View Full Version : Toshiba L40 (aquele das escolas...) + ubuntu
mrSombra 11-11-2007, 21:47 Boas,
Estou a pensar comprar este toshiba, mas tenho como objectivo formatar o Vista e meter-lhe o ubuntu.
A minha dúvida é se todo o hardware é compatível, principalmente a gráfica e o wifi( a minha dor de cabeça no meu portátil actual)
o bicho > http://eu.computers.toshiba-europe.com/cgi-bin/ToshibaCSG/jsp/productPage.do?service=EU&PRODUCT_ID=137259
Abraço
Pela informação que consigo retirar de lá, gráfica é sem espinhas (Intel é espetacular, nesse aspecto).
Quanto à placa wireless, não dá para saber nada dali. Uma pesquisa rápida pela net mostra que portateis semelhanes a esse tem uma placa Atheros que trabalha via ndiswrapper. Mas apenas um lspci feito ao PC pode dar mais informações.
Eu estou a procura de informações sobre meter o Ubuntu nos portáteis do e-iniciativas para criar um guia no guiaubuntupt.org, Se poderes depois partilhar a tua experiencia agradecia.
Quanto ao portátil em causa acho que não há problemas.
Abraço
mrSombra 11-11-2007, 22:10 Pela informação que consigo retirar de lá, gráfica é sem espinhas (Intel é espetacular, nesse aspecto).
Quanto à placa wireless, não dá para saber nada dali. Uma pesquisa rápida pela net mostra que portateis semelhanes a esse tem uma placa Atheros que trabalha via ndiswrapper. Mas apenas um lspci feito ao PC pode dar mais informações.
Tenho má experiência com o ndiswrapper ( drivers broadcom), mas se funcionar bem bom.
A gráfica irá correr bem o compiz? A nível de jogos, sem querer jogar as últimas novidades do momento, chega?
Sim, corre.
Depende dos jogos, mas em principio, e a resoluções decentes, não se deve engasgar muito :)
mrSombra 11-11-2007, 22:24 Sim, corre.
Depende dos jogos, mas em principio, e a resoluções decentes, não se deve engasgar muito :)
não sou grande gamer, nos últimos tempos nem tenho jogado nada, mas sabe sempre bem dar uns tirinho(EnemyTerritory ruuules :p ), ou fazer umas corridas :p
Ja instalei o ubuntu 7.10 64bit no toshiba L40 e ate agr esta a correr tudo bem excepto a placa wireless que nem se liga.
Alguma dica de como po-la a funcar??
[[]]
Se fizeres um lspci e mostrares o output, ou simplesmente nos disseres o modelo da placa é bem mais facil ajudar ;)
Se fizeres um lspci e mostrares o output, ou simplesmente nos disseres o modelo da placa é bem mais facil ajudar ;)
Ups tens razao n dei especificaçao nenhuma, aqui fica um lspci:
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile PM965/GM965/GL960 Memory Controller Hub (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Contoller #4 (rev 03)
00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 03)
00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 03)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 03)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 1 (rev 03)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 2 (rev 03)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 3 (rev 03)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 03)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 03)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 03)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 03)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev f3)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801HEM (ICH8M) LPC Interface Controller (rev 03)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801HBM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) IDE Controller (rev 03)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 82801HBM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) SATA AHCI Controller (rev 03)
05:07.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)
[[[]]]
EDIT: Depois de resolvermos isto podemos por a info aqui (http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=E-iniciativas) :D
Estranho não aparece ai nenhuma placa wireless... corre o seguinte comando e faz past do resultado:
$ lshw -C network
já agora tens a placa ligada right?
Nao tnh a certeza se a placa esta ligada ou n, pois ela n acende a luz que indica se ta ligada ou n e mesmo no vista tnh k fazer Fn+F8 para a ligar. Fiz lspci antes de dpx de fazer Fn+F8 e o resultado foi o mm....
Aqui fica $ lshw -C network
Hardware Lister (lshw) - B.02.10
usage: lshw [-format] [-options ...]
lshw -version
-version print program version (B.02.10)
format can be
-html output hardware tree as HTML
-xml output hardware tree as XML
-short output hardware paths
-businfo output bus information
options can be
-class CLASS only show a certain class of hardware
-C CLASS same as '-class CLASS'
-disable TEST disable a test (like pci, isapnp, cpuid, etc. )
-enable TEST enable a test (like pci, isapnp, cpuid, etc. )
-quiet don't display status
[[]]
EDIT: A placa de wireless é uma Realtek RTL8187B Wireless 802.11g 54Mbps USB 2.0 Network Adapter
Já segui este tutorial (http://rtl-wifi.sourceforge.net/wiki/Installing#Debian.2FUbuntu) e quando chego ao penultimo passo
sudo insmod rtl8187-newstack/r8187.ko
ele diz que não existe este ficheiro no diretorio, e realmente tem razão, mas agr não sei em que diretorio deveria ser....
Alguém sabe?
[[]]
Desculpa lá dizer-te, mas vais perder o teu tempo.
Passei mais de duas semanas de volta duma placa igual (RTL8187, a que vem na P5B-Deluxe WiFi Edition). Foi perda de tempo, e nada funcionou. Podes eventualmente tentar com o ndiswrapper, mas eu ia sem muitas esperanças.
BTW, isso é uma placa USB, é natural que não apareça no lspci (deve aparecer no lsusb com este valor (aproximadamente): Bus 001 Device 002: ID 0bda:8187 Realtek Semiconductor Corp.).
slack_guy 15-11-2007, 23:37 Lê o README e instala o driver: http://www.datanorth.net/~cuervo/rtl8187b/ . Será que resolve?
... e estes comentários: http://www.datanorth.net/~cuervo/blog/2007/09/26/no-more-vista/#comments
Estas a dizer que é praticavelmente impossivel?? só mesmo fazendo um driver para ela??
[[]]
slack_guy (http://www.techzonept.com/member.php?u=61017) és o maior :D custou um bocadinho devido à mnh nobice, mas ca está a funcar :)
Obrigado a todos!!!
[[]]
slack_guy 16-11-2007, 00:18 slack_guy és o maior
ah! não fiz nada! tens é de agradecer ao fulano que fez o patch :-)
Então pronto já que conseguiram por a funcionar, não querem adicionar o que fizeram ao guiaubuntupt para outros poderem ver?
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=E-iniciativas
Só tem info do Fujitsu ainda.
Então pronto já que conseguiram por a funcionar, não querem adicionar o que fizeram ao guiaubuntupt para outros poderem ver?
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=E-iniciativas
Só tem info do Fujitsu ainda.
Eu adicionaria com todo o prazer mas apenas meti aquilo a funcionar temporariamente pois reiniciei o pc e a placa wireless ja nao funca outra x, j´a tentei compilar e instalar outra x e nao consigo. Deve haver algum passo que eu n~ao estou a fazer....
O que fiz foi, depois de descompactar abrir a consola entrar na pasta que foi descompactada e
compilar como diz no readme:
* ./makedrv
* ./wlan0up
dpx entrei na pasta rtl8187 e fiz
sudo make installe o mesmo para a pasta wpa_supplicant-0.5.3 entrei nela e sudo make installOntem andei um pc mais `as voltas e devo ter feito qualquer coisa que agr nao fiz, mas que n sei o que foi...
[[]]
slack_guy 16-11-2007, 13:21 Eu adicionaria com todo o prazer mas apenas meti aquilo a funcionar temporariamente pois reiniciei o pc e a placa wireless ja nao funca outra x
Se funciona uma vez também funciona duas.
Ontem andei um pc mais `as voltas e devo ter feito qualquer coisa que agr nao fiz, mas que n sei o que foi...
Pois... ontem é que devias ter escrito aqui o que fizeste :-)
YoungThomas 17-11-2007, 05:37 postem aqui o que fizeram se faz favor
assim como eu, haverá mais gente com o mesmo problema..
Preciso de ajuda!!
Já voltei a conseguir por a placa a trabalhar.
Para isso basta fazer o donwload disto (http://www.datanorth.net/%7Ecuervo/rtl8187b/) descompactar, entrar na pasta que foi acabada de descompactar pela consola e digitar os seguintes comandos
./makedrvdpx
sudo ./wlan0upentrar na pasta rtl8187
cd rtl8187e instalar
sudo make installFazer Fn+F8 e a placa liga-se
Os meus problemas são,
Se a quiser desligar, mesmo mudando o botao que fica junto do led da placa para off ela não desliga e se reiniciar o pc a placa já não volta a ligar, tendo que apagar a pasta que foi descompactada no inicio e voltar a fazer tudo de novo, o que leva nem 1min mas que é um pc chato!!!
O mais obvio é ser um erro estupido e basico meu mas como ainda sou muito noob nisto n é de estranhar.
Se alguém com algum conhecimento puder ajudar agradecia!!!
[[]]
Salvador_ 03-12-2007, 19:44 este problema que voces falam eh referente a' placa da operadora em si ou ao wireless pa ligar a uma rede wireless ? é que daqui a nada ta ai o portatil gostaria de saber o que fazer assim que lhe puser linux :D
O problema sao os drivers da placa de wireless, as placas da operadora sao iguais para todos os pc's!
[[]]
Salvador_ 03-12-2007, 23:45 pois eu nao consegui nao reconheceu a placa wireless... podem me dar os passos o q se deve fazer para o ter a funcionar ? e quanto a' placa USB essa eh exequivel ?
queria ver se tinha as duas coisas configuradas tanto o wireless obvio para usar em casa ou na universidade... e depois o USB para quando nao tivesse nenhum AP disponivel...
Salvador_ 04-12-2007, 17:53 afinal sempre ha soluçao para isto ou nao ? sem ter q estar sempre a fazer a configuraçao, queria algo permanente... lol
a minha placa eh uma realtek 8187b pelo que diz nas propriedades...
Sim a placa ´e a mesma, ja experimentaste a mesma configuraçao que eu? Da o mm erro?
[[]]
Salvador_ 04-12-2007, 19:37 nao porque pelo que disseste ou pelo que eu percebi ainda nao da'...
ja arranjaste soluçao para o teu ? nao tens q tar sempre a instalar etc de cada vez que boota ?
e quanto ao modem da TMN ele funciona directamente ou eh necessario alguma configuraçao ? se for necessario podesme encaminhar where ? thanks...a ver se ponho linux nisto seria muiiito bom
Sim smpr que reinicio tenho que voltar a instalar, mas pode ser problema meu!!Se puderes experimentar....
Eu tnh placa da vodafone e bastou instalar um pacote .deb que saquei do betavine e ficou logo a bombar 100% com a tmn n sei, pois aquele pacote é só para vodafone.
[[]]
Salvador_ 04-12-2007, 21:00 Sim smpr que reinicio tenho que voltar a instalar, mas pode ser problema meu!!Se puderes experimentar....
Eu tnh placa da vodafone e bastou instalar um pacote .deb que saquei do betavine e ficou logo a bombar 100% com a tmn n sei, pois aquele pacote é só para vodafone.
[[]]
vou tentar... ja agora como procuraste pelo pacote ? fizeste seach com as words do modelo do modem pa linux ? a ver se encontro... o meu modem o da tmn eh um ZTE 620 se nao m engano...
Descobri k basta voltar a entrar na pasta que se extrai atravez da consola ou seja:
cd rtl8187b-modified
e depois
sudo ./wlan0upFn+F8 e já esta!
Em relação à placa da tmn ha neste forum, em stick (logo o 1º), um topico sobre placas 3G.
[[]]
Salvador_ 04-12-2007, 23:41 baah nem me ocorreu que isto seria uma placa 3G...parvoice...entao segundo o que dizes praticamente o que deve ser feito apos isso eh apenas no terminal fazer ./wlan0up ? hmmm... nao ha maneira de fazer com que o gnome execute esse comando automaticamente no startup ? tipo como se faz no gestor de sessoes ?
Salvador_ 05-12-2007, 21:15 entao tudo oq tens q fazer qnd ha reboot eh ./wlan0up ? se assim for va la' nao eh mt trabalhoso...
ja agora nos foruns do ubuntu.org ha um gajo que tambem n cnsguia por isto a funcionar e pos PCLinux OS e aquilo configurou tudo sem espinhas...on the go.. ate o botao on e off do wireless reconhecia... tenho q ver isso
Sim basta entrares na pasta onde esta instalado e fazer ./wlan0up. Tambem gostava de saber por o gnome a executar esse comando no inicio mas n sei como faze-lo!
[[]]
YoungThomas 09-12-2007, 06:48 entao se isso já funciona correctamente, façam um topico especialmente
dedicado a este modem, assim como já existe um para os huaweis.
Até porque muita gente irá ter este modem TMN, caso tenha portatil e-iniciativas.
Nesse topico, expliquem a versão do vosso sistema operativo, que drivers utilizaram
e que comandos executaram. Não saltem passos pois são os pequenos passos que às
vezes marcam a diferença entre o bom funcionamento e pessoal a desistir porque nao consegue
usar o linux para ir à net. Falo tb por experiência propria...
Sim basta entrares na pasta onde esta instalado e fazer ./wlan0up. Tambem gostava de saber por o gnome a executar esse comando no inicio mas n sei como faze-lo!
[[]]
Por exemplo, podes colocar esse ficheiro a ser executado no inicio da sessão :
Sistema - Preferencias - Sessões , e adicionas :)
Guia Criado com informações deste tópico:
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=E-iniciativas#Placa_de_Rede
Alguem que teste tudo e confirma por favor, eu não tenho acesso a este portátil para testar.
Não da... se colocar isto no /etc/network/interfaces
auto wlan0
iface wlan0 inet dhcp
pre-up /etc/rtl8187b/wlan0up
post-down /etc/rtl8187b/wlan0down
<pre>Nao liga na mesma e se correr o sudo ./wlan0up ele liga a luz da placa mas n procura por redes wireless mas por redes com fios...
Eu no /etc/network/interfaces tenho
Wlan0
pre-up /home/(minha conta)/rtl8187b-modified/wlan0upe basta correr o comando ./wlan0up que ele liga-se logo!!!
[[]]
YoungThomas 10-12-2007, 06:55 ao escrever ./wlan0up dá vários erros a dizer "-1 FILE EXISTS"
nos diversos ficheiro crypt.ko e r8187.ko.
Faço "sudo ./wlan0down" e fica bom.
agora nao sei se esta ou nao a apanhar algo :(
porque ao fazer "iwlist wlan0 scan" diz: "wlan0 NO SCAN RESULTS"
Isto significa que está a detectar a placa wireless certo? mas porque não faz ele scan?
é esse o teu problema também mix?
Salvador_ 13-12-2007, 13:29 Tentei agora instalar o Mint nesta maquineta...e axo estranho nao consegui fazer nada dele...
ele faz o load tudo mas quando chego a parte live e depois de aparecer o splash a carregar o gnome...apenas me aparece o wallpaper e n deixa fazer nada...somente aparece a imagem do wallpaper...n ha icones, nem bars, nada...n deixa fazernada, a unica soluçao eh desligar para voltar a abrir a dock de DVD...queria mesmo instalar esta porcaria, alguem sabe do q podera' ser ?
obrigado
EDIT com ubuntu ele ja consegue reconhecer as barras e os icones mas quando faço a instalacao quando chega a parte de particionar o disco ele n deixa avançar... =/ os cd's fncionam bem porque no meu desktop eles funcionam sem problemas...
Quantum_Kira 14-12-2007, 09:46 Boas Salvador_! O problema que tu tens/tinhas com o Mint em que ele só mostrava o wallpaper depois de carregar o gnome não acontece só contigo. Esse problema tem acontecido a muita gente, incluindo a mim. Eu já tenho o Mint instalado há umas semanas no meu laptop, mas quando instalei também tive esse problema, o qual foi resolvido com restarts sucessivos do laptop até funcionar :p. Se bem me lembro também podes tentar fazer Ctrl+ALt+Backspace para reiniciar o X Server e depos disso o desktop costuma carregar sem problemas. No que toca ao particionador de disco não te posso ajudar pois não tive problemas. Estás a tentar particionar o disco ou vais usar o disco todo na instalação? Eu usei o disco todo e não tive problemas com isso.
Salvador_ 14-12-2007, 13:08 Boas Salvador_! O problema que tu tens/tinhas com o Mint em que ele só mostrava o wallpaper depois de carregar o gnome não acontece só contigo. Esse problema tem acontecido a muita gente, incluindo a mim. Eu já tenho o Mint instalado há umas semanas no meu laptop, mas quando instalei também tive esse problema, o qual foi resolvido com restarts sucessivos do laptop até funcionar :p. Se bem me lembro também podes tentar fazer Ctrl+ALt+Backspace para reiniciar o X Server e depos disso o desktop costuma carregar sem problemas. No que toca ao particionador de disco não te posso ajudar pois não tive problemas. Estás a tentar particionar o disco ou vais usar o disco todo na instalação? Eu usei o disco todo e não tive problemas com isso.
o particionador estou a tentar faze-lo com o windows tambem la dentro dai dar jeitooo ...e isso foi apenas no ubuntu porque no mint nem sequer tive oportunidade de entrar...fiz para ai uns 3 restarts e nada...
so mesmo fazendo restart ??? eh que cada restart leva para ai uns bons 3 minutos a fazer o load para o live CD quase... essa do particionador tambem n percebo bem... este caso eh apenas referente ao MINT q acontece ? depois de instalares tens tudo a correr bem ?
Convém fazeres as partições antes de ires para o live cd.
No xp uso o Partition Magic, contudo para o Vista ainda não encontrei nenhum decente.
Cumpz jpsfs
Salvador_ 14-12-2007, 14:50 Convém fazeres as partições antes de ires para o live cd.
No xp uso o Partition Magic, contudo para o Vista ainda não encontrei nenhum decente.
Cumpz jpsfs
nunca tive problemas em fazer o particionamento na instalacao do CD tudo bem q n seja por isso...uso o CD do GParted q eh mt bom... vou tentar isso.
sideshow 20-12-2007, 16:41 Olá ppl...
Alguem conseguiu instalar a placa de rede wireless que vem neste tutorial?
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=E-iniciativas#Toshiba_Satellite_L40-12K
Faço tal e qual e surge-me este erro:
cp: missing destination file operand after `ieee80211-rtl.ko'
Try `cp --help' for more information.
cp: missing destination file operand after `ieee80211_crypt-rtl.ko'
cp: missing destination file operand after `ieee80211_crypt_ccmp-rtl.ko'
cp: missing destination file operand after `ieee80211_crypt_tkip-rtl.ko'
cp: missing destination file operand after `ieee80211_crypt_wep-rtl.ko'
cp: missing destination file operand after `r8187.ko'
Obrigado pela ajuda...
Salvador_ 20-12-2007, 20:50 ha por ai um user q o fez e tem a funcioanr o unico problema eh q sempre que inicia o ubuntu tem q fazer ./wlan0up e depois ligar... axo que ainda n ha maneira de o fazer automatico...como tou sem ubuntu ainda n tentei.... mas penso q adicionar esse comando talvez a' sessao talvez de...
slideshow, isso acontece-te em que passo, exactamente?
O que ele te está a dizer aí é que tu tens o comando cp mal formulado, não tens o destino. Vê se executaste bem o comando.
sideshow 21-12-2007, 13:14 slideshow, isso acontece-te em que passo, exactamente?
isso acontece quando eu escrevo:
sudo ./install
Outra questão: Como sabem que se trata da 8187b?
Quando escrevo $ lshw -C network não aparece nenhuma referencia ao modelo.
*-network
description: Ethernet interface
product: RTL-8139/8139C/8139C+
vendor: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
physical id: 7
bus info: pci@0000:05:07.0
logical name: eth0
version: 10
serial: 00:1a:92:fd:2b:42
size: 100MB/s
capacity: 100MB/s
width: 32 bits
clock: 33MHz
capabilities: pm bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=8139too driverversion=0.9.28 duplex=full ip=192.168.1.100 latency=64 link=yes maxlatency=64 mingnt=32 module=8139too multicast=yes port=MII speed=100MB/s
*-network
description: Wireless interface
physical id: 1
logical name: wlan0
serial: 00:16:44:11:89:8a
capabilities: ethernet physical wireless
configuration: broadcast=yes multicast=yes wireless=802.11b/g
Ja não me lembro ao certo mas penso que se fizeres lsusb ele diste o modelo dela!
[[]]
sideshow 21-12-2007, 19:37 sim é isso mesmo, mas aparece 8197 e não 8187b.
Bus 006 Device 002: ID 0bda:8197 Realtek Semiconductor Corp.
Outra coisa curiosa é que ao utilizar o ndiswrapper e depois de instalar o net8187b.inf aparece: Hardware Present NO dai eu duvidar se é mesmo o 8187b
mas tu já tens a placa a funcionar?
petersaints 21-12-2007, 21:15 Convém fazeres as partições antes de ires para o live cd.
Cumpz jpsfs
O melhor do mundo para Windows neste momento para mim é o Acronis Disk Director ;)
Ok antes havia um passo que era ./install mas agora esse passo já não existe por isso é que dava erro ao tentar o correr.
é so :
Compilar o driver:
./makedrv
Activar o módulo:
sudo ./wlan0up
sideshow 25-12-2007, 19:03 Sim sem dúvida que já não aparece os erros, mesmo assim continua sem funcionar... Nem sequer aparece o icone do wireless...
Se alguem já consegui instalar agradecia a ajudar... Se os portáteis são iguais logo basta o 1º conseguir!
sideshow 25-12-2007, 20:05 FINALLY!!!!!!!
ACHO QUE VOU TER UMA COISA MÁ!!!!!
Nem acredito que consegui.... só que surgiu um pequeno problemazinho, fiz milhares configs, as do guiaubuntupt, e de mais uns sites, não faço a mínima como isto resolveu... claro que vos vou dizer passo a passo como fazer para surgir um guia definitivo sem mais alterações!
Vou de proposito formatar o ubuntu e depois posto aki o tutorial final!!!
ps.apenas algo que vos posso já adiantar, toda a ligação é feita pela consola, gostava que surgisse o icone com as barras verdes do sinal, akele icone que aparece ao lado da data no ubuntu, mas pronto o que interessa é que finalmente consegui...
ppl, a ultima barreira foi ultrapassada, não há razão para utilizar o windows neste portatil... :p
ppl, a ultima barreira foi ultrapassada, não há razão para utilizar o windows neste portatil... :p
LOL nem nunca houve :P Eu sempre tive wireless com ubuntu nesse portatil a unica chatice era ter k fazer ./wlan0up cada vez que ligava o pc, mas ja estou tao habituado que nem 5segundos demoro a ligar a placa :P
[[]]
Salvador_ 27-12-2007, 01:58 hm parece q ja encontrei uma forma de o fazer automaticamente... encontrei este post num outro forum esta em ingles e aqui vai... vejam la'
That said, I did actually find a way to get wlan0up automatically (someone posted a solution on the same site as the modified driver)
Edit /etc/network/interfaces and add:
Code:
pre-up wlan0up
Assuming that wlan0up is in your path, otherwise provide the full path on that line.
Here's what my /etc/network/interfaces looks like, if anyone wants to scope it:
Code:
auto lo
iface lo inet loopback
auto eth0
iface eth0 inet dhcp
pre-up wlan0up
auto wlan0
iface wlan0 inet dhcp
Also, it might be worth mentioning that I've given up on nm-applet. Why? I never could get connected to an encrypted network using it with the modified drivers. I'm sure I was doing something wrong, however I'm back onto WICD and having no problems getting on the WEP 64bit encryption at my Parent's house. I'll try later on my own, slightly different setup when I'm back home.
Thanks again -- to everyone.
Existe algum driver para instalar a gráfica deste portátil? Estou farto de procurar e não encontro nenhum para linux :(. É o que me falta configurar, mas se tambem não houver fica em VESA. AH, já configurei o wireless na boa, sem complicações. Obrigado a quem disponibilizou informações sobre a instalação do wireless.
YoungThomas 01-01-2008, 19:18 driver gráfico?
pois... o linux diz que ele nao precisa de nada.
mas certo é que o toshiba nem o compiz corre. muito muito mau..
desconheço quaisquer drivers gráficos para ele em linux.
sideshow 01-01-2008, 19:59 Salvador,
O que adicionaste em cima ao /etc/network/interfaces simplesmente não funciona.
Ainda está para ser criada a configuração para esta placa se ligar automaticamente no arranque do pc.
Até lá e como diz o outro: "Já nem me lembro de liga-la na consola, já faz parte!"
Anistruk 05-01-2008, 19:14 boas ppl
acabo de instalar o Ubuntu no portatil!
já há algum guia pra instalar a placa wireless correctamente? tou farto de ler este topico e ainda nao percebi bem.
se puderem ajudar agradeço.
obrigado
abraço
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=E-iniciativas#Placa_de_Rede
Anistruk 06-01-2008, 23:54 boas mais uma vez. segui o guia todo e ja consigo ligar a placa! :)
mas mantem-se um problema... depois de configurar tudo nao consigo aceder á rede, só com o cabo :(
existe algum soft proprio para aceder a redes wireless ou a propria configuração do Ubuntu serve?
abraço
Depois de ligares a placa ele começa logo `a procura de redes wireless. Se existirem elas vão aparecer no cant. sup. drt. do monitor basta clicares no símbolo de rede que te aparece a lista de redes disponíveis!
[[]]
Anistruk 07-01-2008, 21:54 ja vi pela net um icon com uma barras ke deve ser de força de rede ou assim, no meu nao aparece nada disso.
apenas tenho o simbolo de rede onde cliko e faço manual configuration e entao aparece-me as config's, tipo pra meter ip's, gateway's e o essid, o qual abro e aparecem varias redes, menos a minha pk tenho o essid desactivado. meto o nome da minha rede e nada.... nao dá nada! so mesmo por cabo :(
abraço
edit. tirei toda a segurança da rede e ja consegui net! tinha wap/wap2 activo. o ubuntu suporta isso?
sideshow 07-01-2008, 22:28 Depois de ligares a placa ele começa logo `a procura de redes wireless. Se existirem elas vão aparecer no cant. sup. drt. do monitor basta clicares no símbolo de rede que te aparece a lista de redes disponíveis!
[[]]
Elllllahhh.... icone no canto superior direito? Se me explicares como o puzeste lá pago-te um copo!!!
Boas,
Sabem me dizer se o guia dá para o Fedora 8. A porra desta placa no linux é uma seca, tenho que andar sempre com um cabo de 4m atrás.
Ipsis verbis, não. Mas facilmente adaptas para Fedora ;)
E já agora, e não querendo parecer mal educado, gostava que antes de se perguntar tudo o que nos vem à cabeça, se pesquisasse um bocadinho (nem precisa de ser muito :)) pelo Google ou pelo Fórum; podem até nem ter nenhum resultado, mas podem dizer que fizeram pesquisa!
E já agora, e não querendo parecer mal educado, gostava que antes de se perguntar tudo o que nos vem à cabeça, se pesquisasse um bocadinho (nem precisa de ser muito :)) pelo Google ou pelo Fórum; podem até nem ter nenhum resultado, mas podem dizer que fizeram pesquisa!
Já pesquisei e não encontrei. para o ubunto encontro montes de sites. parece que toda a gente usa o ubunto. Já me estou a começar a arrepender de ter instalado o fedora.
Será que devo mudar!!!!! mais um formatadela :'(
Não era dirigido para ti rui_e46.
E não, não deve mudar. Fedora é uma optima distro para quem se está a iniciar. A unica coisas que ali deves mudar é o modo de instalação dos headers, mas facilmente encontrar como o fazer pela internet/forum do fedora.
E já agora, Ubunto nunca irias usar. Quanto muito, Ubuntu.
E já agora, Ubunto nunca irias usar. Quanto muito, Ubuntu.
:lol:
Vou pesquisar o modo de instalação dos headers.
Estou a tentar montar para começar a usar o linux. preciso da wireless mas para já não é essencial, uso o cabo.
Preciso também do XP, tentei instalar o Vmware mas deu um erro no Kernel, pelo que vi na net já aconteceu a muitos, tenho que ver a solução com calma.
Nunca tinha usado o linux mas dá trabalho, no windows é tudo muito mais simples.
para instalar os headers, vais ao Synaptic ( system - administration - synaptic) e procura por headers e instala o linux-headers.
tudo o que precisas ( ou quase tudo mm ) está disponivel pelo gestor de pacote synaptic.
Anistruk 08-01-2008, 08:54 ora cá estou eu mais uma vez... lol
então a minha duvida é a seguinte, na configuração manual de rede so tem wep personal e wep2 personal, usando eu no AP wpa/wpa2 o que devo escolher?
já se nao meter nada nesses campos, e escolher ligar a outra rede, meto o nome da minha e pede pass... passphrase, acsii ou hex salvo erro... se for nesta opção o k devo escolher?
consigo ligar-me á rede mas só com a segurança toda desactivada... raios!
abraço
YoungThomas 24-01-2008, 04:37 Não há meio do UBUNTU mostrar algum sinal de rede wireless.
Nao aparece nem ICON nem coisa nenhuma, mas eu fiz i wlan0up e não deu erro nem nada..
Só me falta isto para dizer adeus ao Windows, tal como um camarada disse uns posts atrás..
O modem zte bomba bem, só falta isto. Isto dá jeito em muitos sitios onde vou e mesmo em
casa, para nao ter de usar o fio... :(
Alguem diz o que preciso fazer após o wlan0up? Até ai cheguei, mas ele nao mostra redes nem
dá sinal de estar a procurar seja o que for. Obrigado malta
Anistruk 24-01-2008, 08:56 Não há meio do UBUNTU mostrar algum sinal de rede wireless.
Nao aparece nem ICON nem coisa nenhuma, mas eu fiz i wlan0up e não deu erro nem nada..
Só me falta isto para dizer adeus ao Windows, tal como um camarada disse uns posts atrás..
O modem zte bomba bem, só falta isto. Isto dá jeito em muitos sitios onde vou e mesmo em
casa, para nao ter de usar o fio... :(
Alguem diz o que preciso fazer após o wlan0up? Até ai cheguei, mas ele nao mostra redes nem
dá sinal de estar a procurar seja o que for. Obrigado malta
ora boas
no meu foi assim, faço o ./wlan0up e a luz em baixo liga, portanto a placa trabalha. nao consigo é aceder á minha rede se tiver WPA, WEP ou mac adress.
para que ele apanhe as redes, o que tenho de fazer é nao defenir IP automatico, deixar tar em DHCP. se tiver assim o meu apanha as redes, apesar de estar mesmo ao pé do meu AP, a força do sinal é sempre 30% :( nao percebo...
melhor sorte para ti
abraço
Toze das Coves 02-04-2008, 00:08 Sorry o desenterro mas alguém sabe de alguma incompatibilidade com o Hardy Heron?
Tentei compilar mas ao fazer ./makedrv dava erro dizendo que tinha de substituir nos make files o CFLAGS por EXTRA_CFLAGS. Fiz isso mas mais erros prosseguiram.
Será que há incompatibilidade?
Boas!
Quando vou a instalar a placa wireless, logo ao fim do primeiro passo (./makedrv) aparecem algumas linhas e a última é "Error 2" (não tenho aqui o portátil ao pé).
Se logo de seguida fizer ./wlan0up diz que faltam alguns ficheiros e nada feito.
Alguém sabe alguma maneira de resolver isto?
Cumpz jpsfs
lightningspirit 14-05-2008, 17:49 Olás!
Eu tenho tanto a Wireless como o Compiz a funcionar no meu Toshiba L40!
Como actualizei o sistema para o Hardy, e como fui eu que escrevi o teco teco do Guia Ubuntu PT para o WIreless e para o modem, e como também descobri que infelizmente está muito complicado instalar a Wireless no Hardy nativamente, passo aqui outra forma de isntalar a wireless, em vez de utilizar aquela driver que dá muitas dores de cabeça, vamos instalar com o ndiswrapper! =)
WIRELESS
-----------
Bem, primeiro vamos fazer o download do ndiswrapper: abram o Synaptic e procurem por ndiswrapper, instalem os commons e o programa. Procurem também por ndisgtk e instalem-no (este serve-nos para ter um frontend do ndiswrapper para o gnome - vamos precisar dele)
Segundo, vão aqui (http://tiagoboldt.net/blog/toshiba-l40-ndiswrapper-realtek-8187/) e sigam o que está escrito até ao fim, mesmo o último passo de forçar a aplicação a controlar a placa é necessário.
OBS: usem a inf do Win98 como ele descreve;
Façam reboot de novo, o sistema pode trancar no boot à primeira, nada que um ctrl+alt+del não resolva!
Terceiro, abram, no menu do ubuntu, a apalicação 'Windows Wireless Drivers' (o tal ndisgtk) e vejam se o hardware está a funcionar.
Se disser 'Sim' está ok e o gnome deve já detectar no seu icon as redes disponíveis!
OBS: a placa activa-se sozinha no boot mas não tem suporte à luzinha nem ao botão! (a luzinha não acende). Mas como não preciso disso para nada não me dei ao trabalho de verificar se com as drivers do WInXP isso funcionava!
COMPIZ
--------
Bem, o que fiz foi simples: instalei o Xgl, que, infelizmente é um servidor X um pouco às três pancadas (pelo que dizem) mas felizmente nunca me travou, e depois instalem o COmpiz para o Xgl.
Se precisarem de mais informação acerca disto do compiz+Xgl, googlando encontram resmas de informação: foi assim que eu fiz!
OBS: Obviamente, não se desistala o Xorg, porque o Xgl precisa de algumas rotinas dele!
Bem, abraços
lightningspirit 14-05-2008, 19:48 Outra coisa: Tentem experimentar com vocês este processo!
Se funcionar com a maioria eu faço um update aos passos no Guia do Ubuntu PT... este processo é bem mais simples!
Não se esqueçam, eu já tenho o novo Ubuntu 8, Hardy Heron
Abraços
nao sobre este portatil mas sim sobre outro e-escolas
Tenho o Ubuntu 8.04 no Dell Inspiron 1525 a funcionar perfeitamente ..reconheceu td menos o wireless..e esse foi lá com o ndis...
Toze das Coves 20-05-2008, 14:01 Bem eu tenho o Toshiba L40 e instalei o Hardy Heron. Mas tenho um problema, funciona tudo muito bem á excepção do wireless. Os problemas são os seguintes, ai seguir o tutorial do guiaubuntupt.org, não consigo fazer o ./makedrv dá um erro ( de momento não estou em ubuntu não posso dizer qual o erro especificamente), e ao seguir ao tutorial postado pelo utilizador em cima, ao fazer sudo modprobe ndiswrapper ele diz ndiswrapper driver not found.
Ora bem, visto que quero utilizar o wireless com encriptação WPA2K penso que para isso é o driver instalado pelo ndiswrapper ou o outro já tem suporte para WPA2K?
Gostaria de resolver o problema para poder ter wireless compativel com WPA2K.
Bem eu tenho o Toshiba L40 e instalei o Hardy Heron. Mas tenho um problema, funciona tudo muito bem á excepção do wireless. Os problemas são os seguintes, ai seguir o tutorial do guiaubuntupt.org, não consigo fazer o ./makedrv dá um erro ( de momento não estou em ubuntu não posso dizer qual o erro especificamente), e ao seguir ao tutorial postado pelo utilizador em cima, ao fazer sudo modprobe ndiswrapper ele diz ndiswrapper driver not found.
Ora bem, visto que quero utilizar o wireless com encriptação WPA2K penso que para isso é o driver instalado pelo ndiswrapper ou o outro já tem suporte para WPA2K?
Gostaria de resolver o problema para poder ter wireless compativel com WPA2K.
Boas!
Tenho exactamente o mm problema.
Consegui instalar os drivers alterados com o patch e consigo-me ligar à rede se a rede não estiver encriptada ou com WEP. WPA é que nada.
Cumpz jpsfs
Anistruk 21-05-2008, 11:33 Boas!
Tenho exactamente o mm problema.
Consegui instalar os drivers alterados com o patch e consigo-me ligar à rede se a rede não estiver encriptada ou com WEP. WPA é que nada.
Cumpz jpsfs
tens tu, tenho eu e temos todos com o raio dessa placa! se o portatil tivesse uma entrada pcmcia ja tinha comprado uma placa wireless e pronto!
abraço
lightningspirit 24-05-2008, 15:39 Se ao fazerem sudo modprobe ndiswrapper não encontra o driver é porque ficou mal instalado! Tenham e atenção para o fazerem com os drivers para o Win98!
Repeti este processo três vezes e nas três vezes deu-me certo, por isso tem que dar certo com vocês também!
Comigo funciona WPE, WPA e tudo o mais, apenas Ad-Hock é que não funciona, liga-se à rede mas não transfere dados (mas isto é muito comum no Linux, talvez daqui a uns tempos já haja soluação!)
Actualizei o Guia do Ubuntu PT para este novo método, visto já ter tido respostas positivas também. Passem por lá para ver!
Quanto ao pcmcia, o Portatil L40 tem pcmcia, mas olha que não é a melhor solução (nunca foi para Linux)
Abraço
Boas!
Já instalei a placa como é sugerido no GUIA PT Ubuntu.
E bem... aquilo começa logo mal. Se fizer:
sudo apt-get install ndiswrapper
ele diz que não existe pacote candidato para a instalação...
Depois, o comando modprob não existe, deves querer dizer modprobe.
Em suma, consegui instalar os drivers (instalei o ndiswrapper à mão) e pelo ndisgtk aparece lá o hardware presente, etc. Agora se fizer iwconfig ou ifconfig, não aparece nenhum dispositivo wireless (pressuponho que deveria aparecer wlan0).
Alguém sabe como ligar a placa? Acho que ela está instalada mas não ligada. A combinação Fn+F8 não faz nada.
Cumpz jpsfs
Boas ppl.
Já fiz de TUDO! Segui os 2 tutorials tanto o do E-iniciativas como o do lightningspirit mas n consigo :S:S:
quando faço sudo ndiswrapper -a 0bda:8197 net8187b
diz: driver 'net8187b' is not installed (properly)!
EDIT:
Outra coisa que descobri.
Fiz ,se não me engano, lsusb e umas das coisas que me apareceu foi
0bda:8198 ou seja se fizermos sudo ndiswrapper -a 0bda:8197 net8187b n vai dar pk, pelo menos a mim, é 8198. Ou seja pus
sudo ndiswrapper -a 0bda:8198 net8187b
Aí sim ja deu correcto e penso que n apareceu driver 'net8187b' is not installed (properly)!.
Mas continuo sem conseguir ligar
Com isto, consegui que diga Hardware Present: Yes
Mas n encontra nenhuma ligação sem fios. Pedi ajuda a um colega meu que percebe bué de Linux e fez la uma data de comandos e outras cenas e chegou a conclusão que devia ser driver mal instalado mas n sei o k fazer para o instalar bem. Nem ele consegui.
HELP!?
Cumps
EDIT: ja descobri outra cena na parte debaixo do portatil diz TOSHIBAL300 pode ser k ajude a perceber meu prob...
Boas.
Tenho o L40 com ubuntu 8.04 instalado com o cubo e todos os efeitos gráficos marados.
A wireless esta bombar so falta e meter isto a funcionar com WPA porque por enquanto so funciona com WEP 64 /128. Alguém sabe como meter isto a 100%??
Acho que e desta que me vou render ao linux...
CMPZ
Eina. EU instalo o 8.04 no mue portatil L300 ambem da e-escolas (mt identico ao teu) e fica todo marado ma entra no Ubuntu fica sempre abre janela meu computaddr fecha abre fecha abre fecha como se tivesse a piscar e não consigo fazer nada no meu computador...
POr isso tenho o 7.10 no ubuntu mas n consigo fazer enable aos efeits das janelas etc para depois poder usar o Cubo. Aaham k pode ser o facto de a placa gafica não ser dedicada? ou precisarei de drivers?
um pequeno offtopic- Encomendei CD do Ubuntu pelo site oficial. Lá dizia k demoraria 4 - 6 semanas demorou umas 2 semanas a chegar ca a casa! hehe ainda veio com 4 autocolantes bué nice. Claro tudo de borla
Cumps
Ghostryder 23-06-2008, 17:15 Boas.
Tenho o L40 com ubuntu 8.04 instalado com o cubo e todos os efeitos gráficos marados.
A wireless esta bombar so falta e meter isto a funcionar com WPA porque por enquanto so funciona com WEP 64 /128. Alguém sabe como meter isto a 100%??
Acho que e desta que me vou render ao linux...
CMPZ
cmo puseste o wireless a funcionar? ja consegui apanhar o sinal mas era mto fraquinho (mesmo ao lado do router)...tb tenhu um L40 das E-escolas...
cmo puseste o wireless a funcionar? ja consegui apanhar o sinal mas era mto fraquinho (mesmo ao lado do router)...tb tenhu um L40 das E-escolas...
Boas.
Tens na pagina 1 pagina do tópico este post (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2216166&postcount=22) la tens a info toda.
Tens de sakar o ficheiro 2.6.24.patch, descompactar, e dares premições de execução aos scrips
CMPZ
Salvador_ 22-08-2008, 00:05 arghh esta porcaria no hardy heron tem me dado mtas dores de cabeça...
Instalei o driver atraves do metodo... no entanto na consola n consigo fazer esse tal ./wlan0up diz q n reconhece comando...
no entanto a luzinha ta acesa, reconhece 2 redes sendo uma delas a minha...
No entanto qnd ponho a pass n entra fica sempre em 0%. Ja tirei a pass de acesso a' rede no entanto assim tmb n entra...pede me constantemente a pass...
Alguem sabe o que mais posso fazer ?
Bem pessoal desculpem la estar a "desenterrar" o topico, sou novo aqui, ja li todos os posts, tenho o toshiba l40 do e-escolas, decidi instalar linux(ubuntu neste caso 8.0.4), tudo esta a funcionar excepto o wireless, tentei ambos os metedos postados aqui, o segundo simplesmente n faz anda e o primeiro crashame o pc, por vezes dame erro1/2 na instalação e quyando tentome ligar a uma rede o computador crasha e fika com duas das luzes perto do ecra ligadas.... ja pesquisem bastante na net e mesmo assim n consegui resolver o problem, alguem tem alguma idea de o que possa estar a fazer mal?
cumps.
| Blasted | 21-09-2008, 18:23 Venho também colocar aqui a minha dúvida. Tenho o toshiba L40 do programa e-escolas, e estou a tentar configurar a placa wireless em ubuntu.
Estou a seguir este tutorial : http://tiagoboldt.net/blog/toshiba-l40-ndiswrapper-realtek-8187/
O problema é que quando chega ao passo em que devemos fazer
sudo modprob ndiswrapper
na consola, a mim dá-me erro e diz que o comando não é encontrado/reconhecido (não tenho bem a certeza).
Qual será o problema?
cumprimentos,
Venho também colocar aqui a minha dúvida. Tenho o toshiba L40 do programa e-escolas, e estou a tentar configurar a placa wireless em ubuntu.
Estou a seguir este tutorial : http://tiagoboldt.net/blog/toshiba-l40-ndiswrapper-realtek-8187/
O problema é que quando chega ao passo em que devemos fazer
sudo modprob ndiswrapper
na consola, a mim dá-me erro e diz que o comando não é encontrado/reconhecido (não tenho bem a certeza).
Qual será o problema?
cumprimentos,
É modprobe, creio eu...
Ghostryder 08-10-2008, 14:12 cmo puseste o wireless a funcionar? ja consegui apanhar o sinal mas era mto fraquinho (mesmo ao lado do router)...tb tenhu um L40 das E-escolas...
cmo se faz isso?
ja tive a ler os topicos mas nao consigo resolver o problema e por isto a funcionar...partindo do inicio...que faço para instalar a placa? alguem nao se importa de fazer um post com as instruçoes todas direitinhas? aradecia se alguem o fizesse...
Cump
The_True_Eue 09-10-2008, 17:29 Ja experimentei ambos os metodos sugeridos aqui. Com o ndiswrapper ja tenho o dispositivo wlan0, mas redes, nem ve-las.
----------------
O driver sugerido pelo slack_guy n\ao consigo compilar.
Primeiro: um erro qualquer a sugerir substituir CFLAGS por EXTRA_CFLAGS nos Makefiles. Feito.
Agora: implicit declaration of SET_MODULE_OWNER, no ficheiro rtl8187_core.c
Apo's alguma pesquisa descobri que houve umas discuss\oes sobre essa macro porque houve quem a considerasse obsoleta, e nao sei que. Entao defini a macro a pata nesse ficheiro, assim:
#define SET_MODULE_OWNER(dev) ((dev)->owner = THIS_MODULE)
que e como deve de ser.
Pois, agora: 'struct next_device' has no member named 'owner'.
Alguem ajuda? Seja num metodo ou no outro. Ou noutro completamente diferente. Tanto faz.
P.S.: Peco desculpa pelas faltas de acentos e cedilhas porque tenho um problema com este teclado... Eu sei que nao e nada de grave para muita gente, mas para mim e'.
|
|