View Full Version : Philips slim 1TB external HDD eSATA/USB

Zar0n
26-10-2007, 21:28
Philips SPD5130 1TB external HDD eSATA/USB (http://www.pocket-lint.co.uk/news/news.phtml/10932/11956/Philips-SPD5130-1TB-hard-drive.phtml)

http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/4704-07060601TBdrive.jpg

1TB, 32MB buffer, 7200RPM.
Extra-thick outer shell, temperature controlled fan.
One-click backup, power management that shuts down drive with the computer.

~450€

DanK
26-10-2007, 21:35
Muito bom! O preço parece-me bastatante razoavel tendo em consideração a ligação eSATA :D Eu que preciso de um disco externo vou ficar atento a este ;)

Cumps.

HaTrED
26-10-2007, 21:36
E continuam a dar-lhe no USB. Com ETH iamos muito mais longe!

Metro
26-10-2007, 21:37
O power management é interessante. Ter uma fan inteligente tb.
Penso que tem características únicas.

À algum tempo vi uma cena que se colocava na mesa e se encaixava um disco normal. Isso é que me parecia tb interessante. Mas ainda deve demorar a chegar.

Zar0n
26-10-2007, 21:44
E continuam a dar-lhe no USB. Com ETH iamos muito mais longe!

Presumo k keres dizer Ethernet, bem mais rápido é o eSATA, a velocidade da drive n vai ficar limitada.
Agr com Ethernet já é outro tipo de produto, ai tens k ir para uma NAS.

O power management é interessante. Ter uma fan inteligente tb.
Penso que tem características únicas.

À algum tempo vi uma cena que se colocava na mesa e se encaixava um disco normal. Isso é que me parecia tb interessante. Mas ainda deve demorar a chegar.

Essa "cena" tb fui eu k postei, :) já está disponível mas os portes para a Europa são um pouco altos e é só USB.
Este com 32MB buffer vai ficar disponível nos próximos dias.

HaTrED
26-10-2007, 23:40
Presumo k keres dizer Ethernet, bem mais rápido é o eSATA, a velocidade da drive n vai ficar limitada.
Agr com Ethernet já é outro tipo de produto, ai tens k ir para uma NAS.

O contexto da minha afirmação é exactamente esse, NAS!

timber
26-10-2007, 23:42
Isso aguenta-se sem power externo?

FASC
26-10-2007, 23:49
Cheira-me que não... É um disco normal, logo o consumo não deve dar para ser alimentado apenas pela USB.

timber
26-10-2007, 23:50
Pois. Então parece-me um bocado roubo.

A WD tem um de 500 GB com USB2 e ESATA e também tem umas tretas de gestão de temperatura e o raio que o parta.

É metade do tamanho mas custa menos de 150€

FASC
26-10-2007, 23:51
e faz isto?
One-click backup, power management that shuts down drive with the computer.

Marketing é lixado :D

timber
26-10-2007, 23:54
Sim, por acaso faz isso

Metro
26-10-2007, 23:54
Essa "cena" tb fui eu k postei, :) já está disponível mas os portes para a Europa são um pouco altos e é só USB.
Este com 32MB buffer vai ficar disponível nos próximos dias.

hehehehe. Vi no akira não vi aqui no forum. Não consigo acompanhar tudo :)

Os NAS são muito caros. Têm mais valor mas são caros :(

A questão do timber tb é pertinente. Aquilo tem que ser ligado à corrente só pode. Com fan interna e tudo...

FASC
26-10-2007, 23:57
Sim, por acaso faz isso
Sim, é ridiculamente caro, e as funções são uma treta... Mas realmente, há coisas que não se percebem... O facto de não conseguirem fazer frente a um produto "rival" é uma real tanga, até porque ninguém pensa duas vezes entre Philips e WD...

O ideal era eles lançarem algo francamente mais barato, assim sendo é mais um produto para "inglês ver"...

timber
27-10-2007, 00:02
Bem, continua a ter 1 TB, o outro modelo que estava a falar tem 500 GB. É metade

Mesmo assim, o preço é muito agressivo.

blastarr
27-10-2007, 00:10
Discos de 3.5 polegadas, por definição, precisam sempre de mais corrente do que a que pode ser fornecida pela porta USB (a não ser que seja daqueles de baixa rotação, 4200rpm ou menos, mas mesmo aí duvido).
Já os de 2.5 e 1.8 polegadas não devem ter problemas em dispensar o adaptador de corrente externo.
Eu tenho alguns 2.5" externos da WD ("Elements") e são bastante bons.

Zar0n
27-10-2007, 00:25
Isso aguenta-se sem power externo?

Nop.

Bem, continua a ter 1 TB, o outro modelo que estava a falar tem 500 GB. É metade

Mesmo assim, o preço é muito agressivo.

O preço retail provavelmente deve ser mais baixo.

Já agr para quem quer algo mais barato com eSata/USB (dual firewire como opção):

http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/seagate_fap_1.jpg

750GB, 16MB buffer, custa à volta dos 200€
Tem um SW mt completo e oferece web host de 500MB durante 6 meses.

blastarr
27-10-2007, 00:28
Se não é algo que se pode transportar sem "clutter", o ideal é deixar de lado os discos externos como esses e apostar num Windows Home Server e numa rede com suporte UPnP.
Para mim compensa mais ter o armazenamento remoto, tipo Gmail, mas dentro de casa.
Evita-se o duplicar de ficheiros pelos vários sistemas da casa, e fazer manutenção dos discos SATA internos é muito simples porque são hot-swap e mais baratos.
Se os ficheiros forem mais pequenos e for necessário ter uma portabilidade maior, um Elements de 2.5" como o que eu já referi é o ideal porque são pequenos, possuem grandes capacidades e só precisam de um cabo.
Isto, claro, se a ligação remota via host WHS pela net não chegar para fazer streaming dos dados... :D

Zar0n
27-10-2007, 00:35
Windows Home Server
O preço do WHS é um roubo, para o k keres o FreeNAS é uma melhor opção, pelo menos se planeias comprar o HW em separado.
Mas o WHS da HP tb é um roubo, por isso n estou a ver a M$ ganhar mt mercado com os preços k pratica.

Metro
27-10-2007, 00:35
blastarr:
Se misturares SOs em particular o OS X, Windows e Linux a coisa complica-se. Li a review do Ars sobre o Windows Home Server e tinha as suas limitações.

Um discoo, seja este ou outro e os 3 sistemas operativos tb dá barraca. Só se pode ter FAT32 se se quiser ligar o disco sem stress a qq um dos PCs. Se for Linux e Windows ai NTFS serve para os dois.

A outra preocupação é que com estes discos enormes (GBs entenda-se e não tamanho físico) se o disco avaria é uma quantidade enrome de dados que vai à vida.

blastarr
27-10-2007, 00:39
blastard:
Se misturares SOs em particular o OS X, Windows e Linux a coisa complica-se. Li a review do Ars sobre o Windows Home Server e tinha as suas limitações.

Um discoo, seja este ou outro e os 3 sistemas operativos tb dá barraca. Só se pode ter FAT32 se se quiser ligar o disco sem stress a qq um dos PCs. Se for Linux e Windows ai NTFS serve para os dois.

A outra preocupação é que com estes discos enormes (GBs entenda-se e não tamanho físico) se o disco avaria é uma quantidade enrome de dados que vai à vida.

Lá está, milímetro.
Se um disco externo avaria, vai tudo ao ar.
Em sistemas internos, tens pelo menos a segurança de poder reconstruir o RAID. :P

timber
27-10-2007, 00:42
Este tipo de discos externos tem um custo €/GB muito baixo graças naturalmente aos discos 3.5

Podem precisar de alimentação externa mas muita gente só usa portáteis (ou mesmo um desktop já atulhado ou de alguém pouco dotado para aberturas de PCs) não precisa de andar a passear os discos e por uns 100€ resolvem o armazenamento ao kilo por um ano ou dois e passado esse tempo gastam mais 100€ e compram outro do mesmo estilo.

É uma solução demasiado simples e barata para não ter sucesso.

Metro
27-10-2007, 00:43
Em sistemas internos, tens pelo menos a segurança de poder reconstruir o RAID. :P

Num NAS tens precisamente isso mas mais caro. Fica mais barato sempre ter dois discos externos e a informação a duplicar. É o que eu tenho.

Edit:
Além disso e podiamos ir por ai a MS é só tiros nos pés. Há muito tempo que tem a função do time machine no XP mas que ninguém sabe. Ai esta uma aplicação bem útil para muita gente. Com o Time Michine acho que vou resolver o meu problema de backups do dia a dia com os discos externos resolvo o armazenamento a um preço imbatível. Sem necessidade de gastar dinheiro em software.

Zar0n
27-10-2007, 00:47

Essa por acaso é uma das vantagens do WHS, faz RAID automático (drives int./ext.) por SW.

Eu nunca percebi essa de se o disco avariar agr é pior pk são maiores, é k os meus ficheiros tb estão mt maiores k à 10 anos.

Para total segurança tem mesmo k se por as files noutra localização física, pk se a casa arder ou algo de género nem todos os RAID's do mundo te vão salvar.

blastarr
27-10-2007, 00:48
Num NAS tens precisamente isso mas mais caro. Fica mais barato sempre ter dois discos externos e a informação a duplicar. É o que eu tenho.

Edit:
Além disso e podiamos ir por ai a MS é só tiros nos pés. Há muito tempo que tem a função do time machine no XP mas que ninguém sabe. Ai esta uma aplicação bem útil para muita gente. Com o Time Michine acho que vou resolver o meu problema de backups do dia a dia com os discos externos resolvo o armazenamento a um preço imbatível. Sem necessidade de gastar dinheiro em software.

Acho que isso é um desperdício de espaço e, mais do que isso, o derrotar do propósito de um servidor com RAID de não ter de duplicar ficheiros mais comuns por cada disco, mas enfim.
Cada um sabe o que é melhor para si.

kidloco
27-10-2007, 00:49
Há discos externos com RAID.

blastarr
27-10-2007, 00:51

Sim.
E quanto custam ? :berlusca:

Não vale falar no Drobo, porque aquilo não vale o dinheiro investido nem de longe.

kidloco
27-10-2007, 00:55
Custam bem menos que um servidor :berlusca:

Zar0n
27-10-2007, 00:55

Eles estavam a falar de RAID entre discos extremos, axo k isso só com WHS.

Para mim o RAID é overrated, 1º pk os discos hj em dia são extremamente fiaveis (há com 5 anos de garantia) e 2º pk RAID n cobre erros do utilizador, um raio k caia na casa :P, virus etc, pk isso é k axo k um backup offline ou na web é preferível.

Metro
27-10-2007, 00:58
Acho que isso é um desperdício de espaço e, mais do que isso, o derrotar do propósito de um servidor com RAID de não ter de duplicar ficheiros mais comuns por cada disco, mas enfim.
Cada um sabe o que é melhor para si.

Uma outra solução é isto: https://mozy.com/home Menos de 5 dolares por mês sem limite de espaço. Faz backups incrementais. Se acontecer um desastre com um disco temos sempre ali.
E a justificação da segurança perde-se se formos ver a informação que andam nas contas do gmail por exemplo.

kidloco: Discos externos com RAID mais vale chamar logo as coisas pelos nomes. Acaba por ser um NAS. Há é NAS melhores e piores. Mais baratos ou mais caros.

blastarr
27-10-2007, 00:58
Custam bem menos que um servidor :berlusca:

Depende.
Um servidor WHS perfeitamente capaz pode ser construído por menos de 200 euros.
Como a administração é remota, não precisas de monitor, teclado, rato, placa gráfica ou de som.
E basta um Celeron a 800MHz com 512MB de RAM para fazer a festa. :P

Metro
27-10-2007, 01:00
Depende.
Como a administração é remota, não precisas de monitor, teclado, rato, placa gráfica ou de som.

Pode-se sempre aproveitar hardware antigo mas a conceito é começarem a aparecer PCs por ai à medida. Ainda não vi mas pelo tamanho dos HP parece-me que a fonte por exemplo deve ter um tamanho proprietário. Mais discos e afins eu apsotaria mais no mínimo em 400 € com apenas um disco.

Zar0n
27-10-2007, 01:02
Depende.

Estás consciente k só o WHS custa $180?

kidloco
27-10-2007, 01:04
Depende.

200€ nem deve chegar pro OS :joker:

E depois, um celeron chega ? yeah right. Tenho ali um P4 + Windows Server 2003 que me diz o contrário. Além de que precisas de investir em cablagem e routers como deve de ser.

blastarr
27-10-2007, 01:16
Pode-se sempre aproveitar hardware antigo mas a conceito é começarem a aparecer PCs por ai à medida. Ainda não vi mas pelo tamanho dos HP parece-me que a fonte por exemplo deve ter um tamanho proprietário. Mais discos e afins eu apsotaria mais no mínimo em 400 € com apenas um disco.

Bom, queres um orçamento com componentes novos em lojas portuguesas ?
Muitos desses componentes são "overkill" para aquelas que serão as utilizações típicas em WHS, mas é perfeitamente possível, mesmo sem recorrer ao lixo "no-name" mais barato:

- Caixa - Asus TM211 Mini tower - 32 euros.
- CPU - Celeron D 420 (1.6GHz single core, baseado na arquitectura do Core 2 Duo) - 36 euros.
- Fonte - LC Power 400W com fan silenciosa de 120mm - 22 euros.
- Motherboard - MSI 945GCM5-F (chipset Intel 945GC) - 48 euros.
- Disco - Seagate 7200.10 SATA 500GB - ~100 euros.
- Licença Windows Home Server OEM - ~180 euros.

Total: 418 euros.

Claro que se eu retirasse a caixa, a CPU, a fonte e a motherboard (reaproveitando componentes de sistemas que tivessem menos de 10 anos de idade), ficava tudo por 280 euros.

200€ nem deve chegar pro OS :joker:

E depois, um celeron chega ? yeah right. Tenho ali um P4 + Windows Server 2003 que me diz o contrário. Além de que precisas de investir em cablagem e routers como deve de ser.

Falaste como um verdadeiro conhecedor... not !
Se já tivesses experimentado o WHS, verias que é uma versão do WS2K3 bastante despida e restricta ao essencial (partilha e backup de conteúdos e de partições inteiras de outros sistemas).
Nem sequer instala um driver gráfico de orígem, por exemplo.

timber
27-10-2007, 01:19
Com esse sistema continuas a não ter segurança e já gastastes quase 3 vezes o que gastou um tipo que comprou um disco externo de 500 GB...

blastarr
27-10-2007, 01:22
Com esse sistema continuas a não ter segurança e já gastastes quase 3 vezes o que gastou um tipo que comprou um disco externo de 500 GB...

A beleza do WHS é que é possível adicionar discos externos ao Share, o OS não faz distinção entre "disco interno" e "externo", porque nem há letras de drives.
É tudo espaço pronto a usar.

kidloco
27-10-2007, 01:22
Faltam-te mais discos para o RAID 5, router e cablagem. O router é o mais importante pois vai ser o bottleneck de um sistema desses. o meu por exemplo não se aguenta (Asus)... está bem longe de conseguir os tempos do meu Lacie.

LCD Man
27-10-2007, 01:23
E depois fazem isto sem firewire, enfim...

1TB ligado por USB = Inútil.

eSata? Tenho 4 computadores no quarto e 5 em casa. 2 com menos de um mês. Nem um tem eSata.
Isto deve dar uma ideia geral do numero de pessoas que sequer sabem o que é eSata.

E depois apresentam duas coisas: Um produto e uma nova definição de "slim". :D

Tudo isto leva-me a dizer que vai ser concerteza um produto de grande sucesso e diferenciação do mercado, não posso esperar por ele. :rolleyes:

timber
27-10-2007, 01:26
A beleza do WHS é que é possível adicionar discos externos ao Share, o OS não faz distinção entre "disco interno" e "externo", porque nem há letras de drives.
Sim, já se sabe que numa solução dessas o que custa é armar o estaminé.

E depois fazem isto sem firewire, enfim...

1TB ligado por USB = Inútil.

eSata? Tenho 4 computadores no quarto e 5 em casa. 2 com menos de um mês. Nem um tem eSata.
Isto deve dar uma ideia geral do numero de pessoas que sequer sabem o que é eSata.

E depois apresentam duas coisas: Um produto e uma nova definição de "slim". :D

Tudo isto leva-me a dizer que vai ser concerteza um produto de grande sucesso e diferenciação do mercado, não posso esperar por ele. :rolleyes:
Se não sabem olha azarito

Podem-se contentar com soluções lentas... estilo firewire

Koncaman
27-10-2007, 01:27

mas tem muito mais versatilidade.
tem um computador ao serviço, a fazer os backups automaticamente.

um gajo tem um problema qualquer no pc, so precisa de ir ao servidor e restaurar o sistema integralmente.
a fiabilidade dos discos convencionais anda em muito bom nivel, e acho que confio mais num disco convencional que está dentro da caixa de um sektop, sempre quieta, do que um disco convencional que anda conosco para onde for preciso.

Além de que muita gente começa a ter pc's antigos arrumados a um canto, sem utilidade nenhuma, ou vendidos por uma meia duzia de tustões, assim dão-lhe uma nva utilidade.

quanto a requisitos... eu ja pus o windows server 2003 a correr num PII 350, e até consegui por aquilo a fazer de router.
acredito perfeitamente que este WHS se aguente bem com um p3 800 e 512mb de ram, especialmente, quando não ha necessidade de preocupação com a interface grafica.

timber
27-10-2007, 01:32
Quem compra estas tralhas não quer propriamente sistemas automaticos de backup

Só que rum bocado mais de espaço

Zar0n
27-10-2007, 01:33

Só necessitas de uma backet k custa 4€ para transformares kk porta Sata interna numa eSata.

Com o timber disse, se n sabem, olha chapeu.

Metro
27-10-2007, 01:34

Review do Ars: http://arstechnica.com/reviews/os/Windows-Home-Server-the-Ars-Technica-review.ars/1

Restoring data via WHS following drive failure, or trouble in "antiquated" paradise

We made comments in our configuration section that related our use of "antiquated" hardware. Realizing that WHS doesn't really have a form of automatic redundancy with its balancing storage system, we wanted to force the issue. Lo and behold, one of the drives on our 1.2GHz Athlon test bed obliged us and failed on its own.
Once this occurred, we became a tad confused with Windows Home Server. In the Connector, it showed all drives as being fine; however, the backup service had stalled. As Kurt is a professional Windows system administrator by trade, he knew where to look to see what the issue was, but we wanted to use the product as it was intended. He caved and took a peek at the Event Viewer. Apparently, the drive was suffering from continuous bad-sector errors. This in turn caused backups to fail. We were shocked that Windows Home Server didn't at least scrub the Event Viewer for potential drive-related issues.
This brings us to our next gripe: drive removal. Now that Kurt knew there was a failed drive, he decided to remove it using the WHS console. After thinking for a while, Windows Home Server returned a prompt stating that we would lose the backups and some files stored on the 1.2GHz Athlon test bed. Oddly enough, it didn't tell us which files were in jeopardy of being lost, and we think a listing would be nice at this point. At least then you could prepare or attempt to manually copy the files off.
Mac/Linux support

At this point in time, the only way Mac and Linux works with Windows Home Server is by using Samba to access folder shares. There's no word on whether or not the Connector will be ported to these OSes, but we wouldn't hold my breath if I were you. It has, however, been intimated by the developers that the upcoming Time Machine feature on Mac OS X Leopard will be able to use Windows Home Server as a back-end store. Will this simply save Time Machine backups to shared folders using Samba or is there more behind the scenes? We won't know for sure until Leopard comes out later this year.

Se me perguntares prefiro ter discos externos do que mais uma máquina para administrar. Estou farto de perder tempo a gerir computadores.

LCD Man
27-10-2007, 01:34
Só necessitas de uma backet k custa 4€ para transformares kk porta Sata interna numa eSata.

Se não sabem olha azarito

Podem-se contentar com soluções lentas... estilo firewire
Firewire, mesmo mais lento, seria muito, muito mais vendável.
O que eu quero dizer é, o que é que esta drive trás de novo ao mercado?

blastarr
27-10-2007, 01:35
Só necessitas de uma backet k custa 4€ para transformares kk porta sata interna numa eSata.

Alto lá, não confundas aquelas portas SATA "externas" (tipo aquelas brackets que vinham com motherboards da Asus, por exemplo) com as verdadeiras eSATA.
As fichas e os requisitos de energia são diferentes.

Zar0n
27-10-2007, 01:42
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/esata-cable-bracket-23.jpg

blastarr
27-10-2007, 01:45
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/esata-cable-bracket-23.jpg

Exacto.
Mas eu estava a falar disto:

http://www.3dnews.ru/documents/9389/images/sata_bracket.jpg

destr0yer
28-10-2007, 03:35
Exacto.
Mas eu estava a falar disto:

http://www.3dnews.ru/documents/9389/images/sata_bracket.jpg

Isso são portas SATA's normais...

Sobre discos externos, o uso deles não é para backups automáticos, mas mais transporte de dados entre 2 maquinas.

Por exemplo, ando a procura de uma coisinha destas, para por a "casa" lá dentro (gigas e gigas de audio/video/imagens/docs/software) , sem andar com kg's de DVD's as costas.

E alem disso, tiro carga do disco interno do portátil, alem do proprio espaço poupado :D

e sobre backups/segurança, nada como ir gravando tudo em DVD-R de qualidade e guardá-los bem, de preferência com alguma protecção...

Blaster
05-11-2007, 15:08
Chegou-me a pouco isto. É o que o timber estava a falar, já se encontra em PT.

Ver se arranjo um cabo eSATA pra fazer um review :)

http://helderfonseca.planetaclix.pt/mybook.jpg

destr0yer
05-11-2007, 16:44
Ya, também vou arruma um bixo destes e meter todo o storage principal ai dentro. Um dos discos do desktop até vai a vida :D

E para segurança tem os DVD-R :D

Salvador_
05-11-2007, 23:30
eu n percebo nada disso de NAS e o que quer que falam mas o que eu fiz foi muito simples... Comprei um disco normal de 750 GB, 10k rpm, buffer penso que seriam 16 MB ou 32 n ao sei...depois comprei uma caixa a parte com coneçao Sata e a propria caixa veio com a tal bracket para ligar a motherboard com os fios tais ocmo aparece ai na figura... custoume tudo 140 Euros, ah e a caixa ainda vem com o botao Power assim escuso de "gastar" o meu disco quando nao o utilizo... apenas faço o power on quando vejo um video ou necessito de algum ficheiro la' dentro...visto que é o meu disco "Media"... assim sendo este disco está ligado cerca de 1/6 do que o computador está...