View Full Version : Sony Cyber-shot DSC-H7

Luxuriant
16-08-2007, 21:31
Estava a pensar comprar esta maquina. Sou um iniciante no mundo da fotografia. O que acham? Existem alguma melhor na relação preço qualidade.

adolfo dias
16-08-2007, 22:10
sim, fuji s6500fd

Luxuriant
17-08-2007, 13:38
Quais a desvantagensa da sony em relação a essa Fuji?

adolfo dias
17-08-2007, 14:14
a fuji tem um sensor melhor que a sony, o que vai facilitar o aumento do iso e tem controlo de zoom e foco no anel o que torna o zoom mais preciso e gasta menos bateria.

Luxuriant
17-08-2007, 23:02
a fuji tem um sensor melhor que a sony, o que vai facilitar o aumento do iso e tem controlo de zoom e foco no anel o que torna o zoom mais preciso e gasta menos bateria.
tirando a fuji sugeres mais alguma como alternativa à sony

adolfo dias
17-08-2007, 23:24
canon s3is
panasonic fz8

tkm_[pt]
17-08-2007, 23:26
tirando a fuji sugeres mais alguma como alternativa à sony

Canon S3 (http://www.dpreview.com/reviews/CanonS3IS/Default.asp) ou S5 (http://www.dpreview.com/reviews/CanonS5is/) e Panasonic FZ 8 (http://www.dpreview.com/reviews/panasonicfz8/) são as rivais à Sony DSC H7 nesse campo. Vê se alguma te agrada.

mundano
17-08-2007, 23:34
Isso depende do que pretendes fazer com a maquina... As Sony geralmente são excelentes maquinas para o tipico consumidor das poit and shot.. Porque têm estilo, estão cheias de "features" apreciadas por esse publico alvo, etc.. etc..

E apesar das Cybershot geralmente não terem lentes de qualidade comparável à concorrência, com boa luz, actualmente qualquer maquina tira boas fotos..

Agora, se queres aprender mais sobre fotografia e técnicas fotográficas, se queres tirar fotografias em condições de luz difíceis, etc.. etc.. Nem penses duas vezes.. Entre a Sony e a Fuji, escolhe a Fuji...

Já agora, como alternativa à Sony tens as Panasonic. Que também tem excelentes maquinas na área das bridges como a Lumix FZ8EF.. A FZ8EF em relação à Fuji também não tem um sensor tão bom em condições de pouca luz, mas por outro lado tem uma excelente lente da leica. que além de ter estabilização óptica, mesmo no máximo do zoom consegue ter uma abertura de F/3.3 o que é praticamente 1 F-stop melhor do que a H7 no máximo do zoom (F/4.5) e mais de 1 F-stops melhor do que a Fuji S6500 no maximo do Zoom (F/4.9)...

Luxuriant
18-08-2007, 00:01
O meu objectivo é aprender mais sobre fotografia. Dai a escolha de uma bridge para iniciar. inicialmente pensei na sony dsc h7, mas pelo que leio não é a melhor escolha.
Mas agora fiquei indeciso entre 3 Fuji S6500, Lumix FZ 8 e Canon S3. A Lumix da panasonic parece-me agradavel.

Na vossa opinião para alguem que se inicia com qual ficaria mais bem servido.

adolfo dias
18-08-2007, 00:02
com a fuji

Luxuriant
18-08-2007, 00:10
Sinto-me mais inclinado para a panasonic. Faz muita difença da fuji? em preço são equivalentes.

adolfo dias
18-08-2007, 00:16
basicamente a fuji tem o melhor sensor que existe em bridges, logo ai afasta td a concorrencia, excepto a FZ50
a fuji é a meu ver a unica que pode ser considerada uma bridge. de resto são superzooms
pessoalmente optava por uma máquina que tivesse anel de foco e zoom na lente pelas razões que já disse em cima

se queres mais zoom opta pela panasonic, se queres mais qualidade geral tv devas optar pela fuji
apenas vejo o contra de ser a pilhas e de usar cartões XD que são mais caros

kidloco
18-08-2007, 00:26
Porque não perguntas "quero uma máquina que não seja Fuji" ?

É que já te aconselharam mais do que uma vez as Fuji e continuas a perguntar por outras marcas...

mundano
18-08-2007, 01:10
Eu pessoalmente escolheria a Fuji por várias razões...

1º - Tem um Super CCD capaz de produzir boas fotos até ISO 800 e fotos bastante usáveis até ISO 1200~1600.. Já a Sony ou a Panasonic começam a deixar de ter resultados decentes logo a partir de ISO 200~400...

Caso não saibas o que é o ISO, basicamente é uma medida que se usava para especificar a sensibilidade dos rolos fotográficos. Um rolo ISO 200 tinha o dobro da sensibilidade de um ISO 100, e por isso, para a mesma exposição precisava apenas de metade da luz. O preço era o detalhe, quanto mais ISO menos detalhe..

Nos sensores é +/- a mesma coisa.. Ao aumentar o ISO que a maquina faz é amplificar o sinal do sensor de forma a obter os mesmos resultados com menos luz. O problema é que também se amplifica o ruído que os sensores produzem.. E por isso as imagens começam a ficar todas granuladas e a perder os detalhes..

No caso da Fuji graças a um sensor bem maior em dimensões físicas do que o da Panasonic e da Sony e que tem pixels em forma de favo de abelha (em vez de quadrados) que é por essa razão mais eficiente na captação de luz, é possível obter boas fotos com ISO muito mais alto. Isso sigifica que tirar fotos dentro de uma igreja, ou museu onde não se pode usar flash, não é problema na Fuji.

E como é óbvio, se o sensor é mais eficaz na captação de luz, em condições ideais com ISO 100 também acaba por ser melhor, mas ai as diferenças são pouco notórias.

2º - A Fuji tem anel para o zoom e para a focagem na lente. No caso da Panasoni é possível encontrar câmaras com anel de focagem e zoom, mas só em câmaras como a FZ10, com preços bem mais altos..

3º - A Fuji tem um corpo muito solido e de excelente qualidade.. As Panasonic nesse ponto também são excelentes.. Mas a Sony H7/H9 por exemplo é uma desilusão.. O seu corpo é feito em plástico de aspecto barato..

4º - A Fuji S6500 pode levar complementos ópticos, como aumentos de zoom ou de wide angle.. Penso que as outras 2 não dão essa possibilidade.

É claro que nem tudo são vantagens.. A Panasonic por exemplo a nível de lentes está num mundo à parte.. Tem lentes com estabilização óptica em conjunção com aberturas que mais nenhuma marca oferece. Mas somando tudo, especialmente se queres aprender... A Fuji S6500 dentro desta gama de preços é a opção lógica..

Luxuriant
18-08-2007, 11:49
Apenas quero analisar todas as possibilidades.

Vou-vos dizer o que vejo de desvantagem na fuji em realção à panasonic, Zoom, lentes, Pilhas.

Não sei se isto é muito importante, mas para um novato na coisa chamou-me à atenção.

SideWalker
18-08-2007, 12:13
Zoom, lentes, Pilhas.

Zoom? Eu acho que o range de focais da fuji a começar em 28mm é bem mais inetressante que o da panasonic. Acredita que dá mais jeito que o bocadinho de tele extra que a panasonic possa ter.
Lente, sim talvez seja um pouco superior, mas isso não faz a da fuji própriamente má. E o sensor bem melhor compensa largamente.
Pilhas, há as chamadas recarregáveis. ;)

Acho que é unânime que a Fuji é melhor compra, agora se embicaste para a Lumix, força, também não vais mal servido. É como as lentes. A Fuji ser melhos não faz da Panasonic má.

mundano
18-08-2007, 12:35
Queres uma dica, ve estes testes, não tem a Sony H7, mas tem a Sony H9, que grosso modo é uma maquina igual em termos fotográficos e em termos ópticos, mas que tem umas paneleirices a mais.

Fuji S6500fd
http://www.dcresource.com/reviews/fuji/finepix_s6000fd-review/

Panasonix FZ8
http://www.dcresource.com/reviews/panasonic/dmc_fz8-review/index.shtml

Sony H9
http://www.dcresource.com/reviews/sony/dsc_h9-review/

mundano
18-08-2007, 12:41
Zoom? Eu acho que o range de focais da fuji a começar em 28mm é bem mais inetressante que o da panasonic. Acredita que dá mais jeito que o bocadinho de tele extra que a panasonic possa ter.
Lente, sim talvez seja um pouco superior, mas isso não faz a da fuji própriamente má. E o sensor bem melhor compensa largamente.
Pilhas, há as chamadas recarregáveis. ;)

Acho que é unânime que a Fuji é melhor compra, agora se embicaste para a Lumix, força, também não vais mal servido. É como as lentes. A Fuji ser melhos não faz da Panasonic má.

Um Wide Angle de 28mm realmente dá bem mais jeito do que o alcance extra no máximo do tele...

Eu pessoalmente se tivesse grande interesse em um Zoom mais flexivel, esperaria mais uns dias pela FZ18.. Com zoom 28-500 mm.. (18x)

adolfo dias
18-08-2007, 13:07
tenho algumas duvidas acerca da qualidade dessa máquina...
isso é zoom a mais para uma máquina. a panasonic apesar de ter umas lentes fabulosas n tem um sensor capaz de processar devidamente a imgem
se usar o venus engine III então vai ser uma banhada. qd se for a ver aquilo em tamanho real vai parecer borrões de tinta

é preferivel (a meu ver) investir num tele conversor de boa qualidade e usar por ex na fuji
gastando 250€ num TC 2x na fuji ficava com 600mm de tele. n é qq um que gasta dinheiro nisso e a qualidade iria degradar um pouco, mas penso que o resultado final iria ser ainda bastante bom

Luxuriant
18-08-2007, 13:22
Parece-me a panasonic fica atrás. Mostra numas coisas mas perde em outras menos visiveis aos amadores.

Falaram numa maquina nova que está para sair a FZ18. Este maquina corrige as falhas da FZ8? Vale a pena espera por ela.

Em relação à fuji sabem se esta vai ser susbtituida em breve ou ainda se vai manter?

adolfo dias
18-08-2007, 20:22
a fz18 vai ser uma fz8 com mais zoom, pouco mais que isso
até agora inda n vi nd sobre uma substituta da s6500 ou s9600

Luxuriant
18-08-2007, 20:58
Sendo assim fica de fora a nova maquina FZ18.

Agradeço a vossa ajuda ficou muito mais elucidado sobre o que comprar. Agora antes da decisão final vou à Fnac pegar nas duas opções e tomar uma decisão final. Mas a fuji está a ganhar terreno.

adolfo dias
18-08-2007, 22:05
a principal diferença entre as panasonic é mm o zoom.. 36-432mm vs 28-504mm na fz18 e mais 1mp na resolução

mundano
19-08-2007, 01:01
tenho algumas duvidas acerca da qualidade dessa máquina...
isso é zoom a mais para uma máquina. a panasonic apesar de ter umas lentes fabulosas n tem um sensor capaz de processar devidamente a imgem
se usar o venus engine III então vai ser uma banhada. qd se for a ver aquilo em tamanho real vai parecer borrões de tinta

é preferivel (a meu ver) investir num tele conversor de boa qualidade e usar por ex na fuji
gastando 250€ num TC 2x na fuji ficava com 600mm de tele. n é qq um que gasta dinheiro nisso e a qualidade iria degradar um pouco, mas penso que o resultado final iria ser ainda bastante bom

MAis uma vez volto a dizer-te.. isso dos tele conversores é um engano.

A FZ18 tem, salvo erro uma abertura de F/4.2 no máximo do zoom, é uma excelente abertura para uma lente com 18x de zoom.. A Fuji com um teleconversor de 2X ficaria com um f/9.8... Isso seria uma lente ultra-lenta e que produziria resultados duvidosos..

adolfo dias
19-08-2007, 01:22
ainda n me esqueci
a ver se na 2ª consigo ir fazer o teste com os TC

kidloco
19-08-2007, 02:50
Mas alguém usa 500mm ? aquilo é estupidamente grande.

Trocava 200mm (em tele) por -10mm (em wide) -> 18-300... mas de caras!

Luxuriant
19-08-2007, 11:51
Então a vossa escolha seria a panasonic? Acham que vale a pena esperar pela nova? A FZ18 ou a FZ8 é suficientemente boa para um amador?

mundano
19-08-2007, 11:53
Então a vossa escolha seria a panasonic? Acham que vale a pena esperar pela nova? A FZ18 ou a FZ8 é suficientemente boa para um amador?

Não, na gama das bridges, a minha escolha seria a Fujifilm... Definitivamente...

Tal como já disse, além de ter uma qualidade de imagem muito boa graças ao Super CCD, é a mais parecida com uma SLR, tem anel de focagem e zoom, etc.. etc.. Pelo que para aprender de longe é a melhor, e quando dominares alguma técnicas é a que te permite obter melhores resultados..

A Panasonic, é uma boa máquina, melhor do que a Sony na minha opinião, mas tem um sensor que é pequenino..

Podes ter aqui uma ideia dos tamanhos dos vários sensores:

http://a.img-dpreview.com/articles/compactcamerahighiso/images/sensorsizes.gif

Os dois maiores é o que se usa em SLR's... O da Fuji é do tamanho do 1/1.8 e o da Panasonic é do tamanho do mais pequenino. Ou seja, tudo somado a Fuji tem um sensor de 45mm^2, enquanto que a Panasonic tem uma area de apenas 25,5mm^2.. Se a isto somares o facto de a Fuji nessa area ter 6Mpixels e a Panasonic ter 8Mpixels percebes que cada pixel da Fuji tem um tamanho de 7.4 µm2 já os da Panasonic têm um tamanho de 3.6 µm2 ... Ou seja, cada pixel da Panasonic recebe menos de metade da Luz que recebe cada um na Fuji, pelo que sempre que há condições de pouca luz a Panasonic vai ter resultados MUITO piores do que a Fuji...

Luxuriant
19-08-2007, 12:27
Obrigado pela ajuda, sinto-me muito mais esclarecido. Graças a vossa opinião já aprendi umas coisas sobre maquinas fotograficas. :D

adolfo dias
19-08-2007, 13:25
Mas alguém usa 500mm ? aquilo é estupidamente grande.

Trocava 200mm (em tele) por -10mm (em wide) -> 18-300... mas de caras!

eu trocava os meus 200mm por 400mm na boa
nem toda a gente tem o mm alvo fotográfico. um gajo que vá fotografar um jogo de futebol precisa de 400 ou 500mm
um gajo que vá fazer paisagens quer é 18mm

kidloco
19-08-2007, 18:25
Mas um utilizador "normal" não vai andar a tirar fotos a jogos de futebol, ou vai ? :p

O mais normal é andar a tirar fotografias a paisagens... digo eu.

adolfo dias
19-08-2007, 18:34
pq n? um adepto que vá ver o seu clube a jogar n pode levar a máquina?
se queres outro exemplo pode ser o do spotting. fotografia de vida selvagem. tts exemplos em que faz mais falta uma tele do que uma wide

kidloco
19-08-2007, 21:43
Claro que existem situações ideais para uma tele (senão nunca tinham inventado), e acredito que seja útil a muito boa gente.

Por outro lado, acredito que metade das pessoas se deixa ir na conversa do zoom. Tira umas fotos iniciais para experimentar o zoom, e depois nunca mais na vida vai pegar naquilo (pelo menos até 500mm). Tal como há aqueles que compram máquinas com 12mp e depois tiram fotos para verem no computador.

É como em tudo na vida... há que saber o que queremos fazer com as coisas. Comprar uma máquina com 500mm e 12mp para depois andar a fotografar retratos/paisagens a 1600x1200 é deitar dinheiro ao lixo :p

adolfo dias
19-08-2007, 21:49
olha que n é bem assim... eu tenho 200mm e só eu sei as dificuldades que passei a fazer fotografias a 10/15metros do objecto
200mm n é tt como isso... mais que 8metros e ja se começa a ter que recorrer ao crop

Marko
28-09-2007, 13:57
comprei à 2 dias uma Lumix DSC Fz18 q chegará segunda, custou-me 300 nova mas sem garantia veio de fora acho, realmente o q me levou a comprar a camera foi lentes leica, os 8mp e os 18X optical zoom :D

depois tiro umas fotos e mostro para o pessoal ter uma ideia, ainda sou amador nisto da fotografia tive tb hipotese de comprar uma fuji 9500 usada por 315 mas n cheguei a comprar e como agora apareceu esta comprei sem pensar 2X espero n me vir a arrepender. o unico senao q encontrei nela foi o facto de usar bateria em vez de pilhas mas como tb se arranja uma bateria por 20€ n achei mto grave. depois coloco aqui uma pics tiradas com ela se alguém tiver interesse..

adolfo dias
28-09-2007, 19:59
como é que se compra uma máquina nova sem garantia?
qt à máquina se fores fazer mts fotos em interiores e nocturnas prepara-te para uma desilusão. esse optical zoom td tb duvido da qualidade dele
tinhas ficado melhor servido com a fuji

ps: eu ate tenho uma lumix

palermoide
05-12-2007, 23:04
Olá!

Estou em mira de uma Sony Cyber-Shot DSC-H7.

Procuro uma máquina com um óptimo zoom e uma qualidade de cor fiel. É bom que haja uma boa relação qualidade preço, que considero boa até neste modelo.

Será algo para vários tipos de utilização tal como macro e desportos (é imprescindível que tenha boa captação a objectos em movimento).

Como tal, antes de comprar gostava de ouvir a vossa opinião, contras, problemas que possa haver e etc.

Se houvesse alguém que tivesse modelos deste (h3/h7/h9) melhor ainda!

Obrigado!

Kisai
05-12-2007, 23:17
se queres uma cor fiel nunca podes ir para as cores "disney" da sony são tudo menos fieis !

palermoide
06-12-2007, 12:45
Podes exemplificar? Tenho visto fotos com essa máquina e parecem-me bem porreiras.

Obrigado.

vitorol
06-12-2007, 17:12
Eu tb estava inclinadíssimo para a sony H7 mas depois de comparar fotos no steves-digicams estou a pensar sériamente desistir da idéia...

As fotos da Canon S5 IS n têm nada a ver com a sony. É verdade q são masi 100 euros mas acho q deve valer a pena mas isto tb tem a ver com o orçamento de cada um.

Pelo preço da sony tb há a Panasonic FZ8 cujas fotos tb comparei e acho melhores que a sony. Podes acompanhar esta discussão no tópico sobre as melhores bridges.

Eu ainda tou indeciso mas inclino-me para a canon com um esforço na carteira...

ltx
18-03-2008, 19:55
Eu tenho uma sony H7 e gostava de aprender a desfocar imagens, ou seja, ter algo focado e a volta desfocado. Será que alguem me pode ajudar? Obrigado

palermoide
18-03-2008, 20:02
DOF.

No modo manual (p.ex.) vê a distância focal do lado direito. Lado direito dos EV's.

konexion
18-03-2008, 20:13
Eu metia no modo S (shuter priority), fazia um pouco de zoom e o por norma o objecto centrado ficava estático e o fundo/redor ficavam desfocados.

Claro que os pros já te dão a explicação "cientifica", mas por acaso era assim que fazia.

mundano
18-03-2008, 20:14
Eu tenho uma sony H7 e gostava de aprender a desfocar imagens, ou seja, ter algo focado e a volta desfocado. Será que alguem me pode ajudar? Obrigado

Mete no modo de prioridade à abertura e selecciona uma abertura grande...

Usa algum zoom, aproxima-te do objecto a fotografar e assegura-te que o background está suficientemente longe.. Em principio deve dar alguma coisa..

adolfo dias
18-03-2008, 20:21
prioridade à abertura e aberturas altas (valores de f baixos)

Rui Marto
19-03-2008, 00:17
É o que já foi dito. A maior abertura que conseguires, com algum zoom, e tenta meter o fundo o mais longe possível, mas numa não-SLR não esperes grandes resultados.

jmmsmm
19-03-2008, 01:27
Com uma FZ18... Zoom a 500 mm

f4.2-200

http://img181.imageshack.us/img181/3882/p10002061243x830vr2.th.jpg (http://img181.imageshack.us/my.php?image=p10002061243x830vr2.jpg)

f4.2-250

http://img291.imageshack.us/img291/8496/p1000039704x1056hv2.th.jpg (http://img291.imageshack.us/my.php?image=p1000039704x1056hv2.jpg)

Com uma 350D... Zoom a 300mm

f5.6-500 (um pouco "tremida", pois foi tirada sem tripé... da posição que tirei, não o consegui montar... :( )

http://img530.imageshack.us/img530/9302/2008021205011276x851oi4.th.jpg (http://img530.imageshack.us/my.php?image=2008021205011276x851oi4.jpg)