View Full Version : Nintendo confirms Wii DVD support coming
Kursk_crash 10-11-2007, 00:40 Nintendo confirms Wii DVD support coming
Any gamers hoping to cosy-up on the sofa this Christmas and watch films with their Wii are set to be disappointed. Nintendo has confirmed that DVD playback won’t be added to the console this year.
Nintendo claims it’s postponing the release due to a need to secure enough production units in time for the Christmas rush. It broke the news on the Q&A section of its Japanese Wii website.
The addition of DVD playback functionality, either through a firmware update or by creating a second-generation Wii, has been widely discussed since well before the console’s December 2006 debut.
In November last year, software developer Sonic Solutions claimed its CinePlayer CE software would be used in the Wii as the DVD playback application. However, it said the enhanced Wii would be released by Nintendo “in the latter half of 2007”.
That timeframe was confirmed by Nintendo on its Q&A site. It appears that t did indeed plan to release a Wii that can play DVDs in the second half of 2007, but that production restraints have prevented if from doing so.
It also noted that "DVD licensing fees... are higher than expected".
"Sorry for the inconvenience, but please be patient," Nintendo told its fans.
Nintendo gave no indication of when a DVD playback-enabled Wii might actually appear.
ou seja.. irá ter...mas só pro ano e não se sabe quando!!
fonte: http://www.reghardware.co.uk/2007/11/09/wii_dvd_playback_delayed/
Cunha Esteves 10-11-2007, 00:42 a mim é me irrelevante, mas talvez para alguns (penso que poucos) poderá valer a pena
Pure_Water 10-11-2007, 01:21 preferia que lhe metessem suporte para HD de jeito...pk para leitor de DVD vejo na ps3 que faz-me o upscale :P
Homem do Saco 10-11-2007, 10:01 Por mim é cagativo, tenho a wii ligada ao monitor do pc.
Há gente para quem isto vai ser bastante útil. Mas algo me diz que essa wii vai ter poucas vendas.
Por mim é cagativo, tenho a wii ligada ao monitor do pc.
Há gente para quem isto vai ser bastante útil. Mas algo me diz que essa wii vai ter poucas vendas.
Se eles optarem pela versão firmware, eu por acaso não compro mas hà quem compre de certeza.
Homem do Saco 10-11-2007, 10:48 Quando dizes versão firmware falas de que?
A opção de venderem uma wii com firmware diferente, mais cara
Ou qualquer wii poder ser actualizada através da internet pagando uns 10€ para isso?
Eu acho que o que vai ser feito é o primeiro caso e isso vai vender pouco.
Se fizerem o segundo caso, pode ser um sucesso.
Esta notícia só vem realçar que a haver DVD playback, é por firmware, ou aplicação via Wii Shop. Se eles pensavam em fazer isso para meio de 2007, de certeza que não era com uma nova revisão da consola em 6 meses... E certamente se a desculpa para não activarem o DVD playback até ao Natal ser por estarem a reforçar o stock, então em 2008 não vão lançar uma nova revisão. Que lata tinham eles de anunciar uma nova revisão com DVD playback quando estão a reforçar o stock para vender que nem pãezinhos quentes? Era dar um tiro no pé!
Quando dizes versão firmware falas de que?
A opção de venderem uma wii com firmware diferente, mais cara
Ou qualquer wii poder ser actualizada através da internet pagando uns 10€ para isso?
Eu acho que o que vai ser feito é o primeiro caso e isso vai vender pouco.
Se fizerem o segundo caso, pode ser um sucesso.
Se vai ser pago ou não não sei mas sim quando se fala de firmware fala-se de uma versão "downloadável" através do wii shop channel.
Eu n faço esse update. prefiro 'cansar' a minha consola apenas com jogos, não lhe quero por mais horas em cima com filmes DVD, para isso uso um leitor de sala de 30€ que por aí andam ao pontapé.
Seja como for, é sempre uma boa adição, para quem quer.
É um update necessário. Há gente que sei queixa que quer DVD playback, e outros não querem... Quem quer, que compre, quem não quer não adere. Eu não quero.
Kursk_crash 10-11-2007, 16:16 preferia que lhe metessem suporte para HD de jeito...pk para leitor de DVD vejo na ps3 que faz-me o upscale :P
e a tua ps3 não lê HD (blu-ray) ?? ou só lê dvd's ??
ainda precisas da wii para fazer isso ?
Homem do Saco 10-11-2007, 16:39 Quem tem uma tv hd a fazer um upscale foleiro precisa de um leitor que o faça por ela.
Mas a wii tem cabo de componentes, não custa mto fazer o tal upscale do dvd
Leitor DVD? Não tem interesse para mim, pois tenho leitor de sala com DivX, quando ocmpro uma consola compro para jogar, senão comprava a psp em vez da DS ou um portátil multimedia em vez da ps3 LOL
Anoni Mus 10-11-2007, 18:22 Para quê um dvd rasca numa wii, quando tenho uma tv full hd e um ganda dvd que produz 1080i, bah dediquem-se aos jogos.
Quem tem uma tv hd a fazer um upscale foleiro precisa de um leitor que o faça por ela.
Mas a wii tem cabo de componentes, não custa mto fazer o tal upscale do dvd
Se bem me lembro, a XB1 fazia upscale de DVD, logo tens razão.
xernobyl 10-11-2007, 20:48 Se o output da Wii é 480p não há qualquer escalonamento da imagem do DVD se for NTSC. Se for PAL a imagem do DVD é encolhida. :p
Ter opções e loberdade de escolha nunca foi mau para ninguém
Boa jogada para a Nintendo, pode vir um pouco depois da hora mas vem.
Korben_Dallas 11-11-2007, 12:45 Se é necessário uma versão nova da consola então acho isto ridículo... não podia ser um update de firmware, ou um acessório externo, acessível a todos, inclusive os que já compraram a Wii?
Anyway mais features é sempre bom, e não percebo como isso pode incomodar alguém.
Gaminger 11-11-2007, 13:50 Um disco externo out outra solução practical falta de memorial e que eles não arranjam...
Homem do Saco 11-11-2007, 14:07 Se é necessário uma versão nova da consola então acho isto ridículo... não podia ser um update de firmware, ou um acessório externo, acessível a todos, inclusive os que já compraram a Wii?
Anyway mais features é sempre bom, e não percebo como isso pode incomodar alguém.
Há quem já tenha a wii que se sente incomodado se o amigo amanhã comprar uma e a dele tiver mais qualquer coisinha.
Pure_Water 11-11-2007, 14:08 o que eu gostava mesmo era um canal com download de demos... (e aí surgiria o problema de onde os guardar mas adiante lol)
xernobyl 11-11-2007, 14:46 o que eu gostava mesmo era um canal com download de demos... (e aí surgiria o problema de onde os guardar mas adiante lol)Eu acredito que eventualmente vai sair uma Wii com um bocado mais de memória, tipo 2GB. Também acredito que há de ser possivel correr as coisas directamente dos cartões SD ou de discos USB.
Não há noticias sobre um suposto update ao news channel, pois não? Há uns meses tinha-se falado nisso, que ia haver um news channel melhorzinho.
stuartboy 11-11-2007, 15:14 Para mim é indiferente que a Wii tenha leitor de filmes DVD porque onde a Wii está eu tenho leitor de DVD também. Agora se a Nintendo decedir por venha ela...
Para mim é indiferente que a Wii tenha leitor de filmes DVD porque onde a Wii está eu tenho leitor de DVD também. Agora se a Nintendo decedir por venha ela...
A sensor bar da minha Wii está em cima do leitor de DVD's:x2:
E logo ao lado está a secretária com o pc que tem leitor de DVD's, e por aí a diante...
Boa noite!
Há novidades sobre este tema?
Obrigado
Rexobias 30-04-2008, 12:11 Anyway mais features é sempre bom, e não percebo como isso pode incomodar alguém.
É triste ler algumas reacções, a uma nova feature que na minha opinião já devia estar presente de inicio - Porque?! Penso que basta pensar um pouco para perceber.
Make.Love 30-04-2008, 12:15 É triste ler algumas reacções, a uma nova feature que na minha opinião já devia estar presente de inicio - Porque?! Penso que basta pensar um pouco para perceber.
e porque é que ela nao esta desde inicio? (eu sei porque e compreendo)
espero que seja através de firmware e com um wii channel.
anyways lembro-me de quando fui a algum sitio estava irritado porque bem me dava jeito ter um leitor de dvd. Numa outra vez usei a PS2, deu imenso jeito.
É triste ler algumas reacções, a uma nova feature que na minha opinião já devia estar presente de inicio - Porque?! Penso que basta pensar um pouco para perceber.
Se soubesses o porquê de ela não estar incluída, saberias que provavelmente NUNCA poder vir a ser implementada, sem uma mudança significativa do leitor... Daí não ter sido incluída inicialmente.
CoolMaster 30-04-2008, 14:47 Se soubesses o porquê de ela não estar incluída, saberias que provavelmente NUNCA poder vir a ser implementada, sem uma mudança significativa do leitor... Daí não ter sido incluída inicialmente.
E como é que sabes isso?
^ O leitor de dvd's da Wii não é normal. O conjunto lente+laser está calibrado especificamente para para este tipo de discos, que são bem diferentes dos dvd's normais. Não significa que a Wii não consiga ler DVD's, mas como não está calibrado especificamente para DVD's, exige um esforço muito maior para conseguir ler. Uma prolongada leitura de DVD's provocará a diminuição do tempo de vida do leitor, que por sua vez é a maior causa (a longo prazo) da falência de qualquer consola do mercado. (na verdade os discos da Wii são lidos apenas por alguns (creio que 2) modelos de uma marca (LG?) de leitores para PC)
Como é que sei isto? Li algures aqui no fórum um post com um link para essa informação e sinceramente não o sei de cor.
CoolMaster 30-04-2008, 15:00 Não tenho nenhuma fonte extra para te contrariar mas acho estranho.. até porque DVD5 e DVD9 que é são os tipos de dvd usados nos jogos da Wii são os mesmos que os outros DVD... parece-me muito estranho e sinceramente até ler uma fonte credivel não acredito.
amjpereira 30-04-2008, 15:05 A razão dada no inicio pela Nintendo foi devido á licença, não faz muito sentido ela não ler DVD's "normais" ou os DVD's da Wii serem especiais, senão não faria sentido ela ler "backups" que são gravados em DVDs normais.
A Nintendo é que se fosse a incluir um leitor de DVD Video/DVD audio, teria que adquirir uma licença para reprodução o que faria com que o valor final da consola fosse mais elevado(ligeiramente).
Melhores Cumprimentos
xernobyl 30-04-2008, 16:43 ^ O leitor de dvd's da Wii não é normal. O conjunto lente+laser está calibrado especificamente para para este tipo de discos, que são bem diferentes dos dvd's normais. Não significa que a Wii não consiga ler DVD's, mas como não está calibrado especificamente para DVD's, exige um esforço muito maior para conseguir ler. Uma prolongada leitura de DVD's provocará a diminuição do tempo de vida do leitor, que por sua vez é a maior causa (a longo prazo) da falência de qualquer consola do mercado. (na verdade os discos da Wii são lidos apenas por alguns (creio que 2) modelos de uma marca (LG?) de leitores para PC)
Como é que sei isto? Li algures aqui no fórum um post com um link para essa informação e sinceramente não o sei de cor.
Há um leitor de DVDs homebrew que funciona na Wii...
^ Eu disse claramente que a Wii pode ler DVD's, mas que exige um esforço da lente + laser para a qual a Wii não está calibrada, pelo que a longo prazo pode estragá-la...
Dazkarieh 30-04-2008, 16:54 Eu tou como o Coolmaster... até provas (fontes credíveis, que expliquem claramente em termos técnicos), isso não passa de um mito urbano.
De qualquer forma, nunca usaria a Wii para ler DVD's.
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2865133&postcount=34
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2865872&postcount=38
Dazkarieh 30-04-2008, 17:13 http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2865133&postcount=34
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2865872&postcount=38
FASC, desculpa lá, mas quantos queres que te aponte a dizer o contrário?
Atenção... não estou a dizer que estás a errado. Apenas gostava de ler algo acerca disso. Por exemplo, vindo de uma fonte da Nintendo.
^ Vindo da Nintendo creio que nunca saberemos algo oficialmente. O único indicativo certo vindo deles, será o lançamento oficial de um leitor de DVD ou MediaPlayer, lido a partir de DVD's, ou cd's. Caso contrário apenas podemos "confiar" naquilo que já anda mais que espalhado por aí fora.
Mas tens razão: há uns que afirmam que não há problema nenhum, outros que dizem que há... Eu prefiro pensar que onde há fumo, há fogo! Para além disso tens o caso de um leitor de DVD normal de PC (tirando aqueles 2 modelos que referi) não lerem os DVD's da Wii, nem em Bitstream... Só por aí já dá para desconfiar, certo? :)
Dazkarieh 30-04-2008, 17:30 Para além disso tens o caso de um leitor de DVD normal de PC (tirando aqueles 2 modelos que referi) não lerem os DVD's da Wii, nem em Bitstream... Só por aí já dá para desconfiar, certo? :)
Será qualquer coisa. Sim. Mas isso não significa que hajam problemas em ler DVD's normais. Até porque há a questão da pirataria, que não usa DVD's especiais. Já alguém tentou usar esses nos mesmos leitores que não liam os originais?
Ou seja... a Wii pode ler um DVD qualquer... mas os DVDs da Wii não pode ser lidos em todos. É isto?
Acho isso tudo muito estranho...
theforbidden1 30-04-2008, 17:48 Será qualquer coisa. Sim. Mas isso não significa que hajam problemas em ler DVD's normais. Até porque há a questão da pirataria, que não usa DVD's especiais. Já alguém tentou usar esses nos mesmos leitores que não liam os originais?
Ou seja... a Wii pode ler um DVD qualquer... mas os DVDs da Wii não pode ser lidos em todos. É isto?
Acho isso tudo muito estranho...
A Wii não utiliza DVD's, a Wii utiliza um formato proprietário, ou seja um formato privado e portanto protegido. Dai quando tu metes um disco de jogo num PC, o PC não sabe o que fazer com ele.
A Wii utiliza DVD'S sim, a consola lê Backups gravados em Dvds comuns que se compra em qualquer loja.
CoolMaster 30-04-2008, 18:05 Sim, como já disse.. a Wii suporta DVD5 e DVD9 (Dual-Layer)... ou seja, não há nada que indique que não pode ler dvds de filmes.
A Wii suporta o MEDIA DVD, tanto 5 como 9. O método de leitura e de acesso é que não é o mesmo. Tanto que a forma de fazer backups neste momento resume-se a colocar a consola em modo GC, e fazer o dump do DVD através de homebrew, ou então através de dois modelos específicos de leitores de PC.
Make.Love 30-04-2008, 19:19 A Wii utiliza DVD'S sim, a consola lê Backups gravados em Dvds comuns que se compra em qualquer loja.
e o que é que isso interessa? lol
que lê dvd´s ja todos sabemos desde o dia que a Nintendo anunciou a Wii...
a mim nem aquece nem arrefece a wii ler dvds/filmes... para isso comprava um leitor dvd com saida HDMI... nem 50€ custam da LG ou outra marca qq.
theforbidden1 30-04-2008, 19:30 A Wii utiliza DVD'S sim, a consola lê Backups gravados em Dvds comuns que se compra em qualquer loja.
Ai le? estranho a minha não backups grados em DVDs comuns...
Dgamer_48 30-04-2008, 19:43 Pouco me interessa se ela vai dar para ler DVD (filmes)... tenho dois PCs com DVD e um leitor de DVD... para mim uma consola é para JOGAR e não para ver filmes...
Rexobias 30-04-2008, 21:19 O problema da Wii, é uma questão de software para reproduzir os DVD's. Li que era para ter essa função, pois tinham um acordo qualquer com uma empresa chamada Sonic, que acabou por não ser cumprido. Acredito que a lente possa também não ser grande coisa para o processo (recordando os relatos das dificuldades da Wii ao ler o 1º jogo DVD9), mas o problema passa sobretudo por software.
Mantenho o que disse, é impossível perceber a mentalidade/filosofia de quem fala mal desta funcionalidade, foi por isso que disse o que disse. Também posso usar essa filosofia de "Toda a gente tem leitor de DVD's" e afins noutras funcionalidades da Wii (Photo Channel, Browser Web, etc...) - faço tudo isso no PC.
Porque que eu defendo a leitura de DVD na consola?! Simples, é uma funcionalidade tão elementar nos tempos actuais (os vossos comentários sublinham isto) que era esperado que viesse incluida, é útil (bem mais útil que alguns Channels da Wii), e nem toda a gente tem leitor de DVD, e quem tem, ao ir de férias, em vez de levar dois aparelhos, leva um que faz ambas as coisas - quem viaja dá valor ao espaço. Não há uma única desvantagem.
Como é possível comentar da forma que foi comentada uma coisa que só tem beneficios?!
Desinformação é um coisa muito má. Vamos tentar não espalhá-la. Existem duas coisas diferentes que são os discos ópticos mais conhecidos como DVD, e existe o seu formato de dados que para os consumidores se resume ao DVD-R e DVD+R. Os discos da wii, como os da GC, como os da PS2, utilizam um formato proprietário, pelo que os leitores comuns de PC não os conseguem ler.
Mas alguns leitores permitem ler bit-por-bit o que está no disco, não tentando decifrar nenhum formato(alguns LG como aí já referiram) e permite dumps directos.
O leitor da wii é uma comum drive de slot-in(já a tive na mão) de DVD proprietário, mas dada a instrução certa ao firmware do leitor, ele passa a ler tb DVD-R e DVD+R, daí os backups com "mod-chip".
Essas histórias de lentes alinhadas e lasers, são questões completamente secundárias. Claro que uma média pior(DVD-R rasco) pode aumentar o número de vezes que o laser tem que passar em cima do mesmo sítio para ler os mesmos dados sem dar erro, daí para ler os mesmos dados tem que trabalhar mais tempo, e consequente desgaste. Mas felizmente que a Wii não usa os leitores duvidosos da PS2, portanto deixem de pôr os vossos electrodomésticos de entretenimento numa redoma de cristal, e deixem-nos trabalhar. Se eles se estragaram, então não cumprem a sua função anunciada, e para isso serve a garantia.
Para quem não sabe, a posição oficial da Nintendo neste assunto foi a que não queria pagar pela licença para ler DVD-Movies, aumentando assim o custo para o consumidor.
Mais ainda, já anda por aí um media center com leitor de DVD para wii homebrew, que não requer mod-chip.
Dazkarieh 30-04-2008, 21:40 Desinformação é um coisa muito má. Vamos tentar não espalhá-la. Existem duas coisas diferentes que são os discos ópticos mais conhecidos como DVD, e existe o seu formato de dados que para os consumidores se resume ao DVD-R e DVD+R. Os discos da wii, como os da GC, como os da PS2, utilizam um formato proprietário, pelo que os leitores comuns de PC não os conseguem ler.
Mas alguns leitores permitem ler bit-por-bit o que está no disco, não tentando decifrar nenhum formato(alguns LG como aí já referiram) e permite dumps directos.
O leitor da wii é uma comum drive de slot-in(já a tive na mão) de DVD proprietário, mas dada a instrução certa ao firmware do leitor, ele passa a ler tb DVD-R e DVD+R, daí os backups com "mod-chip".
Essas histórias de lentes alinhadas e lasers, são questões completamente secundárias. Claro que uma média pior(DVD-R rasco) pode aumentar o número de vezes que o laser tem que passar em cima do mesmo sítio para ler os mesmos dados sem dar erro, daí para ler os mesmos dados tem que trabalhar mais tempo, e consequente desgaste. Mas felizmente que a Wii não usa os leitores duvidosos da PS2, portanto deixem de pôr os vossos electrodomésticos de entretenimento numa redoma de cristal, e deixem-nos trabalhar. Se eles se estragaram, então não cumprem a sua função anunciada, e para isso serve a garantia.
Para quem não sabe, a posição oficial da Nintendo neste assunto foi a que não queria pagar pela licença para ler DVD-Movies, aumentando assim o custo para o consumidor.
Mais ainda, já anda por aí um media center com leitor de DVD para wii homebrew, que não requer mod-chip.
Isto parece-me um post informado e esclarecedor (ao contrário de um "é um facto, pronto"). Sem ter os conhecimentos técnicos, pelo que entendo, tenho exactamente a mesma ideia...
Os discos da wii, como os da GC, como os da PS2, utilizam um formato proprietário, pelo que os leitores comuns de PC não os conseguem ler.
PS2 tambem? desconhecia isso, porque todos os pcs em que até agora pus os meus jogos leram sem dificuldade, sem precisando de qualquer modificação. E até os uso directamente em emuladores. jogos xbox é que, que eu saiba, necessitam de uma firmware especial para os leitores de dvd do pc os conseguir ler
Ai le? estranho a minha não backups grados em DVDs comuns...
Pois, falta-te a modificação para os ler.;)
PS2 tambem? desconhecia isso, porque todos os pcs em que até agora pus os meus jogos leram sem dificuldade, sem precisando de qualquer modificação. E até os uso directamente em emuladores. jogos xbox é que, que eu saiba, necessitam de uma firmware especial para os leitores de dvd do pc os conseguir ler
os pc's tambem lêem filmes DVD, e esses DVDs não são propriamente DVD-R's nem DVD+R's
os pc's tambem lêem filmes DVD, e esses DVDs não são propriamente DVD-R's nem DVD+R's
so what? tavamos a falar de outra coisa. Ou seja que certas consolas usam um metodo de codificação, ou lá o que for, no disco que os leitores de PC não entendem. O que eu estava a dizer é que eu acho que isso não acontece com os jogos PS2, mas sim nos da xbox e tambem os da wii, claro.
I_Eat_All 01-05-2008, 01:18 Pois, falta-te a modificação para os ler.;)Modificação ilegal e contra as regras do forum; não puxes mais a corda nesse sentido.
A Wii lê DVD's propriétários com o sistema de segurança lá dela; não é para ler DVD-R's.
General_Guy 01-05-2008, 01:54 Sinceramente não percebo o porquê de querem uma consola para ver filmes, acho que só não tem leitor de DVD quem não quer pois estes andam aos pontapés a preços quase oferecidos. Deixam as pobres consolas desgastarem-se só com jogos que até duram mais.:007:
Sinceramente não percebo o porquê de querem uma consola para ver filmes, acho que só não tem leitor de DVD quem não quer pois estes andam aos pontapés a preços quase oferecidos. Deixam as pobres consolas desgastarem-se só com jogos que até duram mais.:007:
como os meus avós, ou hoteis, ou a nossa tv do andar de cima, ou muita gente que tem mais que uma tv... ou seja, sim até há varios momentos em que dá jeito ter mais um leitor de dvds ainda por cima um pouco mais portatil e que tambem diverte com jogos.
Andre_pais 01-05-2008, 10:07 É uma feature bem vinda. Ao inicio pensei, pah, toda a gente tem um leitor de dvd na sala! dedicado ou não!
Mas depois vi, que há gente que tem a wii, por exemplo no quarto, onde normalmente é so a televisão e mais nada, por isso até dava jeito ler filmes. E como o Crrash disse, durante viajens pode dar muito jeito.
Usa quem quiser. Eu nao uso, porque nao quero comprometer a vida da lente, e ja tenho um leitor de dvd's dedicado. Se não comprometer a lente já faz mais sentido. Mas mesmo assim, esta feature vai ter utilidade para poucos. Mas pronto, é melhor do que nada.
Rexobias 01-05-2008, 12:05 Sinceramente não percebo o porquê de querem uma consola para ver filmes, acho que só não tem leitor de DVD quem não quer pois estes andam aos pontapés a preços quase oferecidos. Deixam as pobres consolas desgastarem-se só com jogos que até duram mais.:007:
... ao ir de férias, em vez de levar dois aparelhos, leva um que faz ambas as coisas - quem viaja dá valor ao espaço.
Já agora, também deves dispensar o Web Browser, Photo Channel, etc... funcionalidades que qualquer PC tem.
Já percebes?!
General_Guy 01-05-2008, 15:55 Já agora, também deves dispensar o Web Browser, Photo Channel, etc... funcionalidades que qualquer PC tem.
Já percebes?!
Não digo que se deva dispensar o Web browser e afins, só queria chegar ao facto de se estar a comprometer o tempo de vida da lente da consola com filmes. Mas pronto cada um é que sabe a utilidade que dão ás suas máquinas, só disse o que acho:007:.
so what? tavamos a falar de outra coisa. Ou seja que certas consolas usam um metodo de codificação, ou lá o que for, no disco que os leitores de PC não entendem. O que eu estava a dizer é que eu acho que isso não acontece com os jogos PS2, mas sim nos da xbox e tambem os da wii, claro.
O que eu quis dizer é que também usam um formato proprietário. Mas como é óbvio para muita gente, o PC consegue consegue-os ler na mesma.
BTW, não sao as consolas que usam o método de codificação, são os próprios discos, ao contrario do que foi dito cá para trás no tópico.
|
|