha um "twist".

Quanto ao Halo 3 como não usa o Unreal Engine 3 cai-lhe logo tudo em cima. Ninguém se lembra da história nem do melhor MP alguma vez visto numa consola :rolleyes:

Reviews há muitas, desde sites até user reviews. Servem para dar uma ideia do jogo e para conhecer opiniões.

Por exemplo, o Black Hawk Down para PC teve más críticas e eu adorei o jogo. A A.I. era uma bosta mas não parei de jogar enquanto não o acabei.

xamel
16-11-2007, 11:53
O que tenho contra as reviews, e isto à uns meses para cá, são as avalanches de perfect scores ou quase.

Um jogo pode não valer nada, ou pelo menos pouca gente gosta dele, mas derivado do hype que se tem gerado as reviews dão-lhes notas altíssimas!

Na 5ª geração é que era! (PS1, Saturn, N64) havia excelentes jogos e só alguns é que tinha direito a 8+!

grayfoxpt
16-11-2007, 13:35
Na 5ª geração é que era! (PS1, Saturn, N64) havia excelentes jogos e só alguns é que tinha direito a 8+!
tens certeza? á qt tempo n ves um 10 no gamespot? e este ano tem sido excepcional a meu ver, talvez o melhor de sempre

Tenebrus
16-11-2007, 13:37
UT a mim não me diz nada, crysis também não, cod4 também não (ui que fixe levar com tiros e não morrer).

Na realidade, se fores atingido com 1 tiro por uma arma de guerra em qualquer parte do corpo em 99% dos casos é game over. São armas e munições desenhadas para incapacitar. Mesmo que não morras acabou-se a acção. Nesse aspecto não há jogos reais, porque isso não era muito divertido.

AJDias
16-11-2007, 14:00
Assassin's Creed a ign deu-lhe uma nota um pouco baixa - 7.5 , gamespot e gametrailer dão 9.
Uns dizem que é basicamente sempre a mesma coisa, mata este, depois mata aquele etc, no entanto pelo que vi nos video reviews sinto-me forçado a dizcordar, pois este parece-me ser um grande jogo:)
O caso mais flagrante foi o do PES 08, que a ign deu um belo de um 9 enquanto as outras empresas deram um 6 ou 7 ...Se PES não fosse todos os anos a mesma coisa exepto os números da camisola e os nomes dos jogadores (hiperbolizando claro)talvez tivesse melhor nota

Rexobias
16-11-2007, 14:09
Alguns falam de diferentes gostos para justificar a diferença de pontuações em reviews, bem é verdade que é um factor mas olhando para inumeros exemplos notã-se que não é os gostos que definem a pontuação do jogo, mas sim o nosso "padrinho".

Aprendam uma coisa existe jogo de interesses por detrás de tudo e influências.

xamel
16-11-2007, 14:30
tens certeza? á qt tempo n ves um 10 no gamespot? e este ano tem sido excepcional a meu ver, talvez o melhor de sempre

Não entendeste o que quis dizer....
Poucos nessa altura tinham pontuações acima de 8 (mesmo que não seja verdade é uma maneira de falar).
Os jogos eram bons, viciantes e.... apontavam-lhes os defeitos, nenhum jogo era e é perfeito.
Mas parece que "hoje" tudo é perfeito, mas nós sabemos bem que isso não é verdade.
Há bons jogos, sim senhor, há excelentes jogos! Mas será que merecem todo esse perfeccionismo?
Não acho.
Dai ter referido a exagerada avalanche de Perfect Scores....

Falas ainda do GameSpot.... para um site que deu 10/10 ao Tony Hawks 4..... :S:S

gafa
16-11-2007, 14:37
Mas se o problema são as reviews terem notas díspares, pq não consultar logo o www.gamerankings.com? Cada jogo lá tem a compilação completa de todas as reviews, tens a média, tens tanto a pontuação de sites como de users e ainda os links directos para os sites que já lançaram a review de cada jogo.

Por outro lado ligo muito pouco a notas, já joguei jogos com notas baixas que adorei. Mas sim, é uma realidade que se fizer o top 10 de jogos para PC no gamerankings os 10 títulos em questão são todos memoráveis e muito próximos do meu top 10.

Já agora fica aqui o top 10 PC (o meu all time favorite é mesmo o que está na 6a posição):

http://img211.imageshack.us/img211/3104/grvp4.th.jpg (http://img211.imageshack.us/my.php?image=grvp4.jpg)

Cumps,
G

VoRtAn_MaDgE
16-11-2007, 15:09
Nada como um feedback num fórum...

bseixas
16-11-2007, 19:08
...e experimentar demos (qd as temos)... :D

As reviews valem o q valem e na minha opinião, hoje em dia valem pouco, é mt fixe ver um jogo q gostamos receber um 9 em vez de um 7, mas nunca comprei um jogo pelas reviews dadas e tb n irei começar agora...

E a "injustiça" nas notas dadas, poderá ser prejudicial para o jogo em questão, mas penso q será ainda pior para a credibilidade dos sites q avaliaram por baixo e insistem em ter pouca coerência e critérios nos jogos avaliados...

Tanto q as reviews n contam tanto qt isso q existem jogos com reviews mediocres constantes e n é por isso q vendem menos... ;)

Psyke89
16-11-2007, 19:26
Hoje em dia, tudo o que for shooters tem boa pontuação. Basta olhar por exemplo para o Halo 3, levou a nota que levou devido ao nome que tem e ao facto de ser um shooter.

Se lançassem um pack estilo Orange Box, mas que em vez de ser com shooters, se não fosse half-life, fosse com outro estilo de jogo, achas que teria a mesma nota? Nem pensar... :rolleyes:

Mas relativamente às notas, no gamespot: R6 Vegas (9.1, editors choice), GRAW (9.2, editors choice), GRAW 2 (8.7)

Achas que a Orange Box na merece a nota que teve?

Quanto ao tópico, acho que já tá tudo dito, ninguém é igual....mas guiam-se demasiado nas notas, até por que cada site tem o seu critério. Leiam as Reviews e vejam se não vai dar ao mesmo.

Trás-te um GOTY de 2004, dois episódios desse mesmo GOTY, o melhor MP Online que anda ai e ainda um novo estilo de jogo FPP (First Person Puzzle) original e brilhante pelo o preço de um jogo e ainda dizes que não merece mais de 9 e que só levou por que é shooter?

Imagina um jogo qualquer (God of War, por ex.) com mais dois episódios (com duração de 5/6 horas +/-), mais um jogo original e bom, mais um grande jogo multiplayer por o preço de um jogo, achas isto mau?

Quem me dera que todas as companhias fizesses isso, Replay Value e variedade a dar com um páu por 50€.