View Full Version : página web

Loni
15-10-2007, 23:41
Boas.
precisava de saber como fazer com que numa página html ou xhtml apenas uma parte da página fizesse refresh quando se clica num icone do menu.
Tipo, está a página de entrada, o visitante clica num icone do menu, e só a parte que tem o conteudo é que sofre refesh; menu, cebeçalho, rodapé, todas essas coisas permanecem sem alteração e sem recarregar de novo.
Alguma ajuda?
obrigado

Kayvlim
16-10-2007, 01:52
Ajax? (http://en.wikipedia.org/wiki/AJAX)

Nastase
16-10-2007, 10:39
Se usas PHP, tens aqui este link (http://www.captain.at/howto-ajax-form-post-request.php) que te explica a forma de realizar um pedido POST e consequentemente actualizar apenas o elemento pretendido. Espero que ajude. Qualquer dúvida, apita.

EDIT: o grosso da coisa não necessita de PHP. Apenas HTML e Javascript. O PHP só é usado no script que é corrido do lado do servidor para que possas devolver conteúdo dinâmico.

msdevweb
16-10-2007, 12:49
e porque nao so um pouco de javascript?? mais simples e eficaz... ao criares o teu site, crias uma div com o conteudo e um id, tipo "conteudo", ao clicar no botao, basta usares onclick="javascript:document.getElementById('conteudo').inn erHTML='<object id="pagex" name="pagex" type="text/html" data="url_da_pagina'"></object>';"

isto deve servir para o que queres, caso contrario podes sempre usar os "obsoletos" iframes.

cumps.

capricorn
16-10-2007, 13:00
é esse o objectivo das frames, penso q já não se usam muito, mas tb podes usar iframes. nos links colocas um target='nomedaiframe' e só a frame é actualizada

maningreen
17-10-2007, 20:18
O que queres é sem dúvida Ajax.

Kayvlim
17-10-2007, 22:38
Ouvi dizer que as IFrames estão "obsoletas"...?

ExtremeGamer
17-10-2007, 23:28
eu quando tinha 9 anos fiz um site com html do pokemon (XDDD) e usei iframes e ficou bue bom...
o iframe do menu lateral reagia em relaçao ao do iframe do conteudo (meio), e so o iframe do conteudo é que se modificava

axo que iframe é a alternativa mais facil! se precisares de algum codigo basta pedir... ;)

Kayvlim
17-10-2007, 23:32
Entrando um pouco em divagações, acho que em vez de um IFrame, colocaria uma tabela, e na célula certa, uma <div> que seria alterada por Javascript (AJAX). O efeito é o mesmo que um IFrame, não é?

msdevweb
18-10-2007, 07:04
Entrando um pouco em divagações, acho que em vez de um IFrame, colocaria uma tabela, e na célula certa, uma <div> que seria alterada por Javascript (AJAX). O efeito é o mesmo que um IFrame, não é?

:p Foi o que escrevi em cima...

Um àparte, agora o ajax anda na moda, acaba por ser resposta para tudo quanto é perguntas relacionadas com "dynamic content"... e as "pessoas" esquecem-se que muitas (mesmo muitas) coisas podem ser feitas em javascript simples e puro sem terem que andar a tentar perceber o que é o ajax.
p.s. Nao estou de forma alguma a criticar o ajax, ou os seus utilizadores/desenvolvedores, apenas muitas vezes me apercebo que muitas pessoas complicam demais coisas simples.

cumps.

Kayvlim
18-10-2007, 22:20
:p Foi o que escrevi em cima...

Um àparte, agora o ajax anda na moda, acaba por ser resposta para tudo quanto é perguntas relacionadas com "dynamic content"... e as "pessoas" esquecem-se que muitas (mesmo muitas) coisas podem ser feitas em javascript simples e puro sem terem que andar a tentar perceber o que é o ajax.
p.s. Nao estou de forma alguma a criticar o ajax, ou os seus utilizadores/desenvolvedores, apenas muitas vezes me apercebo que muitas pessoas complicam demais coisas simples.

cumps.
Epá ... os meus últimos dois posts acabaram por dizer o mesmo que tu! Não reparei nisso :x sorry.
E o primeiro até soou um pouco "sarcástico". Mas eu tinha mesmo ouvido falar nos iframes estarem obsoletos (e tu disseste precisamente o mesmo :x ). Li ali "iframes" e o "clique" foi dizer o que ouvi falar. E afinal, disse o mesmo que tu -_-

Foi despropositado ^^'

Quanto ao resto, para muitas coisa, JavaScript normal chega, mas para outras - as que comunicam com o servidor - AJAX is the way. Ou há outras formas sem ser AJAX que comuniquem com o servidor?