View Full Version : Pedido de Ajuda

Azorean
28-09-2007, 22:58
Olá amigos peço desculpa se este não for o sitiu correcto para colocar o meu pedido de ajuda que passo a descrever agora.
Tenho um Desktop com uma board Asus "P5B", na qual existe algumas fichas "SATA" e uma unica ficha "IDE" na qual tenho um disco de 80Gb e o Leitor/Gravador de DVD/CD ligados por cabos "IDE", agora o que é que acontece, adquiri um disco "SATA II" de 250Gb e gostava de o ligar e poder ter dois sistemas operativos no disco de 250Gb por exemplo o "WinVista" e o WinXP", só que não sei como se faz e como se liga.
Agradecia que alguem com conhecimentos na area me podesse ajudar nesta aventura.
Grato desde já pela atenção dispensada..

luikki
29-09-2007, 00:05
a tua board trazia um cabos sata vermelhos... são esses que tens de usar para ligar o disco à bord...
http://i82.photobucket.com/albums/j254/luikki/asus.png

Jorge Paiva
29-09-2007, 00:36
Boa noite :)

Partindo do princípio que sabes o que é um cabo sata:

http://img215.imageshack.us/img215/1167/cabossatabd0.jpg

São aqueles vermelhos enrolados no canto superior direito da imagem!

E que sabes quais são as portas SATA:

São aquelas 4 iguais que o luikki apontou com a seta amarela.

O disco Sata tem um conector macho, as fichas da motherboard também são machos, as fichas do cabo são fêmeas em ambas as extremidades, tem todos formato de L e só existe uma forma correcta de encaixar, tens de olhar e ver qual é. não vale a pena forçar, pois o encaixe é fácil e leve.

Está também tudo esquematizado na página 2-26 do manual da tua board.

As ficha de energia para discos sata já vêm de origem nas fontes modernas, senão, a motherboard deve trazer adaptadores molex-sata. Esta ficha normalmente tem uma cor escura, preta ou castanha, é fêmea e o encaixe têm forma de L e só há uma forma correcta de a encaixar no macho do disco. Tens de olhar e ver qual é. Não forces.

Finalmente, a bios vem configurada por default para discos ide, deves manter assim, pois reconhecerá devidamente os teus discos sata e os ide.

Seguidamente inicias o pc com o cd do windows na drive de DVDs e instalas o windows onde quiseres.

Azorean
29-09-2007, 03:07
Muito obrigado a todos vós pela vossa preciosa ajuda. Mais uma vez muito obrigado