View Full Version : Quero Partilhar Internet com outro PC, via LAN. Como faço isso?
Gaminger 07-09-2007, 16:41 Eu tenho dois computadores. E comprei um cabo RJ45 Cat 5e e liguei-os atrvés da placa de rede um ao outro. Num deles uso o Windows Vista e no outro o XP (e não estou disposto a formatar o Vista). Eu queria ligá-los em rede para ter internet no do Windows XP, já que o do Vista tem um Modem ligádo a ele e funciona tudo na perfeição.
Ora, eu liguei os cabos, o Vista detectou logo uma rede não identificada. No XP Fui ao assistente de ligação ou de redes novas (não tenho a ceretza do nome) e segui os passos de modo a "obter internet ligando a um computador que a tivesse". Depois pediram-me para dar um nome "à minha rede" e dei-lhe o nome de workgroup, que por sinal é o nome que o Vista cria para a rede dele por defeito, e segundo o assistente, os nomes devem ser iguais para estarmos na mesma rede.
Até aí tudo bem. Consigo ver as pastas partilhadas, consigo partilhar ficheiros, tenho dois pc's na rede "rokgroup" (o do vista e do xp) e prontos.
Eu pensei que isso me desse internet no XP mas não dá. Alguém sabe o que eu tenho de fazer?
Vê aqui como usar o internet connection sharing: http://windowshelp.microsoft.com/Windows/en-US/Help/bfd3bd31-82f0-4b9c-9cde-fb92bc2b14771033.mspx
jpccaldas 07-09-2007, 16:53 Boas.
Configuras-te o gateway no Windows XP?
Cumprimentos.
Gaminger 07-09-2007, 17:02 @jpccaldas
Sorry mas não o que isso é :'(
EDIT:::
@ gryle
Estive a ler isso e a seguir os passos mas continuo sem conseguir... e as configurações já estavam todas feitas da forma que dizia lá quando as abri, não alterei nda básicamente.
jpccaldas 07-09-2007, 17:05 O gateway é um campo que tens nas propriedades da ligação onde metes o IP do computador na rede, que tem acesso à Internet. Se estiveres confuso, vê isto (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gateway).
Ou seja, nesse campo terás que meter o Ip do pc que tem net.
Cumprimentos.
Gaminger 07-09-2007, 17:24 Não consigo alterar o gateway, não dá para escrever nada lá. Já obtive o ip do pc que tem net.
EDIT:::
Já consegui mudar, mas aquilo obriga-me a meter também alguma coisa nos outros campos (um enderço de IP e uma máscara de sub-rede), e não faço ideia o que meter.
jpccaldas 07-09-2007, 17:47 Pois.
Se sabes o IP do outro, copias mas mudas os ultimos 3 números, ou seja: por exemplo: 192.168.0.X. Entendes.
Espero tar a ser compreesivo, se não diz.
Cumprimentos
Gaminger 07-09-2007, 18:03 Sim, mas continua a não funcionar. Acho que vou deixar este assunto para mais tarde e chamar um técnico.
jpccaldas 07-09-2007, 19:22 Esqueci-me de dizer, mete o mesmo IP no DNS também.
alfinete 08-09-2007, 01:35 tens de tambem no pc do vista partilhar a net , senão no pc do xp so tens rede e não net, tenta isso com ip's automaticos, caso nam dê, é que utilizas a tecnica do ip, gateway.
ex:
no windows xp :
na propriedades da ligação da placa > general seleccionas tcp/ip e clicas em propriedades
ip adress caso o do vista seja 192.168.0.1 , no do xp so mudas o ultimo algarismo
no gateway e no dns pões o ip que tens no pc do vista
no vista:
vais na mesma as propriedades da tua ligação e deve ser mais ou menos igual ao do xp.
no ip pões o .1 no gateway e dns .2 por ex
mascara de subrede é automatica ao la clicares
mas costuma ser 255.255.255.0
espero que tenhas percebido
KingjacK 08-09-2007, 21:51 I que tal comprar uma cabo crossover e simplesmente ligalos e configurar uma pequena rede domestica?
cumps
Gaminger 08-09-2007, 22:35 Sorry mas eu não percebo nada de redes @Kingjack. E foi isso exactamente o que fiz -.-, comprei um cabo crossover e liguei-o às placas de rede de cada pc e nada funciona... já nem ficheiros consigo partilhar isto está tudo lixado.
Gaminger 09-09-2007, 02:40 Já consegui :)
Podem fechar o tópico.
Conscientius 09-09-2007, 13:33 Uma vez que posso vir a necessitar de configurar uma ligação de rede local com acesso à internet através de um Windows Vista, mesmo que esporadicamente, será que poderias publicar a forma pela qual resolveste o assunto Gaminger?
As dicas aqui deixadas fizeram bastante sentido e são até self-explanatory, mas ler mais uma solução não seria pior. Entretanto, matas também a curiosidade ao jpccaldas. :)
|
|