View Full Version : Problema gráfico na Wii
Pois é, a minha Wii parece ter aquecido demais devido ao WiiConnect24 , queimando o GPU. Pelo menos é o que deduzo depois de ler os reports de resmas de pessoal com o mesmo problema.
Alguns exemplos do problema:
http://www.youtube.com/watch?v=JEh7VX264vc (Problema no Rayman, acontece-me no DBZBT2)
http://www.youtube.com/watch?v=tmHL6cNTdT4&mode=related&search= (Variação de cor no Zelda, no video não é muito visivel devido a baixa qualidade)
http://www.youtube.com/watch?v=X8ZtQRXZKyg&mode=related&search= (Clipping pixels no Zelda, tambem me acontece)
Penso que agora tenho 2 hipóteses:
1- Trocar a Wii na loja onde a comprei, perdendo todos os jogos da VC, Wii Points, Miis e Updates.
2- Pedir na loja para enviarem a consola para a Nintendo Espanha para tentarem resolver o problema com o GPU.
Alguém com o mesmo problema ?
Sugestões ?
Make.Love 12-08-2007, 13:45 a tua consola foi comprada quando?
Ser fores de Lisboa, podes ir á Concentra, e trocam-te a consola e nao perdes nada.
a tua consola foi comprada quando?
Ser fores de Lisboa, podes ir á Concentra, e trocam-te a consola e nao perdes nada.
Em Fevereiro/Março.
Sou de Sintra, mas talvez me possa deslocar a Lisboa. Mas trocar a consola implica perder tudo o que tenho em memoria, a não ser que resolvam o problema na minha Wii certo ? :s...
Desde que li que o wiiconnect24 aquecia muito a consola passei a desligá-la sempre da corrente! Mas algumas pessoas afirmam que com o novo update a fan trabalha mesmo quando a consola está em standby, eu ainda nao pude confirmar pois não fiz o update.
stuartboy 12-08-2007, 14:04 Pois é, a minha Wii parece ter aquecido demais devido ao WiiConnect24 , queimando o GPU. Pelo menos é o que deduzo depois de ler os reports de resmas de pessoal com o mesmo problema.
Alguns exemplos do problema:
http://www.youtube.com/watch?v=JEh7VX264vc (Problema no Rayman, acontece-me no DBZBT2)
http://www.youtube.com/watch?v=tmHL6cNTdT4&mode=related&search= (Variação de cor no Zelda, no video não é muito visivel devido a baixa qualidade)
http://www.youtube.com/watch?v=X8ZtQRXZKyg&mode=related&search= (Clipping pixels no Zelda, tambem me acontece)
Penso que agora tenho 2 hipóteses:
1- Trocar a Wii na loja onde a comprei, perdendo todos os jogos da VC, Wii Points, Miis e Updates.
2- Pedir na loja para enviarem a consola para a Nintendo Espanha para tentarem resolver o problema com o GPU.
Alguém com o mesmo problema ?
Sugestões ?
Boas,
Já tive esse problema na consola e fui a concentra troca-la. Demorou cerca de uma semana. Por isso eu aconselho te a 1 solução. E não perdes nada pois eles transferem a informação da tua consola para a nova e tu depois so tens de descarregar os jogos da VC novamente e fazer os updates normais. Em relação aos miis não sejas parvo como eu e faz um back up no cartao de memoria SD.
Exemplo: A minha consola quando marou tinha um VC nela e tinha mais 200 pontos. Quando foi pra trocar e recebi a nova em casa fiz os updates e quando fui ao canal da VC tinha lá uma opção onde cliquei e apareceu tudo que ja tinha descarregado antes ou seja fiz um "Re-download" e tinha o resto dos 200 pontos. (eu antes pensava que nao dava para fazer "re-donwload" e entao pensei que davam o 800 pontos e ficava com 1000 e podia dps tirar outro jogo no lugar do que la tinha. mas afinal isso não é assim... :P)
Deu pra perceber?
Cumps,
Make.Love 12-08-2007, 14:09 Desde que li que o wiiconnect24 aquecia muito a consola passei a desligá-la sempre da corrente! Mas algumas pessoas afirmam que com o novo update a fan trabalha mesmo quando a consola está em standby, eu ainda nao pude confirmar pois não fiz o update.
lool, nao precisas desligar da corrente, basta desligares o Standby Mode! :lol:
I_Eat_All 12-08-2007, 14:10 Em Fevereiro/Março.
Sou de Sintra, mas talvez me possa deslocar a Lisboa. Mas trocar a consola implica perder tudo o que tenho em memoria, a não ser que resolvam o problema na minha Wii certo ? :s...Não, a consola de facto está com artefactos e o procedimento nessas situaçãoes é trocá-la por uma nova... não perdes tudo o que tens em memória (esperas é mais uns dias para eles fazerem a transferência).
Se compraste coisas online... a tua account antiga será associada à da nova consola pelo que podes aceder e voltar a tirar o que tinhas... Saves se tiveres um SD podes sempre fazer um backup só para o caso, mas se lhes explicares creio que eles também podem transferir.
Friend code da consola é que não será o mesmo, mas isso é, quanto a mim, um mal menor.
Boa sorte
lool, nao precisas desligar da corrente, basta desligares o Standby Mode! :lol:
Isto acontece a quem não explora bem o menu da consola hehe :)
xbox_best 12-08-2007, 15:12 lool, nao precisas desligar da corrente, basta desligares o Standby Mode! :lol:
Mas é mais facil desligar na corrente do que o Stand-By Mode porque se estiveres frequentemente nos : News Channel e Weather Channel, etc, tens que tar sempre a desligar e voltar a ligar o Stand-By Mode :P
Obrigado pelas respostas pessoal. Vou ter mesmo de ir até Lisboa. O problema vai ser arranjar um cartão SD só para guardar os Miis e os saves, é que só tenho por aqui um par de MMCs.
De qualquer forma, alguem tem a morada/telefone da Concentra?
~g.
I_Eat_All 12-08-2007, 16:23 Obrigado pelas respostas pessoal. Vou ter mesmo de ir até Lisboa. O problema vai ser arranjar um cartão SD só para guardar os Miis e os saves, é que só tenho por aqui um par de MMCs.Supostamente eles também fazem isso por lá, mas diz-lhes expressamente que tens coisas na memória que não podes/queres perder, para eles fazerem backup.
De qualquer forma, alguem tem a morada/telefone da Concentra?
~g.Morada:
Rua Prof. Henrique Barros, Nº 9
2685-339 Prior Velho
Telefone:
21 940 58 00
Obrigado pela info, I_Eat_All. ;)
WhiteTiger 13-08-2007, 00:03 Já há algum tempo que ando a adiar o inevitavel...ter que trocar a consola pois também tenho artefactos, sempre se confirma que com o novo firmware deixa de haver este tipo de problemas causado pelo sobreaquecimento ?
Obrigado pela info deixada sobre o procedimento de troca ...era mesmo o que eu precisava de saber :D
I_Eat_All 13-08-2007, 00:06 Já há algum tempo que ando a adiar o inevitavel...ter que trocar a consola pois também tenho artefactos, sempre se confirma que com o novo firmware deixa de haver este tipo de problemas causado pelo sobreaquecimento ?
Obrigado pela info deixada sobre o procedimento de troca ...era mesmo o que eu precisava de saber :DNão, o firmware apenas liga a ventoinha no modo standby quando detecta que a temperatura está acima de valor x... não resolve o problema quando a Wii está a ter artefactos.
É quanto muito uma medida de prevenção.
UnRealPT 13-08-2007, 01:09 Como alguns sabem, também tive artefactos na máquina. Foi para a Concentra (por correio) e passado 1 semana e meia cá estava uma nova, sem qualquer problema. :)
Façam o mesmo mas telefonem primeiro para lá e exponham o problema porque assim será mais fácil proceder á troca. A minha foi logo com o nome escrito e ao cuidado de um funcionário que tratou de tudo. Ele pediu para mandar para ele especificamente. :) Presumo que assim tenho sido mais rápido.
WhiteTiger 13-08-2007, 09:19 Não, o firmware apenas liga a ventoinha no modo standby quando detecta que a temperatura está acima de valor x... não resolve o problema quando a Wii está a ter artefactos.
Sim era nesse sentido que estava a pensar..ou seja em termos de prevenção, espero que pelo menos a próxima não venha a sofrer do mesmo problema.
Não, o firmware apenas liga a ventoinha no modo standby quando detecta que a temperatura está acima de valor x... não resolve o problema quando a Wii está a ter artefactos.
Mas sempre se verifica essa feature? Alguém confirma?
Eu não sei se faço bem ou mla mas desligo sempre a Wii ate ficar com a cor vermelha...:-D
I_Eat_All 13-08-2007, 15:19 Mas sempre se verifica essa feature? Alguém confirma?não tenho o standby da minha, mas em forums só vi confirmações, não li "desmentidos".
não tenho o standby da minha, mas em forums só vi confirmações, não li "desmentidos".
Pois, é como eu, uma vez que atingia uma temperatura que para mim não se justificava. Qualquer das formas não tem grande interesse para mim ter o standby ligado.
Qualquer das formas são muito boas notícias, uma vez que o problema de sobreaquecimento está identificado e provavelmente resolvido!
rafsantos 14-08-2007, 00:34 Mas isto só não acontecia com as consolas da primeira fornada? Este problema dos artefactos já não foi resolvido pela Nintendo? Tinha ideia que as consolas actuais já não traziam o chip grafico colado ao chip wireless.
Mas isto só não acontecia com as consolas da primeira fornada? Este problema dos artefactos já não foi resolvido pela Nintendo? Tinha ideia que as consolas actuais já não traziam o chip grafico colado ao chip wireless.
O "problema" é que o dissipador é todo o mesmo, e em standby a ventoinha não funcionava. Como sabemos todos, o wi-fi aquece como o raio, e é isso que provoca os estragos. Claro que depende tudo da temperatura ambiente e do lugar onde se tem a consola...
Assim que troquei a wii por uma das novas, nunca mais tive problemas. Sim, parece que o problema que só afectava uma percentagem das consolas da 1ª fornada já foi resolvido, não vejo qual é a confusão.
xbox_best 14-08-2007, 17:50 Assim que troquei a wii por uma das novas, nunca mais tive problemas. Sim, parece que o problema que só afectava uma percentagem das consolas da 1ª fornada já foi resolvido, não vejo qual é a confusão.
Acho que a minha é da 1ª fornada, foi reservada e tudo...Espero bem que não me aconteça essa treta! Eu também desligo a sempre por completo, mas foi um erro estúpido por parte da Nintendo...
I_Eat_All 14-08-2007, 18:20 Acho que a minha é da 1ª fornada, foi reservada e tudo...Espero bem que não me aconteça essa treta! Eu também desligo a sempre por completo, mas foi um erro estúpido por parte da Nintendo...Todos os produtos têm erratas, e ao entrarem em produção o processo não está tão maduro como será daí a uns anos; isto para dizer que todas as marcas já tiveram problemas de produção aquando do lançamento, e não é necessariamente "estúpido" dado que neste caso as opções de design que fizeram não tiveram de ser rectificadas, apenas o processo em alguns casos não estava maduro... Ao menos a assistência presta, o que minimiza o problema.
Foi efectivamente a primeira fornada, pode acontecer ter problema nas seguintes (como em qualquer produto defeituoso), mas será raríssimo.
Pure_Water 14-08-2007, 19:46 eu desliguei o standby mode, mas espero que ja n tenha ido tarde. É que se a ventoinha n funciona no standby há grandes probabilidades de aquilo ficar com probs. É que ainda por cima tive-a mt tempo em standby e ainda por cima tá ao lado da ps3 (que aquece como tudo)...a ver se lhe faço uns testes a ver se ficou com problemas gráficos (hope not).
rafsantos 14-08-2007, 23:40 Ja agora alguem sabe como identificar pela versão, se a consola pertence ao lote das que teem problemas de aquecimento e a consequente avaria do chip grafico?
I_Eat_All 15-08-2007, 00:58 Ja agora alguem sabe como identificar pela versão, se a consola pertence ao lote das que teem problemas de aquecimento e a consequente avaria do chip grafico?é possivel identificar pela numeração da consola +/- quando foi fabricada, e qual a revisão da board, mais que isso não sei...
Mas não te preocupes, em portugal o stock de antes do natal foi bem limpinho até janeiro.
rafsantos 19-08-2007, 16:35 Já agora e por curiosidade onde posso ver uma imagem de como é a nossa Wii por dentro. Já procurei mas não encontro nada.
I_Eat_All 19-08-2007, 16:45 Já agora e por curiosidade onde posso ver uma imagem de como é a nossa Wii por dentro. Já procurei mas não encontro nada.Estão aqui algumas:
-> http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1274041&postcount=31
Já agora e por curiosidade onde posso ver uma imagem de como é a nossa Wii por dentro. Já procurei mas não encontro nada.
Aqui consegues ver parcialmente:
http://www.xecuter.com.au/images/wii_case_chameleon.jpg
Se não me engano é uma cover que dá para colocar na Wii. :)
EDIT: I_Eat_All, chegaste primeiro e de forma mais completa ;)
Bem fez esta terça-feira 1 semana desde que enviei a minha Wii para a Concentra (com documento explicando o problema como me foi pedido por telefone), e ainda nem uma palavra deles... Já começo a ficar impaciente...
Enfim vou fazendo update da situação neste tópico :rolleyes:
I_Eat_All 07-09-2007, 00:31 ^ pressão neles, não te deram uma data nem nada?
^ pressão neles, não te deram uma data nem nada?
Nada. A pessoa com quem falei ao telefone apenas me disse para enviar a consola juntamente com garantia, descrição da avaria e contactos. Foi o que fiz, ainda estou a espera >(
Make.Love 07-09-2007, 03:10 telefone amanha para lá! Para saberes como aquilo anda.
Shadow_14 07-09-2007, 10:44 Eu tambem tive esse problema,e comprei a minha consola a 2 de janeiro deste ano (se bem que devia ser da 1º ou 2º fornada).Mandei um e-mail a explicar o problema,ele disseram para mandar para la com morada e isso,mandei pelos correios (por ems18).Passado 2 dias,mandei outro e-mail a perguntar pela situaçao e eles disseram que ja tinham recebido e que tavam a espera de novas consolas.Nao me lembro quanto tempo demorou,mas penso que tenha sido 1 semana e pouco por nao terem novas consolas.Apos esse tempo,recebo uma wii novinha que ainda funciona lindamente ate hoje (nao pedi para transferirem nada porque so tinha uns quantos mii's que podia fazer de novo).
Na altura fiquei supreendido com as respostas rapidas e pelo serviço "rapido" (nao foi instantaneo,mas tava a espera de algo mais demorado sinceramente) por parte da concentra.
dreatern 07-09-2007, 11:54 Eu comprei um cooler por 19€ na fnac.
Sempre que estou a jogar, ligo o cooler e ajuda bastante a "refrescar" a consola.
Ainda tem 2 opções. Só ventoinha ligada ou ventoinha + luz ( que fica lindo :-D ).
Ele se liga a uma das portas USB da consola.
É um acessório barato e útil. Por 19€ apenas... É melhor prevenir do que remediar.
Imagens. ( não é este, mas é identico )
A marca que comprei é Bigben
http://www.camenbert.co.kr/attach/1/1115534634.jpg
http://www.camenbert.co.kr/attach/1/1512636272.jpg
http://www.camenbert.co.kr/attach/1/1625198911.jpg
http://www.camenbert.co.kr/attach/1/1144355662.jpg
stuartboy 07-09-2007, 11:58 Também tenho em mente em comprar um desses. Já tive o problema do sobreaquecimento uma vez nao quero que aconteça novamente. A consola quando está em standby (wii connect 24 ligado ou seja luz amarela) a ventoinha trabalha?
dreatern 07-09-2007, 12:03 Trabalha se ligar a ventoinha. Pode deixar sempre ligada...
Nós temos que ligar na parte de trás tem um botão para ligar a ventoinha ou ventoinha + luz. Mesmo que desligue a consola, enquanto ela estiver ligada a energia o cooler vai trabalhar, até a gente desligar ele.
stuartboy 07-09-2007, 12:16 ok, obg
Master_Link 07-09-2007, 15:17 Sabes kuantos watts gasta isso com a ventoinha ligada?
dreatern 07-09-2007, 17:20 Na base do aparelho não diz nada e a embalagem que ele veio já joguei fora... Mas penso que deve gastar muito pouco. A ventoinha é das mais pequenas. Veja se encontra alguma info sobre quanto uma ventoinha pequena gasta.
Só vai gastar mais se estiver com a luz ligada tb, mas só a ventoinha penso que gasta pouco.
Esta é a pagina do acessório http://www.bigben.fr/access.php?id=172&cat=desc
GlassPrisioner 07-09-2007, 20:35 Também comprei isso à algum tempo, e dá resultado. Arrefece, e dá um ar mais, "stylish" à Wii.
Uma wii sem defeito não vai ter problemas de sobre-aquecimento, como muitos inclusive da primeira fornada constataram.
Portanto se têm uma wii que ainda não teve os problemas de imagem/som, é mais que provável que nunca venham a ter problemas. Logo, qualquer ventoinha stylish, é apenas uma base estilizada.
Eu tive uma wii com defeito, troquei-a na concentra e pronto. Agora tenho a nova sempre com o wiiconnect24 e não se passa nada.
Make.Love 10-09-2007, 20:47 essas ventoinhas extras sao boas para mandar pó para dentro da Nintendo Wii.
Librarian 13-09-2007, 20:19 Boas,
A minha Wii também teve este problema. Este assunto foi discutido em vários foruns estando, inclusivamente, online alguns exemplos do problema:
http://forums.nintendo.com/nintendo/board/message?board.id=wii_tech&message.id=33963
http://youtube.com/watch?v=xwT5hasrVf4
Devo dizer que a Concentra, na figura do seu técnico André Santos, foi extremamente profissional a resolver a situação. Já tinham conhecimento prévio do problema pelo que após confirmação a consola foi subsituida.
Perdi no processo todos os Miis e o Internet Channel (que não consegui recuperar do SD Card).
Gostava, no entanto, de ter uma ideia clara sobre a pontualidade deste problema, ou seja, se se trata de um problema que afectou apenas um lote inicial de consolas - consequentemente resolvido na produção - ou se é um problema de projecto e devo realmente não deixar a consola em "standby". A última hipótese seria "desastrosa" para a Nintendo uma vez que o WiiConnect24 é uma das principais funcionalidades da consola.
Qual é a vossa opinião?
I_Eat_All 13-09-2007, 20:24 Sempre ouvi que apenas parte do lote inicial era susceptível a estes problemas... Mas há que notar que o lote inicial da Wii são milhões de unidades.
Não está a acontecer com milhões, mas aconteceu sem duvida com algumas, este é o forum onde vi mais casos, no entanto; acho que teve grande taxa de incidência aqui.
Make.Love 13-09-2007, 20:53 Librarian, quando compraste a tua Wii?
Librarian 14-09-2007, 01:54 Librarian, quando compraste a tua Wii?
No dia em que ficou disponível em Portugal.
Librarian 17-09-2007, 01:33 Sempre ouvi que apenas parte do lote inicial era susceptível a estes problemas... Mas há que notar que o lote inicial da Wii são milhões de unidades.
Não está a acontecer com milhões, mas aconteceu sem duvida com algumas, este é o forum onde vi mais casos, no entanto; acho que teve grande taxa de incidência aqui.
Humm... pois, mas a informação está muito dispersa e existem, como sempre, muitas opiniões diferentes. Estava a tentar perceber se devo deixar o modo "standby on"
Pelo que percebi não tiveste este problema, correcto? Costumas usar o WiiConnect24?
I_Eat_All 17-09-2007, 02:35 Humm... pois, mas a informação está muito dispersa e existem, como sempre, muitas opiniões diferentes. Estava a tentar perceber se devo deixar o modo "standby on"
Pelo que percebi não tiveste este problema, correcto? Costumas usar o WiiConnect24?Costumo, a minha é do primeiro lote e pelo menos até à data nunca tive problemas.
Neste momento desde o update para OS 3.0 que mudei para off no entanto, não por medo de problemas, mas sim por uma questão de consumo energético, achei que estava a dar muito pouco uso ao modo conect24 para justificar tê-lo ligado, para todos os efeitos ligo-a frequentemente e se houverem mensagens chegam na mesma.
Mas faço tensões de rectificar isso quando achar que vale a pena.
Bem mais uma vez tive de telefonar a concentra para resolver a situação da minha Wii de uma vez por todas. Depois de quase 3 semanas (!!!) sem uma palavra por parte deles, depois de vários telefonemas em que me deixavam agarrado ao telefone ou não me sabiam dar uma resposta, hoje disseram-me que o problema estava resolvido porque já haviam reposto o stock de consolas para troca. Devo receber a minha Wii lá para o meio/fim da semana. Uff... :wow:
Só espero que não me façam pagar os portes de envio. Damn concentra >(.
Update na situação:
Acabei de receber a consola. Os tipos da Concentra foram lentos mas bastante prestáveis, portanto nada a apontar. Embora os meus Mii's não tenham sido salvos, os jogos da VC estavam intactos para download no respectivo canal.
Felizmente acabou tudo OK :).
Então fizeste backup dos mii's para o Wiimote?
Então fizeste backup dos mii's para o Wiimote?
Fiz mas eles trocaram os comandos também :p
De qualquer forma esta Wii nova tem o mesmo problema dos artefactos, não sei como é possível, deixei o stand by on por 20 minutos, já com o ultimo update instalado. Inacreditável, mas ainda apenas notei o problema na zona Gerudo Mesa (noite) no Twilight Princess.
>(>(>(>(
Edit~ Isto já não acontece no DBZ Tenkaichi 2, e mesmo no Zelda só em algumas zonas á noite acontece o clipping... erm, começo a pensar que é um glitch...
|
|