View Full Version : Drivers linux...
g0thic.sid3
09-09-2007, 19:47
Antes de me mandarem directo para o google aviso já k tou devolta dele à 1 hora e ainda n encontrei o que queria e sou um noob no que respeita a linux...
alguem tem ou sabe onde posso ir buscar os drivers para a placa de rede Agere Systems Et-131x PCI-E Gigabit Ethernet?
outra pergunta que vou fazer mais tarde é como se instalam os drivers em linux(Fedora 7, que ainda está a instalar pk o ubuntu não vai com o meu portatil)...
Vou percissar de ajuda na instalação da gráfica(x1600), na placa wireless uma da intel da qual já tenho os drivers, na placa de rede e na placa de som...
tambem vai ser precisso ajuda para os codecs de audio e video, assim como o suporte para ntsf e a cena do cubo
abraços
Já viste isto (http://forums.fedoraforum.org/showthread.php?t=158350)? Demorou 20 segs de search nos forums do fedora.
O resto, again, deve estar lá tudo. Vivam os forums oficiais :)
g0thic.sid3
09-09-2007, 20:26
Já viste isto (http://forums.fedoraforum.org/showthread.php?t=158350)? Demorou 20 segs de search nos forums do fedora.
O resto, again, deve estar lá tudo. Vivam os forums oficiais :)
se me ajudares a decifrar o k tenho de fazer
é que eu não percebo nadinha... nem a consola eu sei chamar...
Tipo, tu já olhaste sequer para o ambiente de trabalho e para os menus? ;)
g0thic.sid3
09-09-2007, 20:42
Tipo, tu já olhaste sequer para o ambiente de trabalho e para os menus? ;)
como te disse não percebo nada disto, pensava que tinha de escrever qualquer coisa ou assim... :lol:
já tenho a consola aberta, agora é assi, é só escrever o que eles ali tem?
g0thic.sid3
09-09-2007, 20:48
4. run $make não sei o que é...
é chegar à consola e fazer: make.
Tens é de estar na directoria para onde extraiste os ficheiros.
I.e., se os ficheiros estiverem em /home/goatsex/drivers, fazes cd /home/goatsex/drivers, e depois, make.
g0thic.sid3
09-09-2007, 20:58
é chegar à consola e fazer: make.
Tens é de estar na directoria para onde extraiste os ficheiros.
I.e., se os ficheiros estiverem em /home/goatsex/drivers, fazes cd /home/goatsex/drivers, e depois, make.
onde eu me fui meter...
tenho os fixeiros em /root/area de trabalho/linux/driver
na consola meto o k?
cd /root/ area de trabalho/linux/driver?
edit: ele faz o make mas dá-m no such fle or directory. stop
make:*** [modules] error 2
onde eu me fui meter...
tenho os fixeiros em /root/area de trabalho/linux/driver
na consola meto o k?
cd /root/ area de trabalho/linux/driver?
Sim.
Mas já agora, já vi que estás como root.
Não devias tabalhar como root. Devias ter um utilizador sem permissões de admin, para diminuír a probabilidade de fazer asneiras ;)
g0thic.sid3
09-09-2007, 21:04
Sim.
Mas já agora, já vi que estás como root.
Não devias tabalhar como root. Devias ter um utilizador sem permissões de admin, para diminuír a probabilidade de fazer asneiras ;)
ok, vou sair da root e ir para o meu user...
os drivers da grafica já tão instalados mas o programa de consiguração não abre e não consigo activr os efeitos visuais...
agora tive uma faha do server x...
max pk é que ixto n vem com a papinha toda feita como o windows
e agora não consigo configurar o servidor x, bahhh
o k é k faço?
bom pessoal, hoje já n faç nda, agra tenh de voltar ao vista, mas já vi como recuperar o x, amanhã vejo da coisa...
obrigado
Uma sugestão sobre o root, nunca faças login nessa conta.
Se queres instalar alguma coisa que precisa de permissões de SuperUser (o que algum pessoal chama de root), usa o su ou o sudo na consola, é bem mais seguro, e fazes menos merda.
Quanto às tuas dúvidas, isso vem com a papinha toda feita como no windows, a diferença está que não estás habituado a este sistema, porque ele é bastante intuitivo mesmo. Com um pouco de calma vais lá.
Btw, se andas em LEI na FCT..., prepara-te que vais ter de te cruzar com GNU/Linux várias vezes durante o teu curso..., é boa politica começares já a ambientares-te ao sistema, senão vais ser só mais um daqueles que espera que o colega faça os trabalhos.
HecKel
g0thic.sid3
10-09-2007, 18:21
ok, percebido... agora começando do principio...
onde é que encontro um tutorial para iniciantes(dakeles mesmo iniciantes, os k não percebem peva) para instalar os drivers...
podes ter razão no que dizes... mas eu no windows(da minha geração) era sempre setup.exe e depois é só next next next...
neste já tive de ir a consola, alterar drivers etc...
E que tal...
... um dos stickys (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=175758)?
As drivers não são nenhum tipo de ficheiro especial. Podes instalar da mesma maneira um jogo e uma driver.
E quanto ao next, next, next.. bem, já vimos onde é que isso levou muito boa gente :)
g0thic.sid3
10-09-2007, 18:44
pois, tou lendo a cena e as primeiras perguntas que me surgem são
1: qual é o melhor/mais intuitivo ambiente grafico?
gnome ou kde
2: o que significa o $?
quer dizer que é na consola?
3: a questão do mp3 axo k seguindo este (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=46543) tutorial me safo
Assim de repende é ixto...
mais dúvidas virão quando tentar instalar placa grafica, placas de rede e placa de som...
edit: já tinha esta max só me lembrei agora...
como altero a ordem de boot dos sistemas operativos...
1) o que gostares mais. isso depende da opinião de cada um
2) sim, suponho que sim :)
3) http://fedoraproject.org/wiki/Multimedia/MP3
4) a ordem de boot é no menu.lst na pasta /boot/grub/, salvo erro.
5) começa a utilizar o search do vBulletin e do google de cada vez que te lembrares de uma pergunta.
g0thic.sid3
10-09-2007, 19:27
1) o que gostares mais. isso depende da opinião de cada um
2) sim, suponho que sim :)
3) http://fedoraproject.org/wiki/Multimedia/MP3
4) a ordem de boot é no menu.lst na pasta /boot/grub/, salvo erro.
5) começa a utilizar o search do vBulletin e do google de cada vez que te lembrares de uma pergunta.
eu sei, mas existem milhentas formas de dizer a mesma coisa... é um bokado complicado...
até agora tudo o que tenho encontrado é para pessoal com mais conhecimentos a nivel de linux dakeles que eu tenho...
pois, tou lendo a cena e as primeiras perguntas que me surgem são
(...)
2: o que significa o $?
quer dizer que é na consola?
(...)
Num terminal precisas de ter um programa que esteja à espera de comandos e que saiba responder a esses comandos, o mais conhecido é a bash.
A bash tem uma "prompt" que é aquele bocado de texto que aparece antes do cursor quando fica à espera do comando.
vudu@vudumachine:~/Desktop$Esta é a minha prompt. E esta é a do root:
vudumachine:/home/vudu/Desktop#O primeiro campo é o username (no root não tem), o segundo é o hostname, o terceiro é o path actual e o ultimo é o \\$ que aparece como $ num user normal e como um # no root.
Logo usando #apt-get update consegues dizer rapidamente que é suposto correr o comando "apt-get update" num terminal como root. ;)
g0thic.sid3
10-09-2007, 21:39
Num terminal precisas de ter um programa que esteja à espera de comandos e que saiba responder a esses comandos, o mais conhecido é a bash.
A bash tem uma "prompt" que é aquele bocado de texto que aparece antes do cursor quando fica à espera do comando.
vudu@vudumachine:~/Desktop$Esta é a minha prompt. E esta é a do root:
vudumachine:/home/vudu/Desktop#O primeiro campo é o username (no root não tem), o segundo é o hostname, o terceiro é o path actual e o ultimo é o \\$ que aparece como $ num user normal e como um # no root.
Logo usando #apt-get update consegues dizer rapidamente que é suposto correr o comando "apt-get update" num terminal como root. ;)
de certeza k isso me vai ser util, mas acabas-t de me fazer sentir mais burro k uma porta
(a mesma coisa k me aconteceu na aula de ac(a unica a que fui o ano passado) quando o prof disse para fazermos uma cena) escuzado será dizer que eu e o meu colega do lado, ficamos um a olhar para o outro e bazamos a meio da aula.... lol
Agora tens o poder de fazer o mesmo a quem também não saiba :lol:
Podia-te responder simplesmente que # era root e $ não, mas como vieste com a conversa do "sou um noob no que respeita linux" respondi como se fosses muito burro. :flipa:
so por curiosidade e para aqueles mais interessados:
Quem se lembra de nos tempos do DOS fazermos algo do género:
set PROMPT=$P$G ???? ;)
Bem, em linux também dá para alguerar a prompt...
isto faz-se alterando o valor da variável PS1. Esta é a minha prompt:
r3pek@trinity ~ $ echo $PS1
\[\033[01;32m\]\u@\h\[\033[01;34m\] \w \$\[\033[00m\]
não se assustem porque os \[\033[.....] são cores ;)
Na man page da bash estão todos os "parametros" que podem por na prompt, por isso se kiserem dêm um olhadela: man bash
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.