View Full Version : Review versão "Retail" 5900 Ultra

Nemesis11
18-06-2003, 11:07
eVGA’s GeForceFX 5900 Ultra 256MB
http://www.gamepc.com/labs/print_content.asp?id=fx5900u

Já chegou às lojas a tão falada 5900 U.

Felizmente eles só têm bench's de jogos.
Parece-me que a 9800 256MB está um pouco à frente da 5900, mas a diferença não é muita.

Já agora, é dos meus olhos ou a placa está mais curta?

http://www.gamepc.com/images/labs/rev-fx5900u-boardSM.jpg

iJFerreira
18-06-2003, 15:56
quanto é que uma coisa destas custa?
:D
h

|Oc|CRASH_OVer
18-06-2003, 16:31
2 salarios minimos... lol

[siLciR]
18-06-2003, 17:28
Originally posted by |Oc|CRASH_OVer
2 salarios minimos... lol

+ subsidio de ferias.....

BarroZo
18-06-2003, 17:31
deve ser uma coisa boa em termos de 256mb ?

ptzs
18-06-2003, 17:35
Está igual a nivel de comprimento...bastante comprida mas não tanto quanto exageravam ser.

O preço nesta altura é proibitivo, alias como qq placa com 256mb de ram.

SKATAN
18-06-2003, 19:38
Fico parvo como um jogo como o WCIII só dá aqueles fps naquelas placas :eek: (mesmo com fsaa...)

ptzs
18-06-2003, 20:04
Deve ser uma demo cheia de unidades à pancada. Puxadito sem duvida.

Crusher
19-06-2003, 11:12
Até que enfim uma review sem Quakes e coisas parecidas... sempre é bom ver reviews de outros jogos. :)

Pena não terem tirado screenshots para verificar a qualidade de imagem... por exemplo o FSAA 8x na FX ainda deixa muito a desejar.

Raptor
19-06-2003, 11:29
gostei da review, finalmente algo sem ser baseado em Benchs sintéticas... :)

Assim sim... continuo a gostar mais da 9800Pro! :P

Nemesis11
19-06-2003, 14:17
Originally posted by iJFerreira
quanto é que uma coisa destas custa?
:D
h

http://www.gamepc.com/shop/product.asp?catalog%5Fname=GamePC+Online+Products&category%5Fname=Video+Card&product%5Fid=3D%2DEV5900U256

550$

Infelizmente já não vem com aspirador incluido como nas 5800 :D

Lasac
19-06-2003, 17:16
Originally posted by ptzs
Está igual a nivel de comprimento...bastante comprida mas não tanto quanto exageravam ser.

O preço nesta altura é proibitivo, alias como qq placa com 256mb de ram.

poix como smp:rolleyes:

vou mas é esperar pelo lançamento das R9800pro 256mb para o preço das 128mb baixarem e axim poupo €€€ :D

Korben_Dallas
20-06-2003, 01:08
Mas já há algum game que benificie dos 256MB? Talvez o Doom3/HL2 já precisem dos 256 a altas resoluções...

Pelo andar da coisa qq dia instalamos os jogos na RAM da gráfica :D

Archangel
20-06-2003, 07:57
Originally posted by Raptor
gostei da review, finalmente algo sem ser baseado em Benchs sintéticas... :)

Assim sim... continuo a gostar mais da 9800Pro! :P

Por acaso já viste algum review da ASUS GEFORCE FX5900 V9950 ULTRA TD 256MB?? Acabei de mandar vir uma de uma loja estrangeira!!! Espero q corra tudo bem, afinal estive poupando durante algum tempo pra poder comprar esta maravilha. Parece uma excelente opção, bem melhor que a Radeon 9800 Pro.. pena que me irá ficar pelos 601.02 EUR + portes. Mas vai valer a pena... :D

oc_nightmare
20-06-2003, 08:39
boa sorte entao:cool:
dpois posta aí os benchs:003: :003:

Strakata
20-06-2003, 08:57
alguém vai ser assassinado..........

Gandalf
20-06-2003, 10:09
Originally posted by Archangel
Parece uma excelente opção, bem melhor que a Radeon 9800 Pro.. pena que me irá ficar pelos 601.02 EUR + portes. Mas vai valer a pena... :D

Pk strakata? :D :D :D :D

JCmendes
20-06-2003, 10:26
Não se esqueçam que esta placa é uma placa de transição para o
NV40 que irá sair no final deste ano.

Outra coisa em relação aos 128/256M já vi uma review que a
diferença não é mesmo nada significativa penso que no Tomshardware.

Acho mesmo que n compensa por enquanto, faz-me lembrar a
a GF2 de 32M contra a de 64MB, tive uma de 64M uma Hercules,
bom e diferenças...são mais psicológicas. ;)

Raptor
20-06-2003, 11:11
Por acaso já viste algum review da ASUS GEFORCE FX5900 V9950 ULTRA TD 256MB?? Acabei de mandar vir uma de uma loja estrangeira!!! Espero q corra tudo bem, afinal estive poupando durante algum tempo pra poder comprar esta maravilha. Parece uma excelente opção, bem melhor que a Radeon 9800 Pro.. pena que me irá ficar pelos 601.02 EUR + portes. Mas vai valer a pena... :D

És de lisboa? tens PM...

ps: tens que mudar o avatar, fica-te mal agora o avatar da Radeon! ;)

Archangel
20-06-2003, 12:37
ps: tens que mudar o avatar, fica-te mal agora o avatar da Radeon! ;)

Enquanto a placa não chegar, vou me manter fiel ás origens. :) Desde a antiga Rage 3D 8MB integrada num compaq presario, até à mais recente 9700 pro, que só compro ATI.. com uma Maxtrox G400 pelo meio..

ps: já respondi à tua mensagem por PM

abc
20-06-2003, 13:12

Será que podias dizer qual é a loja ? Ando a fazer compras e mais uma loja para consultar dá sempre jeito.

Á primeira vista não me parece muito superior à 9800 Pro, acho que andam muito ela por ela e visto que a qualidade de imagem continua a ser superior na placa da ATI, prefiro a 9800 Pro.

Cumprimentos.

Raptor
20-06-2003, 13:34
Pelo que tenho visto ambas andam ela por ela, mas presumo que(sem overclocks) a GF FX 5900 Ultra tenha melhor performance em grande parte das situações que a R9800Pro 128MB, com a de 256MB já deverão estar ambas ao mesmo nível, uma superior num jogo, outra noutro, mas no 3dmark a ATI continua senhora dos topos!

PS: e eu a pensar que era doido em dar tanto dinheiro numa gráfica, afinal há piores que eu! :D É bom sinal! :D

Strakata
20-06-2003, 13:42
Evangelion-01,
A ATI é superior em qualidade de imagem se excluires o pormenor das texturas.

Raptor
20-06-2003, 13:43
Pormenor das texturas?

abc
20-06-2003, 14:08
Do que tenho lido, a arquitectura dos pipelines 4x2 e 8x1 não diferem muito em desempenho. Só se for o GPU Fill rate...
Explica por favor.

Nemesis11
20-06-2003, 14:15
Originally posted by Evangelion-01
Do que tenho lido, a arquitectura dos pipelines 4x2 e 8x1 não diferem muito em desempenho. Só se for o GPU Fill rate...
Explica por favor.

http://www.notforidiots.com/pipelines.php

EDIT: Mais uma review da evga http://firingsquad.gamers.com/hardware/evga_e-geforce_fx_5900_ultra_review/default.asp

EDIT2: Afinal a versão final é mesmo mais pequena.

http://firingsquad.gamers.com/hardware/evga_e-geforce_fx_5900_ultra_review/image.asp?key=27

SKATAN
20-06-2003, 15:56
Originally posted by Strakata
Evangelion-01,
A ATI é superior em qualidade de imagem se excluires o pormenor das texturas.

Esqueceste-te de dizer com o dobro dos FPS e com um fsaa 6x superior

Lasac
20-06-2003, 16:12
Originally posted by Nemesis11
EDIT2: Afinal a versão final é mesmo mais pequena.

http://firingsquad.gamers.com/hardware/evga_e-geforce_fx_5900_ultra_review/image.asp?key=27

LOL ganda turpedo! :-D

Tá mto melhor agora em termos de tamanho e com akele desenho na grelha da fan :D

Archangel
20-06-2003, 17:06
Será que podias dizer qual é a loja ? Ando a fazer compras e mais uma loja para consultar dá sempre jeito.

http://www.gminformatique.com :)

abc
20-06-2003, 17:48
Muito agradecido. :)

Strakata
20-06-2003, 20:31
Skatan,
Nas imagens que tu mostraste onde se notava um superior FSAA da ATI e uma superior qualidade de texturas da nVIDIA a diferença de FPS era o dobro? Explica-me essa do dobro. Para se notar a diferença nas texturas (provavelmente devido ao AF) a diferença entre as FPS é de 2x ou isso foi só uma boquinha para tentar desviar o assunto?

zer0
20-06-2003, 21:52
Pormenor das texturas?

São chatas e teimam em não desaparecer.
:-D

Por acaso já viste algum review da ASUS GEFORCE FX5900 V9950 ULTRA TD 256MB?? Acabei de mandar vir uma de uma loja estrangeira!!! Espero q corra tudo bem, afinal estive poupando durante algum tempo pra poder comprar esta maravilha. Parece uma excelente opção, bem melhor que a Radeon 9800 Pro.. pena que me irá ficar pelos 601.02 EUR + portes. Mas vai valer a pena...

Sinceramente.... espero que te divirtas tanto como eu a ler este forum
Boa compra
;)

SKATAN
21-06-2003, 02:08
Skatan,
Nas imagens que tu mostraste onde se notava um superior FSAA da ATI e uma superior qualidade de texturas da nVIDIA a diferença de FPS era o dobro? Explica-me essa do dobro. Para se notar a diferença nas texturas (provavelmente devido ao AF) a diferença entre as FPS é de 2x ou isso foi só uma boquinha para tentar desviar o assunto?

Estava apenas a constatar que nas imagens que postei a 9800 pro e 5900 ultra a correm com tudo no maximo está lá a 9800pro a dar 2x+ mais fps em ambos os mapas

Relativamente à qualidade de imagem o que salta logo ao olho é o fsaa inferior da 5900 ultra e depois quando ligamos a lupa é que se nota as texturas mais "afiadas" na ultra 5900 , coisa quase imperceptivel (a meu ver)

Quando se liga o fsaa em qualquer placa as texturas ficam sempre um pouquinho mais borradas , os detonator teem uma opcção de texture shaperning penso que nao tem nada a ver com AF

Olhando para as pics a qual achas que é mais agradavel ao olho 9800 pro ou 5900 ultra (sem pegar na lupa :-D) ?

zer0

é uma boa placa mas de longe uma boa compra , mas pelos vistos minha definição de boa compra deve ser diferente da tua :D

Strakata
21-06-2003, 08:47
Para mim até para as diferenças no FSAA é preciso ligar a lupa. Estilo aquela publicidade a um jogo de carros (GT acho) para a Playstation em que a meio da corrida o tipo decide parar e ficar a apreciar o por do sol.

Ou alguém aqui neste fórum consegue chegar ao pé de um monitor e identificar a placa gráfica (R8500P vs. GF5900U) apenas através do FSAA?

Claro que se me perguntares para fazer a distinção das duas placas com base em imagens destas:
1 (http://pwp.netcabo.pt/strakata/1052659778bQi2UIDZtB_7_1_l.png)
2 (http://pwp.netcabo.pt/strakata/1052659778bQi2UIDZtB_7_2_l.png)
3 (http://pwp.netcabo.pt/strakata/1052659778bQi2UIDZtB_7_3_l.png)
Aí já consigo.

PS: Algo me diz que o zer0 estava a ser 100% irónico.

zer0
21-06-2003, 10:04
Boa compra no sentido de a transação correr bem, da ultima vez mandei vir um tele da alemanha, tudo bem, quando recebo o mail de confirmacao da encomenda no fim da minha morada dizia espanha .... :puke:

Um "bom" negocio era este
http://www.crucial.com/eu/store/partspecs.asp?imodule=CTV9800P128A28&cat=Video+Card

Mas cada um sabe o que e melhor para si.

SKATAN
21-06-2003, 10:27
Para mim até para as diferenças no FSAA é preciso ligar a lupa. Estilo aquela publicidade a um jogo de carros (GT acho) para a Playstation em que a meio da corrida o tipo decide parar e ficar a apreciar o por do sol.

Ou alguém aqui neste fórum consegue chegar ao pé de um monitor e identificar a placa gráfica (R8500P vs. GF5900U) apenas através do FSAA?

Claro que se me perguntares para fazer a distinção das duas placas com base em imagens destas:
1 (http://pwp.netcabo.pt/strakata/1052659778bQi2UIDZtB_7_1_l.png)
2 (http://pwp.netcabo.pt/strakata/1052659778bQi2UIDZtB_7_2_l.png)
3 (http://pwp.netcabo.pt/strakata/1052659778bQi2UIDZtB_7_3_l.png)
Aí já consigo.

PS: Algo me diz que o zer0 estava a ser 100% irónico.

eu até dava importancia a isso do texture filter testapp v1.2 mas como isso não me serve pra jogar , mas pronto tem umas cores bonitas e há gostos para tudo

é um facto essa treta mostra a diferença do AF mas isso não me diz absolutamente NADA o que me diz é a diferença de IQ um jogo a correr em ambas as placas

A dif de fsaa é mais que obvia , quem viu nas pics que a 5900 u tem texturas mais sharp tem que estar a olhar mesmo com atenção , tmb tem olhos pra ver imediatamente a superioridade do fsaa da ati imediatamente (nem tinha reparado só depois de teres dito é que fui ver a lupa e deu pra ver num ponto do mapa o sharp)

Mas pronto como dizem os alentejanos ... beauty is in the eye of the beholder e isto não tem discussão

o inicio pensei logo que o zer0 estava a ser ironico (atidiot :P ) mas o smile despistou-me e por momentos pensei que tinha dito "boa compra" como quem diz o mesmo de quem comprou por exemplo um ferrari :P

Strakata
21-06-2003, 11:16
Só para o resto do pessoal não estar a apanhar do ar:
http://pwp.netcabo.pt/strakata/r98_gf59_iq.gif
1. 600KB, demora um bocado a carregar (é download nacional :P )

Apesar da compressão gif (256 cores), acho que não é precisa uma lupa assim tão grande para ver que há diferenças. Há diferenças óbvias ao nível do FSAA e nos círculos há diferenças não tão irrelevantes quanto isso ao nível das texturas.

Quanto às FPS, quem quiser assumir que a R9800 Pro é 2.5x mais rápida que a GF5900 Ultra está à vontade.

Isto é só para dar uma achega ao mito da qualidade de imagem das GF ser muito má e a das Radeons ser muito boa (melhor). É como aqueles mitos dos bugs "dos AMD" que só ao fim de algum tempo e depois de alguém se dar ao trabalho de verificar lá começaram a cair por terra.

Crusher
21-06-2003, 13:17
Em FSAA a ATI é superior... quanto as texturas acho que estão muito iguais... em certas partes a 9800 a qualidade é mais agressiva noutras é mais esbatida.

Isso têm a ver com o AF da ATI que em qualidade é um pouco pior mas se ao jogar acham que se nota a diferença... é que a jogar entre o FSAA 6x da ATI e o FSAA 8x da Nvidia nota-se a diferença: qualidade e speed. :D

E nem sequer é precisso usar FSAA 6x no caso da ATI.

Raptor
21-06-2003, 13:20
Tendo em conta essas imagens, reparo que as texturas do chão na ATI são melhores e mais realistas, na "rampa" as da 5900 são mais sharp, a arma é um bocado dificil pq estão em posições diferentes, no muro as texturas da 5900 são mais sharp novamente.

Mas já agora, aproveito a ocasião para demonstrar que apesar da 5900 estar a usar FSAA de 8X, nota-se ainda muito o efeito de "escada"...
Vejam no topo dos muros (ou paredes), cá em cima, nota-se os "quadradinhos", e nos encaixes dos vidros, especialmente na fila de baixo, mesmo ao lado direito do circulo que está no muro... está tudo aos quadradinhos...

Comparem os sitios que eu coloquei um circulo preto com a imagem que o strakata colocou anteriormente.

Crusher
21-06-2003, 13:24
Não é só no chão... naquela parte onde têm aquelas luzes (perto da arma) nota-se pelo menos nessa parte que a 9800 até é melhor....

E nem tinha circulo essa parte. :D

Raptor
21-06-2003, 13:27
exacto, está mais borrado na 5900...

Faltam circulos nas imagens comparativas...

Ou seja, nuns casos uma é melhor, noutros é pior!a

prefito ter um cadito mais borrada a textura ao longe, do que ver aos "quadradinhos" e com menos fps... :P

abc
21-06-2003, 13:42
Originally posted by zer0
Boa compra no sentido de a transação correr bem, da ultima vez mandei vir um tele da alemanha, tudo bem, quando recebo o mail de confirmacao da encomenda no fim da minha morada dizia espanha .... :puke:

Um "bom" negocio era este
http://www.crucial.com/eu/store/partspecs.asp?imodule=CTV9800P128A28&cat=Video+Card

Mas cada um sabe o que e melhor para si.

Mandei vir material da Alemanha (www.kmelektronik.com) mais de 10 vezes e a única vez que tive problemas foi quando a Ti4600 que tinha encomendado tinha sido roubada pelo caminho já cá em Portugal estando debaixo da alçada dos CTT. Apesar da falta cooperação dos CTT, a loja enviou-me 3 dias depois uma placa a custo zero e tratou da situação com os CTT (que se tornaram estranhamente cooperativos quando a empresa lhes caiu em cima). Posso dizer que sou um cliente muito satisfeito. :D
Infelizmente vou mudar de fornecedor devido ao método de pagamento. Antigamente era à cobrança e agora só por transferência bancária. Fiz uma vez uma transferência bancária para o UK e o custo da mesma foi tão elevado, que não vale a pena. :confused:

Raptor
21-06-2003, 13:57
Aconteceu-me o mesmo quando comprei a Kryotech, os custos de uma transferencia bancária para o estranjeiro são simplesmente insuportáveis.

Strakata
21-06-2003, 14:13
>Faltam circulos nas imagens comparativas...
Não vejo um único sítio onde as texturas da Radeon sejam superiores às da GF.
O Crusher ainda falou na zona junto das luzes mas aí acho que é a mesma coisa. E ainda para mais é uma zona cheia de grão devido à compressão a que as imagens estão sujeitas.

Em relação ao FSAA, acho que ninguém contesta a superioridade da Radeon. Assim sendo não me dei ao trabalho de evidenciar as diferenças já que elas existem em qualquer zona propensa a jaggies como essas dos círculos pretos.

O que se discute ontem, hoje e sempre é a qualidade de imagem no global. E para a qualidade de imagem também conta a qualidade das texturas que, pelo menos na minha opinião, é superior na GF5800 => há muito mais nitidez. Isso também acontece porque o AA é superior na GF5800, algo que é visível nos screenshots que linkei antes (os tais que não interessam porque não são de jogos...)

Madril
21-06-2003, 15:30
Aconteceu-me o mesmo quando comprei a Kryotech, os custos de uma transferencia bancária para o estranjeiro são simplesmente insuportáveis.

Segundo sei sao 25€ ... pra kem paga 500 tambem paga 525€ :P

E para isso existe uma coisita xamada PayPal :P

abc
21-06-2003, 15:56
Os custos das transferências bancárias não são fixos, na que fiz para o UK foram pelo menos 90€. Também depende do banco que utilizas, do montante e de outros factores.
Quanto ao PayPal não sei bem como funciona visto que nunca usei mas de qualquer forma acho que exste um procedimento espcífico para pagamentos PayPal que a loja em questão não aceita.

Raptor
21-06-2003, 18:39
usei a caixa geral de depósitos que é aonde tenho a conta, e era mais facil para mim, e paguei 52€ a mais no total do valor.

Rudzer
21-06-2003, 19:01
OT: O custo destas transferencias entre bancos de paises de diferentes, vulgar-me chamadas wire transfers depende do banco que usamos e do banco para quem vamos fazer a transferencia!

Se bem que esses 90€ são ridiculos Evangelion-01, das que me fazem e faço o custo ronda normalmente 40€-60€

Rudzer
21-06-2003, 19:02
Originally posted by Madril
E para isso existe uma coisita xamada PayPal :P

Já ocorreu que a pessoa/entidade a quem o Raptor tava a pagar não suporte o uso do paypal...

quem vir o teu post até pensa que é um standart comparável à utilização de CC :rolleyes:

abc
21-06-2003, 19:43
Originally posted by Rudzer
OT: O custo destas transferencias entre bancos de paises de diferentes, vulgar-me chamadas wire transfers depende do banco que usamos e do banco para quem vamos fazer a transferencia!

Se bem que esses 90€ são ridiculos Evangelion-01, das que me fazem e faço o custo ronda normalmente 40€-60€

Entretanto já mudei de Banco e já foi há uns 1~2 anos, salvo erro. As taxas eram simplesmente abusivas. No entanto 40~60€ é ainda um preço muito alto.

Penso também que foi bastante cara devido talvez ao montante envolvido na transacção.

Rudzer
21-06-2003, 19:47
Entretanto já mudei de Banco e já foi há uns 1~2 anos, salvo erro. As taxas eram simplesmente abusivas. No entanto 40~60€ é ainda um preço muito alto.

Abusivo? Então has-de tentar enviar ou receber dinheiro via Western Union pra ver o que é abusivo...a vantagem é que podes ir levantar a cheta rapidamente (algumas horas dps de enviado), e com uma wire é alguns dias!

enquanto que com um cheque ficas bue tempo à espera e dps é mais um porradão de dias pra depositar cheques estrangeiros, dos quais tb tiram €€ para cobrir "taxas".

abc
21-06-2003, 20:05
Dentro duma União cujos objectivos são tornar a Europa numa zona económica única, os preços das transferências interbancárias deveriam ser universais e ao nível das transferências nacionais.
Além disso, o facto de existirem soluções mais dispendiosas não implica que as mais económicas sejam ainda assim caras.

iJFerreira
21-06-2003, 21:20
A partir de dia 1 de Julho qq transferência dentro do
espaço da moeda única até 12500€ não pode custar mais do que
uma transferência nacional. (isto pode ter várias interpretações)

Eu uso o BES, mas propriamente o BEST e eles costumam
cobrar 12 Euros + 3.5 Euros (despesas do banco destino).

Consultar: caderno do banco de portugal.

http://www.bportugal.pt/publish/cadernos/transferenciascredito.pdf

página 7: E, finalmente, quanto se terá que pagar por uma TEI?

Archangel
22-06-2003, 08:49
Originally posted by Rudzer
Abusivo? Então has-de tentar enviar ou receber dinheiro via Western Union pra ver o que é abusivo...a vantagem é que podes ir levantar a cheta rapidamente (algumas horas dps de enviado), e com uma wire é alguns dias!

enquanto que com um cheque ficas bue tempo à espera e dps é mais um porradão de dias pra depositar cheques estrangeiros, dos quais tb tiram €€ para cobrir "taxas".

Pois é, quanto a isso tens razão. Lembro-me que um dia enviei 2400 euros através da Western Union e tive de pagar qualquer coisa como 100 euros de taxas. Mas valeu a pena pois é rápido, seguro e eficaz. Passadas poucas horas o pessoal do outro lado já pode receber o dinheiro.