View Full Version : Opiniões para compra de um router wireless para JOGOS ONLINE!

TIKINHO_777
13-10-2007, 10:56
Irei comprar brevemente um router para jogar online, especificamente couter-strike.
E estou com algumas dúvidas em relação à rapidez pois queria um router com uma boa
peforman-se, não interessa o preço! desde que seja bom :):009:

jpsfs
13-10-2007, 10:58
Boas!

Eu conselho um router Asus ou Linksys.
Tenho um Asus Wl500gP e funciona às mil maravilhas. Se fosse comprar agora compraria o Asus Wl500w, tem a norma n no wireless e tecnologia MIMO, de resto são iguais.
Quanto aos Linksys ouço falar mt bem deles (até pk são Cisco) mas não conheço nenhum modelo em especial.

Cumpz jpsfs

nazariy
13-10-2007, 12:07
Concordo com jpsfs :), porque tambem tenho um Asus WL-500gP.
Tive um problema com ele, mas a culpa foi minha, montei o a 20cm das 7 tomadas, lol. isso começou gerar algumas (OK, muitas) interferência no sinal de wireless.
Mas agora está noutro local e funca a 5*****. :)
Tenho dois vizinhos que têm linksys e pelo sinal que consigo apanhar, parece-me um bom router.
Custa +-20€-15€ menos do que Asus mas nao tem USB, Download manager e processador é mais fraco (acho eu)
Como o preço nao te interessa, aconselho-te o Asus WL-500gP ou Wl-500w,
Cump

EDIT: Asus WL-500gP custou 84€ na loja de asus em Lisboa. Se quiseres o endereço apita. :)
e tambem o asus tem "Bandwidth Management (javascript:top.openBranch()" onde tens escolhas:
Gaming Blaster
Inernet Application
FTP Server
Voip/Video Streaming

Uva na Vulva
13-10-2007, 12:16
olá olha na minha opiniao eu comprei um Linksys com pen usb (para quem nao tem wireless no portatil ou fixo )
e de momento estou bastante satisfeito eu ando pela casa toda 2 andares vou para o jardim e para a rua e apha intenet na boa sempre com um bom sinal !

Eu comprei o meu na Worten e dei 69 euros e digote nunca pensei qeu este router tivese o alcance que tem

P.S tbm comprei para jogar counter strike \ counter strike source ! ! ! :)

Boas escolhas [[[]]]

dsac23
13-10-2007, 21:35
olá olha na minha opiniao eu comprei um Linksys com pen usb (para quem nao tem wireless no portatil ou fixo )
e de momento estou bastante satisfeito eu ando pela casa toda 2 andares vou para o jardim e para a rua e apha intenet na boa sempre com um bom sinal !

Eu comprei o meu na Worten e dei 69 euros e digote nunca pensei qeu este router tivese o alcance que tem

P.S tbm comprei para jogar counter strike \ counter strike source ! ! ! :)

Boas escolhas [[[]]]

Qual o modelo do Linksys que tu compraste?

Eu também tenho andado a ver uns D-Links, que acham deles?

Já agora, é aconselhavel router com ou sem modem(no meu caso ADSL2/2+)?

nazariy
13-10-2007, 22:05
na minha opinião é melhor só o router, porque imagina que daqui há algum tempo vais mudar de ISP. (Cabo <-->ADSL). e compaste modem/router então vais ter que comprar um novo equipamento, novo modem e/ou router. Agora imagina que só compraste o router , então neste caso, continuas a usa-lo só que agora ligas ao equipamento que te vao dar durante a instalação.

Compra um router e usa o teu MODEM/ROUTER (que te deram) actual SÓ como modem.
É o que eu faço, sou cliente de clix 24Mb, uso Huawei como modem e Asus como router. :)

dsac23
13-10-2007, 22:29
na minha opinião é melhor só o router, porque imagina que daqui há algum tempo vais mudar de ISP. (Cabo <-->ADSL). e compaste modem/router então vais ter que comprar um novo equipamento, novo modem e/ou router. Agora imagina que só compraste o router , então neste caso, continuas a usa-lo só que agora ligas ao equipamento que te vao dar durante a instalação.

Compra um router e usa o teu MODEM/ROUTER (que te deram) actual SÓ como modem.
É o que eu faço, sou cliente de clix 24Mb, uso Huawei como modem e Asus como router. :)

Eu também sou cliente CLix e tenho o Huawei MT882 como modem/router. :)

Os D-Link são alguma coisa de jeito? Ou é melhor Linksys ou Asus, isto em relação qualidade/preço.

nazariy
14-10-2007, 22:58
acerca do D-link não sei. Na altura de comprar o meu (2 meses atraz) tambem andava a olhar para os modelos de D-link, mas o pessoal do forum "desviou o meu olhar para o asus :lol:" , entre o linksys e asus ia po asus , porque vejo muita gente com os linksys a terem problemas.

dsac23
14-10-2007, 23:02
acerca do D-link não sei. Na altura de comprar o meu (2 meses atraz) tambem andava a olhar para os modelos de D-link, mas o pessoal do forum "desviou o meu olhar para o asus :lol:" , entre o linksys e asus ia po asus , porque vejo muita gente com os linksys a terem problemas.

E que modelos me aconselhas? :)

nazariy
14-10-2007, 23:17
Asus wl-500gP, works for me :D :lol:
ou queres linksys?

(P.S. aconselho o asus porque sou dono de um, e ate agora ele anda a portar-se muito bem.)

dsac23
15-10-2007, 16:30
Eu não tenho preferência de marca, apenas pretendo um que me dê garantias e que tenha uma relação qualidade/preço boa. :)

nazariy
15-10-2007, 22:06
Asus wl-500gP, works for me :D :lol:
ou queres linksys?

(P.S. aconselho o asus porque sou dono de um, e ate agora ele anda a portar-se muito bem.)
entao a resposte é asus :D (atençao que nao sou nenhum asus lover &/or fan, apenas wl-500gP == good stuff)
heheh fiz quote a mim mesmo, lol

nickie
16-10-2007, 14:27
Tenho um asus wl500g (versão já antiga) e um wl500gp e acho que são fantásticos. Vai para o asus. Pelo que tenho lido a linksys às vezes tem a mania de lançar um modelo com excelentes características mas depois vai fazendo downgrade de componentes (memória, processador, etc) sem mudar a designação (li isto no site do dd-wrt e eram vários os utilizadores a queixarem-se). Ou seja, podes estar a falar com um pessos q tem o linksys x que diz maravilhas, tu compras esse mesmo linksys x, mas que é inferior ao primeiro. A asus não faz nada disso. Qt à norma n, n minha opinião, por enquanto não faz muito sentido porque: a norma ainda não está definida (ainda só está em draft); ligações de net nem sequer conseguem usar o máximo da norma g, caso estivessemos a usar o router só para net. Tem algumas vantagens relativamente à norma g em termos de transferência de ficheiros, mas isso será útil para quem precisa de copiar ficheiros muito pesados entre computadores dentro da rede. Se não for este o caso, por enquanto, e uma vez q é novidade, os routers estão ainda muito caros qd comparados com os norma g. Mais um anito ou assim e já poderá compensar.

Warlord
16-10-2007, 14:37
se e pra jogos online, wireless vai adicionar uns bons MS de lag/ping... podes comprar 1 router wireless, mas se keres ter pings baixos no pc liga-o ao router por cabo de rede, ficas c/ wireless para as outras makinas/laptops....

dsac23
16-10-2007, 17:19
Estive à procura e encontrei os seguintes ASUS:

FNAC

WL520C - €74,90
WL320GE - €114,90
WL500W - €159,90

WORTEN
WL500G Premium - €119,00
WL600G - €132,00
Kit Wireless + Adaptador USB 54Mbps - €99,00(http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03058266&oid=10|59|225|&c=)

nickie
16-10-2007, 17:32
Estive à procura e encontrei os seguintes ASUS:

FNAC

WL520C - €74,90
WL320GE - €114,90
WL500W - €159,90

WORTEN
WL500G Premium - €119,00
WL600G - €132,00
Kit Wireless + Adaptador USB 54Mbps - €99,00(http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03058266&oid=10|59|225|&c=)

wl500gp mais barato aqui (http://www.poweron.pt/portal/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=5595&category_id=a5e4fbd4d8512f44f7570552d134a3e9&option=com_phpshop&Itemid=).
O wl600g tem modem incorporado. Não sei se vale a pena, mas tudo depende da tua opção.

dsac23
16-10-2007, 23:36
wl500gp mais barato aqui (http://www.poweron.pt/portal/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=5595&category_id=a5e4fbd4d8512f44f7570552d134a3e9&option=com_phpshop&Itemid=).
O wl600g tem modem incorporado. Não sei se vale a pena, mas tudo depende da tua opção.

Agradeço a dica, mas essa loja é do Porto e eu sou da Margem Sul Tejo, não sei até que ponto me compensaria adquirir nessa loja online. Em todo o WL500GP é uma opção boa, ou já antiquada?

candycane
17-10-2007, 00:44
Já agora aproveito este tópico para pedir também a vossa opinião :)

Já tenho um router da Ruckus aqui em casa, mas ando a procura de um bom adaptador para ter wireless no meu computador fixo.

Vou mudar o computador fixo de lugar e não queria nada ter que andar a furar paredes e a colar fios... A solução que encontrei foi comprar um adaptador para wireless, ainda tenho uma slot disponível :D

Andei a pesquisar mas desse assunto entendo muito pouco, vi uma da Asus wl-500gP e pareceu-me boazinha...

Aconselham-me alguma em especial? :)

tiagomiguel
17-10-2007, 00:51
Vê o D-link DIR 655 o preço assusta um bocado mas é uma boa máquina a altura de qualquer que aqui apresentam se não melhor.

http://www.smallnetbuilder.com/component/option,com_chart/Itemid,189/

http://www.smallnetbuilder.com/component/option,com_wireless/Itemid,200/

candycane
17-10-2007, 01:00
Devo estar cega... Não vi o preço Lol

nickie
17-10-2007, 08:41
Agradeço a dica, mas essa loja é do Porto e eu sou da Margem Sul Tejo, não sei até que ponto me compensaria adquirir nessa loja online. Em todo o WL500GP é uma opção boa, ou já antiquada?
Quanto à loja, podes comprar online. Se quiseres ter a certeza que podes devolver depois é uma questão de telefonares primeiro para confirmar.
Relativamente ao router, julgo que não é uma solução nada antiquada. Aliás, para norma g julgo ser o melhor router pois tem excelentes características técnicas quando comparado com as outras marcar (como já disse, dos melhores processadores, dos routers que mais memóriam tem, 2 portas USB 2.0 que te permitem ligar impressora e disco - este com limitação de taxas de transferência e tem que estar em FAT32 ou uma treta qq de linux que não me lembro -, possibilidade sacares torrents directamente para o disco não sendo necessário teres um computador ligado, uma grande comunidade que escreve firmwares alternativos muito bons que permitem aumentar o que podes fazer com ele; por exemplo dd-wrt (http://www.dd-wrt.com)). Só é antiquada se quiseres norma n, que em minha opinião, de momento, é um erro uma vez que por enquanto ainda nem sequer existe uma norma definitica e os equipamentos são extremamente caros (compara o preço que te dei com o do wl600g, quase o dobro), e para uma utilização normal caseira (net e pouco mais) é um bocado overkill. Só para teres uma ideia qt à norma n, vários dos firmwares alternativos ainda não a suportam. A norma g ainda tem muito para dar. E na norma g, este julgo ser dos melhores routers que podes arranjar. Tens o linksys, mas é como digo, há imensas pessoas insatisfeitas pela forma como ele alteram as configurações sem alterar as designações do equipamento. Para além disso, não encontras nenhum com as características do wl500gp

nazariy
23-10-2007, 22:01

Há uma loja(acho que é da Asus, oficial) em lisboa que vende por 84€ (vendia)

dsac23
24-10-2007, 14:24
Há uma loja(acho que é da Asus, oficial) em lisboa que vende por 84€ (vendia)

Essa loja fica perto do Areeiro, ao pé da GD?

nazariy
24-10-2007, 20:11
Essa loja fica perto do Areeiro, ao pé da GD?

é exatamente aqui ==> http://naz.no.sapo.pt/novo_areeiro.jpg

dsac23
24-10-2007, 22:05
é exatamente aqui ==> http://naz.no.sapo.pt/novo_areeiro.jpg

Era onde eu pensava. :)

Kullak
24-10-2007, 22:29
Era onde eu pensava. :)

Fui la ontem buscar o meu Asus 500GP :001: mas custou-me 90.70€

Cumps

dsac23
24-10-2007, 22:39

Cumps

A ver se dou uma saltada lá na 6ª :)

dsac23
25-10-2007, 23:54
O ASUS WIR G ROUTER WL520C vale alguma coisa? (http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?)

nazariy
26-10-2007, 10:14

Cumps
bem 84 , 90 a diferença não é assim tão grande (para quem mora em Lisboa compensa na mesma, pq portes devem custar a volta de 10€, digo eu)
mas e desconto?

nazariy
26-10-2007, 10:23
O ASUS WIR G ROUTER WL520C vale alguma coisa? (http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?)

bem, depende o que queres fazer com ele.
520 tem um processador inferior, menos RAM, nao tem USB nem download manager (acho que estas são as principais diferenças entre modelos, mas tambem posso estar enganado, que é bem provavle :) ), ahh sabes qual é a diferença no preço?

dsac23
26-10-2007, 11:17
bem, depende o que queres fazer com ele.
520 tem um processador inferior, menos RAM, nao tem USB nem download manager (acho que estas são as principais diferenças entre modelos, mas tambem posso estar enganado, que é bem provavle :) ), ahh sabes qual é a diferença no preço?

:)

É que passei ontem na Fnac e vi la esse modelo, por isso perguntei.

Na FNAC já não têm o 500gP, tou a ver que tenho que ir à Asus Shop...

nazariy
26-10-2007, 11:49

É que passei ontem na Fnac e vi la esse modelo, por isso perguntei.

Na FNAC já não têm o 500gP, tou a ver que tenho que ir à Asus Shop...
nunca aconselho comprar este tipo de equipamento nas lojas como fnac, eles pedem sempre +20€ ou mais :(
mas também há excepções. :)
Fizeste bem, procurar em varias lojas. :001:

dsac23
26-10-2007, 14:08
nunca aconselho comprar este tipo de equipamento nas lojas como fnac, eles pedem sempre +20€ ou mais :(
mas também há excepções. :)
Fizeste bem, procurar em varias lojas. :001:

Pois, eu sei que normalmente são mais careiras, mas na margem sul a escolha não é muita...

cula_ru
26-10-2007, 21:20
normalmente um router wireless vem já com os adaptadores wireless para os PC's e cabos ou é só o "caixote"?

preciso de um router wireless para ligar o pc principal à net por cabo de rede e depois o segundo pc fixo q fica mais longe por wireless.
Seria
Linha telefonica <-fio-de-telefone-> Modem speedtouch 516v6<-RJ45-> Router Wireless <---RJ45---> PC1 <-802.11x-> PC2
onde está o meu thread com a planta da casa?
http://techzonept.com/showthread.php?t=203853
here
http://img221.imageshack.us/img221/5796/ligarch9.jpg

nazariy
26-10-2007, 21:57
normalmente um router wireless vem já com os adaptadores wireless para os PC's e cabos ou é só o "caixote"?

preciso de um router wireless para ligar o pc principal à net por cabo de rede e depois o segundo pc fixo q fica mais longe por wireless.
Seria
Linha telefonica <-fio-de-telefone-> Modem speedtouch 516v6<-RJ45-> Router Wireless <---RJ45---> PC1<-802.11x-> PC2
onde está o meu thread com a planta da casa?
http://techzonept.com/showthread.php?t=203853
here
http://img221.imageshack.us/img221/5796/ligarch9.jpg

normalmente só com cabo ethernet(dentro da caixa), mas devido a concorrencial e de politica de algumas empresas/revendedoras, o router poderá ser vendido com USB-PEN_wireless incluido. (dizem que é gratis , mas nunca o é!!!)

cula_ru
27-10-2007, 02:51
dá-me uns nomes de produtos de qualidade pq n pesco nada de wireless. qq produto de excelente p cima é bom :)

nazariy
27-10-2007, 22:15
dá-me uns nomes de produtos de qualidade pq n pesco nada de wireless. qq produto de excelente p cima é bom :)
Bem acho que um search era de valor, :)
mas de qq maneira, durante a compra do meu router (dois meses atraz) os routers que o pessoal aconselhava era D-link serie DIR, Asus wl-500gP (e outros modelos, 520 por exemplo), linksys WRT54G series (quidado com estes routers, segundo alguns forums existem algumas versões que podem gerar algum desconforto ao dono, lol =>problemas, infelizmente nunca aprofundei neste pormenor embora a minha 1ª escolha era um linksys :)
Mas depois o pessoal deste forum, e não só, convenceu me que o wl500gP (No Meu Caso!!!) era e é melhor, e estou muito satisfeito com ele :)
Agora depende o que tu queres fazer com ele.
1) precisas de uma mariquice Download Manager?
2) queres fazer um servidor do teu router (com apache)? vais usar samba?
3) tens uma impressora e agora queres um print server?
4) e que tal ftp server? acedido por Wan & Lan?

quantos € é que podes gastar?
bem como sou dono de um wl-500gP e nunca (ate agora) tive surpresas (desagradáveis) com ele, aconselho te este modelo, mas 1º aconselho que respondas as minhas perguntas.
Cump

cula_ru
28-10-2007, 00:20
Bem acho que um search era de valor, :)
mas de qq maneira, durante a compra do meu router (dois meses atraz) os routers que o pessoal aconselhava era D-link serie DIR, Asus wl-500gP (e outros modelos, 520 por exemplo), linksys WRT54G series (quidado com estes routers, segundo alguns forums existem algumas versões que podem gerar algum desconforto ao dono, lol =>problemas, infelizmente nunca aprofundei neste pormenor embora a minha 1ª escolha era um linksys :)
Mas depois o pessoal deste forum, e não só, convenceu me que o wl500gP (No Meu Caso!!!) era e é melhor, e estou muito satisfeito com ele :)
Agora depende o que tu queres fazer com ele.
1) precisas de uma mariquice Download Manager?
2) queres fazer um servidor do teu router (com apache)? vais usar samba?
3) tens uma impressora e agora queres um print server?
4) e que tal ftp server? acedido por Wan & Lan?

quantos € é que podes gastar?
bem como sou dono de um wl-500gP e nunca (ate agora) tive surpresas (desagradáveis) com ele, aconselho te este modelo, mas 1º aconselho que respondas as minhas perguntas.
Cump

Sim tenho procurado mas há tanta oferta e tanta marca e tanta norma e mariquice que uma pessoa fica perdida!... :drooling:

Principalmente preciso que seja estável e fiável e rápido para tranferencia de files grandes, e para aceder à net sem latencias.. n sei se costuma acontecer com ligações wireless mas acredito que a probabilidade de isso acontecer seja grande!
Se der para aceder à impressora a partir do PC2 melhor!
E não preciso de mais nada q me lembre...
Estive a ver preços e estes aparelhometros não sao nada baratos! Não queria gastar mais de 100 aérios wireless! :D

Obrigado pela ajuda!

nickie
28-10-2007, 08:28
Tenho um wl500g (descontinuado) e um wl500gp e estou satisfeito com os dois, nunca me tendo dado qualquer problema. Quanto às features que o wl500gp tens de ver se te interessam:
- download manager: permite sacar torrents directamente para um disco ligado ao router, sem necessidade de de teres o computador ligado. Eu não uso pq não saco torrents por muito tempo. para o que sacao basta ter o torrent ligado no meu computado enquanto trabalho.
- Podes ter um disco ligado ao router, mas as velocidades de transferência para o disco são muito lentas. Não esperes ter a mesma performance (nem de longe nem de perto) que terias se ligasses o disco directamente à porta usb do computador.
- é fantástico teres impressoras USB partilhadas, principalmente se forem várias computadores em casa a partilhar o recurso. No entanto, se não estou em erro alguma impressoras não funcionam correctamente. Eu nunca tive problemas com isso e tenho duas impressoras laser a funcionar sem qualquer problema, no entanto já vi relatos de utilizadores que não conseguiram partilhar a impressora se forem impressoras em que o trabalho é tudo feito no PC e elas só imprimem. Neste ponto a Fnac dá jeito: se achas importante e não consegues meter a funcionar, vais lá e devolves!
- FTP server, nunca usei.

LJM
28-10-2007, 12:12
Possivelmente dentro de pouco tempo terei de comprar um novo router, estou satisfeito com o que tenho Linksys WRT54G, há quem diga mal, quem diga bem, mas nunca tive problema nenhum, nem de ligação nem de força do sinal.

O que acontece é que ultimamente a velocidade da ligação internet que tenho tem vindo a ser aumentada, apesar de ter contratado originalmente com a Netcabo 8Mb, neste momento consigo fazer downloads a 15Mb, o que esgota a capacidade de transmissão do router

Segundo li o protocolo g tem como limite de banda os 12Mb, assim quem vai comprar um router novo seria melhor gastar o dinheiro num protocolo mais recente e com maior largura de banda e maior alcance visto que as velocidade da internet não vão diminuir mas sim aumentar.

Ainda não decidi entre a Linsys e a SMC.

cula_ru
28-10-2007, 22:12
Tenho um wl500g (descontinuado) e um wl500gp e estou satisfeito com os dois, nunca me tendo dado qualquer problema. Quanto às features que o wl500gp tens de ver se te interessam:
- download manager: permite sacar torrents directamente para um disco ligado ao router, sem necessidade de de teres o computador ligado. Eu não uso pq não saco torrents por muito tempo. para o que sacao basta ter o torrent ligado no meu computado enquanto trabalho.
- Podes ter um disco ligado ao router, mas as velocidades de transferência para o disco são muito lentas. Não esperes ter a mesma performance (nem de longe nem de perto) que terias se ligasses o disco directamente à porta usb do computador.
- é fantástico teres impressoras USB partilhadas, principalmente se forem várias computadores em casa a partilhar o recurso. No entanto, se não estou em erro alguma impressoras não funcionam correctamente. Eu nunca tive problemas com isso e tenho duas impressoras laser a funcionar sem qualquer problema, no entanto já vi relatos de utilizadores que não conseguiram partilhar a impressora se forem impressoras em que o trabalho é tudo feito no PC e elas só imprimem. Neste ponto a Fnac dá jeito: se achas importante e não consegues meter a funcionar, vais lá e devolves!
- FTP server, nunca usei.

bem acho que só a partilha de impressora é que interessa, e se for só por isso não interessa gastar o dinheiro extra.

cula_ru
28-10-2007, 22:23
Possivelmente dentro de pouco tempo terei de comprar um novo router, estou satisfeito com o que tenho Linksys WRT54G, há quem diga mal, quem diga bem, mas nunca tive problema nenhum, nem de ligação nem de força do sinal.

O que acontece é que ultimamente a velocidade da ligação internet que tenho tem vindo a ser aumentada, apesar de ter contratado originalmente com a Netcabo 8Mb, neste momento consigo fazer downloads a 15Mb, o que esgota a capacidade de transmissão do router

Segundo li o protocolo g tem como limite de banda os 12Mb, assim quem vai comprar um router novo seria melhor gastar o dinheiro num protocolo mais recente e com maior largura de banda e maior alcance visto que as velocidade da internet não vão diminuir mas sim aumentar.

Ainda não decidi entre a Linsys e a SMC.

Pelo que está na wiki o protocolo 802.11g dá 19Mbit/s em média..
Qual router estás a pensar comprar da Linksys? Terá de ser norma n para ser mais rápido que a g.

Yumon
28-10-2007, 22:37
Tenho um D-Link DIR-635, nunca falhou e tem estado meses ligado a fio. Na minha opinião é um dos melhores que ai há. Se quiseres uma solução mista com fios e sem fios aconselho ainda mais o DIR-655 visto que tem portas gigabit...... }>}>}>

nazariy
29-10-2007, 09:49
Bem agora é só escolher,
fui a www.itcomponents.net (http://www.itcomponents.net)
DIR-635 --> 99€
DIR-655 -->154€

Asus wl-500gP --> 84€ (Mbit)

WRT54G --> 61€
WRT54GC --> 45€

cump

LJM
29-10-2007, 10:29
cula_ru

O router que me tem despertado a atenção é o Linksys Wireless-N ADSL2+ WAG325N.

http://www-pt.linksys.com/servlet/Satellite?c=L_Product_C2&childpagename=PT%2FLayout&cid=1169671142476&pagename=Linksys%2FCommon%2FVisitorWrapper&lid=4247621384B01

Na Chiptec custa 138€.

nogud
29-10-2007, 15:22
Qual a diferença de velocidade que posso esperar entre um WL-500gp e WL-500W?
O portátil que vou comprar usa 802.11a/b/g Draft-N.
Portanto estou correcto ao pensar que benificiaria do WL-500W ter 802.11n? E quão significativa seria essa diferença?

LJM
29-10-2007, 23:11
A primeira diferença é a estabilidade e alcance da rede. A segunda só será notada em ligações bastante rápidas pois a largura de banda do protocolo n é muito maior.

nazariy
30-10-2007, 08:40
A primeira diferença é a estabilidade e alcance da rede. A segunda só será notada em ligações bastante rápidas pois a largura de banda do protocolo n é muito maior.
mais estabilidade pq? com o resto concordo :D

nogud
30-10-2007, 11:10

Esqueci-me de dizer que me referia a transferência de ficheiros dentro da rede. Já que ambos os routers têm ligação para um disco rígido por USB, a ideia era ter os ficheiros nesse disco disponíveis para toda a rede. Assim a velocidade máxima era importante para transferência de filmes e outros ficheiros grandes.
Alguma ideia do tipo de velocidade que se consegue entre um WL-500w e um Clevo 570RU, que tem draft-N?

LJM
30-10-2007, 15:50
nazariy

O texto a seguir é uma cópia da descrição do router da Linksys que referi atrás.

O Gateway ADSL2+ sem fios N da Linksys é a solução integrada de ligação à Internet. A função do Modem ADSL2+ é fornecer uma ligação à Internet muito mais rápida do que por acesso telefónico e sem ocupar a linha telefónica. A função de Router permite partilhar a ligação à Internet de alta velocidade com todos os computadores na casa.

Partilhe ficheiros, impressoras, espaço no disco rígido e outros recursos através da ligação dos computadores ao Gateway através do Comutador Ethernet 10/100 de 4 portas incorporado. Ligue quatro computadores com fios directamente ou ligue mais concentradores e comutadores para criar uma rede de qualquer dimensão.

Em alternativa, utilize o Ponto de acesso incorporado para ligar dispositivos sem fios à rede sem necessidade de ter cabos pelo edifício. O Ponto de acesso incorporado no Gateway utiliza a mais recente tecnologia de redes sem fios, a Sem fios N (norma 802.11n). Através da sobreposição dos sinais de vários aparelhos de rádio, a tecnologia "Multiple In, Multiple Out" (MIMO) da Sem fios N multiplica a velocidade de dados efectiva. Ao contrário das tecnologias comuns de rede sem fios que são confundidas pelos reflexos de sinais, a tecnologia MIMO utiliza realmente estes reflexos para aumentar o alcance e reduzir os "pontos mortos" na área de cobertura da rede sem fios, mantendo a ligação sem fios até quatro vezes mais longe do que a Sem fios G padrão.

Com a tecnologia Sem fios N, quanto mais longe estiver mais vantagens terá em termos de velocidade. Funciona perfeitamente com equipamento Sem fios G e B padrão, mas quando ambas as extremidades da ligação sem fios são Sem fios N, o Gateway pode aumentar ainda mais o débito utilizando o dobro da banda de rádio, o que proporciona velocidades até 12 vezes superiores às das redes Sem fios G padrão. Mas, ao contrário de outras tecnologias de melhoramento da velocidade, a Sem fios N pode activar dinamicamente este modo de velocidade dupla para os dispositivos Sem fios N e, ao mesmo tempo, estabelecer ligação a outros dispositivos sem fios utilizando as velocidades máximas desses dispositivos. Em áreas congestionadas, o modo de "bom vizinho" assegura que o Router verifica se existem outros dispositivos sem fios na área antes de ocupar a banda de rádio.

A função de VPN (Rede privada virtual) cria "túneis" IPSec encriptados através da Internet, permitindo que 5 utilizadores se liguem de forma segura à rede da empresa. Também é possível utilizar a VPN para ligar utilizadores remotos ou em viagem à rede do escritório a partir do exterior. O Gateway protege os dados e a sua privacidade com uma poderosa encriptação WPA2 até 256 bits e autorização e autenticação 802.1x. Também possui uma firewall SPI poderosa para proteger os computadores contra intrusos e contra a maioria dos ataques pela Internet conhecidos. A configuração é fácil através do utilitário de configuração baseado no browser.

LJM
30-10-2007, 15:56
nogud

Desde que utilize o wireless, a transferência do protocolo N é sempre maior que o G.

Mesmo que de momento não haja necessidade de mais velocidade, é boa política, já que vai comprar, aproveite para comprar uma tecnologia melhor e que vai durar mais tempo. A diferença são 40 ou 50€.

cula_ru
31-10-2007, 20:12
Eh pah estes aparelhos são caros como tudo! :( Os fabricantes aproveitam-se de ser uma tecnologia nova para aumentar o preço.

Uma boa solução integrada router + modem adsl2+ + pen usb ou placa pci em tecnologia n fica à volta de 200EUR! Depois é preciso ter em conta que esta tecnologia ainda não está acabada, só para o final do proximo ano... até lá pode ser que os preços baixem! :)

nipnip
31-10-2007, 23:48
nogud

Desde que utilize o wireless, a transferência do protocolo N é sempre maior que o G.

Mesmo que de momento não haja necessidade de mais velocidade, é boa política, já que vai comprar, aproveite para comprar uma tecnologia melhor e que vai durar mais tempo. A diferença são 40 ou 50€.

comprar um aparelho com uma tecnologia em versão de "rascunho"... ou seja cujos actuais aparelhos podem até não garantir a compatibilidade com um standard final da tecnologia... sendo bastante mais caros que as outras opções é boa política? tenho algumas dúvidas

LJM
03-11-2007, 22:10
The Wi-Fi Alliance is going to start certifying 802.11 Draft N 2.0 products late next month. While the final standard won't be set in stone until 2008, certified Draft N 2.0 products will have guaranteed interoperability with future N versions so you can get your N on without worry and will sport the fancy sticker on the right. CNET estimates that badge-bearing equipment will hit stores in July, so if promises and rainbow stickers are your thing, you've got about six weeks to go.
A aprovação foi em Maio de 2007. O logotipo é este:

http://gizmodo.com/assets/resources/2007/05/draftnsticker.jpg

nipnip
03-11-2007, 23:35
The Wi-Fi Alliance is going to start certifying 802.11 Draft N 2.0 products late next month. While the final standard won't be set in stone until 2008, certified Draft N 2.0 products will have guaranteed interoperability with future N versions so you can get your N on without worry and will sport the fancy sticker on the right. CNET estimates that badge-bearing equipment will hit stores in July, so if promises and rainbow stickers are your thing, you've got about six weeks to go.
A aprovação foi em Maio de 2007. O logotipo é este:

http://gizmodo.com/assets/resources/2007/05/draftnsticker.jpg

uma coisa é existir essa certificação.... outra coisa é os fabricantes estaram a usar essa certificação...

para além disso essa certificação apenas garante interoperabilidade entre dispositivos draft-n... não com o standard n...
até porque não é essa associação que define ou não o standard

logo continuo (a menos que seja urgente a necessidade de mais velocidade) a considerar a compra de um equipamento draft uma má política

LJM
04-11-2007, 11:53
Pelo que li todos os fabricantes que conheço e muitos que não conheço fizeram a certificação dos seus aparelhos.

http://certifications.wi-fi.org/wbcs_certified_products.php?search=1&lang=en&filter_category_id=1&listmode=1

Segundo leio também nesse artigo da CNET a certificação garante a conpatibilidade com aparelhos de futuras versões N. A versão N final está muito próxima e o que esta certificação pretende é que os utilizadores que queiram fazer o upgrade, o possam fazer, com a certeza que os ajustes de versão, a serem necessários, sejam a nível de software.

Aliás, isto já aconteceu na actualização do draft 1.0 para 2.0.

Pelo que se lê neste forum, tirando os problemas de configuração, os que mais aparecem são precisamente os que têm origem na qualidade e alcance da ligação. Neste campo a vantagem do protocolo N é bem visível.

A velocidade de transmissão, é também superior ao G.

Quanto ao preço, é natural que baixe com o tempo.

tico95pq
04-11-2007, 12:16
eu ja la comprei um asus wl-500w por 80 €

nipnip
04-11-2007, 12:44
Pelo que li todos os fabricantes que conheço e muitos que não conheço fizeram a certificação dos seus aparelhos.

http://certifications.wi-fi.org/wbcs_certified_products.php?search=1&lang=en&filter_category_id=1&listmode=1

Segundo leio também nesse artigo da CNET a certificação garante a conpatibilidade com aparelhos de futuras versões N. A versão N final está muito próxima e o que esta certificação pretende é que os utilizadores que queiram fazer o upgrade, o possam fazer, com a certeza que os ajustes de versão, a serem necessários, sejam a nível de software.

Aliás, isto já aconteceu na actualização do draft 1.0 para 2.0.

Pelo que se lê neste forum, tirando os problemas de configuração, os que mais aparecem são precisamente os que têm origem na qualidade e alcance da ligação. Neste campo a vantagem do protocolo N é bem visível.

A velocidade de transmissão, é também superior ao G.

Quanto ao preço, é natural que baixe com o tempo.

não fosse o facto dessa certificação ter sido feita por uma entidade que não define os standards e isso até seria um elemento a favor... mas essa entidade não pode nem tem como garantir que os actuais dispositivos vão ser compatíveis com a versão final...

sumi
04-11-2007, 18:38
eu ja la comprei um asus wl-500w por 80 €

onde?

Clerigo
05-11-2007, 11:09
Sabem-me dizer se o Asus WL-520gC é muito inferior ao Asus WL-500W ou 500gP?

Obrigado

Gembal
12-11-2007, 00:23
Boas aproveitando a conversa neste belo post gostaria de saber qual a vossa opiniao para a minha duvida, tenho banda larga movel Zapp e queria ligar a PS3 a net por wifi um dos problemas que se prende e a distancia pois o pc esta no 1 andar e a Ps3 esta no piso inferior para jogar online tem de ter uma boa velocidade sera que o Asus Wl500gp dara para o que quero?
Obrigado

jacob
14-11-2007, 21:21
O D-Link Dir-635 dá para partilhar impressoras?