View Full Version : Que versão do Linux devo usar?

dj_ilum
25-09-2007, 00:38
Boas
ora é o seguinte
gostaria trabalhar no linux
alguem pode recomendar me um versao do linux sff?

LnxSlck
25-09-2007, 00:41
Antes de meteres um post, PROCURA!

Não faltam aqui posts a falar disso.

LinuxWarrior
25-09-2007, 10:58
Boas
ora é o seguinte

apesar de muito se falar por aqui...
tb nao custa nada dizer :)

experimenta o Kubuntu ou opensuse, pois sao bastante conhecidas e é mais facil obter alguma ajuda..
recomendo kubuntu, porque prefiro kde, mas nada te impede de ter outros.
experimenta e no final decide o que achares melhor... :D
nao ha nada como experimentar e ter opiniao propria.

Sckauter
28-09-2007, 11:38
Boas espero ajudar com estes links:

http://www.tuxs.org/chooser/

http://www.zegeniestudios.net/ldc/

Abraços

int
28-09-2007, 11:54
farto de perguntas destas estamos nós fartos. Procura.

Lê o Sticky: Ler antes de criar novo tópico sff (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=115660)
.

luikki
28-09-2007, 12:50
eu recomendo sempre esta (http://www.pclinuxos.com/).... e ainda podes receber em casa um live cd. (http://techzonept.com/showthread.php?t=195386)..

astrisko
28-09-2007, 14:52
Como já cá foi dito umas quantas vezes, não existe nenhuma distro ideal, existe quanto muito uma distro ideal para ti, uma que se adeque as tuas necessidades e que corra no teu hardware, como é que a descobres, é simples, vais experimentando, hoje em dia grande parte das distros correm já por livecd, logo nem necessitas de as instalar para testar.

Começa por experimentar as mais user friendly, como Ubuntu, OpenSuse, Mandriva, PCLinuxOS, Sabayon, Fedora... E atenção que novas versões de algumas destas distros estão ai a chegar, estou especialmente curioso para testar o Ubuntu 7.10, Mandriva 2008 e OpenSuse 10.3.

volcanlx
28-09-2007, 15:33
Tens variadíssimas versões à escolha, e como já disseram cada uma agrada a certas pessoas, tu tens de ver a que te agrada mais, o melhor e testares várias sem compromisso (live cd) e escolheres a que mais gostares.
Ninguém fala, mas tens distribuições made in Portugal como o Caixa Magica por exemplo, que em questões de suporte são as melhores a ter em conta...pois o suporte é português, claro que há distribuições mais conceituadas como o Ubuntu, kubunto - que são o mesmo mas com ambientes gráficos diferentes (Gnome, KDE respectivamente) tens o Mandriva, tens montes delas, é so procurar um pouco e testares os live cds para escolheres, eu pessoalmente gosto do Ubunto/Kubuntu, também já usei o caixa mágica que dá jeito para ligar à Internet se fores principiante porque vem pré-configurado para os ISP nacionais, basta meteres o login da Internet, mas nas outras distribuições não é isso que vai ser um problema.

neonl
28-09-2007, 16:55
Boas.

Eu recomendo-te qualquer coisa Ubuntu based... Ubuntu é bom, rápido, tem uma grande comunidade, etc.

Alguém recomendou Kubuntu e disse porquê... Eu recomendo Ubuntu (http://www.ubuntu.com) (GNOME) ou Xubuntu (http://www.xubuntu.org/) (Xfce) mas não Kubuntu (http://www.kubuntu.org/) (KDE) porque o KDE ao principio parece muito giro mas depois... De qualquer maneira muitos continuam a utilizá-lo e gostam, por tanto também não me vou por a criticar.

Passados uns tempos se te habituares, vais perceber (como eu) que o universo Linux continua para a frente de Ubuntu. Vais querer experimentar Debian, Slackware, Gentoo... Mas é possível que continues em Ubuntu.

Cumprimentos.

heeven
28-09-2007, 18:52
o bom é que podes escolher qq uma :) mas ubuntu(e afins :p), suse, fedora parecem-me as mais "aconselhadas" para começar

c3l5o
28-09-2007, 19:36
Ok tou com um problema parecido, preciso de mudar para uma distro trouble free... ou pelo menos que não precise de tanta configuração... Debian based e slackware tão fora de questão...

JKL22
28-09-2007, 20:17
Ok tou com um problema parecido, preciso de mudar para uma distro trouble free... ou pelo menos que não precise de tanta configuração... Debian based e slackware tão fora de questão...

Fedora 7.

VuDu
28-09-2007, 20:25
Porquê que debian based tá fora de questão? Seja como for, nesse caso ia para PCLinuxOS ou Mandriva.

neonl
28-09-2007, 20:46

Qual é o problema do Debian based??? Debian admito que seja difícil mas ubuntu???

c3l5o
29-09-2007, 13:37
Não quero debian based pq sou teimoso :P E depois de quase 3 anos de gentoo achas que é o Debian que me mete medo... Simplesmente nao quero Debian Based... E para meter slack mais vale ficar pelo gentoo...

Eu tinha aqui o DVD do Opensuse 10.2 mas já vi que não está assim tão cotado...

[knap]
29-09-2007, 15:08
E usas alguma coisa por estar bem cotada ou não? Pensava que o que importava era a excelência técnica.

O OpenSuse é das distribuições mais usadas, diria eu do top 5.

flsantos
29-09-2007, 15:57
A malta agora vai para linux por modas (por um lado ainda bem), mas "deitar a baixo" uma distro porque não está bem "cotada" é um pouco demais. Se fosse assim quase ninguém usava Debian ou outras distros mais "assustadoras".
De momento a moda é Ubuntu, pclinuxos, etc.
Para os que querem mostrar que são geeks vimos as distros mais hardcore como gentoo, archlinux, etc.
Pessoal, linux é linux, seja em que distribuição.
Claro que para quem nunca "brincou" com sistemas operativos é mais fácil começar com uma distro user-friendly.
Muitas delas têm liveCD, experimentem... e fiquem com a que gostam mais.

VuDu
30-09-2007, 15:01
A moda é PCLOS na cabeça de algumas pessoas... isso de pensar "já usei gentoo, agora sou mt leet para debian é alto lol"

c3l5o
30-09-2007, 15:55
Nunca me ouviste dizer isso pois não? É uma questão de preferência... Debian era o que usava antes de ir para gentoo e antes disso Suse... Não sou grande adepto do apt-get / aptitude... O yast2 não sei como está... Tenho de dar umas voltas por aí com as distros a ver... E quanto a modas, na minha opinião é o arch linux... Mas posso estar enganado :/

EDIT: Sem querer criar flames, mas depois de experimentar Suse e Fedora, adivinhem ao que voltei? Isso mesmo... o tal que demora 24h aqui a instalar...

neonl
01-10-2007, 19:34
Porra, se vais preferir a Debian/Debian based uma distro completamete para n00bs tipo Fedora core ou mandriva depois de ter usado gentoo só por não gostar de Synaptic ou de Apt-get...

esquiso
01-10-2007, 20:18
Porra, se vais preferir a Debian/Debian based uma distro completamete para n00bs tipo Fedora core ou mandriva depois de ter usado gentoo só por não gostar de Synaptic ou de Apt-get...

E qual é o problema? Linux não é escolha? Ele tem obrigatoriamente de gostar do apt? :zzz: Debian não é a 8ª maravilha, nem pode, de maneira alguma, ser considerada de modo global melhor do que as outras.. tudo depende das pessoas :) Parece-me que ele neste caso quer uma distro It Just Works TM (citando um rapaz cá do fórum), e diz que não gosta disto, daquilo e de mais aquilo; a nós que estamos de fora, cabe-nos tentar ajudar dentro das nossas possibilidades..

Acho engraçado separes as distros Debian based das distros "completamente para n00bs".. Pergunto-me o que são o Ubuntu, o Mint, o MEPIS...

neonl
01-10-2007, 20:29
E qual é o problema? Linux não é escolha? Ele tem obrigatoriamente de gostar do apt? :zzz: Debian não é a 8ª maravilha, nem pode, de maneira alguma, ser considerada de modo global melhor do que as outras.. tudo depende das pessoas :) Parece-me que ele neste caso quer uma distro It Just Works TM (citando um rapaz cá do fórum), e diz que não gosta disto, daquilo e de mais aquilo; a nós que estamos de fora, cabe-nos tentar ajudar dentro das nossas possibilidades..

Acho engraçado separes as distros Debian based das distros "completamente para n00bs".. Pergunto-me o que são o Ubuntu, o Mint, o MEPIS...

Ubuntu não é completamente para Noobs... Pode ser um distro mais simples mas não é como fedora ou Mandriva. Mas como tu disseste Linux é escolha...

c3l5o
02-10-2007, 18:10
Ubuntu não é completamente para Noobs... Pode ser um distro mais simples mas não é como fedora ou Mandriva. Mas como tu disseste Linux é escolha...

Epá sinceramente acho que o ubuntu por exemplo uma coisa imperceptível... Precisas de um guia para instalar seja que for o driver binário tens de andar sempre a mudar os repos pq uns não têm isto ou aquilo... Epá, só o ter de instalar um meta package com o nome de build-essential para fazer algo do mais básico que se pode fazeer em linux como compilar alguma coisa já diz muito...

E não percebo qual é a cena de dizerem que gentoo é para leets, é das distros mais simples de configurar e trabalhar que conheço, nenhuma das que experimentei considerei tão polivalente...
Bem isto tá longo, apenas digo... Experimentem, não se assustem de ter de andar um bocado na bash, faz parte do processo!

rikhard.fsoss
02-10-2007, 22:19
Boas
ora é o seguinte

sem dúvida qq uma baseada em Debian, a comunidade é fantástica e os princípios do Debian bem como do ubuntu estão bem tipificados, claro os de gentoo tb, aliás são quase cópia dos Debian.

já li por aqui que o apt-get agora mais desenvolvido aptitude não seriam a 8ª maravilha, pois bem a debian foi a 1ª distro a ter resolução de dependencias a SÉRIO e as que usam rpm tb ja o portaram para elas, cm, suse, fedora etc...

c3l5o
02-10-2007, 22:29
Epá cita lá aí a fonte onde foste buscar a ideia de que gentoo tem principios copiados do Debian sff...

neonl
02-10-2007, 22:59
Epá cita lá aí a fonte onde foste buscar a ideia de que gentoo tem principios copiados do Debian sff...

Já é a segunda vez que alguem menciona aqui no fórum que o gentoo é debian based.

Não percebo muito bem onde é que vão buscar essa ideia.

esquiso
02-10-2007, 23:16
sem dúvida qq uma baseada em Debian, a comunidade é fantástica e os princípios do Debian bem como do ubuntu estão bem tipificados, claro os de gentoo tb, aliás são quase cópia dos Debian.

já li por aqui que o apt-get agora mais desenvolvido aptitude não seriam a 8ª maravilha, pois bem a debian foi a 1ª distro a ter resolução de dependencias a SÉRIO e as que usam rpm tb ja o portaram para elas, cm, suse, fedora etc...

Eu não estou tão familiarizado com os principios do Gentoo como estou com os do Debian, mas sou só eu a achar que aquilo é extremamente.. falso?

De qualquer maneira, eu disse (sim, o que tu leste é da minha autoria) que o Debian não é a 8ª maravilha. Não que o apt (aptitude e apt-get são meros frontends) não era a 8ª maravilha, que não foi o 1º a resolver dependencias nem essa treta toda.. E não, o Debian não é a melhor a melhor coisa inventada depois do pão fateado (isso é o emacs :D)

xtr3me
03-10-2007, 01:24
Eu não estou tão familiarizado com os principios do Gentoo como estou com os do Debian, mas sou só eu a achar que aquilo é extremamente.. falso?

Não, não és. Não têm nada a ver.

De qualquer maneira, eu disse (sim, o que tu leste é da minha autoria) que o Debian não é a 8ª maravilha. Não que o apt (aptitude e apt-get são meros frontends) não era a 8ª maravilha, que não foi o 1º a resolver dependencias nem essa treta toda.. E não, o Debian não é a melhor a melhor coisa inventada depois do pão fateado (isso é o emacs :D)

Menina ... o vim trucida completamente o emacs :205:

c3l5o
03-10-2007, 02:48
Pronto, acabam as flamewars das distros começam as dos editores :P Não há remedio!

rikhard.fsoss
03-10-2007, 12:07

http://www.gentoo.org/main/en/contract.xml
http://www.us.debian.org/social_contract.en.html
http://www.ubuntu.com/community/ubuntustory/philosophy

cumps,

rikhard.fsoss
03-10-2007, 12:08

e não digo que são copiados, são básicamente os mesmos.

rikhard.fsoss
03-10-2007, 12:11
Já é a segunda vez que alguem menciona aqui no fórum que o gentoo é debian based.

Não percebo muito bem onde é que vão buscar essa ideia.

o gentoo não é nem nunca foi debian based, aliás a ser parecido com algo será com netBSD e freeBSD em relação ao portage.

xtr3me
03-10-2007, 12:12
http://www.gentoo.org/main/en/contract.xml
http://www.us.debian.org/social_contract.en.html
http://www.ubuntu.com/community/ubuntustory/philosophy

cumps,

Ah, tás a falar do social contract ... pensei que estavas a falar da distro em si.

De qualquer maneira, obrigado por esse post, porque não sabia que o gentoo também já tinha essas "directivas". Isso foi feito mais tarde, porque há uns anos atrás eles não tinham nada disso acho eu.

Mais uns pontinhos para o gentoo. Isto é das coisas que me faz gostar bastante de debian. Para além da distro ser óptima, os objectivos e os propósitos pelos quais a distro é guiada são fantásticos.

Já agora rikhard.fsoss, quando responderes a muitos posts, responde tudo no mesmo. Podes fazer multiplos quotes usando o botão Q+ que aparece ao lado do quote.

rikhard.fsoss
03-10-2007, 13:01
Já agora rikhard.fsoss, quando responderes a muitos posts, responde tudo no mesmo. Podes fazer multiplos quotes usando o botão Q+ que aparece ao lado do quote.

yep, é por isso que adoro o Debian e acho que esta distro nunca desaparecerá, ubuntu é muito bom, tem feito evoluir muito o FLOSS no desktop mas nunca pode substituir a Debian.

eh pá, obrigado pela dica mas se queres que te diga ainda não entendi bem essa coisa do quote, podes explicar melhor como usas para fazer diversos quostes, é que quando carrego no + do quote aquilo só parece ligar e desligar.... ou então sou eu que sou tótó mesmo, mas tb não estou habituado a andar por forum....thanks, cumps

JKL22
03-10-2007, 13:10
yep, é por isso que adoro o Debian e acho que esta distro nunca desaparecerá, ubuntu é muito bom, tem feito evoluir muito o FLOSS no desktop mas nunca pode substituir a Debian.

eh pá, obrigado pela dica mas se queres que te diga ainda não entendi bem essa coisa do quote, podes explicar melhor como usas para fazer diversos quostes, é que quando carrego no + do quote aquilo só parece ligar e desligar.... ou então sou eu que sou tótó mesmo, mas tb não estou habituado a andar por forum....thanks, cumps

Carregas no Q+ dos posts todos que queres colocar no teu post, e depois fazes post reply e eles aparecem todos na caixa de reply.

rikhard.fsoss
03-10-2007, 13:31
Carregas no Q+ dos posts todos que queres colocar no teu post, e depois fazes post reply e eles aparecem todos na caixa de reply.

ahhhhhh, thanks, pensei que aquele mais tinha a ver com um gajo fazer diversos quotes separados mas só de um user.

ou seja quuote1 do texto A+quote2 do texto A

jmra
03-10-2007, 14:26
Boas
ora é o seguinte

Podes fazer este quiz (http://www.zegeniestudios.net/ldc/)

bows
03-10-2007, 16:23
Malta decididamente quero algo diferente do ubuntu, algo com mais " qualidade " , linux mm... archlinux, debian, fedora e por ai fora... o q voçes me aconselham ? quero algo em live cd para experimentar 1o :) Sei q ainda sou noob em linux, mas ubuntu n serve mt para mim :( n gosto da distro em si, ja vi umas excelentes na minha faculdade de uns colegas alemaes, e fiquei passado, n sei q distro era, mas parecia tipo os mac.
Mt leve mm, mas com as funcionalidades todas, e nao me pareceu dificil de trabalhar.
Queria algo com qualidade linux mm, ubuntu sinceramente n fiquei fã...
Aconselhem me, para ja inicio em live cd se vir q é mt complicado escolho uma distro mais acessivel.

rikhard.fsoss
03-10-2007, 16:43
Malta decididamente quero algo diferente do ubuntu, algo com mais " qualidade " , linux mm... archlinux, debian, fedora e por ai fora... o q voçes me aconselham ? quero algo em live cd para experimentar 1o :) Sei q ainda sou noob em linux, mas ubuntu n serve mt para mim :( n gosto da distro em si, ja vi umas excelentes na minha faculdade de uns colegas alemaes, e fiquei passado, n sei q distro era, mas parecia tipo os mac.
Mt leve mm, mas com as funcionalidades todas, e nao me pareceu dificil de trabalhar.
Aconselhem me, para ja inicio em live cd se vir q é mt complicado escolho uma distro mais acessivel.

linux é linux, independentemente da distro, o que corre numa corre na outra, a maior parte, especialmente as mais "in" seguem as regras de Hierarquia de Sistema de Arquivos (FHS), possivelmente viste distros artelhadas, é a beleza do GNU/Linux, e do FLOSS, cada um tem a distro como quer.

eu pessoalmente gosto de quase tudo o que vem da raíz debian, aliás acho que nada bate o APT.
eventualmente as instalações à lá FreeBSD.
mas é couves ou batatas.

acho que deverias ir para algo baseado em Debian, dá olhada a MINT, acho que vais gostar.
http://linuxmint.com/
cumps,

neonl
03-10-2007, 16:48
linux é linux, independentemente da distro, o que corre numa corre na outra, a maior parte, especialmente as mais "in" seguem as regras de Hierarquia de Sistema de Arquivos (FHS), possivelmente viste distros artelhadas, é a beleza do GNU/Linux, e do FLOSS, cada um tem a distro como quer.

eu pessoalmente gosto de quase tudo o que vem da raíz debian, aliás acho que nada bate o APT.
eventualmente as instalações à lá FreeBSD.
mas é couves ou batatas.

acho que deverias ir para algo baseado em Debian, dá olhada a MINT, acho que vais gostar.
http://linuxmint.com/
cumps,

Mint para quem não gosta de Ubuntu? Talvez não seja a melhor escolha. Eu gosto muito de Gentoo mas perdi a paciência :D.

Cumps

xtr3me
03-10-2007, 17:18

bows, por esta altura já devias saber (até porque já te disseram isso outras vezes) que essa treta do "linux mesmo" não existe. Existem é orientações diferentes para distros diferentes.

Todo o eye candy que tu pensas ter visto numa distro qualquer, podes pôr noutra. Se calhar viste um desktop todo configurado e agora pensas que obtens aquilo out-of-the-box o que é mentira.

Se queres um desktop bonito, vais ter de ser tu a mexer nisso, mas tanto o podes fazer em ubuntu, como em slack, como em gentoo, como em debian como em qualquer outra qualquer distro.

BTW: podes dizer o que não gostaste em ubuntu? Porque se estás a pedir recomendações para outras distros, convém dizer o que não procuras (e que tenhas encontrado no ubuntu).

helius
03-10-2007, 17:32
Podes fazer este quiz (http://www.zegeniestudios.net/ldc/)

Esse quiz não ajuda muito... acabei de o fazer e recomenda: Fedora, Debian, OpenSuse e Ubuntu, logo as escolhas continuam em cima da mesa... de momento estou a usar o Ubuntu no laptop e não tenho razão de queixa, tenho tudo configurado sem qualquer problema em termos de hardware e drivers e também tenho o aspecto como gosto..
Talvez venha a experimentar o Debian, mas julgo que não existem grandes diferenças, pelo menos pelo que eu tenho lido... (corrijam-me se estiver enganado :D)

cumps

edit/ ubuntu é linux mesmo...:rolleyes:

bows
03-10-2007, 18:39
N sei o sistema em si no geral... n acho nd d mais, encrava imenso... n gosto do design, etc... ja vi screenshots bem mais potentes tipo do gentoo e adorei.
Dps n acho um sistema nd estavel, é a minha opiniao ! Para alem de nao detectar a minha impressora, cartoes de memoria, e mt outro hardware q n é detectado, so queria conselhos e opinioes de outras distros ! Quero experimentar algo " melhor " e diferente.

xtr3me
03-10-2007, 18:47
N sei o sistema em si no geral... n acho nd d mais, encrava imenso... n gosto do design, etc... ja vi screenshots bem mais potentes tipo do gentoo e adorei.
Dps n acho um sistema nd estavel, é a minha opiniao ! Para alem de nao detectar a minha impressora, cartoes de memoria, e mt outro hardware q n é detectado, so queria conselhos e opinioes de outras distros ! Quero experimentar algo " melhor " e diferente.

Sobre as outras distros tens por aí montes de tópicos a falar sobre isso, para poderes ver a que mais se adequa ao que estás a pensar ter.

Essa de crashar muito e de não detectar muito hardware, parece-me estranho, mas ...

Em relação aos ambientes ... já te expliquei. Se vês screenshots de coisas muito bonitas, cheias de efeitos e não sei que mais e estás à espera de obter isso out-of-the-box vais correr as distros todas e não vais encontrar.

Isso são configs feitas por quem perde tempo a mexer no desktop. Não tem a ver com a distro, tem a ver com as ferramentas que se usa.

slack_guy
03-10-2007, 19:00
Qual design?!?! screenshots?!?! acho que estás perdido. Em Linux, dependendo do teu hardware e da tua criatividade, podes ter o desktop configurado da forma que quiseres.... como o Mac, como o windows (qualquer versão), como quiseres! bonito, feio, nem uma coisa nem outra... configuras como quiseres. Janelas com barras de título com 50 botões, sem botões, no topo ou em baixo ou ao lado ou sem barras de título... liberdade total para configurares o desktop. Tudo! desde o primeiro ao último pixel do ecrã. Mas isso tem um preço: tens de aprender.

E não, o Debian não é a melhor a melhor coisa inventada depois do pão fateado (isso é o emacs)
emacs?!?! isso é de comer? sabe a quê? macho que é macho usa Vi(m) :-) (sem querer entrar em polémica, claro... cof...cof...)

Inoculado
05-10-2007, 12:53
bem ,ja que se fala aqui do debian ,
eu aqui (http://cdimage.debian.org/debian-cd/4.0_r1/i386/iso-cd/) no site da debian tenho uma lista de 21 Cds para download .eles sao todos iguais ou nao?
esclareçam me relativamente a este assunto e qual a vantagem se for fazer o donwload do DVD

rikhard.fsoss
05-10-2007, 13:37
eu aqui (http://cdimage.debian.org/debian-cd/4.0_r1/i386/iso-cd/) no site da debian tenho uma lista de 21 Cds para download .eles sao todos iguais ou nao?
esclareçam me relativamente a este assunto e qual a vantagem se for fazer o donwload do DVD

sinceramente acho que não deves fazer o download do dvd, vale mais instalares só o que queres, mas se fôr a 1ª vez que vais usar GNU/Linux se calhar e para não te sentires "frustado" e depois colocares logo de lado, eu começaria porr fazer o download de um ubuntu/kubuntu ou mint, são todas debian based, o que fazes para uma poderás fazer na outra.

básicamente é assim, Debian é a mãe....

do ubuntu descendem depois outras tantas, como o kubuntu que usa o kde, o ubuntu é gnome, o ambiente gráfico, tens tb o xubuntu que usa xfce, outro ambiente gráfico, mint é uma espécie de evolução do ubuntu, ou seja traz os pacotes que podes instalar em debian ou em qq (u)buntu mas que não vÊm lá por motivos de "legalidade", paoctes tais como codecs de video, mp3 etc, mas em qq uma destas facilmente os instalas.

a beleza do debian e filhos é que depois de instalado basta teres os servidores configurados que vais buscar tudo com estes simples comandos.

$sudo aptitude update
$sudo aptitude install "programa ou lib ou codecs que me apetecem"

mas isto fazes na debian, ubuntu e filhos e mint.

ou seja, se nunca usaste GNU/Linux e se queres ficar com uma boa opinião do software livre se calhar seria melhor optares pelo Mint, é o tal ubuntu vitaminado, dá olhada....

http://linuxmint.com/celena.html

tens ainda um tb todo vitaminado e que esse podes mesmo la colocar os servidores da debian que é o MEPIS, tb ja traz tudo, flash mp3 etc....

http://www.mepis.org/

mas como ja disse são todos debian based, o que aprenderes num, isto relativamente a files de configuração, serve básicamente para os outros.

se quiseres mesmo começar por debian, faz antes o downoad do netinstall, são uns 150 mb creio, ele arranca a instalação e dpois qd decidires o que queres isntalar, puxa só mesmo isso da net, poupas tu recursos e quem está a servir... :)

cumps,

lothar_m
05-10-2007, 14:22

é assim..... o debian tem, provavelmente, os maiores repositorios de software no mundo linux. esses 21 cd contém a totalidade, ou quase, do software desses repositorios.

portanto se queres fazer uma instalação de debian tens duas hipoteses:

i) sacas os 21 cd (ou o dvd) e ficas com a totalidade do software dos repositorios, sendo que provavelmente nunca usaras (nem sequer instalarás) a maioria desse software;
ii) sacas o cd que diz netinstall (que contem apenas sistema base e necessita de uma ligação à net).

não sei em quantos pc queres instalar o debian ou se tens ligação à net nesse(s) pc(s) mas penso que a melhor opçao para ti é o netinstall.

Inoculado
05-10-2007, 15:41
rikhard.fsoss ,
muito obrigado por toda a informaçao ,
ja usei linux ,tenho uma opiniao formada ja ,a melhor possivel .
as duas mensagens ,a tua e a do lhotar_m complementam-se porque nao respondeste exactamente a minha questao .
a principio nao é para mim ,mas vou usar também ,foi me pedido para fazer o donwload do debian ultima versao .
vou explorar os dois q me indicaste ,o amigo q me pediu a instalaçao do debian gosta mais deste tipo de distros ,red hat suse ..o verdadeiro linux

rikhard.fsoss
05-10-2007, 16:32
ainda sobre o mint, uma review...

http://abhay-techzone.blogspot.com/2007/10/ubuntu-with-elegance.html

flsantos
05-10-2007, 18:33
Linux é linux, seja "vitaminado" ou não. Essa história do verdadeiro linux é uma treta...

rikhard.fsoss
05-10-2007, 18:49
rikhard.fsoss ,
muito obrigado por toda a informaçao ,
ja usei linux ,tenho uma opiniao formada ja ,a melhor possivel .
as duas mensagens ,a tua e a do lhotar_m complementam-se porque nao respondeste exactamente a minha questao .
a principio nao é para mim ,mas vou usar também ,foi me pedido para fazer o donwload do debian ultima versao .
vou explorar os dois q me indicaste ,o amigo q me pediu a instalaçao do debian gosta mais deste tipo de distros ,red hat suse ..o verdadeiro linux

ok.... :)

só nao concordo com o que disseste na última frase tal como já foi afirmado pelo outro colega, não existem verdadeiros ou falsos linuxes.

1º linux é só o kernel, e esse é igual para toda a gente pode é uma distro configurá-lo de uma maneira e outra de maneira um pouco diferente.

2. as distros só se difrerenciam pelos instaladores e um ou outro file de configuração, umas gostam mais assim outras mais assado, mas GNU/Linux só há um ....

bem mas como ja disse se querem Debian, cool, mas optem então caso tenham banda larga por usarem o netinstall.iso.

cumps

Inoculado
06-10-2007, 03:10
desculpem ,o entendido aqui nao sou eu
verdadeiro linux queria dizer menos "user friendly" como era antes ,penso eu

[knap]
06-10-2007, 09:29
Como era antes? Antes era muito pior, pior do que Gentoo, muito pior que Debian.

Inoculado
06-10-2007, 11:57
sim eu sei ,sei e nao sei sou um ignorante nesta materia ,mas penso que dantes era como o red hat
mas ainda assim eu posso dizer por dizer o verdadeiro linux ,nao afirmando que existe um verdadeiro e outro falso

flsantos
06-10-2007, 13:26
O que querias dizer era um linux hard-core com tudo à mão!!!
Para isso saca o linux from scratch (isso sim é hard-core).

Inoculado
06-10-2007, 16:21
eu nao !! partir pedra nao é comigo ,ha quem goste mas eu n

rikhard.fsoss
06-10-2007, 17:29
eu nao !! partir pedra nao é comigo ,ha quem goste mas eu n

tem uma grande vantagem, aprende-se buéeeeeeeeeeeeeeee

mas depois de umas quantas vezes a instalar tudo à lá pata um gajo cansa-se....

o linus tb gosta de tudo ja prontinho a usar :)

cumps,

neonl
22-10-2007, 21:48
tem uma grande vantagem, aprende-se buéeeeeeeeeeeeeeee

mas depois de umas quantas vezes a instalar tudo à lá pata um gajo cansa-se....

o linus tb gosta de tudo ja prontinho a usar :)

cumps,

O Linus é parvo :D.

Usa o fedora... Cá para mim ele tá escondidinho a correr Kernel em bruto compilado :-D:-D!!

Eu cá desisti de partir pedra mas sei fazê-lo :D. Uso Ubuntu... Gosto de uma coisa que pura e simplesmente funcione... O tuning, e os "à lá pate" vão se fazendo... Só há uma coisa que me irrita: porque é que o Ubuntu não me deixa escolher o software que instalo à partida???

Cumps.

Heron
22-10-2007, 21:57
Só há uma coisa que me irrita: porque é que o Ubuntu não me deixa escolher o software que instalo à partida???

É a filosofia da distro, e uma das razões porque se tornou tão popular.
As outras distros traziam 4/5 CDs e davam-te uma lista enorme de programas para escolheres, o que é péssimo para um newbie que não sabe a diferença entre Gnome e KDE.
O Ubuntu trás só 1 CD e instala um set de pacotes básico, depois se quiseres instalar/desinstalar pacotes usas o synaptic.

VuDu
22-10-2007, 21:59
Podes sempre optar por desisntalar esse software depois, ou entao escolhes uma distro mais "elastica" nesse aspecto.

neonl
22-10-2007, 23:17
A opção de escolher outra distro é óbvia (lol).

Eu gosto de ubuntu assim como ele é. E apesar dos contras, acho que são mais os prós...

Inoculado
23-10-2007, 02:51
É a filosofia da distro, e uma das razões porque se tornou tão popular.
As outras distros traziam 4/5 CDs e davam-te uma lista enorme de programas para escolheres, o que é péssimo para um newbie que não sabe a diferença entre Gnome e KDE.
O Ubuntu trás só 1 CD e instala um set de pacotes básico, depois se quiseres instalar/desinstalar pacotes usas o synaptic.

o debian parece q traz 21 cd's (queres :o comprar)

neonl
23-10-2007, 07:45
o debian parece q traz 21 cd's (queres :o comprar)

Sim, mas o debian tem, tal como o gentoo, a minha instalação preferida. Sacas um CD pequeno, no setup instalas (a partir da Net) o servidor X e o alguns serviços opcionais. Depois à medida de queres coisas tens, no caso do Debian o apt, e no caso do Gentoo o portage para instalar SÓ o que te apetece.

Não precisas de 21 CDs.

:kfold: cumps