Shaiza
09-10-2007, 23:13
Estive estudando código de programação em pascal, e nao percebi nada, e fiquei a saber que tenho que estudar basic e c++. Podem dizer-me quais as diferenças destes com o pascal e o grau de dificudlade? :confused:
|
View Full Version : Qual o mais dificil? Pascal, Basic ou C++? Shaiza 09-10-2007, 23:13 Estive estudando código de programação em pascal, e nao percebi nada, e fiquei a saber que tenho que estudar basic e c++. Podem dizer-me quais as diferenças destes com o pascal e o grau de dificudlade? :confused: HecKel 10-10-2007, 00:12 Pascal (puro e duro), linguagem NÃO orientada a objecto, é uma linguagem de interpretação sequêncial e quase auto-explicativa (basta saberes inglês). Basic (não será antes Visual Basic? Basic quase que nem se usa...), é relativamente fácil de compreender. Se falares de Visual Basic é uma linguagem ORIENTADA a objectos (apesar de quase ninguém programar usando este conceito no sei real sentido) e bastante simples de compreender código já feito. C++, Linguagem de Médio Nível, mais complicado de compreender mas bem mais poderosa que as outras duas anteriores. Quem programa objectos em C++ sabe mesmo que está a programar objectos, não anda a brincar com drag'n drops. É a linguagem mais robusta das 3 mas também a que exisge mais empenho. Agora pergunto eu, para que queres saber isto? :P CoolMaster 10-10-2007, 09:49 @ Heckel O vb não é OOP.. talvez o .net mas o <=6 não é. Pode dar a ideia que os tais widgets são OOP mas não são. Apenas acedes a um elemento de uma instancia. Do genero do "." nas structs em C. Evil_Tidus 10-10-2007, 10:20 essas 3 linguagens foi as que eu aprendi no meu curso tecnologico Pascal - 10º VB - 11º C/C++ - 12º A linguagens que me custou mais a aprender por acaso foi C++, que acabou por ser uma das minhas preferidas, VB para mim so deu gozo com a versão .NET uma vez que era facil trabalhar em base de dados neste, algo que da muito jeito. O pascal foi a minha primeira linguagem, aquela que me levou ao mundo da programação, epa para mim não foi dificil porque na altura não conhecia o conceito POO (programação orientada a objectos) e para primeira linguagem não tá má, agora voltar para o pascal com aquilo que sei, não me habituava lá muito bem não DeathGhost 10-10-2007, 10:32 essas 3 linguagens foi as que eu aprendi no meu curso tecnologico Pascal - 10º VB - 11º C/C++ - 12º Tambem dei estas 3 linguagens, e na minha opiniao o mais dificil sem duvida foi o C, mas posso dizer que deu-me algum prazer contornar as minhas dificuldades no C e valeu a pena. Pascal foi essencial para compreender de certa maneira o desenvolvimento de uma aplicação. Gostei do VB, talvez por ser mais user-friendly. HecKel 10-10-2007, 11:02 @ Heckel O vb não é OOP.. talvez o .net mas o <=6 não é. Pode dar a ideia que os tais widgets são OOP mas não são. Apenas acedes a um elemento de uma instancia. Do genero do "." nas structs em C. Podes criar classes com o vb 6.0, eu pelo menos comecei a programar classes em vb 6.0. Mas tal como disse, poucos usam realmente objectos no vb... CoolMaster 10-10-2007, 12:29 Podes criar classes com o vb 6.0, eu pelo menos comecei a programar classes em vb 6.0. Mas tal como disse, poucos usam realmente objectos no vb... Mas tens inheritance, polimorfismo, etc etc? Pelo que sei no vb6 não tens isso! O que estas a chamar de class na minha perspectiva não é nada mais nada menos do que uma struct em C. Mas tambem não sou nenhum expert em Vb.. alias, abomino vb , mas isso são outras conversas :002: kovak 10-10-2007, 13:17 basic tonebiclas 10-10-2007, 14:25 Estive estudando código de programação em pascal, e nao percebi nada, e fiquei a saber que tenho que estudar basic e c++. Podem dizer-me quais as diferenças destes com o pascal e o grau de dificudlade? :confused: pascal é a mais básica e talves a mais facil para se começar! pascal como ja disseram aqui "basta" saber ingles.mas se keres começar a programar arranja um livro de algoritmia e de lógica de programação. fica aqui um site onde podes encontrar manuais em PDF para download: www.apostilando.com cumps. Shaiza 10-10-2007, 19:44 Brigada! Perguntei mesmo só para estar informatica e ciente das possiveis dificultades em relação é linguagem de programação. Nunca entendi nada. Só mesmo tipo: Program Ola; Write 'ola pessoal'; coisitas assim... (Sou um zero mesmo nisto! acho que ate o que escrevi em cima ta mal) Esqueçam! :lol: viskonde 10-10-2007, 20:20 eu tou no 12 Pascal e a mais facil de entender.. e e boa para aprenderes a logica VB.net ate agora e a que gostei mais. neste momento estou a dar C (nao C++) e nao gosto.. faz me lembrar o pascal mas mais feio :D e depois de ter dado VB custa me voltar a programar para uma janela preta com letras brancas... tenho esperancas que quando comecaramos o C++ mude de opiniao.. ja no 2 periodo devemos comecar cenas Web, tipo PHP , dhtml , e companhias.. a ver o que sai dali vasco16 10-10-2007, 21:56 programar em c++ é assim tao dificil para quem ja teve pascal e esta a dar vb? joao.miguel 10-10-2007, 22:05 Eu diria que é um mundo completamente diferente. C++ é complicado até para quem teve C ou trabalhe actualmente com C#. tudo se aprende... é preciso é muita paciência. Eu já trabalhei com C++ e já não lhe pego (para programar) há uns 3 anos... Já ando meio esquecido mas sei que é mais complicado de programar do que interpretar. sLiNk 10-10-2007, 22:18 Pascal (puro e duro), linguagem NÃO orientada a objecto, é uma linguagem de interpretação sequêncial e quase auto-explicativa (basta saberes inglês). Basic (não será antes Visual Basic? Basic quase que nem se usa...), é relativamente fácil de compreender. Se falares de Visual Basic é uma linguagem ORIENTADA a objectos (apesar de quase ninguém programar usando este conceito no sei real sentido) e bastante simples de compreender código já feito. C++, Linguagem de Médio Nível, mais complicado de compreender mas bem mais poderosa que as outras duas anteriores. Quem programa objectos em C++ sabe mesmo que está a programar objectos, não anda a brincar com drag'n drops. É a linguagem mais robusta das 3 mas também a que exisge mais empenho. Agora pergunto eu, para que queres saber isto? :P Só uma correcção, C++ é uma linguagem de alto nível. CoolMaster 10-10-2007, 22:40 Só uma correcção, C++ é uma linguagem de alto nível. O Heckel não deixa de ter razão quando fala em "medio nivel", ele diz isso porque embora seja de mais alto nivel comparativamente com as de baixo nivel continua a ser de baixo nivel comparativamente as de alto nivel, acho que me fiz entender:wow: C++ é mais baixo nivel que Java porque em C++ não tens a abstracção que tens em Java, em C++ tens basicamente tudo do C mas com OOP, ou seja, a gestão de memória, pointers, etc.. logo faz com que a linguagem não seja assim de tão alto nível... acho que foi esta a ideia que o Heckel quis dar. sLiNk 10-10-2007, 22:43 Ya, mas normalmente as linguagens são divididas em linguagens de baixo nível e alto nível. HecKel 10-10-2007, 22:45 Sim e não só, de relembrar a definição de linguagem de alto nível: Linguagem de programação de alto nível é o que se chama na Ciência da Computação (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_da_Computa%C3%A7%C3%A3o) de linguagens de programação (http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o) com um nível de abstração (http://pt.wikipedia.org/wiki/Abstra%C3%A7%C3%A3o_%28programa%C3%A7%C3%A3o%29) relativamente elevado, longe do código de máquina (http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_m%C3%A1quina) e mais próximo à linguagem humana (http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_humana). In Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o_de_alto_n%C3%AD vel). C++ apesar de ser substancialmente mais robusto, está um bocado longe da linguagem humana, não é tão perceptível para um noob ao ler um programa como é python. Apesar de no link que dei da wikipedia dizer que C++ é de alto nível, a meu ver não se compara com as outras listadas Python, apesar de não ser tão robusto do que C++ é uma linguagem de alto nível. scriptKid 10-10-2007, 22:46 programar em c++ é assim tao dificil para quem ja teve pascal e esta a dar vb? Tudo depende da tarefa. C++ é um linguagem que suporta diferentes paradigmas. Podes utilizar apenas variáveis, funções e estruturas de controlo numa abordagem procedimental tal como em linguagens mais "simples". Agora, o C++ foi desenhado e é ensinado no âmbito da programação por objectos. Este é um paradigma diferente, especialmente adequado na resolução de tarefas complexas onde a modularidade é um aspecto essencial, nomeadamente quando um projecto tem que ser desenvolvido por um conjunto alargado de programadores. O mais desafiante em C++ não é a sintaxe da linguagem, mas o design da organização das classes de objectos, especialmente ao determinar quem possui determinado dado e como os objectos de diferentes classes comunicam entre si de um modo consistente. Podes fazer tarefas simples em C++ sem grande dificuldade, mas para seres um expert em C++ na sua plenitude necessitas de alguns anos de aprendizagem e experiência. TheRieper 11-10-2007, 09:24 Eu tou no curso tecnológico de informática. Já passei por Pascal e VB, tou agora em c++ e sinceramente na minha opinião C++ é mais fácil, e bastante mais eficiente. Abraço XeniX 13-10-2007, 22:07 Acho que o curso tecnológico de informática devia ser profundamente alterado! Tipo eu adorava começar logo no 10º ano a aprender programar, mas por outro lado quando chegasse á universidade tava tramado, pois não sabia nada de física. O curso tecn- de informatica devia ter fisica e mat A. :( HecKel 14-10-2007, 01:35 XeniX (http://www.techzonept.com/member.php?u=5416), antes disso as faculdades deviam dar mais credibilidade a esses cursos. Agora que já sou licenciado chego à conclusão que os 3 anos que estive no secundário só me serviram para meia dúzia de notas mais elevadas no primeiro ano e para entrar com uma média baixa. O exame especifico de informática(EOTD) contou ZERO na entrada (e tive 18), o facto de ter estado no técnológico contou ZERO. Colegas meus que optaram por outras áreas, que segundo eles, é bastante mais simples entraram com médias bastante boas, passaram-me à frente e de facto tiveram dificuldades iniciais, mas de resto ficaram exactamente na mesma que eu. MPalhas 15-10-2007, 18:37 eu também estou agora no 12º do curso tecnologico e concordo com o Xenix, deviamos ter Mat e FQ A. a turma que estava no 12º há dois anos atrás tinha isso e só nos e os do ano a nossa frente é que apanhamos com a B (na minha escola acabaram com o tecnologico e abaixo do meu ano é só curso profissional) mas ainda assim, continuo a preferir o tecnológico. compensa desde que não seja para passar com notas baixas e se consiga acabar com boas bases a matematica e fisica HecKel, o que é essa EOTD? nunca ouvi falar, eu só tenho a PAT que é uma projecto que tenho que desenvolver para Bases de Dados HecKel 15-10-2007, 18:55 EOTD é uma disciplina da época em que ainda se programava nas paredes de uma caverna :P Não faço a mínima ideia de que disciplinas existem agora, eu fiz o secundário há 7 anos atrás... destr0yer 15-10-2007, 23:09 Já mexi nestas 3, sendo que pascal e VB no 11º ano (toques) e depois na faculdade Pascal mais a sério em P1a (cadeira introdutória a programação) e depois C++ em P2... De longe preferi C++, talvez por ser orientado a objectos e mais poderoso. Se bem que agora nem toco em C++ e é mais JAVA e agora tenho uma cadeira em C "purinho" e lá ando a rasca, principalmente com a bosta dos pointers. pensei logo "isso feito em JAVA seria uma beleza... ou não" TheRieper 16-10-2007, 15:59 EOTD é uma disciplina da época em que ainda se programava nas paredes de uma caverna :P Não faço a mínima ideia de que disciplinas existem agora, eu fiz o secundário há 7 anos atrás... Agora há tecnologias informáticas (hardware e redes) aplicações informáticas(análise de sistemas, metodologias, etc) bases de programação(o nome diz tudo, e as linguagens abordadas já foram mencionadas por mim num post anterior). E temos a bela PAT(prova de aptidão tecnica) que é um trabalho muito bonito que temos que apresentar em frente a um juri. Já agora peço desculpa pelo off topic mas se eu usar um ficheiro para guardar os dados num programa em c++ há alguma maneira de transferi-los para uma bd a ser usada num site, sendo o executavel a fazer isso? se sim alguém me pode dar umas dicas? é que tive profs tão boas nos anos anteriores que nem com ficheiros nos ensinaram a programar, e elas pouco mais que matrizes(a primeira só sabia até aqui) e funções(a segunda nem até aqui sabia, mas ia.se guiando por PPs e pelo livro). Agradeço desde já. Abraço Evil_Tidus 16-10-2007, 16:27 Agora há tecnologias informáticas (hardware e redes) aplicações informáticas(análise de sistemas, metodologias, etc) bases de programação(o nome diz tudo, e as linguagens abordadas já foram mencionadas por mim num post anterior). E temos a bela PAT(prova de aptidão tecnica) que é um trabalho muito bonito que temos que apresentar em frente a um juri. Já agora peço desculpa pelo off topic mas se eu usar um ficheiro para guardar os dados num programa em c++ há alguma maneira de transferi-los para uma bd a ser usada num site, sendo o executavel a fazer isso? se sim alguém me pode dar umas dicas? é que tive profs tão boas nos anos anteriores que nem com ficheiros nos ensinaram a programar, e elas pouco mais que matrizes(a primeira só sabia até aqui) e funções(a segunda nem até aqui sabia, mas ia.se guiando por PPs e pelo livro). Agradeço desde já. Abraço fora que no 12º ainda tens as disciplinas especificas Danists 16-10-2007, 17:05 Eu acho o pascal muito facil... Acho que é uma boa iniciativa para alguem que começa a aprender programação hehe :002: TheRieper 16-10-2007, 18:18 fora que no 12º ainda tens as disciplinas especificas A única que é substituida por 1 específica é A.I que passa a abrangir a área que escolheste. de resto nada se altera a não ser a adição do projecto tecnológico (disciplina) e a perda das disciplinas bi-anuais. Abraço |