View Full Version : O maior bug de sempre no Leopard.
Leopard’s Finder has a glaring bug in its directory-moving code, leading to horrendous data loss if a destination volume disappears while a move operation is in action. I first came across it when Samba crashed while I was moving a directory from my desktop over to a Samba mount on my FreeBSD server.
http://tomkarpik.com/articles/massive-data-loss-bug-in-leopard/
É um bug de putos. E a ser verdade que se mantem desde o 10.3 só demonstra como nem sempre a maçã faz a coisas como deve ser.
A meu ver é apenas alarmismos. Quem é que faria um move de ficheiros para um volume na network? É sempre uma má ideia. E depois, não sei se alguém já testou isto no Linux ou no Windows, mas eu acho que se iriam deparar com cenários semelhantes ;)
ruimoura 06-11-2007, 11:44 A meu ver é apenas alarmismos. Quem é que faria um move de ficheiros para um volume na network? É sempre uma má ideia. E depois, não sei se alguém já testou isto no Linux ou no Windows, mas eu acho que se iriam deparar com cenários semelhantes ;)
É sempre uma má ideia porquê? É uma ideia como outra qualquer. Podes ter duas máquinas, uma windows e um mac, e estares a mover coisas de um lado para o outro. É uma tarefa bem simples. E em linux simplesmente diz-te que a pasta de destino desapareceu e cancela a tarefa.
Ou só porque é um bug da apple já não é tão bug assim? bahhh ...
Ps: para não falar em discos de backup via network
slack_guy 06-11-2007, 11:55 E depois, não sei se alguém já testou isto no Linux ou no Windows, mas eu acho que se iriam deparar com cenários semelhantes
No windows não sei, mas em Linux (Slackware) não existe o Finder.
Não testei com o Samba porque não tenho aqui à mão, mas testei (para confirmar o que já sabia) o seguinte:
boxA tem uma pasta teste;
boxB monta (NFS) a pasta boxA/teste em boxB/teste;
boxB move (mv) boxB/lixo boxB/teste
[...enquanto está a escrever...]
boxA elimina a pasta teste
boxB diz que não consegue escrever no destino e aborta.
boxB não perdeu os ficheiros
(ambos os sistemas de ficheiros são ReiserFS)
Por acaso ainda ontem fiz isso da má ideia
Já se sabe que a Apple não é conhecida pela sua rapidez ou vontade em corrigir bugs. O melhor é envergonhá-los em público e a coisa resolve-se.
Mr. Brightside 06-11-2007, 12:08 Existe um motivo para quando se tenta enviar ficheiros para um volume diferente o copy é a operação default em vez do move.
ruimoura 06-11-2007, 12:30 Existe um motivo para quando se tenta enviar ficheiros para um volume diferente o copy é a operação default em vez do move.
Também é verdade. Mas um gajo parte do princípio que as coisas funcionam como deveriam funcionar.
sir_atmc 06-11-2007, 13:05 Maior bug de sempre no Leopard: o Leopard não tem 1/2 semanas de vida? :lol: Não querias dizer OS X?
ruimoura 06-11-2007, 13:09 Maior bug de sempre no Leopard: o Leopard não tem 1/2 semanas de vida? :lol: Não querias dizer OS X?
O bug já vem de trás, continua no leopard.
oscarolim 06-11-2007, 13:19 Não acontece em windows nem em linux: os ficheiros só são apagados após uma cópia com sucesso. Realmente isto é uma grande falha do sistema operativo, sem dúvida nenhuma.
sir_atmc 06-11-2007, 14:10 O bug já vem de trás, continua no leopard.
Eu percebi, o título é que está mal, maior bug de sempre do LEOPARD é estúpido devido à sua vida. Ele queria dizer do OS X em geralm, leopard, tiger,etc.
rasputine 06-11-2007, 14:44 Isto sim é um senhor bug! Algo tão destrutivo devia ser rapidamente corrigido, e se já vem de trás (pelo que investiguei já do 10.1) é bastante estúpido...
P.S. Acabei de o testar com uma drive externa firewire, acontece exactamente o mesmo, não é só com NAS... 8|
Eu percebi, o título é que está mal, maior bug de sempre do LEOPARD é estúpido devido à sua vida. Ele queria dizer do OS X em geralm, leopard, tiger,etc.
Pode ser do OS X em geral, tudo bem, mas de certeza que é uma vergonha que o magnifico OS X 10.5, que tão gabado foi tenha este bug ridiculo.
Eu chumbava se tivesse uma falha deste genero.
A meu ver é apenas alarmismos. Quem é que faria um move de ficheiros para um volume na network? É sempre uma má ideia. E depois, não sei se alguém já testou isto no Linux ou no Windows, mas eu acho que se iriam deparar com cenários semelhantes ;)
Pois, é o facto de tu não moveres ficheiros entre volumes diferentes (não necessariamente de rede), que torna isto aceitável.
E, ah e tal, só há problemas se se remover o volume a meio, e não sei quê, ou a luz for abaixo. Muito bom, o Windows e o Linux são SOs todo-o-terreno. Conseguem mover ficheiros durante tempestades... No Inverno, com Mac OS, só se podem mover ficheiros quando a meteorologia permitir...
slack_guy 06-11-2007, 17:16 Realmente isto é uma grande falha do sistema operativo (...)
A mim cheira-me mais a falha do Finder (o 'file explorer' do Mac...) do que a falha do sistema operativo. Em qualquer dos casos, quem tem Mac OS pode testar com a linha de comandos ou com outra aplicação (Path Finder (http://www.cocoatech.com/pf4/), XFile (http://rixstep.com/4/0/xfile.shtml),...)
E eu a pensar que com tanto quicklook e etc's tinham finalmente feito um Finder de jeito.. Guess not.
Pois, é o facto de tu não moveres ficheiros entre volumes diferentes (não necessariamente de rede), que torna isto aceitável.
E, ah e tal, só há problemas se se remover o volume a meio, e não sei quê, ou a luz for abaixo. Muito bom, o Windows e o Linux são SOs todo-o-terreno. Conseguem mover ficheiros durante tempestades... No Inverno, com Mac OS, só se podem mover ficheiros quando a meteorologia permitir...
Por acaso até uso network mounts com relativa regularidade, mas nunca movo, copio sempre. Como já dizia a minha avó, o seguro morreu de velho ;)
diogovans 06-11-2007, 21:10 Ainda pode explicar para um utilizador diário de Mac( apartir do dia 8:D) que bug é este?
oscarolim 06-11-2007, 22:48 Ainda pode explicar para um utilizador diário de Mac( apartir do dia 8:D) que bug é este?
Se moveres dados para um destino amovível ou de rede, e esse destino deixar de ficar acessível, todos os ficheiros que estavas a copiar são apagados na fonte (quando isto só devia acontecer após uma cópia total com sucesso para o destino).
diogovans 06-11-2007, 23:15 Se moveres dados para um destino amovível ou de rede, e esse destino deixar de ficar acessível, todos os ficheiros que estavas a copiar são apagados na fonte (quando isto só devia acontecer após uma cópia total com sucesso para o destino).
Então e se fizeres copiar, acontece a mesma coisa?
Mr. Brightside 06-11-2007, 23:17 Então e se fizeres copiar, acontece a mesma coisa?
Quandos usas o copy os ficheiros de origens nunca são apagados. Por isso é que esta é a operação predefinida quando se transferem ficheiros entre volumes diferentes.
|ferrari| 06-11-2007, 23:52 Se moveres dados para um destino amovível ou de rede, e esse destino deixar de ficar acessível, todos os ficheiros que estavas a copiar são apagados na fonte (quando isto só devia acontecer após uma cópia total com sucesso para o destino).
A título de curiosidade, este apagar na fonte, conduz inevitavelmente ao apagar o que tinha até então copiado para o destino ou no destino mantêm-se o que já tinha copiado?
Já agora, com o TIME MACHINE a coisa resolve-se?
diogovans 06-11-2007, 23:54 Got it:kfold:
Tão mau e tão grave e que vem desde não sei que versão do OS X... mas só agora é que o descobriram?!
Eu e certamente 95% dos utilizadores Mac nunca fizeram 'mover' em vez de 'copiar' na vida, e muito menos na rede.
É um bug mau? É sim senhor. Daí até ser o maior do OS X... pior era quando se instalava uma versão nova do X e o conteúdo dos volumes externos desaparecia, isso sim, era grave e aconteceu a muita gente.
Apenas os meus dois cêntimos... sem fanatismos.
Não é uma questão de só agora o terem encontrado, é mais porque é que ainda não o arranjaram.. É assim tão dificil fazer um patch para isso?
Eu preferia ver um Finder rápido e bom do que terem acrescentado o que acrescentaram.
Quanto è "piada" do Peidina que andam aí tantos a dizer que é humor inteligente, limitou-se a ser ele mesmo e a meter a apple acima de tudo e todos.. O que andam vocês a fumar? :X
ruimoura 07-11-2007, 00:30 A título de curiosidade, este apagar na fonte, conduz inevitavelmente ao apagar o que tinha até então copiado para o destino ou no destino mantêm-se o que já tinha copiado?
Os ficheiros aparentemente desaparecem tanto na fonte como no destino .. pelo que percebi.
Uma coisa é certa se fosse open source o bug já estava corrigido,
Nesse aspecto não são muito diferentes da Microsoft.
Tradução
( /me lança lenha para a fogueira e vai buscar pipocas)
rasputine 07-11-2007, 01:49 Uma coisa é certa se fosse open source o bug já estava corrigido,
Nesse aspecto não são muito diferentes da Microsoft.
Tradução
( /me lança lenha para a fogueira e vai buscar pipocas)
Corrigiam-no de 10 maneiras diferentes e depois reuniam um comité para decidir por uma maneira de implementá-las a todas da forma mais abstrusa possível... Depois no fim iam todos ver "Star Trek - The Wrath of Khan". :lol:
Desculpem o off topic, e como é óbvio estou a exagerar para fins cómicos, por favor não levem a mal...
Abraço
oscarolim 07-11-2007, 10:51 A título de curiosidade, este apagar na fonte, conduz inevitavelmente ao apagar o que tinha até então copiado para o destino ou no destino mantêm-se o que já tinha copiado?
Os ficheiros que tiverem sido já gravados no destino não desaparecem no destino (pois se perdes a ligação com esse armazenamento também não pode ser invocado o comando delete no mesmo).
O time machine na teoria deve resolver o problema, pois ele guarda uma série de backups (mas isto é melhor testar, na teoria deve funcionar, na prática NÃO SEI).
Contudo, o time machine não deve ser a solução para este problema. Não está em causa ser no SO a b ou c. Todos tem falhas, e os fanboys dos diferentes SO que vão chatear para outro sítio. O que está em causa é falta de consistência numa operação onde "consistência" deve ser a palavra de ordem.
É impressionante a capacidade de mobilização do Mac!!!
Até um bug que deve ser de uma espécime tão rara que demorou 5 anos a ser descoberto!!
Aparecem logo os win fans todos!!! Ups falta o blastarr!!!
Blastarr onde andas? isto sem ti não têm graça nenhuma!!!:joker::joker:
Para mim é muito mais preocupante o defeito que os driver da seagate Têm! que podem inutilizar toda a informação contida neles!!!!!
http://www.retrodata.co.uk/notice_apple_seagate_drives.php
O MAC OS X tem muitos mais bugs que este (como qualquer peça de software).
Este tem alguma relevância porque envolve situações do quotidiano com potenciais implicações castastróficas para users comuns.
O MAC OS X tem muitos mais bugs que este (como qualquer peça de software).
Este tem alguma relevância porque envolve situações do quotidiano com potenciais implicações castastróficas para users comuns.
Ufaaa! ainda bem que só aconteceu agora ( Aparentemente! visto nunca se ter falado em tal)com o lançamento do Leapard!!
Ufaaa! ainda bem que só aconteceu agora ( Aparentemente! visto nunca se ter falado em tal)com o lançamento do Leapard!!
O problema então é falar e não a existência do dito?
Até porque este tipo de bug é muito mais relevante hoje do que noutras épocas.
Mas eu também sou fan do Mac. Adoro o sistema operativo...
Se calhar é melhor ir-me atirar da janela. uuumm... da porta. pronto.
O problema então é falar e não a existência do dito?
Não! O mais importante é terem descoberto! que assim o Bug pode ser corrigido..!!!
Ps.: Já viram a catástrofe que podia ter causado qd o All Gore ele era vice!!:joker:
rasputine 07-11-2007, 13:20 O problema então é falar e não a existência do dito?
Não, só pelo facto de se falar neste bug, eu próprio já alterei comportamentos... Deixei de usar o "mover ficheiro"... E mesmo os fanáticos ou zealots ou quem quer que seja que use Mac e que preze a sua informação, no futuro, quando necessitarem de transferir um ficheiro irão usar o "copiar ficheiro" e não o "mover"... Portanto, estes bugs devem ser é amplamente publicitados e falados.
anonymopt 07-11-2007, 13:31 O problema então é falar e não a existência do dito?
o mais grave como ja foi dito é o facto de o bug já ser conhecido.. e as birras da apple para não corrigir as cenas..
WackyMac 07-11-2007, 20:19 E por se falar na Seagate:
"The problem is suspected with Seagate 2.5-inch SATA drives made in China and loaded with firmware version 7.01. Model numbers affected include ST96812AS and ST98823AS. The read/write head can detach and cause a catastrophic failiure of the drive and loss of all data."
fonte: http://www.macobserver.com/article/2007/11/02.14.shtml
zzzz...o meu é ST98823AS...
rasputine 07-11-2007, 20:50 E por se falar na Seagate:
"The problem is suspected with Seagate 2.5-inch SATA drives made in China and loaded with firmware version 7.01. Model numbers affected include ST96812AS and ST98823AS. The read/write head can detach and cause a catastrophic failiure of the drive and loss of all data."
fonte: http://www.macobserver.com/article/2007/11/02.14.shtml
zzzz...o meu é ST98823AS...
Backup... Backup já...:009:
anonymopt 07-11-2007, 22:05 Backup... Backup já...:009:
atão o problema é mais grave? :| mas que peças do mbp não dão problemas? omg >.<
Para bem ou para o mal, o meu disco é Fujistsu :D
ruimoura 07-11-2007, 22:59 atão o problema é mais grave? :| mas que peças do mbp não dão problemas? omg >.<
Há relatos, não sei de onde, que certos parafusos do MBP nunca deram problemas. Mas não é certo :)
Agora a sério, não sabia disso dos seagate. É um pouco estranho ...
Para os mais preocupados!
Parece que a Apple já está a tratar de "Matar" o bug! Pelo menos no Leopard
http://www.appleinsider.com/articles/07/11/07/first_builds_of_mac_os_x_10_5_1_pack_over_two_doze n_fixes.html
Há relatos, não sei de onde, que certos parafusos do MBP nunca deram problemas. Mas não é certo :)
Agora a sério, não sabia disso dos seagate. É um pouco estranho ...
Olha que não. O meu trouxe um parafuso com problemas, estava inserido torto :P
Tive de ir a uma Apple Service e eles puzeram-no direito. :D
Boas um pouco offtopic
também me aconteceu a uns tempos uma perda do género enquanto movia ficheiros entre dois pc's ambos com XP logo infelizmente isto não é um bug exclusivo do OS X
Ainda bem que foi detectado o bug de modo a que mais cedo ou mais tarde possa ser resolvido.
cumps
rasputine 08-11-2007, 02:15 Boas um pouco offtopic
também me aconteceu a uns tempos uma perda do género enquanto movia ficheiros entre dois pc's ambos com XP logo infelizmente isto não é um bug exclusivo do OS X
Ainda bem que foi detectado o bug de modo a que mais cedo ou mais tarde possa ser resolvido.
cumps
"One thing that kills me about Windows (or XP, anyway) - try and move 10,000 files totaling 9.1GB to a 4.0GB partition. Windows will politely transfer away, until the partition runs out of space. Enjoy the rest of the weekend trying to figure out what got copied and what didn't...."
Terá sido isto que te aconteceu? Não é no entanto desculpa para este bug do Mac OS X... Com o mal dos outros posso eu bem, como se costuma dizer...
O que aconteceu a uma amiga minha, há uns anos, foi fazer Cut de um ficheiro no disco rígido. Depois fez Paste para uma pasta dentro de uma disquete. Após ter começado a passar, deu um erro (não sei se de falta de espaço ou algum erro físico detectado na disquete) e ficou sem o ficheiro, seja no disco rígido, seja na disquete.
Mas sim, este bug é grave e espero que seja resolvido em breve.
Nunca me aconteceu, mas com o ruído que se criou à volta disto irá de certeza sair um fix.
ps: rui, o meu departamento já tem o Leopard :p
Eu sei, eu sei, kid :)
O Nuno (ao meu lado) já o tem desde o dia 26 (foi comprar ao Corte Inglês, mal saiu).
Eu ainda vou esperar mais um bocadinho ;)
Quim_dos_Touros 08-11-2007, 10:04 O que aconteceu a uma amiga minha, há uns anos, foi fazer Cut de um ficheiro no disco rígido. Depois fez Paste para uma pasta dentro de uma disquete. Após ter começado a passar, deu um erro (não sei se de falta de espaço ou algum erro físico detectado na disquete) e ficou sem o ficheiro, seja no disco rígido, seja na disquete.
E acho que é esse bug que se está a falar aqui
Pois, mas a ela aconteceu no Windows. O Mac nem tem "Cut" de ficheiros. Só "Copy".
Rui Batista
slack_guy 08-11-2007, 11:31 Pois, mas a ela aconteceu no Windows
Mas no Windows acontecem tantas coisas que já nem é novidade. Eu já perdi milhares de ficheiros por causa de uma 'feature' escondida referente a incompatibilidades entre versões do NTFS. Portanto, tudo o que venha dos lados de Redmond já não me espanta.
No lado das boas notícias este bug parece estar na lista dos problemas resolvidos no 10.5.1 que já foi para teste.
link (http://www.appleinsider.com/articles/07/11/07/first_builds_of_mac_os_x_10_5_1_pack_over_two_doze n_fixes.html)
Por isso é que eu instalo sempre as versões 10.x.1 e não as 10.x.0 ;)
WackyMac 08-11-2007, 13:04 Pois, mas a ela aconteceu no Windows. O Mac nem tem "Cut" de ficheiros. Só "Copy".
Rui Batista
Podes fazer um "force move" se deixares pressionado o command e arrastares ficheiros entre volumes diferentes. Claro que não é uma acção default...mas a falha continua sem desculpa.
Sim, conheço essa opção de Move com o Command. Mas é precisamente nessa situação que o bug mostra a sua cara. Portanto, é a evitar.
"One thing that kills me about Windows (or XP, anyway) - try and move 10,000 files totaling 9.1GB to a 4.0GB partition. Windows will politely transfer away, until the partition runs out of space. Enjoy the rest of the weekend trying to figure out what got copied and what didn't...."
Terá sido isto que te aconteceu? Não é no entanto desculpa para este bug do Mac OS X... Com o mal dos outros posso eu bem, como se costuma dizer...
O que aconteceu foi uma quebra na ligação de rede já não me lembro porque e os ficheiros simplesmente desapareceram
enfim espero que no 10.5.1 a situação já esteja resolvida até porque até Fevereiro espero fazer
o switch
cumps
sir_atmc 10-11-2007, 15:36 Mas no Windows acontecem tantas coisas que já nem é novidade. Eu já perdi milhares de ficheiros por causa de uma 'feature' escondida referente a incompatibilidades entre versões do NTFS. Portanto, tudo o que venha dos lados de Redmond já não me espanta.
Acabei de testar em XP e não acontece isso.
Acabei de testar em XP e não acontece isso.
ele não disse que acontecia este bug em particular.. já lias o post direito
sir_atmc 11-11-2007, 02:47 Boas um pouco offtopic
cumps
O que aconteceu a uma amiga minha, há uns anos, foi fazer Cut de um ficheiro no disco rígido. Depois fez Paste para uma pasta dentro de uma disquete. Após ter começado a passar, deu um erro (não sei se de falta de espaço ou algum erro físico detectado na disquete) e ficou sem o ficheiro, seja no disco rígido, seja na disquete.
Pois, mas a ela aconteceu no Windows. O Mac nem tem "Cut" de ficheiros. Só "Copy".
Rui Batista
Mas no Windows acontecem tantas coisas que já nem é novidade. Eu já perdi milhares de ficheiros por causa de uma 'feature' escondida referente a incompatibilidades entre versões do NTFS. Portanto, tudo o que venha dos lados de Redmond já não me espanta.
parece-me é que tu é que ja lias direito.
A quote que eu fiz não foi para o user em particular, mas como este user foi o ultimo a referir este assunto foi dele que fiz quote.
Paulo Truta 11-11-2007, 03:04 Ainda bem que foi corrigido... e de repente desapareceram umas 20 reply por causa da discussão sobre os macfans... Gostei da acção de apagar isso tudo... já estava a atingir proporções muito más...
Isso em windows nunca me aconteceu e espero que não aconteça... fg...
ruimoura 12-11-2007, 15:50 e de repente desapareceram umas 20 reply por causa da discussão sobre os macfans... Gostei da acção de apagar isso tudo... já estava a atingir proporções muito más...
Nem todos meu caro ... nem todos foram apagados ... deve ter escapado um ou outro ...
Latest Mac OS X 10.5.1 build fixes Finder data loss issue
Apple Inc. on Monday continued to pound away at its first maintenance and security update to the recently released Mac OS X 10.5 Leopard operating system, issuing a new test build to developers that fixes the much publicized Finder data loss issue.
People familiar with the ongoing testing process for Mac OS X 10.5.1 Update say the new build, labeled Mac OS X 10.5.1 build 9B16, was accompanied by a note to developers that specifically mentions a Finder-related fix affecting files that are moved between directories.
It was widely reported earlier this month that Leopard's Finder is affected by a glaring bug (http://www.appleinsider.com/articles/07/11/06/apple_chastised_for_ignoring_two_mac_data_loss_iss ues.html) in its directory-moving code, which could lead to horrendous data loss if a destination volume disappears while a move operation is in progress.
Those people familiar with pre-release builds of Mac OS X 10.5.1 also added that the software update will deliver an enhancement to Leopard that will allow Apple's Software Update and installer applications to make revisions to application files which may have been moved outside their designated "Applications" directory on Leopard volumes.
As was the case with build 9B13 (http://www.appleinsider.com/articles/07/11/07/first_builds_of_mac_os_x_10_5_1_pack_over_two_doze n_fixes.html), which was released for private testing last Monday, Apple is reportedly asking that its developers test the latest build broadly, paying particular attention to Time Machine, Mail, iCal, Back To My Mac, Bonjour, AirPort, gaming graphics, networking and the Finder.
Mac OS X 10.5.1 is expected to be released as a free update within a few weeks' time.
Source: http://www.appleinsider.com/articles/07/11/12/latest_mac_os_x_10_5_1_build_fixes_finder_data_los s_issue.html
Se não estou em erro, é este bug que se em falado aqui.
tou curioso como vão contornar essa falha.. às tantas um move vai passar a ser na realidade um "copy & delete on source after move confirmation" :P
Não sei se estás a ser irónico mas um "Move" é precisamente isso, um "copy & delete on source after copy (NOT MOVE!!) confirmation". O bug da Apple é que não fazia a confirmação como deve ser.
sim, é, eu é que me expliquei mal no post acima..
esse "copy & delete on source after copy confirmation" é feito internamente, mas como a confirmação está bugada, eu disse( e sim, ironicamente, claro que a Apple não vai ser tão infantil a resolver isto) , que ia passar a ser "copy & delete on source after move confirmation", mas essa confirmation a ser feita pelo user( daí ter dito 'move', numa de 'o user vê se as coisas se moveram para lá')
não me lembrei que ia haver gente a pensar que eu estava a falar do comportamento do SO na gestão de ficheiros quando tava a falar de algo mais simples.. mas admito que realmente fica confuso :P
/edit: mas assim já da para perceber o que eu quis dizer, certo? era cómico se o "fix" fosse esse.. :D
Eu noto que o safari não está a funcionar na perfeição, volta e meia crasha e reinicia, em sites html. Outro bug é dashboard, não sei se tenho algum widget incompativel, mas de vez em quando não consigo fazer refresh ou alterar a posição dos widgets.
johncool 14-11-2007, 21:08 Eu noto que o safari não está a funcionar na perfeição, volta e meia crasha e reinicia, em sites html. Outro bug é dashboard, não sei se tenho algum widget incompativel, mas de vez em quando não consigo fazer refresh ou alterar a posição dos widgets.
Estranho... a mim não me acontece nada disso.
Nostromo 17-11-2007, 20:45 ....então e o bug do NAS/SMB????? enquanto não sair um fix (o 10.5.1 não resolveu) tenho que usar a drive NAS (da Iomega) só em FTP... um bug tipo ... sei lá a atirar para o chato
/EDIT
OK! correcção... começaram a sair upgrades de firmware de diversos fabricantes que devolvem ás drives NAS a compatibilidade que já tinham tido aquando do Tiger, pareçe, portanto, que o problema não seria do Leopard...
|
|