View Full Version : Linguagem C
caprisone 08-10-2007, 18:56 Sei q à partida muitos hao-de achar estranho postar sobre isto. mas sou teimoso e curtia ter isto a bombar. tenho ubuntu instalado. mas no portatil tenho mm so o vista instalado, e n keria tar a instalar mais nenhum SO por enquanto.
ora é o seguinte. keria poder programar em C no windows. ja instalei o mingw, e ao fazer gcc -v na consola, ele indica de facto qual é a versao do gcc instalada. mas a minha duvida é se ao compilar os ficheiros. sei q n é por certo da mesma maneira q em linux (acho), mas pelo que ja testei nao tive sucesso. alguem me pode dar umas dicas sff.
petersaints 08-10-2007, 19:47 Experimenta um IDE como Dev-C++ ou o CodeBlocks :P
| Blasted | 09-10-2007, 23:27 Correndo o risco de me tornar no enésimo utilizador a perguntar isto, gostava de pedir uma sugestao de um bom tutorial (para iniciantes mesmo) de C...
Já dei uma vista de olhos e nao me pareceu encontrar o que procurava, e como o tirulo deste é "Linguagem C" decidi tentar!
Aguardo resposta..
Thx desde já!
Cumps
Anoni Mus 10-10-2007, 00:23 alguem me pode dar uma ajuda?
saquie o cgwin (ou lá como se chama) que é um emulador de linux no windows, mas este não vinha com o programa e compilador de c (gcc) como é que eu faço para instala-lo em linux
se não soberem então deicxem aqui um link com um programa para rpogamar em c + um compilador
sff
Thanks
Sharkarp 10-10-2007, 00:26 Em windows não há nada mais fácil do que usar o Dev-Cpp. Para quê estar a complicar..
Anoni Mus 10-10-2007, 00:28 eu só queria utilizar o windows como ultimo recurso pois no ist trabalha-se com linux e eu queria aprender a istalar programas em linux
Sharkarp 10-10-2007, 00:46 O que interessa é o que está no programa :)
Mas se não me falha, a única diferença do win para o linux era que no linux tinhamos que ir a linha de comandos e fazer cpp qualquer coisa e depois executar o .out, mais nada. Não era preciso instalar nada, e para isso há o apt-get (claro que não é nos pcs da universidade ^^)
Se estás no IST tens acesso a software microsoft portanto sugiro-te que faças o download do Visual Studio 2005, que na minha opinião é o melhor IDE de c/c++/c# que existe actualmente em qualquer plataforma.
DeathGhost 10-10-2007, 10:34 Visual C, mas cuidado com os maus habitos que este cria :P
tou a tentar instalar o codeblocks no vista, e consigo, mas kd tento kompilar o hello world, pa ver se funciona, devolve esta msg:
-------------- Build: Debug in zcxfv ---------------
Compiling: main.c
mingw32-gcc.exe: installation problem, cannot exec `cc1': No such file or directory
Process terminated with status 1 (0 minutes, 0 seconds)
0 errors, 0 warnings
alguem me ajuda?
thnks
sir_atmc 10-10-2007, 19:48 Dev-C++ é a coisa mais simples que existe. Se queres uma coisa mais elaborada e melhor tens o Visual Studio (com Visual C++). Eu considero melhor em quase tudo, o Dev-C++ tem a vantagem de ser muito simples e usar o GCC (ou G++) para compilar. No entanto, nada bate o debug e as coisas todas XPTO do VS.
Sei q à partida muitos hao-de achar estranho postar sobre isto. mas sou teimoso e curtia ter isto a bombar. tenho ubuntu instalado. mas no portatil tenho mm so o vista instalado, e n keria tar a instalar mais nenhum SO por enquanto.
ora é o seguinte. keria poder programar em C no windows. ja instalei o mingw, e ao fazer gcc -v na consola, ele indica de facto qual é a versao do gcc instalada. mas a minha duvida é se ao compilar os ficheiros. sei q n é por certo da mesma maneira q em linux (acho), mas pelo que ja testei nao tive sucesso. alguem me pode dar umas dicas sff.
Podes sempre instalar GNU/Linux numa máquina virtual (no vmware por exemplo) e trabalhar a partir de lá.
caprisone 11-10-2007, 22:14 entao é assim. vou seguir o conselho de alguns q aki responderam e vou pelo Dev-C++
agora a minha duvida é a seguinte. tenho de instalar mais alguma coisa??
eu ja tinha instalado o mingw. posso manda-lo po caixote dp de ter o Dev-C++ instalado?
sir_atmc 11-10-2007, 22:30 entao é assim. vou seguir o conselho de alguns q aki responderam e vou pelo Dev-C++
agora a minha duvida é a seguinte. tenho de instalar mais alguma coisa??
eu ja tinha instalado o mingw. posso manda-lo po caixote dp de ter o Dev-C++ instalado?
Basta instalar o Dev-C++ e está pronto a usar, que já trás o compilador GCC(e também o G++).
caprisone 11-10-2007, 22:31 instalei o dev-c++ mas ao compilar e correr o programa da um erro:
Executing gcc.exe...
gcc.exe "C:\Users\Pedro\Desktop\fich.c" -o "C:\Users\Pedro\Desktop\fich.exe" -I"C:\Dev-Cpp\include" -I"C:\Dev-Cpp\libexec\gcc\mingw32\3.4.2" -L"C:\Dev-Cpp\lib"
gcc.exe: installation problem, cannot exec `cc1': No such file or directory
Execution terminated
Compilation successful
ja andei a ver outras threads sobre o assunto e ja tentei adicionar às opcoes do compilador a path: "C:\Dev-Cpp\libexec\gcc\mingw32\3.4.2" nas directorias do C.
mas n tive sucesso com esta accao. alguem me pode ajudar. (SO: Vista)
instalei o dev-c++ mas ao compilar e correr o programa da um erro:
Executing gcc.exe...
gcc.exe "C:\Users\Pedro\Desktop\fich.c" -o "C:\Users\Pedro\Desktop\fich.exe" -I"C:\Dev-Cpp\include" -I"C:\Dev-Cpp\libexec\gcc\mingw32\3.4.2" -L"C:\Dev-Cpp\lib"
Execution terminated
Compilation successful
ja andei a ver outras threads sobre o assunto e ja tentei adicionar às opcoes do compilador a path: "C:\Dev-Cpp\libexec\gcc\mingw32\3.4.2" nas directorias do C.
Estou a ter o mesmo problema do que o teu...e o meu SO também é o Vista...já conseguiste solucionar o teu problema?
kronozord 16-11-2007, 14:11 eu só queria utilizar o windows como ultimo recurso pois no ist trabalha-se com linux e eu queria aprender a istalar programas em linux
Extrais o xpto.tar.gz ou seja la o que for, cd /xpto , ./configure, make, make install,
isto tá nos manuais que vem dento tos tar, procura por help or readme ou qq coisa assim.
instalei o dev-c++ mas ao compilar e correr o programa da um erro:
Executing gcc.exe...
Execution terminated
Compilation successful
Como disse no post acima também tava com o mesmo problema penso que é peleo o SO ser o Vista mas Finalmente descobri onde reside o problema, aki está a solução:
1º passo -
Ferramentas -> Compiler Option
No Separador Directories
e adicionar a pasta C:\Dev-Cpp\libexec\gcc\mingw32\3.4.2
No Separador Programs
C:\Dev-Cpp\bin\ em cada executável. Por exemplo, o primeiro fica assim:
C:\Dev-Cpp\bin\gcc.exe
cumps
Epá se vocês realmente querem programar C, dediquem-se um bocado e comprem o livro "Linguagem C" feito por Luís Damas, são 25€ se não me engano, e ficam a saber completamente C por DOS, depois aí sim, recorrem á internet, sabendo o basico, procurando por stuff mais avançada.
Sharkarp 16-11-2007, 22:25 Epá se vocês realmente querem programar C, dediquem-se um bocado e comprem o livro "Linguagem C" feito por Luís Damas, são 25€ se não me engano, e ficam a saber completamente C por DOS, depois aí sim, recorrem á internet, sabendo o basico, procurando por stuff mais avançada.
Dev-C++ também dá o output em consola/DOS, não tem nada a ver. Só muda a Interface.
E se estão a aprender, comprar o livro não era má ideia, sempre ensina qualquer coisinha.
|
|