View Full Version : PCLinuxOS
Boas, como esta era provavelmente a única distro de "topo" sem tópico, aqui fica um. ;)
Como nos últimos mesmes esta distro consegui ultrapassar o Ubuntu no Pages Hit Ranking da distrowatch decidi experimentar.
Antes de a instalar, aindei a passear no site deles e não fiquei contente com algumas coisas.
O site tem poucas linguas,
O forum parece de uma distro "pobrezinha", com poucos users e relativamente poucos posts.
Depois há a "PCLinuxOS Magazine" que na sua última edição decidiu incluir uma "pérola". 8|
Deixo o link a quem quiser ler http://mag.mypclinuxos.com/html/Issues/200709/page02.html e deixo também a minha opinião: jogadas de baixo nivel como esta são perfeitamente dispensaveis.
Seja como for, lá decidi experimentar. Instalou o KDE, poucas/quase nenhuma personalização da instalação, mas nisto quase nenhuma se preocupa, à excepção do Fedora. :'(
Ainda estou a experimentar, mas para já parece-me bem fluida, pelo menos mais fluida que o Debian com gnome que tinha anteriormente. Seja a abrir aplicações, menus ou a fechar, tudo parece bastante fluido. Acho que se deve principalmente ao KDE. Eu ainda não atinei com o KDE e estou a ver se me ambiente para daqui a uns tempos testar o 4 a serio.
De resto parece tudo normal para uma distro, detectou o que o resto das distros detectam (nisto não há nenhuma truque na manga).
Em relação ao software, vem cheio dele... completamente atulhado. Fora a quantidade enorme de Ktralha ainda trás mais uma carrada de software extra, ou seja, excelente para novos users e um NOOOT para os mais avançados.
Um pequeno promenor, inicialmente optei por não fazer um update à distro e precisei de instalar pacotes wxwidgets que mexeram em termos de dependencias com pacotes gtk, ou seja, tudo o que fosse aplicação gtk não arrancavam. Pesquisei um pouco e no forum da distro a ajuda era inutil (pudera com um forum tão pequeno), pesquisei no google e foi logo atirado para o ubuntuforums onde alguém cheio de boas intenções perguntava se o autor de tal erro não tinha andando a fazer asneiras manualmente, porque aquele não era nada normal em distros com bom sistema de gestão de pacotes... ou seja, fiquei surpreendido por ter provocado um erro destes aos instalar um simples pacote.
A ideia com que fiquei foi que alguma dependencia não foi devidamente estabelecida e deviam de andar pacotes recentes a chocar com outros antigos, ou seja, nada quem um update completo não resolvesse... e resolveu mesmo. :)
Bem, no meio disto tudo ainda estou a tentar atinar com o KDE, que parece ter um grande potencial mas que ainda o não consegui "apanhar". Outra cena que me incomoda é o facto do processador estar sempre a ser devorado. O kicker e o arts e outros que estão constamente a devorar o bixo mesmo em idle. :(
Concluindo a distro parece ser boa, mas a comunidade por trás parece muito pequena e com atitudes destas também não parece ter um futuro muito bom. Bem melhor do que um Page Hit Ranking, é o tamanho do forum para avaliar a grandeza da comunidade e neste caso esta distro está claramente à frente. E julgando por atitudes como a da revista, algumas das pessoas dessas comunidade não parecem muito satisfeitas com isso. Não fiquei minimamente agradado por ler a historia da distro e perceber as claras tentativas de imitar o windows e ao mesmo tempo deitar outras distros abaixo.
Parece uma distro que se preocupa mais em roubar ao vizinho do que semear sementes para colher os seus proprios frutos.
Como distro em si, não vejo o que puderá ter de especial, comparado com o Ubuntu, ou o Kubuntu, são todas boas distros.
Quem usou ou quem está a usar, que aproveite para deixar opiniões ou questões. ;)
quanto às jogadas de baixo nível, a qualificação é tua. a análise ao ubuntu é tão válida como qualquer outra opinião e como ta,l tem de ser respeitada!
eu, que estou longe de ser um "expert" em linux, estou satisfeitíssimo por estar a utilizá-lo. é a primeira distro que me permite fazer tudo o que preciso, sem complicações e que substitui o win na totalidade. além disso tive o prazer de pôr um grupo de "putos" a utilizar o pclos com enorme sucesso....
talvez as poucas linguas dentro em pouco passem a ser muitas.... talvez ainda não tenhas tido tempo para perceberes que também podes mudar a linguagem do pclos para pt_pt...
o facto de o forum ser "pobrezinho" talvez seja um bom sinal: talvez indique que seja uma distro que não precisa de ajudas complicadas....
tens de ver bem como e de onde se instalam os pacotes....
e desejo sinceramente que aprendas a conhecer o kde... na minha modesta opinião deixa o gnome a "milhas"...
AndreAPL 20-09-2007, 20:26 Não gosto de flames, por isso mais 1 vez limitem-se a dar a vossa opinião.
Como todas as distros que vejo em destaque, em sites como o distrowatch, tb testei o live. A unica coisa que gostei foi usar o kde e sistema apt, porque de resto nao vi nada que me cativasse (pronto, ok, tem o painel de controlo tipico do Mandriva). Porque além dum KDE muito cortado em funcionalidades, nao vi que outras adições fizeram, significativas. Mesmo a implantação do apt precisa duns retoques. Mas usam um bom pack base de software (é do kde, ta tudo dito :D)
Continuo a preferir o Mandriva, apesar do sistema rpm "próprio" ainda ter de se aperfeiçoar. Mas longe de comparar ubuntu com pclinuxos, a começar pela comunidade e diversidade de software ;) (e um Gnome vs Kde ?)
E como já referido noutros lados, apresentam 1 comunidade ainda pequena, mas conflituosa :S
Mas, sem dúvida, apostam num marketing agressivo.
Yahz agressivo é a palavra certa e isso só atrapalha o desenvolvimento aberto. O open source é propicio a forks, alternativas e liberdade, pegar nessas alternativas e criar guerrilhas é andar para trás.
Ter uma revista com artigos anti-concorrencia é deprimente. Apesar de concordar inteiramente com a resposta do "boss":
"What it all comes down to for me is I don't care if we are ranked #1 or #100 or even ranked at all for that matter. I will say it feels good to know that maybe I'm making a difference in helping people use their computers the way they want to use it. I just want to enjoy Linux technology and share it with friends who might like it too and try like hell to stay out of everyone else's way."
acho triste a abordagem que encontro nos forums e na revista, só demonstra a pequenez de espirito dos que partilham essa opinião e a julgar pelo segundo post, parece que temos aqui gente no forum assim...
Não é suposto andarmos a correr uns contra os outros, o objectivo é remarem todos na mesma direcção.
É incontestavel o papel do Ubuntu na ascenção do Linux e do OpenSource em geral e é pena que alguém queira menospresar isso com opiniões facciosas.
Já agora, nunca foi posto em causa, que era possivel mudar a lingua do sistema MANUALMENTE instalando pacotes extra.
Pessoalmente acho a distro extremamente válida e equilibrada. Live CD com interface agradável, excelentes ferramentas de configuração gráfica (o control center importado do Mandriva é excelente), boa selecção de software de base, KDE e apt como package manager. Vem com compiz e beryl à escolha com XGL ou AIGLX (tudo recorrendo uma vez mais ao excelente control center).
A instalação a partir do Live CD é intuitiva com um óptima capacidade de reconhecimento de hardware.
Quanto à documentação disponível, foruns e comunidade não me posso pronunciar pois nunca senti necessidade para recorrer a nenhum destes.
Vejo a distro como algo entre Mandriva e Ubuntu.
Resumindo é uma excelente distro do tipo "out-of-the-box" e na minha opinião superior ao Ubuntu especialmente para quem prefere KDE.
Pessoalmente prefiro ser eu a escolher o que instalo e de ter flexibilidade daí seja utilizador de Gentoo, contudo se fosse a escolher uma distro com tudo a funcionar "out-of-the-box" iria para PCLinux. Nota: tenho Gentoo no meu desktop, Gentoo num portátil velho e PCLinux num portátil da Dell (que este fim de semana também levará com Gentoo se tiver tempo :007:).
Acima de tudo experimentei e depois tirem as vossas conclusões.
||Red_Evil|| 21-09-2007, 18:30 ui, o ubuntu em segundo lugar na distrowatch, acho que isso já não acontecia a alguem tempo.
Pelos vistos o PClinuxOS anda a ganhar bastante popularidade, vou sacar o livecd para experimentar.
fazes muito bem!
e o live cd é simultâneamente o cd de instalação no caso de queres ficar a usar o pclinuxos....
se por acaso preferes o gnome ao kde só precisas de o instalar através do package manager.
espero que gostes!
Nomearod 21-09-2007, 19:05 A contagem do DW é engraçada... Se repararem há muita gente interessada na distro mas em votações como a da Dell ou outras mais recentes a percentagem de pessoas a votar nesta distro (ou noutras também bem cotadas como Linux Mint) é mesmo pequena o que significa que não existe assim tanta gente a usa-la.
No entanto, tenho a dizer que esta distro foi a única que até agora (a par com Pardus Linux) conseguiu meter a minha placa wireless USB a funcionar out of the box sem problema algum e bastou abrir o Synaptic para meter as drives da placa gráfica (8800gts) a funcionar. Gostei bastante e tenho-a neste momento instalada.
Estou à espera da nova versão do Ubuntu para ver se a minha placa passa s funcionar mas até lá uso PCLinuxOS e gosto.
E como é em termos de repositório? Tem um próprio? Tem muitas packages (em relação a outras distros)?
Tem um próprio mas não parecem haver mirrors nacionais (também não pesquisei mt).
Heron (http://techzonept.com/member.php?u=7650):
welcome to pclinuxos!
a informação de que precisas está aqui (http://docs.pclinuxos.com/Repositories#The_list_of_PCLinuxOS_2007_repositori es)....
5.000 + packages, chega?
welcome to pclinuxos!
a informação de que precisas está aqui (http://docs.pclinuxos.com/Repositories#The_list_of_PCLinuxOS_2007_repositori es)....
5.000 + packages, chega?
Não sei, não encontro nenhum site que dê para explorar o repositório do PCLinuxOS.
Para servir de referência, o do Gentoo tem 12000.
O facto de não ter mirror pt é muito mau (para o público luso, claro).
E em relação ás versões das packages, o repositório tem sempre as mais recentes ou anda umas versões atrasado para maior estabilidade? Ou ambas? E em caso de ter as mais recentes, quanto tempo demora desde que sai a versão até chegar ao repositório?
A única maneira de pôr o Gnome a funcionar nisso é instalar pelos repositórios depois de instalar o sistema (e o KDE), certo?
literatura sobre os repositórios (http://docs.pclinuxos.com/Repositories) para o pclinuxos....
não sei se os 12000 do gentoo são uma referência.... presumo que não trás quase nada originalmente, ao contrário do que acontece com o pclinuxos...
o kde instala por defeito... seguidamente podes, se achas que merece a pena, instalar o gnome... e naõ te esqueças do beryl...
espero ouvir a tua opinião depois de o experimentares.... por algum tempo
||Red_Evil|| 22-09-2007, 00:11 bem experimentei durante hoje o live cd, gostei do "painel de controlo" tipo mandriva, mas de resto, nada demais.
Vou continuar com o ubuntu.
literatura sobre os repositórios (http://docs.pclinuxos.com/Repositories) para o pclinuxos....
não sei se os 12000 do gentoo são uma referência.... presumo que não trás quase nada originalmente, ao contrário do que acontece com o pclinuxos...
o kde instala por defeito... seguidamente podes, se achas que merece a pena, instalar o gnome... e naõ te esqueças do beryl...
espero ouvir a tua opinião depois de o experimentares.... por algum tempo
Tudo o que o PCLinuxOS trás de origem tem de estar no repositório, ao contrário não conseguias fazer update dos packages que já vêm instalados.
Qualquer fanboy de Gnome (como eu) não vai querer ter ambos instalados, e remover o KDE por completo é uma dor de cabeça de dependências.
O Beryl todos os repositórios têm, nem que seja de terceiros.
Estou a tentar perceber qual o fascínio que algumas pessoas têm por esta distro, e se vale a pena experimentar.
Mas sinceramente até agora só vejo pontos negativos:
- A aparente mentalidade conflituosa dos developers;
- A pequena comunidade, aparentemente também não muito amigável;
- KDE por defeito;
- Não trás nada de novo;
- Repositório pequeno (comparado com a distro que uso);
- Não existe mirror pt (esta é importante, para quem como eu tá limitado no trafego internacional);
- RPM
Parece-me que não passa de uma distro banal com bom marketing, não trás nada de novo e ainda não demonstrou nada.
[EDIT]
Lembrei-me de um ponto positivo:
- apt
||Red_Evil|| 22-09-2007, 00:25 Tudo o que o PCLinuxOS trás de origem tem de estar no repositório, ao contrário não conseguias fazer update dos packages que já vêm instalados.
Qualquer fanboy de Gnome (como eu) não vai querer ter ambos instalados, e remover o KDE por completo é uma dor de cabeça de dependências.
O Beryl todos os repositórios têm, nem que seja de terceiros.
Estou a tentar perceber qual o fascínio que algumas pessoas têm por esta distro, e se vale a pena experimentar.
Mas sinceramente até agora só vejo pontos negativos:
- A aparente mentalidade conflituosa dos developers;
- A pequena comunidade, aparentemente também não muito amigável;
- KDE por defeito;
- Não trás nada de novo;
- Repositório pequeno (comparado com a distro que uso);
- Não existe mirror pt (esta é importante, para quem como eu tá limitado no trafego internacional);
- RPM
Parece-me que não passa de uma distro banal com bom marketing, não trás nada de novo e ainda não demonstrou nada.
[EDIT]
Lembrei-me de um ponto positivo:
- apt
concordo plenamente
Acho que com o meu primeiro post também diz tudo.
A distro tem muito potencial mas não parece ter os melhores ideais. Como já falaram preocupa-se demasiado em ser anti-ubuntu e demasiado parecida com o windows... basta olhar para estas imagens:
http://mag.mypclinuxos.com/html/Issues/200709/images/01-02.jpg
http://mag.mypclinuxos.com/html/Issues/200709/images/01-17.jpg
Em relação aos pacotes, não parece ser uma distro on-the-edge, o firefox tá na 2.0.0.6, o pidgin na 2.1.1, o openoffice 2.1.1, vim 7.0, etc...
Nomearod 22-09-2007, 09:10 Acho que com o meu primeiro post também diz tudo.
A distro tem muito potencial mas não parece ter os melhores ideais. Como já falaram preocupa-se demasiado em ser anti-ubuntu e demasiado parecida com o windows... basta olhar para estas imagens:
http://mag.mypclinuxos.com/html/Issues/200709/images/01-02.jpg
http://mag.mypclinuxos.com/html/Issues/200709/images/01-17.jpg
Em relação aos pacotes, não parece ser uma distro on-the-edge, o firefox tá na 2.0.0.6, o pidgin na 2.1.1, o openoffice 2.1.1, vim 7.0, etc...
Não basta nada olhar para essas imagens.
Talvez não o tenhas feito prepositadamente, não sei, mas essas imagens são antigas. São das primeiras versões e estão completamente desactualizadas.
Não é por serem antigas que invalida o que eu disse.
só por má-fé, por ignorância, ou por uma leitura apressada de textos é que alguém pode afirmar que o pclinuxos é uma distro anti-ubuntu. não encontro em lado nenhum referências a essa suposta cruzada contra o tal ubuntu, exactamente da mesma forma que não vejo agressividade da parte dos developers ou da comunidade. talvez seja pelas mesmas razões que os screenshots acima apresentados se referem à versão anterior. se quiserem ter a "maçada" de testarem a última versão (http://www.tuxmachines.org/gallery/v/pclos2007/beryl.jpg.html) talvez possam (http://img134.imageshack.us/my.php?image=plosaor6.png) modificar a ideia que fazem - ou que querem transmitir - do pclinuxos, uma distro que em quatro anos e sem os milhõe$ que são gastos para fazerem a "fama" do ubuntu, chegou ao nível a que está....
para mim é, sem dúvida, a melhor distro! instala-se sem problemas, reconhece todo o hardware, é graficamente agradável e, graças à minha modesta contribuição, tem feito com que um grupo de pessoas (miúdos e adultos) tenham mergulhado no mundo linux e passado a utlizar unicamente (bye bye windows) o pclinuxos nos seus desktops ou portáteis...coisa que nunca consegui fazer com nenhuma outra distro...
Concordo o pclinuxos é sem duvida dos mais agradaveis que por ai anda... ja testei varios live mas este é sem duvida o melhor.
Detectou me tudo mesmo fiquei ate " admirado ", so algo q nao detecta e q ainda nao consegui por a funcionar é o modem kanguru, por isso é q me mantenho n ubuntu, q tb é mt bom !
Mas mal instalar a net no pclinuxos provavelmente vou ficar c ele :)
O mal do pclinuxos é nao ter a mts tutorials como o ubuntu, entao torna se dificil para um noob como eu.
Essa do visualmente agradável é engraçada, vocês falam como se não fosse possível meter qualquer distro igual em poucos minutos. Já agora, vocês acham o tamanho bregueiro das fonts agradável?
Essa do unicamente é engraçada, porque insinuas que o PCLOS tem alguma coisa que as outras distros não podem ter/têm.
Essa tua visão é tão biased, a par do que se encontra na revista e nos forums, que dão a entender que o resto não vale nada. Então essa de conseguírem ter mudado mais pessoas para o linux é cómica. Como se isso não acontecesse com qualquer outra distro... e já agora, por acaso não queres comparar a quantidade de users que usam o ubuntu e os que usam pclos, pois não? É que não é os PHR do distrowatch que significa que há essa quantidade de gente a usar essa distro. Se calhar quer mais dizer que viram em algum lado um profeta do pclos a apreguar o fim do mundo para quem não usa pclos e ficaram curiosos. LOL
||Red_Evil|| 22-09-2007, 12:02 http://distrowatch.com/table.php?distribution=pclinuxos
http://distrowatch.com/table.php?distribution=ubuntu
só a diferença de "Related Web Sites" entre um e outro....
Concordo com o VuDu na parte de no forum e afins, eles dão a entender que eles é que são os melhores e que o resto é insignificante.
A unica coisa que gostei foi mesmo o painel onde se controla as cenas (retirado do mandriva), porque de resto...... ainda por cima não gosto de KDE.
Mas bem, são gostos, uns gostam outros não, cada um é livre de usar a distro com que mais se identificar.
pclinuxos, uma distro que em quatro anos e sem os milhõe$ que são gastos para fazerem a "fama" do ubuntu, chegou ao nível a que está....
Eu acho engraçado dizer neste post que os developers e comunidade não estão a fazer uma cruzada anti-ubuntu, e depois mandas esta farpa para o lado do Ubuntu.
Isto é que é dar um tiro no pé. :lol:
[EDIT]
Parece que encontramos mais um ponto positivo:
- boa detecção de hardware
Alguém que tem algum hardware (qual?) que não foi detectado out-of-the-box noutra distro (qual?) e que foi no PCLinuxOS?
||Red_Evil|| 22-09-2007, 12:37 Eu acho engraçado dizer neste post que os developers e comunidade não estão a fazer uma cruzada anti-ubuntu, e depois mandas esta farpa para o lado do Ubuntu.
Isto é que é dar um tiro no pé. :lol:
[EDIT]
Parece que encontramos mais um ponto positivo:
- boa detecção de hardware
Alguém que tem algum hardware (qual?) que não foi detectado out-of-the-box noutra distro (qual?) e que foi no PCLinuxOS?
a unica coisa que o ubuntu não me detecta é a câmara do portátil......mas o pclinuxos também não, por isso...... até pelo que li, a nível de detecção de hardware para portátil podia estar melhor.
Same here, não detecta a camera (vai passar a detectar porque já ha driver e está para entrar para o kernel) e o leitor de cartões só lê SDs, os MSs não reconhece, seja em que distro for.
Todos os que quiserem conhecer, experimentar e passar a usar o PCLinuxOS têm, agora, a oportunidade de se candidatarem a receber gratuitamente um Live Cd do PCLinuxOS em suas casas.
Basta irem aqui (http://pclinuxos-portugal.blogspot.com/2007/09/cds-gratutos-do-pclinuxos.html) para poderem candidatar-se a ganhar, gratuitamente, um Live Cd do PCLinuxOS.
Os que não forem 'premiados', ou os que estiverem interessados em conhecer de imediato o PCLinuxOS podem fazer o downlod num mirror nacional:
ftp://glua.ua.pt/
Por acaso até parece porreiro... Vai ser com estra distribuição q experimento o kde :P Ia esperar pelo 4.0, mas ok...
Salvador_ 17-10-2007, 23:03 epah ja experimentei N versoes de Linux...sou um noob ja experimentei ubuntu 6.10 depois o 7.04 o suse 10.2 ... o 10.3 que n gostei nada ... o Vixta que eh baseado em Fedora e que gostei mas tinha mts bugs infelizmente e depois hoje decidi instalar este...estou maravilhado.... foi tudo out of the box... a porcaria do compiz e BERYL que no opensuse 10.3 a mim so me crashava, aqui funciona tudo seja compiz+XGL ou AIGLX ou beryl quaisquer as cominaçoes e funciona tudo...e isto com uma ATI ! ainda nao fui muito a fundo na distro e sendo eu noob completo tambem não posso andar por ai a experimentar tudo o que me vem a cabeça sem dar "merd*" lol mas so' pelo facto de ser out of the box e ainda por cima ter o synaptic, vale a pena... ainda nao instalei nada e ta tudo a funcionar, NTFS, mp3, videos AVI, you name it... DIVX, enfim.... parece q vou andar a partilhar este e ubuntu o novo... ja agora qual o mais estavel ? devo optar pelo COMPIZ q vem no PCLINUX ? esse e' o compiz-fusion ? neste momento estou com o beryl...
epah ja experimentei N versoes de Linux...sou um noob ja experimentei ubuntu 6.10 depois o 7.04 o suse 10.2 ... o 10.3 que n gostei nada ... o Vixta que eh baseado em Fedora e que gostei mas tinha mts bugs infelizmente e depois hoje decidi instalar este...estou maravilhado.... foi tudo out of the box... a porcaria do compiz e BERYL que no opensuse 10.3 a mim so me crashava, aqui funciona tudo seja compiz+XGL ou AIGLX ou beryl quaisquer as cominaçoes e funciona tudo...e isto com uma ATI ! ainda nao fui muito a fundo na distro e sendo eu noob completo tambem não posso andar por ai a experimentar tudo o que me vem a cabeça sem dar "merd*" lol mas so' pelo facto de ser out of the box e ainda por cima ter o synaptic, vale a pena... ainda nao instalei nada e ta tudo a funcionar, NTFS, mp3, videos AVI, you name it... DIVX, enfim.... parece q vou andar a partilhar este e ubuntu o novo... ja agora qual o mais estavel ? devo optar pelo COMPIZ q vem no PCLINUX ? esse e' o compiz-fusion ? neste momento estou com o beryl...
Pena não teres testado antes tambem o Mandriva ;)
Abraço
Salvador_ 17-10-2007, 23:13 mandriva nao... mas vi agora numa review q tambem eh suposto ser boa... mas sempre tive a sensaçao que era pa pessoal mais expert...posso tar enganado... ate agora estou adorar o PCLinux... ainda tenho que procurar informaçoes etc...pa configurar isto melhor ao meu gosto e darlhe mais uns dias de teste...e logo vejo... na minha opiniao e' a distro que correu mais rapido aqui no computador... so tenho um pequeno senao que incomoda mas pouco...
Sempre q inicio o PC o meu monitor 16:10 19Wide da philips fica com barras laterais tipo 4:3 mesmo quando entra no KDE para ficar wide tenho q desligar o botao do monitor e voltar a ligar... aparte isso...
outra coisa que vi acontecer e'... quando configuro o numero de DESKTOPS em conjunto com os efeitos 3D se for ao KDE Control Center e configurar para 4 Desktops aparecem me no painel 16... acho q se deve ao beryl automaticamente definir 4 Desktops tambem ele...para ter 4 no painel tenho que ter 1 Desktop activo no KDE center apenas...no entanto se quero ter wallpapers diferentes em cada desktop nao consigo porque apesar de as janelas ficarem cada uma no seu Desktop, acho que o KDE interpreta como sendo apenas um.... alguem me pode ajudar ? sera' alguma configraçao no beryl ?
Já tenho o cd :F ver se testo isto.
abraço
Uma placa de som SiS 7012 num Tsunami Walker 1847 (portatil....aka AOpen Openbook 1847)
Nunca funcionou "out-of-the-box" em Ubuntu (até à versão 7.04), Fedora, SuSE,...
O PCLOS 2007 foi a única* distro que pôs o meu portatil a funcionar 100% em linux, sem mexer em nada...(excepto o ACPI, claro...)
EDIT: *Minto...o Kurumin também me detectou, mas quando passaram para o Kernel do Ubuntu deixou de funcionar "out-of-the-box", bem como a gráfica....
Salvador_ 18-10-2007, 00:44 pela primeira vez esta distro foi aunica que me deixou a vontade...configuraçoes com beryl e compiz tudo out of the box...o beryl funciona...so e' complicado configurar tanto plugin lol ! sao tantas as opçoes... ainda tenho q tentar o cmpiz... emais tarde instalo o compiz fusion...mas estou mt contente... ! e e' super rapido ! ja' agora uma pergunta... aquele efeito das janelas ao minimizar com efeito FOGO eh so no beryl certo ? ou o compiz fusion incorpora tambem ?
ruimoura 18-10-2007, 01:10 pela primeira vez esta distro foi aunica que me deixou a vontade...configuraçoes com beryl e compiz tudo out of the box...o beryl funciona...so e' complicado configurar tanto plugin lol ! sao tantas as opçoes... ainda tenho q tentar o cmpiz... emais tarde instalo o compiz fusion...mas estou mt contente... ! e e' super rapido ! ja' agora uma pergunta... aquele efeito das janelas ao minimizar com efeito FOGO eh so no beryl certo ? ou o compiz fusion incorpora tambem ?
Beryl ja n existe. Nem compiz. É compiz fusion. Ponto final. E existe sim. Tem tudo e mais alguma coisa do que já havia para trás ...
Salvador_ 18-10-2007, 09:00 rui moura, pelo menos o que veio out of the box aqui no pclinux foi beryl e compiz apenas...tive a dar uma olhada pelos pacotes e o package n diz compiz fusion diz apenas compiz por isso calculo que eu tenha compiz e beryl apenas... mais logo instalo o compiz fusion entao...
ruimoura 18-10-2007, 11:49 rui moura, pelo menos o que veio out of the box aqui no pclinux foi beryl e compiz apenas...tive a dar uma olhada pelos pacotes e o package n diz compiz fusion diz apenas compiz por isso calculo que eu tenha compiz e beryl apenas... mais logo instalo o compiz fusion entao...
Isso são as distros que ainda não incorporaram o compiz fusion. Mas de momento é o único projecto ainda vivo :)
Salvador_ 18-10-2007, 13:45 por isso vou instalar mais tarde e ver no que da' entao... ja agora uma outra pergunta... de que maneira posso ter smp as minhas preferencias qnd inicio o PC de volta ? por exemplo sempre que ligo o PC o superkaramba para os widgets, tenho sempre q inicia-lo novamente e por os widgets pretendidos... queria quando liga-se ja tivesse tudo como o deixei da ultima vez...
ruimoura 18-10-2007, 14:15 por isso vou instalar mais tarde e ver no que da' entao... ja agora uma outra pergunta... de que maneira posso ter smp as minhas preferencias qnd inicio o PC de volta ? por exemplo sempre que ligo o PC o superkaramba para os widgets, tenho sempre q inicia-lo novamente e por os widgets pretendidos... queria quando liga-se ja tivesse tudo como o deixei da ultima vez...
No gnome basta meter o que queres iniciar automaticamente nas sessões, no kde n sei
Salvador_ 18-10-2007, 14:23 ha um programa aki no menu kde q diz boot and init e quando corro tem uma janela a dizer make script ? e depois next... sera' isto ?
e esta tambem foi a unica distro que activou o meu rato a funceminar correctamente =) ja saquei o ubuntu mas a gravaçao deu erro a dizer que nao tinha o formato correcto...estranho...e n tenho mais CD's... enfim ! lol
brazovsky 19-10-2007, 22:11 Beryl ja n existe. Nem compiz. É compiz fusion. Ponto final. E existe sim. Tem tudo e mais alguma coisa do que já havia para trás ...
O compiz ainda existe, o que se extinguiu foi o beryl.
O compiz é o "core" do compiz fusion, enquanto este ultimo resultou da fusão entre o beryl e o compiz-extras.
Mais informações aqui (http://wiki.compiz-fusion.org/CompizFusionVsCompiz).
Esta ai http://distrowatch.com/
The PCLinuxOS development community has announced the release of PCLinuxOS (http://distrowatch.com/pclinuxos) "GNOME 2.21.2", a remastered, community edition of PCLinuxOS containing the latest beta version of GNOME 2.22: "Ken Dotson has announced the release of PCLinuxOS GNOME edition 2.21.2. Featuring kernel 2.6.22.15, GNOME 2.21.2, GNOME office applications, Firefox 2.0.0.11, Frostwire, Azureus, XMMS, Flash, JRE, a ton of multimedia apps, and much more. Almost 2 GB of software compressed on a single bootable live CD that can be installed to a hard drive. Over 7000 additional packages available through the Synaptic Software Manager. All new bootsplash, backgrounds and really nice features, upgraded to a great-looking operating system and the best out-of-the-box look." Here is the brief release announcement (http://www.pclinuxos.com/index.php?option=com_content&task=view&id=46&Itemid=2). Download (http://www.pclinuxos.com/index.php?option=com_ionfiles&Itemid=28): pclos-gnome-2.21.2.iso (http://spout.ussg.indiana.edu/linux/pclinuxos/pclinuxos/live-cd/english/preview/pclos-gnome-2.21.2.iso) (691MB, MD5 (http://distro.ibiblio.org/pub/linux/distributions/texstar/pclinuxos/live-cd/english/preview/pclos-gnome-2.21.2.md5sum)).
Em 1o lugar no top 10 do site, esta distro promete... amanha vou sacar testar e dps digo algo :)
Salvador_ (http://www.techzonept.com/member.php?u=69948):
experimenta isto (http://www.pclinuxos.com/forum/index.php?topic=33989.0)....
se não resultar... existem outras formas de ter autostart.... o forum é um óptimo sítio para encontrares soluções...
bows (http://www.techzonept.com/member.php?u=24727):
a partir de agora os fans do gnome não tem nenhuma razão válida para não usarem o pclinuxos....
Amanha vou testar :) deve ter mais umas coisinhas nao ? gnome é mais leve eu gosto mais so por isso =) A nivel d pacotes e isso vem mt coisa nova no novo pclinuxos ?
Salvador_ 30-12-2007, 00:29 ja deve vir ao menos com o compiz-fusion incorporado... por acaso deixei de usar esta distro uma vez q me ambientei ao ubuntu mas ultimamente ando a ver se volto a experimentar para ver se no meu portatil Toshiba L40 consegue instalar na boa... ate agr nenhuma outra distro consegui ter wireless pode ser q c esta consiga..
Square One 01-01-2008, 02:12 andam a sair umas distros jeitosas ultimamente ehehe
hei-de testar esta mas ate agora ainda nao achei nada melhor que o mint (tudo a funcionar out of the box)
astrisko 01-01-2008, 11:21 Estive a testar o LiveCD da versão Gnome e pelo pouco que pude testar deixo aqui a minha opinião.
Pontos positivos
1 - Aspecto - Out-of-the-box, é do mais bonito que já vi
2 - Painel de controlo - Muito bem estruturado e intuitivo
3 - Quantidade de software incluido
Pontos Negativos
4 - Ausência do Open Office, apesar de ser compreensivel, ver ponto 3 :P
5 - Ainda em relação aos pontos 3 e 4, algum software desnecessário, para quê 3 leitores mp3? (Banshee, Exaile e XMMS)
6 -Os sonzinhos irritantes que vêem predefinidos
7 - Os repositórios apesar de bastante decentes não chegam ao nível do grande rival, Ubuntu, nada de MOC :(
8 - Inexistência de repositórios nacionais, penso eu, não sei se já existem
Resumindo e apesar de acima ter mencionado mais pontos negativos do que positivos, a avaliação final é bastante positiva, tudo funciona out of the box e o painel de controlo, torna-a bastante noob friendly.
Nomearod 01-01-2008, 12:41 Estive a testar o LiveCD da versão Gnome e pelo pouco que pude testar deixo aqui a minha opinião.
Pontos positivos
1 - Aspecto - Out-of-the-box, é do mais bonito que já vi
Podes indicar quais os temas, controls, window borders e icons usados?
System -> Appearance Preferences
# NuNeS # 31-01-2008, 15:59 vou instalar o pclinuxos no meu portatil, qual aconselham a versão gnome ou a KDE?
eu sei que em termos esteticos cada um tem a sua opinião (eu gosto mais do gnome), mas em termos de software e outras coisas qual é melhor?
petersaints 31-01-2008, 16:17 Eu penso que a versão KDE é a oficial. O GNOME é da community! Por isso acredito que nesta distro o KDE esteja mais polido ;)
# NuNeS # 31-01-2008, 16:21 ok, obrigado.
eu testei o live cd do gnome, vou experimentar agora o KDE se gostar ponho o kde se não vou para o gnome.
podes também experimentar o pclinuxos minime 2008 (http://www.pclinuxos.com/index.php?option=com_smf&Itemid=58&topic=38573.0) (kde) que te permite "construir" o teu sistema à tua medida....
# NuNeS # 31-01-2008, 17:42 acho que vou para o gnome :009:
petersaints 31-01-2008, 18:57 podes também experimentar o pclinuxos minime 2008 (http://www.pclinuxos.com/index.php?option=com_smf&Itemid=58&topic=38573.0) (kde) que te permite "construir" o teu sistema à tua medida....
O que é que faz esse minime exactamente?
E tu actualmente ( o fã de PCLinuxOS :P) que versão deste usas?
petersaints (http://www.techzonept.com/member.php?u=58619):
podes ver aqui o que é o minime 2008 (http://www.pclinuxos.com/index.php?option=com_smf&Itemid=58&topic=37960.msg291487#msg291487) e a quem é que ele se destina. (http://www.pclinuxos.com/index.php?option=com_smf&Itemid=58&topic=38567.0)...
pelas razões que são apontadas no último link, eu uso o pclinuxos 2007 com total satisfação...
(claro que já fiz experiências - muito bem sucedidas - com o minime).
# NuNeS # 31-01-2008, 20:29 eu optei pelo gnome edition, não sei porque acho mais simples. e so no livecd reconheceu as drives mais importantes do meu portatil. :)
Square One 01-02-2008, 04:07 Já agora divulgo mais uma coisa interessante:
http://pendrivelinux.com/2006/09/19/all-in-one-usb-pclinuxos-minimezip
petersaints 06-02-2008, 20:54 Estive a mexer no LiveCD do PCLinuxOS e gostei. Não gosto do tema por defeito mas está muito mais estável e arrumando que Kubuntu... Acho que vou por em Dual Boot com Vista Home Premium ;)
uma óptima decisão!
qual é o tema de que não gostas? podes personalizar TUDO como mais gostares.... e podes tirar algumas ideias daqui.. (http://www.linfx.com/).
e em pouco tempo passarás de dual boot para mono boot....
petersaints 06-02-2008, 22:16 uma óptima decisão!
qual é o tema de que não gostas? podes personalizar TUDO como mais gostares.... e podes tirar algumas ideias daqui.. (http://www.linfx.com/).
e em pouco tempo passarás de dual boot para mono boot....
Eu depois dou impressões ;)
boas,
tenho uma questão há repos do pclinuxos 2008 ou sou obrigado a usar os do pclinuxos 2007??
usas os repositórios do pclinuxos 2007 ( o 2007 não quer dizer nada porque um sistema actualizado.... está actualizado!) para o minime 2008....
a única diferença entre eles é que o minime é um sistema "base" no qual podes instalar somente o que te interessa e o 2007 já vem com a maioria dos pacotes mais comuns....
Estou curioso relativamente a uma coisa.
Tenho reparado que o PCLinuxOS tem versões para (quase) tudo. Versão para edição de imagens, versão para KDE, GNOME, Fluxbox, XFCE, algo do genero de net install..
No entanto, quem assegura a qualidade destas versões?
Quando se vive uma "crise" de devs em distros mais importantes, como é que o PCLOS (supostamente) consegue ter tantos?
Afinal de contas, qual é o objectivo primário desta distro? Eu sei que com GNU/Linux, eu faço o que quero com o meu sistema. No entanto, por defeito, as distros são orientadas para um público alvo.
o pclinuxos não é a única distro que tem versões para quase tudo.....
há por aí alumas outras.... com versões feitads "on house" para tentarem cobrir todo o "mercado"....
no caso dessas versões do pclinuxos, são remasters feitos por pessoas "estranhas" aos devs do pclinuxos....
se tens dúvidas em relação à qualidade de cada uma delas o melhor será testares aquelas que te interessarem...
eu sou um vira casacas lol
troquei o meu ubuntu (estava danado com o raio dos erros >() e instalei esta distro !
Estou a gostar por enquanto !
Muito simples e facil de utilizar ...
|
|