View Full Version : encontrar um registrar

Starrk
15-10-2007, 13:22
eu criei uma empresa recentemente (viva a empresa na hora) e recebi um domínio .pt
como sou um novato nesta cena do web host andei uma semana á nora, até perceber que preciso de um registrar.
eu já tenho um host - 1&1.com, com o site uploadado, e todos os meus códigos do dns.pt.
em dns.pt já indiquei o nameserver da 1&1.com, mas isso não serviu de nada, o meu dominio continua a apontar para a pagina genérica do dns.pt.
agora ajudem-me a perceber o que devo fazer.

pelo que vi num post aqui, o único registrar para um domínio .pt é o dns.pt. certo ou errado?
neste momento a entidade gestora é a minha empresa , devo arranjar uma empresa abilitada para o fazer, ou posso fazer tudo eu? uma empresa pode ser a gestora do domínio sem ser o registrar desse mesmo domínio?

ou tou a ver tudo mal?

preciso mesmo de ajuda

hasta.g5
15-10-2007, 15:24
Quanto à primeira questão, os servidores de DNS demoram várias horas a actualizarem portanto é normal que demore algum tempo (~1 dia?) até o domínio apontar para o servidor.
A segunda questão não a percebi muito bem, podes ser mais explícito?

Starrk
15-10-2007, 16:13
eu ao principio também achei que era uma questão de tempo, mas já lá vai mais de uma semana.
eu tenho andado ás apalpadelas a tentar por a pagina a funcionar, vou explicar o que fiz, pode ser que me possam ajudar melhor.

criei a empresa, e deram-me o dominio .pt.Na altura deram-me uma folha com o nick handle, uma password e um login.
fui ao dns.pt, e no painel de gestão de domínios assumi-me como entidade gestora e responsável técnico.
fui ás alterações técnicas e introduzi o nameserver primário (ns57.1and1.com) que a 1&1.com me deu (eles deram-me um primário e um secundário, mas o dns.pt só deixa por o primário e diz que depois eles acrescentam o secundário automaticamente).
nesta fase eu achava que estava tudo tratado, e era só esperar que eles redireccionassem o domínio.

só que não aconteceu nada. o dns.pt mandou.me um mail a dizer que o meu dominio não estava configurado no nameserver da 1&1, e a 1&1 responde-me que o meu registrar não redirecionou o dominio para o nameserver deles.

como o 1&1 também é um registrar eu pedi para eles serem o registrar do meu dominio, mas eles dizem que não podem ser registrars de dominios .pt.

eu agora gostava de perceber o que devo fazer.
tenho de escolher um registrar credenciado pelo FCCN?
ou tenho de fazer outra coisa qualquer?

anjo2
15-10-2007, 17:43
fazes tudo pelo dns.pt

Aconselho-te a enviares um mail para request@dns.pt e pedires a que se deve o erro, eles geralmente são rápidos a responder e dizem-te o que se passa.

PS.: Deves enviar do email que ficou registado no domínio.

Starrk
15-10-2007, 18:35
eu já mandei mail e telefonei.
por telefone disseram-me que não fazem assistência técnica.
entretanto recebi este mail.
ajuda?

Exmo(s). Senhor(s).

Foram detectados problemas técnicos no dominio no primario '74.208.83.47'.

Domínio não está configurado no servidor de nomes com o endereço IP 74.208.83.47 (primário)

Perguntas NS feitas aos servidores de nomes do dominio:

<<>> DiG 9.2.4 <<>> @74.208.83.47. NS +norecurse
global options: printcmd
connection timed out no servers could be reached

&quot;Foram detectados problemas técnicos no dominio no primario '74.208.83.47' Domínio não está configurado no servidor de nomes com o endereço IP 74.208.83.47 (primário) Perguntas NS feitas aos servidores de nomes do dominio:

<<>> DiG 9.2.4 <<>> @74.208.83.47 . NS +norecurse
global options: printcmd
connection timed out no servers could be reached

Caso não se verifique a sua correcta configuração o mesmo ficará no estado &quot;&quot;Tech-Pro&quot;&quot;.&quot;

Com os melhores cumprimentos,
Serviço de DNS - Serviço de registo de domínios em PT
FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional

Serviço de DNS - Apartado 50366
1708-001 Lisboa
Tel: +351 808 201039 Fax: +351 218440157
e-mail: request@dns.pt
www: http://www.dns.pt/ - http://www.fccn.pt/

anjo2
15-10-2007, 18:51
O ip do primário devia ser: 74.208.2.9

Starrk
15-10-2007, 19:19
o ip que eu tenho lá é o que me deram no 1&1.
vou por o teu, mas já agora gostava de saber como o descobris-te.

Obrigado, quando tiver desenvolvimentos aviso.

Santo38
15-10-2007, 20:07
Podes nomear qualquer empresa que queiras para gestora do teu dominio ou podes fazer tu mesmo as modificações. A empresa que nomeares para gerir os teus dominios apenas tem de ter um NICK-HANDLE.

Segundo parece o teu dominio está configurado para a DNS.PT ainda:

; <<>> DiG 9.3.3rc2 <<>> terramorfose.pt
;; global options: printcmd
;; Got answer:
;; ->>HEADER<<- opcode: QUERY, status: NOERROR, id: 4549
;; flags: qr rd ra; QUERY: 1, ANSWER: 1, AUTHORITY: 2, ADDITIONAL: 1

;; QUESTION SECTION:
;terramorfose.pt. IN A

;; ANSWER SECTION:
terramorfose.pt. 14400 IN A 193.136.192.6

;; AUTHORITY SECTION:
terramorfose.pt. 14400 IN NS ns4.dns.pt.
terramorfose.pt. 14400 IN NS ns3.dns.pt.

;; ADDITIONAL SECTION:
ns3.dns.pt. 10539 IN A 193.136.192.6

No mail que recebeste da 1&1 tens uma secção dos DNS's. Vê qual é o primário e entra em ONLINE.DNS.PT na tua conta e muda os valores em Alterações Técnicas.

Saudações

Starrk
16-10-2007, 11:45
Já funciona tudo!
obrigado anjo.

santo, obrigado pela oferta, por agora vou gerir eu mesmo o domínio, mas se um dia precisar tenho a tua proposta em conta.