Boas pessoal,
tenho aqui um portatil onde preciso de instalar o windows 2000 , só que a drive de cd's é ligada através da porta pcmcia que não é reconhecida pela BIOS. Apenas a drive de disquetes (tambem externa) é reconhecida durante o POST e permite-me aceder a uma disquete de arranque.
De que forma conseguirei instalar o windows nestas condições?
Agradeço desde já a ajuda.
Cumps,
Khrono
blastarr
27-10-2007, 05:58
Podes sempre tentar uma instalação via rede, caso o laptop tenha uma porta Ethernet disponível.
O facto de a tua drive de disquetes externa ser reconhecida pelo sistema já é bom sinal para conseguires fazê-lo:
http://articles.techrepublic.com.com/5100-6346-5030739.html
ou
http://support.microsoft.com/kb/300483
se tiveres o win98 tb podes fazer.
tiras o disco ligas a outro pc, copias o conteudo do win 98 para uma pasta (98) e o contiudo do win 2000 para outra (2000), arrancas o portatil com uma diskete do ms-dos, executas a instalacao do 98 e depois no 98 fazes o upgrade pro 2000.
__Miguel_
01-11-2007, 09:34
se tiveres o win98 tb podes fazer.
tiras o disco ligas a outro pc, copias o conteudo do win 98 para uma pasta (98) e o contiudo do win 2000 para outra (2000), arrancas o portatil com uma diskete do ms-dos, executas a instalacao do 98 e depois no 98 fazes o upgrade pro 2000.
A partir do momento em que pode arrancar com uma disquete de MS-DOS com suporte para CD, o problema está resolvido, não precisa de andar a tirar e pôr discos, e muito menos de instalar primeiro o Windows 98...
Presumindo que esse leitor de CDs funciona em MS-DOS, a maneira mais simples é utilizar o CD do Windows 2000 para criar uma disquete de arranque para ele (que na realidade são quatro, mas pronto :P). Depois usa-se essa disquete de arranque no PC com o leitor de CDs por PCMCIA e, se o CD for reconhecido, continua-se a instalação por aí.
Caso não se consiga aceder ao leitor de CDs ainda assim, há uma última hipótese: a que o JonnyB disse, mas em vez de copiar o CD do Windows 98 copia-se directamente o do 2000, e instala-se pelo disco, com a ajuda de uma disquete de arranque simples. Limitações deste tipo de instalação: a unidade tem de estar formatada em FAT ou FAT32, se não o MS-DOS não lhe consegue aceder (infelizmente, o MS-DOS "puro" - que é bastante diferente da "linha de comandos" do Windows 2000/XP/Vista - não suporta NTFS...). A boa notícia é que, ainda assim, é possível converter o disco para NTFS mais tarde, utilizando o comando "convert" numa linha de comandos no Windows.
Espero que ajude. Dúvidas ou esclarecimentos, avisa.
Cumps.
Miguel
se tiveres um disco externo de 2.5" podes:
-tirar o do portatil
-mete-lo na caixa
-ligar noutro pc
-copiar os ficheiros todos do cd win2000 para uma pasta (criada no disco), e voltar a mater no portatil...
-metes o disco no portatil
-arrancas com a disquete sem suporte pra cd e procuras pelo ficheiro "winnt.exe" dentro da pasta i386 (no xp é esse pra executar em "modo dos")
eu sei que pode ser mto trabalhoso no ponto de vista de alguns... mas assim sabias que tinhas os ficheiros disponiveis mais facilmente...