View Full Version : Upgrade CAIXA/FONTE
Boas,
Não sei se esta é a secção mais correcta do fórum para postar mas como vi que por aqui para pessoal com experiencia em configurar e montar sistemas decidi-me por aqui. Se fiz mal desde já as minhas desculpas.
Há uns tempos comecei a dar por um ruído bastante agudo da minha torre e uma quebra bastante acentuado na performance. Decidi então por um cooler zalman na minha XFX 6800GT pensando eu que iria resolver o problema, pelos vistos resolveu baixou a temperatura do GPU mas o ruído continuou.
Foi então que decidi trocar a minha fonte. Após me informar sobre o assunto cheguei a conclusão que já o deveria ter feito a muito mais tempo porque a minha fonte actual de 240W suporta 1 LEITOR CD/DVD 3 discos (1SATA+2IDE), a gráfica XFX6800GT e o processador Intel P4 3.0GHZ.
Aproveitei o lanço e decidi trocar a caixa
Desta:
http://www.extreme-computers.pt/imagens/produtos/tsunami.jpg
para esta:
http://www.extreme-computers.pt/imagens/produtos/NZXT_Apollo_Blue.jpg
e junto com ela e uma pasta térmica adquiri esta fonte que na minha opinião foi a que se relevou melhor em relação à qualidade oferecida e ao preço:
http://www.extreme-computers.pt/imagens/produtos/lc140.jpg
LC-POWER 550W 6550 GREEN POWER V2.0 140MM
Agora o problema é que nunca troquei nem montei nenhum pc de caixa.
O meu sistema é o seguinte:
ASRock 775Dual-880Pro
INTEL P4 3.0 SOCKET 775
XFX 6800GT
3 discos (1 sata 200GB / 2 IDE 120GB+80GB)
1GB DDR I
Ora aqui começam as minhas duvidas...
As fontes quando se comprar novas geralmente trazem cabos para ligar aos discos e etc porque quer-me parecer que estes vão ser curtos visto estarem numa caixa mais pequena...
Criei este tópico para que users mais experientes me dessem dicas sobre a troca de caixas pormenores e etc visto ser a primeira vez que vou fazer isto estou com um bocado de apreensão relativamente a isto.
Obrigado a todos ;)
Scarecrow 19-08-2007, 03:23 Desculpa, pode ser das horas e eu estar com sono mas não percebi bem a dúvida.
Estás com receio que os cabos da fonte nova sejam curtos?? Não deves ter problema nenhum.
É tudo bastante fácil, desligas os cabos todos da outra caixa, tiras a board e metes na caixa nova(a propósito é muito bonita.. que modelo e marca é essa?), ligas tudo na caixa nova e voilá.
E totalmente off-topic, continuas com o stock cooler da Intel? Porque o barulho também pode vir daí.
Cumps e óptima escolha na fonte :)
Desculpa, pode ser das horas e eu estar com sono mas não percebi bem a dúvida.
Estás com receio que os cabos da fonte nova sejam curtos?? Não deves ter problema nenhum.
É tudo bastante fácil, desligas os cabos todos da outra caixa, tiras a board e metes na caixa nova(a propósito é muito bonita.. que modelo e marca é essa?), ligas tudo na caixa nova e voilá.
E totalmente off-topic, continuas com o stock cooler da Intel? Porque o barulho também pode vir daí.
Cumps e óptima escolha na fonte :)
Sim o receio prende-se com os cabos não sei se vêm incluídos ou se são comprados à parte...
A caixa é da marca NZXT modelo Apollo Blue é sem duvida muito bonita :)
Sim continuo com o stock cooler mas em breve vou adquirir um C2D portanto se investir num cooler o que não me parece provavel vai ser um que depois seja compativel com um C2D.
Obrigado pelos esclarecimentos :)
Scarecrow 19-08-2007, 03:34 Os cabos de alimentação para discos,etc, vêm todos incluídos com a fonte.
A socket é igual à dos C2D(775) podes comprar um cooler agora ou depois não vais ter problema nenhum.
Cumps
Os cabos de alimentação para discos,etc, vêm todos incluídos com a fonte.
A socket é igual à dos C2D(775) podes comprar um cooler agora ou depois não vais ter problema nenhum.
Cumps
Mais um vez obrigado :)
Jorge Paiva 19-08-2007, 10:27 Em princípio quer as caixas, quer as fontes, quer as motherboards são feitas num formato que garante as compatibilidades de comprimentos, tipos de fichas, etc. No teu caso e na maioria dos casos, estamos perante o formato ATX. Portanto, não tenhas receios quanto à questão se os comprimentos dos cabos, chegam ou não!
Em primeiro lugar montas a nova fonte na nova caixa.
Seguidamente colocas as porcas para a motherboard na nova caixa (normalmente vêm num saco de plástico para serem colocadas).
Depois fazes a mudança das drives.
Depois colocas a motherboard.
Depois tens de ligar os diversos cabos de alimentação e de comunicação (IDE, SATA, USB, FIREWIRE, SOM, etc.).
O mais complicado, e tens de ter ao pé de ti o manual da board, é a ligação do "Power Switch" do "Reset", do "HDD Led" e do ""Power Led".
Boa sorte! Qualquer dúvida coloca aqui :)
Boa sorte
Em princípio quer as caixas, quer as fontes, quer as motherboards são feitas num formato que garante as compatibilidades de comprimentos, tipos de fichas, etc. No teu caso e na maioria dos casos, estamos perante o formato ATX. Portanto, não tenhas receios quanto à questão se os comprimentos dos cabos, chegam ou não!
Em primeiro lugar montas a nova fonte na nova caixa.
Seguidamente colocas as porcas para a motherboard na nova caixa (normalmente vêm num saco de plástico para serem colocadas).
Depois fazes a mudança das drives.
Depois colocas a motherboard.
Depois tens de ligar os diversos cabos de alimentação e de comunicação (IDE, SATA, USB, FIREWIRE, SOM, etc.).
O mais complicado, e tens de ter ao pé de ti o manual da board, é a ligação do "Power Switch" do "Reset", do "HDD Led" e do ""Power Led".
Boa sorte! Qualquer dúvida coloca aqui :)
Boa sorte
Obrigado pelos teus preciosos conselhos Jorge :)
Já agora estou com uma duvida..
Como desmonto o stock cooler do meu CPU? queria limpar-lo e por-lhe pasta térmica
aqui fica a foto:
http://heldersousa.com.sapo.pt/Img002.jpg
é daqueles que tem 4 encaixes um em cada canto já lá estive a ver e não consegui e não quero estragar aquilo
Obrigado :)
Scarecrow 19-08-2007, 20:52 Se olhares para cada encaixe, aquilo não tem uma indicação de uma seta lá?
Se for como eu estou a pensar.. é só girar cada encaixe(no sentido contrário da seta, que a seta indica como encaixar) que o cooler sai.
Cumps
blastarr 19-08-2007, 20:59 Se olhares para cada encaixe, aquilo não tem uma indicação de uma seta lá?
Se for como eu estou a pensar.. é só girar cada encaixe(no sentido contrário da seta, que a seta indica como encaixar) que o cooler sai.
Cumps
Não é só assim.
Tem de se fazer pressão sobre o sítio onde está a seta enquanto se roda, para se soltar do outro lado da motherboard e poder desmontar.
Só quando se monta é que não é necessário rodar cada um dos quatro pinos do cooler.
Scarecrow 19-08-2007, 21:02 Não é só assim.
Tem de se fazer pressão sobre o sítio onde está a seta enquanto se roda, para se soltar do outro lado da motherboard e poder desmontar.
Só quando se monta é que não é necessário rodar cada um dos quatro pinos do cooler.
Pois já não me lembrava exactamente.
Olha a indicação do blastarr então :)
Cumps
É mesmo assim tem as ditas setas e tudo :)
Obrigado a ambos :)
Como esperado já tenho tudo montado nos conformes.. agora faltame ligar os leds da caixa a motherboard e nao consigo no manual da board ta tudo mal explicado..
a board e uma asrock 775-880 DUAL CHANNEL o manual dela é este:
http://download.asrock.com/manual/775Dual-880Pro.pdf
e o manual da caixa e este:
http://www.nzxt.com/Download/apollo_manual_eng.doc
se alguem me poder ajudar ficava agradecido :)
tou-me a ver grego com isto
Jorge Paiva 20-08-2007, 23:32 O local onde vais ligar os fios da tua caixa na motherboard está indicado no ponto 13 da figura da página 12 do manual da motherboard - Front Panel Header localizado no canto inferior direito da tua motherboard.
O esquema das ligações encontra-se explicitado na primeira figura da página 24 do manual da tua motherboard - Front Panel Header.
Assim, deves fazer o seguinte:
1- O terminal da caixa que diz Power SW (uma ficha com dois furos) ligas nos 2 pinos que dizem PWR BTN + Ground do Front Panel Header;
2 - O terminal da caixa que diz Reset SW (uma ficha com dois furos) ligas no pinos Reset# + Ground do Front Panel Header;
3 - O terminal da caixa que diz PLed (uma ficha com dois furos) ligas nos pinos PLed+ e PLed- do Front Panel Header;
4 - O terminal da caixa que diz HDD Led (uma ficha com dois furos) ligas nos pinos HDLed+ e Hd Led- do Front Panel Header.
Não te esqueças de ligar a ficha de 4 pinos disponível no frontal da tua caixa a uma molex de 4 pinos da fonte de alimentação.
Penso que é tudo :)
Boa sorte ;)
O local onde vais ligar os fios da tua caixa na motherboard está indicado no ponto 13 da figura da página 12 do manual da motherboard - Front Panel Header localizado no canto inferior direito da tua motherboard.
O esquema das ligações encontra-se explicitado na primeira figura da página 24 do manual da tua motherboard - Front Panel Header.
Assim, deves fazer o seguinte:
1- O terminal da caixa que diz Power SW (uma ficha com dois furos) ligas nos 2 pinos que dizem PWR BTN + Ground do Front Panel Header;
2 - O terminal da caixa que diz Reset SW (uma ficha com dois furos) ligas no pinos Reset# + Ground do Front Panel Header;
3 - O terminal da caixa que diz PLed (uma ficha com dois furos) ligas nos pinos PLed+ e PLed- do Front Panel Header;
4 - O terminal da caixa que diz HDD Led (uma ficha com dois furos) ligas nos pinos HDLed+ e Hd Led- do Front Panel Header.
Não te esqueças de ligar a ficha de 4 pinos disponível no frontal da tua caixa a uma molex de 4 pinos da fonte de alimentação.
Penso que é tudo :)
Boa sorte ;)
fiz isso a bocado por acaso tive uma hora a ver e rever os manuais aquilo vem muito mal explicado ainda por cima os leds na caixa tem outro nome...
mas lá ser pôs a dar :)
Muito obrigado do tudo Jorge :)
Algúem me pode ajudar..
Não consigo desmontar um P4 2.6 socket 478 do meu irmão os encaixes são assim:
http://www.computex.ws/img/ProdImages/1697_big.jpg
Se alguem me pode ajudar,
Obrigado :)
Jorge Paiva 27-08-2007, 01:24 Tens que girar as patilhas na vertical! Sabes que estão bem porque o dissipador fica "folgado" e as patilhas não fazem força.
Depois tens que carregar ligeiramente para baixo e agarrares nas presas de plástico de um dos lados que encaixam na moldura de fixação do socket e puxa-as para fora, depois repete a operação do outro lado.
Boa sorte!
|
|