View Full Version : Galeria de Fotos no Flash
Oi ppl, eu comecei agr a criar um site no flash mas antes já tinha criado um filme que era uma galeria de fotos. Eu agr keria importar essa galeria de fotos para a biblioteca do meu site para que conseguisse por a galeria no site mas nao consigo. Alguem m resolve o problema. Acho que tb da para por a galeria num site d galerias d fotos mas nao conheço nenhum site. Alguem conhece?
lfdesign 13-09-2007, 22:24 Que confusão aí vai!
Expõe o problema decentemente e pode ser que te ajudem...
dopewars 14-09-2007, 14:50 caro amigo eu pessoalmente prefiro fazer a construção de um site em dreamweaver, e depois sim adicionar elementos flash.. mas sinceramente pra meter uma galeria num site dreamweaver, ou noutro programa qualquer tens ferramentas mt uteis.. eu de momento uso o WEB ALBUM MAKER, mt fácil de usar e de linkar.. experimenta e possa ser que t dês bem com o software.. espero ter dado uma ajudinha.. cump.
Pois eu já tentei no web album maker so que aquilo aparece o caminho onde fica a galeria e eu não gosto disso. Eu gostava de fazer uma galeria de fotos no meu site tal como está neste site: http://www.international-sports-meeting.com/fotos_end2006/album_dias/base0.html
mas já tens essa galeria feita?
o q eu percebi é q ja tens a galeria feita e queres coloca-la no site e n consegues... né?
abres o .fla da galeria passas tudo pa dentro de um movieclip, depois abres o .fla do site, vais a library e clicas na seta que tem lá para mudar d documento... clicas onde tens a galeria e vai aparecer o movieclip na library, depois é só arrastar para o palco... espero ter ajudado...!
DarkWolfXP 16-09-2007, 12:03 É assim, uma galeria de fotos no flash, se for mt grande tem as suas desvantagens caso n seja tao robusto, No flash fazes um movie, dentro desse movie metes as fotos (originais) em frames,
e na primeira frame do movie metes umas Thumbs dessas imagens como fossem botoes, e kd uma pessoa ao clickar nela, irá-se mostrar a imagem na frame respectiva...
Isto é um slide simples, mas existem mts mais claro, isto foi só para te dar uma ideia...
Boa sorte
Boas pessoal.
Eu já tenho a galeria feita mas não consigo passar porque a galeria é daquelas que já vêm feitas.
Eu estava a pensar em fazer como o DarkWolfXP diz mas as fotos são muitas e eu tinha que tar a pôr setas para mudar de página, ou de thums, percebes?
Como faço as setas e isso tudo?
lfdesign 16-09-2007, 14:09 É assim, uma galeria de fotos no flash, se for mt grande tem as suas desvantagens caso n seja tao robusto, No flash fazes um movie, dentro desse movie metes as fotos (originais) em frames,
e na primeira frame do movie metes umas Thumbs dessas imagens como fossem botoes, e kd uma pessoa ao clickar nela, irá-se mostrar a imagem na frame respectiva...
Isto é um slide simples, mas existem mts mais claro, isto foi só para te dar uma ideia...
Boa sorte
Pois da maneira que explicaste realmente tem MUITAS desvantagens... Essa é a solução à pedreiro...
Uma das soluções mais simples para uma galeria de fotos em flash, é ter um XML com os dados das fotos e depois com o flash ir buscar esses dados... Com as fotos e as thumbs a serem carregadas dinamicamente!
Olhem pessoal eu tentei criar desta maneira:
Tenho o site e dps tenho um movie clip, o que já era normal para mudar o centro.
Agr dentro desse movie clip, criei outros dois: um com as thumbs e outro com as fotos. No das thumbs coloquei as thumbs e setas.
Dps pus as thumbs todas como botoes e as setas tb. Dps fiz com que ao clicar nas thumbs aparecesse a foto original que é o outro movie clip e fiz tb que ao clicar nas setas mude de frame no movie clip das frames. Agr, dps deste trabalho tdo não faz nada. Nem as thumbs nem as setas.
Sugestões???
lfdesign 16-09-2007, 17:12 Volto a repetir... Estás a fazer isso da pior maneira possível!
O que não faltam para aí são tutorials de como fazer uma galeria de fotos em flash...
pois entao mostra-me la alguns...
Eu quero fazer uma que não seja muito dificil porque eu nao percebo nd d XML (alias nem sei o que isso e) por isso gostava que me pudesses dizer alguns tutoriais para eu fazer....
Fico à espera!
http://www.kirupa.com/developer/mx2004/xml_flash_photogallery.htm
http://www.google.pt/search?hl=pt-BR&q=flash+gallery+tutorial&btnG=Pesquisa+Google&meta=
Pois só que com esse tutorial ele cria um documento flash à parte e eu cria uma galeria de fotos que ficasse dentro do meu site que é um documento flash. É que eu já tenho uma galeria criada, só que tá num documento àparte e eu não consigo fazer o link ou chamar essa galeria para o documento que eu estou a trabalhar, que é o site...
:S
Procura pela função _loadMovie();
Explica-te melhor.
O que devo pôr para chamar o vídeo?
O vídeo? Não sei do que falas... então não era uma galeria de fotos?
O que tens a fazer é procurar (até mesmo no help do flash (carregando em F1) deve ter) como funciona a função _loadMovie();
Assim por alto, o que essa função faz é importar um swf para dentro de outro swf, alojando o primeiro num MovieClip do segundo.
É assim a galeria que tenho feita é um vídeo à parte ou um swf como queiras chamar pk essa galeria foi feita através dos templates do flash, ou mais especificamente já tava feita.
O meu flash é em inglês e por isso não percebo mt bem o k esta la escrito.
Se sabes como essa função funciona, por favor explica...
Tens aqui um RAR (http://www.sendspace.com/file/sm1lkz) que já tinha feito há algum tempo para testar isso.
Explicando o que esses ficheiros fazem:
Tens um loadmovie2.swf que é o "ficheiro mãe", o que deves abrir primeiro. Dentro desse swf tens 2 botões, o do lado esquerdo faz o load e o do lado direito faz o unload.
Depois tens o loadmovie.swf é apenas um quadrado verde que vai ser chamado para o outro swf.
Este é o código do botão do lado esquerdo:
on (press) {
loadMovie("loadmovie.swf", _root.coiso);
}
E este o do lado direito:
on (press) {
unloadMovie(_root.coiso);
}
Basicamente o que eu fiz foi criar um movieclip no loadmovie2.swf e dei-lhe o nome de "coiso", depois usei o código que tens em cima para o botão do lado esquerdo que vai chamar o loadmovie.swf e guarda-lo no movie "coiso". O outro botão faz o unload do movie.
Se não perceberes com isto, tenho pena mas eu não te consigo explicar melhor.
lfdesign 19-09-2007, 15:11 Oldman, parabéns pela tua paciência! Eu não conseguia... :P
Confesso que tive mais paciência que o normal...
Olha eu tou-te mt grato pela explicação e sobretudo pela paciência mas eu não consigo abrir o video.
Fiz tal e qual como dissest e quando vou visualizar o video (test scene) e carrego no botao ele diz que houve um erro e não consegue abrir o url: . . . . . .
Opiniões?
Já podias ter posto nesse post o código que usaste nesse botão, copia mesmo tudo.
Usei o código que tu me deste para fazer o upload do movie só k em vez d pôr loadmovie.swf pus C:\Documents and Settings... , ou seja, o caminho do movie.
Já podias ter posto nesse post o código que usaste nesse botão, copia mesmo tudo.
Esta parte passou-te ao lado?
Imaginando que tens os ficheiros na mesma pasta não precisas de indicar o caminho todo, por isso é que eu só tinha o nome do ficheiro, pode ser isso que dá o erro.
E como é que eu meto os ficheiros todos na mesma pasta?
Crio uma pasta nova e meto lá tudo o que tem a ver com o site?
Eu não te indiquei o código todo porque se calhar é o msm que tu usaste. Eu simplesmente cheguei aqui e copiei o teu código. Apenas mudei o nome do movie.
Espero que me possas ajudar...
A melhor sugestão que te posso dar neste momento é que comeces pelas bases, e não é para levares a mal.
Para mim que já trabalhei o suficiente com flash e action script posso-te dizer que é muito vulgar acontecerem erros "do nada" por uma coisa bastante simples (mas isto é assim em qualquer linguagem).
O que eu tentei dizer no post anterior foi para meteres os 2 swf na mesma pasta, seja ela qual for e altera no código em vez de teres o caminho todo do ficheiro (C:\pasta1\pasta2\pasta3\ficheiro.swf) usa apenas ficheiro.swf, e depois vê se acontece a mesma coisa.
Se continuar a não fazer o que queres dá informações detalhadas sobre o que fizeste e o que era suposto fazer, e faz um copy/paste do código que lá tiveres para aqui.
Olha aqui está o erro e tb o código...
**Error** Symbol=button3_mc, layer=Buttons, frame=20:Line 2: ')' or ',' expected
loadMovie ("SITE CBO_galeria de fotos.swf", _root.todos (8);
Total ActionScript Errors: 1 Reported Errors: 1
loadMovie ("SITE CBO_galeria de fotos.swf", _root.todos (8);
Não percebi o que é aquele "(8)" nem sequer sei se faz parte da sintaxe.
Usa este abaixo.
loadMovie("SITE CBO_galeria de fotos.swf", _root.todos);
Até te vou dizer o que alterei:
- tirei o espaço entre o "loadMovie" e o "("SITE..."
- tirei o (8)
Já agora o erro que te estava a dar era porque faltava fechar um parênteses antes do ";".
Pois obrigado.
O (8) é a frame em que eu quero que apareça mas... sendo assim... se não der para pôr a frame vou criar outro movie clip vazio por cima desse todos porque o todos já tem coisas nas outras frames...
Porque este código que tu dissest é pa pôr num botão certo?
Então não falta o on (release) ou o on (press)???
Olha finalmente consegui, mas agora surge outro problema: o site ficou bastante lento e eu ainda queria acrescentar outra galeria, o que eu penso que ficaria insuportável.
Será que não há uma maneira da galeria ser carregada numa página à parte e aí diminuir o tempo de espera e até mesmo o tamanha do site?
A vantagem de se usar a função loadMovie é mesmo essa, teres o tamanho do site dividido por vários ficheiros e chamas apenas os que forem precisos.
Quando não precisares de uma galeria fazes unload e fazes load ao próximo.
Pois só que eu tenho um botão para uma galeria e outro botão para outra só que agr so coloquei num e kd chamo a galeria ela abre ali no meio sem mais nem menos. Alias ela nao fica no meio fica quase toda d fora e alem disso fica por baixo d alguns itens que tenho por isso eu queria que ela abrisse numa pagina a parte so com a galeria e queria tb que essa galeria fosse aberta no meio da nova pagina.
Ajuda precisa-se...
Isso resolvia-se mas era preciso que percebesses minimamente o que estavas a fazer.
Assim sendo vou deixar que alguém te ajude nessa questão.
Então e eu nao sei o que estou a fazer? Por favor ajuda-me. Eu sei e estou-te bastante grato por isso, já me tens ajudado mt mas espero que desta vez me possas ajudar. Este site tem de ser lançado o mais depressa possível...
Se queres abrir a galeria numa página à parte a única coisa que te posso dizer é que vais ter de usar a função getURL();
Vais ficar com um código tipo este no botão:
on (press) {
getURL("página.html", "_blank");
}
Mas depois falta um truque qualquer que eu não sei como se faz para pores a página do tamanho que quiseres.
E agr acrescenta la a esse codigo o codigo da galeria para ver como fica se faz favor...
É nessas afirmações que eu me baseio quando digo que devias perceber minimamente do que se fala.
Não me leves a mal, mas se percebesses minimamente como trabalhar com flash para a web sabias que não se pode fazer isso directo.
1º Vais ter de pegar naquele ficheiro da galeria e importar para uma página HTML.
2º Vais alterar o código do flash para aquele que pus no último post onde "página.html" vai ser o nome que vais dar ao ficheiro do ponto anterior.
Isto são coisas demasiado básicas para eu te estar a explicar como se fazem, não só porque não tenho assim tanta paciência mas também porque até no help do flash (F1) tens lá como funciona essa função.
Pois e como e que eu importo a galeria para um ficheiro HTML? Onde e que eu arranjo o código html?
Não te custava nada teres feito uma pesquisa com as palavras "html" e "flash".
Ias encontrar esta thread também criada por ti onde eu já te tinha explicado isso...
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=191003&highlight=html+flash
Enquanto tiveres dúvidas dessas recuso-me a ajudar.
Boas olha eu já consegui fazer mas o problema que surge agr é o facto de a página que é aberta com a galeria de fotos ter o seguinte endereço: C:\Documents and Settings...
Eu não queria que isso aparecesse porque para alem de aparecer o meu nome eu não gosto.
Já te tinha explicado isso...O que eu tentei dizer no post anterior foi para meteres os 2 swf na mesma pasta, seja ela qual for e altera no código em vez de teres o caminho todo do ficheiro (C:\pasta1\pasta2\pasta3\ficheiro.swf) usa apenas ficheiro.swf, e depois vê se acontece a mesma coisa.
Não percebi. Eu vou explicar d nvo.
Já consegui fazer com que a galeria de fotos abrisse numa pagina a parte e tb ja consegui centraliza-la atraves de codigos mas agr o que eu gostava d fazer era mudar o nome do endereço porque aparece C:\Documents... e eu quero que apareça um nome que eu lhe dê.
Como é que isso se faz?
Não percebi. Eu vou explicar d nvo.
Já consegui fazer com que a galeria de fotos abrisse numa pagina a parte e tb ja consegui centraliza-la atraves de codigos mas agr o que eu gostava d fazer era mudar o nome do endereço porque aparece C:\Documents... e eu quero que apareça um nome que eu lhe dê.
Como é que isso se faz?
Aparece isso onde?
No endereço. Por exemplo o endereço deste site é http://techzonept.com e o que aparece como endereço na minha galeria é o que eu já te disse. Penso que isso dê para mudar e esse endereço aparece assim porque a pasta onde esse ficheiro tá ou melhor onde esse ficheiro tá (a galeria) é esse caminho.
Logicamente... sendo essa a barra de endereço é suposto mostrar o endereço do ficheiro, no teu caso como estás a correr o ficheiro no PC e não num servidor aparece assim. Ao fazeres upload para um servidor depois podes escolher um domínio (a pagantes ou não) e "personalizas" isso.
Explica isso d fazer um upload para um servidor e como se faz
Search (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=179866&highlight=upload)? :rolleyes:
Yah mas eu keria que no endereço aparecesse o nome do meu site. Imagina que o meu site se chama www.blabla.com (http://www.blabla.com) eu keria que a galeria aparecesse na pagina www.blabla/galeriadefotos.com (http://www.blabla/galeriadefotos.com) por exemplo percebes? Se eu for por num servidor aparece o nome do servidor no endereço
www.blabla/galeriadefotos.com (http://www.blabla/galeriadefotos.com) disto nunca vi, arrisco mesmo a dizer que não é possível.
Tens 3 hipóteses:
www.blabla.com/galeriadefotos/ - aqui terias de criar uma pasta dentro da raíz do teu alojamento com o nome "galeriadefotos".
www.blabla.com/galeriadefotos.html - onde terias apenas que enviar o ficheiro "galeriadefotos.html" para a raíz do teu alojamento.
www.galeriadefotos.blabla.com - creio que isto depende também do servidor onde vais alojar o site, não sei se todos os servidores disponibilizam sub-domínios.
Mas domínio e alojamento são coisas diferentes, eu tenho um alojamento na netcabo e o endereço é http://pwp.netcabo.pt/oldman/ mas se eu quiser lá meter um site (ou vários) posso depois configurar os domínios.
http://pwp.netcabo.pt/oldman/site1/index.html - isto seria a página de index do site1, depois posso registar um domínio gratis em www.web.pt ou www.dot.tk a apontar para o URL do meu site. Isso faria com que quando alguem entrasse em www.site1.tk (por exemplo) o site que vai aparecer vai ser o que está guardado em http://pwp.netcabo.pt/oldman/site1/index.html.
Ah já percebi acho que o que
... tu fazes com a netcabo é o que eu já fiz com o sapo das homepages neh? Vou tentar e depois digo alguma coisa
É grátis? Eu tive a ver no web.pt e nao e. Tens de pagar 57€ ou uma coisa parecida e dps mais 17€.
Quer o dot.tk quer o web.pt são grátis. Também podem ter versões a pagar, mas há uma versão grátis.
Epah entao diz la qual e a versao já que percebes disto.
Outra coisa: quando eu meto um dominio num desses dois sites ele vai abrir o endereço da pagina como dissest certo (no teu caso e a da netcabo)? Entao quando a pagina e aberta o que fica no endereço é o dominio da netcabo? É que como já te disse queria que não aparecesse nada disso...
Olha esses dominios ou sei la o que e que me recomendaste, o endereço acaba sempre por conter web.pt ou .tk
Eu queria que o meu site fosse como ja te disse www.blabla.pt (http://www.blabla.pt) (por exemplo).
Em relação à questão do URL, o endereço que vai aparecer é o nome que usares no domínio, e não o nome do alojamento (no meu caso netcabo).
A cena dos domínios é que esses que sugeri são free, se quiseres um .pt, .com, .org, .net... já se pagam, mas nesses não tenho qualquer tipo de experiência e nem sei como funcionam.
Ok entao explica la esses que nao se pagam.
Tipo eu passo as cenas para o sapo (no meu caso) e dps? É que no web.pt aparece nao para redireccionar o url mas sim para fazer o upload do site ou o que e...
|