View Full Version : Erro I/O help

||Red_Evil||
14-09-2007, 08:36
Boas,

Bem não percebo, ontem estava tudo a funcar, hoje de manha (deixei o pc ligado de noite), está-me a ocorrer erro I/O (deduzo que seja input/output) a escrever para os discos externos.

Rebootei para windows, funcionam sem qualquer problema, voltei ao ubuntu e continua na mesma, cada vez que tenho escrever algo para os discos dá-me erro I/O.......

Alguma ideia de como resolver isto?

Obrigado.

xupetas
14-09-2007, 09:40
faz backup com urgencia ao que tens nesses discos pq estao a ir pro sitio onde os discos vao e não voltam mais...

||Red_Evil||
14-09-2007, 09:42
faz backup com urgencia ao que tens nesses discos pq estao a ir pro sitio onde os discos vao e não voltam mais...

dois discos externos diferentes, inclusive um deles esteve desligado durante a noite e só liguei de manha para confirmar e ambos funcionam lindamente em windows e em linux consigo ler o conteudo dos dois sem qualquer problema, não me parece que seja problema dos discos mas sim de algo no ubuntu.......

madskaddie
14-09-2007, 10:06
Não sabes se houve algum kernel upgrade?? É que nem todos os kernel novos têm menos bugs que os anteriores e há problemas que desaparecem, mas problemas novos que surgem de vez em quando.

Arranja um livecd de uma distro diferente (até pode ser ubuntu mas outra versão) e vê o que se passa...

Um comentário em relação ao que o xupetas disse: ele pode ter razão! Por várias vezes já vi problemas no Linux que não haviam no Windows. Os problemas estavam defacto no hardware. O windows, como user friendly que é, prefere rebentar do que se preocupar em avisar o utilizador com mensagens estranhas :S

xupetas
14-09-2007, 10:13
nao fizeste nenhum upgrade de kernel a isso? nem a dependencias de usb?

||Red_Evil||
14-09-2007, 10:19
nop, não houve actualizações, o kernel que tenho é o 2.6.0.36 ou algo assim, não me recordo(estou no trabalho agora) mas não é versão mais recente.

Se fosse qualquer problema de hardware, não acham estranho no mesmo dia, dois discos externos, ficarem assim, estando um inclusive desligado e só foi ligado hoje de manha e em ambos os discos conseguir ler sem qualquer problema a informação que contem?

Esqueci-me de referir, os discos estão em NTFS.

||Red_Evil||
14-09-2007, 11:04
e eu que queria aguentar(quero dizer sem formatar) isto até sair o 7.10.....parece que não tive muita sorte.

VuDu
14-09-2007, 11:10
Dude, n tás em windows.
Se as partições são NTFS, podes tentar reinstalar o ntfs-3g e o ntfs-config. Se algum update lixou alguma dependência, isso deve de resolver.

||Red_Evil||
14-09-2007, 11:13
Dude, n tás em windows.
Se as partições são NTFS, podes tentar reinstalar o ntfs-3g e o ntfs-config. Se algum update lixou alguma dependência, isso deve de resolver.

Isso foi a primeira coisa que experimentei.

||Red_Evil||
14-09-2007, 16:56
mais alguma ideia pessoal?

xupetas
14-09-2007, 17:00
faz assim:

rebotas o pc em linux, ligas os discos, e tentas montar eles.

vai dar erros.

faz dmesg e pasta aki os erros sff.

||Red_Evil||
14-09-2007, 17:04
faz assim:

rebotas o pc em linux, ligas os discos, e tentas montar eles.

vai dar erros.

faz dmesg e pasta aki os erros sff.

hummm, ok, quando chegar a casa faço isso (ás 20h já devo lá estar)

xupetas
14-09-2007, 17:07
ve se consegues antes senao so consigo ver isto amanha....

||Red_Evil||
14-09-2007, 17:18
ve se consegues antes senao so consigo ver isto amanha....

Infelizmente estou no trabalho.....com o transito que deve estar vai ser bastante complicado antes. Mas se só vires amanha não ha problema.

Vou também experimentar um chkdsk com o win, tive a ler em alguns foruns, já houve pessoal com o mesmo problema que ficou resolvido dessa maneira.

xupetas
14-09-2007, 17:26
Infelizmente estou no trabalho.....com o transito que deve estar vai ser bastante complicado antes. Mas se só vires amanha não ha problema.

Vou também experimentar um chkdsk com o win, tive a ler em alguns foruns, já houve pessoal com o mesmo problema que ficou resolvido dessa maneira.

tenta fazer uma copia antes não va o diabo tecer

||Red_Evil||
14-09-2007, 17:28
tenta fazer uma copia antes não va o diabo tecer

pois, mas os discos são os dois de 500gb, e estão quase cheios, não tenho como fazer backup. Para dvds ia demorar uma eternidade.

vou é fazer listagem do que lá está, se perder alguma coisa ao menos sei o que foi.

se perder alguma coisa.....bem ao menos depois sao formatados em ext3

xupetas
15-09-2007, 00:02
pois, mas os discos são os dois de 500gb, e estão quase cheios, não tenho como fazer backup. Para dvds ia demorar uma eternidade.

vou é fazer listagem do que lá está, se perder alguma coisa ao menos sei o que foi.

se perder alguma coisa.....bem ao menos depois sao formatados em ext3

discos desse tamanho imploram por XFS ou JFS...

||Red_Evil||
15-09-2007, 00:16
discos desse tamanho imploram por XFS ou JFS...

bem o disco está ali á 3h a fazer um chkdsk....está quase no fim

xupetas
15-09-2007, 00:21
bem o disco está ali á 3h a fazer um chkdsk....está quase no fim

mtos erros?

||Red_Evil||
15-09-2007, 02:28
mtos erros?

1 unico erro. acabou agora, já estou em ubuntu, situação resolvida.

LOL por incrivel que pareça.........

Obrigado a todos.