Desktop + Portátil: transferência de ficheiros via wireless. Como fazer?

^lupas^

Power Member
Tenho um portátil e um computador em casa e um router wireless da linksys à muito pouco tempo.

Gostaria de trocar ficheiros entre ambos sem ter de recorrer a cd's, dvd's ou pen's... Ou seja, via wireless!

Primeiro do que nada: É possível????
Se sim, como? Expliquem aí passinho por passinho como fazer sff ;)

Obrigado

PS: sou mesmo noob nesta bodega do wireless e de redes domésticas :lol:


Ultimos avanços:
A partir do desktop, consigo aceder às pastas que partilho no portátil, mas vice-versa.... não arranjo maneira de conseguir =(

lanej1.png



o problema é que no portátil, quando carrego no "Ver Computadores do Grupo de Trabalho", demora algo como um ou dois minutos a pensar e mostra a msg de erro que aí deixo. Este processo no computador é instantâneo, logo o aceder às pastas que tenho partilhadas no portátil, também =s
ajudem-me
 
Última edição:
sim é possivel... tmb faco isso as vezes.. embora seja mt mais lento k por cabo..

vamos por passos:
tens net no portatil kndo o ligas?
 
Tenho um portátil e um computador em casa e um router wireless da linksys à muito pouco tempo.

Gostaria de trocar ficheiros entre ambos sem ter de recorrer a cd's, dvd's ou pen's... Ou seja, via wireless!

Primeiro do que nada: É possível????
Se sim, como? Expliquem aí passinho por passinho como fazer sff ;)

Obrigado

PS: sou mesmo noob nesta bodega do wireless e de redes domésticas :lol:

Offtopic:
As aulas de RC não te ajudam nessa questão? :002:
 
Offtopic:
As aulas de RC não te ajudam nessa questão? :002:

as aulas de RC são mta parra e pouca uva :-D


sim é possivel... tmb faco isso as vezes.. embora seja mt mais lento k por cabo..

vamos por passos:
tens net no portatil kndo o ligas?

vá... também não preciso de ajuda a esse ponto :)
Sim tenho net no portátil... essa parte já passei, queria mesmo era passar os ficheiros :p
Se puderes explicar como fazer por cabo, também ficava agradecido ;)

obrigado
 
é assim, eu faço assim aqui em casa... placa de rede do portatil ligado com um cabo de rede normal a placa de rede do pc...
mudo os ip´s para imagina:

Portatil:
134:123:123:01
255:255:0:0

PC:
134:123:123:01
255:255:0:0

e é so procurar os meus locais na rede pelas pastas partilhadas
 
é assim, eu faço assim aqui em casa... placa de rede do portatil ligado com um cabo de rede normal a placa de rede do pc...
mudo os ip´s para imagina:

Portatil:
134:123:123:01
255:255:0:0

PC:
134:123:123:01
255:255:0:0

e é so procurar os meus locais na rede pelas pastas partilhadas

mudar os IP's?

=s

não percebi...
 
Coloca o portátil e o pc no mesmo grupo de trabalho.
Painel de controlo > Sistema > Nome do Computador > Clica em "alterar"
nessa janela dá um nome ao pc e no grupo de trabalho outro qualquer que desejares, no portatil faz o mesmo mas com um "nome do computador" diferente é óbvio. De seguida partilha uma pasta num dos lados ou nos dois (tanto faz) e activa a permissão de modificar os ficheiros para os utilizadores da rede.
Com sorte é só isso que precisas, reinicia os dois computadores e vai aos "meus locais na rede", deverás ter lá as pastas partilhadas. Testa a partilha de ficheiros e já está.

Se tiveres firewalls (menos a do windows) pelo meio é que pode ser mais chato, tens configurações extra a fazer.


Ps. É claro que os dois computadores tem que estar na mesma rede (ips), mas mt possivelmente já estão visto teres um router. A maioria senão todos já vem com o dhcp preparado para isso.
 
Instala um servidor de FTP num, e um cliente de FTP noutro.
Há muitos bons em freeware. E em 1 minuto instalas isso.

Quando quiseres transferir ficheiros, ligas o servidor, ligas o cliente, e está a andar.
(Estou a presumir que queres uma solução rápida para transferir ficheiros apenas e não uma solução "always on", de ler/escrever noutro PC.)
 
Eu muito sinceramente detesto funcionar com os "locais de rede" do windows. são lentas e uma bodega para se conseguir por aquela cena a funcionar.

1º - Tens que colocar uma pasta partilhada onde queres ir buscar os ficheiros. ou seja: tens por exemplo o c:\emule\ficheiros completos\ que queres partilhar com o teu portatil. Com o botao do rato, clicas na pasta, vais a propriedades/partilha/activar partilha e das-lhe um nome. Se queres poder colocar ficheiros ou modificar os ficheiros existentes tens que clicar tambem no visto um pouco mais a baixo "permitir que os utilizadores modifiquem os meus ficheiros".

2º - Tens que ir à firewall que utilizas (mesmo que seja a do windows) e activar a partilha de ficheiros. Se for outra firewall sem ser a do windows, provavelmente tens que ir às network settings e criar uma regra para permitir o acesso dos pcs da rede (ex: Source: _ip portatil_ allow TCP e UDP)

3º - No IE, internet explorer, basta colocares assim inves de um http: "\\IP do PC" e pronto! vai-te aparecer as pastas partilhadas do PC.

FAQ:
da uma mensagem de erro ao tentar abrir esse endereço no IE: Provavelmente nao permitiste o acesso na firewall. tenta desactivar a firewall e tenta de novo.

Nao da erro mas tambem nao aparece nada. Não activaste a partilha na pasta. verifica.

Fica a remoer no endereço e depois da um erro de nao encontrado. Provavelmente colocaste o IP errado.
 
n confundam o rapaz pa instalar FTP...

se tens net no pc pronto, tens ja tudo ligado.. falta apenas fazeres o assistente de rede para poderes partilhar em ambos os pcs os documentos...

facil, vais a ligacoes de rede e clicas em assistente de rede, depois segues os passos e activas PArtilha de ficheiros e impressoras.. depois fazes o mesmo no portatil...

depois disso tipo se kizeres meter uma pasta a ser partilhada (ou seja, k apareca nos locais de rede do outro pc) basta clik direito PARTILHA e SEGURANCA

a forma para partilhar por cabo é a mesma.. compras um cabo crossover e depois funciona tmb.. (apos estes passos claro)
 
obrigado a todos ;) assim que puder tentar isso digo... é que agora fiquei sem o portátil momentaneamente e agora só tenho net outra vez domingo á noite.... terrinha time!
 
FAQ:
da uma mensagem de erro ao tentar abrir esse endereço no IE: Provavelmente nao permitiste o acesso na firewall. tenta desactivar a firewall e tenta de novo.

Nao da erro mas tambem nao aparece nada. Não activaste a partilha na pasta. verifica.

Fica a remoer no endereço e depois da um erro de nao encontrado. Provavelmente colocaste o IP errado.

tudo direitinho, mas não dá... nem com firewall ligada nem desligada!


2º - Tens que ir à firewall que utilizas (mesmo que seja a do windows) e activar a partilha de ficheiros. Se for outra firewall sem ser a do windows, provavelmente tens que ir às network settings e criar uma regra para permitir o acesso dos pcs da rede (ex: Source: _ip portatil_ allow TCP e UDP)

Não estou a ver como adicionar essa excepção na minha firewall... se alguém tiver, eu uso o McAfee


 
Eu muito sinceramente detesto funcionar com os "locais de rede" do windows. são lentas e uma bodega para se conseguir por aquela cena a funcionar.

1º - Tens que colocar uma pasta partilhada onde queres ir buscar os ficheiros. ou seja: tens por exemplo o c:\emule\ficheiros completos\ que queres partilhar com o teu portatil. Com o botao do rato, clicas na pasta, vais a propriedades/partilha/activar partilha e das-lhe um nome. Se queres poder colocar ficheiros ou modificar os ficheiros existentes tens que clicar tambem no visto um pouco mais a baixo "permitir que os utilizadores modifiquem os meus ficheiros".

2º - Tens que ir à firewall que utilizas (mesmo que seja a do windows) e activar a partilha de ficheiros. Se for outra firewall sem ser a do windows, provavelmente tens que ir às network settings e criar uma regra para permitir o acesso dos pcs da rede (ex: Source: _ip portatil_ allow TCP e UDP)

3º - No IE, internet explorer, basta colocares assim inves de um http: "\\IP do PC" e pronto! vai-te aparecer as pastas partilhadas do PC.

FAQ:
da uma mensagem de erro ao tentar abrir esse endereço no IE: Provavelmente nao permitiste o acesso na firewall. tenta desactivar a firewall e tenta de novo.

Nao da erro mas tambem nao aparece nada. Não activaste a partilha na pasta. verifica.

Fica a remoer no endereço e depois da um erro de nao encontrado. Provavelmente colocaste o IP errado.

é pa k forma menos directa e complicada para uma coisa tao simples... lol

a maneira mais simples é ele fazer o assistente de rede em cada um dos pcs.. e seguir os passos consoante o k ker.. assim todas as definicoes IP, Firewall etc sao logo activadas e configuradas..
depois para partilhar uma pasta basta fazeres como o alexbb disse.. clik direito PARTILHA E SEGURANCA e depois partilhar a pasta..
no outro pc para acederes a pasta partilhada anteriormente basta ires LOCAIS DE REDE em vez d andares a meter IP's e Dominios no IE etc..
 
my way:

- desliga firewall e antivirus, etc
- certifica-te que a partilha de ficheiros está ligada (propriedades da ligação em cada um dos pc's)
- iniciar > executar > \\nome_do_pc\d$ (sendo d a drive d: do computador de destino, mudas para a drive a que queres aceder)
- vai-te pedir username e password, aconselho-te a usar o "administrator", e certifica-te que tens password na conta de admin porque é uma restrição de segurança do windows, não deixa aceder sem password
- voilá!
 
A partir do desktop, consigo aceder às pastas que partilho no portátil, mas vice-versa.... não arranjo maneira de conseguir =(

lanej1.png



o problema é que no portátil, quando carrego no "Ver Computadores do Grupo de Trabalho", demora algo como um ou dois minutos a pensar e mostra a msg de erro que aí deixo. Este processo no computador é instantâneo, logo o aceder às pastas que tenho partilhadas no portátil, também =s
ajudem-me
 
Bem eu tenho um desktop e um portátil e consegui montar a rede como desejava à algum tempo. Neste momento consigo partilhar filheiros entre os dois e também a impressora. Isto tudo sem fios. Não foi muito fácil, principalmente porque nunca tinha montado redes... lembro-me que usei o assistente de redes e lá consegui ao fim de algumas tentativas. Também me recordo de criar uma pasta partilhada em cada pc nos "Shared Folders" (Documentos Partilhados)...

Se calhar não te ajudou muito mas isto é o que me lembro :(
 
Back
Topo