View Full Version : Garantias nos Telemoveis

PascalUser
04-11-2007, 20:38
Boas pessoal!
A minha situação é a seguinte, eu comprei um LG KG800 pela modica quantia de 239€ no fórum Montijo no dia 27/12/2006m na loja da TMN, ou seja, ainda dentro da garantia imposta por lei (http://www.consumidor.pt/portal/page?_pageid=34,234034&_dad=portal&_schema=PORTAL&actualmenu=110380&inter_content_detail_cec=113224#8) relativamente aos bens de consumo, tenho 2 anos de garantia.

O telemóvel não caiu não ganhou humidade e nada dessas clausulas que invalidam a garantia (que bem procuraram por elas na respectiva loja) apenas apresenta um riscos mínimos que quase não se notam de eu ter aquilo no carro e anda para trás e para a frente e logicamente com o uso isso acontece... puseram logo lá equipamento riscado...porque eu ate guardo aquilo dentro da bolsa que trás quando se compra por causa do teclado táctil.

Até aqui tudo bem um gajo aguenta sem chorar... a minha questão muda quando eu li nas "condições de assistência técnica" no tópico "data prevista de entrega" resumidamente diz que a data é em função do prazo de reparação estipulado pelo fabricante e pode sofrer alterações por motivos alheios a TMN e outros... epa ou seja... basicamente podem fazer o que querem...>(

A minha questão principal é será que não existe um prazo estipulado por lei que lhes obrigue a repara aquilo ou substituir logo directamente por um novo caso não tenha arranjo??????

Obrigadao por qualquer ajuda que possam dar e espero que este tópico seja útil para outras pessoas nas mesmas condições porque isto ta de um modo... que até me apetece puxar fogo as lojas!
:004:

Cumprimentos

volcanlx
04-11-2007, 20:45
As clausulas da garantia são as que estão na própria garantia, e a do meu nokia 6280 é bastante limitada...não cobrem arranjos de visor, lentes ou bateria..., se o telemóvel for para arranjo têm de fazer a reparação em 30 dias úteis penso eu...

Mitch
04-11-2007, 20:49
A minha questão principal é: será que não existe um prazo estipulado por lei que lhes obrigue a repara aquilo ou substituir logo directamente por um novo caso não tenha arranjo??????

não. quem decide se tem arranjo ou não, é a marca.
já agora, não percebi: tu meteste o telemóvel para arranjar por estar riscado?

PascalUser
04-11-2007, 20:54
Tens a certeza que nós (consumidores) temo-nos sempre de nos cingir ás clausulas das garantias??
Não há nada na lei que nos ajude????
É que as vezes encontra-se coisas muitíssimo interessantes na lei que é mesmo de ficarmos espantados e contradizem com aquilo que estão nas garantias e contractos e como certamente sabe a lei é o que conta sempre!
Só que a lei não é bem a minha área...

Obrigado na mesma pelo seu contributo

Cumprimentos.

PascalUser
04-11-2007, 20:59
não. quem decide se tem arranjo ou não, é a marca.
já agora, não percebi: tu meteste o telemóvel para arranjar por estar riscado?

Boas noites!

Eu pus a arranjar porque aquilo simplesmente se desliga sem razão alguma constantemente! As vezes vou ao bolso se tipo... zero ta desligado... e já aconteceu varias até me fartar ir la por aquilo a arranjar!! Foi essa a razão! Eu presumo que seja software... mas não sei...

E sim logicamente quem decide se tem arranjo é realmente a marca mas seguramente que não larguei 239€ para um telemóvel não me durar sequer um ano! E ou seja e se não tiver arranjo como é que é?? Fico a arder?? Não pode ser...

Obrigado.
Cumprimentos

Mitch
04-11-2007, 21:07
se não tiver arranjo, a marca envia-te um novo. é simples, não é?
não percebo o teu drama.

PascalUser
04-11-2007, 21:14
É o prazo!
Qual é o prazo estipulado por lei para a reparação!
Eu não quero é esperar eternamente o arranjo do telemóvel!
Eu não tenho outro para o substituir e devido a motivos pessoais eu o uso bastante!!!! E disseram-me se eu quero um substituição tenho de pagar 7€ e tal... ou seja já não me basta ter aquele naquele estado irritante!

Cumprimentos.

Migael
04-11-2007, 21:23
Se a marca descobrir que houve um acto negligente pode recusar-se a reparar o mesmo. Mas só nesses casos...
Já agora, não há prazos de arranjo, mas o tempo que demorarem a reparar também te estende no tempo da garantia. e já agora na vodafone sempre me deram equipamentos de substituição sem pagar mais por isso.

Mitch
04-11-2007, 21:24
não existe um prazo fixado na lei. o que diz na lei é que o bem tem de ser arranjado/substituído num tempo razoável.

PascalUser
04-11-2007, 21:30
não existe um prazo fixado na lei. o que diz na lei é que o bem tem de ser arranjado/substituído num tempo razoável.

"O Decreto-Lei determina, ainda, que a reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável e sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza do bem e o fim a que o consumidor o destina (por exemplo: não faz sentido ficar 15 dias à espera da reparação de um esquentador quando o consumidor lhe dá um uso diário)."

Não me digas isso... ou seja (usando o absurdo), até me podem dizer que só está arranjado em 2010 que não posso fazer nada!?!?!?

Cumprimentos

perro
04-11-2007, 21:43
Boas,
pelo que sei a loja onde o compras-te tem 30 dias úteis para te: devolver o teu equipamento arranjado; ou tens direito à devolução da totalidade do dinheiro, digo eu de que...
Pois falo por experiência própria tanto como cliente como ex-funcionário de serviços pos-venda!

jfbbms
04-11-2007, 21:49
Convem as pessoas se informarem dos direitos que têm de modo a evitarem
de fazer figuras tristes nas lojas.

relê os posts no forum do " mitch " e de uma outra pessoa que até criou um
topico acerca de garantias.

ttk
04-11-2007, 21:50
Boas,
pelo que sei a loja onde o compras-te tem 30 dias úteis para te: devolver o teu equipamento arranjado; ou tens direito à devolução da totalidade do dinheiro, digo eu de que...
Pois falo por experiência própria tanto como cliente como ex-funcionário de serviços pos-venda!

Assino por baixo.
É norma da "minha" empresa e penso que por lei também, reparar o produto num prazo máximo de 30 dias úteis, e caso não tenha reparação será devolvida a totalidade da quantia monetária.
Por isso caso não tenhas o telemóvel nos próximos 30 dias úteis vais lá e pedes o dinheiro.

Migael
04-11-2007, 21:53
E mais: Se o equipamento voltar a avariar podes pedir um novo ou o dinheiro de volta. :)

jfbbms
04-11-2007, 21:55
E mais: Se o equipamento voltar a avariar podes pedir um novo ou o dinheiro de volta. :)

Assino por baixo.
É norma da "minha" empresa e penso que por lei também, reparar o produto num prazo máximo de 30 dias úteis, e caso não tenha reparação será devolvida a totalidade da quantia monetária.
Por isso caso não tenhas o telemóvel nos próximos 30 dias úteis vais lá e pedes o dinheiro.

uma coisa é a politica da loja, outra coisa é o que está escrito na lei.
Apesar disso convem ás lojas que o cliente seja bem servido e saia contente.

Mas nao vejo aqui decretos de lei, apenas opnioes do que acham do que deveria ser.
Convem não se sair com informaçoes incorrectas deste topico.

PascalUser
04-11-2007, 21:58
Boas noites,
Eu tenho um folheto informativo da TMN que se intitula informação ao cliente que diz o seguinte e passo a citar:
"Caso o referido prazo de 30 dias úteis tenha sido ultrapassado (...) dirija-se, com o seu equipamento/acessório avariado e respectivo comprovativo de compra e/ou garantia do terminal, a uma loja TMN ou agente autorizado que preste o serviço de Assistência Técnica ou a um Centro de Assistência Técnica do Fabricante,. As respectivas moradas e informações sobre os serviços prestados estão disponíveis através do 1696 ou em www.tmn.pt (http://www.tmn.pt/portal/site/tmn)"

E relativamente as "figuras tristes"... isso depende da formação de cada um de nós não na falta de informação sobre direitos.

...
Cumprimentose e Obrigado

Migael
04-11-2007, 21:58
uma coisa é a politica da loja, outra coisa é o que está escrito na lei.
Apesar disso convem ás lojas que o cliente seja bem servido e saia contente.

Mas nao vejo aqui decretos de lei, apenas opnioes do que acham do que deveria ser.
Convem não se sair com informaçoes incorrectas deste topico.

Eu liguei para a DECO à umas semanas atrás para pedir aconselhamento sobre substituição de aparelhos com múltiplas avarias. Só não sei o artigo em que isso se encontra...

luis_martins1
04-11-2007, 22:33
uma pergunta:

se comprar-mos um telemóvel bloqueado a uma rede (por ex: TMN) e o mandar-mos desbloquear ilegalmente, a garantia expira automaticamente? ou isso só acontece noutro tipo de casos?

GRANDE abraço

Kisai
05-11-2007, 00:29
é óbvio que expira automaticamente ...