View Full Version : vista x64 com nvidia: crashes em hl2 e familia
sapropel 11-10-2007, 21:13 boas,
nem sabia se havia de postar isto na secção do windows vista ou aqui, mas aqui deve ser melhor para ajudar quem tiver o mesmo problema.
no desktop tenho o vista x64 (ver specs em "system"), com os drivers da nvidia mais recentes possivel (download e instalação feita hoje). resolvi voltar a instalar o steam e familia de jogos (hl2, dod:s, cs:s e até o fortress forever).
o problema é, quando vou a arrancar o jogo (qualquer um deles) o ecran fica com um padrao de cores completamente random (digo eu :p) como se tivesse crashado, mas o PC ainda responde qualquer coisita, como por exemplo ao alt+f4 e ctr+alt+del, e o ecran muda de cores quando faço isso, e a verdade é que pra voltar ao normal so com um reboot a moda antiga..
ainda pensei que pudesse estar a atrufiar com aquele efeito maravilha do windows vista sempre que quer a nossa autorização para fazer qualquer coisa (aka ecran mais escuro so com uma message box). mas tentei correr o steam em modo admin e crashou na mesma.
já procurei na net, mas não encontrei nada. obrigado desde já
=)
PS: ainda não experimentei mais nenhum FPS, mas quando tinha o WoW instalado corria bem. a ver se experimento o bioshock.
HunterPT 11-10-2007, 21:24 Eu tambem tenho o vista 64 e não tive qualquer problemas com jogos do steam. Já agora uma pergunta porque é que tens o vista 64, sem falar que este tem ainda mais incompatibilidades que o vista 32, não tens 4 gigas de ram nem uma gráfica DX10 meu conselho volta para o XP até pelo menos sair um SP para o vista.
Eu tambem tenho o vista 64 e não tive qualquer problemas com jogos do steam. Já agora uma pergunta porque é que tens o vista 64, sem falar que este tem ainda mais incompatibilidades que o vista 32, não tens 4 gigas de ram nem uma gráfica DX10 meu conselho volta para o XP até pelo menos sair um SP para o vista.
Acho o que acabaste de dizer foi puro exibicionismo...:mad:
Ele tem 2 gigas de ram, tem uma boa placa gráfica...Até podia ter 1 giga de ram e uma 6600 que era basicamente a mesma treta não achas? Só tem melhor poder de processamento e a placa grafica porque basicamente é a mesma treta...
Romani48 11-10-2007, 23:01 pera pera pera..
que drivers mais recentes? os stables, as beta, ou os que o guru3d tem?
HunterPT 11-10-2007, 23:32 Acho o que acabaste de dizer foi puro exibicionismo...:mad:
Ele tem 2 gigas de ram, tem uma boa placa gráfica...Até podia ter 1 giga de ram e uma 6600 que era basicamente a mesma treta não achas? Só tem melhor poder de processamento e a placa grafica porque basicamente é a mesma treta...
Exibicionismo de que? Se soubesses do que estavas a falar não terias dito uma barbaridade como até podia ter 1 giga de ram e uma 6600 que seria a mesma treta, o vista puxa bastante, e os windows com 64 só devem ser usados por quem tem no mínimo 4 gigas e o XP é melhor que o vista em jogos DX9, foi por isso que mencionei o porque de ele ter o vista de 64 instalado pois no PC dele teria muito melhor performance no XP.
sapropel 12-10-2007, 13:15 pera pera pera..
que drivers mais recentes? os stables, as beta, ou os que o guru3d tem?
os stable do site da nvidia, forceware versão 163.69, já corri o jogo com a opção -dxlevel 70 mas crasha na mesma..
será que preciso de instalar algum update do vista que seja importante para esta situação?
Romani48 12-10-2007, 14:16 hmm o meu vista está completamente actualizado, updates do windows update + os ultimos que melhoram o desempenho e problemas com jogos:
http://support.microsoft.com/kb/940105
que pode ser que te resolva isso
HunterPT 12-10-2007, 14:26 A nvidia aconselha os seguintes updates http://www.nvidia.com/object/windows_vista_hotfixes.html já agora saca as drives 163.75 ou as .76 pois nas .75 eles:
- Improved compatibility for Half-Life 2: Episode 2
sapropel 12-10-2007, 15:37 obrigado pelas respostas.
já fiz um update completo ao sistema, incluindo os fixes que a nvidia recomenda nesse site (http://www.nvidia.com/object/windows_vista_hotfixes.html), e instalei também os drivers .75 (beta) do site da nvidia.
mas infelizmente o problema continua. estou farto de procurar na net e ver os forums do steam (já fiz uma data de coisas que eles dizem lá) e nada.
sapropel 12-10-2007, 20:08 bem, la encontrei nos confins da net um gajo com exactamente o mesmo problema. parece que a causa é das proprias placas da XFX que vem overclockadas de fabrica, e o vista (+ drivers) não deve curtir muito.
a solução é ridicula mas funciona, basta meter o memory bus da grafica para 760mhz ou 740mhz (vem a 750 de origem), e pronto acabam-se os problemas.
obrigado pela ajuda =)
HunterPT 13-10-2007, 14:22 Só deve acontecer nessas 7900 pois as minhas ultras são XFX com OC e não dá isso.
Estou tendo o mesmo problema com a minha XFX 7900 gt e o Vista 64.
Já atualizei com os ultimos drives da Nvidia 163.75 mas o problema continua.
Você poderia me explicar como resolveu esse problema?
Atenciosamente Gustavo - Brasil
|
|