arodrigues182
12-11-2007, 17:01
boas pessoal,
tenho um trabalho para entregar de c++ em que consiste em fazer um tabuleiro de xadrez. 8|
acho que temos de usar funções para o fazer.
alguém tem ideia como se faz isto ?
greatbunzinni
12-11-2007, 22:24
Se estás à espera que te façam o tabalho então estás com azar.
sir_atmc
13-11-2007, 00:25
Tens esse trabalho desses para fazer e não sabes se tens de usar funções? LOL
Podes usar um vector de vectores, é uma hipotese (do genero de um array bidimensional (tambem pode ser uma hipotese..))
arodrigues182
17-11-2007, 17:21
dada a dimensão n do lado (em caracteres) de cada quadrado, e o caracter c, de preenchimento. Assume-se que o canto superior direito é preto. Os quadrados brancos não precisam ser preenchidos. No exemblo, n = 2 e c = '*'
** ** ** **
** ** ** **
** ** ** **
** ** ** **
** ** ** **
** ** ** **
** ** ** **
** ** ** **
** ** ** **
** ** ** **
sugestões: 1 - escreva uma função auxiliar (linha simples) que apresenta no ecra uma linha simples dado n,c e uma variavel (tipo bool) que indica se a linha começa por n espaços ou por n caracteres c.
** ** ** **
2 - escreva uma segunda função auxiliar (linhatabuleiro) que apresenta no ecrã uma linha do tabuleiro, recorrendo à funçao anterior:
** ** ** **
** ** ** **
3 - construa uma funçao (tabuleiroxadrez) que apresente um tabuleiro de xadrez recorrendo a funçao (linhatabuleiro)
pessoal este é o enunciado daquilo que tenho que fazer. sou muito noob nisto das funções. a minha duvida é: como faço a linhasimples ? pois também não percebo muito bem a variável bool
sir_atmc
17-11-2007, 19:09
Pá, se não sabes o que é uma variavel não sei não...assim não vais lá.
Btw, agora não posso ajudar, talvez logo à noite tenha tempo e venho cá. Acho que devias começar a estudar os apontamentos das aulas.
arodrigues182
17-11-2007, 19:16
eu sei o que é uma variável. só não percebo o funcionamento daquela
Mr. Brightside
17-11-2007, 19:43
eu sei o que é uma variável. só não percebo o funcionamento daquela
O tipo bool indica um valor lógico (verdadeiro ou falso).
arodrigues182
17-11-2007, 19:56
Sim, isso sabia. Não tou a perceber é como é que a vou usar para fazer a linha
sugestões: 1 - escreva uma função auxiliar (linha simples) que apresenta no ecra uma linha simples dado n,c e uma variavel (tipo bool) que indica se a linha começa por n espaços ou por n caracteres c.
Já aprendias a ler... Se é uma coisa ou outra, para que é que servirá uma variável booleana ? Será que quero espaços ou o caracteres c no início ?
Quantos argumentos receberá a função linha_simples ?