View Full Version : MacBook Pro e Portáteis com configurações semelhantes

tbica
24-10-2007, 13:54
Olá a todos!

Quero comprar um MacBook Pro (MBP) 15' 2.2.
Contudo, ao verificar todos os componentes deste a nível de hardware, vejo que quase tudo é semelhante a um portátil qualquer no mercado com tecnologia SantaRosa.

Questiono: qual é a diferença de um MBP para um portátil usual? Eu sei que o aspecto (design) e caixa que envolve o equipamento é muito bom e diferente; o que há mais diferente - o teclado? :wvsore:

Sendo assim, será que dá para instalar o Tiger ou o Leopard num portátil normal?
Eu sei que dá para instalar o mac osx86, com algumas restrições. Mas a questão que estou a levantar é outra (se é que me faço entender).

Desculpem se a questão é demasiado simples ou sem ponta de fundamento.
Obrigado.
Tim

3dhouse
24-10-2007, 14:06
Olá a todos!

Quero comprar um MacBook Pro (MBP) 15' 2.2.
Contudo, ao verificar todos os componentes deste a nível de hardware, vejo que quase tudo é semelhante a um portátil qualquer no mercado com tecnologia SantaRosa.

Questiono: qual é a diferença de um MBP para um portátil usual? Eu sei que o aspecto (design) e caixa que envolve o equipamento é muito bom e diferente; o que há mais diferente - o teclado? :wvsore:

Sendo assim, será que dá para instalar o Tiger ou o Leopard num portátil normal?
Eu sei que dá para instalar o mac osx86, com algumas restrições. Mas a questão que estou a levantar é outra (se é que me faço entender).

Desculpem se a questão é demasiado simples ou sem ponta de fundamento.
Obrigado.
Tim
se qeures o OSX compra um mac. e já ha milhoes de threads a falar nisso. search

timber
24-10-2007, 14:17
Já há muitas threads falar nisso mas vá lá a tua tem alguma originalidade e portanto vamos nessa

Sim, o MBP é em todo igual a alguns dos chamados portáteis Santa Rosa, o que não é muito estranho visto que ele próprio é um portátil Santa Rosa.

A diferença é principalmente o embrulho, a ficha magsafe, o teclado retroiluminado, o ecran com retroiluimação LED (alguns PCs dos outros também tem mas é relativamente raro) e alguns pormenores mais esotéricos como ter FW800.

Legalmente não se pode instalar o Mac OS X num PC não-Apple (e é aí que fica a linha pela qual se rege a Techzone) portanto o teu grande factor de decisão deve ser a tua vontade em usar ou não o Mac OS X.

rjrp
24-10-2007, 14:23
Bem, eu também cheguei a me questionar antes da compra desse mesmo portátil, e digo-te, cada dia agradeço a mudança, o sistema operativo compensa sem dúvida alguma, o aluminio (só é pena quebrar um pouco o sinal wireless), toda a construção do portátil... já usaste algum mac? Se não usaste, experimenta e vais ver que te convences...

tbica
24-10-2007, 15:50
Agradeço os comentários feitos!
"Em Roma sê romano" - ou seja, para se usufruir do Apple Mac OS utiliza-se um computador da Apple. É a esta conclusão que chego, embora fique algo pensativo porque não há uma abstracção maior relativamente a um sistema operativo tão aclamado, como tal sendo utilizado noutros computadores não apple. :wscared:

Enfim - vou ver se consigo mesmo comprar o MBP 15' 2.2.
Obrigado pessoal.

[PT]latrine
24-10-2007, 18:39
Agradeço os comentários feitos!
"Em Roma sê romano" - ou seja, para se usufruir do Apple Mac OS utiliza-se um computador da Apple. É a esta conclusão que chego, embora fique algo pensativo porque não há uma abstracção maior relativamente a um sistema operativo tão aclamado, como tal sendo utilizado noutros computadores não apple. :wscared:

Enfim - vou ver se consigo mesmo comprar o MBP 15' 2.2.
Obrigado pessoal.

Facil A Apple faz dinheiro com a venda do hardware... como um dos grandes impulsionadores da compra do hardware é o sistema operativo... este não é usavel fora da plataforma.

Além disto assegura-se assim uma maior independencia dos fornecedores de hardware a nível da qualidade de drivers, já que as configurações de hardware são todas estudadas, optimizadas... e fixas...

gorgonzola
26-10-2007, 15:23
Já há muitas threads falar nisso mas vá lá a tua tem alguma originalidade e portanto vamos nessa

Sim, o MBP é em todo igual a alguns dos chamados portáteis Santa Rosa, o que não é muito estranho visto que ele próprio é um portátil Santa Rosa.

A diferença é principalmente o embrulho, a ficha magsafe, o teclado retroiluminado, o ecran com retroiluimação LED (alguns PCs dos outros também tem mas é relativamente raro) e alguns pormenores mais esotéricos como ter FW800.

Legalmente não se pode instalar o Mac OS X num PC não-Apple (e é aí que fica a linha pela qual se rege a Techzone) portanto o teu grande factor de decisão deve ser a tua vontade em usar ou não o Mac OS X.

Desculpem a ignorância mas, é ilegal instalar o Mac OS X num PC não-Apple?

Mr. Brightside
26-10-2007, 15:28
Desculpem a ignorância mas, é ilegal instalar o Mac OS X num PC não-Apple?
É.

Mitch
26-10-2007, 15:30
latrine;2135284']Facil A Apple faz dinheiro com a venda do hardware... como um dos grandes impulsionadores da compra do hardware é o sistema operativo... este não é usavel fora da plataforma.

por acaso tenho ideia que dá muito mais lucro vender sistemas operativos do que vender máquinas. mandas um CD que poucos euros custa a fabricar e vendes por mais de 100 euros... a margem de lucro é fabulosa. incomparável com a margem obtida no hardware.

abuso
26-10-2007, 15:32
Um Sistema Operativo não é um CD cheiro de 0s e 1s ao acaso.

Mitch
26-10-2007, 15:35
err... e..? vamos lá ajudar-te a perceber.
se fizeres computadores com o mac os integrado, e tiveres custos de produção de 800 euros, e venderes a 1000 (não contando com impostos), tens uma margem de 25%
se venderes só o mac os, que te custa a produzir pouquissimo dinheiro (vamos dizer... 10 euros para uma capa bonita) e venderes por 100 euros (sem contar com impostos), tens uma margem de 900%.
dá para perceber a diferença, ou tenho de fazer um desenho?

abuso
26-10-2007, 15:40
E os euros que gastaste para colocar os 0s e 1s na ordem certa (R&D)?

Mitch
26-10-2007, 15:41
é o mesmo dinheiro que gastas a fazer os 0 e 1 incluidos no portátil.

Mr. Brightside
26-10-2007, 15:42
Portanto, para ti um sistema operativo resume-se à caixa do DVD? OK.

Mitch
26-10-2007, 15:48
que parte de "custos de produção" e "margens de lucro" é que não percebem? os custos de desenvolvimento são os mesmos em cada caso! não é uma variável!

abuso
26-10-2007, 15:55
Mas não estavas comparar os lucros de fazer um SO com os de fazer um PC?

Mitch
26-10-2007, 15:56
estou a falar dos lucros associados de vender um PC+SO e de vender apenas o SO.
até porque se vendessem o SO livremente, haveria muito mais gente a comprar. e os adeptos apple continuariam a comprar o seu hardware.
não estou a dizer que seria uma boa solução (também acho que não) mas em termos económicos daria muito dinheiro à apple.

abuso
26-10-2007, 16:01
Sorry, percebi mal.

blastarr
26-10-2007, 16:01
Podemos resumir desta forma:

- Se o SO for popular nas redes P2P desde muito cedo é porque desperta algum interesse nos utilizadores de Windows/Linux.

- Se o SO for "mais uma distro Unix proprietária crackada" a circular por lá sem grande alarido depois de algumas semanas/meses, é porque a percentagem de Macs (cerca de 2% globalmente) continua igual e poucos são os que se interessaram por ele fora desse conjunto de pessoas.

Afinal de contas, é só mais um service pack sistema operativo, né ?

[PT]latrine
26-10-2007, 21:57
Para já está em 7 lugar do ranking dos amiguinhos da pala no olho... e é um dvd de 6.5 GB...

Sim, tens razão... é um service pack que "todos" os mac users estão dispostos a pagar e vibram com a sua chegada :)... Assim como o Vista... ;)

blastarr
27-10-2007, 00:21
latrine;2142917']Para já está em 7 lugar do ranking dos amiguinhos da pala no olho... e é um dvd de 6.5 GB...

Sim, tens razão... é um service pack que "todos" os mac users estão dispostos a pagar e vibram com a sua chegada :)... Assim como o Vista... ;)

Os Service Packs do Vista e do XP são gratuítos.
Os Service Packs do Linux são gratuítos.
Os Service Packs do Solaris são gratuítos.

Porque é que os da Apple custam 130 euros cada ?
Por esse valor compra-se a versão OEM do Vista Home Premium... completa.

LCD Man
27-10-2007, 00:50
http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=7&catalog=software&categoryN=Software&category=sistemasOperativos&product=882224181198
Ui... este service pack do Windows XP é mesmo, mas mesmo barato grátis.
Ainda para cima é um daqueles service packs bons que eu instalava, mas só depois de me arrancarem as unhas.

EDIT: Ó wait, 700€, devo-me ter enganado, isto tem de ser bom.

EDIT2: Make no mistake, eu sou um ávido utilizador de windows xp, o que é que só pode ser para jogar, fica um pouco a desejar na área de produtividade. (E talvez esteja a exagerar no pouco.)

anonymopt
27-10-2007, 09:23

atão e os problemas de aquecimento? é um portátil muito.. muito muito quente.. no sentido negativo.. o embrulho é em aluminio o que leva a que o ppl se queixe de problemas de aquecimento... choques.. etc.. tudo o que alguém quer num portátil caro...

se quiseres saber de mais algumas das diferenças que o ppl se "esqueceu" de dizer pds ir a http://www.appledefects.com/?cat=3

timber
27-10-2007, 12:35
Estava a falar de funções não de defeitos.

Olha essa foto do navio é em Estocolmo?

Fork
27-10-2007, 13:08
Os Service Packs do Vista e do XP são gratuítos.
Os Service Packs do Linux são gratuítos.
Os Service Packs do Solaris são gratuítos.

Porque é que os da Apple custam 130 euros cada ?
Por esse valor compra-se a versão OEM do Vista Home Premium... completa.
Pessoalmento considero as vesões 10.5.X onde X > 1 os service packs.

Se a Apple não vendesse as versões 10.Y.0 onde Y é o conjunto dos naturais, não fazia lá muito dinheiro pois não?

Mais uma coisa um Service Pack não deve alterar os requesitos do sistema, e um novo OS sim, se formos ver bem a mudança 10.4 para 10.5 mudou os requesitos, mas as passagens 10.4.X para 10.4.X+1 nunca alteraram os requesitos....

lluis
27-10-2007, 13:43
... onde Y é o conjunto dos naturais....

Não seria mais fácil dizeres que Y pertence a IN (ou Z+ )?

Assim, ninguém percebe :)

ilovewww
27-10-2007, 13:59
Bem, não queria estar a fazer um topico novo, ainda para mais sem ter a certeza se vou comprar algum nos próximos tempos mas tenho algumas perguntas.

Se comprar um Macbook pro vou precisar à mesma de usar windows por isso é fundamental que o bootcamp seja algo como deve ser, é?

Eu gostava mesmo de ter feedbaack directo e mais ou menos detalhado sobre isto.

O que eu planeio é usar o osx como sistema operativo pessoal, e o windows + para trabalhos que não possam ser feitos no osx e devido ao meio em que estou inserido vou ter de ter compatibilidade com ficheiros + intimamente relacionados com windows.

Talvez tambem jogar um jogo ou outro, todos se aguentam na 8600gt m.

anonymopt
27-10-2007, 15:38
Estava a falar de funções não de defeitos.

Olha essa foto do navio é em Estocolmo?

sim é :)

timber
27-10-2007, 15:41
Bem me pareceu que estava a reconhecer isso.

Esse navio é muito catita :p

Mitch
27-10-2007, 15:43
http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=7&catalog=software&categoryN=Software&category=sistemasOperativos&product=882224181198
Ui... este service pack do Windows XP é mesmo, mas mesmo barato grátis.
Ainda para cima é um daqueles service packs bons que eu instalava, mas só depois de me arrancarem as unhas.

EDIT: Ó wait, 700€, devo-me ter enganado, isto tem de ser bom.

EDIT2: Make no mistake, eu sou um ávido utilizador de windows xp, o que é que só pode ser para jogar, fica um pouco a desejar na área de produtividade. (E talvez esteja a exagerar no pouco.)

por isso é que ninguém compra essas versões. por 100euros compras a versão home OEM, que chega e sobra.

LCD Man
27-10-2007, 19:43
por isso é que ninguém compra essas versões. por 100euros compras a versão home OEM, que chega e sobra.

Então mas não estavamos a discutir sistemas operativos service packs full-featured?
OEM? Então e se eu não quiser um computador novo?