View Full Version : Discussão sobre o futuro Leopard

Páginas : [1] 2 3

ajax
13-05-2007, 13:52
Daqui a menos de 1 mês começa a WWDC de 2007 que obviamente girará à volta do novo OS X, codename Leopard.

Para simplificar seria bom reservarmos esta thread para tudo o que vier à baila sobre o Leopard. E se houver novidades de hardware o melhor será criar outra thread deixando esta apenas para questões relacionadas com o software.

64 bits

O Mac OS X 10.4 Tiger já suporta CPUs de 64 bits mas ainda estamos longe de um sistema OS X que funcione quase ou totalmente a 64 bits, do Unix até ao Aqua. Deixo aqui um preview sobre as potencialidades dos 64 bits para determinadas aplicações intensivas em memória.

http://www.youtube.com/watch?v=gezP5g48fSU&mode=related&search=

Core Animation

O CoreAnimation pode não ser uma tecnologia útil para alguns mas creio que para a maioria que usa Macs no seu dia a dia gostaria de ter um sistema operativo ainda mais agradável e com muitos efeitos e "bonecada". É uma questão de gosto. De qualquer forma é bom ter um framework de animação robusto e à disposição de qualquer "developer" para tornar ainda mais rico o Zoo de aplicações que existem para Mac.

Part 1: http://www.youtube.com/watch?v=mIlgXJrG5ic&mode=related&search=
Part 2: http://www.youtube.com/watch?v=V3TNZDY5Wa0&mode=related&search=

GPGPU Utilization

Está na moda.

Demo: http://www.youtube.com/watch?v=6TjwXhWOLEk&mode=related&search=

Jogos

Jogos sobre OpenGL serão sempre uma grande incógnita no mundo dos Macs. No entanto é previsível que o OpenGL continue a evoluir bastante sobretudo com o apoio do universo Playstation 3.

WoW demo: http://www.youtube.com/watch?v=PM6s59OPJbk&mode=related&search=

Independência da resolução do display

Esta é uma das tecnologias mais aguardadas por aqueles que usam Mac OS X. A evolução tecnologica permite-nos ter hoje em dia TFTs com resoluções entre os 100 e os 300 pixeis/inch (a qualidade fotografica começa nos 300). Infelizmente nem sempre o software acompanha o hardware e um exemplo é o facto dos actuais sistemas operativos dependerem da resolução absoluta (contada em número de pixeis verticais e horizontais) dos dispositivos de visualização. Como muitos sabem um dos problemas deste tipo de abordagem é tudo ficar mais pequeno, fontes, janelas, etc, quando se passa de um TFT de 1280x800 para 1920x1200, por exemplo. No entanto o que se quer é que tudo fique do mesmo tamanho mas com maior resollução por unidade de comprimento. Aguardemos pelas novidades que o Leopard nos vai trazer.

Preview: http://www.youtube.com/watch?v=ZQTGyjW8cJM

Romani48
13-05-2007, 17:08
Realmente nota-se bem a diferença.. Agora estava aqui a pensar, se todo o pessoal que contribui para o folding passa-se para uma maquina de 64bits, todo o processo não seria bem mais rápido a processar?

bom post ajax

esquiso
13-05-2007, 17:18
Os clientes SMP, excluindo o do Windows, são somente 64 bits.
E a diferença de ppd's de 32 bits (Windows) para 64 bits (Linux e Mac, mas nao conheço ninguem que folde com um Mac :)) é enorme, quase que dobra. E uma diferença deste genero não pode ser só da mudança de SO, pois até a emular Linux com uma VM no Windows se consegue ter mais ppd's do que o cliente SMP nativo para Windows.

Mas se há coisa que me faz comichão aqui em 64 bits é a falta de uma aplicação. Flash. Raz parta a Adobe.

rasputine
13-05-2007, 18:25
... mas nao conheço ninguem que folde com um Mac :)) ...

http://img265.imageshack.us/img265/8248/picture1do4.th.png (http://img265.imageshack.us/my.php?image=picture1do4.png)

No entanto eles existem...:) :) :)

Abraço

OldMan
13-05-2007, 20:01
a primeira parte do core animation tem o mesmo link do video dos 64bits, creio que quisesses por este:
http://www.youtube.com/watch?v=mIlgXJrG5ic&mode=related&search=

ajax
13-05-2007, 22:31
a primeira parte do core animation tem o mesmo link do video dos 64bits, creio que quisesses por este:
http://www.youtube.com/watch?v=mIlgXJrG5ic&mode=related&search=

Já está substituído. Obrigado.

Qualquer contribuição será adicionada ao primeiro post para simplificar a discussão sobre o Leopard.

abc
14-05-2007, 03:57
Estas tecnologias parecem ter muito mas muito potencial e se a Apple mantiver a tradição no refinamento da aplicação que dá a este tipo de coisas, acho que podemos esperar muito do Leopard, sobretudo daquilo que vai ser feito em cima disto por third party developers.

Desde que eles começaram dar mais atenção os developers, parece-me a mim que explodiu a quantidade de aplicações disponíveis e a sua qualidade aumentou exponencialmente. Lembro-me bem dos "duros" tempos do Jaguar e da dificuldade em encontrar software na altura. Hoje, 4 anos depois não demoro mais do que cinco minutos a encontrar aplicações freeware ou de baixo custo (relativo) que façam tudo o que eu quero.

Depois da massificação do uso dos computadores, um dos próximo passo é sem dúvida a verdadeira massificação e desmistificação das áreas de developing e acho que a Apple tem trabalhado nesse sentido e estas novas ferramentas e tecnologias, cada vez mais complexas e no entanto de uso aparentemente simples (relativamente). Imaginem o que teremos dentro de poucos anos.

Mais numa óptica de utilizador Apple, não gosto de especular nem de cair em entusiasmos prematuros, mas espero muito na plataforma Apple nos próximos anos. Acho que tudo aquilo que a Microsoft prometeu com o Longhorn e no fim falhou com o Vista, pode vir a ser entregue pelos tipos da maçã.

Developers! Developers! Developers! ...

Favas
14-05-2007, 05:38
Video 32bits VS 64bits
Nao querendo desfazer, mas a performance dos 64bits no 32vs64bits é super biased.
A performance "teorica" dos 64bits em nada tem a ver com aquilo que é demonstrado (quanto mais a performance real..).
O que se vê ali é um um pedaço de software a exigir exactamente aquilo que um cpu a 32bits não consegue fazer, pouco importa ser contra um 64bits ou 128bits, basta qualquer aplicação exigir 33bits de alocação de memoria/ou whatever para deixar um cpu 32bits com o doubro ou triplo dos mhz humilhantemente para tráz.

Video Core Animation - Nada de novo, alias este video é um autentico deja voo de um outro que vi à coisa de meses. (adivinhem em que OS?)

Video GPGPU Utilization - ATI what? 3D? Shaders? amazing!

Video de WoW e Jogos - Espero que sim que trabalhem de perto com as editoras e que aumentem a performance dos jogos no Leopard, pois estes teem fama de correr muito lento e buggeds no OS da Apple que no do tio bill.
Nos recentes é que era, já que WoW saiu em novembro de 2004.

Video de Resolution Independence - Vista também suporta.

Duas valentes maos cheias de nada, mm ao estilo Apple..
Ah exacto, pelo menos funciona.

Já a minha avó dizia "Quem está habitado a pouco, contenta-se com pouco." :002:

abc
14-05-2007, 07:33
Já cá faltavam o ranting e as flames. Até para o ano...

ajax
14-05-2007, 11:24
Video 32bits VS 64bits
Nao querendo desfazer, mas a performance dos 64bits no 32vs64bits é super biased.
A performance "teorica" dos 64bits em nada tem a ver com aquilo que é demonstrado (quanto mais a performance real..).
O que se vê ali é um um pedaço de software a exigir exactamente aquilo que um cpu a 32bits não consegue fazer, pouco importa ser contra um 64bits ou 128bits, basta qualquer aplicação exigir 33bits de alocação de memoria/ou whatever para deixar um cpu 32bits com o doubro ou triplo dos mhz humilhantemente para tráz.

Deves andar desnorteado. A vantagem dods 64bits reside na possibilidade de endereçar grandes quantidades de dados > 2/4GB sem a segmentar. Dizer que um exemplo onde isto é pertinente é "super biased" é ridículo. Querias que mostrassem as diferenças entre 32bits e 64bits a correr SuperPI ou talvez um programeta de meio mega que até coubesse na cache? Tirem-me deste filme!!!

Video Core Animation - Nada de novo, alias este video é um autentico deja voo de um outro que vi à coisa de meses. (adivinhem em que OS?)

O video deve ser o mesmo que viste à meses. Não saiu nada de novo. Serve esta thread para fazer um apanhado do que já se sabe para preparar a discussão em torno do lançamento do Leopard.

Video GPGPU Utilization - ATI what? 3D? Shaders? amazing!

É apenas um exemplo. Tens por exemplo o Aperture que usa o GPGPU para finalidades que não estão relacionadas com 3D.

Video de WoW e Jogos - Espero que sim que trabalhem de perto com as editoras e que aumentem a performance dos jogos no Leopard, pois estes teem fama de correr muito lento e buggeds no OS da Apple que no do tio bill.
Nos recentes é que era, já que WoW saiu em novembro de 2004.

Nunca houve a pretensão por parte da Apple em tornar o OS X num plataforma para jogos. Aqui nem é uma questão de sistemas operativos. É mais uma guerra OpenGL vs DirectX. Dada a supremacia da Microsoft é natural que o DirectX seja a tecnologia mais usada mas parece-me obvio que o OpenGL para jogos não está morto pois basta olhar para a PS3.
O WoW é antigo mais ainda é um dos jogos mais jogados.

Video de Resolution Independence - Vista também suporta.

Suporta (parcialmente) mas é estranho que seja pouco utilizado. Nem o próprio GUI do Vista (start menus, icons, mensagens de sistema,etc) é "resolution independent". Estranho não é? Comparar isto com um SO "full resolution independent" é puro marketing.

Já a minha avó dizia "Quem está habitado a pouco, contenta-se com pouco." :002:

Referes-te ao Vista? É que pelo que tenho lido parece que o que a tua avó dizia enquadra-se perfeitamente na opinião de muita gente que usa o Vista.

[PT]latrine
14-05-2007, 11:31
Por acaso o Favas até tem razão em algumas das coisas... só peca por um defeito... as ferramentas... O que está a ser mostrado não é a tecnologia por si só mas sim as ferramentas que vão permitir aos developers usar as mesmas sem necessidade de aprender as linguagens base como o openGL... isto são são as vantagens de um ambiente de programação refinado e originado na APPle queserá ampliado no 10.5... claro que a a MS também tem... lembro-me de ver ainda antes do Vista ser vista um filme que mostrava uma loja online a usar uma linguagem de programação que embebia xaml para animar cenas para a web com a "qualidade" do macromedia flash... mas o problema é que não se vê nas aplicações windows (excepto as desenvolvidas na propria microsoft) a utilização destas frameworks e que hoje em dia contribuem para que o vista tenha um aspecto apenas "semelhante" ao Tiger e que o software third party seja quase todo semelhante ao software opensource Linux do tempo da Maria Cachucha no que diz respeito ao aspecto visual e UInterface...

64 Bits não implica maior velocidade de processamento, mas sim melhor utilização da memória, acima dos 4 GB, por isso a nós não nos diz nada por enquanto... e este teste é ridiculo... só show off ao nosso nível... provavelmente teríamos percebido melhor se fosse um programa de tratamento de uma imagem de muito grande resolução, mas aqui também se prentendeu dizer que usar macs não é sópara imagem e multimédia, mas trabalh o científico também existe...

A utilização do GPU, mais uma vez foi um show off de algo que não é Apple, mas sim third party, mas no fim releva-se não o facto de ser possível de se fazer mas sim as ferramentas core (gratuitas) que te permitem criar estas animações sem precisares de saber opengl

A demo do wow faz mais sentido ainda pois é um dos jogos mais jogados na net nos dias de hoje, e já teve mais que muitas optimizações para windows... o facto de se relevar que é mais rápido num Mac em multithread dá-lhe um gostinho especial, e funciona como "avisador" aos gamedevelopers que o Mac é um opção viável (apesar de estar a ser jogado num MAcPRO que sabemos não ser nem uma máquina de jogos, nem acessível ao comum dos mortais)

quanto À independencia de resolução do Vista, aqui está o exemplo de algo mal montado, e mal utilizado/não utilizado pelos programadores... (Que poderá acontecer também no leopard). Eu tenho que usar o computador com letras a 144 DPIS para conseguir ver as coisas de uma forma mais ou menos sem óculos a 1600X1250... e claro... desde páginas de web que ficam desformatadas (firefox não escala com as letras), até aplicações que ficam ilegíveis pois a letras não escalam correctamente (macromedia Dreamweaver 2004)..., sobreposição de letras que são agora maiores e não cabem nos campos que lhe são destinados, há de tudo... mesmo os icones da MS que ficam na launch bar, o proprio espaçamento dos icones no desktop ou até a rodinha azul ficam terrívelmente desfocados... está mal montado., preparado para as escalas indicadas no windows (100% ou 125%), mas algo a meio ou maior já está péssimo (150%)...

[tenho até casos de um jogo (Eve online) que nem consegue posicionar correctamente o ponteiro do rato... e tenho que retomar os dpis originais... mas isto não é culpa da MS]

Já agora, no limite da resolution independece, porque raio no VIsta não posso ter dois utilizadores com resoluções diferentes? já nem peço dpis!!!... mudar para um implica pmudar para todos, e claro, a introdução da password de administração... isto é ridículo!

É claro que erros destes também vai haver no Leopard, mas o facto de grande parte das "Boas" aplicações estarem a ser previstas já como Leopard only, apenas poderá abrir boas expectativas...

ajax
14-05-2007, 11:59
latrine;1633958']
64 Bits não implica maior velocidade de processamento, mas sim melhor utilização da memória, acima dos 4 GB, por isso a nós não nos diz nada por enquanto... e este teste é ridiculo... só show off ao nosso nível... provavelmente teríamos percebido melhor se fosse um programa de tratamento de uma imagem de muito grande resolução, mas aqui também se prentendeu dizer que usar macs não é sópara imagem e multimédia, mas trabalh o científico também existe...

Implica sim, seja directa ou indirectamente. Há muitos exemplos que se podem dar. Com tempo serão adicionados ao primeiro post. Quando é necessário gerir grandes quantidades de dados parece-me obvio que se a gestão for melhor e mais rápida isso reflecte-se em maior velocidade de processamento efectivo. Digo isto por experiência própria. Depois dizer que o teste é ridículo é olhar para o umbigo. Há muitas pessoas que usam este tipo de aplicações intensivas em memória. Eu sou apenas um entre muitos.

timber
14-05-2007, 12:07
Nenhum update desses é uma melhoria estrondosa mas todos juntos fornecem muitas melhorias muito agradáveis

Os 64 bits para mim justificam-se numa questão simples. 2 GB é quase o mínimo para PCs novos portanto é de todo o interesse ter sistemas que usam mais de 4 GB (o próximo passo) como deve ser. Existem outras vantagens mas só esta chega bem.

O Core Animation, uso de GPUs e todo mais também é muito interessante. Quanto mais eye candy o sistema tiver melhor, muito dele vai ajudar a trabalhar melhor. Mesmo que não ajude não interessa. Trabalhar igual num ambiente mais agradável é sempre melhor. Toda a gente tenta comprar secretárias agradáveis, telemóveis agradáveis, canetas agradáveis, etc... no entanto parece haver uma certa embirração contra o uso dum PC ser cada vez mais agradável. Não se entende.

A independência de resolução acaba por estar incluída neste último ponto e tem todo o interesse.

Os jogos esses estão cada vez mais negros. O DirectX é mais um excelente exemplo da técnica "embrace, extend and extinguish" da Microsoft. O uso de OpenGL em jogos é actualmente praticamente residual e o próprio DirectX comanda todos os pontos da agenda desde software a hardware. No entanto naturalmente que a Apple deve continuar no caminho de suportar a melhoria do OGL.

[PT]latrine
14-05-2007, 14:35
Claro que tens razão, eu apenas referi este ponto com a ressalva do uso normal de 98% das pessoas, já que processadores de 64 bits e sistemas operativos 64 bits existem à mais de 10 anos, desde os Alpha ou mais corriqueiramente/democraticamente os AMD 64 com socket 754 dos quais sou fiel proprietário de um desde que saiu... e sinceramente... entre ter um windows 64 castrado dos jogos por falta de suporte ou "compatibilidade duvidosa" ou um windows 32 bits em que tudo corre, mesmo dando suporte a bases de dados SQL para testes, trabalho em photoshop com raws etc... os 64 Bits passam-me ao lado!

Quanto ao Timber estás a transpor para este mundo o que se usa em PCS... só muito recentemente é que os imacs têm 1 GB por defeito... por isso não é assim tão mínimo!

Para trabalho com grandes volumes de informação (Servers) e render farms (trabalho gráfico) já existe LInux/nix à muito tempo, ou seja a Apple não vai trazer "nada" de novo, vai apenas apanhar o comboio!... OU sjea nestas apresentações dou muito mais valor ao facto do multithreading ser muito melhor conduzido do que ao simples facto de poder "activar" o sistema operativo macosx em modo 64 bits.

Já agora bota aqui a configuração do teu computador onde usas este processing power... :)

JPCarvalhinho

Já agora o futuro não é mais memória mas sim combinações mais eficientes... e quanto a isso vais ver a tecnologia Robson/fastcache a ser generalizada mais depressa do que os 4 GB serem um mínimo!

Implica sim, seja directa ou indirectamente. Há muitos exemplos que se podem dar. Com tempo serão adicionados ao primeiro post. Quando é necessário gerir grandes quantidades de dados parece-me obvio que se a gestão for melhor e mais rápida isso reflecte-se em maior velocidade de processamento efectivo. Digo isto por experiência própria. Depois dizer que o teste é ridículo é olhar para o umbigo. Há muitas pessoas que usam este tipo de aplicações intensivas em memória. Eu sou apenas um entre muitos.

timber
14-05-2007, 14:58
Não te esqueças que o leopard só será lançado lá para o fim do ano e terá que aguentar o barco por uns 2 anos. Acho que forçar agora os 64 bits faz bastante sentido.

Até Microsoft devia ter considerado isso no Vista. Aquilo já anda um salada russa com os drivers ao menos andava uma salada russa com os drivers de 64 bits e daqui a 6 meses estava tudo no carril.

abc
14-05-2007, 15:08
É sabido que os 64-bit estão a ser adoptados no mundo mainstream a passo de caracol, mas pelo que sei da área de cálculo científico, simulação numérica e física computacional, tem sido crescente a adopção desta arquitectura e naturalmente do desenvolvimento de aplicações que aproveitem as vantagens sem falar no sofrimento que é fazer certo tipo de simulações, tudo o que envolva meios contínuos por exemplo, é uma coisa muito pesada em 32 bit quando comparado a 64 bit possivelmente por causa da quantidade de informação gerada. Aquilo que ele mostrou não é novidade em sectores muito específicos mas a Apple parece empenhada como de costume em abrir o 64 bit ao comum dos mortais.

[PT]latrine
14-05-2007, 15:10
sim, eu sou o primeiro a dizê-lo, alliás quando comprei o meu amd foi com base nessa premissa mesmo, que começava coxo em 2004 para quando o vista saisse ser tudo já a 64 bits...

desde então já tive o xp 64, ubuntus etc, mas até agora só deu complicação!

Quanto à Apple abrir os 64 bits para o comum dos mortais... eu sou comum dos mortais e não preciso disso para nada!!! o meu computador onde jogo mega jogos tem 2 GB de memória, e o meu portátil 1. Se comprasse agora um mbpro teria à mesma 1 Gb de memória, ou se houvesse patrocínio meteria 2 Gb e e...

Se em troca de possibilidade de usar mais memória tiver que padecer com software não optimizado, ou drivers manhosas... prefiro não optar!

timber
14-05-2007, 15:12
A Apple devido ao seu modelo de negócio tem sempre uma posição privilegiada para efectuar roturas no mercado

Podem calcular razoavelmente quando é que deixam os clientes pendurados, quantos ficam penduradas, etc....

[PT]latrine
14-05-2007, 15:26
Já agora não é Leopard only mas encontrei este sobre o core image que terá por certo uma versão actualizada

http://www.youtube.com/watch?v=MrRGPH2-hyo&mode=related&search=

Time machine

http://www.youtube.com/watch?v=ynehvlM5thQ&mode=related&search=

isight

http://www.youtube.com/watch?v=cqtNxEoInvU&NR=1

ou todos aqui:

http://www.youtube.com/profile?user=youtellytube

inlogic
14-05-2007, 17:14
A Apple devido ao seu modelo de negócio tem sempre uma posição privilegiada para efectuar roturas no mercado

Podem calcular razoavelmente quando é que deixam os clientes pendurados, quantos ficam pendurados, etc....

Quoted For Truth.

Só faria tambem uma pequena alteração aquilo que disseste, não é só pelo modelo de negócio mas tambem pela extensão/dimensão do mesmo. Dai as diferenças entre Redmond e Cupertino e o grande porque de o primeiro ser bastante comedido nas evoluções/alterações "visiveis" em cada iteração dos seus SOs. Não que isto seja nada de novo ou que interesse para a thread, pelo contrário, mas é uma frase que sintetiza muito bem as diferenças entre os dois 'grandes', daí o QFT. :-)

ajax
14-05-2007, 18:01
O OS X actual já suporta 64 bits em Darwin. Aliás, já o suportava antes de passarem para os processadores Intel. Mas uma coisa é correr programas sobre o Darwin em 64 bits outra é ter um SO full 64 bits por questões de desempenho. É preciso não esquecer que é muito mais fácil para a Apple avançar para o full-64 bits, por ter uma plataforma de certo modo fechada, do que é para a Microsoft ou mesmo para o Linux. Em informática, primeiro populariza-se a tecnologia e só depois surge o software que a aproveita. No entanto haverá sempre os power-users que aproveitam desde logo qualquer evolução tecnológica.

Demiurgo
15-05-2007, 11:58
Estou espantado. Estamos a ter uma discussão construtiva que ainda não descambou para flames e/ou offtopic.

Keep up the good job...er, posting! :-D

Romani48
16-05-2007, 14:27
Acho que há uma coisa que realmente pode ajudar a Apple a lançar-se mais profundamente nos 64bits, isto porque terá menos problemas com drivers visto que o seu hardware é todo estandardizado, ou seja é "sempre" o mesmo, logo será uma melhor forma de lançar o 64 bits de forma mais "definitiva".

Sem duvida que depois a MS não vai "gostar" disto e também querá responder, e isto é o que nos interessa, pois a competitividade entre empresas beneficia os consumidores, pelo que veremos a um crescer na "utilização" (apesar de já termos 64bits no CPU este não é usado, por isso a utilização de aspas).

ric07
16-05-2007, 22:33
A Time Machine tambem me parece ser algo bastante atractivo e util.

Um sistema de backup bastante simples de usar ao que me parece.

http://www.youtube.com/watch?v=CNCySN0i1dY (o video original esta no site da Apple)

----

Enviara-me o seguinte link...achei curioso, acho que vale a pena ler:

http://biz.yahoo.com/seekingalpha/070514/35334_id.html?.v=2

zoidberg
16-05-2007, 22:49
Enviara-me o seguinte link...achei curioso, acho que vale a pena ler:

http://biz.yahoo.com/seekingalpha/070514/35334_id.html?.v=2
vale mesmo a pena ler ;) :):kfold:

souto
16-05-2007, 23:19
O Core Animation, uso de GPUs e todo mais também é muito interessante. Quanto mais eye candy o sistema tiver melhor, muito dele vai ajudar a trabalhar melhor. Mesmo que não ajude não interessa. Trabalhar igual num ambiente mais agradável é sempre melhor. Toda a gente tenta comprar secretárias agradáveis, telemóveis agradáveis, canetas agradáveis, etc... no entanto parece haver uma certa embirração contra o uso dum PC ser cada vez mais agradável. Não se entende.

Só para deixar uma palavrinha. Acho que te precipitas em dizer que quanto mais eyecandy melhor.

A Apple por acaso tem tido sucesso na aplicação de efeitos no Desktop, tem sido uma empresa pioneira no feito. No entanto, tens que perceber que é uma área onde as coisas são bastante restritivas, em que não se pode abusar do eyecandy, tanto por poluição visual, como por perda de produtividade (por distracções do utilizador, por exemplo; outro é o tempo (real e de CPU/GPU) perdido nas animações), entre outros factores.
É uma área onde há bastante a fazer mas com muito cuidado e estudo. Desenhar uma interface que faça exactamente o que o utilizador quer e aínda seja bonita e apelativa é um desafio muito grande, mesmo!

Cumprimentos.

Favas
16-05-2007, 23:52
O video deve ser o mesmo que viste à meses. Não saiu nada de novo. Serve esta thread para fazer um apanhado do que já se sabe para preparar a discussão em torno do lançamento do Leopard.

???

http://channel9.msdn.com/Showpost.aspx?postid=156065

Vê o video a partir do minuto 4 e reparas logo que estamos a falar de videos diferentes (Windows != OSX Leopard)

E não, isto não é uma tecnologia restrita à microsoft, há samples do source-code pela net, quem quizer pega e usa já, kem nao quizer... espera pelo Leopard..

EDIT, aproveita e vê tb o video aos 12min e 40segs.

ajax
06-06-2007, 19:21
Opps: http://www.sun.com/jsp_utils/rvideo.jsp?video=74cd4547-01df-440b-823d-48878ae34c73

E um dos rumores está confirmado e logo um dos mais importantes para o Leopard.

O filesystem escolhido para o 10.5 vai ser o melhor que existe hoje. O ZFS da SUN.

Phenomenal!!!

http://opensolaris.org/os/community/zfs/whatis/

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_file_systems

Fonte: http://www.macrumors.com/2007/06/06/zfs-to-become-default-file-system-in-leopard/

kidloco
06-06-2007, 19:29
Mas isso já não era um dado adquirido, devido à feature dos Backups (Time Machine) ?

Demiurgo
06-06-2007, 19:47
Só depois de ver o post do ajax e ler alguma coisa sobre o ZFS é que me "caiu a ficha" quanto à vantagem do ZFS para o time machine.

Bom rumor :D.

kidloco
06-06-2007, 19:50
O rumor é só mesmo a possibilidade do OS X arrancar apartir de uma partição ZFS, já que partições ZFS ele aguenta (pelo menos nas betas que têm saído).

Catacang
06-06-2007, 19:53
Pois, para a Sun ter falado não considero bem isto um rumor mas um facto, não iam dizer isto sem saberem, além disso se as pessoas souberem que o ZFS veio da Sun é uma excelente publicidade para ambas as marcas.

E acho esta história do filesystem algo bem importante e que pode representar um grande trunfo para o Leopard, basta ver que a Microsoft andou às voltas com o WinFS, depois acabou por não vir no Vista, acho que o queriam introduzir num futuro Service Pack, se a Apple colocar agora o ZFS a parada está bem alta, é um possível argumento para publicitar a superioridade do produto, e não sei até que ponto a MS poderá "amanhã" publicitar o WinFS como uma grande novidade, a não ser que supere isto... mas a parada está bem alta!

Cumps.

ajax
06-06-2007, 19:55
Mas isso já não era um dado adquirido, devido à feature dos Backups (Time Machine) ?

Sim, de facto tens razão mas estou a criar hype à lá Steve em torno do Leopard. :002:

Não é rumor... passou a ser um facto. O CEO da Sun pode ter rabo de cavalo mas é sério e não inventa. :D

Para além disto também queremos um novo Kernel, virtualização nativa e "resolution independence". :D

EDIT: umas das vantagens à partida do ZFS é poder ter Linux e o Mac OS X na mesma partição e a partilhar o mesmo filesystem. Mas cheira-me que a Apple vai dificultar isto ao máximo por isso talvez a virtualização não seja para já. :D

ric07
06-06-2007, 20:07
Dava para explicar assim ao de leve vantagens do ZFS?

Nao percebi nada do que estava naqueles links.

É assim algo que um simples mortal como eu entenda a vantagem ou vai mt alem das capacidades de um simples utilizador?

Catacang
06-06-2007, 20:31
Depende de como a Apple tiver implementado o zfs, mas possivelmente temos:
- um aumento das capacidades de armazenamento, ou seja, suporta discos, ficheiros, etc. com ainda maior tamanho (talvez irrealista até para os tempos de hoje)
- o conceito de "partição" é fundamentalmente alterado, li em tempos que criar uma partição demoraria tanto como criar uma pasta
- snapshots, possibilidade de guardar um registo histórico das alterações a um ficheiro, será certamente útil para o Time Machine
- Possibilidade de ao adicionar novos discos ele expandir o tamanho do disco actual em vez de criar novos discos

Basicamente foram coisas destas que fui lendo ao longo do tempo e me recordo, possivelmente estarão ali asneiras mas se bem me recordo era um conceito de sistema de ficheiros bastante diferente do que conhecemos hoje...
Alguém que saiba mais que corrija ou acrescente o que escrevi em cima...

Cumps.

ajax
06-06-2007, 20:33
No video da Sun, lá para fim, podem ver uma rack do futuro supercomputador para a TACC. Resta saber se estava cheia de K10/barcelonas ou não. :D

ajax
06-06-2007, 20:44
DTrace da Sun também fará parte do Leopard. Não é novidade mas está "oficialmente" confirmado. humm... se bem me lembro até a Apple confirmou no próprio site.

http://en.wikipedia.org/wiki/Dtrace

Sox
06-06-2007, 21:06
Sun para aqui, Sun para ali... Só falta o OpenOffice ser integrado no Leopard :D

Metro
06-06-2007, 21:52
O ZFS seria óptimo. Um formato para acabar com esta confusão de formatos que anda por ai. Ter o mesmo formato em Linux e em OS X é optimo.

kidloco
06-06-2007, 21:58
Um bom artigo (http://mtrr.org/blog/?p=83) para quem estiver interessado no ZFS+OS X.

Metro, um formato ? isto não é nenhum formato :p

Metro
06-06-2007, 22:03
Tu percebeste :)

ajax
07-06-2007, 07:23
O ZFS seria óptimo. Um formato para acabar com esta confusão de formatos que anda por ai. Ter o mesmo formato em Linux e em OS X é optimo.

O Linux suporta o filesystem HFS+ do Mac OS X embora ...

Tuaregue
07-06-2007, 09:37
Sun para aqui, Sun para ali... Só falta o OpenOffice ser integrado no Leopard :D

Já falta pouco, com o anuncio da alpha do OO.org, acho que no proximo wwdc, ou em janeiro vamos ter o Steve em palco a anunciar que o OO.org já é nativo no OS X, que na altura será o Leopard. Mas isto vai ser um pau de dois bicos para a Apple como ficará o humor da MS se o Steve fizer uma coisa destas?

ajax
07-06-2007, 10:04
Já falta pouco, com o anuncio da alpha do OO.org, acho que no proximo wwdc, ou em janeiro vamos ter o Steve em palco a anunciar que o OO.org já é nativo no OS X, que na altura será o Leopard. Mas isto vai ser um pau de dois bicos para a Apple como ficará o humor da MS se o Steve fizer uma coisa destas?

Não percebo como vai o Steve casar o OpenOffice e o iWork. Talvez aposte nos dois produtos simultaneamente. Um mais "office" e o outro para o Mac guy, mais liberal e criativo.

Metro
07-06-2007, 12:07
O Linux suporta o filesystem HFS+ do Mac OS X embora ...

Eu qd chega a partições a coisa fica sempre complicada. Nunca vi aparecer a opção de HFS+. Como a SUN tem uma excelente relação com o Ubuntu estou à espera que a ser mesmo verdade que o Linux tb torne mainstream o ZFS. Pessoalmente continuo a achar que para portátil o OS X é excelente mas não sei se precisarei de ter um desktop com OS X ainda por cima com virtualização e afins. Vamos ver o hardware que ai vem

Não percebo como vai o Steve casar o OpenOffice e o iWork. Talvez aposte nos dois produtos simultaneamente. Um mais "office" e o outro para o Mac guy, mais liberal e criativo.

O OOo tem uma vantagem pelo menos para já. Tem a folha de cálculo e a Base de Dados. Por outro lado a apple prefere puxar por programas pagos ou não vendam eles Hardware e Software.

ajax
21-06-2007, 13:14
Cheira-me que em breve vamos poder ler muitas reviews "independentes" acerca do Leopard (The big cat). :D

fabioneves
21-06-2007, 14:26
Tb me cheira.. Secalhar até faço uma :D

zoidberg
21-06-2007, 14:28
Tb me cheira.. Secalhar até faço uma :D
foste à WWDC?

abc
21-06-2007, 14:38
Eu pelos vistos fui... :D

[PC]Räzzo
21-06-2007, 14:46
:D

timber
21-06-2007, 14:46
Eu pelos vistos fui... :D
No mundo moderno um gajo pode visitar sítios pela internet.

É uma maravilha.

abc
21-06-2007, 15:07
No mundo moderno um gajo pode visitar sítios pela internet.

É uma maravilha.
Vá para fora cá dentro... :P

fabioneves
22-06-2007, 11:54
foste à WWDC?

Era bom, mas não.. lá para o f.d.s. faço uma na mesma! :D

ajax
22-06-2007, 19:21
Known System Limitations:
- 15" 1.5 Ghz PowerBooks and 17" 1.67Ghz Powerbooks sometimes panic or
hang when waking from sleep. A fix is available for these two machines
via Software Update.
- Case sensitive HFS+ filesystems should not be used with this beta release.
- iCal alarms sometimes don't go off at the correct time.
- Safari crashes if you control-click on text in a PDF document rendered inline.
- Audio CD playback is not working in Front Row.
- If you are developing or testing resolution independence with a
non-1.0 user interface resolution factor some standard controls may
draw incorrectly. Some applications, such as Finder and System
Preferences, for example, exhibit this problem.
- Texturing in 64-bit applications, such as Chess, results in graphics
corruption with NVIDIA graphics cards.
- Pairing with a bluetooth device will hang System Preferences. If you
have the bluetooth menu extra on, all of your menu extras will also
hang.
- iChat video effects are not working on systems with integrated Intel
graphics, such as the MacBooks.
- If you experience problems launching Terminal after migrating your
user settings, try moving aside
~/Library/Preferences/com.apple.Terminal.plist
- If your applications stop launching, you may be experiencing a known
issue. If this is the case there will be a crash log in
/Library/Logs/CrashReporter/, and you will have to restart to resolve
this problem.
- Setup Assistant shows an error dialog when connecting to wireless
networks even though it succeeded.
- If you create a peer-peer network in Leopard, then enable Internet
Sharing in the Sharing preference pane, you can't switch to another
wireless network until you disable Internet Sharing.
- If your applications stop launching you may have encountered a
system daemon crash which will be reported in
/Library/Logs/CrashReporter. Restart to workaround this.
- 12" PowerBooks sometimes panic when waking from sleep. This is not
fixed by the Software Udpate that resolves panics/hangs on some 15"
and 17" Powerbooks.

Known Application Limitations:
- Sheepsoft PowerPoint crashes viewing slide shows.
- Sign-in does not complete with MSN Messenger 6.
- Google Desktop installation fails.
- Adobe Photoshop can't open files managed by Version Cue.
- Adobe Reader 8 crashes in license agreement screen.
- Macromedia Studio 8 does not install.
- Matlab 7.4 crashes on launch.
- Mathematica 5.2 hangs and/or crashes on G5.
- Software Update may not present Aperture Updates.
- Undoing video effects in Final Cut Pro and switching sequence
settings can lead to graphics corruption on systems with ATI cards.
- Movies imported in 1080i with Motion 2.1.2 look corrupted in FCP.
- Motion Templates do not display images in FCP.
- Network Templates do not show up in the FCP's Master Template Browser.
- Exporting from Soundtrack Pro will fail.
- When using Retiming Controls in Compressor/Qmaster, only settings
with AIFF or MPEG for audio will be encoded.
- In Compressor/Qmaster, using Brightness And Contrast, BlackWhite
Restore and Gamma Correction filters will produce unexpected results.

OldMan
22-06-2007, 20:02
parece que afinal se confirma o resolution independence :)

abc
22-06-2007, 20:43
Known System Limitations:
- 15" 1.5 Ghz PowerBooks and 17" 1.67Ghz Powerbooks sometimes panic or
hang when waking from sleep. A fix is available for these two machines
via Software Update.
- Case sensitive HFS+ filesystems should not be used with this beta release.
- iCal alarms sometimes don't go off at the correct time.
- Safari crashes if you control-click on text in a PDF document rendered inline.
- Audio CD playback is not working in Front Row.
- If you are developing or testing resolution independence with a
non-1.0 user interface resolution factor some standard controls may
draw incorrectly. Some applications, such as Finder and System
Preferences, for example, exhibit this problem.
- Texturing in 64-bit applications, such as Chess, results in graphics
corruption with NVIDIA graphics cards.
- Pairing with a bluetooth device will hang System Preferences. If you
have the bluetooth menu extra on, all of your menu extras will also
hang.
- iChat video effects are not working on systems with integrated Intel
graphics, such as the MacBooks.
- If you experience problems launching Terminal after migrating your
user settings, try moving aside
~/Library/Preferences/com.apple.Terminal.plist
- If your applications stop launching, you may be experiencing a known
issue. If this is the case there will be a crash log in
/Library/Logs/CrashReporter/, and you will have to restart to resolve
this problem.
- Setup Assistant shows an error dialog when connecting to wireless
networks even though it succeeded.
- If you create a peer-peer network in Leopard, then enable Internet
Sharing in the Sharing preference pane, you can't switch to another
wireless network until you disable Internet Sharing.
- If your applications stop launching you may have encountered a
system daemon crash which will be reported in
/Library/Logs/CrashReporter. Restart to workaround this.
- 12" PowerBooks sometimes panic when waking from sleep. This is not
fixed by the Software Udpate that resolves panics/hangs on some 15"
and 17" Powerbooks.

Known Application Limitations:
- Sheepsoft PowerPoint crashes viewing slide shows.
- Sign-in does not complete with MSN Messenger 6.
- Google Desktop installation fails.
- Adobe Photoshop can't open files managed by Version Cue.
- Adobe Reader 8 crashes in license agreement screen.
- Macromedia Studio 8 does not install.
- Matlab 7.4 crashes on launch.
- Mathematica 5.2 hangs and/or crashes on G5.
- Software Update may not present Aperture Updates.
- Undoing video effects in Final Cut Pro and switching sequence
settings can lead to graphics corruption on systems with ATI cards.
- Movies imported in 1080i with Motion 2.1.2 look corrupted in FCP.
- Motion Templates do not display images in FCP.
- Network Templates do not show up in the FCP's Master Template Browser.
- Exporting from Soundtrack Pro will fail.
- When using Retiming Controls in Compressor/Qmaster, only settings
with AIFF or MPEG for audio will be encoded.
- In Compressor/Qmaster, using Brightness And Contrast, BlackWhite
Restore and Gamma Correction filters will produce unexpected results.
Nada com o Mathematica 6?

SpeedDragon
22-06-2007, 23:11
iChat video effects are not working on systems with integrated Intel
graphics, such as the MacBooks. Espero que na versão final não haja nenhum problema com a Intel GMA950 ...

ajax
23-06-2007, 01:33
Nada com o Mathematica 6?

O Mathematica 6.0 por vezes até cracha no 10.4-9. :D Ainda precisa de uns tweaks. Por falar em Mathematica, a versão 6 está francamente muito boa.

OldMan
23-06-2007, 16:58
http://www.thinksecret.com/archives/leopard9a466/
nao sei se ja alguem tinha postado, eu so vi agora e gostei do que vi!

Metro
24-06-2007, 00:00
Esta está genial :lol:

http://img171.imageshack.us/img171/9961/6040881666d6a4acc82ocf1.png

Pelo sentido de humor 5 estrelas.

OldMan
24-06-2007, 00:28
:-D mesmo bom!

kidloco
24-06-2007, 03:45
Previews (vídeos) (http://www.brightcove.com/title.jsp?title=1037252666&channel=1048121105&lineup=-1) do Leopard para os interessados.

mascker
24-06-2007, 19:42
Estava a passar ali em baixo e ouvi um rumor confirmado quue o leopardo fala portugues de portugal.

ai, ai

abc
24-06-2007, 19:51
São rumores com lógica, já que o dicionário Português de Portugal apareceu ou no primeiro Tiger ou a numa versão a meio e antes não existia.

Ainda assim, estou demasiado viciado no inglês mas é uma boa feature caso se confirme. Os meus pais por exemplo, acho que gostariam disso, lol.

Rui_Carlos
24-06-2007, 19:57
não acho piada nenhuma a ter uma pasta chamada "Música" no Finder, que no Terminal se chama "Music"... e depois o SO acaba por nunca estar totalmente traduzido, ficando-se com uma parte em português e outra em inglês. pos isso, mesmo que o rumor se confirme, devo continuar com o SO em inglês.

abc
24-06-2007, 20:08
As pessoas "normais" não usam o Terminal. Eu tb prefiro em inglês.

ajax
24-06-2007, 20:09
Eu também não vou muito à bola com isso mas para as pessoas que não usam o "Terminal" e que são menos "fluentes" em "computês" talvez seja uma das coisas boas do OS X.

O Terminal do Leopard está jeitoso. É desta que as versões "alternativas/complementares" vão à vida. :D

Rui_Carlos
24-06-2007, 20:13
As pessoas "normais" não usam o Terminal.

mas as pessoas que trabalham com computadores (como é o meu caso) normalmente usam.

abc
24-06-2007, 20:18
mas as pessoas que trabalham com computadores (como é o meu caso) normalmente usam.
mas essas pessoas costumam preferir o inglês...

kidloco
24-06-2007, 20:20
Pois. Qualquer geek que se preze tem de usar o OS em inglês.

Traduzir o OS a 100% seria de loucos... estou mesmo a imaginar um "UtilidadesDoDisco -ejecta à Força /volumes/mac"...

mascker
25-06-2007, 04:50
Demasiados bugs

Welcome back Tiger... :(

(Ouvi dizer, quando fui ao supermercado)

Inté

Demiurgo
25-06-2007, 10:37
Estava a passar ali em baixo e ouvi um rumor confirmado quue o leopardo fala portugues de portugal.

ai, ai

Às tantas anda por aí um passarinho a cantar em demasia :-D. Mas sim, é verdade, falará português da metrópole :D.

ajax
25-06-2007, 10:41
Demasiados bugs

Welcome back Tiger... :(

(Ouvi dizer, quando fui ao supermercado)

Inté

Não me digas que estavas a pensar em substituir o Tiger pela beta do Leopard. :002:

Ela só interessa aos curiosos para "sentirem" as novidades e para as pessoas que desenvolvem software para se prepararem para o lançamento do Leopard.

abc
25-06-2007, 10:51
Portuguese.pkg e tal... Isso é um sinal muito mas muito bom... A Apple a dar atenção a Portugal ao mesmo tempo em que se fala de uma Apple Portugal a sério é bom sinal. Pode não ser nada mas pode significar que temos um anjo da guarda algures na Apple... :D

Demiurgo
25-06-2007, 11:17
Evangelion-01,

Sim a Apple está a ter outra atenção por parte da empresa. Não fosse assim e não haveria portuguese.pkg no Leopard.

Não sei se temos lá algum anjo da guarda, mas certo é que os números se devem ter vindo a tornar progressivamente mais interessantes para justificar determinados investimentos relacionados com Portugal.

Fcirne
25-06-2007, 11:53
A Apple já recureu a uma empresa portuguesa para desenvolver parte do final cut pro. Não sei se se serão o nosso anjos da guarda.

http://www.mog-solutions.com/catalogo_noticias.php?ID=56

ajax
25-06-2007, 11:56
Evangelion-01,

Sim a Apple está a ter outra atenção por parte da empresa. Não fosse assim e não haveria portuguese.pkg no Leopard.

Não sei se temos lá algum anjo da guarda, mas certo é que os números se devem ter vindo a tornar progressivamente mais interessantes para justificar determinados investimentos relacionados com Portugal.

Na volta esse tal anjo da guarda até lê este fórum. ;)

Fcirne
26-06-2007, 13:55
Bem parece que sempre vamos ter ZFS read/write no Leopardo!
Vamos ver é se não passa de rumores

http://www.macrumors.com/2007/06/26/zfs-read-write-developer-beta/

mascker
26-06-2007, 14:48
A Apple não deve ter gostado da fuga de informação e mostrou que não perdoa nesses casos.

Mas como a lista das secret features era inexistente, se calhar vai ser melhor engolir esta dando um aviso à SUN...

Inté

ajax
26-06-2007, 16:39
A Apple não deve ter gostado da fuga de informação e mostrou que não perdoa nesses casos.

Mas como a lista das secret features era inexistente, se calhar vai ser melhor engolir esta dando um aviso à SUN...

Inté

não acredito nisso. Simplesmente não se pode usar um filesystem que ainda está a ser "testado". Primeiro experimenta-se tudo sobre uma coisa com provas dadas e só depois se poderá introduzir outro filesystem. Depois há a limitação do boot.

Sox
28-06-2007, 14:40
Gostei de ler os reviews... Tendo em conta que ainda têm 4 meses para os retoques finais, parece-me que a coisa está bem encaminhada.

Demiurgo
28-06-2007, 15:41
Meus caros,

Como se lê nos cafés das terrinhas: "por culpa de alguém não se dá fiado a ninguém"

Acabou a discussão pessoal e de "amigos" sobre as seeds do Leopard que por aí andam. A partir de agora quem não citar fontes (sites) para o que diz apanha com a tabela base. Estão todos avisados.

EDIT: Quem discordar pode/deve abrir uma thread no contacte o staff.

x-amp
28-06-2007, 17:24

Inté
pois claro, nao gosta, mas quando copiaram ( á muitos anos atras) os windows, eles nao se queicharam, pois não?
provavelmente vou levar porrada de vosses todos agora, e tál, a mac é que é bom....

Fcirne
28-06-2007, 17:38
pois claro, nao gosta, mas quando copiaram ( á muitos anos atras) os windows, eles nao se queicharam, pois não?
provavelmente vou levar porrada de vosses todos agora, e tál, a mac é que é bom....

Estás a referir-te a que?
A Microsoft ter copiado Apple!!

x-amp
28-06-2007, 18:52
Estás a referir-te a que?
A Microsoft ter copiado Apple!!
das duas uma, ou tens falta de informaçao, ou entam nao keres admitir factos. sim é vredade, a m$ copiou, no vista parte dos vossos OS, mas no inicio de tudo quem começou foi vosses...
cumps

abc
28-06-2007, 19:02
Só uma questão rápida e longe de mim querer perturbar esta discussão claramente de alto nível.

Escreves "vosses" em vez de "vocês" intencionalmente porque achas fixe ou achas mesmo que é assim que se escreve?

Já agora, o "foi" em vez de "foram" é pelo mesmo motivo?

Mais dentro do tópico, faz uma pesquisa pela Wikipédia e ficarás sem dúvida esclarecido mas caso ler não seja o teu forte, podes sempre ver um filme chamado "Pirates of Silicon Valley".

Fica bem.

Meje
28-06-2007, 19:07

"Queixaram", "vocês" e "tal".

Independentemente do que te refiras, tens noção do que queria dizer o post que comentaste? Ele referia-se ao facto de Apple ter uma politica de grande secretismo quanto às coisas que faz, a esmagadora maioria das novidades sobre a Apple são dadas pela própria Apple. O que é que esse teu comentário tem a ver com a possibilidade de a Apple ter abandonado um feature por a empresa associada a essa feature ter dado com a lingua nos dentes?

Chegaste cá, apetecia-te criar algum tipo de guerrinha windows vs mac e acabaste por dizer uma data de disparates sem sentido...

Rui_Carlos
28-06-2007, 19:08
das duas uma, ou tens falta de informaçao, ou entam nao keres admitir factos. sim é vredade, a m$ copiou, no vista parte dos vossos OS, mas no inicio de tudo quem começou foi vosses...
cumps

certamente que te referes à GUI que o windows copiou do MacOS...

Fcirne
28-06-2007, 19:25
cumps
Amanha quando fores para a escolinha pergunta ao teu professor de informática se tiveres, se não tiveres pergunta ao teu professor de Historia ele deve saber!
Mas entretanto podes ir wikipedia e ler por ti!!! Mas deixo-te algumas dica!!
o Windows surgiu em Novembro de 1985, já os Macs andavam por ai desde Janeiro de 1984!!!
Sim os MAC surgiram primeiro!!!!
Sim a Microsoft copiou a Apple!!!

Fica Bem

Sox
28-06-2007, 19:28
Eu até me atreveria a dizer que ele deve ser primo mais novo de um outro user daqui (o qual tem um nick começa por "B" e acaba em "r"), mas ainda numa versão alpha pois parece que ainda está a aprender a escrever. :-D

timber
28-06-2007, 19:30
Já que estamos numa de história é bom relembrar a XEROX , percursora do conceito de GUI

Copiada obviamente pela Apple e pela Microsfot entre muitas outras.

Fcirne
28-06-2007, 19:33
Já que estamos numa de história é bom relembrar a XEROX , percursora do conceito de GUI

Copiada obviamente pela Apple e pela Microsfot entre muitas outras.

Nisso tens razão! Apple aproveitou um conceito que a XEROX achava que não iria ter futuro!

abc
28-06-2007, 19:33
É um pouco diferente, porque ao contrário da Apple, os executivos da XEROX abriram as perninhas da XEROX-PARC a quem quisesse ir la buscar o que bem entendesse.

Os boards of directors têm destas coisas. A HP também não quis saber dos direitos que tinha sobre a produção do Wozniak.

Sox
28-06-2007, 19:34
Mas, indo mais profundamente na questão, não é o mundo feito de "copianços"? O que seria da industria se os grandes industriais da altura não tivessem copiado o sistema Ford?

Muito simplificadamente, as boas inovações/invenções devem ser reproduzidas, se isso for benéfico para a industria/consumidor.

Contudo deve-se dar o crédito a quem o tem.

abc
28-06-2007, 19:39
Pessoalmente, acho que o actual sistema de Copyrights é prejudicial para todos (excepto para quem as detém). Mas "abortos" como a GPL3, dispenso.

É justo que os autores e promotores de algo tenham proveitos do sucesso desse algo mas não é justo que mantenham direitos quase eternos sobre certas criações. É um assunto complicado sob todos os pontos de vista e honestamente hoje não estou com cabeça para grandes dissertações.

EDIT: Opinião do Linus sobre a GPL3: http://news.com.com/Torvalds+No+GPL+3+for+Linux/2100-7344_3-6031504.html

mascker
28-06-2007, 22:49
Desculpem-me lá, eu sou user MAC e tal que a Apple tem bons produtos,

Mas a Microsoft não demonstrou em 2003 o windows vista? Na altura Longhorn? Em 2003 ainda a Apple ia no 10.2. Por isso se alguém copiou o motor de busca e o dashboard foi a APPLE e não a Microsoft.

Recorde-se que o tiger só saiu em 2005. Dois anos depois. Não interessa a versão que chegou primeiro ao mercado.

Não me venham dizer que o spotlight é invenção da Apple assim como o dashboard. Ainda antes da apple ha(via) o konfabulator e o google

Inté

ajax
28-06-2007, 23:33
Desculpem-me lá, eu sou user MAC e tal que a Apple tem bons produtos,

Mas a Microsoft não demonstrou em 2003 o windows vista? Na altura Longhorn? Em 2003 ainda a Apple ia no 10.2. Por isso se alguém copiou o motor de busca e o dashboard foi a APPLE e não a Microsoft.

Recorde-se que o tiger só saiu em 2005. Dois anos depois. Não interessa a versão que chegou primeiro ao mercado.

Não me venham dizer que o spotlight é invenção da Apple assim como o dashboard. Ainda antes da apple ha(via) o konfabulator e o google

Inté

Lamento desapontar-te mas o conceito em si foi "inventado" em 1984 pela Apple. Chamavam-se "Desk Accessories". Depois da tua lenga-lenga é chato ficar a saber isto não é?! :D

http://en.wikipedia.org/wiki/Desk_Accessory

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/5/51/DA_Mac_1.png/400px-DA_Mac_1.png

Em que ano terá saído o Windows 1.0 ? Acho que tenho por aqui uma versão. Quando tiver pachorra vou tentar instalá-la no Parallels.

abc
28-06-2007, 23:36
Olha, também já gosto do raio dos ícones do Leopard. Truly like whisky... :D Há mais vítimas.

I don’t like the new folder icons. I think Apple was going for that ‘paper fibers’ look, because folder icons have been speckled with small imperfections (see image below).

I changed my mind. I like the new folder icons. The embossed effect looks great.

http://andrewescobar.com/archive/2007/06/22/early-observations-on-leopard/

ajax
28-06-2007, 23:47
Olha, também já gosto do raio dos ícones do Leopard. Truly like whisky... :D Há mais vítimas.

Pelo que tenho lido na net, parece que o Leopard está mais agradável, mais fresco, mais adaptado aos tempos modernos sem cair no exagero do kitsch a lá VISTA com cores de desenhos animados para mais jovens. Pessoalmente "nunca" instalaria o Leopard BETA num computador meu, fosse legal ou não, pois ficaria numa posição delicada. Continuar a usar o Leopard BETA no dia a dia ou retornar ao Tiger. :D Creio que muitos developers estarão a passar por esse dilema e uma regra é recorrer a versões BETA apenas para o desenvolvimento e teste de software sobre essa plataforma. É fácil ficar-se preso a um novo SO.

TIMETODOIT
28-06-2007, 23:50
Na pior das hipoteses haverá uma opção de ter o look tiger... MAs como tudo quando é novo... é esquezito... e eu confio na apple... vou esperar e ver o que saira de lá

blastarr
28-06-2007, 23:52
Pelo que tenho lido na net, parece que o Leopard está mais agradável, mais fresco, mais adaptado aos tempos modernos sem cair no exagero do kitsch a lá VISTA com cores de desenhos animados para mais jovens. Pessoalmente "nunca" instalaria o Leopard BETA num computador meu, fosse legal ou não, pois ficaria numa posição delicada. Continuar a usar o Leopard BETA no dia a dia ou retornar ao Tiger. :D Creio que muitos developers estarão a passar por esse dilema e uma regra é recorrer a versões BETA apenas para o desenvolvimento e teste de software sobre essa plataforma. É fácil ficar-se preso a um novo SO.

Estou a ver que nunca se ouviu falar de "virtualização" pelos teus lados...
Uma das facilidades das máquinas virtuais é precisamente o facto de se poder desenvolver software sem afectar o host, e se instalares o VMware ou o Parallels num Mac tecnicamente não estás a infringir o EULA do OSX. :P

ajax
29-06-2007, 00:02
Estou a ver que nunca se ouviu falar de "virtualização" pelos teus lados...
Uma das facilidades das máquinas virtuais é precisamente o facto de se poder desenvolver software sem afectar o host, e se instalares o VMware ou o Parallels num Mac tecnicamente não estás a infringir o EULA do OSX. :P

Relê o post porque não o compreendeste. Não é possível instalar OS X sobre uma máquina virtual sem suar a camisola.

blastarr
29-06-2007, 00:07
Relê o post porque não o compreendeste. Não é possível instalar OS X sobre uma máquina virtual sem suar a camisola.

http://arstechnica.com/journals/apple.ars/2007/2/9/6983

That detail was that SWSoft's (a empresa que é dona do Parallels) CEO hinted that it wouldn't be difficult to run OS X in a virtualization environment.

Afinal aínda há quem fique a suar a camisola quando nem é preciso...

ajax
29-06-2007, 00:35
http://arstechnica.com/journals/apple.ars/2007/2/9/6983

Afinal aínda há quem fique a suar a camisola quando nem é preciso...

Duvido que alguma vez tenhas tentado instalar o OS X numa máquina não Apple seja real ou virtual. Eu já e sei o que custaram as primeiras experiências. Mais uma vez falas de coisas que não sabes. O que a Parallels diz é que se a Apple quisesse seria fácil. Ora obrigado. Se a Apple quisesse tal coisa qualquer um poderia instalar o OS X num PC qualquer. Em vez de andares a espalhar banalidades, porque não experimentas tu instalar o OS X 10.5 numa máquina virtual da Parallels? O Tiger é simples. Um pouco por todo lado poderás encontrar "versões" preparadas por pessoas que em vez de "falar por falar" suaram a camisola para que os mais aventureiros possam correr o OS X, ilegalmente, se o desejarem.

blastarr
29-06-2007, 00:39
Duvido que alguma vez tenhas tentado instalar o OS X numa máquina não Apple seja real ou virtual. Eu já e sei o que custaram as primeiras experiências. Mais uma vez falas de coisas que não sabes. O que a Parallels diz é que se a Apple quisesse seria fácil. Ora obrigado. Se a Apple quisesse tal coisa qualquer um poderia instalar o OS X num PC qualquer. Em vez de andares a espalhar banalidades, porque não experimentas tu instalar o OS X 10.5 numa máquina virtual da Parallels? O Tiger é simples. Um pouco por todo lado poderás encontrar "versões" preparadas por pessoas que em vez de "falar por falar" suaram a camisola para que os mais aventureiros possam correr o OS X, ilegalmente, se o desejarem.

Lê a notícia do link.
Eles estão a falar de algo do género:

"(...) se a Apple deixar, nós activamos a hipótese de instalar o OSX virtualizado... num PC normal".
Nada disse acerca de instalar o OSX no Parallels dentro de um Mac.
Tenho de te relembrar que o Parallels é só um dos produtos de virtualização da SWSoft (http://www.swsoft.com/) ?

ajax
29-06-2007, 01:02
Lê a notícia do link.
Eles estão a falar de algo do género:

"(...) se a Apple deixar, nós activamos a hipótese de instalar o OSX virtualizado... num PC normal".
Nada disse acerca de instalar o OSX no Parallels dentro de um Mac.
Tenho de te relembrar que o Parallels é só um dos produtos de virtualização da SWSoft (http://www.swsoft.com/) ?

Relê o meu post e diz-me lá onde é que eu mencionei que o OSX virtualizado deveria ser instalado num Parallels sobre Mac OS X. Que grande confusão é o teu raciocínio. É tipo baralha e volta a dar. As primeiras experiências que se fizeram para tentar correr o Tiger numa máquina não Apple foram sobre o VMware a correr num PC. É normal que não saibas isto pois pelo que tens escrito é evidente que nunca meteste a mãos nestas coisas e estas a anos luz de entender as subtilezas do funcionamento do OS X.

mascker
30-06-2007, 22:28
Lamento desapontar-te mas o conceito em si foi "inventado" em 1984 pela Apple. Chamavam-se "Desk Accessories". Depois da tua lenga-lenga é chato ficar a saber isto não é?! :D

http://en.wikipedia.org/wiki/Desk_Accessory

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/5/51/DA_Mac_1.png/400px-DA_Mac_1.png

Em que ano terá saído o Windows 1.0 ? Acho que tenho por aqui uma versão. Quando tiver pachorra vou tentar instalá-la no Parallels.

Chato vai ser tu ficares a saber que o CONCEITO vem do império Romano mais precisamente de Gaius Julius Octavius - Augustus datado do século I A.C. em que mantinha na secretária todo um conjunto de informações que lhe eram relevantes, desde informações sobre as suas legiões, territórios vizinhos, senado, familia, etc.

Mas se calhar ainda é mais antigo....

Pela tua linha de pensamento todos copiamos de todos, quando na verdade todos nos baseamos em algo já existente para criar-mos algo. Não importa o quão diferente é.

kidloco
01-07-2007, 00:45
Pela tua linha de pensamento todos copiamos de todos

Mas é isso que acontece.

abc
01-07-2007, 00:55
Precisamente. Não vejo mal nenhum excepto quando se rouba o crédito por autoria de alguma coisa mas isso é completamente diferente de pegar num conceito e adaptá-lo a uma dada realidade.

DarkApple
09-07-2007, 22:26
Um macbook com 1Gb safara-se com Leopard,eu sei que não saiu ainda.

Mas é que quero um macbook mas o upgrade da ram não me sai da cabeça.

Só 2GB e dois slots vem ocupados depois se arrasta-se com Leopard e preciso dos 2GB já para não dizer que de futuro e super limitativo se preciso de por 2Gb que faço ao que vem de origem :|

Será que vão fazer ao macbook quando sair o leopard o mesmo que pro,aumentar para 4GB?

Ando ficar paranóico com isto >(

ajax
09-07-2007, 22:47

Só 2GB e dois slots vem ocupados depois se arrasta-se com Leopard e preciso dos 2GB já para não dizer que de futuro e super limitativo se preciso de por 2Gb que faço ao que vem de origem :|

Será que vão fazer ao macbook quando sair o leopard o mesmo que pro,aumentar para 4GB?

O Leopard será mais rápido num Macbook com 1 GB do que o próprio Tiger. O OS X não é o Windows.

[knap]
09-07-2007, 22:54

No MBP pre-santa-rosa com 4GiB desperdiças cerca de 700MiB devido ao chip7, não os consegues usar mesmo, a melhor opção era a de usar 3GiB, no MB parece que só leva até 2GiB por isso esta questão não se põe.

O melhor seria esperares por um Mackbook santa-rosa que em principio já não tem estes problemas e que no mínimo deve aguentar 4GiB.

DarkApple
09-07-2007, 22:57
O Leopard será mais rápido num Macbook com 1 GB do que o próprio Tiger. O OS X não é o Windows.

Eu sei,eu sei.

Neste momento estou em casa com um PowerMac G5 2x1.8 com apenas 256mb e isto corre muito bem só com muitos programas é que as vezes tem atrasos mas é com o Phanter(é assim que se escreve acho eu :D).

Espero bem que sim porque vou arriscar num macbook mas gostava que ele viesse com 2GB ver se na fnac me fazem isso :D

Sim era que estava a espera,mas não sei se me aguento vamos a ver.Das ultimas vezes que ia comprar mac sempre que pensei muito acabei por não compar a 3ª é de vez :D

Mas tipo o suposto upgrade dos Santa Rosa no macbook já não foi feito,aquela gráfica também já mudava.

Metro
09-07-2007, 23:29
Mandas vir a RAM da Crucial que te fica por uns 85€. Montar é muito simples acredita.

Com 2GB ficas bem servido. Pensa apenas que o preço que vais pagar acrescentas logo 85€.
O manual do MacBook diz o que precisas de fazer para montar a RAM.
Qd digo que é simples é pq é mesmo simples. Tiras a bateria desaparafusas 3 parafusos minúsculos. Tiras aquela grelha. Tiras RAM, metes RAM e a seguir tem cuidado apenas a colocar a grelha novamente para não ficar a rede que aquilo tem a ser apertada contra o corpo do portátil.

Mesmo que não seja pelo OS X 2GB é o ideal para correres o XP no VMware por exemplo. Se precisares de algum programa claro. Eu precisei de um e correu muito bem.

DarkApple
09-07-2007, 23:47
Mandas vir a RAM da Crucial que te fica por uns 85€. Montar é muito simples acredita.

Com 2GB ficas bem servido. Pensa apenas que o preço que vais pagar acrescentas logo 85€.
O manual do MacBook diz o que precisas de fazer para montar a RAM.
Qd digo que é simples é pq é mesmo simples. Tiras a bateria desaparafusas 3 parafusos minúsculos. Tiras aquela grelha. Tiras RAM, metes RAM e a seguir tem cuidado apenas a colocar a grelha novamente para não ficar a rede que aquilo tem a ser apertada contra o corpo do portátil.

Mesmo que não seja pelo OS X 2GB é o ideal para correres o XP no VMware por exemplo. Se precisares de algum programa claro. Eu precisei de um e correu muito bem.

O meu problema/paranóia(:D) é que faço ao 2x512MB que já lá vem.

E 2Gb para futuro acho muito pouco na minah opinião,não acham?

E que ram e das poucas coisas que se pode aumentar num portatil e se ainda estamos restringidos a 2GB que no presente é o ideal daqui a 2/3 anos?

timber
09-07-2007, 23:48
Para usar nos próximos tempos (pelo menos 1 ano) acho que é perfeitamente suficiente

Se não desse para por mais acho que stressava um pouco (atendendo que é um MBP)

DarkApple
09-07-2007, 23:54
Para usar nos próximos tempos (pelo menos 1 ano) acho que é perfeitamente suficiente

Se não desse para por mais acho que stressava um pouco (atendendo que é um MBP)

Não o MacBook non-pro o máximo é 2GB e traz 2x512MB que o preço que posso dispensar era este mas a ram é muito limitada pois máximo é 2GB e trazer 2x512MB tinha que pedir logo alteração que me levava a pedir memórias apple senão tou em erro.

MacBook Pro traz 2Gb 2x1GB e pode no máximo 4GB que é o ideal e o MacBook devia ter também =/

kipyssasso
10-07-2007, 01:33

Isto vai ser mesmo assim? Há algum sitio "oficial" onde se possa confirmar esta informação?

RaaR
10-07-2007, 03:41

Se vais fazer um upgrade para 2x1024MB, o que já lá está não é mais que um custo afundado. É irrelevante o que lhe fazes.

Comprando na Crucial como o Metro sugeriu, custa-te 85€ ficar com 2GB de RAM. Que este preço represente a passagem de 1GB para 2GB ou de 0GB para 2GB não muda o seu custo.

Sox
10-07-2007, 05:05
Comprando na Crucial como o Metro sugeriu, custa-te 85€ ficar com 2GB de RAM. Que este preço represente a passagem de 1GB para 2GB ou de 0GB para 2GB não muda o seu custo.

Se lhe sobrar 1Gb de RAM sempre pode vender e abater aos 85€.

ajax
10-07-2007, 08:34
Isto vai ser mesmo assim? Há algum sitio "oficial" onde se possa confirmar esta informação?

É o que dizem as pessoas que foram à WWDC. :002:

Tuaregue
10-07-2007, 09:14

E 2Gb para futuro acho muito pouco na minah opinião,não acham?

E que ram e das poucas coisas que se pode aumentar num portatil e se ainda estamos restringidos a 2GB que no presente é o ideal daqui a 2/3 anos?
2G quem disse isso :007:

http://eshop.macsales.com/shop/Memory_Benchmark/Apple_MacBook/#4gbnote

Watermelon
10-07-2007, 10:05
É o que dizem as pessoas que foram à WWDC. :002:
E é o que acontece sempre que se faz upgrade para uma nova versão do Mac OS X. ;)

Demiurgo
10-07-2007, 10:49
Sim,

Tradicionalmente cada versão nova do OS X é mais rápida que a versão substituída, embora na transição panther - tiger isso seja discutível devido ao peso do spotligh e do dashboard em computadores mais antigos.

Acresce que o Leopard será o primeiro OS X a ser desenvolvido de raíz para a arquitectura intel como foco principal, ao passo que o tiger era um sistema operativo criado para PowerPC que também corria em x86.

Pessoalmente, acho o tiger em x86 menos "polido" que a versão PowerPC.

Tudo isto para dizer que acredito que o Leopard venha mais rápido para x86.

ajax
10-07-2007, 10:57
Sim,

Tradicionalmente cada versão nova do OS X é mais rápida que a versão substituída, embora na transição panther - tiger isso seja discutível devido ao peso do spotligh e do dashboard em computadores mais antigos.

Tudo isto para dizer que acredito que o Leopard venha mais rápido para x86.

Ora bem e poedmos começar logo pelo spotlight que é bem mais rápido e fluído no Leopard do que no Tiger. Depois há sempre o ganho conseguido à custa de optimizações conseguidas ao longo do tempo bem como as asssociadas à evolução dos compiladores e utilitários de "profiling". Tudo isto empurra no mesmo sentido. Claro que nestas comparações deve-se excluir "add-ons" pesados que possam ser incluídos no 10.5 :D

[PT]latrine
10-07-2007, 10:58
Se a isto acrescentarmos que as proprias frameworks vão sendo trabalhadas e optimizadas (core video), e se vai introduzi ruma nova que supostamente optimiza as capacidades das placas gráficas para a criação dos efeitos visuais... esra-se grandes coisas do Leopard... o pessoal que tem primos de amigas de conhecidas que estiveram na WWDC e trouxeram cds é que podiam dizer só se era melhor ou pior no sentido global da coisa.

Alone I Break
28-07-2007, 01:12
Novos screens/updates (http://www.thinksecret.com/news/0707leopard9a499.html) da build 9A499.

ajax
28-07-2007, 08:01
Novos screens/updates (http://www.thinksecret.com/news/0707leopard9a499.html) da build 9A499.

Parece que está mais buggy que o anterior. Vou ver se o amigo do meu primo me confirma isto. :D

3dhouse
25-09-2007, 21:35
screenshots da versao 9A559

http://www.thinksecret.com/archives/leopard9a559/

Sirikazy
26-09-2007, 12:50
Le fabricant de gadgets Apple a modifié sa liste de configuration minimale pour opérer le futur système d’exploitation Leopard qui exclut les PowerPC.

Quelques semaines avant la sortie de Leopard les ingénieurs d’Apple ont mesuré que les Mac PowerPC 800MHz étaient trop lents pour faire tourner Leopard correctement.Selon Apple Insider, la société de Cappuccino souhaitait au départ qu’au minimum un PowerPC G4, 800MHz ou plus rapide, ou processeur G5, puisse dompter la bête.

Les nouvelles spécifications demandent “un processeur Intel ou un PowerPC G4, 867 MHz ou plus rapide, ou processeur G5″. De nombreuses voix se demandent ce que 67MHz de différence apportent vraiment. Mais la stratégie semble plutôt de vouloir se débarasser des PowerBook G4 800MHz, Titanium, PowerMac G4 800MHz, Quicksilver, iMac G4 800MHz, iBook G4 800MHz, et eMac 800MHz.

Apple montre clairement son intention de laisser tomber tout ce qui était PowerPC au profit d’une nouvelle stratégie tout Intel .

http://www.theinquirer.fr/2007/09/25/leopard_snobe_les_powerpc.html

É triste que a apple esteja a proceder desta forma e que no passado nunca o tinha feito, deixando uma grande parte do mercado sem alternativa ao tiger. Ainda é cedo mas se for confirmado isto não vai agradar a muita gente.

E eu, que ainda o queria meter no meu g3....

souto
26-09-2007, 12:52
Como sempre disse, a plataforma PowerPC é um peso para a Apple actualmente. Não esperava outra coisa.

johncool
26-09-2007, 13:00

É triste que a apple esteja a proceder desta forma e que no passado nunca o tinha feito, deixando uma grande parte do mercado sem alternativa ao tiger. Ainda é cedo mas se for confirmado isto não vai agradar a muita gente.

Desde o início do lançamento da Preview no WWDC 2006 que se sabia que o Leopard só iria correr nos PowerPC G4. Quanto ao aumento do requisito mínimo de 800 para 866MHz não acho mal. Até porque a performance da última build (9A559) num G4 a 1GHz com 1GB de RAM é estupidamente penosa (testado por mim). Ora, se tivermos em conta que esta build é full-featured e corre o rumor de que pode ser uma release candidate, não posso deixar de concordar com o aumento do requisito.

Sox
26-09-2007, 15:20

Vês? "Quem te avisa teu amigo é..."

Não te acreditas no que eu te digo... depois ficas "triste". :-D

jazy
26-09-2007, 20:09
Que pena, agora que ia ficar com o mac do meu irmão.

Roadster_Brabus
27-09-2007, 02:00
Ora porra...

Tava com esperancas de o instalar no Powermac velhinho :(

RaffaSa
28-09-2007, 15:50
http://exameinformatica.clix.pt/noticias/software/217099.html said:

Leopard da Apple pode estar prestes a sair da jaula!

A mais recente versão do sistema operativo da Apple, Mac OS X Leopard, já tem mais uma versão pré-final. http://images.clix.pt/vazio.gif A versão 10.5 do Leopard, apresentada durante esta semana, está a funcionar na totalidade e é apontada, por isso, como sendo uma RC (Release Candidate). Esta versão só esteve disponível para download para os membros da Apple Developer Connection. Apesar de tudo apontar para que não esteja muito longe de chegar a produto final e às lojas, especialistas consideram que esta RC poderá ser a primeira de algumas. Relembramos que a Apple tinha apontado o lançamento do Leopard para o próximo mês de Outubro.

Sox
28-09-2007, 16:58
Mês de Outubro? Que novidade... lol.

RaffaSa
28-09-2007, 17:04
Mês de Outubro? Que novidade... lol.

Lol, pois, acredito...

OldMan
28-09-2007, 21:15
O que a notícia fez foi relembrar alguns esquecidos, de resto acho que toda a gente sabia que está para sair...

RaffaSa
28-09-2007, 21:18
O que a notícia fez foi relembrar alguns esquecidos, de resto acho que toda a gente sabia que está para sair...

Mas ainda não há certezas de nada?!, certo?
Sai mesmo dia 5 de Outubro?
Eu já li isso em muito sítios porque é 05/10/2007 = 10.5 de 2007 e até faz sentido.

Fcirne
28-09-2007, 21:19

E quem anda esquecido por estas bandas???:lol::-D

OldMan
28-09-2007, 21:54
Mas ainda não há certezas de nada?!, certo?
Sai mesmo dia 5 de Outubro?
Eu já li isso em muito sítios porque é 05/10/2007 = 10.5 de 2007 e até faz sentido.
Se faz sentido não sei, mas que era uma coincidencia engraçada de se ver lá isso era. As "certezas" que há é que sai Outubro, mas também ainda não foi anunciado.

E quem anda esquecido por estas bandas???:lol::-D
Not me :D

RaffaSa
29-09-2007, 13:11
Se faz sentido não sei, mas que era uma coincidencia engraçada de se ver lá isso era. As "certezas" que há é que sai Outubro, mas também ainda não foi anunciado.

Not me :D

Sim, era uma boa coincidência. Mas quando sair em Outubro demora a chegar a Portugal?!

Sox
29-09-2007, 13:56
Sim, era uma boa coincidência. Mas quando sair em Outubro demora a chegar a Portugal?!

Demora o tempo habitual... um mês ou coisa parecida.

3dhouse
29-09-2007, 14:35
Estou para ver as 300 novidades que o Steve Jobs anunciou, mas que só 10 foram reveladas e curioso para ver o que acontece à apple. Será um ponto de viragem? Será que vai conseguir chegar a mais utilizadores windows?? Estou mesmo curioso

RaffaSa
29-09-2007, 14:45
Estou para ver as 300 novidades que o Steve Jobs anunciou, mas que só 10 foram reveladas e curioso para ver o que acontece à apple. Será um ponto de viragem? Será que vai conseguir chegar a mais utilizadores windows?? Estou mesmo curioso

Ah, eu também estou muito curioso.
E na minha opinião a Apple conquistou e vai conquistar muitos utilizadores "Janelas". Pelo menos um ela já conseguiu conquistar. Mais Windows é que eu não compro! Daqui para a frente - Mac OS X!

Watermelon
29-09-2007, 14:56
Ouvi dizer que uma das novidades que tinha sido deixada para trás na Keynote era o iCal. Supostamente levou um major upgrade...

Fork
29-09-2007, 16:00
É, agora o icone mostra sempre o dia actual.... que major....

Watermelon
30-09-2007, 13:58
É, agora o icone mostra sempre o dia actual.... que major....
Não, supostamente o iCal vai passar à versão 3...

RaffaSa
30-09-2007, 14:35
Não, supostamente o iCal vai passar à versão 3...

Já estou a ver coincidências a mais.
Numa revista Especial de Universitários 2007 do El COrte Inglés está um MacBook à venda e diz que o prazo dos descontos é até ao dia 4 de Outubro, porque supostamente o Leopard sairá no dia 5. Mas a revista não vende só produtos Apple, logo o Leopard vai ser um estrondo mesmo brutal! Estou ansioso para que saia para comprar um MacBook dos novos.

Metro
30-09-2007, 14:39
Duvide que quem compre um Mac no último mês ou assim não tenha direito a um upgrade gratuito.
Seria muito mal isso não acontecer.

OldMan
30-09-2007, 16:43
Eu se tivesse certezas em relação a esse assunto já tinha comprado o meu... como não tenho ando aqui a arrastar até que cheguem MBP com o leopard.

Roadster_Brabus
30-09-2007, 16:51
E preços?
já se sabem?

RaffaSa
30-09-2007, 16:52
Eu se tivesse certezas em relação a esse assunto já tinha comprado o meu... como não tenho ando aqui a arrastar até que cheguem MBP com o leopard.

Pois, é como eu...

RaffaSa
30-09-2007, 16:53
E preços?
já se sabem?

Eu ouvi dizer que os MacBooks com Leopard ficarão mais caros 80€, aproximadamente, do que o que estão actualmente.

Watermelon
30-09-2007, 16:59
Eu ouvi dizer que os MacBooks com Leopard ficarão mais caros 80€, aproximadamente, do que o que estão actualmente.
Duvido, a Apple costuma baixar os preços quando lança novos produtos, não subi-los.

Roadster_Brabus
30-09-2007, 17:04
Eu ouvi dizer que os MacBooks com Leopard ficarão mais caros 80€, aproximadamente, do que o que estão actualmente.Mas os preços dos macbooks não me interessam minimamente :x2:

Quero é saber em quanto me vai custar o upgrade do tiger para o leopard ^^

[PC]Räzzo
30-09-2007, 17:12
129$, é o preço normal

GrYfInNdOr
30-09-2007, 17:18
a sair em outubro significa que pela tradiçao de 1 mes da apple, se eu comprar um MB agora em outubro quando o leopard sair tenho upgrade á borla ? será que a tradição vai deixar de ser o que era ? é que esperar pelos MB+Leopard simplesmente nao dá, ainda faltam sair, e depois ainda demora uma porrada de tempo a chegar a PT.

Roadster_Brabus
30-09-2007, 17:23
Well... Na proxima semana já o tenho :D

Compro directamente na apple store de Londres :P

Sai curiosamente no dia em que vou pra lá viver :x2:

OldMan
30-09-2007, 17:28
Seria possível por exemplo comprar o mac em PT e ir a Espanha pedir o upgrade e favorecer do tal suposto desconto? (supondo que eles fornecem os cds, ou o upgrade é feito pela net?)

Meje
01-10-2007, 03:18

Acho que estás a distorcer algo que eu disse numa outra thread. Eu disse que se comprasses um Mac com o tiger deverias ter de pagar cerca de 80€ para fazeres o update para o Leopard.

Se por acaso não tem a ver com o que eu disse na outra thread, desculpa e esquece...

Roadster_Brabus
01-10-2007, 03:51
Um mac... qualquer?

O meu veio com o tiger, mas já tem um anito e pouco...

Sox
01-10-2007, 04:03
Já estou a ver coincidências a mais.
Numa revista Especial de Universitários 2007 do El COrte Inglés está um MacBook à venda e diz que o prazo dos descontos é até ao dia 4 de Outubro, porque supostamente o Leopard sairá no dia 5. Mas a revista não vende só produtos Apple, logo o Leopard vai ser um estrondo mesmo brutal! Estou ansioso para que saia para comprar um MacBook dos novos.

Por essa lógica o Leopard é de tal maneira influente que até influencia as datas das promoções de um shopping generalista.

Boa.

Meje
01-10-2007, 05:58
Um mac... qualquer?

O meu veio com o tiger, mas já tem um anito e pouco...

Trata-se da diferença de preço entre comprar o SO pela primeira vez, ou comprar uma nova versão de um SO cuja versão anterior já se possuia.

De qualquer forma trata-se de valores que foram falados aqui pelo fórum como hipótese, não sei se existe alguma confirmação disto.

johncool
01-10-2007, 09:01
Trata-se da diferença de preço entre comprar o SO pela primeira vez, ou comprar uma nova versão de um SO cuja versão anterior já se possuia.

De qualquer forma trata-se de valores que foram falados aqui pelo fórum como hipótese, não sei se existe alguma confirmação disto.

Não me recordo do que aconteceu com a transição do Panther para o Tiger, pois nessa altura comprei o meu Powerbook G4 que já vinha com o Tiger. No entanto, recordo-me que uns anos antes, aquando da passagem do Jaguar para o Panther, a Interlog "oferecia" o upgrade do Jaguar para o Panther por 25€, salvo erro.

RaffaSa
01-10-2007, 14:19
Acho que estás a distorcer algo que eu disse numa outra thread. Eu disse que se comprasses um Mac com o tiger deverias ter de pagar cerca de 80€ para fazeres o update para o Leopard.

Se por acaso não tem a ver com o que eu disse na outra thread, desculpa e esquece...

Não, é isso é. Desculpem então, fiz confusão. :007:

RaffaSa
01-10-2007, 14:20
Por essa lógica o Leopard é de tal maneira influente que até influencia as datas das promoções de um shopping generalista.

Boa.

Exactamente.
Muito bom mesmo! ;)

Sox
01-10-2007, 16:55
Exactamente.
Muito bom mesmo! ;)

Estava a ser irónico, não creio que tal seja possível... :)

RaffaSa
01-10-2007, 17:04
Estava a ser irónico, não creio que tal seja possível... :)

Ok, mas eu não.
Acho bem! ;)

Sion
01-10-2007, 17:22

:x2:

cumps

dYpPer
02-10-2007, 12:01
comprei sabado o meu primeiro Mac! o Macbook branco com 1gb de memoria! ele naturalmente veio com o Tiger! Axam que é possivel uma actualizaçao gratuita para o Leopard? :| cumps! agora ando meio à volta com os programas para o mac!

Off topic: é preciso ter algum coidado especial com a bateria do mac? :\

cumps

Sox
02-10-2007, 12:33
Off topic: é preciso ter algum coidado especial com a bateria do mac? :\

Nahh.. a bateria do Mac é especial (Not...).

Dá uma vista de olhos na secção "Dúvidas". Tens lá a info que precisas.

mrtwiggy
04-10-2007, 20:17
Dia 26 (http://www.appleinsider.com/articles/07/10/04/apple_announcements_brewing_for_late_october.html) deste mês é a data mais provável...
Já estou farto de esperar!>(

RaffaSa
04-10-2007, 21:57
Dia 26 (http://www.appleinsider.com/articles/07/10/04/apple_announcements_brewing_for_late_october.html) deste mês é a data mais provável...
Já estou farto de esperar!>(

Tens razão, também já estou farto de esperar para poder comprar o meu MacBook!
Quanto a essa data, é possível, apesar de eu só acreditar quando foi lançado um anúncio ou uma "divulgação oficial".

O dia 5 é que já era. Impossível o Leopard sair amanhã, infelizmente! :neutral:

crackerjoe
05-10-2007, 00:16
É um pouco "offtopic" mas este domingo vou á worten devolver o mbpro do meu pai por ter 1 pixel morto.. já está tudo tratado, como não têm portáteis para troca imediata devolvem o dinheiro..

Para ser sincero, fiquei um pouco chateado quando o meu pai comprou outro mbpro sem me dizer nada, porque queria comprar o dele aquando da saída do novo SO... nunca imaginei ficar contente por encontrar um pixel morto..

Tentando voltar ao tópico, será que quando tiver o novo mbpro já com o novo SO vou poder instalar o mesmo no meu mbpro? Seria agradável! :)

Peidina
05-10-2007, 00:22
É um pouco "offtopic" mas este domingo vou á worten devolver o mbpro do meu pai por ter 1 pixel morto.. já está tudo tratado, como não têm portáteis para troca imediata devolvem o dinheiro..

Para ser sincero, fiquei um pouco chateado quando o meu pai comprou outro mbpro sem me dizer nada, porque queria comprar o dele aquando da saída do novo SO... nunca imaginei ficar contente por encontrar um pixel morto..

Tentando voltar ao tópico, será que quando tiver o novo mbpro já com o novo SO vou poder instalar o mesmo no meu mbpro? Seria agradável! :)
O hardware da Apple é tão bom e tão inteligente que só avaria quando é necessário! Isto não é para todos!

blastarr
05-10-2007, 02:08
O hardware da Apple é tão bom e tão inteligente que só avaria quando é necessário! Isto não é para todos!

Tens razão, é apenas para a maior parte (http://www.appleinsider.com/articles/07/10/03/new_imacs_plagued_by_interface_freezing_issues.htm l).
Ao menos o BSoD do Windows dava alguma informação acerca do que causava o problema, os Mac's preferem ficar com o ecrã desligado/negro, talvez por pudor... :P

abuso
05-10-2007, 11:16
...Tentando voltar ao tópico, será que quando tiver o novo mbpro já com o novo SO vou poder instalar o mesmo no meu mbpro? Seria agradável! :)
Pois era agradável, não vai dar, é ilegal.

Demiurgo
05-10-2007, 21:27

Se comprares o Leopard, sim.

zitrop
05-10-2007, 21:38
Tens razão, é apenas para a maior parte (http://www.appleinsider.com/articles/07/10/03/new_imacs_plagued_by_interface_freezing_issues.htm l).
Ao menos o BSoD do Windows dava alguma informação acerca do que causava o problema, os Mac's preferem ficar com o ecrã desligado/negro, talvez por pudor... :P

o macosx tb dá essa informação. Fica registada num ficheiro chamada panic.log.

Peidina
05-10-2007, 23:21
o macosx tb dá essa informação. Fica registada num ficheiro chamada panic.log.
Claro, não é encher tudo de informação confusa por todo o lado.

Zed_Blade
06-10-2007, 18:36
Não é informação confusa. É informação para quem sabe (praí 5% dos supostos técnicos informáticos nacionais). Não é ficar com o ecrã preto e depois... panic.log.. e como é suposto aceder a isto? desmontar o disco, monta-lo noutro computador e ir lá ver o que se passa? Ohh.. Muito útil quando se está enrascado lol.

(Não desfazendo o MacOS mas há argumentos que para mim são no mínimo ridículos e desta vez tenho que concordar com o blastarr)

bsod
06-10-2007, 20:24
Não é informação confusa. É informação para quem sabe (praí 5% dos supostos técnicos informáticos nacionais). Não é ficar com o ecrã preto e depois... panic.log.. e como é suposto aceder a isto? desmontar o disco, monta-lo noutro computador e ir lá ver o que se passa? Ohh.. Muito útil quando se está enrascado lol.

(Não desfazendo o MacOS mas há argumentos que para mim são no mínimo ridículos e desta vez tenho que concordar com o blastarr)
Bem, no Mac sempre dá para ligares um cabo firewire ao dito, arrancares em Target Disk Mode, acederes ao disco e veres o panic.log... tudo sem bootares o OS, está tudo na ROM... ;)

Ah, e os técnicos informáticos portugueses pouco mais sabem que Windows... só se fores para um nível académico, ou para administração de redes, é que vês gente a saber usar "bem" os outros sistemas... :)

v0rtex
06-10-2007, 20:34
"Anonymous said...
Leopard will ship on october 15th. I know this because on apple's service website (only accessible if you are a certified technician), all mac os exams are changing. The hardware exam changed the day apple switched from ppc to intel. The layout will also change (there's a beta version already up), so i would expect a similar change of apple's main site on the 15th as well.

September 26, 2007 6:00 PM"

Fonte aqui (http://davidweiss.blogspot.com/2007/04/apple-slips-leopard-to-oct-2007.html)

s00n
07-10-2007, 02:10
Devem fazer uma apresentação lá para dia 21. Pelo que o lançamento deve ser dia 26 para as lojas.

Peidina
07-10-2007, 02:12
Devem fazer uma apresentação lá para dia 21. Pelo que o lançamento deve ser dia 26 para as lojas.

Nem um dia nem outro são terça feira. Hmmmmmm

s00n
07-10-2007, 02:16

5 de Outubro:
http://www.pcpro.co.uk/news/127102/rumours-suggest-leopard-launch-date.html

It is rumoured that Apple has started preparations for a large announcement between the 22nd and the 25th, which would tie in with Apple's planned release date some time in October.
It would also coincide with the last Friday of the month, a favourite date for the company to launch new products.

4 de Outubro:
http://www.macrumors.com/2007/10/04/mac-os-x-leopard-on-october-26th/

(http://www.appleinsider.com/articles/07/10/04/apple_announcements_brewing_for_late_october.html) Appleinsider believes (http://www.appleinsider.com/articles/07/10/04/apple_announcements_brewing_for_late_october.html) that Apple is preparing for announcements late in October, specifically between the 22nd and 27th of the month.

They specifically point to October 26th as the likely ship date for Mac OS X Leopard, but don't rule out the possibility of additional announcements near that date.

ThinkSecret (http://www.macrumors.com/c.php?u=http%3A%2F%2Fwww.thinksecret.com%2Fnews%2F 0710leopardrelease.html&t=1191718869) also believes that Leopard will launch on or around October 26th.

Mac OS X 10.5 Leopard is available (http://www.macrumors.com/c.php?u=http%3A%2F%2Fwww.amazon.com%2Fdp%2FB000FK8 8JK%3Ftag%3Dweeno%26camp%3D0%26creative%3D0%26link Code%3Das1%26creativeASIN%3DB000FK88JK%26adid%3D1M D6ZAC88T1F7SWKZWPF%26&t=1191718869) for pre-order at Amazon

timber
07-10-2007, 02:24
Os SO costumam sair às sextas feiras

Que raio de Mac fan... :D

3dhouse
08-10-2007, 16:23
o sentido de humor da apple loool

http://www.youtube.com/watch?v=Wd4CgqBTXrY

s00n
08-10-2007, 17:37
Mausinhos! :P

Peidina
08-10-2007, 19:02
o sentido de humor da apple loool

http://www.youtube.com/watch?v=Wd4CgqBTXrY

É disto que eu gosto!
Venero-te Apple!

Xkorp
08-10-2007, 19:30
Mais uma vez, apple com o complexo da inferioridade.. Já não basta as guerritas com o mac guy e pc guy, keynotes dirigidas ao vista, comentários à microsoft... Agora icones..

Para uma empresa que se diz defender certos valores, muitos dos quais ligados às artes e a um estado de espírito diferente, está a enveredar cada vez mais pelo caminho da mesquinhez..

Peidina
08-10-2007, 19:45
Mais uma vez, apple com o complexo da inferioridade.. Já não basta as guerritas com o mac guy e pc guy, keynotes dirigidas ao vista, comentários à microsoft... Agora icones..

Para uma empresa que se diz defender certos valores, muitos dos quais ligados às artes e a um estado de espírito diferente, está a enveredar cada vez mais pelo caminho da mesquinhez..
Está a ir mesmo como eu gosto! MUHAHAHAHAHA! Amo-te coisa fofa!

Alone I Break
10-10-2007, 13:38
A source tells AppleInsider that Mac OS X 10.5 Leopard is now "finalized" to the point where Apple has begun to provide Leopard-related support training materials to its support staff.

The last full pre-release of Leopard arrived on September 21st, when Apple provided its vast developer community with Mac OS X Leopard build 9A559 in what was then assumed to be a release candidate.

A week later the company released a small automatic software update for build 9A559 but did not increase or otherwise change the Leopard build number as it had done in previous cases. Therefore, build 9A559 is the last known candidate that could be declared Gold Master and released to manufacturing.
AppleInsider (http://www.appleinsider.com/articles/07/10/09/sources_leopard_finalized_10_4_11_inching_closer.h tml)

Here it goes

JoaoRamalho
10-10-2007, 23:45
keria comprar o meu macbook, mas parece k o leopard n vem a tempo bah

s00n
10-10-2007, 23:54
Também deve estar a sair uma nova linha de MacBooks, com sorte já com SantaRosa+Leopard.

Carinhas
11-10-2007, 01:09
Se se vier a confirmar que sai na semana de 22 a 26 de Outubro o anúncio oficial seria feito para a semana, certo?

lebigmac
13-10-2007, 13:44
parece que e dia 26

http://www.macrumors.com/2007/10/12/more-evidence-for-october-26th-leopard-target-release/

3dhouse
13-10-2007, 20:33
parece que e dia 26

http://www.macrumors.com/2007/10/12/more-evidence-for-october-26th-leopard-target-release/

é mesmo. parece que a apple se descuidou

Barros
13-10-2007, 21:09
é mesmo. parece que a apple se descuidou

porque voltaste a meter o link anterior? :rolleyes:

Raffa
15-10-2007, 22:34
porque voltaste a meter o link anterior? :rolleyes:

Então, mais ninguém tem novidades?

s00n
15-10-2007, 23:53
Tudo indica que é pa dia 26... já tinha sido dito antes. Daí a ser... :)

Raffa
16-10-2007, 13:11
Tudo indica que é pa dia 26... já tinha sido dito antes. Daí a ser... :)

Pois é, que bom, faltam 10 dias!!

s00n
16-10-2007, 13:16
http://store.apple.com/1-800-MY-APPLE/WebObjects/AppleStore

http://images.apple.com/r/store/backsoon/title_backsoon1.gif

3dhouse
16-10-2007, 13:25
Tão a soltar o leopardo da jaula :)

JedWar
16-10-2007, 13:38
Leopard GM.... eles andem ai

Alone I Break
16-10-2007, 13:39
Pre-orders!

LCD Man
16-10-2007, 13:40
1 licença. - 129$
5 licenças family pack. - 199$

http://img142.imageshack.us/img142/2149/bannerleopardfull071016ps6.jpg (http://store.apple.com/1-800-MY-APPLE/WebObjects/AppleStore.woa/wa/RSLID?mco=F6B20F11&fnode=home&nplm=MB021Z/A)

E devemos também reparar no que aparece na página do Leopard ;):
http://img147.imageshack.us/img147/1781/lmtileiomega071016je2.jpg (http://store.apple.com/1-800-MY-APPLE/WebObjects/AppleStore.woa/wa/RSLID?mco=B891B7B2&nplm=TQ081LL/A)

(As imagens têm links.)

s00n
16-10-2007, 13:40
Pre orders starting: NOW!

http://a248.e.akamai.net/7/248/2041/1328/store.apple.com/Catalog/US/Images/home/banner_leopard_full_071016.jpg (http://store.apple.com/1-800-MY-APPLE/WebObjects/AppleStore.woa/wa/RSLID?mco=F6B20F11&fnode=home&nplm=MB021Z/A)

129$ single pack
199$ family pack

Raffa
16-10-2007, 13:49
http://store.apple.com/1-800-MY-APPLE/WebObjects/AppleStore

http://images.apple.com/r/store/backsoon/title_backsoon1.gif

Mas porque é que não aparece Portugal?! :wow:

abuso
16-10-2007, 13:50
Porque em portugal não há site da Apple, mas sim da interlog.

zoidberg
16-10-2007, 13:50
Mas porque é que não aparece Portugal?! :wow:

Ainda n te apercebeste como são as coisas por cá?

interlog!

rantamplan
16-10-2007, 15:17
E para quem comprou um mac em Julho? Há descontos?

timber
16-10-2007, 15:31
O preço é bastante bom mas os family packs da Apple é que realmente são pacotes muito porreiros mesmo.

Mas também é preciso compreender que o SO na Apple não serve essencialmente para fazer dinheiro.
<