View Full Version : Desktop + Portátil: transferência de ficheiros via wireless. Como fazer?
Tenho um portátil e um computador em casa e um router wireless da linksys à muito pouco tempo.
Gostaria de trocar ficheiros entre ambos sem ter de recorrer a cd's, dvd's ou pen's... Ou seja, via wireless!
Primeiro do que nada: É possível????
Se sim, como? Expliquem aí passinho por passinho como fazer sff ;)
Obrigado
PS: sou mesmo noob nesta bodega do wireless e de redes domésticas :lol:
Ultimos avanços:
A partir do desktop, consigo aceder às pastas que partilho no portátil, mas vice-versa.... não arranjo maneira de conseguir =(
http://img74.imageshack.us/img74/1548/lanej1.png
o problema é que no portátil, quando carrego no "Ver Computadores do Grupo de Trabalho", demora algo como um ou dois minutos a pensar e mostra a msg de erro que aí deixo. Este processo no computador é instantâneo, logo o aceder às pastas que tenho partilhadas no portátil, também =s
ajudem-me
sim é possivel... tmb faco isso as vezes.. embora seja mt mais lento k por cabo..
vamos por passos:
tens net no portatil kndo o ligas?
MadOnion 28-09-2007, 17:46 Tenho um portátil e um computador em casa e um router wireless da linksys à muito pouco tempo.
Gostaria de trocar ficheiros entre ambos sem ter de recorrer a cd's, dvd's ou pen's... Ou seja, via wireless!
Primeiro do que nada: É possível????
Se sim, como? Expliquem aí passinho por passinho como fazer sff ;)
Obrigado
PS: sou mesmo noob nesta bodega do wireless e de redes domésticas :lol:
Offtopic:
As aulas de RC não te ajudam nessa questão? :002:
Offtopic:
As aulas de RC não te ajudam nessa questão? :002:
as aulas de RC são mta parra e pouca uva :-D
sim é possivel... tmb faco isso as vezes.. embora seja mt mais lento k por cabo..
vamos por passos:
tens net no portatil kndo o ligas?
vá... também não preciso de ajuda a esse ponto :)
Sim tenho net no portátil... essa parte já passei, queria mesmo era passar os ficheiros :p
Se puderes explicar como fazer por cabo, também ficava agradecido ;)
obrigado
filisilva 28-09-2007, 21:53 é assim, eu faço assim aqui em casa... placa de rede do portatil ligado com um cabo de rede normal a placa de rede do pc...
mudo os ip´s para imagina:
Portatil:
134:123:123:01
255:255:0:0
PC:
e é so procurar os meus locais na rede pelas pastas partilhadas
é assim, eu faço assim aqui em casa... placa de rede do portatil ligado com um cabo de rede normal a placa de rede do pc...
mudo os ip´s para imagina:
Portatil:
PC:
e é so procurar os meus locais na rede pelas pastas partilhadas
mudar os IP's?
=s
não percebi...
dreamerboy 28-09-2007, 22:58 Coloca o portátil e o pc no mesmo grupo de trabalho.
Painel de controlo > Sistema > Nome do Computador > Clica em "alterar"
nessa janela dá um nome ao pc e no grupo de trabalho outro qualquer que desejares, no portatil faz o mesmo mas com um "nome do computador" diferente é óbvio. De seguida partilha uma pasta num dos lados ou nos dois (tanto faz) e activa a permissão de modificar os ficheiros para os utilizadores da rede.
Com sorte é só isso que precisas, reinicia os dois computadores e vai aos "meus locais na rede", deverás ter lá as pastas partilhadas. Testa a partilha de ficheiros e já está.
Se tiveres firewalls (menos a do windows) pelo meio é que pode ser mais chato, tens configurações extra a fazer.
Ps. É claro que os dois computadores tem que estar na mesma rede (ips), mas mt possivelmente já estão visto teres um router. A maioria senão todos já vem com o dhcp preparado para isso.
Skywatcher 28-09-2007, 23:04 Instala um servidor de FTP num, e um cliente de FTP noutro.
Há muitos bons em freeware. E em 1 minuto instalas isso.
Quando quiseres transferir ficheiros, ligas o servidor, ligas o cliente, e está a andar.
(Estou a presumir que queres uma solução rápida para transferir ficheiros apenas e não uma solução "always on", de ler/escrever noutro PC.)
Eu muito sinceramente detesto funcionar com os "locais de rede" do windows. são lentas e uma bodega para se conseguir por aquela cena a funcionar.
1º - Tens que colocar uma pasta partilhada onde queres ir buscar os ficheiros. ou seja: tens por exemplo o c:\emule\ficheiros completos\ que queres partilhar com o teu portatil. Com o botao do rato, clicas na pasta, vais a propriedades/partilha/activar partilha e das-lhe um nome. Se queres poder colocar ficheiros ou modificar os ficheiros existentes tens que clicar tambem no visto um pouco mais a baixo "permitir que os utilizadores modifiquem os meus ficheiros".
2º - Tens que ir à firewall que utilizas (mesmo que seja a do windows) e activar a partilha de ficheiros. Se for outra firewall sem ser a do windows, provavelmente tens que ir às network settings e criar uma regra para permitir o acesso dos pcs da rede (ex: Source: _ip portatil_ allow TCP e UDP)
3º - No IE, internet explorer, basta colocares assim inves de um http: "\\IP do PC" e pronto! vai-te aparecer as pastas partilhadas do PC.
FAQ:
da uma mensagem de erro ao tentar abrir esse endereço no IE: Provavelmente nao permitiste o acesso na firewall. tenta desactivar a firewall e tenta de novo.
Nao da erro mas tambem nao aparece nada. Não activaste a partilha na pasta. verifica.
Fica a remoer no endereço e depois da um erro de nao encontrado. Provavelmente colocaste o IP errado.
n confundam o rapaz pa instalar FTP...
se tens net no pc pronto, tens ja tudo ligado.. falta apenas fazeres o assistente de rede para poderes partilhar em ambos os pcs os documentos...
facil, vais a ligacoes de rede e clicas em assistente de rede, depois segues os passos e activas PArtilha de ficheiros e impressoras.. depois fazes o mesmo no portatil...
depois disso tipo se kizeres meter uma pasta a ser partilhada (ou seja, k apareca nos locais de rede do outro pc) basta clik direito PARTILHA e SEGURANCA
a forma para partilhar por cabo é a mesma.. compras um cabo crossover e depois funciona tmb.. (apos estes passos claro)
obrigado a todos ;) assim que puder tentar isso digo... é que agora fiquei sem o portátil momentaneamente e agora só tenho net outra vez domingo á noite.... terrinha time!
FAQ:
da uma mensagem de erro ao tentar abrir esse endereço no IE: Provavelmente nao permitiste o acesso na firewall. tenta desactivar a firewall e tenta de novo.
Nao da erro mas tambem nao aparece nada. Não activaste a partilha na pasta. verifica.
Fica a remoer no endereço e depois da um erro de nao encontrado. Provavelmente colocaste o IP errado.
tudo direitinho, mas não dá... nem com firewall ligada nem desligada!
2º - Tens que ir à firewall que utilizas (mesmo que seja a do windows) e activar a partilha de ficheiros. Se for outra firewall sem ser a do windows, provavelmente tens que ir às network settings e criar uma regra para permitir o acesso dos pcs da rede (ex: Source: _ip portatil_ allow TCP e UDP)
Não estou a ver como adicionar essa excepção na minha firewall... se alguém tiver, eu uso o McAfee
Eu muito sinceramente detesto funcionar com os "locais de rede" do windows. são lentas e uma bodega para se conseguir por aquela cena a funcionar.
1º - Tens que colocar uma pasta partilhada onde queres ir buscar os ficheiros. ou seja: tens por exemplo o c:\emule\ficheiros completos\ que queres partilhar com o teu portatil. Com o botao do rato, clicas na pasta, vais a propriedades/partilha/activar partilha e das-lhe um nome. Se queres poder colocar ficheiros ou modificar os ficheiros existentes tens que clicar tambem no visto um pouco mais a baixo "permitir que os utilizadores modifiquem os meus ficheiros".
3º - No IE, internet explorer, basta colocares assim inves de um http: "\\IP do PC" e pronto! vai-te aparecer as pastas partilhadas do PC.
FAQ:
é pa k forma menos directa e complicada para uma coisa tao simples... lol
a maneira mais simples é ele fazer o assistente de rede em cada um dos pcs.. e seguir os passos consoante o k ker.. assim todas as definicoes IP, Firewall etc sao logo activadas e configuradas..
depois para partilhar uma pasta basta fazeres como o alexbb disse.. clik direito PARTILHA E SEGURANCA e depois partilhar a pasta..
no outro pc para acederes a pasta partilhada anteriormente basta ires LOCAIS DE REDE em vez d andares a meter IP's e Dominios no IE etc..
my way:
- desliga firewall e antivirus, etc
- certifica-te que a partilha de ficheiros está ligada (propriedades da ligação em cada um dos pc's)
- iniciar > executar > \\nome_do_pc\d$ (sendo d a drive d: do computador de destino, mudas para a drive a que queres aceder)
- vai-te pedir username e password, aconselho-te a usar o "administrator", e certifica-te que tens password na conta de admin porque é uma restrição de segurança do windows, não deixa aceder sem password
- voilá!
A partir do desktop, consigo aceder às pastas que partilho no portátil, mas vice-versa.... não arranjo maneira de conseguir =(
http://img74.imageshack.us/img74/1548/lanej1.png
o problema é que no portátil, quando carrego no "Ver Computadores do Grupo de Trabalho", demora algo como um ou dois minutos a pensar e mostra a msg de erro que aí deixo. Este processo no computador é instantâneo, logo o aceder às pastas que tenho partilhadas no portátil, também =s
ajudem-me
Bem eu tenho um desktop e um portátil e consegui montar a rede como desejava à algum tempo. Neste momento consigo partilhar filheiros entre os dois e também a impressora. Isto tudo sem fios. Não foi muito fácil, principalmente porque nunca tinha montado redes... lembro-me que usei o assistente de redes e lá consegui ao fim de algumas tentativas. Também me recordo de criar uma pasta partilhada em cada pc nos "Shared Folders" (Documentos Partilhados)...
Se calhar não te ajudou muito mas isto é o que me lembro :(
no portatil tas como admin? verifica nas definicoes de contas no painel de controlo..
no portatil tas como admin? verifica nas definicoes de contas no painel de controlo..
sim, já confirmei, estou como administrador
mais alguma ajuda???
nelsondac 12-10-2007, 23:11 isso é firewall de certeza... vê bem as configurações... s
isso é firewall de certeza... vê bem as configurações... s
Não consegui configurar a firewall do McAfee, mas o facto é que depois de desligá-la tanto no pc como no portátil lá consegui fazer a transferência de ficheiros
nao deixes sem firewall.. pelo menos liga a do windows..
|
|