View Full Version : Revista Hype! - opiniões

Páginas : [1] 2

Slider
03-09-2007, 19:36
E já agora, vai haver jogo incluído? Eu sei que é algo cruel perguntar isto, mas parece-me uma pergunta lógica.

Tem jogo completo sim. :)

Pallad1um
03-09-2007, 23:34
Já agora, algumas perguntas que acho que ainda ninguém fez:

- A Hype é menina para quantas páginas?

- O sistema de pontuação, vai seguir a linha das estrelas, ou vão antes optar por uma escala numérica?

- Que tal é a encadernação? Tudo colado como na Mega Score dos últimos anos, de modo a ter uma pequena lombada, ou por agrafes como nas revistas cor-de-rosa?

- Para além do PC e das consolas, também vai haver destaque, por exemplo, aos jogos de telemóvel? E quanto a hardware?

Não me lembro de mais nada, por enquanto. :-D

NCalvin
03-09-2007, 23:43
toma lá uns scoops:

Já agora, algumas perguntas que acho que ainda ninguém fez:

- A Hype é menina para quantas páginas?

para já seguimos o padrão do mercado: 116 páginas. Depois logo se vê para onde a coisa caminha.

- O sistema de pontuação, vai seguir a linha das estrelas, ou vão antes optar por uma escala numérica?

1 a 10. E o 5 é mesmo um valor intermédio.

- Que tal é a encadernação? Tudo colado como na Mega Score dos últimos anos, de modo a ter uma pequena lombada, ou por agrafes como nas revistas cor-de-rosa?

Colado. O formato da revista e a qualidade do papel são semelhantes à Edge (ou às revistas Blue, para usar uma referência nacional).

- Para além do PC e das consolas, também vai haver destaque, por exemplo, aos jogos de telemóvel? E quanto a hardware?

Sim aos jogos de telemóvel e sim a tecnologia, mas sem sermos demasiado hardcore. a nossa experiência com a Mega Score diz que os leitores querem que as revistas de jogos abordem o hardware de uma forma mais divulgadora e menos em formato de teste exaustivo.

Não me lembro de mais nada, por enquanto. :-D
Eu lembro-me: quarta-feira volto ao CC, desta vez para mostrar o interior da revista e, se for possível, o DVD. Stay tuned. :-)

Pallad1um
03-09-2007, 23:54
Eu lembro-me: quarta-feira volto ao CC, desta vez para mostrar o interior da revista e, se for possível, o DVD. Stay tuned. :-)

Ah, ah, obrigado pelas respostas. Por uma vez vou ver o CC com gosto. :-D

Jintro
03-09-2007, 23:56
A revista vai ser uma grande surpresa e se pudessem tirar as vossas conclusões depois de a lerem (e não antes) seria excelente.

Pallad1um
04-09-2007, 00:00
A revista vai ser uma grande surpresa e se pudessem tirar as vossas conclusões depois de a lerem (e não antes) seria excelente.

É verdade que ainda nem saiu, mas pelo menos para mim a ser surpresa só se for pela negativa. Porque de algo de qualidade superior já eu estou à espera à partida. Só a escolha da imagem para a capa já é um magnifico prognóstico.

timber
04-09-2007, 00:05
O grande desafio é mesmo oferecer mais valia face aos conteúdos online. Fazer uma revista bem feita simplesmente não é suficiente para muita gente (tipo eu)

Não sei bem como planeiam fazer isso mas boa sorte.

Pallad1um
04-09-2007, 00:43
O grande desafio é mesmo oferecer mais valia face aos conteúdos online. Fazer uma revista bem feita simplesmente não é suficiente para muita gente (tipo eu)

Aí acho que também depende das pessoas: há quem consiga manter-se informado só com o conteúdo online, e há quem não deixe de resistir ao charme do papel (como eu :)). Não deixo de comprar uma FHM ou uma Maxmen, apesar de ter meninas despidas na net e nas revistas não :-D; também não deixo de comprar o Record, mesmo tendo o site nos favoritos. Mas isso sou eu que sou um romântico :lol:.

Para mim é o que está escrito que vai fazer a diferença, uma vez que na parte multimédia a net vai estar sempre à frente. Como a revista só vai sair de mês a mês a informação é mais elaborada que num site, que tem muitas vezes de actualizar praticamente ao segundo. E a presença de grandes nomes da cena internacional, a juntar aos grandes nomes do panorama nacional, deixa-me esperançoso. Vamos ter fé (isto vindo de um ateu soa mesmo foleiro lol).

Datwo
04-09-2007, 01:49

Lembrei-me agora. Jintro, vais escrever uma crónica para a hype, como fazias na mega score?

Jintro
04-09-2007, 02:27
Lembrei-me agora. Jintro, vais escrever uma crónica para a hype, como fazias na mega score?

Confirmo. ;)

raVemjr
04-09-2007, 09:23

A partir de certo ponto, quando comprava a Mega Score, já nem queria saber dos jogos, estava mesmo era à procura dos artigos e crónicas que lá vinham. E por vezes a "palha" que metiam em caixas aparte nas análises ofereciam um pouco da cultura dos jogos, o que me interessava.

Um dos exemplos é a entrevista que fizeram ao criador do Magnavox Odyssey, que provou ser um bocado arrogante para com a equipa.

Morais
04-09-2007, 10:04

Ficarias surpreso com a quantidade de pseudo-gamers que apenas se informam através desse tipo de fontes. Especialmente a nível nacional, a grande maioria anda completamente desinformada, só se informam através de programas televisivos ou de noticias e publicidade nesses mesmos meios.

Agora, em relação ao pessoal informado, sim, isso vai ser complicado, com fontes como o GameTrailers, IGN, Gamespot e inúmeras contribuições existentes no YouTube a fasquia torna-se um bocadinho para o alta. Eu cá deixei de comprar a Mega-Score e a BGamer devido a mesmo isso, sentia que as analises eram antigas, as noticias ultrapassadas e, em certos casos, ficava um bocadinho insultado com o nível de detalhe técnico presente (ou não) nas analises aos jogos... verdade que é algo de se deve esperar em artigos jornalísticos que pretendem abranger uma grande audiência mas, ás vezes exageram um bocadinho.

Yggdrasil
04-09-2007, 19:46
Eu dou sempre uma margem de tempo para avaliar alguma coisa e decidir se deixo de a acompanhar ou se passo a segui-la. Fiz isso com a Mega Score - comprei quase todos os números até ao verão de 1997, altura em que finalmente me fartei da forma quase condescendente como tratavam as consolas em geral (isto foi antes da "era PlayStation" se ter apoderado do país) e voltei-me para a Computer and Video Games que apesar de ter o mesmo tamanho, continha muito mais informação - fiz isso com o MyGames e assisti aos primeiros cinco programas do minuto 1 até ao minuto final - e decidi que não o vejo mais.

Como é óbvio, vou acompanhar a Hype!, pelo que já vi aqui parece ser bastante boa e ambiciosa, por isso vou repetir a abordagem - comprar os primeiros números, se a revista for boa será mais uma nas minhas compras.

JohnYamaha
04-09-2007, 20:51
Uma rapidinha: A revista vai ter uma secção Nintendo?

razio
04-09-2007, 21:06
Mas a revista ignora o PC? É só sobre consolas?

Slider
04-09-2007, 21:07
Mas a revista ignora o PC? É só sobre consolas?

Tem PC sim.

JohnYamaha
04-09-2007, 21:11
Quando sai a primeira edição?

raVemjr
04-09-2007, 21:12
Quando sai a primeira edição?

Creio que é esta 5ª...

JohnYamaha
04-09-2007, 21:36
Dou uma espreitadela na papelaria à secção Nintendo (ou reviews aos jogos, como preferirem). Se me cativar compro se não... Deixo na prateleira para outra pessoa a levar.

NCalvin
05-09-2007, 11:19
A partir de amanhã de manhã, a Hype! vai começar a ser distribuída por todo o país nos pontos de venda da empresa VASP (são milhares, por isso devem ter a revista disponível bem perto de casa ou do emprego).

Temos confirmação de que o modelo de revista sem DVD (3 euros) estará disponível logo de manhã.

Quem quiser adquirir a revista + DVD (5 euros) (e, na minha opinião, os conteúdos do DVD, para além do jogo completo oferecido, valem bem a pena) terá provavelmente de esperar algumas horas pq esses pacotes começarão a ser distribuídos mais tarde pela VASP. Nalguns pontos de venda a revista COM DVD pode estar disponível apenas na sexta-feira.

Logo às 18:30 vou estar no CC a mostrar a revista em pormenor. Comigo vai estar o Hugo Pinto, autor do projecto gráfico da revista.

R3d_D3v1l_
05-09-2007, 11:26
A revista estará disponível amanhã na Madeira?

NCalvin
05-09-2007, 11:37
A revista estará disponível amanhã na Madeira?

as ilhas são sempre aquele problema a nível de distribuição. :-(
Não tenho informação para te dar, mas cheira-me que deve chegar com algum atraso, se é que a minha experiência na Mega Score serve de exemplo em relação a isso.

eyeliner
05-09-2007, 16:14
Olé. O que é que o DVD vai trazer? Já foi referido por aqui? Nomes, especificamente.
Qual a tiragem da revista, já agora?

Eu depois de ver a revista, opino.

Edit:
? Ok, recortaram o tal e coisa do programa de tv...

Korben_Dallas
05-09-2007, 16:31
Tentei aproveitar os posts da outra thread com info acerca da revista e movi-os para uma nova thread. A outra fica para comentar o programa de TV.

raVemjr
05-09-2007, 17:05
Já agora, podem estragar a surpresa e dizer que jogo vem? :P

Slider
05-09-2007, 17:15
Já agora, podem estragar a surpresa e dizer que jogo vem? :P

Liga a sic radical às 18:30, vão mostrar a revista por dentro, talvez digam isso :P.

Crrash
05-09-2007, 17:31
mmh não sei se já foi dito, mas quanto custa?

raVemjr
05-09-2007, 17:32
mmh não sei se já foi dito, mas quanto custa?

3€ sem DVD 5€ com ele.

Crrash
05-09-2007, 17:34
ah ok o standard portugues, obrigado

Pallad1um
05-09-2007, 18:28
Tá na hora do programa. Vamos lá a ver a menina!

Pedrocas
05-09-2007, 18:38
Então, que jogo é que traz?

grandenaboverde
05-09-2007, 18:42
ainda está a dar, o design está bem engraçado.

Slider
05-09-2007, 18:46
Quem prestou atenção à capa do DVD já sabe qual é o jogo :P.

Pallad1um
05-09-2007, 18:51
Quem prestou atenção à capa do DVD já sabe qual é o jogo :P.

Eu prestei atenção mas não percebi, estou a ver tudo pixelizado :007:. Não queres partilhar a informação:x2:?

FELiYCORA
05-09-2007, 18:52
tinha lá o símbolo do trackmania. é um dos trackmania que se pagam, sem ser o primeiro?

raVemjr
05-09-2007, 18:53
tinha lá o símbolo do trackmania. é um dos trackmania que se pagam, sem ser o primeiro?

Track Mania Original, li eu...

Gostei IMENSO da revista, principalmente do grafismo, muito bem conseguido sim sra...

Musicslave
05-09-2007, 18:53
pessoalmente adorei a revista,excelente aspecto gráfico, acho k está diferente do habitual..

acho a capa, e o tema, excelentes
por dentro parece uma revista bem organizada...fala essencialmente de jogos sem descuidar a parte de hardware, mas este n é muito aprofundado, que é o k se quer numa revista da videojogos..

amanha com certeza k a irei comprar.

raVemjr
05-09-2007, 18:55
Já agora, o grafismo geral, incluindo os referidos detalhes são para manter? Ou isto todos os meses é impossível?

grandenaboverde
05-09-2007, 19:04
Ou isto todos os meses é impossível?
foi o que eu pensei conforme eles referiam que iam ter inumeros detalhes e pormenores que levavam bastante tempo a descobrir.
espero que consigam manter tamanha qualidade gráfica. :D

Morais
05-09-2007, 19:08
Apenas um pequeno à parte, esse TrackMania não é o tal que vem com o StarForce, pois não?

Slider
05-09-2007, 19:12
Apenas um pequeno à parte, esse TrackMania não é o tal que vem com o StarForce, pois não?

Esse do StarForce é o Nations, creio que os outros não tem StarForce.

nunex
05-09-2007, 19:17
espero que a revista nao seja fanboy de nenhuma consola nem de nenhuma marca em especial... que seja imparcial no fundo :D

boa sorte !

GusG
05-09-2007, 19:57
E eu espero k não seja como a Megascore xegou a ser... mais de metade era consolas (Que têm as suas proprias revistas) e uma pessoa fiel ao pc é k fica lixada com uma ninharia sobre PC e sem ter outras alternativas da mesma kualidade só de PC. Tou a gostar da BGammer pq é kuase 80% pc. Vou comprar a Hype pq tenho as megascores todas desde o nº11 mas se se puserem a relegar o pc outra x para ultimo lugar deixo de a comprar rapidamente

Pedrocas
05-09-2007, 20:32
Fogo, para primeiro numero de uma revista com tanto "hype" vão oferecer o Trackmania??? Bem que podiam ter posto um jogo melhorzito no DVD, não?

Morais
05-09-2007, 20:41
Fogo, para primeiro numero de uma revista com tanto "hype" vão oferecer o Trackmania??? Bem que podiam ter posto um jogo melhorzito no DVD, não?

Que outro jogo é que poderiam oferecer tendo em mente o promenor de custar apenas 2 euros e já não ter saido na Mega Score ou BGamer?

raVemjr
05-09-2007, 20:57
O TM não é assim tão mau, lembrem-se que não é o Nations, tem mais pistas.
Já agora, funciona online?

Pedrocas
05-09-2007, 21:35
Que outro jogo é que poderiam oferecer tendo em mente o promenor de custar apenas 2 euros e já não ter saido na Mega Score ou BGamer?

Opá, ofereciam um jogo digno da revista, digno do primeiro numero da revista, qualquer coisa fenomenal... agora, o Trackmania? :-D

Estou-me a lembrar, por exemplo, do Beyond Good and Evil ou do HomeWorld 2...

GusG
05-09-2007, 22:19
LOL mais um directamente pra gaveta. Já ta a ficar xeia lol

R3d_D3v1l_
05-09-2007, 22:38
Não pude ver o programa da SIC Radical, é possível disponibilizarem imagens da Revista?

Jintro
05-09-2007, 22:57
É preferível pagar 2,50€ por uma revista que vou ler que 5€ por uma revista que vou ler e um jogo que não vou jogar ou então um jogo que vou jogar e uma revista que não vou ler.

Slider
05-09-2007, 23:16
O TM não é assim tão mau, lembrem-se que não é o Nations, tem mais pistas.
Já agora, funciona online?

Cada DVD traz a sua key. :)

JVieira
06-09-2007, 10:12
Olá a todos. Chamo-me Jorge Vieira e integro a equipa que produz a Hype!, a nova revista portuguesa dedicado ao universo dos videojogos.

Tendo em conta que persistem ainda algumas dúvidas sobre os conteúdos do DVD da primeira edição, aqui fica um resumo dos principais destaques:

- Especial ZX Spectrum - Compilação de 200 jogos emblemáticos do Spectrum, organizados por género (inclui, por exemplo, Manic Miner, Target Renegade, R-Type, Match Day, etc...)

- Jogo completo de oferta - TrackMania Original

- Hype! TV - filmagens nos bastidores da redacção

- Hype! Radio - Entrevista a Paulo Dimas (alguém se recorda deste senhor? apresentava uma rubrica sobre jogos no final dos anos 80, principio dos anos 90, na RTP 1, programa Ponto por Ponto)

- Podcast 4 Players

- Tutorial GameDev - tutorial vídeo que ensina truques para quem pretende iniciar-se na arte da programação. Produzido pelo Marco Vale da comunidade GameDev

- Especial Serious Games - inclui os jogos Super Columbine Massacre RPG! e Virtual U, demos de Peacemaker e Global Conflict: Palestine e links para os sites oficiais de uma série de outros serious games. Integrado com um artigo de 6 páginas na revista

- Agenda - uma agenda cultural para o mês de Setembro com as datas de lançamento dos jogos mais aguardados, estreias dos filmes nas salas de cinema e concertos musicais

- Making-Ofs de Heavenly Sword, Rogue Galaxy, Tomb Raider: Anniversary e Harry Potter e a Ordem da Fénix

E ainda existe dezenas de trailers, um speedrun do Half-Life (o clássico), vários jogos grátis, demos PC (nomeadamente BioShock), uma secção Arcade onde seleccionamos os melhores jogos casuais da actualidade, uma compilação de software / utilitários, wallpapers, vídeos machinima, mods para Oblivion e UT 2004....

Korben_Dallas
06-09-2007, 10:13
É preferível pagar 2,50€ por uma revista que vou ler que 5€ por uma revista que vou ler e um jogo que não vou jogar ou então um jogo que vou jogar e uma revista que não vou ler.

Não eram 3€? Eu também deixei de comprar revistas porque não dou mais que 3€ por uma... os jogos incluídos de vez em quando valem a pena mas ser opcional é mesmo o ideal.

raVemjr
06-09-2007, 10:15
Não eram 3€? Eu também deixei de comprar revistas porque não dou mais que 3€ por uma... os jogos incluídos de vez em quando valem a pena mas ser opcional é mesmo o ideal.

São 3€ sim. Devce ter feito por metade.

Eu estava a pensar ir já agora comrpar a revista, mas se o DVD tem essas cenas todas, espero por logo à tarde. Alguém sabe se ainda chega hoje aqui à margem sul?

timber
06-09-2007, 10:28
- Especial ZX Spectrum - Compilação de 200 jogos emblemáticos do Spectrum, organizados por género (inclui, por exemplo, Manic Miner, Target Renegade, R-Type, Match Day, etc...)

Só contando com esta viagem pela memory lane acho que já vale os €

Pedrocas
06-09-2007, 11:15
Olá a todos. Chamo-me Jorge Vieira e integro a equipa que produz a Hype!, a nova revista portuguesa dedicado ao universo dos videojogos.

Tendo em conta que persistem ainda algumas dúvidas sobre os conteúdos do DVD da primeira edição, aqui fica um resumo dos principais destaques:

- Jogo completo de oferta - TrackMania Original

- Hype! TV - filmagens nos bastidores da redacção

- Hype! Radio - Entrevista a Paulo Dimas (alguém se recorda deste senhor? apresentava uma rubrica sobre jogos no final dos anos 80, principio dos anos 90, na RTP 1, programa Ponto por Ponto)

- Podcast 4 Players

- Tutorial GameDev - tutorial vídeo que ensina truques para quem pretende iniciar-se na arte da programação. Produzido pelo Marco Vale da comunidade GameDev

- Especial Serious Games - inclui os jogos Super Columbine Massacre RPG! e Virtual U, demos de Peacemaker e Global Conflict: Palestine e links para os sites oficiais de uma série de outros serious games. Integrado com um artigo de 6 páginas na revista

- Agenda - uma agenda cultural para o mês de Setembro com as datas de lançamento dos jogos mais aguardados, estreias dos filmes nas salas de cinema e concertos musicais

- Making-Ofs de Heavenly Sword, Rogue Galaxy, Tomb Raider: Anniversary e Harry Potter e a Ordem da Fénix

E ainda existe dezenas de trailers, um speedrun do Half-Life (o clássico), vários jogos grátis, demos PC (nomeadamente BioShock), uma secção Arcade onde seleccionamos os melhores jogos casuais da actualidade, uma compilação de software / utilitários, wallpapers, vídeos machinima, mods para Oblivion e UT 2004....

Vou dar uma chance e comprar a revista com DVD, até porque é o primeiro numero. Mas perdoa-me a frontalidade, tantos atrasos sucessivos e o falhanço redondo que foi o programa na SIC Radical não auguram nada de bom para esta nova revista.

E continuo a dizer, podiam ter oferecido um jogo melhorzito do que o Trackmania.

JVieira
06-09-2007, 11:31
Vou dar uma chance e comprar a revista com DVD, até porque é o primeiro numero. Mas perdoa-me a frontalidade, tantos atrasos sucessivos e o falhanço redondo que foi o programa na SIC Radical não auguram nada de bom para esta nova revista.

E continuo a dizer, podiam ter oferecido um jogo melhorzito do que o Trackmania.

Frontalidade perdoada... :)

Depois deixa aqui a tua opinião sobre a edição. Todas as críticas, opiniões e comentários são úteis (desde que feitos com espírito construtivo) para melhorar as futuras edições...

Pallad1um
06-09-2007, 11:35
Já comprei a revista. Ainda não a li porque o meu monitor novo acabou de chegar e estou a limpar a baba do ecrã (:lol:). Pelo pouco que já vi está muito bom mesmo. Adoro o papel em que está impresso. A única queixa que tenho até agora é que na tabacaria onde comprei a revista não tinham DVD, e como não estive para me chatear em procurar noutro lado acabei por comprar só a revista. Claro que a culpa não é da redação, e parece-me que é algo que acontece de vez em quando, chegarem as revistas e não os DVDs.

Tenho de reiniciar o PC por causa dos drivers do monitor (a propósito, um Samsung SyncMaster 223BW). Entretanto vou folhear mais a revista para escrever mais qualquer coisa.

Crrash
06-09-2007, 11:41

pronot já se viu, a revista nem é fanboy da sony, nem microsoft nem nintendo, é mesmo só fanboy spectrum :P

OmegaNV
06-09-2007, 11:49
Tambem já a tenho, mas ainda só tive tempo para dar uma vista de olhos.

Parece-me bastante bem, e tal como já foi aqui dito, a qualidade do papel e da impressão está excelente. O design também me parece muito bom.

Quando tiver 5 min para ir à WC já digo mais qualquer coisa... :D

JohnYamaha
06-09-2007, 11:51
Vou agora comprá-la. Já me deixaram com água na boca :p

Crrash
06-09-2007, 12:05
gostei muito do que vi, mas ainda não comprei (quase parece uma revista antiga com o branco todo e uma spectrum á frente :P). fui a dois video clubes aqui e só um tinha, e esse só tinha a versão sem DVD, e eu preferia ter tambem o dvd

Pallad1um
06-09-2007, 12:19
Bom, passados uns minutos, e folheadas todas as páginas, há uma coisa que salta à vista: o departamento de Design Gráfico merece os sinceros parabéns pelo extraordinário visual da revista. Essa promessa, de inovar no conteúdo visual, já está paga, a manter-se o nível em todos os números. A Hype destaca-se claramente de tudo o que já foi feito em Portugal na área dos jogos, e mesmo incluindo os outros tipos de publicações é uma revista claramente à frente. As páginas duplas, por vezes quase sem palavras, lembram os grandes planos no cinema, o que imediatamente chama a atenção. Muito boa também a escolha de imagens.

Gostei particularmente do modo como as pontuações dos jogos têm um low profile, não se destacando acima do artigo, o que convida a ler o teste, ao invés de ir correr ver a nota.

A propósito do MyGames, tem-se falado muito da falta de isenção do programa, que destaca maioritariamente a Sony. Pelo pouco que já vi a revista está equilibrada: a capa, além do destaque para o ZX Spectrum, faz uma chamada de atenção para o Heavenly Sword da PS3 e outra para o Blue Dragon da 360. Lá dentro, análises detalhadas (pelo menos 2 páginas) ao Rogue Galaxy da PS2, ao Ninja Gaiden Sigma da PS3, ao Blue Dragon da 360, ao Harry Potter e a Ordem da Fénix, The Darkness, Overlord, Tomb Raider Anniversary, Shadowrun, todos estes multiplataformas. Conforme o sistema, a nota, caso haja diferenças entre sistemas, senão a nota é única. Além destas análises mais detalhadas, há análises mais pequenas a muitos outros jogos: destaco o Resident Evil 4 (naturalmente porque o jogo está visto e revisto, apesar de ser um dos grandes títulos da Wii), o Mario Party 8, Pokemon Diamond & Pearl. Só jogos das consolas Nintendo, não é? Pois, aqui acho que falharam ao não colocar uma análise detalhada a nenhum exclusivo da Nintendo, fosse da Wii ou da DS...mas por outro lado temos uma página só com acessórios da Wii.

Também destaco uma secção de jogos a baixo preço (boa iniciativa), páginas de opinião, downloads de jogos (PC, Xbox Live!, Virtual Console), tecnologia, indústria, etc.

A secção Start, com o mapa mundo e a selecção de esperanças de produtoras de jogos, também está muito interessante.

Bom, para agora é o que há. Ainda tenho de ler realmente a revista. Depois talvez escreva mais qualquer coisa.

Crrash
06-09-2007, 12:22
alguem já viu a revista á venda com DVD?

uni
06-09-2007, 12:28
Fui aqui a frente ( Almada ) e a mulher diz que está esgotada. 8|

vjoe
06-09-2007, 12:39
Pallad1um (http://techzonept.com/member.php?u=51179), podes especificar um pouco melhor as "páginas de opinião"? Isto é, o número de artigos, o seu tamanho, os temas abordados, etc. É que sinceramente, acho que as revistas deviam dar menos importância às análises e mais aos artigos, sejam estes de opinião ou não.
Antigamente a BGamer tinha uma secção onde, em cada mês, falavam sobre uma determinada editora ou produtora e outra onde comparavam 10 jogos do mesmo género. No entanto, estas secções já não figuram na actual revista. Era interessante se a Hype tivesse algo assim. :)

A secção dos jogos a baixo preço é uma listagem ou incluí um pequeno texto descritivo para cada jogo?

Em princípio não vou comprar a revista este mês pois ando a juntar dinheiro para outras coisas, mas vou estando atento ao tópico para ver o seu desenvolvimento. ;)

Pedrocas
06-09-2007, 12:40
Aqui na minha zona não há a versão da revista com DVD. Vou esperar por amanhã para ver se aparece. Mas espero que não seja assim todos os meses, lancem lá isso como deve ser e a tempo e horas.

JohnYamaha
06-09-2007, 13:09
Já a tenho e com DVD (comprei na zona de Cascais).

Por enquanto estou só a folhear e estou deliciado com o grafismo da revista, muito bom mesmo!

Depois mais tarde passo aqui para deixar umas críticas (quando a ler por completo).

Pallad1um
06-09-2007, 13:23
Pallad1um (http://techzonept.com/member.php?u=51179), podes especificar um pouco melhor as "páginas de opinião"? Isto é, o número de artigos, o seu tamanho, os temas abordados, etc. É que sinceramente, acho que as revistas deviam dar menos importância às análises e mais aos artigos, sejam estes de opinião ou não.
Antigamente a BGamer tinha uma secção onde, em cada mês, falavam sobre uma determinada editora ou produtora e outra onde comparavam 10 jogos do mesmo género. No entanto, estas secções já não figuram na actual revista. Era interessante se a Hype tivesse algo assim. :)

A secção dos jogos a baixo preço é uma listagem ou incluí um pequeno texto descritivo para cada jogo?

Em princípio não vou comprar a revista este mês pois ando a juntar dinheiro para outras coisas, mas vou estando atento ao tópico para ver o seu desenvolvimento. ;)

Começando pela segunda questão, os jogos a baixo preço incluem uma breve descrição, e um preço em letras bem grandes (é para contrastar lol).

A popósito dos testes, constituem perto de 30 das 114 páginas da revista.

As páginas de opinião? Não as posso ler já, mas deixo aqui quem escreve e o tema. Ora vamo lá a ver:

- Página 3: O Editorial do Nelson Calvinho

- Página 85: meia página para o Jorge Vieira, a propósito do sucesso da Nintendo; e a outra metade da página para o Frederico Teixeira, sobre o World of Warcraft

- Página 113: Kieron Gillen, página inteira, sobre o futuro dos jogos

- Página 114: João Diniz Sanches, página inteira ( e a última, já agora, como na Mega Score), que pega na questão se os jogos serão sempre um passatempo nicho

Isto são somente páginas de de opinião: ainda existem pequenos espaços, como um quarto da página 13,escrito pelo Jintro, a propósito de Manhunt 2; meia página 14 por Brian Crescente, parece-me que também Manhunt 2; mais um quarto da página 16, por André Carita, penso que sobre a Hype e os jogos no geral; página 18, Brian Ashcraft, Wii(?); página 19, comunidade; meia página 31, Tom Hunter, os jogos utilizados para ajudar diabéticos.

E ainda muito mais coisas interessantes, à primeira vista. Volto a repetir que ainda não li nada, só passei os olhos pelos artigos. A revista lembra-me um pouco a exame informática a nível de estrutura.

Bom, agora não posso mesmo escrever mais nada. Logo à noite leio a revista a sério e depois terei mais material.

Pallad1um
06-09-2007, 13:24
Já a tenho e com DVD (comprei na zona de Cascais).

Por enquanto estou só a folhear e estou deliciado com o grafismo da revista, muito bom mesmo!

Depois mais tarde passo aqui para deixar umas críticas (quando a ler por completo).

Uma vez que foste dos que conseguiste comprar com DVD, depois diz ao pessoal o que destacas nele.

Crrash
06-09-2007, 13:27
o crescente e o bashcraft? foi tirado do kotaku ou escreveram para a revista? huh?

vjoe
06-09-2007, 13:30
Pallad1um (http://techzonept.com/member.php?u=51179), obrigado pela resposta. ;)

No geral é tudo muito semelhante à Mega Score, o que já seria de esperar.

Slider
06-09-2007, 13:32
o crescente e o bashcraft? foi tirado do kotaku ou escreveram para a revista? huh?

São correspondentes internacionais da revista.

JohnYamaha
06-09-2007, 13:36
Para começar acho que deviam ter posto uma "cover" (não sei se é assim que se diz) no DVD, já que ele é espelhado dos dois lados.

Depois, ainda não consegui por o Trackmania a trabalhar :-D

Agora falando a sério, gosto bastante do conteúdo do DVD. Tem bastantes jogos grátis e alguns demos interessantes (Bioshock, embora não o consiga correr no meu calhau).

Ainda não o vi todo, só tou a dar uma vista de olhos, mas interessa-me bastante algumas coisas, tipo a Speedrun de Half-life, Making-of do Tomb Raider: Aniversary.

Depois, o DVD está com uma apresentação excelente, com um bom visual e bastante organizado.

Mas dêm-me mais um tempinho para explorar isto a fundo para depos por aqui a minha crítica, juntamente com a da revista.

Kayumi
06-09-2007, 13:46
Deixem-me desde já dar os meus sinceros parabéns à redacção da revista. Finalmente temos uma revista de jeito em Portugal! Adeus MaxiConsolas:-D.

Ainda não li quase nada, ainda só li a parte das novas produtoras de videojogos e a coluna do tipo do Kotaku.com, que deixem-me dizer, está excelente.

O visual e grafismo da revista estão espectaculares, só têm um senão, a capa da revista é branca e se tiverem a mão minimamente suja, fica com dedatas "à lá DS Lite" :-D, mas pronto, deixem a capa como está que muito bem.

A revista está de facto boa, o mesmo não se pode dizer do MyGames, que está um bocado mauzinho, então o Beja no GameWalking e na sala das bolinhas de chocolate, é de louvar aos céus. Há! E o my Guest também está fantasticamente bostado e sonyzado.

Mais tarde mando um email lá para a redação a dar os parabéns e a dizer o que acho e o que podiam pôr/melhorar, mas só quando a ler, e isso ainda vai demorar um bocado.

Mais uma vez...parabéns e :kfold:

Pedrocas
06-09-2007, 15:54
É oficial: a Setúbal só chegaram revistas SEM DVD... isto vai ser assim todos os meses?

raVemjr
06-09-2007, 15:59
É oficial: a Setúbal só chegaram revistas SEM DVD... isto vai ser assim todos os meses?

Espera mais pelo final da tarde...

floyd
06-09-2007, 16:02
Não costumo comprar revistas, principalmente pelo conteúdo que na maior parte dos casos não me satisfaz.

Mas pelo que tenho lido aqui, e como há este "hype" ( :D ) todo, vou comprá-la.

Cumps.

Pedrocas
06-09-2007, 16:07
Espera mais pelo final da tarde...

De qualquer forma, já estive a folhear a revista, mas não deu para lê-la com atenção.

À primeira vista faz lembrar aquela revista inglesa de jogos muito famosa, não me lembro do raio do nome agora...

Wireframe
06-09-2007, 16:10
Edge?...

Aqui na Maia tb nao encontrei com dvd. O homem da papelaria diz que n enviaram com dvd, mas que poderia mandar vir os proximos numeros com dvd.

Crrash
06-09-2007, 16:10
EDGE? aqui foi dito, e é verdade, o papel e o formato é igual. e de conteudo tambem parece ser de qualidade semelhante

timber
06-09-2007, 16:58
Bem vi a revista no quiosque ao lado do café ao lado do banco ao lado do meu trabalho (:D) e lá levei aquilo para ler mais logo.

Era a versão com DVD e era a última :205:

Pedrocas
06-09-2007, 16:59
Sim, a Edge.

Opá, eu quero mesmo é a versão com DVD. Não se compreende como é que não metem à venda no mesmo dia as duas versões. Se há revistas que fazem isso, lançam duas versões, uma com DVD, outra sem, ao mesmo tempo, porque é que esta não fez o mesmo? Ainda por cima no primeiro numero...

raVemjr
06-09-2007, 17:01
Acalma-te lá, provavelmente ainda há quiosques que nem pediram a revista. Vê lá tu que aqui ao pé há três quiosques e nenhum me arranjou a revista...

Pallad1um
06-09-2007, 17:06
Sim, a Edge.

Opá, eu quero mesmo é a versão com DVD. Não se compreende como é que não metem à venda no mesmo dia as duas versões. Se há revistas que fazem isso, lançam duas versões, uma com DVD, outra sem, ao mesmo tempo, porque é que esta não fez o mesmo? Ainda por cima no primeiro numero...

Tens toda a razão. Queria mesmo ver o DVD, mais pelo design que outra coisa, mas fica para o próximo número... espero eu. Pelo que já pude perceber não é só no interior que tem havido o problema da falta de DVDs. A corrigir no próximo número.

Já li atentamente as primeiras 30 páginas e até agora estou a gostar muito. As reportagens são muito interessantes. Toda a estrutura torna simples a leitura, e os textos são bem trabalhados. Venham mais 30.

Slider
06-09-2007, 17:18
Amanhã a versão com DVD's já aparece por todo o país, fora as ilhas, onde vai demorar um pouco mais.

Hoje penso que basicamente só em Lx :( na sua grande maioria.

Os que querem mesmo o DVD e estão fora de LX, esperem por amanha ;).

Sorry, vamos fazer tudo para que não volte a acontecer!

Penso que o Nelson já tinha dado esta informação no topico sobre o programa MyGames, mas com os cortes e divisões que houve para criar este tópico, perdeu-se essa info.

Crrash
06-09-2007, 17:45
a minha mãe encontrou não sei onde no arrabida shopping com dvd ou seja pelo menso tambem deve ter chegado ao porto.

devo estar mal habituado pela bgamer, mas prefiro as caixas e covers deles (de um lado cover do jogo de o outro cover do dvd de demos, reflectindo um pouco o dvd em que num lado é o jogo e no outro o conteudo do dvd da revista)
tambem me incomoda a falta de inidicação de qual lado é o quê

o menu do DVD está lindo e o conteudo é excelente (claro que preferia algo melhor que o trackmania, mas esse tambem é bom)

agora vamos ver a revista

edit: estou a gostar "as contas" mas não entendi o que queriam dizer com "dark chronicle mais dragon quest 8 a dividir por star ocean dá rogue galaxy"? o que quer dizer o "a dividir por star ocean"?

*gasp* um cinto NES tal como o Captain N! mmmmh

Nakedsnake
06-09-2007, 18:12
Nao consigo aceder ao site www.mygames.pt, pede user name e password, alguem sabe o que se passa?

Slider
06-09-2007, 18:21
Nao consigo aceder ao site www.mygames.pt, pede user name e password, alguem sabe o que se passa?

Ainda não foi lançado. :)

Soon...

bseixas
06-09-2007, 18:31
Bem, há alguns anos q n compro nenhuma revista dedicada a jogos, pode ser q compre a Hype, para variar, já q o feedback parece ser bastante positivo... :D

Pallad1um
06-09-2007, 18:53
O hype em volta da revista, até ao momento, é merecido http://www.techzonept.com/images/icons/icon10.gif. Ainda não li mais. Isto porque o meu irmão mais novo, que habitualmente detesta revistas de jogos, sejam elas quais forem, está agarrado à Hype à um grande bocado. E a ler atentamente, ao invés de olhar só para as imagens. Coisa rara, indicador de que cá em casa pelo menos conseguiram chegar mais longe do que as outras revistas.

Wireframe
06-09-2007, 19:14
Comprei a revista sem o dvd e até agora so posso dizer 8|!!! A revista tem um grafismo muito bom e os textos sao definitivamente os melhores que ja vi numa revista do genero. Sem falar nas cento e tal pags.... Parece que nunca mais chega ao fim....

Khrono
06-09-2007, 20:29
eu tambem consegui comprar a revista com DVD mas foi em lisboa, de resto não sei como ta a situação aqui na margem sul...

em relaçao à revista, gostei bastante dos conteudos e grafismo e de certas seccoes como a dos jogos a baixo preco, referencias a jogos freeware o que não é normal (pelo menos pelo que vejo) nas revistas de jogos que por ai andam entre outras coisas.

o DVD tambem esta muito bom, com um excelente trabalho grafico e conteudos bem organizados. o facto de trazer jogos free bem como demos, videos e uma lista de sites na area dos jogos, cinema e musica tambem mostram um grande empenho por parte deles, a unica coisa que ainda não consegui meter a trabalhar foi o trackmania original, aquilo pede uma key e nao a vejo em lado algum na revista ou DVD...

Cumprimentos,

Khrono

Genome_Boy
06-09-2007, 20:54
eu tambem consegui comprar a revista com DVD mas foi em lisboa, de resto não sei como ta a situação aqui na margem sul...

em relaçao à revista, gostei bastante dos conteudos e grafismo e de certas seccoes como a dos jogos a baixo preco, referencias a jogos freeware o que não é normal (pelo menos pelo que vejo) nas revistas de jogos que por ai andam entre outras coisas.

o DVD tambem esta muito bom, com um excelente trabalho grafico e conteudos bem organizados. o facto de trazer jogos free bem como demos, videos e uma lista de sites na area dos jogos, cinema e musica tambem mostram um grande empenho por parte deles, a unica coisa que ainda não consegui meter a trabalhar foi o trackmania original, aquilo pede uma key e nao a vejo em lado algum na revista ou DVD...

Cumprimentos,

Khrono

Faço das tuas as minhas palavras!

Gostei especialmente da secção dedicada ao cinema e à música.
Achei que estava muito profissional e com os conteúdos bem divididos.
São os pequenos promenores que fazem a diferenças.

Parabéns e que este projecto dure largos anos!

Cumps

Genome_Boy

Slider
06-09-2007, 21:03
... a unica coisa que ainda não consegui meter a trabalhar foi o trackmania original, aquilo pede uma key e nao a vejo em lado algum na revista ou DVD...

Cumprimentos,

Khrono

Impresso nas traseiras da caixa, por cima de "LADO A", à esquerda do "big daddy" (um robot) do BioShock, mais ou menos a meio da caixa.

É aí que deves encontrar a dita key ;)

razio
06-09-2007, 21:22
A capa da revista tem texto a mais, gostava que tivesse menos, estraga a capa.
Outros elementos que dispensava era a parte de cinema/música/tecnologia/entrevista a uma rapariga.

A parte que mais me agradou foi a dos artigos de opinião, quantidade e qualidade. Se continuarem são, por si só, motivos para comprar a revista. Ainda só li uma pequena parte da revista, por isso não posso comentar mais.
Não vai ter correio dos leitores? :)

O último artigo, a crónica de Londres, está óptimo. Acho que sem querer vai para um patamar para além dos jogos. Talvez ainda crie um tópico no fórum sobre esse artigo. (há problema se fizer scan da página?)

Saldo positivo para a revista, a nível nacional não me lembro de melhor.

Crrash
06-09-2007, 21:32
mmh o meu key tá um pouco ilegivel mas percebe-se.

em que pagina está o artigo do ashcraft sobre o japão? não encontro

e agora que já vi melhor a revista, esta é definitivamente a EDGE portuguesa... a um preço melhor e com DVD (só espero que em termos de jogos completos e de capa copiem ao que a BGamer tem feito ultimamente. o resto do conteudo de dvd está excelennte)

Khrono
06-09-2007, 22:20
Impresso nas traseiras da caixa, por cima de "LADO A", à esquerda do "big daddy" (um robot) do BioShock, mais ou menos a meio da caixa.

É aí que deves encontrar a dita key ;)

ty Slider, nem tinha reparado, realmente a key escapa assim à primeira vista :-D

Cumps,

Khrono

razio
06-09-2007, 23:56
Só agora é que reparei que parte dos artigos devem ser traduções. Inicialmente achava que era um português estranho, só agora é que dei conta que aquelas pessoas não devem escrever em português. :)

[ShaCa]
07-09-2007, 01:17
Os correspondentes estrangeiros naturalmente que não escrevem em português e a revista precisa de traduzir os seus textos.

Agora os redactores são todos portugueses e escrevem muito bem, acima da média nacional.

Deves estar é a falar da BGamer e da MaxiConsolas, essas sim são revistas onde se nota que as pessoas não sabem escrever em português.

razio
07-09-2007, 06:18
Estava a falar apenas dos correspondentes estrangeiros. A escrita em inglês é bastante deselegante, o que não facilita nada as traduções para a nossa língua.
Talvez fosse melhor o tradutor não seguir de forma tão fiel o que foi escrito no original. Pelo menos é o que me parece, não sou nenhum entendido em traduções. Tal como está dá para pereceber tudo.

raVemjr
07-09-2007, 09:50
Estava a falar apenas dos correspondentes estrangeiros. A escrita em inglês é bastante deselegante, o que não facilita nada as traduções para a nossa língua.
Talvez fosse melhor o tradutor não seguir de forma tão fiel o que foi escrito no original. Pelo menos é o que me parece, não sou nenhum entendido em traduções. Tal como está dá para pereceber tudo.

Ainda não li os artigos, mas percebo o que queres dizer, e digo-te que é melhor assim. Se quem não percebe de inglês consegue percebe é o que interessa, e quem sabe inglês tem mais a vantagem de saber como era o original, e retirar o significado exacto do texto.

Crrash
07-09-2007, 11:16
na secção crash (podiam ter chamado crrash, eu não me importo :P) encontrei um erro.
as páginas indicadas para os pop quiz estão erradas

e btw. não estou de acordo com o "que tipo de jogadores são?" por exemplo aquele que jogou 48 horas a fio gears of war para mim é um pseudo-hardcoregamer (aqueles que só jogam um jogo e que usam linguagem l33t para serem fixes) ou um puto que não deveria jogar gears of war. Em muitos outros tambem não estou de acordo com a resposta "hardcore gamer"

e YAY há tanto tempo que não vejo COMIC strips em revistas de PC. parabéns

nas recomendações acho que poderiam ter posto algo melhor que o mario party, não sei... e STALKER para o PC? mmh eu e os meus amigos pelo menos não gostamos. e sim city DS para o DS? é bom, mass nada grandioso

vi o Hype!TV e gostei , tem muito potencial. tem é má acustica, ás vezes é dificil ouvir o que dizem.
ao ver a redacção e o equipamento todo, tenho impressão que eles têm melhores condições para um programa de jogos do que a equipa radical mygames.

GunjiRyoku
07-09-2007, 14:33
Comprei a revista sem o DVD e posso dizer que estou impressionado :) . Folhiei do início até ao fim, li os artigos que mais me interessavam e posso concluir que são bastante bons.
O visual da revista combinado com os artigos torna-a bastante interessante, enquanto que existem revistas que conseguem ser maçudas pelo seu ar repetitivo ou previsibilidade.
Para finalizar as folhas e a capa dão um ar "diferente" e apelativo, espero que continuem o bom trabalho.

Cumps

Crrash
07-09-2007, 14:44
se esta é uma edição de coleccionadores, como será uma que não é de coleccionadores?

B@gy
07-09-2007, 15:41
Bah, por aqui na Póvoa de Santo Adrião, nem revista com dvd nem revista sem dvd :'(

Slider
07-09-2007, 16:19
Hoje aqui em Vila do Conde já encontrei a versão com DVD sem problemas, se alguém for da zona e quiser saber onde, PM. :)

floyd
07-09-2007, 17:27
Comprei a revista, e li as primeiras 50 páginas de rajada e atentamente.

Gostei muito do conteúdo, especialmente da parte do Spectrum ;)

Até ao momento estou muito satisfeito, irei concerteza comprar as próximas edições.

Cumps.

Winjer
07-09-2007, 17:29
Já comprei a revista, mas infelizmente foi apenas a versão sem DVD.
A primeira coisa que fiz foi desfolhar a revista, dar uma vista de olhos. E reparei logo em diferenças. O grafismo é eficaz na sua capacidade de guiar a atenção do leitor, atraente e limpo. A porpoção entre imagens e texto também me parece acertada, permitindo obter uma boa quantidade de informação, sem entediar o leitor e enchendo o olho com belas imagens ingame e concept art.
Não é uma revolução, mas antes uma evolução cuidada daquilo que via na Mega Score e mesmo noutras revistas, algumas que nem tratam da mesma temática.

Ainda não acabei de ler tudo, mas fiz questão de ler o editorial. As premissas para a revista deixam antever um futuro interessante, mas o que me surpreendeu foi o Estatuto Editorial, que num tom de deontologia faz a apologia do que é a Hype, da sua função e de como pretende fazer o seu trabalho. O profissionalismo do Nelson e a forma como ele o assume, sempre foi algo que gostei de ver na Mega Score, e ler este editorial da Hype reforça a minha opinião de que estamos perante um jornalista de topo.

A coluna de opinião do João Dinz Sanchez é desde o tempo da Mega Score uma das primeiras partes que leio da revista e desta vez não foi diferente. Para mim é bom ver que continua a participação de alguém cuja opinião sobre a industria tenho sempre em consideração. Preferia que tivesse abordado outro assunto que não o do Manhunt 2, pois já estou um pouco farto desta polémica. No entanto a sua perspectiva diferente sobre este assunto, consegui trazer alguma frescura ao tema.

As colunas de opinião Soro do verdade e um pixel a menos também foram interessantes, especialmente a do Jorge, pois o tema do alargamento da industria com os causal games e gamers, a forma como estes poderão afectar a industria e a forma como esta mudança é vista pelos jogadores veteranos é algo que me está a interessar neste momento.
Achei curioso o tema da coluna de opinião do Frederico, mas considero apenas uma curiosidade. É verdade que as novas tecnologias permitem a partilha de informação de forma rápida e eficaz, mas e repararem bem, no mundo real, a concentração de conhecimento ainda se faz claramente num espaço físico, mesmo em ramos de alta tecnologia.

Loading: não gostei desta comic strip, porque não achei piada nenhuma. Talvez as próximas sejam melhores.
Uma dúvida: não havia a possibilidade de continuar com os Mega Toons, mas com outro nome? Sempre gostei de ler essa comic que vinha na Mega Score.

Lyfestyle: duas páginas para uma entrevista que cabe numa coluna de poucos centímetros parece-me um desperdício e as perguntas e respostas não são lá muito interessantes. Façam perguntas mais pertinentes, que forcem os entrevistados a dar opiniões com conteúdo. A pergunta que lhe fizeram sobre a violência nos videojogos estava no bom caminho, mas foi a única.
Não quero que interroguem os entrevistados, nem exijo que estes sejam hardcore gamers. Apenas quero mais conteúdo e acho que mesmo os jogadores mais casuais também iriam apreciar algo mais profundo. Já agora....a foto................podia ser melhor................já que ela fez um upgrade ao corpinho, bem que podiam mostrar um bocadinho dele. hehe.

plano9: estava á espera de cinema a saiu-me o Manhunt 2. Pessoalmente estou saturado de ouvir falar e de ler sobre esta polémica.

As contas que o jogo faz: ainda não li uma única análise, mas reparei nesta parte e adorei. Um pormenor que adiciona carácter ás análises, diferenciando-as da concorrência, mesmo online.

Página 19: fiquei contente por ver a minha pequena contribuição para a Hype ser reconhecida.

Posso afirmar que não fiquei desiludido com a Hype, bem pelo contrario, e valeu bem a espera.

raVemjr
07-09-2007, 18:19
A minha já cá canta, e devo dizer que a Mega Score deixa saudades, mas não fica o vazio por preencher...

Subscrevo a opinião do Winjer, o strip podia ter sido melhor (se calhar derivado de ja conhecer o facto), mas de resto está excelente. Estranhei um bocado ao início ver as notas "à mão" a dizer coisas como "Videos da EA no DVD", mas no fim até achei que ficaram bem.

Folgo saber que o tempo de vida interminável que gasto com a Fertagus vai ser preenchido com uma bem necessitada leitura.

NCalvin, com a última frase do editorial creio que enfureceste muitas esposas dos leitores:-D

.:SP:.
07-09-2007, 18:22
Qual é o preço=='?? (com e sem DVD)

É a concorrente á MaxiConsolas??

Brunolx
07-09-2007, 18:26
Boas.Comprei basicamente numa de nostalgia dos jogos Spectrum,eram prometidos 200 jogos,mas não consegui jogar nenhum,sinto-me defraudado...

shazEr
07-09-2007, 18:46
Qual é o preço=='?? (com e sem DVD)

É a concorrente á MaxiConsolas??

Acho que é 5€/3€.
Claro. Mas, não só ...

raVemjr
07-09-2007, 18:57
Estou aqui com duas questões para o TM...é sempre preciso ter lá o CD para jogar? E outra coisa, dá para mudar a frequência do display? É que o meu monitor não suporta, e não a vejo em lado nenhum...

Winjer
07-09-2007, 19:00
Estranhei um bocado ao início ver as notas "à mão" a dizer coisas como "Videos da EA no DVD", mas no fim até achei que ficaram bem.leitores:-D

Eu curti este aspecto desde o inicio. Fica muito fixe.

.:SP:., a Hype vai além de uma simples revista de consolas.

chocofrito
07-09-2007, 19:03
descobri a revista por acaso, estavam duas no quiosque.

gostei de ler este primeiro número (não havia dvd, mas compro o dvd do próximo número para ver que tal).

esta nova publicação bem pode ir ao encontro do retro, fazendo guias sobre jogos importantes de cada consola e de cada companhia emblemática e, porque não seria pedir muito, um poster de vez em quando, e do freeware. seria bom uma página de publicidade a lojas portuguesas (físicas e online), e acompanhamento de equipas portuguesas de software (para divulgar o que se vai fazendo por cá).

a edge tem colunas muito boas, mas só fala de jogos novos. a retrogamer tem um conteúdo excelente mas é demasiado cara. a superjuegos extreme tem um preço muito semelhante ao da HYPE e faz uma abordagem razoável de jogos retro e freeware...mas não são revistas que se encontrem no quiosque da esquina.

sendo que está acabadinha de sair, tem inumeras possibilidades. parabéns, e continuação do bom trabalho.

JVieira
07-09-2007, 19:11
Boas.Comprei basicamente numa de nostalgia dos jogos Spectrum,eram prometidos 200 jogos,mas não consegui jogar nenhum,sinto-me defraudado...
Olá.

Chamo-me Jorge Vieira e integro a equipa da revista Hype.

Li o teu post relativamente à questão dos jogos Spectrum e julgo que é nossa obrigação tentar, no mínimo, ajudar-te a solucionar o problema.

Qual o motivo do teu descontentamento? As páginas Net dos jogos não abrem? Não consegues configurar os comandos de cada jogo? Se puderes explicitar a fonte dos problemas, terei o maior prazer em te ajudar.

Não queremos na Hype que ninguém se sinta defraudado pela revista. ;)

Cumprimentos,
Jorge Vieira

Crrash
07-09-2007, 19:29
Estou aqui com duas questões para o TM...é sempre preciso ter lá o CD para jogar?
foi logo a primeira coisa que testei, mas parece que tem segurança tipo starforce. não é simplesmente por um crack, e não me apetece fazer as coisas todas para funcionar sem cd.
agora não sei é qual lado do DVD que é o certo..

Dark_Warrior
07-09-2007, 19:34
Boas, comprei hoje a revista com DVD e fikei surpreendido pela positiva : o DVD está mto bem feito com um bom visual e bastante conteúdo (gostei mto da Hype! TV e do tutorial sobre flash pois sempre kis aprender a mexer em flash); em relaçao à revista gostei mto das crónicas (era uma das razoes k me levava a comprar a Mega Score e com a Hype! nao será excepçao), as análises aos jogos estão mto bem feitas (focam os pontos principais, as imagens sao mto boas e a nota atribuida é justa), nao gostei do cartoon (preferia o da Mega Score), as reportagens estao mto bem elaboradas.
Resumindo gostei mto da revista e espero compra-la todos os meses (bye, bye Maxi Consolas e PSM3).

Cumpz

Nomearod
07-09-2007, 19:35
JVieira, muitos parabéns. A única revista de jogos que comprava era a BGamer e basicamente ia para o lixo no mesmo dia pois só me interessava o jogo grátis mas com a Hype! é bem diferente. Vai passar a ser a única revista que comprarei e que irei realmente ler pois vale bem a pena.

caganamata
07-09-2007, 19:45
Dão algum destaque à 360 e restantes consolas ou é como a bgamer?

Os jogos de pc pouco me interessam, interessam-me os das 360 e na falta de uma revista nacional da especialidade..

Crrash
07-09-2007, 19:53
sim parece-me que tem mais de consolas do que PC e tambem xbox 360, mas muitos da xbox 360 são multi-platform

Dark_Warrior
07-09-2007, 19:55

Sim, tem a análise do The Darkness para ps3 e 360, do Blue Dragon pra 360, do Rogue Galaxy pra ps2, entre outros (tb ha de PSP, DS, Wii). Tb falam de alguns jogos da PS Store, do XBox Live e da Virtual Console.

JVieira
07-09-2007, 19:56

Os jogos de pc pouco me interessam, interessam-me os das 360 e na falta de uma revista nacional da especialidade..

A Hype! é uma revista multiplataformas - consolas e PC.

Na primeira edição, só sobre X360, inclui análises ao Blue Dragon, The Darkness, Shadowrun, Overlord, Transformers: The Game; dezenas de trailers e videos de making-of; um artigo sobre a Microsoft e a sua estratégia para o futuro, etc...

Dá uma vista de olhos aos conteúdos nas bancas e depois logo decides se vale a pena comprar. :)

caganamata
07-09-2007, 19:58
Sim, tenciono comprá-la só para poder dizer mal do jintro (:D), ainda não a encontrei à venda. Amanhã procuro melhor.

Pedrocas
07-09-2007, 20:38
Finalmente, consegui comprar a revista.

Opiniões sobre a mesma:

Para começar, nota-se um certo gostinho a EDGE, vê-se de onde partiram as influências, tanto a nivel de conteudos, como a nivel gráfico.

Gostei da imparcialidade dada a cada uma das plataformas, nada de exageros para apenas um dos lados, ao contrário de outras revistas.

Não gostei daquelas coisas do + e do - que é = a qualquer coisa. Parece coisa de putos da primária, "ah e tal, este jogo mais este jogo dava um jogo bué da fixe". A sério, não o voltem a fazer.

Também não gostei do nome da secção "Selecção de Esperanças", tem uma conotação demasiado óbvia com o futebol e já me enjoa que tudo neste país gire à volta do futebol.

Na parte das promoções, podiam colocar a capa do próprio jogo, porque assim torna-se mais fácil de identificá-lo nas prateleiras das lojas.

Os artigos de opinião estão bons, gostei de os ler, assim como os testes aos jogos.

Agora, o DVD... para começar, apelo que metam uma cover no DVD, porque assim torna-se muito dificil distinguir o lado A do lado B, além de que dá um aspecto "rasca" ao próprio DVD. Por mim, optava por lançar dois DVD's em separado, um com o jogo completo, o outro com os extras, cada um na sua caixa e com covers. Fica melhor na prateleira do quarto também, expôr o próprio jogo e não uma capa de um DVD de revista.

Quanto aos conteudos, estão dentro do normal. O jogo podia ser outro, melhor, mas de resto gostei dos videos e do podcast.

Em relação ao papel da revista e à qualidade do mesmo, não sei se será o ideal para quem tenciona guardar a revista religiosamente, por vezes até me fazia comichão nos dedos, parecia que o papel estava cheio de areia. E a capa tende a ficar com impressões digitais por todo o lado e esborratada.

Mas para primeiro numero, conseguiu não defraudar as minhas expectativas. Agora, vejam lá se no próximo mês as revistas COM e SEM DVD chegam no mesmo dia às bancas.

Brunolx
07-09-2007, 20:43
Olá.

Chamo-me Jorge Vieira e integro a equipa da revista Hype.

Li o teu post relativamente à questão dos jogos Spectrum e julgo que é nossa obrigação tentar, no mínimo, ajudar-te a solucionar o problema.

Qual o motivo do teu descontentamento? As páginas Net dos jogos não abrem? Não consegues configurar os comandos de cada jogo? Se puderes explicitar a fonte dos problemas, terei o maior prazer em te ajudar.

Não queremos na Hype que ninguém se sinta defraudado pela revista. ;)

Cumprimentos,
Jorge Vieira

Boas Jorge,basicamente é um dos motivos que indicaste,as páginas Net não abrem...
Obrigado pela preocupação,se tiveres alguma solução....

Yggdrasil
07-09-2007, 21:15
Comprei-a hoje com DVD (embora ainda não tenha tido tempo para o explorar mas os 200 jogos do Spectrum vão sem dúvida alguma ser bastante jogados :D) e gostei bastante do que vi :)

O layout é muito bom, cria o melhor enquadramento para escrita sobre jogos. A participação de jornalistas de nome feito como João Diniz Sanches e Bria Ashcraft é excelente - aliás, é o que mais me interessa na revista.

Os jogos analisados estão distribuídos de forma equilibrada e gostei muito das páginas dedicadas ao fenómeno retro. Dispensava as páginas sobre música e cinema bem como a mini-entrevista à Rita Andrade, mas essas felizmente ocupam muito pouco espaço. Por outro lado, gostei dos tutoriais.

Já agora, na secção retro há uma pequena falha: na lista das consolas mais vendidas, esqueceram-se de colocar o Game Boy Advance com cerca de 82 milhões de unidades vendidas em todo o Mundo.

Ah, para quem escreveu o parágrafo intitulado "O bolo de Martha", a minha posição mantém-se --> indivíduos mediáticos a falarem sobre jogos apenas porque são mediáticos = má opção; apenas seria uma boa opção se esses indivíduos do mundo do espectáculo tivessem algum contributo positivo a dar ao panorama (o que raramente acontece) e não gostei nada da campanha à DS com a Nicole Kidman...é óbvio que tem potencial comercial mas a meu ver prejudica a imagem do produto ao reduzi-lo a "coisa gira nas mãos de celebridade".

Crrash
07-09-2007, 21:32
eu até acho bem falarem com pessoas, que não estão ligadas aos jogos, sobre jogos. Perguntar como é que entrou, porque que gosta, o que que gosta, e tal. mas não como uma entrevista especial, mas como artigo sobre a lenta expansão do mercado do jogos.
A entrevista com a rita andrade não me chateou, mas podia ter gasto bem menos espaço.

agora quando se vai por aí simplesmente só a perguntar "conheces a spectrum? lolol" (sim estou a referenciar o programa de tv) não vejo o sentido

bseixas
07-09-2007, 21:39
Bem, comprei a revista e no geral dou os meus parabéns a todos q contribuiram para a revista...assim como fui dos criticou o Mygames na Radical (e irei continuar a fazê-lo, pois acho o programa fraquinho e com falta de qualidade, ao contrário da Hype! felizmente...)

Qt à Hype! q é o q interessa ainda n tive oportunidade de a ler, mas do q vi por alto destaco :

- O formato e o grafismo da revista, realmente de grande qualidade
- O conteúdo em geral e a variadade do mesmo

Qt às reviews multiplataforma n percebi se a review é sobre uma plataforma só ou para todas (exemplo The Darkness)...n concordo mesmo nada com a nota dada ao Ninja Gaiden Sigma, acho q vale bem mais do q a nota dada, por mérito próprio e n por falta de alternativas na PS3 (mas isso já é subjectivo, depende de cada um e da sua opinião)...

Uma coisa q n gostei foi nas reviews aquele "as contas q o jogo fez" q acho q divaga demais e serve para pouco ou nada, e a ausência nessa mesma review de uma nota de 1 a 10 a gráficos, som, gameplay, replay value etc...

Qt à "pluralidade" da revista (q foi a maior critica q fiz ao Mygames, e mantenho), acho q está mt melhor embora falte uma grande review a um jogo da Wii (tiveram oportunidade de o fazer ao Mario Party 8 ou ao Resident Evil 4 Wii Edition em vez de dedicarem um cantinho nesta edição) e espero em futuros nºs q, assim como fizeram um bom preview ao Heavenly Sword (q se calhar daqui a um ou 2 nºs tem mais uma review de 2 ou 3 páginas), tenham oportunidade de o fazer a outros grandes jogos das outras plataformas tb...

De resto e como comecei, os meus parabéns pela revista q no geral me parece mt boa e q felizmente pouco tem a ver com o programa de TV (o q me leva a concluir q se, as pessoas q fazem um e outro são praticamente as mesmas, existem falta de condições e algumas limitações para fazer melhor na TV, o q é pena...)

PS : Óbvio q isto n invalida q mesmo por alto já tenha detectado alguns erros na info dada (como no artigo de Alta Definição q no mesmo parágrafo consegue dizer q as PS3 20Gb n tinham HDMI nem HDCP e esquece-se de referir mais pormenores sobre a "alternativa" 360 e HD-DVD no campo dos filmes em alta definição)

raVemjr
07-09-2007, 21:59
Já agora, na secção retro há uma pequena falha: na lista das consolas mais vendidas, esqueceram-se de colocar o Game Boy Advance com cerca de 82 milhões de unidades vendidas em todo o Mundo.

Logo tu para te saires com uma dessa....desde quando é que o GBA é retro??

Yggdrasil
07-09-2007, 22:10
A PS2 também não é retro e está lá :-D além disso, a coluna em questão diz "As 10 consolas mais vendidas de sempre" e estão lá a PS2 e a DS que dificilmente são retro. Logo, também devia estar o GBA.

EDIT: porquê logo eu? :D

timber
07-09-2007, 22:25
Estive a folhear a revista e gostei do que vi. Gosto do formato interior da revista e os arranjos gráficos apesar de sinceramente não ter gostado muito da capa. No entanto não é coisa que ligue muito.

Ainda li pouco portanto não tenho grande opinião mas por exemplo gostei daquelas macacadas que vão metendo pela revista estilo o + n sei o que + n sei que mais = jogo e outras coisas desse estilo. Apesar de basicamente não acrescentar nada dão um toque divertido e sempre diferencia doutro tipo de conteúdos. É que se um gajo quiser reviews normais bem feitas basta ir para a internet e portanto felicito o esforço para oferecerem algo mais e tentar cativar o leitor para além daquela coisa de ver se o jogo presta. Gosto do formato de só dar reviews grandes a jogos com algum potencial ou expectativa apesar de achar que perderam a oportunidade dar uma review full size à Wii no RE4.

Vi que existe bastante conteúdo fora reviews chapa 7 o que me agradou bastante porque como disse várias vezes reviews arranjam-se na net.

PS: Aquela crónica do Nuno Casaca sucka muito :205:

Tigas
08-09-2007, 00:03
a revista tem nota positiva.. mas tive logo desgosto.

pedi a um amigo para comprar a revista por mim. tudo certo, ele traz-me a revista, tudo selado, sem dano.

tiramos o pláctico e a revista vem com rasgos na capa e extende-se às páginas.

fiquei logo "pissed off". culpa da papelaria não foi, pois o plástico protector estava intacto.

grandenaboverde
08-09-2007, 00:21
PS: Aquela crónica do Nuno Casaca sucka muito :205:
para além de ele ser feio como tudo, na próxima edição metam-lhe um saco na cabeça! :rofl:

raVemjr
08-09-2007, 11:30
Acho que o NCalvin deixou uma mensagem para a malta do tópico da MyGames...

Enquanto em Portugal a grei levanta a sua voz contra o aparecimento de caras conhecidas a falarem de videojogos (que sabem as celebridades de videojogos, senão jogá-los? Malandros!), nos Estados Unidos a Nintendo celebra esta capa da influente Wired.
...
Por cá isto seria alvo de ira em fóruns da Internet

:-D

igordafonseca
08-09-2007, 11:49
Heheheh já tinha reparado :)
E tem razão, nunca percebi a fobia de ver caras "famosas" falarem sobre jogos.

raVemjr
08-09-2007, 11:52
Penso que a grande questão não é elas estarem lá, é mais estarem lá a ocupar tempo que devia ser para outras coisas.

zx-9r
08-09-2007, 12:16
tinha visto à venda 5ª ou 6ª e, sem conhecer a revista ou esta thread, estive para a comprar essencialmente pelo spectrum da capa :) após ler esta thread vou comprá-la 2a para ler com calma nas férias que agora começam :D

Morais
08-09-2007, 12:53
Após ter lido a revista e, para não desviar-me da media de escárnio que tenho vindo a apresentar em relação a este projecto, apenas digo que a única coisa que tenho contra esta revista, o seu calcanhar de Aquiles, ou melhor, perna inteira é o logo "My Games".

É que a revista não tem nada, nada, a ver com o programa que todos nós, jogadores informados, desejamos que arda nos confins do inferno, juntamente com o entrevistador e as celebridades convidadas.

Gostei da forma como os artigos foram escritos e do devido "respeito" que mostraram em relação à PS3, e o respeito pelos jogos antigos e a forma como analisam um jogo tendo em atenção não só a concorrencia actual mas também jogos antigos é uma mais valia.

A sério, tirem o raio do logo do My Games e a ultima página com o programa cujos apresentadores é que levaram com um Curto-Circuito no IQ e temos uma revista de qualidade!

Yggdrasil
08-09-2007, 12:58
Após ter lido a revista e, para não desviar-me da media de escárnio que tenho vindo a apresentar em relação a este projecto, apenas digo que a única coisa que tenho contra esta revista, o seu calcanhar de Aquiles, ou melhor, perna inteira é o logo "My Games".

É que a revista não tem nada, nada, a ver com o programa que todos nós, jogadores informados, desejamos que arda nos confins do inferno, juntamente com o entrevistador e as celebridades convidadas.

É mesmo, embora eu não deseja que o programa arda os confins do inferno já que posso simplesmente não o ver ;)

Provavelmente porque a televisão é o meio que atinge mais pessoas e como o alvo é um público que conhece pouco do assunto o nível do programa é mais apelativo a um público menos informado. Já uma revista, a maior parte das pessoas não compra revistas de jogos, logo é um suporte que vai ser comprado por um público mais informado e mais exigente.

Já agora, gosto muito do pormenor na lombada ;)

caganamata
08-09-2007, 13:16
Acho que o NCalvin deixou uma mensagem para a malta do tópico da MyGames...

Únicos ponto negativo que encontrei, até agora.
1º Se se agradecem as criticas nos fóruns, deve-se aceitar as mesmas e evitar os recados em local onde quem critica não pode responder, mesmo que esses recados venham mascarados de piadinha.
Uma ideia infeliz, na minha opinião. :rolleyes:

2º a associação ao mygames que, até mudar de formato, será medíocre. É como ter uma fnac a publicitar rádios dos chineses. Compreende-se mas lamenta-se.

Adiante: Gostei da parte visual, tudo muito limpinho e com um layout agradável que convida à leitura.

Outra particularidade que merece destaque é a capa, não pelo conteúdo informativo (que convida agradavelmente à nostalgia "ah-eu-tenho-um-daqueles-será-que-ainda-funciona?") mas pelo aspecto final, que confere um ar mais serio à revista, quando comparada com as concorrentes.

Passo a explicar: sempre achei que as capas das revistas que se dedicam a jogos saem muito infantilizadas, confiando numa screenshot ou artwork qualquer aliado ao brilho do papel utilizado para chamar a atenção, o que, juntamente com os textos e os logos coloridos acabam por dar a ideia de que"é para putos".

Ora isto é errado, uma vez que os jogos (sejam para que plataforma forem) há muito que são concebidos para diferentes públicos-alvo. Isto, aliado ao facto de achar que (nestes assuntos) deve ser o conteúdo e não a capa (ou os extras que possam trazer)a vender a revista, faz com que a Hype tenha, na minha opinião, acertado em cheio no que se pretende: uma revista que corrija as insuficiências que as revistas que existiam/existem apresentam.

Parabéns e continuação de um bom trabalho. :)

ps: esse Nuno Casaca tem fama de gamar material de escritório por isso desconfiem da sua apatia bovina e ponham-se à coca. :D

Crrash
08-09-2007, 13:25
*GASP* tirem esta revista do mercado! é horrivel! é inaceitavel! a revista é pornográfica :P

hehe, logo foram á procura do nude patch para a lara croft e puseram uma foto na revista, lol

eyeliner
08-09-2007, 13:26
Comprei a revista e digo que até nem está mal.
Faz lembrar (pelo menos a mim) a antiga e venerável CVG. As páginas estão cheias com coisas. As análises
são directas ao osso e as críticas são implacáveis quando são feitas. Sem piedade.

Gostei no geral, mas quando sair o segundo número é que vemos se este DVD recheado de boas memórias foi
só "fogo de vista" ou é para continuar. Infelizmente não jogo muito no PC, logo não o vou rodar muito mas já
o vi e vê-se que o conteúdo foi bem ponderado para dar impacto.

Difícil é manter o andamento. Cá estamos para o mês que vem. E talvez até assine a revista. :)

andretapada
08-09-2007, 13:38
Já tinha ouvido falar desta revista no Curto Circuito da SIC Radical e a revista parece estar bonzita, acho que vou comprar para ver como é...

:)

Cumprimentos

Yggdrasil
08-09-2007, 13:40
Comprei a revista e digo que até nem está mal.
Faz lembrar (pelo menos a mim) a antiga e venerável CVG. As páginas estão cheias com coisas. As análises
são directas ao osso e as críticas são implacáveis quando são feitas. Sem piedade.

É verdade, eu adorava a CVG durante a direcção do Paul Davies, foi a minha revista favorita durante 3 anos e pelo estilo gráfico, parece-me que a Hype! se aproxima tanto da CVG como da Edge, embora estas fossem bastante diferentes.

eyeliner
08-09-2007, 15:44
Mas que grande desilusão com os jogos do Spectrum!
Então é tudo através do browser?! Podia ser um belo de um emulador...

Desilusão MESMO!

R3d_D3v1l_
08-09-2007, 15:51
Vou hoje ao centro comercial, há muito tempo que não compro uma revista (Internet rulez :002:)...

Será que já chegou a revista à Madeira?!

bseixas
08-09-2007, 18:57
Post Original de O bolo da Martha, in p14
Enquanto em Portugal a grei levanta a sua voz contra o aparecimento de caras conhecidas a falarem de videojogos (que sabem as celebridades de videojogos, senão jogá-los? Malandros!), nos Estados Unidos a Nintendo celebra esta capa da influente Wired.
...
Por cá isto seria alvo de ira em fóruns da Internet

Pois... por acaso ainda n tinha visto isso, a verdade é q acho q só fica mal (a quem escreveu) mandar essas piadinhas, já q falando bem ou mal, fala-se, é publicidade gerada nesses foruns q bem jeito lhe tem dado... (eu por exemplo dificilmente teria comprado a revista, se n fosse aqui pelo feedback positivo do forum...)

O problema n é meterem famosos a falar d jogos (coisa q normalmente n o fazem), mas sim num programa de 25 minutos q já n chegua para as encomendas, ainda perderem tempo com entrevistas de rua e entrevistas a personalidades...mas isto deve ser mt dificil de perceber já q para ser usado como "humor" na revista...

Numa revista de 114 páginas (e bem feita por sinal) n me faz diferênça nenhuma q a página 110 e 111 tenha a Rita Andrade (n tenho nada contra ela e até jogava PSP com ela embora n tenha uma :-D ) ou q a contra capa tenha a malta do CC...agora num programa TV "wannabe" de 25 minutos...

Para ser curto e grosso e directo (n é necessário piadas nem indirectas) o Mygames, programa de TV q passa na SIC Radical n presta e a Hype! é excelente, na minha opinião, tão simples qt isso... ;)

alimpo83
08-09-2007, 21:26
Achei a revista muito boa, e o DVD está de grande qualidade também. O jogo original podia ser melhor, mas há de haver meses melhores. Já agora, não o consigo correr, não sei porquê. Simplesmente clico para começar e nem sequer inicia. Tenho uma HD2600xt, será do jogo não reconhecer a placa? O jogo diz no bench que com a minha placa conseguirei correr o jogo a 0 fps. LOL Se alguém tiver o mesmo problema post aqui, curtia jogar. Agora, a sério, a revista está mesmo muito boa.

JohnYamaha
08-09-2007, 22:57
Eu também não consigo jogar...

Crrash
09-09-2007, 00:42
será do starforce?

raVemjr
09-09-2007, 01:02
Eu já consegui jogar no Vista com a HD 2900XT, lá encontrei uma maneira de meter o framerate em condições e deu...

Se estiverem simplesmente esbarrados num ecrã preto, então tentem isso, senão, não sei, mexam nas configs...

R3d_D3v1l_
09-09-2007, 08:53
Tendo em conta o excelente feedback que a Hype está a ter, por mim acabavam com o projecto Mygames que na minha opinião só está a arruinar a imagem da revista...

Pedrocas
09-09-2007, 09:22
Mais um aqui que não consegue jogar ao Trackmania. É bonito é, primeiro numero e o jogo não funciona... começam bem.

Ricardo.RPL
09-09-2007, 09:23
OK, lá acabei por a comprar, eis a minha opinião depois de ler tudo e explorar bem o DVD:

Em termos de organização, está muito bem pensada, com as secções todas no local certo e sem lixos visuais. O grafismo é simplista, mas com aquele toque de elegância e a já mencionada organização que, juntamente com o ar de seriedade de impera na revista, parece gritar "Primeira revista que leva os jogos a sério". De acordo com este "grito" estão os textos em geral, que, ao contrário das outras revistas, não andam cá com piadinhas e uma ou outra expressão pouco profissional/descredibilizante.
O DVD acaba por ser já muito parecido com os de outras revistas, o que não devee ser encarado como negativo. Carregadíssimo de conteúdo para todos os gostos, só peca por não ter nada a identificar os lados. Ah, e também não gostei daquelas HypeTVs e derivados, é um bocado extenso secante.

O que não gostei, mas pode ser muito facilmente reparado (se os "chefes" de dá lerem isto :P) foi a pontuação dos testes no topo da página, péssimo para quem está a ler a análise na íntegra e não quer ler esse "spoiler" até chegar ao fim, o tamanho dos testes, já que exageraram no número de testes que levaram com uma fracção da página (incluindo grandes clássicos, vá-se lá perceber porquê), o tipo de letra que usam para transcrever pequenas passagens de texto, em tamanho maior, para ser lido por quem não quer ler o artigo na íntegra, que é completamente ilegível, e, tal como outro membro referiu, revista de qualidade + testes exemplares x essa coisa das contas = não combina. A sério. Tirem.

Destaque para a capa, já agora, que, mesmo não tendo futebol nem wrestling em grande destaque, não sei até que ponto é que escolheu o melhor tema, porque fica muito com aquele aspecto "Hype! ,º1, na nova revista de retrogaming em português". E, já agora, posso dizer que, para a capa, esperava melhor daquela que diz ser a Edge portuguesa. Algo mais... artístico! Fica a sugestão ;).

Acho que é tudo :). Gostei do que li, talvez venha a comprar os próximos números, se a qualidade se mantiver.

Lord D
09-09-2007, 10:48
gostei do que li acho que há não lia uma revista portuguesa com tanta qualidade á muito tempo
Gostei da forma de como a revista está apresentada e consegue equilibrar bem o espaço entre as três consolas o pc e ainda os telemóveis, achei as reviews um pouco pequenas (guitar hero II rock the 80's RE4), mas penso que é por serem jogos que já saíram á algum tempo e espero que não se torne um habito. não gostei do jogo do fim (hardcore e casual gamer) e também não gostei do sistema de pontuações, pois está na hora de esquecer os numeros e começar a dizer os pros e os contra dos jogos por exemplo tinham o texto normal e depois no fim em vex de um 10\10 9\10 ....
tinham (ex:resident evil 4 wii edition)
pros: Grande integração com o wii mote
Compra obrigatória para quem não jogou o da ps2 e o da Game cube
Contra: é exactamente a mesma versão que foi jogada na GC com os extras da ps2
Em Portugal custa mais 20€ que no resto da Europa

Eu acho que assim ficava melhor podiam por das duas maneiras pois assim o leitor consegia ver melhor onde foi penalisado o jogo e se essas penalizaçãoes são importantes para ele

vou comprar a numero 2

alimpo83
09-09-2007, 10:53
Parece que se calhar as serials não estão boas. Tive a ler na ajuda do jogo e diz que se o jogo não entrar a seguir à starforce protection, contacte o vendedor :-D Como é que se resolve isto? Alguém conseguiu?

raVemjr
09-09-2007, 11:01
Eu consegui...deixaste lá o DVD?

alimpo83
09-09-2007, 11:02
Sim, deixei. Faz o teste da protecção, depois aparece um ecrã durante um micro segundo e não entra nada.

Jintro
10-09-2007, 00:44
plano9: estava á espera de cinema a saiu-me o Manhunt 2. Pessoalmente estou saturado de ouvir falar e de ler sobre esta polémica.

.

A ideia não é (nem nunca foi, até no tempo da MegaScore) falar sobre Cinema mas sim falar da relação entre os diferentes tipos de media, como é o caso dos jogos, cinema, música, literatura, etc.
Tive pena que o lançamento da revista tivesse sido adiado, já que a intenção era apanhar o timing da polémica Manhunt.

De qualquer forma, a ideia do texto é estabelecer um paralelismo entre o crescimento e globalização de uma forma de expressão cultural/artística (chamemos-lhe assim) como é o caso dos videojogos e uma forma de expressão plenamente integrada na vida das pessoas como é o caso do Cinema.

Não se trata do jogo, trata-se da polémica que cria e da discussão que gera. Para mim o Manhunt é o Holocausto Canibal (http://en.wikipedia.org/wiki/Cannibal_Holocaust) dos videojogos, pouco conteúdo, muita polémica, mas capaz capaz de gerar uma discussão e diferentes interpretações que acabam por ser favoráveis e ao crescimento/aceitamento de uma forma de expressão.

Espero ter esclarecido pelo menos um bocadinho do que se perde no limite de espaço para a coluna. ;)

Crrash
10-09-2007, 02:02
o caso de manhunt 2 até era muito importante, mas já foi resolvido e não da forma que me mais agrada. é que a industria estava mesmo a avançar e sair do "jogos hardcore só mesmo para jovens". A industria dos filmes já aceita filmes como saw e hostel, e se manhunt 2 tivesse conseguido sair uncut, a industria dos jogos teria chegado ao mesmo nivel da industria dos filmes.
Pelo menos é a minha opinião e acho tambem que era de vários lá na revista.

agora que isto de manhunt 2 passou espero ler outros tópicos (não menos importantes) na revista

Magikal
10-09-2007, 11:01
Já comprei a revista e gostei mas não me parece que substitua a minha velha MaxiConsolas...

CumpS

Green Lion
10-09-2007, 15:36
Aqui aos Açores ainda não chegou. >(

Pedrocas
10-09-2007, 18:33
Qual foi a revista que acabou e deu lugar à Hype?

raVemjr
10-09-2007, 18:34
Qual foi a revista que acabou e deu lugar à Hype?

Mega Score, supostamente...granda parte da equipa dela faz parte desta também...

Pink Cigarette
10-09-2007, 19:34
Comprei hoje a revista e devo dizer que gostei bastante. Desde o grafismo à estrutura, previews e análises... muito bom! O feeling a EDGE (a minha revista preferida) está lá e por um preço muito mais "simpático". É bom notar que é escrita por alguém que percebe e tem prazer em jogar - o que nem sempre é aparente em outras revistas nacionais.

Admito que nunca fui grande admirador/adepto da Mega Score e muito menos do programa My Games da Sic Radical, mas esta será certamente uma revista a seguir.

Só faço um pequeno reparo: Qualquer pessoa que age de boa fé, percebe que aqui ninguém tem nada contra os "famosos"! Simplesmente, consideramos que o estatuto de famoso, pouco ou nada significa para quem compra uma revista à procura de informação. Pessoalmente, não me interessa se a Rita Andrade joga PSP ou Tetris no Game Boy. É um desperdício de espaço, que poderia ser aproveitado para algo mais interessante.

Em suma, a minha avaliação deste primeiro número é bastante positiva. A revista é muito boa e não tem mesmo nada que ver com o programa My Games (até custa a acreditar que existe entre ambas qualquer ligação). Limando algumas arestas e esta será mesmo uma revista obrigatória. Continuem.

eyeliner
10-09-2007, 19:38
A ideia não é (nem nunca foi, até no tempo da MegaScore) falar sobre Cinema mas sim falar da relação entre os diferentes tipos de media, como é o caso dos jogos, cinema, música, literatura, etc.
Tive pena que o lançamento da revista tivesse sido adiado, já que a intenção era apanhar o timing da polémica Manhunt.

De qualquer forma, a ideia do texto é estabelecer um paralelismo entre o crescimento e globalização de uma forma de expressão cultural/artística (chamemos-lhe assim) como é o caso dos videojogos e uma forma de expressão plenamente integrada na vida das pessoas como é o caso do Cinema.

Não se trata do jogo, trata-se da polémica que cria e da discussão que gera. Para mim o Manhunt é o Holocausto Canibal (http://en.wikipedia.org/wiki/Cannibal_Holocaust) dos videojogos, pouco conteúdo, muita polémica, mas capaz capaz de gerar uma discussão e diferentes interpretações que acabam por ser favoráveis e ao crescimento/aceitamento de uma forma de expressão.

Espero ter esclarecido pelo menos um bocadinho do que se perde no limite de espaço para a coluna. ;)

Acho que os colunistas que reivindicam a favor do Manhunt 2 não conseguem tirar as vendas
dos olhos e ver finalmente que se atingiu um ponto de viragem nesta indústria.

Os jogo são adultos e têm direito a certificação.

Quando um filme vai longe demais, é censurado (exemplos há muitos, tal como o filme do
Marilyn Manson).

Se um jogo tem as características necessárias e se um painel certificado existe para tomar
essas decisões e salvar a mente das criancinhas, barrem a sua saída.

Há que exigir seriedade e responsabilidade aos criadores. Este foi o primeiro caso e espero que
existam mais. Significa que o mundo dos videojogos está a ter a devida atenção.

Pode ser bom, pode ser mau, mas noto por vezes uma falta de isenção nos comentários de alguns colunistas. :)

someone
12-09-2007, 18:55
Boas,
Comprei a revista e gostei, mas tenho uma duvida:
Instalei o jogo que vem e até ai tudo bem. Depois quando clico para começar pede-me uma key. O problema é que eu não sei qual é a key, nem onde está.
Alguém me pode ajudar?

Genome_Boy
12-09-2007, 19:35
Boas,
Comprei a revista e gostei, mas tenho uma duvida:
Instalei o jogo que vem e até ai tudo bem. Depois quando clico para começar pede-me uma key. O problema é que eu não sei qual é a key, nem onde está.
Alguém me pode ajudar?

Penso que isto já tinha sido respondido.
Na parte de trás da caixa, mais ou menos a meio está a key que precisas.

Cumps

elwan
12-09-2007, 19:54
Gostei da revista especialmente pela capa ser de retro-gaming

manelis
12-09-2007, 20:59
o jogo pa mim funciona muito bem com o vista ultimate 32bits....

quanto a revista ta mesmo muito boa:).

GusG
12-09-2007, 21:51
O jogo cmg faz reiniciar o pc.. N consigo joga-lo

flybikes
12-09-2007, 22:52
revista Hype - anti Nintendo? a mesma história de sempre?
Desculpem estar a criar outro tópico da hype mas como é um post focalizado na Nintendo, achei po bem criá-lo. Se quiserem depois mudem.

Pois é, hoje lá comprei a hype, afinal a revista é nova, é barata e trás muitas páginas. Vamos lá ver o que traz...

Começo a ler o indice e leio REVIEW Resident Evil 4 Wii. Tendo eu o jogo e sabendo que o jogo é MÁGNIFICO e BRUTALISSIMO e sabendo que os comandos da Wii mudam a jogabilidade por completo, lá vou eu com muita curiosidade ler a "review" do jogo.

Qual não é o meu espanto quando chego á página da "review" e verifico que a análise é tão pequena que não serve para nada. Fdx como é que é possivel? uma análise que não ocupa 1 quarto de uma unica página? aquilo é o que? a sinopse do jogo? até a sinopse ocupava muito mais espaço do que aquilo.

Aquilo é um INSULTO aos jogadores da Nintendo. Mais, é um insulto a quem compra a revista. Afinal uma pessoa que a compre está á espera de reviews normais e detalhadas, e não reviews de 5 ou 6 linhas (de 1 quarto de página). Para isso lia a parte de trás da capa do jogo, ou perguntava a um amigo o que tinha achado e ele em 10 segundos provavelmente daria-me mais informação do que a hype dá.

Pontuação do jogo na revista....9/10. Muito justa. Não merceia uma REVIEW minimamente decente?

Muto chateado, lá c*guei naquilo e fui ao indice....proxima análise "Mário Party 8"....segui até á pagina....e lá estava outra MINI MINI MINI MINI "review".

Agora pergunto, para que é aquilo? se calhar mais valia não fazerem nada, porque estar a gastar páginas com reviews destas em que as pessoas ficam a saber o mesmo...

Mário Party, o jogo pode não ser muito bom em single player, mas e em multi player? e modos de jogo? e etc etc etc? não se fala? será que poderiam fazer algo mais superficial?

razio
12-09-2007, 22:57
Os testes aos jogos são quase simbólicos, e não acontece só com a Nintendo. É o caminho mais fácil das notas das notas.

raVemjr
12-09-2007, 23:00
Acho que vires logo completamente balistico na primeira edição é um bocado injusto. Suponho que se no mês que vem vier uma pontuação estrondosa ao Metroid Prime, já retiras o que disseste?

andretapada
12-09-2007, 23:01
Comprei hoje a revista e ate gostei... :)

NCalvin
12-09-2007, 23:04
revista Hype - anti Nintendo? a mesma história de sempre?
Desculpem estar a criar outro tópico da hype mas como é um post focalizado na Nintendo, achei po bem criá-lo. Se quiserem depois mudem.

Pois é, hoje lá comprei a hype, afinal a revista é nova, é barata e trás muitas páginas. Vamos lá ver o que traz...

Começo a ler o indice e leio REVIEW Resident Evil 4 Wii. Tendo eu o jogo e sabendo que o jogo é MÁGNIFICO e BRUTALISSIMO e sabendo que os comandos da Wii mudam a jogabilidade por completo, lá vou eu com muita curiosidade ler a "review" do jogo.

Qual não é o meu espanto quando chego á página da "review" e verifico que a análise é tão pequena que não serve para nada. Fdx como é que é possivel? uma análise que não ocupa 1 quarto de uma unica página? aquilo é o que? a sinopse do jogo? até a sinopse ocupava muito mais espaço do que aquilo.

Aquilo é um INSULTO aos jogadores da Nintendo. Mais, é um insulto a quem compra a revista. Afinal uma pessoa que a compre está á espera de reviews normais e detalhadas, e não reviews de 5 ou 6 linhas (de 1 quarto de página). Para isso lia a parte de trás da capa do jogo, ou perguntava a um amigo o que tinha achado e ele em 10 segundos provavelmente daria-me mais informação do que a hype dá.

Pontuação do jogo na revista....9/10. Muito justa. Não merceia uma REVIEW minimamente decente?

Muto chateado, lá c*guei naquilo e fui ao indice....proxima análise "Mário Party 8"....segui até á pagina....e lá estava outra MINI MINI MINI MINI "review".

Agora pergunto, para que é aquilo? se calhar mais valia não fazerem nada, porque estar a gastar páginas com reviews destas em que as pessoas ficam a saber o mesmo...

Mário Party, o jogo pode não ser muito bom em single player, mas e em multi player? e modos de jogo? e etc etc etc? não se fala? será que poderiam fazer algo mais superficial?

claro, e por isso se conclui que somos anti-nintendo. afinal, não há mais jogos de outras plataformas nessa secção. Sinceramente isso é ridículo. e como somos anti-nintendo, damos 9 ao Resident Evil 4. e o texto do Kieron Gillen é um insulto à nintendo.
e como só falamos de acessórios wii e não de acessórios PS3, PC e X360, somos anti-tudo. claro.
acho que textos desses é que são um insulto... ao bom senso de qualquer um.

Neurotical
12-09-2007, 23:06
claro, e por isso se conclui que somos anti-nintendo. afinal, não há mais jogos de outras plataformas nessa secção. Sinceramente isso é ridículo. e como somos anti-nintendo, damos 9 ao Resident Evil 4. e o texto do Kieron Gillen é um insulto à nintendo.
e como só falamos de acessórios wii e não de acessórios PS3, PC e X360, somos anti-tudo. claro.
acho que textos desses é que são um insulto... ao bom senso de qualquer um.

Faz sentido

Jintro
12-09-2007, 23:10
Mas o que é que há mais para rever no RE4? Um jogo lançado em 2005? Já toda a gente sabe que é espectacular,TU sabes que é espectacular. Fazem referência ao jogo e dão-lhe um 9 (na minha opinião uma nota que devia ser uns pontos abaixo por não passar de um refurbish com novos comandos), que é que queres mais?
Pega na revista e LÊ a revista. Que vontade de fazer drama.

JohnYamaha
12-09-2007, 23:14
NCalvin, não te faças de coitadinho nem de desentendido. O que ele disse se calhar foi de uma maneira exagerada, mas sabes melhor que nós que em termos de comparação com o resto, a Wii sai claramente prejudicada.

Só assim de passar os olhos no indice vejo 5 jogos da X360, 6 do PC, 3 da PS3, 4 da PS2, 5 da PSP, 5 da DS e 2 da Wii.

Logo por aqui vê-se o desnível que é. Mas o pior, é mesmo o tamanho dos artigos, onde se destacam os mini-textos da Wii.

Não estou a dizer que a revista não tem qualidade (porque tem, e bastante), mas epa... Acho que já é de mau gosto. Ainda por cima puseram o Resident Evil 4 que já tem milhões e milhões de reviews em cima. Podiam ter feito uma preview mais extensa de outro jogo qualquer.

Depois não venhas com a pontuação. Prefiro que esteja nas próximas edições um bom e extenso texto do Metroid Prime com uma nota negativa do que um mini-texto com um 9 ou um 10... Porque isso para mim não vale nada.

Jintro
12-09-2007, 23:17
Quantos jogos da Wii sairam nos últimos 2 meses em Portugal que mereçam uma review extensa? Eu gosto bastante da Nintendo, considero-me minimamente informado e não me estou a lembrar de nenhum.
A Nintendo tinha uma revista oficial em Portugal, fechou ao fim de 3 números, tal era a quantidade de fãs Nintendo que a compravam.

NCalvin
12-09-2007, 23:23
NCalvin, não te faças de coitadinho nem de desentendido. O que ele disse se calhar foi de uma maneira exagerada, mas sabes melhor que nós que em termos de comparação com o resto, a Wii sai claramente prejudicada.

Só assim de passar os olhos no indice vejo 5 jogos da X360, 6 do PC, 3 da PS3, 4 da PS2, 5 da PSP, 5 da DS e 2 da Wii.

Logo por aqui vê-se o desnível que é. Mas o pior, é mesmo o tamanho dos artigos, onde se destacam os mini-textos da Wii.

Não estou a dizer que a revista não tem qualidade (porque tem, e bastante), mas epa... Acho que já é de mau gosto. Ainda por cima puseram o Resident Evil 4 que já tem milhões e milhões de reviews em cima. Podiam ter feito uma preview mais extensa de outro jogo qualquer.

Depois não venhas com a pontuação. Prefiro que esteja nas próximas edições um bom e extenso texto do Metroid Prime com uma nota negativa do que um mini-texto com um 9 ou um 10... Porque isso para mim não vale nada.

sinceramente acho que estes comentários é que são de mau gosto, e não preciso de fazer-me de coitadinho nem de desentendido porque não sou nem uma coisa nem outra. Aliás, quem escreveu aquele comentário é que parece sentir-se mais prejudicado que a própria Nintendo. Engraçado que os representantes da Nintendo ficaram bastante satisfeitos com esta edição.

O que vejo é tantos jogos DS como PSP, e menos jogos Wii do que noutras consolas porque efectivamente não chegaram mais jogos Wii. O resto tem a ver com critérios editoriais nossos e não com conspirações que existem na cabeça de alguns. Quanto ao texto ao Metroid Prime, será feito de acordo com critérios definidos por nós e não por pressão popular, de editoras ou de qualquer outro tipo.

Quanto ao resto, sou um feliz possuidor de consolas e jogos Nintendo há muitos anos (mais do que os anos de vida que muitos dos que aqui páram têm) e acho tudo isto uma coisa de prima donna.

Quando o próprio Satoru Iwata diz que se ligassem alguma coisa ao q os fanboys dizem nunca teriam feito a wii e a ds...

flybikes
12-09-2007, 23:35
Acho que vires logo completamente balistico na primeira edição é um bocado injusto. Suponho que se no mês que vem vier uma pontuação estrondosa ao Metroid Prime, já retiras o que disseste?

NÃO! Não retiro. "Pontuação estrondosa", veio agora com o Resident Evil que teve 9/10. O mal não está na pontuação, está na análise (mini sinopse) ao jogo, se é que se pode chamar uma análise.

B3n3v3nt3
12-09-2007, 23:37
Quantos jogos da Wii sairam nos últimos 2 meses em Portugal que mereçam uma review extensa? Eu gosto bastante da Nintendo, considero-me minimamente informado e não me estou a lembrar de nenhum.
A Nintendo tinha uma revista oficial em Portugal, fechou ao fim de 3 números, tal era a quantidade de fãs Nintendo que a compravam.

Além de RE4, Trauma Center já ouviste falar?
Eu já dei uma vista de olhos na revista, mas o conteúdo sobre jogos (reviews incluidas), que é isso que me interessa, deixa algo a desejar.

flybikes
12-09-2007, 23:37

É ai que quero chegar.

Neurotical
12-09-2007, 23:38

ROTFL estás a tentar mandar areia para os olhos de quem? Toda a gente sabe que por muito extensa que fosse a review do mp3, se a pontuação fosse baixa no dia a seguir a redacção estava reduzida a cinzas.

E pegando no que o Jintro disse:
Como é que podes fazer uma review extensa do re4 ou de um mario party?

flybikes
12-09-2007, 23:38

Não vás por ai, se não nem sequer mencionvam a ps3 na revista.

flybikes
12-09-2007, 23:40
ROTFL estás a tentar mandar areia para os olhos de quem? Toda a gente sabe que por muito extensa que fosse a review do mp3, se a pontuação fosse baixa no dia a seguir a redacção estava reduzida a cinzas.

E pegando no que o Jintro disse:
Como é que podes fazer uma review extensa do re4 ou de um mario party?

Basta ires ao IGN, ou a QUALQUER outro site de critica, e tens reviews no minimo 5 vezes maiores.

Um gajo que não conheça a Nintendo nem o resident Evil, lê a siposta análise e fica a saber precisamente o mesmo. Não é sal nem pimenta.

caganamata
12-09-2007, 23:41
NÃO! Não retiro. "Pontuação estrondosa", veio agora com o Resident Evil que teve 9/10. O mal não está na pontuação, está na análise (mini sinopse) ao jogo, se é que se pode chamar uma análise.
Uma pergunta: se já jogaste, se achas o jogo espectacular, que é que te interessa uma review? vais comprá-lo outra vez?

Yggdrasil
12-09-2007, 23:41
Mas o que é que há mais para rever no RE4? Um jogo lançado em 2005? Já toda a gente sabe que é espectacular,TU sabes que é espectacular. Fazem referência ao jogo e dão-lhe um 9 (na minha opinião uma nota que devia ser uns pontos abaixo por não passar de um refurbish com novos comandos), que é que queres mais?

Ora aí está, não é necessário ocupar uma página ou duas com um jogo que virtualmente toda a gente conhece - o review da Hype! ao RE4 Wii e aquilo que deve ser - centrado sobre a forma como o sistema de controlo oferece uma nova experiência. Esperavas uma explicação enorme que começasse com uma frase do estilo "Resident Evil é uma série de jogos onde temos de matar zombies..."?

Quanto ao Mario Party 8...esse não se pode dizer que mereça grande destaque. Brain Training não precisa de grande explicação, tal como Sim City. Em relação aos outros jogos, julgo que ocupam um espaço adequado. Não "expludas" só porque o RE4 Wii e o Mario Party 8 ocupam pouco espaço, se queres ler reviews de muito espaço compra as revistas oficiais, nessas sim, encontras espaços enormes para os reviews e notas inflacionadas (excepção feita para o Lair...). Agora esta tempestade que armaste vai contra a ideia de que o público da Nintendo em Portugal é constituído sobretudo por jogadores mais velhos e com mais maturidade.

EDIT: e não compares revistas a sites, são meios totalmente diferentes. Acabaste de demonstrar que conheces muito mal o meio e deste carta branca aos alvos das tuas críticas para ignorarem o que dizes. Certamente, sabes que é muito diferente um espaço físico numa revista do que um espaço virtual num site, não?

Jintro
12-09-2007, 23:42
Além de RE4, Trauma Center já ouviste falar?

Já ouvi falar sim, obrigado pela preocupação. Onde é que o posso comprar em Portugal?

JohnYamaha
12-09-2007, 23:44
Jintro, The Legend of Zelda: Twilight Princess (o quê é antigo? saiu na GC? e o RE4?), Trauma Center: Second Opinion, Mario Strikers Charged Football... Epa, já há vários jogos.

Eu fui um dos que comprei as 3 revistas, portanto não tenho nada que me apontem.

Mas o melhor está para vir e secalhar seria interessante porem previews. Mas a revista não é minha, façam dela o que querem.

NCalvin, o que é que o meu comentário tem de mal diz lá?

Só constatei factos, que para mim não são agradáveis e dei a minha opinião quanto a isso. Não gostas pronto, azar o teu porque eu vim aqui dar o meu contributo para que a revista melhore no meu ponto de vista.

E tinhas excusado este comentário:

"Quanto ao resto, sou um feliz possuidor de consolas e jogos Nintendo há muitos anos (mais do que os anos de vida que muitos dos que aqui páram têm) e acho tudo isto uma coisa de prima donna."

Porque primeiro não me interessa as consolas que tens... e se calhar o sucesso da revista vive desses que têm menos anos dos que os que tu jogas com consolas da Nintendo, ou ainda não pensaste nisso? Além disso, independentemente da idade, uma pessoa pode dar uma opinião e ser tão válida como a tua.

E para tua informação, não me interessa o que o X, o Y ou o Z disseram. Independentemente da