MEIA
05-04-2002, 22:23
Tenho um xp 1800+ a trabalhar numa ECS K7S5A com 256Mb DDR.
Vale apena fazer um overclock?
Vale apena fazer um overclock?
|
View Full Version : Vale apena fazer overclock? MEIA 05-04-2002, 22:23 Tenho um xp 1800+ a trabalhar numa ECS K7S5A com 256Mb DDR. Vale apena fazer um overclock? The_Gamer 05-04-2002, 23:48 Isso tu e k sabes pah... Se achares k vale a pena... (Tipo se trabalhas em imagens 3D ou ripas DVD's não pensava em outra coisa :D). Maior parte do ppl aki overclocka por pura diversão e pela competição k isso nos trás :rolleyes: It's your choice pal :) Jhac 06-04-2002, 22:26 Ou se jogar claro:p Marsupillami 06-04-2002, 23:54 Pra jogar da imenso jeito...mas oq dá pica mesmo é o 3dmark!! NeoToPower 07-04-2002, 00:21 OC........ da minha parte..... eu oc.... porque........................ é ................. uma trip..............to.......................have a cpu burned :005: A sério.... oc é um desafio á imginção de um tipo.... pois se um tipo quer ir mais longe tem de ser criativo, ou seja estimula a criatividade do "mano"! Por outras palavras........... OC é fixe :001: Strakata 07-04-2002, 23:24 Vale a pena pagar menos 50 contos que o vizinho e ficar com um PC mais rápido? :D GrYfInNdOr 08-04-2002, 00:02 atão não vale !!! :D ainda eh melhor eh kuando eles vem xeios da pica dizer que compraram isto e aquilo e eu os mando benxar, muahhahaha :-D :-D :-D :-D possessed 08-04-2002, 06:42 lol, isso é que rula. NeoTo: o que tu querias por era [*size=4]fixe[/size] (sem o asterisco) MEIA 08-04-2002, 11:21 N percebo mto de computadores, mas pelo k me disseram parece valer apena fazer overclock. Penso k para por o processador a trabalhar é preciso mexer na bios, mas na k eu tenho n posso mexer nesse tipo de opções, isto é n lhe posso dizer k tenho um xp 2000+ em vez de um xp 1800+. Será k esta motherboard n dá para fazer overclock? se servir de alguma coisa aki está algumas informações da motherboard - ECS ; chipset - K7S5A Já agora podem-me informar k tipo de cooler devo de usar? Raptor 08-04-2002, 11:25 existem as Bios Beta para Overclock, mas se calhar, não recomendo, já que o teu AthlonXP pode n aguentar os 1725MHz do FSB de 150, e ainda por cima sem alterar a voltagem! MEIA 08-04-2002, 11:41 isso ker dizer k tenho de eskecer o overclock ou existe uma solução? Raptor 08-04-2002, 11:48 board nova? epa, eu desconheço essas bios, pode ser que de para usar FSB a 140MHz, ai em principio dê! Crusher 08-04-2002, 17:52 Epá arranjas o CPUCool e evitas andar a flashar BIOS... Selecionas nas mobos a K7S5A. Ao menos tens todas as velocidades possíveis uma vez que o prog intervém no próprio clock generator... Pois como esse CPU aquece mais terás de arranjar um cooler melhor.... depois se tudo correr como o planeado deverá dar até cerca de 150 Mhz... O meu está a 146Mhz só que bloqueia aos 150Mhz... e nem estou a utilizar um cooler assim desses de topo mas tá-se e está sempre estável... Força nisso pá! http://www.talknet.de/~podien/CPUCOOL9.ZIP Raptor 08-04-2002, 18:30 pois... mas parece-te que o FakeZeus sabe o PLL-IC de cor? Vais ver o que diz este Chip que estou a apontar, tipo, sacas a marca e o modelo do chip, e depois tens que usar essa referencia para poderes alterar o FSB pelo programa! E depois digam que eu n vos ensino nada! :D MEIA 08-04-2002, 20:47 este pessoal do forum é um mto fixe. Agora vou exprimentar este programa (CPUCOOL- obrigado CRUSHER) e ver o que posso fazer com ele. Obrigado tb ao RAPTOR e a todos os demais k me tentaram ajudar. Só precisava de mais uma coisa, no outro forum sei k falaram sobre coolers, mas neste forum ainda n se falou sobre isto. Se me poderem ajudar nesta outra tarefa de encontrar um bom cooler , n mto caro (máximo 40€), agradecia mto. Raptor 08-04-2002, 23:11 epá, tendo em conta que não deverás aumentar a voltagem, em principio o que deves ter deverá ser suficiente, isto tendo em conta que não deverás também aumentar mt os MHz do cpu!!! SKATAN 09-04-2002, 20:24 Cpu cool??????? Não querias dizer cpu fsb? o Pll da ecs da ate fsb 200mhz :) pois a ECS k7s5a quando se poe a 150mhz com o cpufsb crasha pk altera o divisor Pci por isso ou poes a bios beta que tras a opções de varios fsb ou então usas o programa que altera a cmos o SiS735 overclocka bem e tem os divisores certos :) o problema é o vmem 2.498v o vmod é super facil e pode se fazer um bom overclock com esta board e um AXP ainda não encontrei nenhum mod para isso na net :| eu até ja andei a fazer apalpadelas no escuro com o wpcredit e descobri uns registos que dão mais performance :) bem no escuro no escuro não foi :) foi com metodologia :) :cool: FakeZeus usa o cpufsb e muda o fsb para 146mhz e ficas com um AXP 2000+ , nem precisas escolher o Pll pk essa board já vem suportada á bastante tempo em principio nao deves ter problemas com o vcore 1.75 , depende do stepping e da tua sorte , senão só com vmod MEIA 09-04-2002, 22:18 Obrigado pelas informações. Eu ainda n fiz o overclock porque tenho medo de fritar o processador, pois tenho um cooler de uma marca desconhecida e diz na caixa que apenas é aconcelhado para xp 1500 !!! Será que o processador aguenta ou vou ter processador à lá chef ao jantar?:o :004: Antes de fazer qualquer overclock gostaria de comprar um bom cooler, de preferencia em cobre por ser um bom condutor de calor. Todas as marcas são iguais ou não? já ouvi falar nuns dissipadores " vulcano " e disseram-me que era bom. Gostava de uma opinião de voces pois parecem-me mais dentro do assunto. Raptor 09-04-2002, 23:49 Vulcano 6CU e Vulcano7 são boas hipoteses para começares com Overclock mais decente... mas atenção, esquece a vulcano 6 CU+ com a ventoinha de +/-7k rpm... ruido insuportavel! Crusher 10-04-2002, 11:51 Raptor, O rapaz não precissava de saber o PLL dele... quando tu selecionas uma board nesse programeta, já têm o pll escolhido... só tens que confirmar... Claro se a board não aparecer na lista tens que dar ao trabalho de ver qual é que tens na board... pelos vistos acho que todas! as boards do mesmo modelo tem o mesmo pll!!! SKATAN, Não te importas de botar isso no meu mail? É que por acaso tentei fazer algumas só que aquilo só dava trampa... Agora um aparte... Depois de experimentar essas BIOS que trazem mais FSBs não é o meu espanto que depois de selecionar 150Mhz aquela coisa arrancou no Windows super estável? Não era como no próprio Windows com o próprio CPUCool, que o sistema congelava quando passava de 146 para 150MHz... LOL... Ou seja eu que estava a ignorar essas BIOS porque o CPUFSB dava mais opções, descobri que arrancar o sitema do início não encrava ao contrário da própria mudança de FSB ser feita pelo windows... Por causa disto já tenho CPU de 1333Mhz@1500Mhz... Claro que isto fica rock solid quando deixo a tampa aberta... :D Agora parece que consegui espremer ao máximo esta board uma vez que o próximo FSB já são os 166Mhz... :-D Missão cumprida! :) P.S.-Por experiência própria, o WIN XP é mais estável no OC, uma vez que quando queria arrancar no ME aquilo encravava logo... já no XP anda sobre rodas... :) Por isso FakeZeus... Se ao selecionares uma velocidade no windows e encravar, tenta arrancar pela prória BIOS... claro que tens de ter essa BIOS... :D Raptor 11-04-2002, 00:22 ou seja, resumindo, saca a Bios de Overclock e diverte-te! :D MEIA 11-04-2002, 19:26 já agora onde posso sacar essa bios? é k o cpucool só dura 30 dias, o k é mto mau. mais uma vez obrigado pelas ajudas. Crusher 12-04-2002, 11:57 30 dias? Ignora isso... quando acabam os 30 dias aquilo não fica bloqueado... simplesmente o "gajo" começa a pedir-te para botares um nº que o próprio prog diz... ou reinstalas outra vez... :D Mas se quiseres a BIOS está aqui... http://forum.ocworkbench.com/ocwbcgi/ultimatebb.cgi?ubb=forum&f=27 Não é bem o link, mas se quiseres tirar dúvidas, saberes mais sobre esta board, FAQS, utilitários e outras ferramentas está em cima... e claro as BIOSs... :) Raptor 12-04-2002, 12:17 tipo, essa cena dos 30 dias, em vez de usares no nº1, metes 2 que dura mais tempo! ;D MEIA 12-04-2002, 20:23 Thankx again. Por agora deve ser tudo. PS : se n me virem por aki, ke dizer k o coputador berrou !! :-D MEIA 14-04-2002, 15:11 n consigo fazer um overclock superior a 1640 MHz, FSB -> 142.7 . superior a isto , FSB -> 146.6, o computador fica mto instavel, temp idle 45 (n comprei ainda um dissipador de jeito mas já pus duas ventoinhas na caixa). Se mudar o FSB para 150MHz então o computador crasha logo. O k se passa temp alta? com FSB a 150MHz preciso de outro multiplicador ( 12 ) ? axo eu. Crusher 14-04-2002, 18:08 Bem eu só tenho o PC estável a 1500Mhz (10x150) com a caixa aberta... :D Se só consegues dar até 143Mhz de bus experimenta baixar o timing de Ultra para Fast na bios... deve ajudar... e tenta também deixar a tampa aberta... ou se queres mais tira o hardware todo da caixa! :-D E já agora estas a tentar mudar para 150 no windows ou na BIOS? Raptor 14-04-2002, 20:13 Não te esqueças que tendo em conta que o multiplicador não podes alterar, esse pode mt bem ser o limite do processador! Seja como for, já não é nada mau, e isto tendo em conta, penso eu de que, não alteraste nada na voltagem! MEIA 15-04-2002, 11:00 Crusher Estou a mudar no windows ( cpucool ), n instalei ainda a bios beta. Como já tinha dito na bios, mesmo com a nova bios para esta motherboard, só consigo por o FSB a 133MHz. Raptor Nao, nao alterei a voltagem, porke tenho medo de estoirar o CPU. Sei k só se pode aumentar pekenos mVolts e n sei kual é o limite deste bicho. Já agora para se desblokear o CPU tem k se mexer no CPU, isto é cortar umas pistas ali e akrescentar outras ali nao é? Se assim for, por agora está fora de kestao. Raptor 15-04-2002, 11:47 esquece então... se tens receio esquece... só se usares um cooler melhorzito! quanto a questão de o desbloqueares, esquece, com essa board não deverias ganhar mt... digo eu, não sei... Crusher 15-04-2002, 16:01 FakeZeus, Pois eu aconselho-te a botar a ultima BIOS de OC... por acaso botaram uma nova BIOS no site do OCWorkBench na 6º feira em que têm como novidade novos timings de memórias algumas das quais demasiadas agressivas... a BIOS foi feita por uma artista que conhece de fundo a K7S5A, um tal CheapoMan, que também foi capaz de descobrir no WpCredit qual era o registo que permitia activar os fast writes na K7S5A. Ou seja aconselho-te botares a ultima BIOS de OC porque todas as BIOS que a ECS lançou para a K7S5A, nunca têm opções... só dá 100 e 133Mhz... claro que se queres chegar aos 150Mhz de bus tens de fazer forçosamente na BIOS uma vez que quando passas de 146 para 150, o multiplicador PCI/AGP muda e o Windows "congela" automaticamente. Claro que eu consigo isso porque tenho a vantagem de ter o XP mais fresco deles todos e portanto não tenho dificulades de o esticar... ou seja também tens de arranjar uma boa fan para o bixo... :D Se tiveres mais alguma questão bota homem :) Raptor, O bus que o FakeZeus e eu temos não são nada de especial... alguns utilizadores da K7S5A foram capazes de por a board a 166Mhz e até 200Mhz embora não tão estável... :D Claro baixando o mult. :D MEIA 15-04-2002, 21:25 Crusher épa eu até metia a bios mas n sei kal é a versão. Se poser esta bios e o computador n arranker ker dizer board nova? Crusher 16-04-2002, 17:12 FakeZeus, bota mesmo a ultima versão do OC... até agora já experimentei todas as BIOS e nunca tive probs... capiche? Claro fazer isto está por tua conta e risco... Claro que se houver uma situação remota disso falhar há sempre maneira de arranjar por isso não te preocupes. :) Cya... MEIA 16-04-2002, 21:44 já pus a bios nova e com ela pus o cpu a funcionar com um FSB de 138. mais n dá porke logo a seguir vem 150MHz e n dá para entrar no windows. axo k é por kausa das memorias, já fiz um teste com o cpucool só alterando o FSB da memoria e o computador encravava logo. isto é natural? o nome da memória é JETRAM 128 Mbs DDR. PS: já pus o meu computador a bulir a 1640MHz super estável e com um aumento de 2º na temperatura. de 1533MHz para 1640MHz -> grande vitoria para mim :001: MEIA 20-04-2002, 20:36 Arrangei coragem ( e dinheiro que é o mais importante caso asse o computador ) Para fazer o seguinte: gostava de saber como se concegue mudar as voltagens do CPU, RAM, etc... Na bios n posso fazer alterar nada. Como faço? PS será que isto devia ser noutra Thread nova Crusher 20-04-2002, 20:44 É difícil pá... tens que andar a modar a board... ligar aquele fio ali, soldar aquela resistência acolá... da muito trabalho... :D Mas há uma guide prá isso no OCWorkBench Madril 21-04-2002, 00:44 As minhas mems tb sao jetram ... alguem conhece ? :P |