View Full Version : Internet 3MB´s a 3€/mês????

DvPluribus
20-09-2007, 10:52
Fui ontem a Sevilha e fikei louco quando vi um Cartaz publicitário a dizer.....

Internet 3MB´s + Telefone a 3€/mês

E isto é num pais aqui ao lado.... Já viram se comprarmos com os balurdios que pagamos?

Atomsk
20-09-2007, 12:31
É bem, mas então vê este site (http://www.dslvalley.com/) da situação em França.
Vê a oferta dos canais, etc...
A mãe da minha namorada paga 35€ por adsl 24mg (velocidade real) com tráfego sem limites, tv com 35 canais e telefone ilimitado, excepto para telemóveis (e pode telefonar para 35 paises do mundo, números fixos, ilimitadamente)

Cumprimentos

xokos
20-09-2007, 12:52
Isso é tudo muito bonito...mas a coisa nao é assim como pintam...posso-te garantir.

Mas pronto,esta-se a falar de paises muito maiores e com muito mais ofertas e concorrência logo esses preços.

nipnip
20-09-2007, 17:30
lá fora é que é bom... emigrem todos...

phonix
20-09-2007, 17:35
nao e tudo mas a maior parte e muito melhor....
so nao emigro porque ja tenho um emprego estavel....

nipnip
20-09-2007, 17:40
se a maior parte é muito melhor então os empregos estáveis lá também são melhores que cá...

por amor de deus... alguém vê um cartaz a dizer net 3mb/s a 3 euros sem saber absolutamente mais nada do serviço e lá fora já é tudo fantástico... os preços em portugal são uma barbaridade... etc etc

RenatoFaria
20-09-2007, 17:42
vcs não andam bem..

j0rg
20-09-2007, 18:03
Portugal é a tristeza lá fora é tudo bom, entao pk nao vão lá pra fora!????? é normal o preço das velocidades da net praticadas em portugal andarem desfasadas relativamente a certos paises europeus mais desenvolvidos..acualmente já podes ter net a 2megas por cerca de 10euros com a nova promoção da netcabo...

Quando começei a utilizar a net, a velocidade era cerca de 56k por linha telefonica e pagava balurdios ao fim do mês, hoje em dia á realidade já é completamente diferente, de facto existiu uma enorme evolução e como é obvio um enorme investimento em infra-estruturas por parte das empresas!!

Cumprimentos

Gijoca de Jeric
20-09-2007, 18:27
Essa internet é d certeza como a clix,Se tiveres numa zona clix muito bem senão...Pagas a dobrar...ou triplicar

J[PT]
20-09-2007, 18:39
Sim é tudo muito bonito a nivel de preços, mas estou em Paris com uma ligação noos.fr com 50Mb/2mb e é bem pior que a minha santinha ADSL de casa a 8mb/512k raramente passo de 1 mega de download, as páginas são leennntttassss os downloads de torrents ou emule.. nem vale a pena comentar....

Tambem tive com neuf telecom e Orange em gosto ADSL + TV e a qualidade apesar de um pouco melhor que o exemplo de cima deixa muito a desejar, o sincronismo contratado quase sempre corresponde agora velocidade de navegação... mais vale tar quieto...

Assim torna-se facil anunciar super serviços com altas velocidades e na realidade mais parece 512k...

Atomsk
20-09-2007, 18:53
Isso é tudo muito bonito...mas a coisa nao é assim como pintam...posso-te garantir.

Mas pronto,esta-se a falar de paises muito maiores e com muito mais ofertas e concorrência logo esses preços.

Não te tiro a razão ao dizeres que há muitas ofertas e o país é maior. O que permitiu isto, foi a France telecom ter deixado de "monopolizar" o mercado deles e ter havido condições para existirem outras ofertas. Por exemplo, no mercado das telecomunicações moveis, só há 3 empresas como em Portugal (Se a memória não me falha). Mas há aproximadamente o triplo de empresas tipo uzo e cenas do género. Bem sei que há mais clientes e uma área maior, mas também foram criadas situações para as empresas se implementarem.
Gosto muito do meu país, nada me leva a pensar o contrário, mas tive no último ano, a oportunidade de ir para o estrangeiro e verificar por mim mesmo certas diferenças entre Portugal e um outro país.
Espero que não pensem que estou a tentar ser agressivo com isto, só estou a tentar expor aqui outros casos, pois um forum deve ser usado também para isso.
Cumprimentos a todos.

Murcielago_V12
20-09-2007, 19:03
voces e a mania do" la fora e que e"... vao para fora e depois nao repetem a mesma frase....

yelloboy
20-09-2007, 19:09
Eu por acaso já tive oportunidade de experimentar o serviço de 2 Megas da Telefónica em Alicante (espanha) e posso dizer que era muito bom mesmo o serviço estava a uma velocidade real de 1990 kbps.

Atomsk
20-09-2007, 19:10
Eu não estou a dizer que "lá fora é que é..."! Simplesmente, estou a mostrar um caso que vi fora do país e que me impressionou. Ou agora, para vocês que dizem "aqui é que é...", só o que há e se passa no nosso país é que é bom?Uma pessoa tem que admitir que muitos esforços poderiam ser feitos em Portugal, para melhorar certos aspectos. Essa é a minha opinião.

Cumprimentos

nipnip
20-09-2007, 19:16
Eu não estou a dizer que "lá fora é que é..."! Simplesmente, estou a mostrar um caso que vi fora do país e que me impressionou. Ou agora, para vocês que dizem "aqui é que é...", só o que há e se passa no nosso país é que é bom?Uma pessoa tem que admitir que muitos esforços poderiam ser feitos em Portugal, para melhorar certos aspectos. Essa é a minha opinião.

Cumprimentos

mas o que viram foi um cartaz...
que tráfego tem? tempo de uso é ilimitado? qual é o preço das chamadas? o tráfego é indeferenciado? oferecem e-mail? qual a capacidade do e-mail? tem apoio a clientes 24h por dia 365 dias por ano? quanto custa ligar para o apoio a clientes? pagas a activação? se pagas quanto custa isso? tem espaço para alojar uma página pessoal web? não era uma promoção como os 24 megas da vodafone a 9.90€? o tráfego só conta o download ou upload tb? qual a velocidade do upload? qual é o período de fidelização?

um cartaz não diz nada sobre um serviço

Atomsk
20-09-2007, 19:21
boas.
Tudo o que eu disse foi relativo ao 2º post do tópico e não ao cartaz. Apenas me limitei a dar um outro exemplo, dentro dos mesmos parametros. Mas basta ver o site que coloquei no meu 1º post aqui e seguir os links que já podem ver isso.
Peço desculpa pela resposta vaga.
Cumprimentos

nipnip
20-09-2007, 19:24
já vi o site e por exemplo diz-me em que fica o clix e a tele2 atrás das ofertas da orange e da tele2? basicamente são iguais (pelo menos no papel)

xokos
20-09-2007, 19:33
voces e a mania do" la fora e que e"... vao para fora e depois nao repetem a mesma frase....

:x2:

Cumprimentos

Nem em Portugal e que e, mas as vezes ninguem ve a evoluçao que tem tido Portugal.

Atomsk
20-09-2007, 19:49
já vi o site e por exemplo diz-me em que fica o clix e a tele2 atrás das ofertas da orange e da tele2? basicamente são iguais (pelo menos no papel)

Por exemplo, na orange, tens tráfego ilimitado e indiferenciado e na tele2 é igual. O que eu pretendo dizer é que pelos preços aqui praticados também poderíamos ter condições para ter por exemplo pacotes de tv, net e telefone. Bem sei que o número de clientes é completamente diferente e que isso muda muita coisa. Por exemplo, repara neste site (http://offres.neuf.fr/adsl/adsl.html?cmpid=AFC-TD101). É uma oferta muito boa, que não é encontrada em Portugal.
:x2:

Nem em Portugal e que e, mas as vezes ninguém vê a evolução que tem tido Portugal.

Partilho completamente a tua opinião. Portugal evoluiu imenso na área das comunicações, principalmente no que diz respeito à internet, só ao nivel dos preços, então nem se fala. O que gostaria de ver mais era uma maior competição entre as empresas, luta por um maior dominio territorial. Eu por exemplo, tenho que ter um serviço adsl pelo Sapo, pois não há outra empresa que decida mexer o cordelinhos para se introduzir na minha área. Apesar de haver clix,tele2, etc em acesso directo aqui em Viana do Castelo (no centro), eu que moro a 1,5 km do centro já não me encontro abrangido por esses serviços, enquanto que noutros países vejo que as empresas se esforçam por cobrirem a maior área possivel.
Espero me ter feito compreender. Desculpem se está um pouco confuso.

Cumprimentos

spytech
20-09-2007, 19:59
ca em PT n temos net's assim tao mas...

ja agora, ja ouvi tb dizer k em lisboa a tvtel (se n me engano) tem um pacote 30/30/30 ou seja, 30mb down 30mb up 30 euros...

amjpereira
20-09-2007, 20:11
Sabias que portugal é um dos muitos poucos paises da Europa cujos valores contratados tanto a nivel de ADSl como de cabo se aproximam mais da realidade? Tens o exemplo das zonas clix, em que cliente apesar de pagarem bastante mais do que la fora e alguns casos até clix indirecto em que atingem valores de sincronismo bastante proximos dos contratados?

Temos o caso da Tvcabo que apesar de ser bastante cara está neste momento em fase de melhoria da infra-estrutura de modo a garantir um melhor serviço 24H por dia, sem falar que em portugal é a unica que garante piquetes em 4h todos os dias da semana incluindo fds e feriados.

Até agora qualquer que fosse a alteração que quissesem fazer teriam que passar a decisao pela PT o que acabou por prejudicar todos os planos que tinham para a mesma.

Tens ainda o caso por exemplo da Tvtel senao estou em erro que ja começou a disponibilizar 50Mb por 50€ o que se fores a ver é basicamente 1€-->1 mega, se quiseres mais info basta procurares aqui no forum ou na internet.

Por isso antes de abrirem um topico a dizerem que lá fora é que é lembrem-se que:

temos paises em que nem net de 56k têm.
Temos nações inteiras a passar fome e a morrerem devido a doença e catastrofes naturais
Temos paises a sofrer atentados todos os dias, como é o caso de espanha e frança, apesar de a maioria serem "abafados" pelo governo.

por isso antes de abrirem um topico para comentar que portugal nao tem internet de jeito, lembrem-se de fazer um search ou então de colocar informação como deve de ser em vez de criar topicos que vao originar guerrinhas desnecessarias.

p.s.: tanta coisa e acabei por fazer o contrario do que tento evitar...oh well já está, nao vale a pena mudar.

edit: em resposta ao post do spytech, é 30/3/30

http://www.tvtel.pt/fibra_internet.html

alexbb
20-09-2007, 20:12
é preciso nao esquecer que numa cidade como Paris, Barcelona ou Madrid, em qualquer uma delas estao potenciais clientes em igual numero aos que existem em Portugal inteiro!!!

Obviamente se me saisse o euromilhoes ou fosse um gajo cheio de conhecimentos, podia facilmente abrir uma empresa de telecomunicaçoes numa dessas cidades e com um investimento de uns 10% daquele que uma empresa ca teria que fazer, eu podia cobrir toda a cidade com fibra optica!

Com isto facilmente se percebe a "concorrencia". Em portugal nao existe mercado para mais (algumas empresas faliram porque??) portanto a concorrencia é muito relativa...
Para alem do mais, quando se fala em investimentos fora das grandes cidades, quase nenhum operador se mete nesse negocio de prejuizo por decadas.
Portugal esta a crescer e vai continuar a crescer em termos de telecomunicaçoes, mas estaremos sempre um nivel atras em termos de preços (em tecnologia estamos taco a taco).

spytech
20-09-2007, 20:17
Sabias que portugal é um dos muitos poucos paises da Europa cujos valores contratados tanto a nivel de ADSl como de cabo se aproximam mais da realidade? Tens o exemplo das zonas clix, em que cliente apesar de pagarem bastante mais do que la fora e alguns casos até clix indirecto em que atingem valores de sincronismo bastante proximos dos contratados?

Temos o caso da Tvcabo que apesar de ser bastante cara está neste momento em fase de melhoria da infra-estrutura de modo a garantir um melhor serviço 24H por dia, sem falar que em portugal é a unica que garante piquetes em 4h todos os dias da semana incluindo fds e feriados.

Até agora qualquer que fosse a alteração que quissesem fazer teriam que passar a decisao pela PT o que acabou por prejudicar todos os planos que tinham para a mesma.

Tens ainda o caso por exemplo da Tvtel senao estou em erro que ja começou a disponibilizar 50Mb por 50€ o que se fores a ver é basicamente 1€-->1 mega, se quiseres mais info basta procurares aqui no forum ou na internet.

Por isso antes de abrirem um topico a dizerem que lá fora é que é lembrem-se que:

temos paises em que nem net de 56k têm.
Temos nações inteiras a passar fome e a morrerem devido a doença e catastrofes naturais
Temos paises a sofrer atentados todos os dias, como é o caso de espanha e frança, apesar de a maioria serem "abafados" pelo governo.

por isso antes de abrirem um topico para comentar que portugal nao tem internet de jeito, lembrem-se de fazer um search ou então de colocar informação como deve de ser em vez de criar topicos que vao originar guerrinhas desnecessarias.

p.s.: tanta coisa e acabei por fazer o contrario do que tento evitar...oh well já está, nao vale a pena mudar.

edit: em resposta ao post do spytech, é 30/3/30

http://www.tvtel.pt/fibra_internet.html

eich! obg por corrigires, enganei-me ao postar...

mas se as velocidades forem + ou - reais, e bem porreiro!

amjpereira
20-09-2007, 20:29
Não há problema nenhum, errar é humano, e que eu saiba não há por aqui bots :007:.

Mas realmente acho interessante a maior parte do pessoal cá em portugal tem tantas coisas que fazem mais falta que a internet, alimento, bens de primeira necessidade genero luz agua e gás, a propria saude, e abrem topicos destes todos os dias, a toda a hora.

Eu infelizmente trabalhei e ainda trabalho num call center de um dos maiores ISP de portugal, nomeadamente no departamente de engenharia, e acho incrivel e absurdo quando ouço clientes todos com a mesma frase

"estou a precisar da internet mais do que voce imagina, preciso disto para viver é disto que eu vivo"

ou então

"Ando a pagar 30 € por mês ou mais para poder aceder á internet e estou farto/a de não conseguir abrir o messenger e o HI5, se isto continua assim faço queixa á DECO e levo-vos a todos a tribunal"

Nunca ouvi nenhum dizer, olhe estou sem internet, mas compreendo que isto aconteça contudo tenho coisas mais importantes a fazer, genero preocupar-me com o meu trabalho ou saude do que a internet que não é um bem essencial, desde que nao demorem muito e me resolvam o problema como deve de ser não há crise, agora enviar um piquete ou uma equipa para chegar aqui restablecer o acesso durante meia duzia de horas, e amanha ja estar novamente a contactar-vos....

É por este tipo de pensamente que Portugal continua e ira continuar a ter serviços caros e sem grande concorrencia, é por isto que a assistencia em portugal é uma porcaria, preferem resolução rapida do que resolução eficaz, dai a maior parte do atendimento estar cheio de pessoal jovem e grande parte deles o conhecimento que têm foi adquirido atraves de uma formação de 3 horas, para despachar clientes com problemas "tipo" do genero modem mal instalado, problemas de sincronismo,o resto olha, é mais um.

Atomsk
20-09-2007, 20:34

É exactamente isso que tento transmitir. Não se deveria dar tanto poder a PT. O que eu fiz foi tentar mostrar isso, através de um exemplo no estrangeiro, onde antes acontecia isso e a partir do momento em deixou de haver uma monopolização tão grande, as coisas começaram a correr melhor.

p.s. Não fui eu que criei o tópico. :)

Cumprimentos

johnzap
20-09-2007, 21:22
acualmente já podes ter net a 2megas por cerca de 10euros com a nova promoção da netcabo...

Já vi que a publicidade trafulha da Netcabo enganou mais um... :-D Tens de ler as letras pequeninininissimas.

amjpereira
20-09-2007, 22:47
Já vi que a publicidade trafulha da Netcabo enganou mais um... :-D Tens de ler as letras pequeninininissimas.

durante 3 meses depois volta ao preço inicial, mas aposto quanto quiseres que a maior parte dos comerciais nao vai referir esse facto pelo que passado os 3 meses iniciais, podes contactar a Tvcabo, explicas com calma a situação, e que uma vez que não foste informado/nao tinhas conhecimento dessa clausula querias rescindir pois nao pretendes pagar esse valor, algo se ha-de arranjar porque o que eles querem e manter os clientes.

Mesmo que tenhas conhecimento da clausula/situação se fores coerente nos teus argumentos e falares com calma sem insultares o ISP, ou o pessoal que apenas está a fazer o trabalho dele, é mais que certo que iras conseguir o mesmo.

Nao e com gritaria e ameaças de ir a DECO que este pais avança, mas sim com civismo, compreensão e respeito mutuo.

phonix
20-09-2007, 22:50
para min quem diz que portugal e que e bom....
sao os gajos que andam a comer a nossa custa , e que nos tentam enganar para continuar a comer a nossa custa....
tenho dito....

nipnip
20-09-2007, 23:00
não se trata de em portugal é que é bom ou lá fora é que é bom...

trata-se de ver que a nível tecnológico (e mesmo de preços para quem consegue ter acessos não PT) a realidade a nível de telecomunicações não é assim tão diferente como tentam pintar... só isso

amjpereira
20-09-2007, 23:08
sao os gajos que andam a comer a nossa custa , e que nos tentam enganar para continuar a comer a nossa custa....
tenho dito....

humm...interessante a tua logica, o que quer dizer que eu ando a comer ás tuas custas? em parte faz sentido, pois se tu pagas um serviço, e a maior parte do pessoal que trabalha no apoio ao cliente recebe para ajudar os clientes, ya como ás tuas custas.

Mas para comer ás tuas custas o pessoal tem que ter um horario pre-definido, seja ele part ou full-time, tem que ter responsabilidades, tem que aturar pessoal que contacta esse mesmo apoio ao cliente seja ele telefonico ou loja de informatica, e tem que sofrer caso algo corra mal, vao-nos ao nosso bolso nao ao teu.

Mas se formos a ver os teus pais ou avos se forem reformados andam a comer á minha custa e de tantos outros trabalhadores que descontam todos os meses para a segurança social, sabendo que apesar de quando chegar a nossa vez nao ira haver dinheiro mas mesmo assim temos que sustentar o pessoal que nao fez nenhum por nos, contudo continuamos a sustenta-los porque é o nosso dever como cidadãos.

Por isso antes de fazeres comentarios, tenta desenvolver mais um pouco o texto e nao mandes postas de pescada.

Mais um belo exemplo da educação, civismo e cidadania que existe hoje em dia.

Por isso quando um dia começares a trabalhar e a perceber como funciona o sistema cá em Portugal, talvez o pessoal comece a levar-te mais a sério e possivelmente nao comentas dessa forma.

P.s.: Desde já peço desculpa, se ofendi alguem, e caso seja necessario e algum moderador achar por bem, terei todo o gosto em modificar, alterar ou apagar este post.

theforbidden1
20-09-2007, 23:09
mas o que viram foi um cartaz...
que tráfego tem? tempo de uso é ilimitado? qual é o preço das chamadas? o tráfego é indeferenciado? oferecem e-mail? qual a capacidade do e-mail? tem apoio a clientes 24h por dia 365 dias por ano? quanto custa ligar para o apoio a clientes? pagas a activação? se pagas quanto custa isso? tem espaço para alojar uma página pessoal web? não era uma promoção como os 24 megas da vodafone a 9.90€? o tráfego só conta o download ou upload tb? qual a velocidade do upload? qual é o período de fidelização?

um cartaz não diz nada sobre um serviço

Tráfego diferenciado só existe em Portugal, e-mail tens o do gmail que é 5 estrelas e tem espaço que nunca mais acaba. O telefone é 1 bonus, ou preferias pagar 13 euros como fazes com a PT só para poderes ter ADSL?
Alojar pagina pessoal na web? se esse é o teu problema ha por ai soluções 5 estrelas por $20 ano, com php e sql e afins... Metade das limitações que apontas-te nem sequer interessam ao menino jesus, mas tenho que reconhecer que ha outras bem observadas

nipnip
20-09-2007, 23:11
lá fora como cá se for um acesso indirecto pagas a assinatura na mesma (sim em países lá fora também existe assinatura) e os preços dela até nem são assim tão diferentes...

eu sei que algumas coisas que referi são pouquíssimo importantes... mas são características de um serviço...

e eu corrigia-te tráfego diferenciado que eu conheça só existe na PT... mas eu não conheço tudo e até pode haver em Espanha um qualquer ISP que faça o mesmo que a PT... nunca se sabe :)

alexbb
21-09-2007, 01:12
Tráfego diferenciado só existe em Portugal (...)

Bom, para informaçao de todos:

http://en.wikipedia.org/wiki/Traffic_shaping#Major_Internet_Service_Providers_U sing_Traffic_Shaping

HJesus
21-09-2007, 01:17
É em Carnaxide e expande-se para Oeiras.
Pelo que eu sei é 50/5 e nao é 30/30.
Mas é a unica a usar a tecnologia FTTH em portugal.

amjpereira
21-09-2007, 01:21
Bom, para informaçao de todos:

http://en.wikipedia.org/wiki/Traffic_shaping#Major_Internet_Service_Providers_U sing_Traffic_Shaping

trafego diferenciado= contar trafego nacional(feito atraves da rede "interna" do pais) e trafego internacional, separadamente em vez de o contabilizar como apenas trafego.

Traffic Shapping= Consiste no barramento ou diminuição de envio e recepçao de pacotes especificos utilizados em protocolos especificos especialmente quando se trata de P2P.

É em Carnaxide e expande-se para Oeiras.
Pelo que eu sei é 50/5 e nao é 30/30.
Mas é a unica a usar a tecnologia FTTH em portugal.

50/5/50 e 30/3/30 , ou seja download/upload/custo

--> 50Mbps de down/5Mbps de Up/50€ de custo e
--> 30Mbps de down/3Mbps de up/30€ de custo

em certa parte concordo com o Traffic Shapping uma vez que serve para garantir a performance e debito geral de velocidade da rede, nomeadamente casos de pessoas que andam 24/7 a sacar tudo o que podem mesmo sem terem qualquer interesse, apenas sacam por sacar, e outros que nem sequer para o e-mail de trabalho têm, depois vêm-se queixar, ai e tal pago 50€ por mes ou mais para "navegar" e nao consigo ter o total, ando so a sacar conteudos pelos quais nao tenho qualquer direito de reproduzir, e estou a prejudicar o proximo mas que se lixe.

nym-ph
24-09-2007, 04:36

E isto é num pais aqui ao lado.... Já viram se comprarmos com os balurdios que pagamos?

A galinha do vizinho é sempre melhor que a minha :-D

lupinIII
25-09-2007, 15:13
Ja agora para esclarecer vi na net essa mesma oferta publicitada e de facto paga-se isso nos 2 1ºs meses mas depois a mensalidade passa pa 23 euros. Para alem da net, que não tem limites de trafego, tem-se acesso a chamadas ilimitadas para nºs fixos(locais, nacionais e internacionais) o que numa optica de custo/beneficio torna esta oferta mais vantajosa do que qualquer uma das presentes em Portugal, de qualquer forma a diferença não é assim tão grande.

Mirage_3D
25-09-2007, 15:36
Não há problema nenhum, errar é humano, e que eu saiba não há por aqui bots :007:.

Mas realmente acho interessante a maior parte do pessoal cá em portugal tem tantas coisas que fazem mais falta que a internet, alimento, bens de primeira necessidade genero luz agua e gás, a propria saude, e abrem topicos destes todos os dias, a toda a hora.

Eu infelizmente trabalhei e ainda trabalho num call center de um dos maiores ISP de portugal, nomeadamente no departamente de engenharia, e acho incrivel e absurdo quando ouço clientes todos com a mesma frase

"estou a precisar da internet mais do que voce imagina, preciso disto para viver é disto que eu vivo"

ou então

"Ando a pagar 30 € por mês ou mais para poder aceder á internet e estou farto/a de não conseguir abrir o messenger e o HI5, se isto continua assim faço queixa á DECO e levo-vos a todos a tribunal"

Nunca ouvi nenhum dizer, olhe estou sem internet, mas compreendo que isto aconteça contudo tenho coisas mais importantes a fazer, genero preocupar-me com o meu trabalho ou saude do que a internet que não é um bem essencial, desde que nao demorem muito e me resolvam o problema como deve de ser não há crise, agora enviar um piquete ou uma equipa para chegar aqui restablecer o acesso durante meia duzia de horas, e amanha ja estar novamente a contactar-vos....

É por este tipo de pensamente que Portugal continua e ira continuar a ter serviços caros e sem grande concorrencia, é por isto que a assistencia em portugal é uma porcaria, preferem resolução rapida do que resolução eficaz, dai a maior parte do atendimento estar cheio de pessoal jovem e grande parte deles o conhecimento que têm foi adquirido atraves de uma formação de 3 horas, para despachar clientes com problemas "tipo" do genero modem mal instalado, problemas de sincronismo,o resto olha, é mais um.

Se um cliente paga um serviço que um ISP nao consegue servir o cliente tem toda a razao , quer queiras quer nao queiras , o que os clientes dos ISP´s fazem com os serviços contratados é com eles , PAGAM PARA ISSO , e infelizmente nesses call centers dos ISP´s reina a incompetencia (isto nao é um ataque à tua pessoa) , muito tambem pela culpa da ANACOM que pouco ou nada se interessa pelos serviços prestados , e claro os ISP em vez de contratarem pessoas formadas e com conheçimentos preferem contratar pessoas sem um minimo de conheçimento e pagarem um quarto de ordenado que teriam de pagar a uma pessoa formada e com conheçimentos .
Acredita que as bacuradas que saiem das bocas dos call centers dos ISP´s sao bem piores que as dos clientes que PAGAM PELO SERVIÇO que nao têm .

theforbidden1
26-09-2007, 01:51
Se um cliente paga um serviço que um ISP nao consegue servir o cliente tem toda a razao , quer queiras quer nao queiras , o que os clientes dos ISP´s fazem com os serviços contratados é com eles , PAGAM PARA ISSO , e infelizmente nesses call centers dos ISP´s reina a incompetencia (isto nao é um ataque à tua pessoa) , muito tambem pela culpa da ANACOM que pouco ou nada se interessa pelos serviços prestados , e claro os ISP em vez de contratarem pessoas formadas e com conheçimentos preferem contratar pessoas sem um minimo de conheçimento e pagarem um quarto de ordenado que teriam de pagar a uma pessoa formada e com conheçimentos .
Acredita que as bacuradas que saiem das bocas dos call centers dos ISP´s sao bem piores que as dos clientes que PAGAM PELO SERVIÇO que nao têm .

Ém portugal é assim em tudo, o que interessa em tudo é poupar o mínimo possível. Qualquer jovem com o 12º ano bem tirado tem problemas a aranjar emprego decente. Eu tiha média de 16 de secundário e quando mudei de curso na universidade tive 1 ano de fora. Andei á procura de trabalho e phonix, tive que me sujeitar a uma bosta a ganhar o salário mínimo que era para não ficar sem fazer nada :s

jimmypt
20-10-2007, 00:32
Mas se formos a ver os teus pais ou avos se forem reformados andam a comer á minha custa e de tantos outros trabalhadores que descontam todos os meses para a segurança social, sabendo que apesar de quando chegar a nossa vez nao ira haver dinheiro mas mesmo assim temos que sustentar o pessoal que nao fez nenhum por nos, contudo continuamos a sustenta-los porque é o nosso dever como cidadãos.

Boas,
desculpa mas penso estiveste menos bem nestas frases atrás citadas!
Então esse pessoal não terá feito alguma coisa pelo desenvolvimento do nosso País?
logo também por nós? através do seu trabalho e suor..pensa no futuro quando estiveres reformado, gostarias que alguém te disse-se essas palavras?

Cumps

ps. não sou pensionista

nipnip
20-10-2007, 13:57
Boas,
desculpa mas penso estiveste menos bem nestas frases atrás citadas!
Então esse pessoal não terá feito alguma coisa pelo desenvolvimento do nosso País?
logo também por nós? através do seu trabalho e suor..pensa no futuro quando estiveres reformado, gostarias que alguém te disse-se essas palavras?

Cumps

ps. não sou pensionista

apesar de ser tristes e injustas para algumas pessoas as afirmações atrás feitas não deixam de ser verdade.
a mentalidade reinante sempre foi e continua a ser não pagar impostos e pensar que alguém há-de pagar por nós...
depois vêm-se queixar quando são reformados e só recebem 300€ mas esquecem-se dos anos todos que trabalharam mas receberam pela porta do cavalo o ordenado sem pagar impostos

molhopicante
20-10-2007, 14:21
se a maior parte é muito melhor então os empregos estáveis lá também são melhores que cá...

por amor de deus... alguém vê um cartaz a dizer net 3mb/s a 3 euros sem saber absolutamente mais nada do serviço e lá fora já é tudo fantástico... os preços em portugal são uma barbaridade... etc etc

Podes ir brincando amigo. mas posso dizer-te que sempr morei ao pé da fronteira.

Até aos 30 anos (há cerca de sete anos atrás), morava numa localidade que distanciava 10 km de Espanha e agora moro a +ou- 40 Km de Badajoz, e se quiseres posso contar-te várias curiosidades.

Por exemplo.
O meu primeiro vídeo foi compredo em Espanha (há +ou- 20 anos).
Custou-me cerca de 80 contos.
Cá em portugal o mesmo, custava 160 contos.

Há cerca de 15 anos comprei uma TV que me custou menos 50 contos.

Quando eu morava nassa localidade a cerca de 10Km da fronteira, por exemplo, passava por lá uma camioneta que disrtibuia uma marca de leite
na minha localidade e na localidade do lado de espanha (portanto era o mesmo).
Lá, esse leite custava 30% menos.

Gasolina, nem falo.
Ainda na Quinta, não trabalhei e fui encher o depósito de gasolina lá.
Poupei uma carrada de dinheiro e ainda fiz umas compras onde poupei +ou- 20% caso essas tivesse sido feitas em portugal.

No início do ano comprei lá um TV Lcd com TDT incluído que me custou menos de 1000euros.
Aqui em pt, era bastante mais caro ( chegaram a pedir-me +ou- 400 euros a mais).

O preço dos automóveis não se compara.
Infelizmente nesses artígos, caso queiramos importar, teremos que pagar cá o IA, senão era só ver carros importados de lá.

E o mais engraçado, apesar de ter saído daquela localidade que está a 10 km da fronteira, ainda tenho lá muitas raízes, e uma coisa que está a acontecer desde há 10/15 anos para ca, é as pessoas irem viver (comprarem casa )do lado de lá, e continuarem a trabalhar deste lado.

Quanto à net, desconheço pois nunca me debrucei sobre isso, e portanto não posso afirmarm nada.

Agora, por exemplo, posso dizer sim, que já vejo a TDT espanhola desde 2005. enquanto que cá, nem sequer ainda abriram concurso.

Quanto à TV satélite, comparem o preço e as ofertas de canais.
Não é por acaso que muita gente aqui assinha a D+ (e antigamente a Via Digital) em deterimento da TVCabo.

E pronto, a minha conversa já vai larga e não quero dar mais seca.

PS:
Há já agora aproveito para editar pois lembrei-me de uma coisa.
Há +ou- 25 anos atrás, o ordenado do meu pais, era três vezes menor do que uma pessoa que exercia as mesmas funções em espanha.
Agora não sei se será assim mas penso que a diferença não será tanta.
Mas que há diferença, de certeza que ainda há.

nipnip
20-10-2007, 14:48
mas alguém estava a falar de leite, vídeos, tdt e afins?

estávamos a falar de serviços de comunicações (Internet no caso)...
e como já foi dito por outro user atrás esse cartaz que alguém viu era um promoção... depois de passada a promoção ficava pelo preço normal (que no caso da Internet é idêntico a Portugal)
e se comprares um carro lá e trouxeres para Portugal estás a importar e não exportar mas isso para o caso não interessa nada

molhopicante
20-10-2007, 14:58
mas alguém estava a falar de leite, vídeos, tdt e afins?

estávamos a falar de serviços de comunicações (Internet no caso)...
e como já foi dito por outro user atrás esse cartaz que alguém viu era um promoção... depois de passada a promoção ficava pelo preço normal (que no caso da Internet é idêntico a Portugal)
e se comprares um carro lá e trouxeres para Portugal estás a importar e não exportar mas isso para o caso não interessa nada

Tens razão, já emendei.

crazy_clit
20-10-2007, 16:39

Mais um belo exemplo da educação, civismo e cidadania que existe hoje em dia.

Podias também elaborar um bocadinho mais o teu post. :) Desculpem-me o offtopic, mas as pessoas que andam a comer "à tua custa" já pagaram não sei quantos anos de ditadura (tal como andas a pagar também uma ditadura, mas essa é outra discussão e não é para todas as cabeças), trabalhavam de sol a sol, em condições muitas vezes desumanas e nem sequer tinham direito a opinião própria, pelo menos exprimi-la de forma livre, têm pleno direito a serem agora ressarcidas (de forma digna) pelo seu esforço, trabalho e sacrifício, e não o são mesmo tendo um cheque mensal (miserável). Sobre este assunto poderíamos passar uma tarde inteira a argumentar e discutir. O que se vê é muita ladroagem, à luz do dia, que impunemente nos prejudicam a todos. Quem os defende ou tem aspirações a poder roubar muito ou é tapadinho, desculpem-me a franqueza, e não procuro atingir ninguém nesta thread, possuem todos inteligência mais do que suficiente para compreenderem a diferença.

É largamente reconhecido que em Portugal somos muito mal servidos por empresas de grande dimensão, não vale a pena argumentar de forma falaciosa numa vã tentativa de defender esse tipo de comportamentos.

Compreendo perfeitamente que Portugal está melhor do que estava, sem a menor das dúvidas, mas não está como poderia estar, ou seja, muito melhor do que está neste momento. Em TODAS as áreas. Estaremos melhor do que há 20 anos atrás? Sem dúvida, e é natural que estejamos, não vejo esse argumento como uma mais valia para a defesa do vosso ponto de vista.

Quando comparo o meu trabalho, seja em que actividade for, tenho uma natural tendência a compará-lo com o que de melhor se faz, para poder melhorá-lo, não o comparo com o pior para puder ficar de consciência tranquila (de forma inconsciente!).

E sim, existem pessoas que dependem de uma ligação à Internet para puderem trabalhar, como é o meu caso, sem Internet veria a minha forma de viver ir pelo cabo abaixo, pois seria impraticável atender tantos clientes se me tivesse de deslocar fisicamente até às máquinas. Mais um argumento que não compreendo. Quanto a quem se queixa de que não pode aceder ao Hi5, compreendo que seja algo completamente fútil, mas se estão a pagar deverão ter o serviço nas devidas condições, se por acaso o cliente não tem dinheiro para pagar a conta mensal isso não é da responsabilidade do ISP, logo o ISP corta o serviço, não vejo porque razão na relação contrária o cliente tem de compreender seja o que for. Se é para ver o Hi5 ou a Tia Anica, o problema é do cliente, o ISP só tem de se preocupar em prestar o serviço. É mais um argumento sem qualquer razão de ser.

O "lá fora" implica muita coisa, coisas melhores e coisas piores. Como eu disse, prefiro comparar com o melhor, andar para trás não é conceito que me cative muito...

Sorry for the off-topic, mas não faço da bandeira portuguesa uma religião. É o meu país, tenho muita vontade de dar a minha contribuição para a evolução da sociedade do meu país, mas sinto-me ligeiramente "picado" quando vejo/oiço/leio as pessoas a defenderem cegamente o seu país/pais/namorada/irmão/religião sem olharem concretamente para a situação, para a realidade, sem cegueiras de "sangue".

nipnip
20-10-2007, 16:43
então mas era a comparar com o de melhor se faz lá fora...

diz-me lá um país europeu que tenhas uma oferta de internet xDSL tão superior a Portugal que seja absolutamente escandaloso e vergonhoso a situação em que nos encontramos?

e dizer não é dizer o nome do país... é apresentar um link com os respectivos tarifários

crazy_clit
20-10-2007, 16:51
então mas era a comparar com o de melhor se faz lá fora...

diz-me lá um país europeu que tenhas uma oferta de internet xDSL tão superior a Portugal que seja absolutamente escandaloso e vergonhoso a situação em que nos encontramos?

e dizer não é dizer o nome do país... é apresentar um link com os respectivos tarifários

Neste momento não tenho sequer a vontade de ir procurar os links, mas tenho a certeza de que alguém se vai encarregar disso nesta mesma thread, e fico agradecido a esse utilizador, tal como tu, penso eu.

Tenho a sensação de que no disco externo tenho um .pdf de um estudo conduzido pela Comissão Europeia e Portugal era dos países onde as velocidades de sincronização estavam bastante acima da velocidade real da transmissão dos dados. Se tropeçar nisso, deixo por cá.

Até vi por aí quem defenda a TVCABO (??), que está a apostar na melhoria das infra-estruturas, tal como se falou disso quando o Sapo disponibilizou o tráfego ilimitado (mediante mais um pagamento) e agora é o que se vê. Não tentem fazer dos outros ignorantes, só vos fica mal, discutam de forma cordeal e leal, só assim vão conseguir mostrar os vossos pontos de vista e talvez até convençam alguém. :) É que isso nem deveria ser ponto de discussão, do meu ponto de vista as melhorias deveriam ser efectuadas antes de surgir qualquer problema, para evitar inconvenientes aos clientes, e é assim que procedo nas minhas actividades. Agora se cair um poste ou uma ratazana roer um cabo numa conduta, tudo bem, mas a responsabilidade continua a ser do prestador do serviço, não é o cliente que tem de compreender seja o que fôr. Não estamos a falar de uma comunidade, estamos a falar de um serviço que é contratado e pago. Se queres compreender a situação, o imprevisto do ISP, tudo bem, mas os outros não têm de o fazer só porque alguém quer. O que está no contrato é que conta, não é a compreensão de qualquer umas das partes pela existência de uma falha. Esse é mais um ponto de discussão, existem pontos nos contratos que são altamente vagos, em termos de interpretação, e nem sequer deveriam ser considerados válidos. Outras discussões...

nipnip
20-10-2007, 17:04
Neste momento não tenho sequer a vontade de ir procurar os links, mas tenho a certeza de que alguém se vai encarregar disso nesta mesma thread, e fico agradecido a esse utilizador, tal como tu, penso eu.

Tenho a sensação de que no disco externo tenho um .pdf de um estudo conduzido pela Comissão Europeia e Portugal era dos países onde as velocidades de sincronização estavam bastante acima da velocidade real da transmissão dos dados. Se tropeçar nisso, deixo por cá.

Até vi por aí quem defenda a TVCABO (??), que está a apostar na melhoria das infra-estruturas, tal como se falou disso quando o Sapo disponibilizou o tráfego ilimitado (mediante mais um pagamento) e agora é o que se vê. Não tentem fazer dos outros ignorantes, só vos fica mal, discutam de forma cordeal e leal, só assim vão conseguir mostrar os vossos pontos de vista e talvez até convençam alguém. :)

de forma cordeal e leal

aqui (http://www.productsandservices.bt.com/consumerProducts/displayTopic.do?topicId=15744)
aqui (http://www.telefonicaonline.com/on/pub/servicios/onTOEntrada/0,,entrada%2Bprecios%2Bv_segmento%2BAHOG%2Bv_idiom a%2Bes%2BambitoAcceso%2Bpub,00.html?v_categoria=50 420&uri=/qx/publtarifas/esADSL.htm&v_segmento=AHOG&v_idioma=es&v_segest=AHOG&v_pagina=DI2&v_procede=tes)
aqui (http://offres.neuf.fr/adsl/ads-tarifs-conditions-forfaits-options.html)
aqui (http://www.alice-dsl.de/kundencenter/export/de/residential/produkte/alice_fun/details/index.html)
aqui (http://www.editorial.tele2.dk/?page=privat_internet_freeway_priser&t2page=privat_internet_freeway_priser)

não se esqueçam da respectiva taxa de câmbio onde se justificar

aqui (http://www.anacom.pt/streaming/im4_servacint_2t07.gif?categoryId=250222&contentId=508954&field=ATTACHED_FILE)

crazy_clit
20-10-2007, 17:30
de forma cordeal e leal

aqui (http://www.productsandservices.bt.com/consumerProducts/displayTopic.do?topicId=15744)
aqui (http://www.telefonicaonline.com/on/pub/servicios/onTOEntrada/0,,entrada%2Bprecios%2Bv_segmento%2BAHOG%2Bv_idiom a%2Bes%2BambitoAcceso%2Bpub,00.html?v_categoria=50 420&uri=/qx/publtarifas/esADSL.htm&v_segmento=AHOG&v_idioma=es&v_segest=AHOG&v_pagina=DI2&v_procede=tes)
aqui (http://offres.neuf.fr/adsl/ads-tarifs-conditions-forfaits-options.html)
aqui (http://www.alice-dsl.de/kundencenter/export/de/residential/produkte/alice_fun/details/index.html)
aqui (http://www.editorial.tele2.dk/?page=privat_internet_freeway_priser&t2page=privat_internet_freeway_priser)

não se esqueçam da respectiva taxa de câmbio onde se justificar

aqui (http://www.anacom.pt/streaming/im4_servacint_2t07.gif?categoryId=250222&contentId=508954&field=ATTACHED_FILE)

São esses, para ti, os melhores exemplos, a nível internacional? Óptimo. :)

Os links residenciais suecos que apanho por vezes, com taxas de upload altíssimas, tornaram-se a minha referência, à muito. Mais uma vez, links, posso procurá-los quando não tiver mais nada para fazer.

Esse último link serve para esclarecer exactamente o quê? Onde é que estão as dimensões relativas à qualidade do serviço/tráfego disponibilizado/velocidade real vs velocidade contratada/estabilidade/nível de satisfação do cliente? A avaliação de um serviço está muito longe de ter apenas 1 dimensão (neste caso, duas, com a inclusão dos países), pelo menos para mim.

nipnip
20-10-2007, 17:51
estamos a comparar coisas comparáveis... em Portugal ADSL é rei e em ADSL em parte alguma do mundo encontrarás links de upload altíssimos porque pura e simplesmente a tecnologia não o permite.. (a menos que consideres pouco mais de 1mbps altíssimo)

esse último link é o estudo mais recente de comparação de preços da internet para vários países (no caso para 4mbps porque em alguns países mais do que isso é "miragem") e basicamente diz uma coisa Portugal é o 4º país com internet mais barato

crazy_clit
20-10-2007, 17:57
estamos a comparar coisas comparáveis... em Portugal ADSL é rei e em ADSL em parte alguma do mundo encontrarás links de upload altíssimos porque pura e simplesmente a tecnologia não o permite.. (a menos que consideres pouco mais de 1mbps altíssimo)

esse último link é o estudo mais recente de comparação de preços da internet para vários países (no caso para 4mbps porque em alguns países mais do que isso é "miragem") e basicamente diz uma coisa Portugal é o 4º país com internet mais barato

O ADSL é rei em Portugal, sim, mas isso não quer dizer que não se possam utilizar tecnologias diferentes.

É o 4º mais barato em termos ABSOLUTOS e não em termos RELATIVOS A... por exemplo, o ordenado mínimo nacional. Por isso esse estudo (realizado pela Anacom lol) vale o que vale.

nipnip
20-10-2007, 18:37
O ADSL é rei em Portugal, sim, mas isso não quer dizer que não se possam utilizar tecnologias diferentes.

É o 4º mais barato em termos ABSOLUTOS e não em termos RELATIVOS A... por exemplo, o ordenado mínimo nacional. Por isso esse estudo (realizado pela Anacom lol) vale o que vale.

só é pena o estudo não ter sido feito pela ANACOM...
lá está ... queres comparar coisas que não são comparáveis e isso não é possível assim sendo acho que não tenho que apresentar mais argumentos

crazy_clit
22-10-2007, 20:55
só é pena o estudo não ter sido feito pela ANACOM...
lá está ... queres comparar coisas que não são comparáveis e isso não é possível assim sendo acho que não tenho que apresentar mais argumentos

Comparar coisas que não são comparáveis? Quem apresentou o estudo da Anacom foste tu :) que bem podia ter feito um "estudo" mais aprofundado (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=672829&main_id=)...

nipnip
22-10-2007, 22:17
Comparar coisas que não são comparáveis? Quem apresentou o estudo da Anacom foste tu :) que bem podia ter feito um "estudo" mais aprofundado (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=672829&main_id=)...

não são comparáveis porque tu queres compara ADSL com acessos por fibra na suécia por exemplo... é só isso que não é comparável...

quando quiseres comparar coisas cuja base seja a mesma podemos voltar ao debate são e cordeal

e suponho que tenhas reparado que esse estudo aprofundado foi feito tendo como base apenas os preços do operador histórico, numa classe de serviço que já não existe e com base em preços de 2006 já desactualizados

crazy_clit
22-10-2007, 23:27
não são comparáveis porque tu queres compara ADSL com acessos por fibra na suécia por exemplo... é só isso que não é comparável...

Eu não estou a comparar tecnologias, eu comecei simplesmente por comparar diferentes formas de prestar um serviço ao cliente, neste caso acesso à Internet em banda larga, em diferentes países, comparando-os com os acessos que temos em Portugal, independentemente da tecnologia utilizada.

e suponho que tenhas reparado que esse estudo aprofundado foi feito tendo como base apenas os preços do operador histórico, numa classe de serviço que já não existe e com base em preços de 2006 já desactualizados

Independentemente disso (tens toda a razão, fiei-me na data da noticia), ficam por responder as restantes variáveis, tráfego, comparação com o rendimento médio de cada país, a estabilidade, as latências da ligação, a velocidade real vs a velocidade contratada, atendimento ao cliente, etc. Não me vais dizer que estamos bem nesse capítulo, pois não? Que também somos o 4º país nestas escalas? Se começares pelo pior, é provável que estejamos, excepto talvez nos limites de tráfego (que enfraquecem o argumento do preço, pois os service providers portugueses, na sua maioria, imputam um custo acrescido).

nipnip
22-10-2007, 23:29
desculpa lê o edit ao meu post anterior... achei por bem deixar o comentário ao estudo que referes

sotavento
27-10-2007, 10:31

E ???

Em portugla tens net a 0€ por mês nos primeiros meses (é só procurar) ... porque oferecem-te os primeiros meses á experiencia ... na espanha ainda pagas 3€ durante um par de meses e depois é tarifa normal. :)

P.S: recomendo-vos a irem ao "mundo desenvolvido" e tentarem abrir uma pagina TUGA (um modem 9600bps era mais rapido) e uma daquelas estranjeiras que costumama achar lentas /olha ... é lenta na mesma) ... depois é de cá não haverem ligações de jeito. LOL

sotavento
27-10-2007, 10:44
tenho dito....

Nem por sombras lá fora é "melhor" do que cá ... é igual numas coisas e pior noutras ... tirando um ou outro pais aonde a economia de escala permite meterem mais barato (tipo frança) a generalidade dos serviços de internet são piores do que em PT.

^^ Isto aplica-se que nem jinjas ali ao 1º post. :lol:

Cumprimentos

Se aderires á NET no telemovel é a 0€ o 1º mês ... se aderires a montes de isp's tens promoções de baixo custo por X meses ... até ver na espanha só te oferecem o serviço a X€ nos primeiros 3 meses ... :(

Tráfego diferenciado só existe em Portugal, e-mail tens o do gmail que é 5 estrelas e tem espaço que nunca mais acaba. O telefone é 1 bonus, ou preferias pagar 13 euros como fazes com a PT só para poderes ter ADSL?
Alojar pagina pessoal na web? se esse é o teu problema ha por ai soluções 5 estrelas por $20 ano, com php e sql e afins... Metade das limitações que apontas-te nem sequer interessam ao menino jesus, mas tenho que reconhecer que ha outras bem observadas

Trafego diferenciado + trafego dentro do ISP só tens em portugal ...

Agora "limites" ridiculos há muito lá por fora ... em muitos isp's passas de X GB e começas a ver a net a dininuir de velocidade a olhos vistos. :)

Vai pro brasil ou outro pais daqueles aonde a "média" para se colocar uma linha era de 600 contos ... logo TODOS pagavam 600 contos para meter linha quer fosse na capital ou no meio do mato ... cá oferecem-te a ligação.

Gmail é 5* quando consegues aceder a ele ... e o trafego internacional (pings manhosos e falhas nos acessos por os servidores do gmail estarem no outro lado do mundo) que gera é um botleneck ... serve-te de muito quando só queres mandar um mail ali pro lado. (os ISP's tugas já oferecem 1GB de mail há bues).

França = Paris (com mais população que portugal) e outras tantas grandes cidades ... a "vaca" dá pra expremer e depois esticar pra outras cidades ...

Espanha = 10 cidades com 1 milhão ou mais de habitantes ... são 10 vacas pra expremer ...

Portugal = a Clix/Tele2 com a mesma infraestrutura que tem se fossem num dos 2 acima teriam talvezs uma cobertura de 100% actualmente ... como portugal é o vivendário pelo meio do mato (mesmo que sejam predios de 10 andares tipo ali na damaia/amadora) só tem uma cobertura de uns 5/10% com muito mais investimento que as .fr :(

sotavento
27-10-2007, 11:07
Podes ir brincando amigo. mas posso dizer-te que sempr morei ao pé da fronteira.

Até aos 30 anos (há cerca de sete anos atrás), morava numa localidade que distanciava 10 km de Espanha e agora moro a +ou- 40 Km de Badajoz, e se quiseres posso contar-te várias curiosidades.

Por exemplo.
O meu primeiro vídeo foi compredo em Espanha (há +ou- 20 anos).
Custou-me cerca de 80 contos.
Cá em portugal o mesmo, custava 160 contos.
(marca e modelo s.f.f. .. .já agora a loja ???? que pra comprares videos a 160 contos vai lá vai ... há mais de 20 anos o meu "topo de gama da sony foi menso de 100 contos)

Há cerca de 15 anos comprei uma TV que me custou menos 50 contos. (e isso foi a quantos contos ???)

Quando eu morava nassa localidade a cerca de 10Km da fronteira, por exemplo, passava por lá uma camioneta que disrtibuia uma marca de leite
na minha localidade e na localidade do lado de espanha (portanto era o mesmo).
Lá, esse leite custava 30% menos.
(andas a comparar Badajoz com os seus quase 200.000 habitantes e meia duzia de hipermercados a uma aldeia junto á fronteira ???? Carrefour vs. lojinha de esquina ???)

Gasolina, nem falo. (cá na gasolina pagam pelo que não quiserem descontar no ordenado ... com a piada que a gasolian que compras LÁ vem de CÁ ... e a probabilidade do tipo da bomba junto á fronteira ser TUGA tambem é enorme)

Ainda na Quinta, não trabalhei e fui encher o depósito de gasolina lá.
Poupei uma carrada de dinheiro e ainda fiz umas compras onde poupei +ou- 20% caso essas tivesse sido feitas em portugal.
(voltas a ir ao carrefour em vez de vires á lojinha da esquina ... em média as coisas em lojas da mesma cadeia na espanha são 10/20% MAIS CARAS do que em portugal)

No início do ano comprei lá um TV Lcd com TDT incluído que me custou menos de 1000euros.
Aqui em pt, era bastante mais caro ( chegaram a pedir-me +ou- 400 euros a mais).

O preço dos automóveis não se compara.
Infelizmente nesses artígos, caso queiramos importar, teremos que pagar cá o IA, senão era só ver carros importados de lá. (mais uma vez a mesma cantilena ... pagas o IA porque não querem declarar os salarios)

E o mais engraçado, apesar de ter saído daquela localidade que está a 10 km da fronteira, ainda tenho lá muitas raízes, e uma coisa que está a acontecer desde há 10/15 anos para ca, é as pessoas irem viver (comprarem casa )do lado de lá, e continuarem a trabalhar deste lado.
(claro que sim ... o crescimento economico espanhol dos ultimos anos assenta quase exclusivamente no boom imobiliário ... com grandes plantações de vivendas para estrangeiros ... junto á fronteira é só casinhas baratuxas pra tugas e junto ás praias é milhares de resorts para ingleses e alemães)

Quanto à net, desconheço pois nunca me debrucei sobre isso, e portanto não posso afirmarm nada.
(w00t ??? não era de net que estávamos a falar ???)

Agora, por exemplo, posso dizer sim, que já vejo a TDT espanhola desde 2005. enquanto que cá, nem sequer ainda abriram concurso.
(não tem nada a ver ... cá andam mais preocupados em TV por Cabo e por telefone)

Quanto à TV satélite, comparem o preço e as ofertas de canais.
Não é por acaso que muita gente aqui assinha a D+ (e antigamente a Via Digital) em deterimento da TVCabo.
(e muito mais usa a TVPirata ... sendo que o satelite cá é um add-.on de recurso ao cabo ... e na espanha é o mainstream ... logo nada a ver uma com a outra)

E pronto, a minha conversa já vai larga e não quero dar mais seca.

PS:
Há já agora aproveito para editar pois lembrei-me de uma coisa.
Há +ou- 25 anos atrás, o ordenado do meu pais, era três vezes menor do que uma pessoa que exercia as mesmas funções em espanha.
Agora não sei se será assim mas penso que a diferença não será tanta.
Mas que há diferença, de certeza que ainda há.

^^ Salarios "declarados" baixissimos ... claro que depois 1/2 da malta REALMENTE ganham o que declaram e lixam-se ... porque acabam por pagar os "impostos de luxo" como os outros que roubam descaradamente. :)

EDIT: a carne e o leite na espanha são MAIS CAROS do que ca ... isto claro indo ás mesmas superficies comerciáis lá e cá ...

sotavento
27-10-2007, 11:15
Eu não estou a comparar tecnologias, eu comecei simplesmente por comparar diferentes formas de prestar um serviço ao cliente, neste caso acesso à Internet em banda larga, em diferentes países, comparando-os com os acessos que temos em Portugal, independentemente da tecnologia utilizada.

7,5€ por mês = internet via telefone ...

1€ por Mbit de ligação = FTTH da TVTel ...

50 Mbits download = TVTel ...

Estamos claramente muito mal em termos de net nestepais ... ...

Ja agora para esclarecer vi na net essa mesma oferta publicitada e de facto paga-se isso nos 2 1ºs meses mas depois a mensalidade passa pa 23 euros. Para alem da net, que não tem limites de trafego, tem-se acesso a chamadas ilimitadas para nºs fixos(locais, nacionais e internacionais) o que numa optica de custo/beneficio torna esta oferta mais vantajosa do que qualquer uma das presentes em Portugal, de qualquer forma a diferença não é assim tão grande.

Tele2 =
18,95€ e tens 2Mbits SEM limites + telefone ... oferecem-te o 1º mês de borla.
29,9€ e tens 12Mbits (4x o dessa espanhola) SEM LIMITEs + telefone ... oferecem-te o 1º mês

Em termos de economias de escala até estamso muito bem servidos em relação a paises similares ao nosso. :)

sotavento
27-10-2007, 11:22
São esses, para ti, os melhores exemplos, a nível internacional? Óptimo. :)

Os links residenciais suecos que apanho por vezes, com taxas de upload altíssimas, tornaram-se a minha referência, à muito. Mais uma vez, links, posso procurá-los quando não tiver mais nada para fazer.

Esse último link serve para esclarecer exactamente o quê? Onde é que estão as dimensões relativas à qualidade do serviço/tráfego disponibilizado/velocidade real vs velocidade contratada/estabilidade/nível de satisfação do cliente? A avaliação de um serviço está muito longe de ter apenas 1 dimensão (neste caso, duas, com a inclusão dos países), pelo menos para mim.

A minha referencia em termos de automoveis é um MclarenF1 de estrada ... claro que todos os outros automoveis por comparação depois são sucata ambulante ...

Eu contentava-me em VÊR noutro sitio q.q. da europa um serviço igual aos 50/5 por 50€ da TVTel ... ou mesmo VÊR os 3,6MBits dos ISP's 3,5G ... mandem links de serviços lá fora melhores que esses e mais baratos de preferencia ... :D

crazy_clit
29-10-2007, 04:56
A minha referencia em termos de automoveis é um MclarenF1 de estrada ... claro que todos os outros automoveis por comparação depois são sucata ambulante ...

A diferença será mesmo o preço e a acessibilidade, por essa ordem de ideias os suecos andam muito bem montados.

7,5€ por mês = internet via telefone ...

1€ por Mbit de ligação = FTTH da TVTel ...

50 Mbits download = TVTel ...

Estamos claramente muito mal em termos de net nestepais ... ...

Isso está disponível onde, já agora? Em tua casa? É que na zona onde habito gramo com ADSL a 8mbits (e já não é nada mau! recentemente tive problemas com quedas na ligação, quando tem estado estável desde que tenho os 8mbits, deve ser do frio que já se faz sentir...), e estou a pagar perto de 45 Eur para ter tráfego ilimitado, com uma porcaria de latência... para além da assinatura e do especializadíssimo apoio ao cliente. Para além da velocidade de download não ser o único critério de avaliação de um serviço desta natureza, mas isso sou eu, sou um bocadinho mais exigente, continuam sem falar nas restantes dimensões do assunto.

The-One
29-10-2007, 20:43
P.S: recomendo-vos a irem ao "mundo desenvolvido" e tentarem abrir uma pagina TUGA (um modem 9600bps era mais rapido) e uma daquelas estranjeiras que costumama achar lentas /olha ... é lenta na mesma) ... depois é de cá não haverem ligações de jeito. LOL

As nossas ligações são uma porcaria.
Eu falo por mim, no sapo ultimamente é pings horríveis, dns's quase sempre em baixo, princípios de TS e tudo o resto que fez com que a imagem de marca deste isp da rede pt.com fosse pelo cano abaixo.
Estabilidade, bons pings/latências já eram.

Não queiras comparar ligações de França, Holanda, ..., com as nossas. É mau de mais.

EDIT: a carne e o leite na espanha são MAIS CAROS do que ca ... isto claro indo ás mesmas superficies comerciáis lá e cá ...

Por isso é que os Portugueses vão lá ás compras, é por ser mais caro! :zzz:

nipnip
29-10-2007, 20:46
A diferença será mesmo o preço e a acessibilidade, por essa ordem de ideias os suecos andam muito bem montados.

Isso está disponível onde, já agora? Em tua casa? É que na zona onde habito gramo com ADSL a 8mbits (e já não é nada mau! recentemente tive problemas com quedas na ligação, quando tem estado estável desde que tenho os 8mbits, deve ser do frio que já se faz sentir...), e estou a pagar perto de 45 Eur para ter tráfego ilimitado, com uma porcaria de latência... para além da assinatura e do especializadíssimo apoio ao cliente. Para além da velocidade de download não ser o único critério de avaliação de um serviço desta natureza, mas isso sou eu, sou um bocadinho mais exigente, continuam sem falar nas restantes dimensões do assunto.

a tua posição é rídicula para não dizer outra coisa...

apresenta factos de que lá fora é melhor... de que lá fora o apoio técnico é excelente... que o adsl lá fora não tem limitação... que lá fora é mais barato...
é que falas falas mas não mostras nada ao contrário de mim que já sustentei a minha opinião com dados

The-One
29-10-2007, 21:00

apresenta factos de que lá fora é melhor... de que lá fora o apoio técnico é excelente... que o adsl lá fora não tem limitação... que lá fora é mais barato...
é que falas falas mas não mostras nada ao contrário de mim que já sustentei a minha opinião com dados

O caso dele não sei, agora eu tenho amigos e familiares na França, Holanda e até na Eslovénia (sim esta super potencia mundial) que podem justificar na perfeição que as ligações são melhores e mais acessíveis em termos de preço/nivel de vida. Se não acreditas não posso fazer nada..

Até te digo mais, aqui à um ano atrás quando disse a um colega meu da Eslovénia que nós em Portugal tínhamos limites de tráfego e tráfego diferenciado, ele riu-se.

nipnip
29-10-2007, 21:03
O caso dele não sei, agora eu tenho amigos e familiares na França, Holanda e até na Eslovénia (sim esta super potencia mundial) que podem justificar na perfeição que as ligações são melhores e mais acessíveis em termos de preço/nivel de vida. Se não acreditas não posso fazer nada..

Até te digo mais, aqui à um ano atrás quando disse a um colega meu da Eslovénia que nós em Portugal tínhamos limites de tráfego e tráfego diferenciado, ele riu-se.

acredito naquilo que vejo...

esse teu amigo na eslovénia não te disse que as velocidades para fora de portas são miseráveis para não dizer pior?

se tu me colocares um link com as características de um serviço esloveno claramente melhor que um serviço Português eu passo a acreditar...

até lá a validade do que tu dizes ou dizes que a tua família diz é no mínimo dúbia...

eu apresentei dados inclusive da França... já tu..

The-One
29-10-2007, 21:08
acredito naquilo que vejo...

esse teu amigo na eslovénia não te disse que as velocidades para fora de portas são miseráveis para não dizer pior?

se tu me colocares um link com as características de um serviço esloveno claramente melhor que um serviço Português eu passo a acreditar...

até lá a validade do que tu dizes ou dizes que a tua família diz é no mínimo dúbia...

eu apresentei dados inclusive da França... já tu..

pah, eu não tenho que justificar nada.
Estou a partilhar uma opinião, se queres acreditar é lá contigo.
A mim ninguém me paga para defender os ISP's.

crazy_clit
30-10-2007, 00:46

A minha posição é ridícula porquê, por não apresentar links manhosos como os vossos, de entidades que já demonstraram, por variadíssimas vezes e publicamente, que não merecem o mínimo de credibilidade, mudam de camisa e de direcção como mudam os governos em Portugal?

Tu acreditas mesmo que os ISP's em Portugal estão entre os melhores? Não chamo ridícula a uma posição dessas, poderia chamar outras coisas, mas não a chamarei de ridícula sequer porque, tal como eu, tens direito à tua opinião e fui educado a respeitar a opinião de todos ;)

Acreditas sinceramente que as telecomunicações portuguesas estão ao nível das empresas suecas/finlandesas/norueguesas/japonesas? No meio de toda esta confusão, em que enganam os clientes menos informados, lhes vão aos bolsos descaradamente e ainda os ameaçam com idas a tribunal, tu acreditas na peregrina ideia de que a Internet em Portugal é a melhor deste e do outro mundo! Se fosse a ti, tinha cuidado, presa fácil...

Precisas de estudos de mercado/links com tarifários/testemunhos de (pseudo)clientes para compreender que isso é uma fantasia tua? Tenho uma novidade para ti, a Internet não existe apenas em Portugal, podes conversar com pessoas de todas as nacionalidades, credos, sexos e religiões, em fóruns, newsgroups, IRC, MSN, whatever, e são elas que te vão falar sobre a realidade, não são os pseudo-estudos (onde 2 entidades oficiais da República Portuguesa discordam!) que te vão dar uma imagem da realidade. Será a minha posição a ridícula? Sustentas as tuas opiniões num estudo que, a ser feito por 2 entidades diferentes, do mesmo Estado, dão resultados diferentes? Algo vai mal, não achas, e baseias-te nesses dados, no matter what? Tu é que sabes, são opiniões, valem o que valem. Não é por apresentares os dados "x" ou "y" que a argumentação passa a ser a teu favor, não estamos a falar de placas gráficas ou processadores, estamos a ponderar muitíssimas variáveis, que englobam também a dimensão humana, que vai muito para além da velocidade "x" ou "y". Para além disso, as dimensões quantificáveis deste assunto não estão todas, de forma alguma, contempladas nesses pseudo-estudos.

Só recentemente se abriram as portas ao tráfego internacional (Sapolas, que tem o maior número de clientes), quando isso é coisa que muito pouco se vê no estrangeiro, e mesmo assim esses limites existem em tarifários low-cost? E são limites que nem sequer são especificados, ou seja, só te avisam/cortam a ligação/whatever se fores mesmo bruto!

Estamos melhor do que estávamos, sim senhor, mas há muito que melhorar, muito mesmo, até poder-mos afirmar que estamos entre os melhores, estamos muito longe, isso sim.

O argumento de que quando o tráfego é internacional é LENTO pode ser utilizado neste momento nas ligações PT, quanto muito estamos em pé de igualdade com a Eslovénia e não melhores!

Não é a dizer-mos que as coisas estão bem que vamos evoluir, é a apontar os erros. O verdadeiro amigo não é o que nos dá palmadas nas costas quando cometemos erros, é o que ralha connosco.

nipnip
30-10-2007, 01:21
falaste no exemplo perfeito...

o japão...aquele país que tem uma intranet... que quando sai fora de portas é pior que Portugal