View Full Version : Mercury Lança SDK Multicore para a PS3 que permite supercomputação

Ansatsu
10-08-2007, 15:27
Mercury Releases MultiCore Plus SDK for PS3
Allows for supercomputing application development on the Playstation 3.

Mercury Computer Systems, a leading pioneer of third-party Cell-based solutions, has announced the availability of its MultiCore Plus SDK (base package) for Sony's Playstation 3 console. Available through Terra Soft Solutions for $399 per seat license, MultiCore Plus for PS3 allows programmers/developers to become familiar with massively multicore development in the context of a scaled-down HPC environment. The tools run on top of Yellow Dog Linux, and work done on the PS3 via MultiCore Plus is portable to larger external server/workstation setups, allowing the PS3 to provide a cost-effective foothold for development commencement.

The included Trace Analysis Tool and Library (TATL) allows programmers to detect bottlenecks and view/track multicore interactions, while the MultiCore Framework (MCF) reduces system overhead and overlaps data movement and computation.

Mercury has also announced that it will make a scientific algorithm library add-on package available to licensees of MultiCore Plus for PS3, including with it over 700 functions for compute intensive applications.

flybikes
10-08-2007, 19:15
Mais uma coisa que não serve para nada.

Jintro
10-08-2007, 19:18
Sem qualquer ponta de ironia, qual é a finalidade disto? Pelo que percebi do texto basicamente é uma ferramenta de familiarização,ou seja, não tem qualquer utilidade prática, ou tem?

schon
10-08-2007, 19:19
Mais uma coisa que não serve para nada.

Mmm, diz assim ... para o comum dos mortais não serve para nada...
Não serve para nada para ti, nem para mim...
Mas que é interesante é.

Ansatsu
10-08-2007, 20:18
Sem qualquer ponta de ironia, qual é a finalidade disto? Pelo que percebi do texto basicamente é uma ferramenta de familiarização,ou seja, não tem qualquer utilidade prática, ou tem?

Não percebe para nada para ti ou para mim.

mas para quem percebe de supercomputação e cenas do género, e tiver uma PS3 ;)

Não precisa de estar a comprar um supercomputador, basta ter a PS3.

Jintro
10-08-2007, 20:36
Não percebe para nada para ti ou para mim.

mas para quem percebe de supercomputação e cenas do género, e tiver uma PS3 ;)

Não precisa de estar a comprar um supercomputador, basta ter a PS3.

?

manipulo
10-08-2007, 21:22
Já sabia que iam dizer mal .. se fosse para as outras já servia para alguma coisa mas como saiu para a ps3 não serve para nada .

As empresas do ramo agora desenvolvem aplicações que não servem para nada .

belos comentários ...

flybikes
10-08-2007, 21:51
"Mercury Lança SDK Multicore para a PS3 que permite supercomputação"

Expliquem-me lá então para que é que serve?

Vai sair uma nova versão da ps3 com isso? é OBVIO que não...até porque se saisse vocÊs só perdiam. E quem precisa de super computadores...compra isso mesmo. Super Computadores...e não ps3.

Olha a NASA a partir de hoje só usar a ps3 para lançar foguetões...era lindo.
:lol:

manipulo
10-08-2007, 23:11

Vai sair uma nova versão da ps3 com isso? é OBVIO que não...até porque se saisse vocÊs só perdiam. E quem precisa de super computadores...compra isso mesmo. Super Computadores...e não ps3.

Que comentários tão mesquinhos ..

Yggdrasil
10-08-2007, 23:16
Quem colocou o tópico devia explicar concretamente qual a aplicação prática desse tal SDK Multicore para a PS3...é que simplesmente citar uma notícia e não escrever mais nada parece indicar que quem o colocou não percebeu o que está em causa.

Eu pelo menos quando coloco um tópico novo dou-me ao trabalho de lá deixar a minha opinião e de explicar o que é que, a meu ver, é mais importante e porquê, mas isso sou eu, e eu sou um gajo estranho...

camadas
10-08-2007, 23:32
Quem colocou o tópico devia explicar concretamente qual a aplicação prática desse tal SDK Multicore para a PS3...é que simplesmente citar uma notícia e não escrever mais nada parece indicar que quem o colocou não percebeu o que está em causa.

Eu pelo menos quando coloco um tópico novo dou-me ao trabalho de lá deixar a minha opinião e de explicar o que é que, a meu ver, é mais importante e porquê, mas isso sou eu, e eu sou um gajo estranho...

Bom tiraste-me as palavras da boca :lol: :P

E também, para 1 comum mortal, e o principal da consola, que é jogar, não serve absulutamente de nada ....

Ansatsu
11-08-2007, 00:58
Voces sabem o que é um SDK ao menos? :P

O SDK é um Software development kit, ou seja, é tipo um Visual Studio, algo semelhante...

Eu com esse SDK e com a PS3, podia-me dar na telha e começar a fazer programas que precisem de supercomputação. E eu como não sou um gajo rico para comprar supercomputadores, podia-me entreter a fazer isso com a PS3, já que ela possuiu lá dentro um Cell. O mesmo que a IBM vende para supercomputação a muitos milhares de Euros.

Psyke89
11-08-2007, 01:07

O SDK é um Software development kit, ou seja, é tipo um Visual Studio, algo semelhante...

Eu com esse SDK e com a PS3, podia-me dar na telha e começar a fazer programas que precisem de supercomputação. E eu como não sou um gajo rico para comprar supercomputadores, podia-me entreter a fazer isso com a PS3, já que ela possuiu lá dentro um Cell. O mesmo que a IBM vende para supercomputação a muitos milhares de Euros.

Pois é tão fácil programar para Supercomputadores..........

399€+599€ é mesmo para pobres.......

Ansatsu
11-08-2007, 01:12
Pois é tão fácil programar para Supercomputadores..........

399€+599€ é mesmo para pobres.......

Sabes muito bem como funcionam os outros 399 dolares :P

É a mesma coisa que o Visual Studio, vai perguntar quantos é que deram 600€ por um.

Existe muito pessoal que sabe fazer, e também existe quem se queira iniciar nisso. A Mercury para lançar o SDK, é porque sabe que vai existir pessoas que o vão comprar, ou n lançava.

Psyke89
11-08-2007, 01:35
Sabes muito bem como funcionam os outros 399 dolares :P

É a mesma coisa que o Visual Studio, vai perguntar quantos é que deram 600€ por um.

Existe muito pessoal que sabe fazer, e também existe quem se queira iniciar nisso. A Mercury para lançar o SDK, é porque sabe que vai existir pessoas que o vão comprar, ou n lançava.

Eu não vejo grande piada nisso, um Visual Studio é diferente, estás a programar para X86/Windows com grande User-Base.

Mas como também não tou muito dentro disto da programação portanto és capaz de ter razão. Já agora isto não vai para fazer uns Homebrews pá PS3 directamente ?

camadas
11-08-2007, 01:47

A questão não está ai, nem nunca esteve, pelo menos a meu ver, é que tipo de beneficio traz isso para o mortal comum ou para jogos ? Que já é a principal função de uma consola de jogos.

blastarr
11-08-2007, 01:54
http://www.mc.com/uploadedImages/MultiCore-plus-sw-stack.jpg

Produtos compatíveis:
http://www.mc.com/products/productdetail.aspx?id=2836

Aplicações iguais às da solução 1U da empresa, embora numa escala mais pequena:

This solution significantly improves performance for computationally intensive high-performance computing (HPC) applications in medical imaging, industrial inspection, aerospace and defense, seismic processing, telecommunications, and other industries.

Performance scales dramatically when the application is distributed across multiple 1U Dual Cell-Based Systems in a cluster or across the network.

Jeust
11-08-2007, 02:10
este sdk tb tem uma aplicação óbvia... serve como plataforma para desenvolver jogos e aplicações em ps3.

é uma ferramenta... agr há k por mãos há obra e fazer qq coisa com ela. :p

Goremageddon
11-08-2007, 02:23
Sendo que grande parte do pessoal que tem consolas não percebe muito de programação de jogos...(ou não tem interesse) considero esta ferramenta como mais um álibi pra justificar o preço da consola...

napalm
11-08-2007, 04:08
Sendo que grande parte do pessoal que tem consolas não percebe muito de programação de jogos...(ou não tem interesse) considero esta ferramenta como mais um álibi pra justificar o preço da consola...
E ler a notícia antes de dizer asneiras? O Mercury é uma framework para trabalhar sobre o Cell, pode ou não ser para fazer jogos (provavelmente não). Além disso a Sony tem 0 a ver com isto portanto não percebo onde vais buscar o argumento de "justificar o preço da consola"...

[edit] já agora um link para a noticia (http://www.gamasutra.com/php-bin/news_index.php?story=14977)

theforbidden1
11-08-2007, 11:29
Eu não percebo é porque é que eles não lançam é umas boards para Cell. Depois a malta compra-lhes a ram e assim, depois pega e aranca o cell da PS3 e mete na board e voila temos 1 super computador. Esse kit parece-me 1 bocado idiótico.

flybikes
11-08-2007, 14:38
A verdade é que isto é daquelas noticias que a sony manda, para o pessoal, começar a dizer...xé a ps3 permite supercomputação

Joao Tiago
11-08-2007, 14:54
A verdade é que isto é daquelas noticias que a sony manda, para o pessoal, começar a dizer...xé a ps3 permite supercomputação

Ainda não entendeste que isto não tem nada a ver com a Sony? :neutral:

Ansatsu
11-08-2007, 21:04

Que a Sony manda?

Mas tu és cego ou simplesmente não leste a noticia?

Confundir Mercury com Sony... Onde este pessoal já vai.

Ah e não temos culpa que não percebam puto de programação. Eu felizmente percebo e além disso faço da programação o meu trabalho e o meu ganha pão. Pode-me dar muito bem na telha e brincar com isso, ou tentar aprender sobre supercomputação. E se eu o quiser fazer, é apenas cmg, não é porque um determinado numero de users que não percebe disso, diz que temos de estar quietos lol...

Sephiroth
11-08-2007, 21:53
super-computador com 600€? sinceramente deve ser mais uma manobra de marketing para mais uns quantos se deixarem levar e ficar a pensar que a ps3 é um supercomputador, como aquele rumor que a ps2 era tão potente tão potente tão potente que tinha sido proibida em países árabes porque através dela era possível controlar misseis lol.

Jintro
11-08-2007, 22:01
Deve ser mesmo especial isto, tão especial que ainda ninguém conseguiu explicar aos leigos (eu assumo-me como um deles) a real utilidade disto.

camadas
11-08-2007, 22:04
Que a Sony manda?

Mas tu és cego ou simplesmente não leste a noticia?

Confundir Mercury com Sony... Onde este pessoal já vai.

Ah e não temos culpa que não percebam puto de programação. Eu felizmente percebo e além disso faço da programação o meu trabalho e o meu ganha pão. Pode-me dar muito bem na telha e brincar com isso, ou tentar aprender sobre supercomputação. E se eu o quiser fazer, é apenas cmg, não é porque um determinado numero de users que não percebe disso, diz que temos de estar quietos lol...

Sabes programação, e ? Se queres brincar com a Ps3 a programar, e ?

Acho que sinceramente deverias ler melhor as coisas, o que o pessoal têm tido o que é que isto traz para o mortal comum, em que faz a ligação da Ps3 como Media Station ( que eu acho mal :P apenas uma opinião pessoal ) e como consola de jogos ?

Se queres programar é ctg, mas agora mandares postas de pescada, como muito pessoal têm mandado aqui, acho que já se parava.

napalm
12-08-2007, 00:05
Deve ser mesmo especial isto, tão especial que ainda ninguém conseguiu explicar aos leigos (eu assumo-me como um deles) a real utilidade disto.
É um SDK para o Cell o que precisas mais de saber? Os principais visados são concerteza as áreas de investigação.

camadas
12-08-2007, 01:11
É um SDK para o Cell o que precisas mais de saber? Os principais visados são concerteza as áreas de investigação.

Sim isto para eles seria bom, então para o ppl que usa o Boinc para ajudar, acho que viria a ser bom para eles também, digo eu :P

theforbidden1
12-08-2007, 01:16
super-computador com 600€? sinceramente deve ser mais uma manobra de marketing para mais uns quantos se deixarem levar e ficar a pensar que a ps3 é um supercomputador, como aquele rumor que a ps2 era tão potente tão potente tão potente que tinha sido proibida em países árabes porque através dela era possível controlar misseis lol.

shhh... Tá calado para não dares ideias aos Bin Ladens deste fórum...

flybikes
12-08-2007, 04:24
Lindo. Entao alguém que saiba programar, faz um software para a ps3 e ela fica tipo em modo TURBO e permite supercomputação é isso?

:lol::lol::lol:

Vou tentar ver, se consigo construir no meu pc um programa que altere o meu pc para um pentium 6 ou 7.

flybikes
12-08-2007, 04:25

e é verdade! Adivinha quem controlou os aviões no 9/11....foi uma ps3:wow:

blastarr
12-08-2007, 04:34

http://www.hpcwire.com/hpc/1657877.html

http://www.marketwire.com/2.0/release.do?id=726683&sourceType=1

http://home.businesswire.com/portal/site/google/index.jsp?ndmViewId=news_view&newsId=20070627005716&newsLang=en

j040p3dr0
12-08-2007, 10:19
este forum e sobre playstation ou supercomputadores? kem ker falar sobre supercomputação entre no forum da techzone em ke dix Computador

Pentrite
12-08-2007, 11:10

Bem, há uns anos atrás a NASA usou Commodore Amigas, que eram vistos principalmente como máquinas de jogos na época, por isso se a PS3 cumprisse com as necessidades deles por uma fracção do preço dos supercomputadores e como sabemos é uma máquina relativamente fiável (pelo menos não tem uma probabilidade de "berrar" na casa dos 30%), não vejo porque eles não poderiam usar umas PS3. Aliás não me admiraria muito se alguns departamentos de computação cientifica das nossas universidades optassem por soluções deste género.Amigas na NASA (http://www.amiworld.it/interviste/green/HalInterview-pt.html)

Ledo
12-08-2007, 14:12
Este é um dos exemplos (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=161254) em que este sdk pode vir a ser útil para a criação de projectos semelhantes.

1 artigo e 1 apresentação, publicados pelos criadores do projecto a explicar os benefícios da arquitectura do processador cell, falando mais propriamente da que esta disponivel na PS3, em relação a outras arquitecturas.

Artigo (http://www.ps3grid.net/pub/cell_for_md.pdf)

Apresentação (http://www.ps3grid.net/pub/PS3GRID.pdf)

xernobyl
12-08-2007, 15:55
Para fazer supercomputação não é preciso um super-computador? O unico que há no país está algures em Coimbra. Não em vossa casa.

jjmaia
12-08-2007, 15:56
Para fazer supercomputação não é preciso um super-computador? O unico que há no país está algures em Coimbra. Não em vossa casa.

Na Universidade de Coimbra (orgulho :wah: )

207Sport
12-08-2007, 18:03
Bem há aki comentários jesus , o que eu posso dizer é que é mais uma opçâo fornecida pela Ps3 se vai ser utilizada ou não , não me interessa mas que tá lá a opção tá sempre é melhor do que não estar o preço continua a ser o mesmo e não è por isso que vai agora aumentar .
Aprendam a respeitar tb , porque se existe uma empresa a lançar software para tal efeito , é porque será viável , talvez não em PT porque com pessoas como muitas que aqui comentaram certamente que não será viável , mas quem sabe noutros paises

blastarr
13-08-2007, 00:10
http://www.engadget.com/2007/08/11/sony-erects-massive-ps3-server-cluster-for-warhawk-mayhem/

Servidor para o Warhawk (multiplayer):

http://www.blogsmithmedia.com/www.engadget.com/media/2007/08/8-11-07-warhawk-servers.jpg

http://www.blogsmithmedia.com/www.engadget.com/media/2007/08/8-11-07-warhawk-servers2.jpg

Taz
13-08-2007, 08:57
Forte rolha para alguns.

LuCk
13-08-2007, 09:17
Brutal.

NeoToPower
13-08-2007, 10:01
150 ps3 ali..... 22,5 Tflops off power. OMFG :wow:
Isto se ñ forem maquinas com 2x cell ao invés de ps3.

schon
13-08-2007, 10:36
150 ps3 ali..... 22,5 Tflops off power. OMFG :wow:
Isto se ñ forem maquinas com 2x cell ao invés de ps3.
São mesmo PS3...
De facto o que é importante realçar nisto tudo é que para certas aplicações que exigem muito calculo, a Ps3 pode ser uma maquina viavel. Não é para nós, mas pode ser interessante para certas empresas poderem efectuar calculos difficeis com uma/varias maquina batante economica...

Para quem não sabe(google is your friend), a Mercury já tinha adoptado o Cell da IBM(Sem ser pela PS3), para dominios como a Saude ou a Aeronautica em 2005:
http://healthcare.webbuyersguide.com/reviews/2535-wbghealthcare_reviews.html

Foi a primiera empresa a usar o CELL fora do ambito da Ps3 (na altura a ps3 ainda era futuro distante). Suponho que depois destes 2 anos, eles tenham lançado este SDK porque eles foram ganhando khow How...Este SDK deve ter a colaboração da SONY e da IBM, pois é mais uma publicidade para o CELL e a PS3. É evidente que a PS3 não é um supercomputador, mas se conseguir ser usada eficientemente para fazer certos cálculos...pode ser uma mais valia para certas empresas. Pode até servir para a própria Mercury colocar PS3 em certas areas, e também mostrar a versatilidade do CEll em si.

Isto é evidente que para nós todos não tem efeito pratico para jogarmos, isto se calhar nem devia ser umna thread na secção consola, mas tirando isso não deixa de ser interessante...
Agora acho interessante certos users virem mandar bocas, sem perceber do que estão a falar...sobretudo no que toca a supercomputação...Não se preocupem meus meninos que não é isto que vai influenciar as pessoas em comprar ou não comprar a PS3 (ou 360 ou Wii). O vosso clube não vai perder o campeonato a conta disto, por isso não precisam de desvalorizar esta noticia.

Arturhash
13-08-2007, 15:01
Boa tarde, eu realmente não sei se vai ser utilizado ou não pelo comum dos mortais, no entanto não vi nada escrito no post que aquilo era para todos, por isso para quê criticar qd não se pesca nada do assunto e ao contrário porque não tentar entendê-lo de uma forma construtiva, se qd foi pensada a internet a maioria do comum dos mortais agi-se de forma destrutiva tal como já tive oportunidade de aqui verificar ainda hoje estavam a falar ao telefone singindo-se aq seu pequeno mundo, não existia evolução e hoje não estariamos todos aqui a falar.

Continuem com as boas iniciativas tais como esta.

E para quem acha que isto nunca lhe vai servir é realmente preferível ficarem calados ao invés de começarem para aqui a mandar postas de pescada,criticas em forma de pedido de desemburramento camuflado.

Sejam humildes e perguntem se estão interessados não critiquem.