CyberOps
17-10-2007, 15:03
boas, alguem sabe onde posso aprender a fazer um sistema de comments tipo hi5?
|
View Full Version : sistema de comentarios tipo hi5/youtube CyberOps 17-10-2007, 15:03 boas, alguem sabe onde posso aprender a fazer um sistema de comments tipo hi5? Kayvlim 17-10-2007, 15:15 Linguagem? PHP? ASP? CyberOps 17-10-2007, 17:32 php o q queria fazer era fazer um sistema de comentarios para cada foto q consta na galeria de fotos e associasse o login do utilizador registado ao respectivo comentario, isto se ele optar por comentar alguma coisa :P maningreen 17-10-2007, 20:13 Procura como fazer uma gest-book. O sistema é o mesmo. Podes inclusivé guardar os comentários num ficheiro txt em vez de criares uma tabela na bd para isso, puxando ainda mais pelo server. Kayvlim 17-10-2007, 23:17 Mas com uma BD, o controlo dos comentários é bastante mais fácil ;) O sistema assemelha-se ao de um guestbook, mas é preciso ter o cuidado de associar cada comentário a cada foto específica da galeria (ou do post certo de um blog, etc.) CyberOps 18-10-2007, 16:54 Mas com uma BD, o controlo dos comentários é bastante mais fácil ;) O sistema assemelha-se ao de um guestbook, mas é preciso ter o cuidado de associar cada comentário a cada foto específica da galeria (ou do post certo de um blog, etc.) entao basicamente o ER iria ficar assim nao? http://img144.imageshack.us/img144/2552/semttuloff6.png spastikman 18-10-2007, 18:38 entao basicamente o ER iria ficar assim nao? http://img144.imageshack.us/img144/2552/semttuloff6.png Modelos normalizados não podem ter relações de N para N. NEm olhei para o que desenhaste, mas se tens uma relação N-N, então tens de criar uma nova tabela com as chaves primarias de ambas, gerando assim ligações de N-1. EDIT: Vendo melhor o que desenhaste, não faz sentido teres o comentario associado ao ID directamente. Basta estar associado à fogo, que por sua vez possui uma chave estrangeira que indica o id do dono. spastikman 18-10-2007, 18:46 [ID] { id PK username password . . . . } [Fotos] { id_foto PK id_utilizador FK Descricao . . . . } [Comentarios] { id_comentario PK id_utilizador_dono FK id_utilizador_comentador FK Comentario . . . . . } Dependendo da implementação, está poderia ser a estrutura básica da BD. CyberOps 18-10-2007, 19:02 Dependendo da implementação, está poderia ser a estrutura básica da BD. pois, mas acho q se fizermos o er por exemplo no powerdesigner, ao converter po modelo fisico ele normaliza logo ou tou enganado? spastikman 18-10-2007, 19:21 pois, mas acho q se fizermos o er por exemplo no powerdesigner, ao converter po modelo fisico ele normaliza logo ou tou enganado? não faço a minima, mas duvido que o faça correctamente. CyberOps 18-10-2007, 19:28 EDIT: Vendo melhor o que desenhaste, não faz sentido teres o comentario associado ao ID directamente. Basta estar associado à fogo, que por sua vez possui uma chave estrangeira que indica o id do dono. n percebi com o q queres dizer em o comentario esta associado ao id directamente. eu queria todos os utilizadores a poderem inserir comentarios nas fotos e nao unicamente o utilizador que fez upload da foto. outra coisa, certamente irei precisar de ter uma chave para o comentario. no powerdesigner como defino um atributo q seja auto-increment? se nao como posso por a unha no crebas gerado? cumps edit: create table comentario ( ID_COMENTARIO int(10) not null AUTO_INCREMENT, etc etc ) isto em principio funcionará para uma bd mysql5 nao? spastikman 18-10-2007, 19:51 n percebi com o q queres dizer em o comentario esta associado ao id directamente. eu queria todos os utilizadores a poderem inserir comentarios nas fotos e nao unicamente o utilizador que fez upload da foto. outra coisa, certamente irei precisar de ter uma chave para o comentario. no powerdesigner como defino um atributo q seja auto-increment? se nao como posso por a unha no crebas gerado? cumps edit: create table comentario ( ID_COMENTARIO int(10) not null AUTO_INCREMENT, etc etc ) isto em principio funcionará para uma bd mysql5 nao? [Comentarios] { id_comentario PK id_utilizador_dono FK id_utilizador_comentador FK Comentario . . . . . } em que: id_utilizador_dono (dono foto) id_utilizador_comentario_comentador (outro utilizador que vai deixar o comentario) comentario (....) Eu não uso powerdesigner, nem sei o que é. Para mysql, apenas uso a consola, ou então o phpmyadmin. naoliveira 19-10-2007, 10:01 [Comentarios] { id_comentario PK id_utilizador_dono FK id_utilizador_comentador FK Comentario . . . . . } id_utilizador_dono FK <= este campo não devia ser o id da foto? É que um utilizador pode ter muitas fotos logo não sabes a qual se refere o comentário. Se for o id da foto esse é único e sabes a qual foto se refere o comentário, depois na tabela foto sabes a quem ela pertence. CyberOps 19-10-2007, 11:56 afinal enganei-me um utilizador pode fazer varios comentarios, mas um comentario so pode ter sido postado por um utilizador logo: http://img522.imageshack.us/img522/8610/semttulobd8.png ou estou enganado? spastikman 19-10-2007, 13:36 id_utilizador_dono FK <= este campo não devia ser o id da foto? É que um utilizador pode ter muitas fotos logo não sabes a qual se refere o comentário. Se for o id da foto esse é único e sabes a qual foto se refere o comentário, depois na tabela foto sabes a quem ela pertence. yup, é isso mesmo. por lapso, troquei, mas é isso que disseste. |