View Full Version : Distro, procura-se
Romani48 02-10-2007, 18:52 Boas GNU ppl e Linux Users
depois de ter stressado com o Ubuntu 7.04 devido a não conseguir instalar a minha grafica, e depois de ja o ter conseguido, dava um erro esquisito que nem nos logs aparecia e que era sobre o meu monitor..
Venho aqui pedir por uma distro que cumpra estes requisitos
- Gestor GNOME
- Que não vá ter problemas em instalar a minha 8600GT.. a ultima vez que consegui só pelo envy
- que a sua configuração não seja muito complicada
- não sei se tem alguma coisa a ver, neste aspecto sou um bocado n00b, mas que as instalações em modo administrador or Whatever seja feito em Sudu.. pelo o que li há algumas distros que não usam isto mas outro..
- Que suporte o Compiz Fusion
EDIT:
- se incluir algumas aplicações de edição vectorial/raster mais avançadas também agradeço..
básicamente isto..
corrijam tiver errado em algum ponto..
slack_guy 02-10-2007, 19:28 mas que as instalações em modo administrador or Whatever seja feito em Sudu.. pelo o que li há algumas distros que não usam isto mas outro
Há algumas distros que usam `sudo`. O 'resto do mundo' usa `su`.
tenho aqui PCLinuxOS Gnome (http://www.linuxgator.org/Gnome/gnome_page/gnome.html), que creio ser o ideal para ti.... embora não tenha a ceretza de que cumpra todos os requesitos....
ps- não me esqueci da assinatura.... tks, again......
Romani48 02-10-2007, 20:05 Há algumas distros que usam `sudo`. O 'resto do mundo' usa `su`.
humm so difere nisso? nesse caso podem esquecer esse requisito
tenho aqui PCLinuxOS Gnome (http://www.linuxgator.org/Gnome/gnome_page/gnome.html), que creio ser o ideal para ti.... embora não tenha a ceretza de que cumpra todos os requesitos....
hmm parece ser interesante :p e eu procurei pelo PCLinuxOS mas so encontrei o KDE :p
as tantas vou experimentar
mais alguma distro a considerar?
nao queria gastar os downloads todos em 3 dias :p
ja vou em 7Gb :D
EDIT: ups! 8Gb em 15.. ou melhor 20 mas so vao por mais 5Gb a meio do mes
Romani48 02-10-2007, 20:07 já agora.. o debian.. tem os meus requisitos?
O debian já me parece mais avançado do que aquilo que queres. Para não gastares tanto tráfego podes utilizar este (http://cesium.di.uminho.pt/pub/) mirror.
petersaints 02-10-2007, 20:12 O Debian penso é que não seja fácil de configurar (só corri em VirtualBox e ai é out-of-the-box). A vantagem do Debian para mim é a quantidade de pacotes e a possibilidade de caso queiras a última versão de pacotes podes ir buscar à unstable estando a usar a testing.
Romani48 02-10-2007, 20:41 nah esqueçam debian.. 3 dvds de 4Gb cada? :wow: lá se ia o trafego lol
para ja estou a ver o pclinuxOS e o dreamlinux.. apesar que estou agora a instalar no virtualPC o ubuntustudio porque gostei das aplicações que traz e como o tinha por aqui.. só para ver
nah esqueçam debian.. 3 dvds de 4Gb cada? :wow: lá se ia o trafego lol
Lol, dude, tu não disseste isso, certo? :p
netinstall, conheces? usada por esse mundo das distros (Debian, Gentoo, e de certeza que mais), é uma pequena .iso com cerca de 100 MiB (dependendo da arch), que contem tudo o que é essencial (menos o raio do build-essentials :D) para teres o PC a funcionar. Depois, adicionas só o que queres.. nada de programas inuteis que não queres para nada...
Eu sinceramente, digo-te para tentares o 7.10 ou ires para algo tipo Debian ou Arch. Andar para tras ou para o lado é o mesmo que nada; ficares no mesmo sitio ainda se percebe :P
Nazgulled 02-10-2007, 21:35 Recomendava-te Gentoo, mas dizes que não queres nada complicado...
E qualquer distro pode ficar a funcionar com sudo tal e qual o Ubuntu, eu fiz isso na minha máquina Gentoo.
nah esqueçam debian.. 3 dvds de 4Gb cada? :wow: lá se ia o trafego lol
para ja estou a ver o pclinuxOS e o dreamlinux.. apesar que estou agora a instalar no virtualPC o ubuntustudio porque gostei das aplicações que traz e como o tinha por aqui.. só para ver
Boas
Quanto ao Debian podes sempre fazer um "net install" sacas a .iso com 180Mb (penso eu), que tras o basico para começar a instalação, depois instalas o que necessitas.
Cumprimentos
Em qualquer distro podes instalar o sudo e depois adicionar o teu user aos /etc/sudoers ...
Até agora não me lembrei de nenhuma distro que não faça o que tu pedes...
Romani48 02-10-2007, 23:49 ausento me por uns minutos e dá nisto :D á grande TZ!!
Lol, dude, tu não disseste isso, certo? :p
netinstall, conheces? usada por esse mundo das distros (Debian, Gentoo, e de certeza que mais), é uma pequena .iso com cerca de 100 MiB (dependendo da arch), que contem tudo o que é essencial (menos o raio do build-essentials :D) para teres o PC a funcionar. Depois, adicionas só o que queres.. nada de programas inuteis que não queres para nada...
Eu sinceramente, digo-te para tentares o 7.10 ou ires para algo tipo Debian ou Arch. Andar para tras ou para o lado é o mesmo que nada; ficares no mesmo sitio ainda se percebe :P
Boas
Quanto ao Debian podes sempre fazer um "net install" sacas a .iso com 180Mb (penso eu), que tras o basico para começar a instalação, depois instalas o que necessitas.
Cumprimentos
cala te boca :rolleyes: :p
quero dizer.. ando a ver o debian.. depois vejo o net install mas digo hmm deixa ver o CD/dvd completo.. e ando para a frente.. e esquecime depois completamente
:lol:
how lame? :joker:
Recomendava-te Gentoo, mas dizes que não queres nada complicado...
E qualquer distro pode ficar a funcionar com sudo tal e qual o Ubuntu, eu fiz isso na minha máquina Gentoo.
hmm eu quando digo que nao quero nada complicado quero dizer uma coisa que out of the box ja traga a maioria dos drivers do meu hardware.. mas o que nao tiver, grafica e assim isso é na boa que eu safo me :p não sou um BIG n00b.. um n00bzinho vá :D
Em qualquer distro podes instalar o sudo e depois adicionar o teu user aos /etc/sudoers ...
Até agora não me lembrei de nenhuma distro que não faça o que tu pedes...
pois já me apercebi disso.. (do sudo) por isso ja disse que para mim ja nao me faz diferença
cumps
ja está a sacar o debian.. mas amanha vou dar uma last try ao Ubuntu.. se calhar o studio.. assim poupo nos downloads a ferramentas de edição gráfica;)
que me dizem?
Eu tenho aqui as seguintes distros
Ubuntu 6.04, 6.10, 7.04
Ubuntu Studio 7.04
Linux Mint Cassandra (Ubuntu 7.04)
Mandriva 2007
Dreamlinux 2.0
e outros muito antigos que nao valem o esforço
Podes pôr qualquer distro a cumprir os requisitos que queres, desde que percas tempo a configurá-la.
Como queres uma cena relativamente simples, aconselhava-te a investir no ubuntu e perceberes o que se está a passar para não funcionar direito.
Se estiveres disposto a "fuçar" um pouco ... então recomendo-te debian hands down.
Já agora, se quiseres um mirror nacional usar o darkstar.
Romani48 03-10-2007, 07:57 Podes pôr qualquer distro a cumprir os requisitos que queres, desde que percas tempo a configurá-la.
Como queres uma cena relativamente simples, aconselhava-te a investir no ubuntu e perceberes o que se está a passar para não funcionar direito.
Se estiveres disposto a "fuçar" um pouco ... então recomendo-te debian hands down.
Já agora, se quiseres um mirror nacional usar o darkstar.
boas.. pois vou mesmo retentar o ubuntu.. isto é mais porque eu não quero perder muito tempo a configurar.. isto porque já antes tinha perdido muito tempo e depois com a troca de pc lá se foi o trabalho :D
quanto a mirrors nacionais não vale a pena porque a TvTEl não distingue o tipo de tráfego ;)
astrisko 03-10-2007, 09:26 tenho aqui PCLinuxOS Gnome (http://www.linuxgator.org/Gnome/gnome_page/gnome.html), que creio ser o ideal para ti.... embora não tenha a ceretza de que cumpra todos os requesitos....
Mas essa versão já está a 100%? Na altura que testei o PCLinuxOS, ouvi falar de um projecto para Gnome, mas que ainda estava carregado de bugs, se tiver a estabilidade da versão KDE é uma distro a considerar sem dúvida.
não usei o pclinuxos gnome... mas creio que passados dois anos do seu lançamento, deve estar a funcionar na perfeição...
Romani48 03-10-2007, 22:17 básicamente pessoal, quero uma distro que nao tenha problemas com a grafica :p
sinceramente amanha que sexta é feriado vou instalar o Ubuntu Studio.. depois vejo
Nenhuma distro tem problemas (que não possam ser facilmente resolvidos) com a grafica. :P
Romani48 04-10-2007, 17:21 diz isso ao linux mint.. que deu um erro que nao aparecia nos logs
ta noutra thread..
vou agora instalar o Studio.. tenho aqui o fedora core 7.. mas prefiro o ubuntu nao sei porque :p
Romani48 11-10-2007, 19:35 boas ppl
reinstalei o mint, ja ta tudo 5*
agora.. ou é de mim ou o compiz fusion é uma tristeza e ainda pouco se pode fazer nele?
:x2:
slack_guy 11-10-2007, 20:10 compiz fusion é uma tristeza e ainda pouco se pode fazer nele
isso é apenas 'eye-candy'... utilidade, pensando bem.... não tem nenhuma. Serve apenas para consumir recursos da máquina.
Esse é o grande feito do 'eye-candy': somos tentados a gastar mais (mais RAM, melhores placas gráficas...) para ter coisas 'bonitas' e, no final de contas, de nada servem. É o mesmo com o Aero do Vista, o MacOSX, enfim... a gente gosta de coisas giras... mas realmente... não servem para nada.
Eu cá fiz uma demonstração do compiz a uns amigos com o Vista e outros com o MacOSX... e eles.. ah e tal... muito giro.... e isso serve para quê?... errr para nada, disse eu.
O que me deixa 'instisfeito' com este 'estado da arte' é que, como parece que não se consegue inventar mais nada depois do pão às fatias, amanham-se ums coisitas para encher o olho: janelas a abanar, transparências, cubos com desktops a rodar... enfim... nada de novo.
Relativamente a interfaces com o utilizador, a informática está num marasmo há uma boa vintena de anos. Ainda não conseguimos sair das janelas.
ruimoura 11-10-2007, 21:07 Boas GNU ppl e Linux Users
depois de ter stressado com o Ubuntu 7.04 devido a não conseguir instalar a minha grafica, e depois de ja o ter conseguido, dava um erro esquisito que nem nos logs aparecia e que era sobre o meu monitor..
Venho aqui pedir por uma distro que cumpra estes requisitos
- Gestor GNOME
- Que não vá ter problemas em instalar a minha 8600GT.. a ultima vez que consegui só pelo envy
- que a sua configuração não seja muito complicada
- não sei se tem alguma coisa a ver, neste aspecto sou um bocado n00b, mas que as instalações em modo administrador or Whatever seja feito em Sudu.. pelo o que li há algumas distros que não usam isto mas outro..
- Que suporte o Compiz Fusion
EDIT:
- se incluir algumas aplicações de edição vectorial/raster mais avançadas também agradeço..
básicamente isto..
corrijam tiver errado em algum ponto..
Fedora. Esperas um pouco pelo 8, ou instalas já o 7, que é, na minha opinião, a melhor distro já alguma vez feita (apesar dos bugs inicias na versão final, entretanto corrigidos)
isso é apenas 'eye-candy'... utilidade, pensando bem.... não tem nenhuma. Serve apenas para consumir recursos da máquina.
Esse é o grande feito do 'eye-candy': somos tentados a gastar mais (mais RAM, melhores placas gráficas...) para ter coisas 'bonitas' e, no final de contas, de nada servem. É o mesmo com o Aero do Vista, o MacOSX, enfim... a gente gosta de coisas giras... mas realmente... não servem para nada.
Eu cá fiz uma demonstração do compiz a uns amigos com o Vista e outros com o MacOSX... e eles.. ah e tal... muito giro.... e isso serve para quê?... errr para nada, disse eu.
O que me deixa 'instisfeito' com este 'estado da arte' é que, como parece que não se consegue inventar mais nada depois do pão às fatias, amanham-se ums coisitas para encher o olho: janelas a abanar, transparências, cubos com desktops a rodar... enfim... nada de novo.
Relativamente a interfaces com o utilizador, a informática está num marasmo há uma boa vintena de anos. Ainda não conseguimos sair das janelas.
A única coisa que me estou a lembrar que faz jeito é a capacidade de fazer zoom, é capaz de haver mais mas como não uso o compiz não estou muito por dentro.
Oi,
Actualmente tenho usado a distro Arch Linux (http://www.archlinux.org/about/) e recomendo :)
Se seguires a Wiki, mais propriamente o beginners guide, instalas-a bem e aprendes qualquer coisa ;)
Para o meu caso, excelente. Muito rápida, sem os "lixos" das distros como Ubuntu ou Fedora. Instalas o que precisas, quando precisas.
Cumprimentos.
ruimoura 11-10-2007, 22:19 Oi,
Actualmente tenho usado a distro Arch Linux (http://www.archlinux.org/about/) e recomendo :)
Se seguires a Wiki, mais propriamente o beginners guide, instalas-a bem e aprendes qualquer coisa ;)
Para o meu caso, excelente. Muito rápida, sem os "lixos" das distros como Ubuntu ou Fedora. Instalas o que precisas, quando precisas.
Cumprimentos.
Isso é que é falar :D
Boas... tambem me estou agora a iniciar no mundo linux embora apenas em servidores.
Mas eu recomendo-te o Mint (http://linuxmint.com/) como já referiram é muito intuitivo ou podes sempre tentar o openSUSE (http://www.opensuse.org) que é uma distribuição user-friendly com quase td gráfico. O MEPIS (http://www.mepis.org) tambem é uma opcção a considerar.
Romani48 11-10-2007, 23:26 Calma Jovens! :D
Não sou um "begginer" em Linux.. já há uns bons anos que "mexia" nisto.. apesar que não lhe dei muita atenção.. o que melhor ja tive foi um ubuntu que tava excelente.. mas com a mudança para C2D foi eliminado.
Tenho agora o Mint Cassandra + os repositorios do Ubuntu Studio, porque os programas dão me jeito e a interface tá genial lol
Agora isto ta 5*.. antes tinha problemas.. mas ja os resolvi... ao que parece o Mint é um pouco sensivel em relação ao Xorg.conf.. enfim lol
Depois
MEPIS é KDE
SUSE não estava para descarregar da net lol
Arch Linux é bom para o meu PC antigo, se nao tivesse Mint todo alterado também lol.. talvez depois experimente..
+/-.. O Beryl dá va me bastante jeito com o Cubo para os vários desktops, tal como o Compiz me dá..
o problema é que muito do que se ve no youtube não tem para configurar, apesar de ter as plugins todas instaladas.. tenho de explorar.. mas certamente tenho la coisas que dão jeito.. não é so eyecandy..
caso do vista com o Flip3D que me dá imenso jeito, os live tumbnails, e o aero também.. porque vejo o que anda a acontecer por trás..
Omfg beryl/compiz é só eye candy... ao menos usem-os em modos antes de falar.
Consumir recursos para nada? Realmente... "matar" o processador para arrastar uma simples janela quando temos uma grafica que serve quase só para isso... genial. Principalmente quando é necessaro hardware "topo de gama" tipo GeForce2, para correr isso.
Transparencias em real-time, agrupar janelas, roda do rato no desktop para mudar de workspace, cantos do ecra para mostrar/seleccionar/esconder janelas, zoom, focus on mouse houver.
Ao menos dêm-se ao trabalho de elaborar uma opinião antes de mandarem bitaites pro ar, assim evitam dar a impressão que acham que o compiz é só efeitos de chuva e janelas a abanar.
Arch Linux é bom para o meu PC antigo, se nao tivesse Mint todo alterado também lol.. talvez depois experimente..
Se Arch Linux é bom para o teu PC antigo, imagina num novo :)
Tens tudo o que outra distribuição tem. A diferença é que és tu que escolhes quando instalar e o quê. Não encontras este poder de personalização em mais lado nenhum (excepto em Gentoo, mas compilar sources = queimar tempo hoje em dia). Além disso ficas com um sistema "tweakado" ao teu gosto, sem serviços e lixo desnecessário. Gastas recursos no que instalaste e não em serviços que nem sequer sabes que lá estão ;)
Cumprimentos.
slack_guy 13-10-2007, 00:37 assim evitam dar a impressão que acham que o compiz é só efeitos de chuva e janelas a abanar.
err... também há uma cena com labaredas....
http://www.compiz.org/:
- Increases productivity (devem estar a brincar: como é que aumento a produtividade se o sistema fica mais lento?) and enjoyment (concordo).
- Impress your family and friends (touché!).
Romani48 13-10-2007, 02:21 @ VuDu (http://www.techzonept.com/member.php?u=11329)
calma ;) para mim o compiz é mais que eyecandy.. dá me bastante jeito para trabalhar com vários desktops entre outras coisas, como as notas
@ souto (http://www.techzonept.com/member.php?u=9466)
hmm, ok prometo que mais tarde instalarei.. agora o mint está porreiro ;)
@ VuDu (http://www.techzonept.com/member.php?u=11329)
calma ;) para mim o compiz é mais que eyecandy.. dá me bastante jeito para trabalhar com vários desktops entre outras coisas, como as notas
@ souto (http://www.techzonept.com/member.php?u=9466)
hmm, ok prometo que mais tarde instalarei.. agora o mint está porreiro ;)
Como é que te dá jeito para trabalhar com vários desktops se aquilo tem um delay considerável a mudar de um para o outro? Eu com GNOME é só carregar em ALT+CTRL+ESQUERDA/DIREITA que vou para o próximo desktop quase instantâneamente.
Para notas podes usar o Tomboy por exemplo.
slack_guy 13-10-2007, 22:29 Eu com GNOME é só carregar em ALT+CTRL+ESQUERDA/DIREITA que vou para o próximo desktop quase instantâneamente.
Isso é 100% configurável. Dependendo do DM/WM que se use, até com gestos do rato se pode alternar entre os desktops virtuais.
Romani48 14-10-2007, 00:19 ;2094627']Como é que te dá jeito para trabalhar com vários desktops se aquilo tem um delay considerável a mudar de um para o outro? Eu com GNOME é só carregar em ALT+CTRL+ESQUERDA/DIREITA que vou para o próximo desktop quase instantâneamente.
Para notas podes usar o Tomboy por exemplo.
Pois.. mas a mim dá me mais jeito assim.. ou com o Beryl..
são manias, coisas.. mas prefiro
e não se preocupem com os recursos.. eu nao me preocupo.. o PC dá me a 200%
Se Arch Linux é bom para o teu PC antigo, imagina num novo :)
Tens tudo o que outra distribuição tem. A diferença é que és tu que escolhes quando instalar e o quê.
E nas outras não escolhes o que instalar?
Romani48 14-10-2007, 01:16 E nas outras não escolhes o que instalar?
o que ele deverá querer dizer é que com este traz poucas coisas in-bundle-out-of-the-box..
o que ele deverá querer dizer é que com este traz poucas coisas in-bundle-out-of-the-box..
Em muitas outras distros (e.x. Debian) também podes escolher fazer uma instalação com muito pouca coisa.
Romani48 14-10-2007, 14:59 Em muitas outras distros (e.x. Debian) também podes escolher fazer uma instalação com muito pouca coisa.
pois isso sei o eu :p
|
|