View Full Version : Os 30 paises com melhor ligação a rede.

Sirikazy
03-09-2007, 21:14
Top 30 Countries for Broadband Internet Access
Posted By The Editors 30 Aug 2007
An Aug. 29 article in the Washington Post tells the story of how incredibly fast Internet access -- at very cheap prices -- is taking off in Japan, thanks to "better and more agressive government regulation." Compared to Japan, Internet access in the United States is slow and expensive -- and most of the rest of the industrialized world doesn't fair to well either by comparison.

Below are two charts we put together to illustrate how the world's top 30 Internet-connected countries fare on speed of broadband access available, as well as on the price of that access. The data all comes from a June 2007 report (pdf file) of the Information Technology and Innovation Foundation.

Japan and Korea are in a speed class by themselves, with Finland, Sweden and France -- all averaging near 20 mbps -- constituting a clear second tier.

http://www.worldpoliticsreview.com/blog/blog.aspx?id=1088

http://img70.imageshack.us/img70/7898/imagem1ir6.png

Deve ser a unica coisa em que este pais fica a frente de alguns dos grandes.

DJ_PAPA
03-09-2007, 21:19
Mas enquanto la fora é 2 e 4Mbits sem limites de downloads cá é com 8Mb e mais, mas tudo bem limitadinho.

E mesmo os tarifarios que dizem ilimitados, nao é bem assim pq ha um economista da empresa a quantificar o que é uma utilização razoável como acontece com a farsa da Netcabo :lol:

Arrakis_Dune
03-09-2007, 21:23
Mas enquanto la fora é 2 e 4Mbits sem limites de downloads cá é com 8Mb e mais, mas tudo bem limitadinho.

E mesmo os tarifarios que dizem ilimitados, nao é bem assim pq ha um economista da empresa a quantificar o que é uma utilização razoável como acontece com a farsa da Netcabo :lol:

Essa da netcabo é a loucura eh eh :x2: :lol:

viskonde
03-09-2007, 21:26
actualmente os nossos planos ja nao estao tao maus como antes.. ja temos planos bem bons na clix e companhias
ja temos 24/1 a 39 euros , com possibilidade de trafego ilimitado... not bad

essa cena ai dos limites razoaveis realmente e parvo.. mas tambem nunca ninguem teve de pagar nada....

Zed_Blade
03-09-2007, 21:31
Se eu tivesse uma ligação de 24Mb com tudo ilimitado e um disco grande (mas muito grande mesmo lol) era passar a vida na net a fazer partilha e a alojar sites lol.. 24/7/365 com as devidas interrupções para manutenção

HugoMLMC
03-09-2007, 21:35
Isso será mesmo fiavel ?

Acho que a Espanha está muito mal classificada ...

dA_PhReAk
03-09-2007, 21:37
Ena não fazia ideia que era tao mau noutros paises :|

Deve ser a unica coisa em que este pais fica a frente de alguns dos grandes.

por acaso existem muitas outras coisas... como liberdade de imprensa, politica...

viskonde
03-09-2007, 21:45
... como liberdade de imprensa, ...

essa ai neste governo do PS ja foi bastante contestada :D

btw
o preco por megabit
pena que a escala do Yy esteja estao grande :\
passa de 0 para 20 ..
http://www.worldpoliticsreview.com/images/commentarynews/broadbandpricechart.jpg

darkbullet
03-09-2007, 21:51
mas pelo que entendo aquilo é apenas uma media... e acho que Portugal esta à frente de alguns "bons" países mas pelo facto de os dados estarem incorrectos. pois a maioria dos utilizadores portugueses pagam os 8megas mas à grande maioria desses, a suas casa nem 4 chegam (como o meu caso) e nos outros países de certo que o cobertura geográfica de Internet é muito mais abrangente. para não falar em politicas de tráfego e preços altos...

Barata
03-09-2007, 21:54
Isso será mesmo fiavel ?

Acho que a Espanha está muito mal classificada ...

A mim não me espanta. Vivi lá 8 meses, contratei net... e de facto é má. Para eles 1megabit são 100KB/s e não os 128KB/s que temos cá.

Acredita, Espanha está pior que nós neste capítulo.

lightMC
03-09-2007, 21:58

Só se for em relação ao download porque por exemplo a grécia, q está em ultima, tens 768Kbps/168Kbps Ilimitado e so pagas 20€ a cada 2 meses.

Sirikazy
03-09-2007, 22:04

por acaso existem muitas outras coisas... como liberdade de imprensa, politica...

não me fazas rir.....

A nossa politica chega a ser comparada a paise da america do sul. Quer se queira quer não, portugal não passava de uma pais pobre se não fosse os impostos alemaes a franses a viram para ca. Mesmo comparado com paises ditos mais pobres do que nos como polonia ou R.checa, ainda estamos a decadas de la chegar verdadeiramente. Por isso não é assim tão mal a questão dos tarifarios vs qualidade.

h9nrik
03-09-2007, 22:05
aquilo e so o maximo.. n tem a dizer em lado nenhum k e de qualidade. Deve ser da tvtel com os 5mb/s.

Neptune
03-09-2007, 22:06
Antes de criticarem tanto, convém lembrarem-se de que Portugal foi (se não estou em erro, e segundo dados oficiais) o 3º país europeu a ter cobertura nacional de ADSL a 100%. E é preciso ter em conta que os que tiveram primeiro são países com uma dimensão muito inferior à de Portugal a nível de área e de densidade demográfica.

A classificação nem está mal. Portugal começou tarde em relação aos outros países, por isso estar aí no Top6 tem que ser considerado excelente.

É de referir também que esses dois colocados em primeiro lugar, são países em que a Internet é mais uma Intranet. Que adianta ter altas velocidades se só as conseguem ter a nível nacional? Depois para o estrangeiro vai-se a ver e estão ao nosso nível.

Cumps

h9nrik
03-09-2007, 22:09
Acho que existe zonas em portugal onde nao existe adsl. Esse 100% so se foi a pouco tempo... há uns meses....

Neptune
03-09-2007, 22:19
Todas as centrais têm cobertura ADSL. Penso que o indicador é esse. Pode não haver é por limitação física (distância), mas nesse caso eles instalam os picoDSLAM garantindo a cobertura na mesma.

Zar0n
03-09-2007, 22:20
Tou no pais errado LOL.

Eu tenho a melhor ligação da BT(British Telecom) para privados aki do UK e é so 8Mbit sem limites.
Alias aki n é por velocidades, a mais barata e a mais cara são 8Mbit.

Tb quase toda agente tem ADSL, n há mt interesse em ter cabo pk há +30 canais digitais over the air à borla e se fosse pagar por canais ia para Satélite, mas agr k começaram serviços de IPTV n estou mt interessado.

SkylineGTR
03-09-2007, 22:35
Acho que existe zonas em portugal onde nao existe adsl. Esse 100% so se foi a pouco tempo... há uns meses....

Tenho um amigo meu que continua sem cobertura 8|

viskonde
03-09-2007, 22:40
ja agora

9. Telecomunica珲es: Operadora francesa prepara oferta triple-play de 100 Mbps por 29,99 euros
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Por menos de 30 euros mensais, os residentes em dois distritos de Paris v鉶 ter acesso a uma oferta triple-play com velocidades at?100 Mbps e chamadas gr醫is para 49 destinos. A oferta ?da operadora Free e dever?arrancar a meio deste m阺.
Desenvolvimento: http://tek.sapo.pt/4O0/768539.html
29 euros
triple play
100 megas
chamadas gratis
100 canais + 150 opcionais (250 canais FDS!!) nem sabia que havia tanto canal lool

pwnd

luikki
03-09-2007, 22:45
palhaçada!
o "estudo" não contou com o "até xxxxmb".... mas baseou-se nessa propaganda....

Neptune
03-09-2007, 22:45
Tenho um amigo meu que continua sem cobertura 8|

Mas casos como dele já não são muitos. É esporádico. E têm tendência a aparecer. Eu conheço muito pessoal que nao tinha cobertura e agora já tem com os picoDSLAM.

SkylineGTR
03-09-2007, 22:47
Mas casos como dele já não são muitos. É esporádico. E têm tendência a aparecer. Eu conheço muito pessoal que nao tinha cobertura e agora já tem com os picoDSLAM.

O mais engraçado é que o vizinho dele tem e ele não :lol:

h9nrik
03-09-2007, 22:52
Mas la esta se 1 não consegue ter esses 100% n sao 100%. E quem diz um caso diz mais. Alias a alternativa sao akelas placas do kanguru e outros...

Neptune
03-09-2007, 23:15
O mais engraçado é que o vizinho dele tem e ele não :lol:

Pode ser um problema na linha dele. É uma questão de ele averiguar isso...

Mas la esta se 1 não consegue ter esses 100% n sao 100%. E quem diz um caso diz mais. Alias a alternativa sao akelas placas do kanguru e outros...

E achas que os 100% dos outros países são como? As centrais estão todas cobertas. A cobertura ADSL é 100%, mas as limitações da tecnologia já são outra história.

aluminium23
03-09-2007, 23:25
Mas quem está a dizer que o país está com cobertura de 100%, está a esquecer-se de uma coisa muito importante, que é o facto de haver ADSL em locais mais remotos, mas da PT (Sapo). Ora fazendo as contas, se a minha avó quisesse uma ligação à Internet, teria de pagar 35€ pela ligação + 15€ da linha telefónica + chamadas. Ora, isto ficaria em mais de 50€. Como todos sabem, ou pelo menos alguns, 50€ por isto tudo é um pouco complicado. Então a minha pergunta é, para que raio serve o país estar com cobertura ADSL de 100%, se os valores continuam altíssimos?!

nickie
03-09-2007, 23:30

Estou no Uk e são poucos os pacotes com ilimitado e normalmente são os mais caros. Os ilimitados que existem têm uma "fair usage policy" que é como quem diz: se sacares muito nas horas de pico (que costumam ser das 16h-24h) cortam-te a velocidade da ligação para metade e se eles considerarem que abusas muito então pode acabar o contrato. Já agora o fair usage na essas empresas são cerca de 350mb para o período de pico para os pacotes mais básicos. Ou seja, sacam uns mails, uns pdf e vão ao YouTube e já estão no limite. Há uma empresas que agora está a fazer ilimitado por €21/mês e ligação a 8mb (depois salta para os 24mb) mas tb têm essa política. Já agora, para a ADSL acresce a mensalidade da BT que são €16,5/mês (em Portugal, quem tem a sorte de estar numa zona Clix, Tele2 ou afins, já se livra disto, no UK é tudo BT ou seja todos pagam).
Acho que por Portugal não estamos tão mal como dizem. As pessoas têm é a mania de se queixarem. Claro que comparam com países que têm net muito melhor, mas não percebem que a nossa não é tão má qt isso.

Neptune
03-09-2007, 23:33
Mas quem está a dizer que o país está com cobertura de 100%, está a esquecer-se de uma coisa muito importante, que é o facto de haver ADSL em locais mais remotos, mas da PT (Sapo). Ora fazendo as contas, se a minha avó quisesse uma ligação à Internet, teria de pagar 35€ pela ligação + 15€ da linha telefónica + chamadas. Ora, isto ficaria em mais de 50€. Como todos sabem, ou pelo menos alguns, 50€ por isto tudo é um pouco complicado. Então a minha pergunta é, para que raio serve o país estar com cobertura ADSL de 100%, se os valores continuam altíssimos?!

A linha é da PT mas não tens ofertas só da Sapo. Tens uns quantos ISP's a oferecer acesso indirecto. E se não oferecem directo nesses locais, é por interesses... Talvez porque só lhes interessam locais com uma grande densidade demográfica em que saibam que têm lucro garantido.

A ANACOM que responda à tua pergunta. Para manter a concorrência, ainda não deixou a PT acabar com a assinatura.

aluminium23
03-09-2007, 23:43
Pois existem, mas a assinatura continua. O valor é sempre de 35€ para cima!
Claro que a Anacom não deixou, é uma questão de interesse.

Por tudo isto, continuo a preferir os acessos de banda larga portátil, pois a ridicula assinatura telefónica não me é cobrada, pago menos e não estou limitado a um só local.

Make.Love
03-09-2007, 23:49
E achas que os 100% dos outros países são como? As centrais estão todas cobertas. A cobertura ADSL é 100%, mas as limitações da tecnologia já são outra história.

mentira, conheço muitas pessoas que nao têm qualquer cobertura ADSL em Portugal, inclusivé na grande Lisboa.

kiling
04-09-2007, 00:00
Antes de criticarem tanto, convém lembrarem-se de que Portugal foi (se não estou em erro, e segundo dados oficiais) o 3º país europeu a ter cobertura nacional de ADSL a 100%. E é preciso ter em conta que os que tiveram primeiro são países com uma dimensão muito inferior à de Portugal a nível de área e de densidade demográfica.

A classificação nem está mal. Portugal começou tarde em relação aos outros países, por isso estar aí no Top6 tem que ser considerado excelente.

É de referir também que esses dois colocados em primeiro lugar, são países em que a Internet é mais uma Intranet. Que adianta ter altas velocidades se só as conseguem ter a nível nacional? Depois para o estrangeiro vai-se a ver e estão ao nosso nível.

Cumps

esses 100% deve ser teórico... na pratica conheço uma pessoa que nao consegue pelo que me conta ter adsl nem a velocidade mais baixa em casa... so lhe deram opçao de por rdis salvo erro. :lol:

Neptune
04-09-2007, 00:04
mentira, conheço muitas pessoas que nao têm qualquer cobertura ADSL em Portugal, inclusivé na grande Lisboa.

E também conheces os motivos?

DJ_PAPA
04-09-2007, 00:04
Estou no Uk e são poucos os pacotes com ilimitado e normalmente são os mais caros. Os ilimitados que existem têm uma "fair usage policy" que é como quem diz: se sacares muito nas horas de pico (que costumam ser das 16h-24h) cortam-te a velocidade da ligação para metade e se eles considerarem que abusas muito então pode acabar o contrato. Já agora o fair usage na essas empresas são cerca de 350mb para o período de pico para os pacotes mais básicos. Ou seja, sacam uns mails, uns pdf e vão ao YouTube e já estão no limite. Há uma empresas que agora está a fazer ilimitado por €21/mês e ligação a 8mb (depois salta para os 24mb) mas tb têm essa política. Já agora, para a ADSL acresce a mensalidade da BT que são €16,5/mês (em Portugal, quem tem a sorte de estar numa zona Clix, Tele2 ou afins, já se livra disto, no UK é tudo BT ou seja todos pagam).
Acho que por Portugal não estamos tão mal como dizem. As pessoas têm é a mania de se queixarem. Claro que comparam com países que têm net muito melhor, mas não percebem que a nossa não é tão má qt isso.

Então mas ai ja tão a dizer os valores de razoável e há varios tarifários para regular esses valores.
Aqui nao se sabe quanto é esse valor razoável e leva tudo ripada no mesmo. Podiam por uns tarifários com valores razoáveis mais baixos e outros mais altos. Simples.

HugoMLMC
04-09-2007, 00:06
A mim não me espanta. Vivi lá 8 meses, contratei net... e de facto é má. Para eles 1megabit são 100KB/s e não os 128KB/s que temos cá.

Acredita, Espanha está pior que nós neste capítulo.

Não era a ideia que tinha mas se lá viveste acredito, eu estava a basear-me nos trackter´s que já no tempo k tinha sapo 512kb´s de dl e quando aki a vianetworks era a unica k ofereçia 256kb´s de up já via povo de espanha com upload´s de 512kbs e até tinha ideia que os preços eram bem mais baratos .

Mas ainda bem que assim é, mas como já foi dito aqui em velocidades até estamos razoalvemente bem só falha é mesmo o tráfego .´

Cumps

Make.Love
04-09-2007, 00:14
E também conheces os motivos?

sem cobertura da central, muito longe, ouficam mesmo no meio das duas centrais adjacentes ou simplesmente a unica central que existe na zona nao os alcança.

como estes meus colegas, existem muitos mais.

viskonde
04-09-2007, 00:18
nickie (http://techzonept.com/member.php?u=37888) nos aqui tambem temos o "fair usage" no contracto
embora segundo a netcabo nunca ninguem foi obrigado a pagar o trafego ilimitado ..

em portugal, desde a entrada da Clix no ADSL e da revucao das flores que nos melhoramos e Muito
(antes disso 512k) e foi a mesma clix a primeira a introduzir os ate 8 megas, 16 e depois os 24, e sempre com os precos mais baixos e logicamente os outro tentam ir atras

a grande desvantagem de quem esta ligado a PT sao os 15 euros mensais de assinatura..
mas penso que ate ao fim do ano , a PT foi obrigada a oferecer ADSL sem obrigatoriedade de ter telefone (logo nao se pagam os 15 euros)

claro que quem esta fora das grandes cidades e que perde... mas actualmente nas cidades, ja temos belas ofertas e a optimos precos..

actualmente so me queixo do servico de televisao (tv cabo e nao tenho outra escolha)

Neptune
04-09-2007, 01:36
sem cobertura da central, muito longe, ouficam mesmo no meio das duas centrais adjacentes ou simplesmente a unica central que existe na zona nao os alcança.

como estes meus colegas, existem muitos mais.

Em relação a este, desculpa mas estás enganado. Em relação aos outros, eu já tinha referido que uma coisa é a cobertura das centrais, outra são as limitações da tecnologia...

Sox
04-09-2007, 02:45
Por acaso tinha uma ideia diferente, mas é bom saber que nalguma coisa estamos entre os 10 primeiros.

Btw... o que tem mesmo isto a ver com Hardware Novidades? :zzz:

||Red_Evil||
04-09-2007, 06:52
vamos é todos para o japao.......já viram aquela ligação e o preço? fantastico

TyGaS
04-09-2007, 08:11
vou para o Japão sacar :002:

V3ctor
04-09-2007, 08:30
Sacar o que?................................. tenho net a 8mb com net ilimitada nacional pros patos... a minha irma ta sempre a ver a sic radical online... sempre gasta alguns gb's nacionais... de resto, neste momento so uso net pra ver o jornal da Bola e alguns foruns... lol... a PJ sabe mesmo estragar a diversão de 1 gajo... :-D

alimpo83
04-09-2007, 08:45
Era bom que em vez de "Japão" estivesse Portugal. Isso é que era! eheheh:-D

||Red_Evil||
04-09-2007, 09:59
ainda por cima sempre tive um fetish pelas japonesas, vem mm a calhar :D

Boobaloo
04-09-2007, 11:13
ainda por cima sempre tive um fetish pelas japoneses, vem mm a calhar :D

Pelas japonesas ou pelos Japoneses? Onde te enganaste? :002:
Just kidding

||Red_Evil||
04-09-2007, 11:15
Pelas japonesas ou pelos Japoneses? Onde te enganaste? :002:
Just kidding

ehehe, editado

Make.Love
04-09-2007, 14:01
Em relação a este, desculpa mas estás enganado. Em relação aos outros, eu já tinha referido que uma coisa é a cobertura das centrais, outra são as limitações da tecnologia...

limitaçoes tecnologicas??? achas normal nao haver cobertura na grande lisboa? só têm é que meter mais centrais remotas, é o minimo....ou nao ha dinheiro?

essas desculpas comigo nao pegam, e aqueles que vivem a 50metros da central e nao têm mais que 4mbits, recebendo uma justificaçao do ISP dizendo que se encontram muito longe da central?

||Red_Evil||
04-09-2007, 14:04
limitaçoes tecnologicas??? achas normal nao haver cobertura na grande lisboa? só têm é que meter mais centrais remotas, é o minimo....ou nao ha dinheiro?

essas desculpas comigo nao pegam, e aqueles que vivem a 50metros da central e nao têm mais que 4mbits, recebendo uma justificaçao do ISP dizendo que se encontram muito longe da central?

o problema em lisboa é a maioria das centrais estarem cheias.

ahh e até podes morar ao lado da centra, não quer dizer que o teu cabo telefonico vá directo para lá, pode ir dar umas voltas ao bairro(é o mais comum)

Triston
04-09-2007, 14:16

Claro... e' so meter mais centrais... venham elas.

Alias acho que devia era haver uma central de 100 em 100 metros para a malta poder toda usar VDSL e ter tudo velocidades de 100MBits.

Deves ser o verdadeiro cliente informado até sabes em que centrais estão ligados os DSLAM e tudo...

So reclama quem não sabe o quanto se as coisas evoluiram nestes ultimos anos... eu queria ver o ppl a ter de usar modems de 9600b como os que usava para me ligar a BBS's, "Ah e tal esta muito lento, ah e tal é muito caro" vão ver o preço de manter uma ligação quando para um gajo se ligar à internet estava a pagar chamadas inter urbanas antes de começarem a haver os servidores POP, ou o preço de manter um acesso RDIS...

Portugal está bem e recomenda-se, alias sou da opiniao que temos acessos à internet demasiado bons para a qualidade de utilizadores de internet que temos.

Make.Love
04-09-2007, 18:11

Deves ser o verdadeiro cliente informado até sabes em que centrais estão ligados os DSLAM e tudo...

bem mais informado que tu, até porque ja tive dentro da central da minha zona ( oeiras ), para entrar até foi preciso utilizar um cartão de identificação em conjunto com a impressão digital do técnico. Já tive á minha frente DSLAM e picoDLAM ...chega-te? aqui para estes lados nao aprecio carapaus de corrida caidos do ceu a tentar arranjar conflitos.

So reclama quem não sabe o quanto se as coisas evoluiram nestes ultimos anos...

sabes lá tu o que as outras pessoas sabem ou não deixam de saber. Quem muito fala, pouco acerta.

Portugal está bem e recomenda-se, alias sou da opiniao que temos acessos à internet demasiado bons para a qualidade de utilizadores de internet que temos.

recomenda-se a quem? 99% das centrais estao completamente congestionadas, os cabos exteriores estao completamente degradados com uma espessura de cobre inferior ao recomendado actualmente, já para nao falar da má distribuiçao das centrais bem como as aldrabices atiradas por parte dos ISP´s.

Achas normal pessoas com Atenuaçoes de 8 e 9dB e SNR de 17/18dB nao terem mais que 4mbits?... é ridiculo.

Só acredita quem quer nestas trafulhices, sempre fui contra os aumentos das velocidades, nao temos capacidade tecnica para tal. Já esta mais que provado.

Primeiro deveriam ter retirado os limites de trafego e reduzidos os preços, mas como os portugueses na generalidade sao burros, aumentaram as velocidades no papel, porque nao pratica é mentira e ficaram todos contentes.

EuCoRi
04-09-2007, 18:30
Infelizmente cá em Portugal paga-se mais por menos. Apesar de isto ter melhorado nos últimos anos ainda vamos muito atrás na corrida.

TuxBoss
04-09-2007, 20:18
Realmente há muita gente com uma ideia completamente distorcida da realidade das comunicações.
Acham portanto que os japongas andam todos a sacar a 100 megas pra Europa ou pra qualquer lado fora da terra deles (ou até mesmo dentro da terra deles).

Capacitem-se de uma coisa, os recursos são finitos, ponto.
As tecnologias de comunicações de dados actuais não foram pensadas para todos os utilizadores usarem toda a capacidade todo o tempo. Não há recursos que aguentem os 24 ou até mesmo 4 megas de 1000 ou 2000 utilizadores ao mesmo tempo a usarem a capacidade máxima do circuito.

Aliás se querem ter uma noção da realidade vejam por exemplo os gráficos de acesso público do tráfico do GigaPIX para terem uma noção da realidade.

||Red_Evil||
04-09-2007, 20:27
Realmente há muita gente com uma ideia completamente distorcida da realidade das comunicações.
Acham portanto que os japongas andam todos a sacar a 100 megas pra Europa ou pra qualquer lado fora da terra deles (ou até mesmo dentro da terra deles).

Capacitem-se de uma coisa, os recursos são finitos, ponto.
As tecnologias de comunicações de dados actuais não foram pensadas para todos os utilizadores usarem toda a capacidade todo o tempo. Não há recursos que aguentem os 24 ou até mesmo 4 megas de 1000 ou 2000 utilizadores ao mesmo tempo a usarem a capacidade máxima do circuito.

Aliás se querem ter uma noção da realidade vejam por exemplo os gráficos de acesso público do tráfico do GigaPIX para terem uma noção da realidade.

para fora da rede deles nao me parece, mas dentro da rede deles é bem possivel, não é por nada mas os gajos tem disponivel para o mercado residencial 1gbit........aquele grafico que mostra 60mb é a media......

destr0yer
04-09-2007, 20:34

Alias acho que devia era haver uma central de 100 em 100 metros para a malta poder toda usar VDSL e ter tudo velocidades de 100MBits.

So reclama quem não sabe o quanto se as coisas evoluiram nestes ultimos anos... eu queria ver o ppl a ter de usar modems de 9600b como os que usava para me ligar a BBS's, "Ah e tal esta muito lento, ah e tal é muito caro" vão ver o preço de manter uma ligação quando para um gajo se ligar à internet estava a pagar chamadas inter urbanas antes de começarem a haver os servidores POP, ou o preço de manter um acesso RDIS...

Acho que tá tudo dito!!!

Sejamos sinceros, temos ligações bastante boas que dá para tudo.

Temos ligações de até 24 mbps, com gigas e mais gigas de tráfego e/ou ilimitado ou quase... Vcs queriam era 200% ilimitado para que? Sakar rips de HD-DVD ou BLU-RAY aos molhes, aka pirataria a força toda?

A ainda poucos anos atráz, andava eu de 56k, a estoirar 50-60 mensais e sakar um ficheiro de 10 mb era um martírio, e sakar algo de 500 megas era uma verdadeira "maratona" e acima disso nem pensar:007:

Agora com "apenas" 4 megas os mesmos 500 megas vem em... 20 minutos (~400 k/s):x2:

Make.Love
04-09-2007, 22:12
Acho que tá tudo dito!!!

Sejamos sinceros, temos ligações bastante boas que dá para tudo.

Temos ligações de até 24 mbps, com gigas e mais gigas de tráfego e/ou ilimitado ou quase... Vcs queriam era 200% ilimitado para que?

epah, destr0yer as coisas nao sao bem assim! Já nem falo na distancia á central, nao peço milagres, mas a verdade é que ha muitos mas mesmo muitos clientes a terem velocidades abaixo daquelas que podem ter fisicamente porque onde deveriam estar por exemplo 100 clientes estao 120. As centrais estao congestionadas.

E o que interessa o trafego com limite ou sem limites? Tirando Sapo/Telepac, todas as outras praticam traffic shaping alguns de forma abusiva em determinados protocolos.

TuxBoss
04-09-2007, 22:24
epah, destr0yer as coisas nao sao bem assim! Já nem falo na distancia á central, nao peço milagres, mas a verdade é que ha muitos mas mesmo muitos clientes a terem velocidades abaixo daquelas que podem ter fisicamente porque onde deveriam estar por exemplo 100 clientes estao 120. As centrais estao congestionadas.

E o que interessa o trafego com limite ou sem limites? Tirando Sapo/Telepac, todas as outras praticam traffic shaping alguns de forma abusiva em determinados protocolos.
Fisicamente era possível termos todos 10 gigas, achas que isso era viável?
O que os ISP's fizeram foi dar ao povinho o que eles queriam. Bufaram que queriam ligações de 20 megas, e eles deram-lhes 20 megas. O que o povinho se esqueceu é que não há milagres, e a não ser que existissem 100 ou 200 circuitos agregados de 10 gigas a fazer peering com backbones estrangeiros, e esses backbones tivessem 1000 ou 2000 circuitos iguais, e fossem gastos milhares de milhões em equipamentos para dar uso a esses circuitos (sem retorno diga-se), não há rede que tenha capacidade para ter milhares de utilizadores a leecharem banda feitos malucos.

O mal é que a maioria das pessoas não faz ideia nem dos custos de criar e gerir uma infraestructura de dados, nem tão pouco faz ideia da diferença de lucro entre um "home leecher" que não rende porra nenhuma a uma empresa, e um contracto com uma empresa média que rende 1000x mais e consome 1/10 da banda.

Metam na cabeça, quanto maior for a velocidade, maior vai ser o controlo de qualidade necessário para manter a rede utilizável e mais se vai fechar a torneira a aplicações e protocolos que comam banda desmesuradamente.

Make.Love
04-09-2007, 22:36
claro que nao é viavel, eu sempre fui contra o aumento disparatado das velocidades.

Preferia que todos tivéssemos ligações mais baixas e com maior qualidade, bem como um preço mais acessivel.

TuxBoss
04-09-2007, 22:39
claro que nao é viavel, eu sempre fui contra o aumento disparatado das velocidades.

Preferia que todos tivéssemos ligações mais baixas e com maior qualidade, bem como um preço mais acessivel.
Mas o que é que tu consideras como sendo uma ligação com maior qualidade?

Make.Love
04-09-2007, 22:56
Mas o que é que tu consideras como sendo uma ligação com maior qualidade?

Para mim uma ligação com qualidade é:

a)- Baixo preço

b)- Sem Traffic Shapping

c)- Sincronismo á velocidade contratada

d)- Pings baixos para fora da rede através de boas rotas contratadas entres os varios ISP´s

e)- taxas de contenção melhores para o publico em geral

f)- Limite de trafego, para uso dentro dos limites legais nao precisamos tráfego ilimitado, apesar de ja estarem melhores. No caso da PT, retirar a obrigatoriedade de adesão ao Debito directo e Factura electrónica para ter um maior volume de tráfego disponível.

g)- melhores velocidades de upload, muitas pessoas têm mais que um computador a utilizar a internet e velocidades como 128 e 256 sao ridiculas para a partilha de uma rede.

Conscientius
04-09-2007, 23:00
Estranho a Austrália não constar entre os primeiros. Recordo-me de ler notícias na BBC sobre a implementação da ADSL 2 em todo o território australiano, notícias essas datadas de 2004/05. Seria de esperar um contínuo melhoramento das suas redes, que tinham, à data, um largo avanço sobre outros países. Também estranho é ver a Noruega listada várias posições abaixo da portuguesa.

No entanto, no que se refere ao preço médio por 1Mb, aí a listagem parece concordante com a nossa percepção das performances, embora tudo relativamente nivelado.

Mais interessante seria ler sobre os mesmos índices num período alargado de 10 anos.

TuxBoss
04-09-2007, 23:10
Para mim uma ligação com qualidade é:

a)- Baixo preço

Dá-me um exemplo de um pacote que aches ter um bom preço.

b)- Sem Traffic Shapping

c)- Sincronismo á velocidade contratada

voltamos há mesma conversa.
Ou tens velocidades consideradas baixas pela maioria da pessoas e TS menos visível ou altas velocidades e consequentemente TS agressivo.

d)- Pings baixos para fora da rede através de boas rotas contratadas entres os varios ISP´s

e)- taxas de contenção melhores para o publico em geral

Se sabes como é que funciona uma rede de dados, a pergunta que se coloca é qual é para ti uma politica de classificação de relay de pacotes aceitável?
Aleatória, pray-it-gets-there, qual? É que o "ping" é uma coisa muito vaga. Queres uma baixa latência em relação a que tipo de pacotes? É que para uns chegarem mais depressa outros têm de chegar mais devagar.

Quanto ás taxas de contenção, vê a questão anterior

f)- Limite de trafego, para uso dentro dos limites legais nao precisamos tráfego ilimitado, apesar de ja estarem melhores. No caso da PT, retirar a obrigatoriedade de adesão ao Debito directo e Factura electrónica para ter um maior volume de tráfego disponível.

Neste ponto (as frases a seguir ao bold) estás a misturar coisas que não têm nada a ver umas com as outras.

g)- melhores velocidades de upload, muitas pessoas têm mais que um computador a utilizar a internet e velocidades como 128 e 256 sao ridiculas para a partilha de uma rede.
O que é que usas que necessite de mais de 256 k's ?

zbrix
05-09-2007, 00:03
de facto temos boas coisas neste país. é pena é pouca gente ter dinheiro que chegue para as coisa boas que cá há.

destr0yer
05-09-2007, 00:10

Isso de centrais congestionadas é problema do ISP, também não acredito que "lá fora" seja tudo limpinho...

De qualquer forma, não devemos "apenas" olhar para os outros e "lamentar", temos que ver o que era antes ou o depois...

Há cenas por melhorar, sim, mas que estamos muito melhor em termos de acessos que a poucos anos, nem há dúvidas...

Outra coisa, as redes de telefone antigas, não se troca uma rede gigante de cobre que nunca foi feita a pensar para ADSL e afins de um dia para o outro... Ainda um dia destes aqui perto de casa estavam a instalar cabos de fibra optica, como aqui não TV por cabo e não avisaram, presumo que seja mesmo telecomunicações.

karva
05-09-2007, 20:51
de facto temos boas coisas neste país. é pena é pouca gente ter dinheiro que chegue para as coisa boas que cá há.

Muito bem dito.

CheckerPT
03-10-2007, 09:21
Para mim ter velocidades de download altas não adianta grande coisa, a minha ligação está óptima e não tenho razão de queixa, a unica coisa que me chateia é ter 10Mbps de Download e 256Kbps de upload, é demasiado grande a diferença e a mim até me dava jeito ter um upload melhor!