View Full Version : Ainda existem virus para Windows 98?
PTNetSurfer 24-10-2007, 18:35 boas, a minha dúvida é sendo o Windows 98 já algo idoso existem ainda virus para ele?
Pergunto isto porque tenciono dar uso a um PIII que tenho cá em casa as moscas e queria-o tornar num servidor dedicado de Counter Strike para o pessoal cá da terra. Ora sendo que não queria perder rendimento no jogo não queria ter de instalar antivirus, firewall, etc... o pc não ia ter qualquer tipo de informação importante, no entanto não quero que me dê problemas desse genero.
o que me dizem?
Deve haver mas não a ser espalhado, aconselho te a avançar, pois agora ninguem já faz novos virus mais lixados para isso
Para um P3 e servidor, se queres rendimento e segurança instala o Windows 2003 server... Ou o 2000 server embora este não prescinda de uma firewall.
O 98 é que não.
Cumps.
BlkLotus 24-10-2007, 18:45 Boas
Posso estar enganado, mas no "meu tempo" dessas máquinas (ainda tenho ali algumas paradas, um dia destes vou po-las a funcionar), um Pentium III corria perfeitamente Windows 2000 Server, que para alem de ser direccionado para um servidor, tem uma performance muito boa, e se calhar ficavas mais bem servido.
Se o servidor vai servir apenas para Counter-Strike, e se não andares por ai a navegar na web com ele, eu se fosse a ti punha mesmo o Windows 2000 + Sygate Firewall (que é leve), e ias ver que ficavas muito bem servido, e não ias preocupar-te com virus nenhuns (mesmo os worms precisam de serviços activos para entrarem, portanto se os bloqueares com a firewall, não tens problemas).
Btw... quanta ram tens?
edit: Ali o neonl adiantou-se... eheheehe :-)
PTNetSurfer 24-10-2007, 18:46 a unica coisa que o pc vai ficar a fazer é correr a aplicação HLDS. Acham que o sistema operativo fara diferença? eu tenho o 2003 server mas achei-o demasiado pesadão para a maquina que é, além disso não iria tirar proveito das verdadeiras potencialidades do sistema. estou errado?
PTNetSurfer 24-10-2007, 18:49 Boas
Posso estar enganado, mas no "meu tempo" dessas máquinas (ainda tenho ali algumas paradas, um dia destes vou po-las a funcionar), um Pentium III corria perfeitamente Windows 2000 Server, que para alem de ser direccionado para um servidor, tem uma performance muito boa, e se calhar ficavas mais bem servido.
Se o servidor vai servir apenas para Counter-Strike, e se não andares por ai a navegar na web com ele, eu se fosse a ti punha mesmo o Windows 2000 + Sygate Firewall (que é leve), e ias ver que ficavas muito bem servido, e não ias preocupar-te com virus nenhuns (mesmo os worms precisam de serviços activos para entrarem, portanto se os bloqueares com a firewall, não tens problemas).
Btw... quanta ram tens?
LOOL e tu adiantaste-te a mim! xD
tenho PIII 866Mhz, 384mb SDRam PC133, 8mb vga (dispensavel)...
mete-lhe uma distro de linux. o server fica com uma performance muito superior e nao precisas de anti-virus na mesma. é mais leve na máquina e tudo. :) e ao contrário do q possas pensar, é muito facil.
petersaints 24-10-2007, 19:07 mete-lhe uma distro de linux. o server fica com uma performance muito superior e nao precisas de anti-virus na mesma. é mais leve na máquina e tudo. :) e ao contrário do q possas pensar, é muito facil.
Também é uma boa hipotese... supondo (tenho quase a certeza que sim) que o HLDS exista para Linux :P
PTNetSurfer 24-10-2007, 19:10 mete-lhe uma distro de linux. o server fica com uma performance muito superior e nao precisas de anti-virus na mesma. é mais leve na máquina e tudo. :) e ao contrário do q possas pensar, é muito facil.
eu ja estava a estranhar ninguem me dizer nada sobre linux! :p
bem, eu ja experimentei duas distros de linux , uma live cd "Knoppix" e uma instalação do Damn Small Linux. Na primeira tive problemas cm o ambiente grafico, na segunda falhas no kernel. Cá em casa tenho, o caixa magica 10, o suse linux 9 e o fedora core (não me recordo a versao), mas acho-os pesadoes para o pc. Além disso a instalação do Counter Strike não é tão facil, e eu nao tenho paciência para aprender como se faz :P (pelo menos hoje não!xD queria ter o servidor pronto pa esta noite...)
cumps
petersaints 24-10-2007, 19:13 Então Windows 2000 (server ou não) chega. Windows 98 para um server "caseiro" Counter-Strike deve ter estabilidade que chegue :P
O pior que pode acontecer é teres de formatar de novo mas também a máquina não é só para isso?
PTNetSurfer 24-10-2007, 19:16 Então Windows 2000 (server ou não) chega. Windows 98 para um server "caseiro" Counter-Strike deve ter estabilidade que chegue :P
O pior que pode acontecer é teres de formatar de novo mas também a máquina não é só para isso?
ya a máquina é para ser dedicada ao HLDS, por isso não há crise nenhuma em formatar.
O ubuntu server parece-me ideal para essa máquina também, se bem que, por muito fã de linux que eu seja continuo a recomendar o Windows 2000 server
LOOL e tu adiantaste-te a mim! xD
tenho PIII 866Mhz, 384mb SDRam PC133, 8mb vga (dispensavel)...
epah, com esse sistema (até é melhor q o meu :D), deve dar na boa pra usares o Windows Server 2003.
e penso que com esse PC deve aguentar com o XP, meteres o 98 deve ser má ideia.
epah, com esse sistema (até é melhor q o meu :D), deve dar na boa pra usares o Windows Server 2003.
e penso que com esse PC deve aguentar com o XP, meteres o 98 deve ser má ideia.
Foi o que eu disse no principio, um PIII também não é assim tão velho... Podes bem usar o 2003.
Encarnado 25-10-2007, 11:11 PIII com win2000? Eu tenho um PII com XP portanto... deve correr 2000 na boa.
Si, XP esp nLited corria que nem ginjas. No entanto, se a box vai ser apenas um server CS, provavelmente o W2k (pro?) talvez seja uma melhor aposta, pq o que perderia em performance seria minimo e a estabilidade é um cadito melhor.
O unico grande defeito que o W2k tem é o boot time obsceno, que mais parece um NT4 da idade da pedra que um OS mais recente.
OBVIO que ainda existem virus para o windows 98. E é obvio que ainda circulam. Se tiver mesmo que ser windows, que seja o 2003 server que para o efeito é melhor.
No entanto na minha opinião linux seria a escolha adequada.
Vantagens de correres linux para o efeito:
1 - Não tens que te preocupar com problemas de segurança desde que se esteja a auto actualizar, sejam eles Virus, firewall, whatever.
2 - Mais leve (bastante mais), mais estável, mais fiável.
3 - Configuras uma vez e pronto. não tens que lhe mexer mais. o que eventualmetne precisares (por causa de, por exemplos, updates do próprio CS) podes fazer perfeitamente remotamente. Seja por SSH (linha de comandos), ou por vncview (podes controlar o ambiente gráfico remotamente).
4 - Não estás a praticar nenhuma ilegalidade.
E sinceramente não é assim tão dificil quanto isso. Hoje em dia instala-se perfeitamente uma distro (debian principalmente) sem perceber nada de nada e já fica tudo a funcionar á primeira. E á quantidade de servers linux de CS que há tem que haver suporte.
Encontrei um tutorial á primeira no google a titulo de exemplo:
http://www.cstrike-planet.com/tutorial/1/6
Aconcelho-te Debian se queres algo garantidamente estável (rock solid).
Ou se preferires facilidade de utilização e tudo a funcionar "á primeira": ubuntu 7.10!
Acredita que vale a pena.
Em relação à pergunta, sim, sem duvida e são dos mais perigosos e destrutivos que existem.
Bons os tempos em que um simples virus mandava uma instalação do Windows 98 com as porcas.
Em termos praticos, se isso vai ser um servidor de CS até que podes ter isso completamente nu que não irá ser problema nenhum, os virus são provenientes de más filosofias de navegação e afins, eles não aparecem, como que por magia, numa maquina.
Em termos praticos o Windows 2000 SP4 seria uma boa escolha para funcionar como servidor, mas uma coisa que muitos se devem esquecer quando recomendam o Windows 2003 Server é que tal Sistema Operativo é capaz de custar bastante mais do que o proprio PC... mas ignoremos esse pequeno promenor, sim, na familia dos servidores Microsoft é o melhor deles todos, agora não vejo com bons olhos estar a usar o Win2k3 Server para correr um servidor de CS... é como pegar num Ferrari para andar a 30 à hora.
Em termos de performance a melhor escolha é uma distribuição Linux (não, não tens nada que instalar o Counter-Strike, tens é que instalar um servidor de CS, há uma boa diferença, até acho que a Valve disponibiliza a versão de Linux dele sem acrescimos.
Em relação a distribuições o Ubuntu server é uma boa escolha em termos de facilidade a instalar, agora se é a melhor escolha em termos distribuições Linux? Não te sei dizer, não ando propriamente a montar servidores de CS.
slack_guy 25-10-2007, 20:55 só por curiosidade... quanto custa uma licença do Windows 2003 server? :-)
Não sei ao certo, tudo o que vejo vem com licenças de clientes e afins.
Mas parece estar na redondeza dos €100, talvez arranjes por menos.
Como podes ver, Linux é a melhor escolha, fica-te... €100 mais barato :D
Moralez: no tempo do windows 98 (e até mesmo na fase inicial do XP) haviam virus que para os apanhares pura e simplesmente bastava teres o PC ligado á net porque exploravam falhas do próprio sistema operativo. Um dos nomes que me vem á cabeça de momento é "blaster".
Eu sinceramente não me arriscava a correr win98 sem antivirus firewall para um servidor (isto se tivesse MESMO que usar windows, ainda por cima o 98).
cumps,
Moralez: no tempo do windows 98 (e até mesmo na fase inicial do XP) haviam virus que para os apanhares pura e simplesmente bastava teres o PC ligado á net porque exploravam falhas do próprio sistema operativo. Um dos nomes que me vem á cabeça de momento é "blaster".
O Blaster só se propagava quando te ligasses ao antigo Windows Messenger.
Estamos a falar de um sistema operativo que nem vai tocar num browser.
O Blaster só se propagava quando te ligasses ao antigo Windows Messenger.
Estamos a falar de um sistema operativo que nem vai tocar num browser.
da wikipedia:
"The worm spread by exploiting a buffer overflow in the DCOM RPC service on the affected operating systems, for which a patch had been released one month earlier in MS03-026 and later in MS03-039."
Ou seja, bastava o serviço (essencial) estar ligado e o computador estar ligado á net.
petersaints 25-10-2007, 22:47 Yah eu se formatasse sem por a actualização pumba Blaster para cima... Eu só me safava com AutoPatcher (correndo-o antes de ligar-me à net a primeira vez depois do format) ou então ele (Blaster) entrava e eu mudava a data para trás e em vez de 1minuto tinha vários dias ate ao PC de reiniciar e assim ja dava tempo de correr o Windows Update e quando reiniciava ja estava tudo Ok ;)
Isso um simplesmente -> Run -> shutdown -a
Não sei ao certo, tudo o que vejo vem com licenças de clientes e afins.
Mas parece estar na redondeza dos €100, talvez arranjes por menos.
Como podes ver, Linux é a melhor escolha, fica-te... €100 mais barato :D
Erhmmm não te falta um 0? É que ele perguntou o preço do W2K3 e não de um CAL :P Com €100 nem um XP compras... A menos que sejas a Dell e afins.
PTNetSurfer 26-10-2007, 00:59 boas, já pus o Servidor a rolar com o windows98 e digamos que não tenho satisfação total! Estou mesmo inclinado para instalar o linux como servidor (debian, certo?). Quanto ao 2003 server, é a tal situação, a licensa que eu tenho é uma "menos legal" e portanto não convém abusar. (só para esclarecer, tenho o 2003 server pirata, mas calma, não o uso. Apenas o tenho porque dei o ano passado na escola matéria sobre windows server, e para estudar dava-me bastante jeito ter o sistema em casa. Lógicamente não ia comprar Server legalmente, espero que compreendam. :p)
depois faço aqui a comparação do hlds entre sistemas, para analisar recursos de sistema e desempenho "ingame" no linux e Windows (mesmo que 98 XD).
obrigado pelas ideias, ptnetsurfer
Antes de mais, porque te queixas do Windows 98?
Zero_Cool_PT 26-10-2007, 01:04 PIII com win2000? Eu tenho um PII com XP portanto... deve correr 2000 na boa.
eu tnh um 486 @90mhz com 2mb d grafica, disco d 8gb, gravador d cd's, 64mb d ram com windows 2000 e chega mt bem para andar ligado ao IRC, Firefox e MSN ao mm tempo :D
logo o 2000 num p3 até voa :002:
boas, já pus o Servidor a rolar com o windows98 e digamos que não tenho satisfação total! Estou mesmo inclinado para instalar o linux como servidor (debian, certo?).
Tens várias opções. Na minha opinião Linux fácil é "debian".
A filosofia do debian é ser o mais estável possivel, nunca usando versões beta e utilizando kerneis mais antigos mas bem testados.
No entanto existe o Ubuntu que é derivado de debian que embora utilize software mais actual, é na minha opinião bem estável também. As vantagens do ubuntu é que é ainda mais simples de instalar e funcionar e esta ultima versão 7.10 já traz bastantes melhorias para o utilizador comum. Existe uma versão do Ubuntu especifica para servidores.
Resumindo: Experimenta o Ubuntu 7.10 Server. Se por algum motivo não tiver a performance / estabilidade que precisas, experimenta o debian!
cumps,
P.S. - Depois de já aprenderes os cantos á casa, se quiseres ganhar bastante performance, recompilar o kernel com optimizações para o teu CPU é uma excelente ideia. Mas isso é mais prá frente!
PTNetSurfer 26-10-2007, 18:28 Antes de mais, porque te queixas do Windows 98?
Muita bastante instabilidade do sistema (crasha muito), poucas apliçações de monotorização do sistema (tem um gerenciador de recursos um tanto rodimentar), fica muito lento só com o hlds a rodar...
Tens várias opções. Na minha opinião Linux fácil é "debian".
A filosofia do debian é ser o mais estável possivel, nunca usando versões beta e utilizando kerneis mais antigos mas bem testados.
No entanto existe o Ubuntu que é derivado de debian que embora utilize software mais actual, é na minha opinião bem estável também. As vantagens do ubuntu é que é ainda mais simples de instalar e funcionar e esta ultima versão 7.10 já traz bastantes melhorias para o utilizador comum. Existe uma versão do Ubuntu especifica para servidores.
Resumindo: Experimenta o Ubuntu 7.10 Server. Se por algum motivo não tiver a performance / estabilidade que precisas, experimenta o debian!
cumps,
P.S. - Depois de já aprenderes os cantos á casa, se quiseres ganhar bastante performance, recompilar o kernel com optimizações para o teu CPU é uma excelente ideia. Mas isso é mais prá frente!
não será o Ubunto server um tanto pesado para o serviço? eu tive a ver e ele pede 256mb de ram no minino, o que me ia deixar muito pouco para a função servidor, né? vou fazer o download do debian logo que o trafego o permita! :/
cumps
eh... uma vez que é para servidor unica pura e simplesmente, as vantagens do ubuntu realmente não são muitas (já pra não dizer nenhumas).
My mistake! :(
Debian bota shake!! :D
Para server (Linux) queres facilidade/desempenho: Ubuntu server. Queres Desempenho puro: gentoo.
Debian também é uma hipótese a ponderar, se bem que eu recomende Gentoo (esquesitices minhas :D)
Ah, e já agora, em Gentoo, parte de uma stage 4... escusas de fazer compilação (demorada e chata) desnecessária.
Põe mas é CentOS nisso. Vais ver que não te arrependes.
nestas coisas das distros é como a religião, cada um com a sua.
de qualquer das formas é na minha opinião desnecessário o gentoo uma vez que não é pra toda a gente. É, na minha opinião, uma distro muito pouco aconcelhável para principiantes. É de facto mais rápido mas é necessário perderes muito tempo a aprender, a configurar e compilar aquilo que precisares.
Para máxima facilidade o ubuntu server é sem duvida uma das melhores (se não a melhor).
CentOS não posso dar opinião porque nunca experimentei.
Debian, continua a ser, na minha opinião, tal como te disse a melhor opção!
cumps,
PTNetSurfer 27-10-2007, 19:05 há alguma versão de linux que trabalhe a base de GUI (calma, não se levantem já! XD). É que eu tive a ver uns foruns e o pessoal instala tudo no linux em linha de comandos, e eu proprio pude confirmar isso. Instalei um Caixa Trágica que tinha só pa fazer o teste e tive que fazer tudo a unha. Corri um Live CD de Knoppix e tive que fazer tudo a unha. Não há nenhum mais friendly como o Windows Server? (versao linux, claro!)
Alguém sugeriu o Windows Server 2000. Acham que pode ser uma boa escolha?
obrigado pela opinioes, ptnetsurfer
Não à pachorra para linha de comandos. Local i mean :) Já nem me lembro da ultima vez que toquei fisicamente no teclado das minhas boxes *nix... Já ter o desktop com 4 janelas de sessões SSH é perfeitamente normal...
Puxando a brasa à sardinha, Slackware ftw. Se bem que cada vez estou mais desgostoso... Cada release é mais e mais tralha, metade dela inutil. Continua assim e antes do 13 já tive de fazer um LFS para mim próprio...
Paulo Truta 27-10-2007, 19:37 vou dar-te a minha opinião... mas não começem a bombardear!!!
Se queres saber o sistema operativo n é o principal... E pelo que vi pelos specs da máquina já tens tudo estragado...
Um servidor de CS dedicado precisa alguma ram por cada slot de jogador... e a tua máquina se der para jogar um 1on1 já é bom... Desculpa lá estar a desiludir-te mas essa máquina não dá para servidor... cumps...
PS: Não digo que não sirva para treinares... mas tipo... vais ter pings de pelo menos 200ms...
Eu e a minha clan temos um servidor P4 3.0, 1GB de ram DDR2, 80 no disco e uma placa gráfica de 256Mb da Nvidia (Isto tudo foi juntado com os 'restos' de máquinas... e montamos o servidor... instalamos o XP PRO SP2 e está tudo configurado e a andar... HLDS a correr + Hamachi para non-steam... (Nós temos Steam... mas antes não tinhamos e por isso é que usamos Hamachi...)
E com esta 'Bomba', bem melhor que a maioria dos PC's que andam para ai temos pings de 80, isto tudo depois de andar a mecher no registo do windows e a fazer tweaks para aumentar a velocidade o ping da nossa Clix 24Mb (Pagamos a meias ;) )
Agora pensa o que seria a tua máquina com 300 e tal de ram... e um PIII...
Sistema operativo... recomendo-te linux... tem boas velocidades e não precisas de tar a instalar nada... Recomendo UBUNTU SERVER... Cumps ;)
PTNetSurfer 29-10-2007, 16:41 vou dar-te a minha opinião... mas não começem a bombardear!!!
Se queres saber o sistema operativo n é o principal... E pelo que vi pelos specs da máquina já tens tudo estragado...
Um servidor de CS dedicado precisa alguma ram por cada slot de jogador... e a tua máquina se der para jogar um 1on1 já é bom... Desculpa lá estar a desiludir-te mas essa máquina não dá para servidor... cumps...
PS: Não digo que não sirva para treinares... mas tipo... vais ter pings de pelo menos 200ms...
Eu e a minha clan temos um servidor P4 3.0, 1GB de ram DDR2, 80 no disco e uma placa gráfica de 256Mb da Nvidia (Isto tudo foi juntado com os 'restos' de máquinas... e montamos o servidor... instalamos o XP PRO SP2 e está tudo configurado e a andar... HLDS a correr + Hamachi para non-steam... (Nós temos Steam... mas antes não tinhamos e por isso é que usamos Hamachi...)
E com esta 'Bomba', bem melhor que a maioria dos PC's que andam para ai temos pings de 80, isto tudo depois de andar a mecher no registo do windows e a fazer tweaks para aumentar a velocidade o ping da nossa Clix 24Mb (Pagamos a meias ;) )
Agora pensa o que seria a tua máquina com 300 e tal de ram... e um PIII...
Sistema operativo... recomendo-te linux... tem boas velocidades e não precisas de tar a instalar nada... Recomendo UBUNTU SERVER... Cumps ;)
Lamento desiludir-te mas já corri o server com o windows 2000 comigo e 4 pessoas com steam e o Ping nunca subiu dos 60 e rolava quase constante a baixo dos 40 !!! :wow:
LOL, gostei do promenor da gráfica de 256MB, certamente vais gostar de saber que a minha grafica tem 1MB, e o meu disco é de 10gb! :004:
vou dar-te a minha opinião... mas não começem a bombardear!!!(...)
Aonde é que tu achas que os antigos servidores de CS 1.3 corriam?...
Para servidores, a placa gráfica não é, de todo, importante. Desde que dê imagem, tanto vale ter uma daquelas antiguinhas ainda PCI como um SLI de 8800. não afecta em nada a performance do servidor.
cumps,
Que barbaridades que li por aqui...
O server de CS que para por minha casa está num p3 a 966Mhz com 1Gb de Sdram 133, corre em cima de clarkconnect (baseado em CentOS) com HLDS Linux com AdminMod e GeoIP entre outros. Numa ligação com 512K de Upload, 8 Slots corre perfeitamente o pessoal nunca vê os pings acima de 75ms. Basicamente é um servidor para fun maps e aim maps.
No server ainda está a correr um Mailserver em permanencia e um HTTP servers.
Instalei e nunca mais mexi em nada. Nem restart precisa desde que foi istalado está RockSolid.
podes é não ter o Dedicated Server para Linux..
PTNetSurfer 05-11-2007, 14:09 podes é não ter o Dedicated Server para Linux..
queres explicar melhor isso?
queres explicar melhor isso?
Esquece, tava a pensar noutra coisa ... my bad :P
|
|